You are on page 1of 67

PLANO NACIONAL DE EDUCAO

O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL

Colaborador Especial: Genuno Bordignon

Colaboradores: Arlindo Queiroz e Lda Gomes

Junho/2011

O planejamento educacional no Brasil foi objeto de muitos estudos, pesquisas, dissertaes de mestrado e teses de doutorado, cada um com o olhar e leitura do autor, desde sua perspectiva, situado em seu contexto poltico e suas circunstncias histricas. O presente trabalho tem como objetivo situar o contexto e o processo de elaborao dos PNEs 2001-20110 e 2011/2020. No se busca aqui a sntese desses trabalhos, mas uma reconstituio histrica, de carter descritivo, oferecendo perspectivas analticas. Para isso, numa primeira parte, o texto situa o planejamento educacional do Brasil a partir do Manifesto dos Pioneiros (1932) at a elaborao do PNE/2001. Na segunda so situadas as aes na dcada de vigncia do PNE 2001-2011 que confluram para a elaborao do PNE 2011-2020, com enfoque nas Conferncias de Educao realizadas pelo Ministrio da Educao. O objetivo no o de avaliar o PNE 2001-2011, mas o de estabelecer o dilogo das aes no perodo para a construo do PNE 2011-2020. 1. DO MANIFESTO DOS PIONEIROS APROVAO DO PNE/20011 Esta primeira parte do resgate histrico do planejamento educacional no Brasil abrange desde a preocupao inicial dos educadores reunidos na Associao Brasileira de Educadores (ABE), nos anos 30 do sculo passado, at a aprovao do Plano Nacional de Educao em 2001. So setenta anos, com perodos de participao, inicialmente focada nos agentes do governo e mais recentemente na sociedade civil organizada, e outros do vazio das vozes silenciadas, de formulao de muitas propostas, de poucos avanos e muitos desencantos. Nesse perodo a concepo de planejamento registrou significativas mudanas: de um modelo tecnicista para uma dimenso poltica; de uma concepo

normativo/prescritiva da realidade futura, para a dimenso estratgica, com definio de diretrizes orientando a transformao da realidade e de objetivos e metas como apostas da caminhada rumo ao futuro desejado e possvel. Na questo do planejamento a educao brasileira caminhou no descompasso da maioria dos pases e divorciada, no s dos demais setores da sociedade, mas, tambm, dos avanos da prpria concepo de planejamento.

. Para a elaborao deste captulo contriburam muito as referncias encontradas no texto de Jos Silvrio Baia Horta: O Planejamento Educacional no Brasil (mmeo)

Os tpicos a seguir apresentam uma sucinta sistematizao das tentativas de planejamento educacional nos ltimos 70 anos do sculo passado. Sistematizao por duas razes: primeiro porque no se pretende um texto analtico e, segundo, porque a maioria dos textos disponveis analisa perodos, ou fragmentos, das tentativas de planejamento, com leituras contextualizadas politicamente, sem uma viso diacrnica do todo. E porque rememorar esse perodo? Marx nos ensina que o presente s inteligvel luz do passado. O registro, a sistematizao e anlise das experincias do passado tm um indissocivel significado pedaggico para o presente, uma dimenso epistemolgica, de produo de saberes. Sem histria no h identidade: nem pessoal, de sujeito cidado; nem nacional, de cidadania, de projeto de sociedade. 1.1. O Manifesto dos Pioneiros - 1932 O Manifesto dos Pioneiros da Educao Nova lanado em 1932, no contexto da preparao da Assemblia Nacional Constituinte de 1933, com o sugestivo ttulo A reconstruo educacional no Brasil: ao povo e ao Governo, pode ser considerado o marco inicial da preocupao com um projeto nacional de educao, com viso sistmica, de totalidade. Logo na introduo, o Manifesto, aps afirmar que nenhum problema nacional se sobreleva em importncia e gravidade ao da educao, observa que todos os esforos educacionais nos 43 anos de Repblica, foram construes isoladas, fragmentadas e desarticuladas, sem viso global, sem unidade de plano e sem esprito de continuidade e, por isso no lograram ainda criar um sistema de organizao escolar, altura das necessidades modernas e das necessidades do pas. E aponta como causa desse empirismo grosseiro, dessa inorganizao, a falta da determinao dos fins da educao (aspecto filosfico e social) e da aplicao (aspecto tcnico) dos mtodos cientficos aos problemas de educao. Ou, em poucas palavras, na falta de esprito filosfico e cientfico, na resoluo dos problemas da administrao escolar1. O Manifesto foi precedido pela realizao, em Niteri, da V Conferncia Nacional de Educao, organizada pela Associao Brasileira de Educao (ABE), que tinha entre seus objetivos, conforme atesta Fernando de Azevedo, apreciar sugestes de uma poltica escolar e de um plano de educao nacional para o anteprojeto da Constituio2. Nessa Conferncia foram elaborados um Anteprojeto do captulo da educao para a nova Constituio e um esboo de um plano nacional de educao3.

