You are on page 1of 10

VADE-MCUM 10

MINISTRIO DA DEFESA EXRCITO BRASILEIRO SECRETARIA - GERAL DO EXRCITO COMISSO DE CERIMONIAL MILITAR DO EXRCITO

Vade-Mcum de Cerimonial Militar do Exrcito Valores, Deveres e tica Militares (VM 10)
1 Edio 2002 PORTARIA N 156, DE 23 DE ABRIL DE 2002

Aprova o Vade-Mcum de Cerimonial Militar do Exrcito - Valores, Deveres e tica Militares (VM 10). O COMANDANTE DO EXRCITO, no uso da competncia que lhe confere o art. 30 da Estrutura Regimental do Ministrio da Defesa, aprovada pelo decreto n 3.466, de 17 de maio de 2000, de acordo com o que prope a Secretaria-Geral do Exrcito, ouvida a Comisso de Cerimonial Militar do Exrcito resolve: Art.1 Aprovar o Vade-Mcum de Cerimonial Militar do Exrcito - Valores, Deveres e tica Militares (VM 10), que com esta baixa. Art.2 Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicao. Gen Ex GLEUBER VIEIRA Comandante do Exrcito NDICE DE ASSUNTOS VADE-MCUM DE CERIMONIAL MILITAR DO EXRCITO VALORES, DEVERES E TICA MILITARES (VM 10) CAPTULO 1 INTRODUO CAPTULO 2 VALORES MILITARES - PATRIOTISMO - CIVISMO - F NA MISSO DO EXRCITO - AMOR A PROFISSO - ESPRITO DE CORPO - APRIMORAMENTO TCNICO-PROFISSIONAL CAPTULO 3 DEVERES MILITARES - DEDICAO E FIDELIDADE PTRIA - RESPEITO AOS SMBOLOS NACIONAIS - PROBIDADE E LEALDADE - DISCIPLINA E RESPEITO HIERARQUIA - RIGOROSO CUMPRIMENTO DOS DEVERES E ORDENS - TRATO DO SUBORDINADO COM DIGNIDADE CAPTULO 4 TICA MILITAR - QUADRO - TICA MILITAR - PRECEITOS DA TICA MILITAR

CAPTULO 2 ndice

VALORES MILITARES As Instituies Militares possuem referenciais fixos, fundamentos imutveis e universais. So os valores militares. As manifestaes essenciais dos valores militares so:

Esses valores influenciam, de forma consciente ou inconsciente, o comportamento e, em particular, a conduta pessoal de cada integrante da Instituio. A eficincia, a eficcia e mesmo a sobrevivncia das Foras Armadas decorrem de um fervoroso culto a tais valores.

PATRIOTISMO

- Amar a Ptria e defender a sua:


. soberania; . integridade territorial; . unidade nacional; . paz social. - Cumprir, com vontade inabalvel: . o dever militar; . o solene juramento de fidelidade Ptria at com o "sacrifcio da prpria vida". - Ter um ideal no corao: "servir Ptria".
" Brasil acima de tudo!" (Lema da Bda Inf Pqdt)

CIVISMO

Cultuar: . os Smbolos Nacionais; . os valores e tradies histricas; . a Histria-Ptria, em especial a militar; . os heris nacionais e os chefes militares do passado. - Exteriorizar esse sentimento: participando, com entusiasmo, das solenidades cvico-militares; comemorando as datas histricas; cultuando os nossos patronos e heris; preservando a memria militar e, sempre que oportuno, fazendo apologia aos valores cvicos. - Os militares devem constituir um importante fator para a disseminao do civismo no seio da sociedade brasileira.
"Recebo o sabre de Caxias como o prprio smbolo da honra militar" (Compromisso do Cadete da AMAN)

F NA MISSO DO EXRCITO

Amar o Exrcito.

Ter f na sua nobre misso de: . defender a Ptria; . garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem; . cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil; . participar de operaes internacionais.
"O Exrcito do presente o mesmo povo em armas do passado: o brao forte que garante a soberania a mo amiga que ampara nos momentos difceis."

AMOR PROFISSO

- "Vibrar" com as "coisas" do Exrcito Brasileiro. - Exteriorizar esse valor, permanentemente, pelo(a):
. entusiasmo; . motivao profissional; . dedicao integral ao servio; . trabalho por prazer; . irretocvel apresentao individual; . conscincia profissional; . esprito de sacrifcio; . gosto pelo trabalho bem-feito; . prtica consciente dos deveres e da tica militares; . satisfao do dever cumprido.
"Ser soldado mais que profisso: misso de grandeza!" (Inscrio no ptio interno da AMAN)

ESPRITO DE CORPO

- orgulhar-se:
. do Exrcito Brasileiro; . da Organizao Militar onde serve; . da sua profisso; . da sua arma ou especialidade; . de seus companheiros. - Deve ser entendido como um "orgulho coletivo", uma "vontade coletiva." - O esprito de corpo reflete o grau de coeso da tropa e de camaradagem entre seus integrantes. - Exteriorizar esse valor por meio de: canes militares, gritos de guerra e lemas evocativos; uso de distintivos e condecoraes regulamentares; irretocvel apresentao e, em especial, do culto aos valores e s tradies de sua Organizao.
"No pergunte se somos capazes, d-nos a misso!" (Exemplo de lema de um Peloto)

