You are on page 1of 16

As Estruturas e as Formas do Relevo Brasileiro

1 - Introduo
! ! !

Relevo brasileiro => relao com o Continente Americano (evoluo e dinmica da litosfera) Relevo do Continente => cadeia Andina (formao no mesozico); Territrio brasileiro = formado por estruturas geolgicas antigas, com excees das bacias de sedimentao recente. No Brasil, as estruturas e as formaes litolgicas so antigas, mas as formas do relevo so recentes (desgastes erosivos que sempre ocorreram).

Cordilheira = alta (> 4000m); Terrenos do Centro e Leste = baixos (< 1000 m), desgastados; Entre os dois = corredor de terrenos baixos, constitudos por sedimentao recente.

2 - Relevo Brasileiro
!

Grande Parte das rochas e estruturas que sustentam as formas do relevo brasileiro so anteriores atual configurao do continente sul-americano, que passou a ter o seu formato depois da orognese andina e da abertura do Oceano Atlntico, a partir do mesozico.

3 - Geologia do Brasil
Crtons terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de eroso (prevalecem as rochas metamrficas); Dobramentos Antigos Antigas cadeias montanhosas encontramse desgastadas pelas diversas fases erosivas; Bacias sedimentares formaram-se no fanerozico (ENCONTRAVAM-SE EM POSIES ALTIMTRICAS BEM MAIS BAIXAS).

As rochas do pr-cambriano serviram de substrato para acumulao de deposio das rochas fanerozicas nas bacias sedimentares. A distribuio das diferentes unidades rochosas, no nosso pas, caracterizada pela existncia de duas grandes provncias geotectnicas: Embasamento Cristalino (ou Pr-cambriano) e as Bacias Sedimentares. Territrio brasileiro se encontra completamente inserido dentro da Plataforma Sul-America, cuja histria geolgica remonta h mais de 2.600 milhes de anos atrs.

O conhecimento geolgico do Territrio Nacional permitiu a identificao de diversos ambientes geolgicos, alguns portadores de importante jazidas minerais; Do Arqueano (Arqueozico) so os terrenos mais antigos do Territrio. Contm rochas datadas de mais de 3800 milhes a 2500 milhes de anos (Granito); A Serra do Carajs, no estado do Par, encerra uma importante jazida de ferro, datada desta poca;

Geologicamente, a separao do Brasil da frica foi bastante Significativa.

Geologia do Brasil

PROVNCIAS ESTRUTURAIS BRASILEIRAS Guiana Meridional Bacia Parnaba Bacia Amaznica

Boborema Xingu
So Francisco

Cantins Bacia do Paran

Mantiqueira

! ! !

! ! !

Escudo das Guianas Rochas arqueanas, fragmentadas (3.1 bi); Xingu ou Tapajs Crton de Guapor (1980); Provncia S. Francisco do Arqueano. Dos quartzitos do Espinhao ao ferro do Quadriltero; Provncia Borborema apresenta dobramentos antigos; Mantiqueira Dobramentos Bacias Fanerozicas ps 5,5 M.

Domnios Morfoclimticos
!

Dentre os diversos tipos de clima e relevo existente no Brasil, observamos que os mesmos mantm grandes relaes, sejam elas de espao, de vegetao, de solo entre outros, caracterizando vrios ambientes ao longo de todo territrio nacional. Para entende-los, necessrio distinguir um dos outros. Pois a sua compreenso deve ser feita isoladamente. Nesse sentido, o gegrafo Aziz AbSaber, props uma classificao desses ambientes chamados de Domnios Morfoclimticos. Este nome, morfoclimtico, devido s caractersticas morfolgicas e climticas encontradas nos diferentes domnios, que so 6 (seis) ao todo e mais as faixas de transio. Em cada um desses sistemas, so encontrados aspectos, histrias, culturas e economias divergentes, desenvolvendo singulares condies, como de conservao do ambiente natural e processos erosivos provocados pela ao antrpica.

! !

Os domnios morfoclimticos brasileiros so definidos a partir das caractersticas climticas, botnicas, pedolgicas, hidrolgicas e fitogeogrficas. Com esses aspectos possvel delimitar seis regies de domnio morfoclimtico. Como a extenso territorial do Brasil muito grande, vamos nos defrontar com domnios muito diferenciados uns dos outros. Esta classificao dividiu o Brasil em seis domnios: I Domnio Amaznico regio norte do Brasil, com terras baixas e grande processo de sedimentao; clima e floresta equatorial; II Domnio dos Cerrados regio central do Brasil, como diz o nome, vegetao tipo cerrado e inmeros chapades; III Domnio dos Mares de Morros regio leste (litoral brasileiro), onde se encontra a floresta Atlntica que possui clima diversificado; IV Domnio das Caatingas regio nordestina do Brasil (polgono das secas), de formaes cristalinas, rea depressiva intermontanhas e de clima semi-rido; V Domnio das Araucrias regio sul brasileira, rea do habitat do pinheiro brasileiro (araucria), regio de planalto e de clima subtropical; VI Domnio das Pradarias regio do sudeste gacho, local de coxilhas subtropicais.

Terras baixas florestadas equatoriais Depresses intermontanas e interplanlticas semi-ridas

Chapades tropicais interiores com cerrados e floresta-galeria

reas mamelomares tropical-atlnticas florestadas Planaltos subtropicais com araucrias Coxilhas subtropicais com pradarias mistas

Formas mamelonares (mamelo) forma topogrfica arredondada

Coxilhas denominao regional para pequenas elevaes arredondadas

Unidades do Relevo Brasileiro


!