Algumas iniciativas desse momento histrico vo marcar a trajetria do planejamento educacional no Brasil, conectando-se ao momento atual de elaborao do Plano Nacional de Educao 2011-2020, das quais se pode destacar: A liderana do movimento dos educadores, organizados na ABE, na proposta da construo de um plano nacional de educao, que toma forma e expresso numa V Conferncia Nacional de Educao de 1932; A nfase na organizao sistmica da educao brasileira, como alternativa superao das reformas fragmentadas e desarticuladas, seja na relao da educao com o projeto de sociedade, seja entre as diferentes etapas e modalidades de educao; A afirmao do direito de cada indivduo educao integral e o dever do Estado de oferecer escola para todos; A funo social da escola e seu carter eminentemente pblico, fundada nos princpios da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade; A autonomia na gesto da funo educacional, assegurada pela instituio de um fundo especial ou escolar (...) administrado e aplicado exclusivamente no desenvolvimento da obra educacional, pelos prprios rgos do ensino, incumbidos de sua direo. A busca da unidade na multiplicidade, pela aplicao da doutrina federativa e descentralizadora, superando o centralismo estril e odioso, ao qual se opem as condies geogrficas do pas e a necessidade de adaptao crescente da escola aos interesses e s exigncias regionais; A associao entre sistema e plano, este situado no contexto da organizao da educao brasileira, e destes com uma concepo de bases e diretrizes nacionais, a articular o todo num projeto nacional de educao.

1.2. A Constituio de 1934, o PNE de 1937 e a 1 Conae de 1941 O Capitulo da Educao na Constituio de 1934 e a proposta do Plano Nacional de Educao de 1937, abortados pelo Estado Novo, mas retomados na Constituio de 1946, na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de 1961 e no Plano Nacional de Educao de 1962, traduzem parte dessas iniciativas. Em todos esses momentos estiverem presentes alguns signatrios do Manifesto, de modo muito especial, Ansio Teixeira.

A Constituio de 1934 instituiu os sistemas de ensino e os conselhos de educao, atribuindo ao Conselho Nacional de Educao, a ser reformulado em funo das novas atribuies constitucionais, a competncia precpua de elaborar o Plano Nacional de Educao:
Art 150 - Compete Unio: a) fixar o plano nacional de educao, compreensivo do ensino de todos os graus e ramos, comuns e especializados; e coordenar e fiscalizar a sua execuo, em todo o territrio do Pas; b) (...) Pargrafo nico - O plano nacional de educao constante de lei federal, nos termos dos arts. 5, n XIV, e 39, n 8, letras a e e, s se poder renovar em prazos determinados, e obedecer s seguintes normas: a) ensino primrio integral gratuito e de freqncia obrigatria extensivo aos adultos; b) tendncia gratuidade do ensino educativo ulterior ao primrio, a fim de o tornar mais acessvel; c) liberdade de ensino em todos os graus e ramos, observadas as prescries da legislao federal e da estadual; d) ensino, nos estabelecimentos particulares, ministrado no idioma ptrio, salvo o de lnguas estrangeiras; e) limitao da matrcula capacidade didtica do estabelecimento e seleo por meio de provas de inteligncia e aproveitamento, ou por processos objetivos apropriados finalidade do curso; f) reconhecimento dos estabelecimentos particulares de ensino somente quando assegurarem. a seus professores a estabilidade, enquanto bem servirem, e uma remunerao condigna. Art 151 - Compete aos Estados e ao Distrito Federal organizar e manter sistemas educativos nos territrios respectivos, respeitadas as diretrizes estabelecidas pela Unio. Art 152 - Compete precipuamente ao Conselho Nacional de Educao, organizado na forma da lei, elaborar o plano nacional de educao para ser aprovado pelo Poder Legislativo e sugerir ao Governo as medidas que julgar necessrias para a melhor soluo dos problemas educativos bem como a distribuio adequada dos fundos especiais. Pargrafo nico - Os Estados e o Distrito Federal, na forma das leis respectivas e para o exerccio da sua competncia na matria, estabelecero Conselhos de Educao com funes similares s do Conselho Nacional de Educao e departamentos autnomos de administrao do ensino4.

