You are on page 1of 6

Cincias Fsico-qumicas 9 Ano Em trnsito Foras: Causas de movimento

FORA uma interaco que se estabelece entre dois corpos capaz de alterar o seu estado de movimento ou de repouso ou de lhes causar deformao. Podem ser interaces distncia ou interaces de contacto. A fora uma grandeza vectorial e representase por um vector e mostra como aplicada uma aco sobre determinado ponto ou objecto. Vector FORA: Ponto de aplicao - o bloco onde se exerce a fora Direco - recta sobre a qual se aplica a fora (recta horizontal) Sentido - orientao da fora sobre a recta (para a esquerda ou para a direita) Intensidade - valor ou norma do vector. Quanto mais longo maior o valor da fora aplicada.

FORA RESULTANTE - a resultante da soma das foras que so aplicadas. Quando as foras tm a mesma direco, somam-se os vectores de forma que o 2 vector a continuao do 1. Considerando o seguinte eixo de referncia:

1 Exemplo: duas foras so aplicadas sobre um corpo. As duas foras tm a mesma direco. As duas foras tm o mesmo sentido. A fora resultante ter a intensidade igual soma das intensidades das foras parcelares.

2 Exemplo: duas foras so aplicadas sobre um corpo.


Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Cincias Fsico-qumicas 9 Ano Em trnsito Foras: Causas de movimento

As duas foras tm a mesma direco. As duas foras tm sentidos opostos. A fora resultante ter o sentido da fora que apresentar maior intensidade.

3 Exemplo: duas foras so aplicadas sobre um corpo. As duas foras tm a mesma direco. As duas foras tm sentidos opostos. A fora resultante ter o sentido da fora que apresentar maior intensidade.

4 Exemplo: duas foras so aplicadas sobre um corpo. As duas foras tm a mesma direco. As duas foras tm sentidos opostos. As duas foras tm a mesma intensidade. A fora resultante ser a fora nula.

REGRA DO PARALELOGRAMA - utilizada para somar foras que no apresentam a mesma direco.
Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Cincias Fsico-qumicas 9 Ano Em trnsito Foras: Causas de movimento

1 - Junte as origens dos dois vectores a somar.

2 - Trace um segmento paralelo ao vector F1 a passar na extremidade de F2 e trace um segmento paralelo ao vector F2 a passar na extremidade de F1.

3 - Trace o vector FORA RESULTANTE Origem - na origem dos vectores parcelares Direco e sentido - da origem para o cruzamento dos segmentos paralelos

FORA DE ATRITO - fora que ocorre devido frico entre as superfcies. uma fora que se ope ao movimento. Tem sentido oposto ao movimento.

Exemplos em que o atrito til: no caminhar de uma pessoa no aderir dos carros estrada no desintegrar dos asterides que entram na atmosfera do nosso planeta. Exemplos em que o atrito prejudicial: na patinagem em gelo no aumentar da velocidade dos carros de corrida na reentrada das naves na atmosfera terrestre

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Cincias Fsico-qumicas 9 Ano Em trnsito Foras: Causas de movimento

IMPULSO uma foras que ocorre quando os objectos so mergulhados em lquidos ou gases e tem a direco do peso do corpo e sentido oposto aquele. A Intensidade da fora de impulso (I) igual diferena entre os valores das intensidades do peso real do corpo (Pa) e do peso aparente do corpo (P), isto :

I P Pa

Corpo com a mesma massa (logo, com o mesmo peso), o que tiver maior volume apresentar maior impulso.

Quanto maior a densidade do lquido onde se coloca o corpo, maior a impulso exercida. A impulso maior em gua salgada (maior densidade) do que em gua doce (sem sal - menor densidade). A impulso nos gases muito menor que nos lquidos, porque a densidade dos gases muito menor que a dos lquidos. . LEI DE ARQUIMEDES - quando de mergulha um corpo num lquido, este aplica-lhe um fora de impulso de baixo para cima, que tem valor igual ao peso do volume do lquido deslocado.

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Cincias Fsico-qumicas 9 Ano Em trnsito Foras: Causas de movimento

Exemplo:

Porque flutuam os corpos? Quando o peso (P) maior que a impulso (I), ento o corpo afunda-se.

P>I
Quando o peso (P) menor que a impulso (I), ento o corpo emerge.

P>I
Quando o peso (P) igual impulso (I), ento o corpo fica onde colocado e no se afunda nem emerge.

P=I

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Cincias Fsico-qumicas 9 Ano Em trnsito Foras: Causas de movimento

LEI DA INRCIA (ou 1 Lei de Newton) - os corpos tm tendncia a permanecer em REPOUSO ou em MOVIMENTO RECTLINEO UNIFORME, a menos que sobre eles seja exercida uma fora que lhes altere o estado de repouso ou de MRU. LEI FUNDAMENTAL DO MOVIMENTO (ou 2 Lei de Newton)- a fora resultante que actua sobre um corpo produz neste uma acelerao com a mesma direco e sentido. A acelerao imprimida proporcional fora aplicada.

F - fora aplicada (em N) m - massa do corpo sobre o qual se aplica a fora (em kg) a - acelerao imprimida devido aplicao da fora (em m/s2) Clculo do peso Peso - a fora com que determinado corpo atrado para o planeta. Tal como se calcula com a 2 lei de Newton, o peso pode ser determinado a partir do valor de massa do corpo e pela acelerao da gravidade (g). No planeta Terra, a acelerao da gravidade : ou seja, em cada segundo, a velocidade de um corpo que esteja a cair em queda livre, aumenta a sua velocidade em 10 m/s (36 km/h)!!

LEI DA ACO -REACO (ou 3 Lei de Newton) - quando um corpo aplica uma aco (uma fora) sobre outro, este reage com a aplicao de uma reaco (outra fora) sobre o primeiro. O PAR ACO-REACO um par de foras aplicadas em corpos diferentes, com a mesma direco e intensidade, mas com sentidos opostos.

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

You might also like