APRIMORAMENTO TCNICO-PROFISSIONAL

- Um exrcito moderno, operacional e eficiente exige de


seus integrantes, cada vez mais, uma elevada capacitao profissional. - O militar, por iniciativa prpria ou cumprindo programas institucionais, deve buscar seu continuado aprimoramento tcnico-profissional. - Esse aprimoramento obtido mediante: . grande dedicao pessoal nos cursos, estgios e instrues (vontade de aprender); . estudos e leituras dirias sobre assuntos diversos de interesse profissional (auto-aperfeioamento); . manuteno da capacitao fsica; . empenho no exerccio dirio de sua funo (desempenho funcional).
"Por mais que evoluam a arte da guerra, a tecnologia das armas e a sofisticao dos equipamentos, a eficcia de um exrcito depender, cada vez mais, de seus recursos humanos. Soldados adestrados, motivados e bem liderados continuaro sendo o fator decisivo para a vitria."

H coisas na vida que foram feitas mais para serem sentidas do que explicadas. Por exemplo: ser soldado. Pode-se perguntar: "Que tipo de estmulo o leva a entregar-se aos sacrifcios sem a contrapartida de maior recompensa seno sentir-se realizado com a misso bem comprida?" Ou ento: "Que o leva a saltar de pra-quedas, escalar montanhas, embrenhar-se na selva e na caatinga, cruzar os pantanais, vadear os rios e atravessar os pampas, indo a toda parte que a Ptria lhe ordenar, sem reclamar de nada?" Impossvel responder. Afinal, ser soldado um estado de esprito. "...Vale a pena ser soldado! Vale a pena ser do Exrcito Brasileiro!" E ningum tente entender! Melhor apenas sentir..."

CAPTULO 3 ndice DEVERES MILITARES Os deveres militares emanam de um conjunto de vnculos morais e jurdicos que ligam o militar Ptria e Instituio. So deveres militares:

Existem os deveres moral e jurdico. Dever moral o que se caracteriza por ser voluntariamente assumido, havendo ou no imposio legal para o seu cumprimento. Dever jurdico o imposto por leis, regulamentos, normas, manuais, diretrizes, ordens, etc.

DEDICAO E FIDELIDADE PTRIA

- Dedicar-se inteiramente ao servio da Ptria. - Defender a sua honra, integridade e instituies. - Priorizar o interesse da Ptria sobre os interesses
pessoais ou de grupos sociais. - Exteriorizar esse sentimento demonstrando, em todas as situaes: . o orgulho de ser brasileiro; . a f no destino do pas; . o culto ao patriotismo e ao civismo.
"... heris a lutar, por um Brasil maior, na paz como na guerra, honrando as

tradies de nossa terra." (cano da Academia Militar das Agulhas Negras)

RESPEITO AOS SMBOLOS NACIONAIS


Os Smbolos Nacionais so:

Bandeira Nacional

Hino Nacional Armas Nacionais

Selo Nacional

- O respeito aos Smbolos Nacionais, em especial


Bandeira e ao Hino, expresso bsica de civismo e dever de todos os militares. - O culto Bandeira Nacional exteriorizado, normalmente, mediante: honras e sinais de respeito a ela prestados nas solenidades; o tradicional cerimonial de Guarda-Bandeira; a sua posio de destaque nos desfiles; o seu hasteamento dirio nas nossas Organizaes Militares e, tambm, o modo de guard-la quando no estiver em uso. - O respeito ao Hino Nacional traduzido: pelas honras que lhe so prestadas nas solenidades militares; pelo seu canto, com grande entusiasmo e tambm pela postura que o militar toma quando ouve os seus acordes.
"Salve smbolo augusto da paz! Tua nobre presena lembrana A grandeza da Ptria nos traz". (Hino Bandeira)

PROBIDADE E LEALDADE

- Probidade, entendida como:


. integridade de carter; . honradez; . honestidade; . senso de justia. - Lealdade, traduzida pela: . sinceridade; . franqueza; . culto verdade; . fidelidade aos compromissos; . Ou seja: a inteno de no enganar seus superiores, pares ou subordinados.
"Os militares devem manter, seja no servio ou fora dele, na ativa ou na inatividade, uma conduta ilibada, em todas as situaes" (Estatuto dos Militares)

DISCIPLINA E RESPEITO HIERARQUIA

- Constituem a base institucional das Foras Armadas. - Disciplina, entendida como:


. rigorosa obedincia s leis, aos regulamentos, normas e disposies; . correo de atitudes na vida pessoal e profissional; . pronta obedincia s ordens dos superiores; . fiel cumprimento do dever. - A disciplina deve ser consciente e no imposta.