Os dispositivos constitucionais caracterizam o plano com a natureza de uma lei de diretrizes e bases, organizadora da educao nacional, compreendendo o ensino de todos os graus e ramos, e com a funo da determinao dos fins da educao (aspecto filosfico e social) e da aplicao (aspecto tcnico) dos mtodos cientficos aos problemas de educao, e com renovao em prazos determinados. Como se v, os dispositivos constitucionais traduziam as postulaes do Manifesto dos Pioneiros, que atribuiam ao plano a funo da organizao sistmica da educao nacional, superando a praxe corrente de reformas fragmentadas e desarticuladas. Isto ficou bem claro na abertura, em 17 de fevereiro de 1937, da sesso especial permanente para a elaborao do Plano Nacional de Educao do novo CNE criado pela Lei n 174, de 1 de janeiro daquele ano, na qual o Ministro Gustavo Capanema assim caracterizava a dimenso do Plano2:

. Cabe aqui uma reflexo, ao que parece no presente aos Pioneiros, sobre as distintas naturezas da Lei de Diretrizes e Bases e do Plano Nacional de Educao. Ambos so efetivados por meio de Lei o que lhes confere base normativa, de carter mandatrio. A Lei de Diretrizes e Bases, como a etimologia indica, ancorada em fundamentos das cincias da educao (bases), define os objetivos nacionais e as orientaes normativas (diretrizes) para alcan-los. Indica os caminhos e horizontes de chegada. Embora sintonizada com seu tempo, de carter permanente, de natureza atemporal. O Plano tem a natureza dos

Efetivamente, a primeira vez que se vai fazer em nosso Pas uma lei de conjunto sobre a educao. At aqui muitas leis temos feito, umas providenciais, outras perniciosas, mas sempre leis dispersas, versando ora sobre todo o setor do problema da educao, ora e a maior parte das vezes sobre os pequenos ou grandes pontos desse problema.(...). No dispomos, assim, de um corpo coeso de disposies legais sobre a educao nacional assim, por tudo isto, duplamente penosa, porque tendes, de um lado que consolidar e retificar e de outro lado que criar e compor. Entretanto, o que vos h de ser sobretudo e assombradamente difcil no , a bem dizer, o esforo da sistematizao, mas sem dvida, o trabalho de fundir, nessa obra, a vida, o esprito, a flama, que devero animar as instituies educativas do Pas, para que elas possam ser, na verdade, a base e a fonte de nossa prosperidade e valor5.