Toda a histria do relevo brasileiro e sua cronologia so mais significativas a partir do Cretceo (perodo do Mesozico, h 70 milhes de anos), ou seja, ao longo do Tercirio Quaternrio; A compartimentao do relevo tem fortes ligaes genticas com o soerguimento da plataforma sulamericana, ao longo do Cretceo, e com os processos erosivos, marcantes nas bordas das bacias; Para atual proposta (Ross, 1989): o relevo apresenta trs tipos de unidades geomorfolgicas, que refletem suas gneses: planaltos, depresses e plancies.

Unidades do Relevo Brasileiro

10

Principais Unidades
!

A amplitude e a declividade caracterizam as formas de relevo, as quais, em seu arranjo espacial, permitem definir diversos tipos de relevo. possvel identificar superfcies planas, relevos colinosos, regies montanhosas. Planaltos, Plancies e Depresses

Planalto: So compartimentos de relevo elevados, em relao aos relevos vizinhos, podendo constituir relevos residuais, nos quais se destacam rochas mais resistentes, ou representar blocos tectnicos soerguidos. So diferenciados em bacias sedimentares e em reas do embasamento cristalino. uma superfcie irregular, com altitudes superiores a 200 m, resultante da eroso de rocha cristalina ou sedimentar. a forma de relevo predominante no pas e pode ter a forma de serras, chapadas, coxilhas, cuestas, etc. Os planaltos em bacias sedimentares esto circundados por depresses perifricas, cujo contato comumente apresenta relevos de cuestas. No interior desses planaltos, o relevo, de modo geral, colinoso. Podem ocorrer tambm relevos de chapadas formados por extensas e elevadas superfcies erosivas.

11

Serras so relevos alongados com topos irregulares, por vezes isolados. Em geral so alinhamentos de montanhas antigas que foram erodidas e falhadas. A denominao tambm pode se referir a reas de bordas ou paredes de planalto. Nessa foto, ao fundo, um aspecto da serra do Mar que se estende do litoral do Rio de Janeiro ao litoral de Santa Catarina.

Os planaltos em reas cristalinas caracterizam-se por relevos de morrotes, morros, montanhas, serras, cristas e escarpas que evidenciam sua constituio litoestrutural, bem como processos tectnicos pscretceos, como no caso do Vale do Paraba.
Os paredes sedimentares abruptos que aparecem no trecho da Serra Geral, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, recebem o nome local de Aparados da Serra e atingem uma altitude de cerca de 1200 metros. A foto permite observar as diversas camadas de deposio de sedimentos que deram origem s rochas expostas nos paredes. Estes surgem como resultado do trabalho erosivo dos rios, escavando vales estreitos e profundos no pacote de rochas relativamente frgeis. As camadas superiores, correspondendo ao topo da "serra", constituem-se de rochas mais duras que, oferecendo maior resistncia ao trabalho erosivo, permitem que a superfcie fique preservada, formando reas quase totalmente planas

12

Exemplos Planalto em Rochas Cristalinas

Serra da Bocaina
Planalto Norte Amaznico Monte Roraima

Planalto Ocidental Paulista

Exemplos Planalto em Rochas Sedimentares

Cuestas do Planalto Ocidental

13

Localizada no Mato Grosso, a Chapada dos Guimares constitui uma tpica forma de relevo da regio Centro-Oeste, um grande tabuleiro ou mesa de topo plano e encostas escarpadas, com altitudes mdias entre 500 e 700 metros. Entretanto, entre a paisagem do primeiro plano e a do fundo podemos perceber uma depresso. As depresses podem ter sido geradas por processos erosivos em rochas sedimentares ou por afundamento de terreno. Constituem a segunda mais importante forma de relevo no Brasil.

Depresso: So grandes unidades morfoesculturais, deprimidas em relao aos compartimentos vizinhos, formadas tanto como conseqncia de blocos tectnicos rebaixados, como em conseqncia da alternncia de processos climticos midos e secos, que ocorreram no cenozico e desenvolveram extensas superfcies erosivas, que nivelaram tanto as rochas sedimentares como o embasamento cristalino Plancie: As plancies so, essencialmente, reas planas, que correspondem a bacias sedimentares meso-cenozicas, com sedimentao fluvial, lacustre e/ou marinha recentes. As formas de relevo so agradacionais (formadas atravs da .

14

Exemplos - Depresses
Depresso Perifrica Paulista

Depresso Sertaneja

Exemplos - Plancies
Amaznia

Pantanal

Plancie Costeira

15

Plancie da Lagoa dos Patos

Unidades:
! 1. 2. 3. 4. ! 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Planaltos em: Bacias Sedimentares Intruses e coberturas residuais de plataforma Cintures Orognicos Ncleos cristalinos arqueados Plancies Do Rio Amazonas Do Rio Araguai Do Rio Guapor Pantanal e Mato-grossense Patos e Mirim Plancies e Tabuleiros litorneos

! 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Depresses: Amaznica Ocidental Araguaia Cuiabana Alto Paraguai-Guapor Depresso de Miranda Sertaneja e do So Francisco Tocantins Perifrica da Borda leste do Paran Perifrica sul-riograndense

16

You might also like