- Hierarquia, traduzida como a ordenao da autoridade em


diferentes nveis . alicerada: . no culto lealdade, confiana e ao respeito entre chefes e subordinados; . na compreenso recproca de seus direitos e deveres; . na liderana em todos os nveis.
"Cadete, ides comandar, aprendei a obedecer!" Inscrio no ptio interno da AMAN)

RIGOROSO CUMPRIMENTO DOS DEVERES E ORDENS

- Tem como fundamentos a disciplina e a hierarquia. - honrar o solene juramento de cumprir rigorosamente as
ordens das autoridades a que estiver subordinado. Exemplo de rigor no cumprimento de uma ordem: Dilogo em combate

Capito para Tenente: - O inimigo no pode transpor essa ponte sua frente, caso contrrio a misso do nosso Batalho ficar comprometida. Resista com seu Peloto, na defesa desse ponto forte, por duas horas, pois o tempo da nossa Companhia chegar em reforo. A misso tem que ser cumprida a qualquer custo. Alguma dvida ? Tenente: - No senhor. Asseguro-lhe que a misso ser cumprida. Capito: - "Brasil!" Tenente: - "Acima de tudo!"

TRATO DO SUBORDINADO COM DIGNIDADE

- Trato do subordinado com bondade, dignidade, urbanidade,


justia e educao, sem comprometer a disciplina e a hierarquia . - Incentivo ao exerccio da liderana autntica que privilegie a persuaso em lugar da coao e que seja conquistada no pelo paternalismo, mas pela competncia profissional, aliada firmeza de propsitos e serenidade nas atitudes . - Importncia do exemplo pessoal, do desprendimento e do respeito ao prximo, demonstrados pelos chefes em todos os escales, como incentivo prtica de atitudes corretas por parte de cada um. - No confundir rigor com mau trato, nem bondade com "bom-mocismo".
"...tratar com afeio os irmos de arma e com bondade os subordinados". (Compromisso militar)

"A vocao a fonte de todas as virtudes militares".

CAPTULO 4 ndice TICA MILITAR o conjunto de regras ou padres que levam o militar a agir de acordo com o sentimento do dever, a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe. Ela impe, a cada militar, conduta moral irrepreensvel.

CONCEITUAES Sentimento do dever refere-se ao exerccio, com autoridade e eficincia, das funes que lhe couberem em decorrncia do cargo, ao cumprimento das leis, regulamentos e ordens e dedicao integral ao servio. Honra Pessoal refere-se conduta como pessoa, sua boa reputao e ao respeito de que merecedor no seio da comunidade. o sentimento de dignidade prpria, como o apreo e o respeito que o militar se torna merecedor perante seus superiores, pares e subordinados. Pundonor Militar refere-se ao indivduo como militar e est intimamente relacionado

honra pessoal. o esforo do militar para pautar sua conduta como a de um profissional correto, em servio ou fora dele. O militar deve manter alto padro de comportamento tico, que se refletir no seu desempenho perante a Instituio a que serve e no grau de respeito que lhe devido . Decoro da Classe refere-se aos valores moral e social da Instituio (Exrcito Brasileiro) e sua imagem ante a sociedade. Representa o conceito social dos militares.

PRECEITOS DA TICA MILITAR I Cultuar a verdade, a lealdade, a probidade e a responsabilidade como fundamentos de dignidade pessoal. II Exercer, com autoridade e eficincia, as funes que lhe couberem em decorrncia do cargo. III Respeitar a dignidade da pessoa humana. IV Cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, as instrues e as ordens das autoridades a que estiver subordinado. V Ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciao do mrito dos subordinados. VI Zelar pelo preparo prprio, moral, intelectual e fsico e, tambm, pelo dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da misso comum. VII Dedicar-se integralmente ao cumprimento do dever.

VIII Praticar a camaradagem e desenvolver, permanentemente, o esprito de cooperao. IX Ser discreto em suas atitudes, maneiras e em sua linguagem escrita e falada. X Abster-se de tratar, fora do mbito apropriado, de matria sigilosa de qualquer natureza. XI Cumprir seus deveres de cidado. XII Proceder de maneira ilibada em todas as situaes. XIII Observar as normas da boa educao. XIV Garantir assistncia moral e material aos seus dependentes legais. XV Conduzir-se, mesmo fora do servio ou quando j na inatividade, de modo que no sejam prejudicados os princpios da disciplina, do respeito e do decoro militar. XVI Abster-se de fazer uso do grau hierrquico para obter facilidades pessoais de qualquer natureza ou para encaminhar negcios particulares ou de terceiros. XVII Abster-se do uso das designaes hierrquicas em atividades que venham a comprometer o bom nome das Foras Armadas; e XVIII Zelar pela observncia dos preceitos da tica militar. A violao dos Deveres, Valores e tica Militares constitui, normalmente, crime ou transgresso disciplinar e fator impeditivo para a concesso das condecoraes da Ordem do Mrito Militar, Medalha Militar, Pacificador, Praa Mais Distinta e outras.

"Os povos que desdenham as virtudes e no se preparam para uma eficaz defesa do seu territrio, de seus direitos e de sua honra, expem-se s investidas dos mais fortes e aos danos e humilhaes conseqentes da derrota".

You might also like