Nessa mesma sesso Capanema apresentou ao Conselho dois questionrios organizados, sob sua coordenao, por seus assessores e tcnicos, especialmente o Prof. Loureno Filho, onde procurava abranger todas as questes relativas aos problemas do ensino no Pas. O primeiro, de carter geral, apresentava 204 questes, abrangendo todos os campos do ensino. O segundo tratava especificamente do ensino secundrio. As questes foram divididas segundo as 20 comisses constitudas no CNE. As questes foram enviadas a todo os recantos do Pais e respondidas por rgos oficiais federais e estaduais, instituies de ensino, associaes, sindicatos, professores, pais e estudantes, com milhares de sugestes. O Plano Nacional de Educao foi elaborado no perodo de 17 de fevereiro a 17 de maio em 50 reunies plenrias do CNE, com participao do Ministro nas 14 primeiras e nas duas ltimas. Na verdade, o que foi elaborado pelo CNE no foi um plano, nem uma lei de diretrizes e bases, no sentido que lhe damos hoje, mas um cdigo rgido, com 504 artigos, com detalhamento de cursos, currculos, exames e toda a rotina da gesto escolar. O artigo 1 do ante-projeto deixava claros os objetivos e o significado dado ao plano:
O Plano Nacional de Educao, cdigo da educao nacional, um conjunto de princpios e normas adotados por esta lei para servirem de base organizao e funcionamento das instituies educativas, escolares e extra-escolares, mantidas no territrio nacional pelos poderes pblicos ou por particulares.6

No dia 18 de maio de 1937 o Ministro encaminhava Presidncia da Repblica o Ante-projeto, em seguida enviado Cmara dos Deputados. A Cmara criou uma comisso especial, denominada Comisso do Plano Nacional de Educao, que preparou seu relatrio e o projeto comeou a ser discutido na Comisso de Educao e Cultura no ms de setembro. Sobrevindo o Estado Novo em novembro de 1937, que dissolveu os legislativos federal, estaduais e municipais, o PNE no chegou a ser apreciado, permanecendo a inorganizao denunciada pelos Pioneiros.
processos, da metodologia da caminhada: que caminhos, como, com quem e quanto caminhar na direo dos horizontes sonhados (objetivos da lei), em cada tempo determinado. Ambos, LDB e Plano, como instrumentos normativos, mandatrios, tm a funo de pautar a ao dos gestores pblicos.

A Constituio outorgada de 1937 atribuiu Unio a competncia para fixar as bases e determinar os quadros da educao nacional, traando as diretrizes a que deve obedecer a formao fsica, intelectual e moral da infncia e da juventude (inciso IX, art. 15). No captulo da educao no h referncia organizao dos sistemas, definio de diretrizes ou de plano. No Estado Novo as propostas de organizao da educao assumiram um carter moralista, expresso, segundo proposta do Ministro Capanema, num Cdigo da Educao Nacional, a estabelecer os princpios fundamentais, os valores aos quais a educao deve servir7, que deveriam reger toda a educao nacional. Para elaborar esse cdigo, em 30 de janeiro de 1941, pelo Decreto n 6788, o Presidente Vargas convocou a primeira Conferncia Nacional de Educao8, para discutir a: a) organizao, difuso e elevao da qualidade do ensino primrio e normal e do ensino profissional; b) organizao em todo o Pas da Juventude Brasileira. Para a realizao da conferncia, Capanema organizou um questionrio sobre a Situao Educacional e Cultura dos Estados, com 94 tens, a ser respondido por estados e municpios. Inicialmente prevista para junho de 1941, foi adiada para setembro e finalmente realizada em novembro, com os objetivos inicialmente previstos ampliados para:
a) Iniciar o estudo das bases de organizao de um programa nacional de educao, sntese dos objetivos da educao nacional e sistema dos meios de atingi-los pelo esforo comum da ao oficial e da iniciativa privada; b) Estudar as linhas gerais de organizao dos sistema educativos regionais, inclusive a estrutura e o processo de sua administrao; c) Examinar, de modo especial, a situao do ensino primrio e do normal no pas, no s para que possam fixar as diretrizes gerais de organizao dessas duas modalidade de ensino, mas ainda para o estabelecimento de medidas de ordem administrativa e financeira tendentes sua difuso e melhoria; d) Examinar a situao em que se encontra no pas o ensino profissional e tcnico, de todos os ramos (industrial, agrcola, comercial, etc), para o fim de ser estabelecido o processo de sua coordenao sob uma s direo, de seu desenvolvimento e de sua adequao s necessidades nacionais; e) Assentar as medidas de ordem administrativa que possibilitem a imediata organizao da Juventude Brasileira em todas as escolas do pas.

Foi denominada de primeira porque havia a previso de realizao de conferncias anuais ou bienais. No entanto, sobrevindo questes polticas nacionais e internacionais declarao de guerra Itlia e Alemanha em 1942 e organizao da Fora Expedicionria Brasileira (FEB) em 1943 a conferncia no produziu os efeitos previstos o Cdigo Nacional de Educao no chegou a ser elaborado -, nem outras conferncias foram realizadas. 7

1.3. A Constituio de 1946, o Plano de Metas de JK, a LDB de 1961 e o PNE de 1962.

Os ideais dos Pioneiros renasceriam das cinzas, parcialmente, na retomada do perodo democrtico em 1945. No perodo do Estado Novo os educadores organizados na ABE no abandonaram seu sonho de um projeto nacional de educao. Em junho de 1945, no clima da redemocratizao, a ABE realizou seu IX Congresso Brasileiro de Educao tendo como objetivo o estudo e planejamento da educao nacional em todos os graus, segundo diretrizes e em bases democrticas9. A nova Constituio de 1946 estabelecia que compete Unio legislar sobre diretrizes e bases da educao nacional (letra d, inciso XV, art. 5). Corrigiu, assim, o equvoco de 1934 que dava ao plano um carter de lei de diretrizes e bases. No captulo da educao, manteve a organizao dos sistemas de ensino, e vinculou a renda resultante dos impostos na manuteno e desenvolvimento do ensino em 10% da Unio e 20% dos Estados, Distrito Federal e Municpios (art. 169) e estabeleceu o princpio da cooperao da Unio com auxlio pecunirio para o desenvolvimento dos sistemas de ensino estaduais e do Distrito Federal, o qual, em relao ao ensino primrio, provir do respectivo Fundo Nacional (Pargrafo nico do art. 171). Na rea de planejamento, o novo perodo democrtico seria marcado pelo Plano SALTE (das iniciais: Sade, Alimentos, Transporte e Energia) do governo Dutra, apresentado em 1948, aprovado pelo Parlamento dois anos depois e logo abandonado. A educao no era contemplada nesse plano. O planejamento no Brasil ganharia fora com o Governo Juscelino Kubitschec, com o Plano Nacional de Desenvolvimento, conhecido como Plano de Metas, elaborado a partir de diagnsticos, ainda no segundo Governo Vargas, da Comisso Mista BrasilEstados Unidos, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico (BNDE) e da Comisso Econmica para a Amrica Latina e Caribe (CEPAL). O diagnstico apontava os pontos de estrangulamento da economia brasileira, e as metas, em nmero de 30, divididas em cinco setores - energia, transporte, alimentao, indstrias de base e educao - eram voltadas para a superao desses obstculos estruturais. Posteriormente foi acrescida a 31 meta, conhecida como meta-sntese: a construo de Braslia. A educao constitua a meta 30, situada como demanda derivada, com o objetivo intensificar a formao de pessoal tcnico e orientar a educao para o desenvolvimento, ou seja: a educao, no planejamento, vinculada ao desenvolvimento. 8

Nessa poca, o debate sobre a elaborao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), agitava o Congresso Nacional, com o confronto entre liberais e conservadores, entre privatistas e publicistas, entre ensino laico e religioso. O planejamento educacional constitua um dos focos das divergncias. O Deputado San Tiago Dantas, relator do projeto de LDB voltou a associar Lei e Plano, argumentando que o planejamento da educao seria condio fundamental para o alcance dos objetivos educacionais previstos na lei, que apontavam, segundo o foco da poca, para o desenvolvimento econmico e a democratizao do pas. Em pronunciamento na Cmara, afirmou:
J no possvel que nos contentemos em construir, a ttulo de diretrizes e bases, uma moldura jurdica, um mero sistema de normas, em vez de formularmos as bases e critrios de um programa de etapas sucessivas, atravs do qual se alcancem objetivos, se saturem reas determinadas, se obtenham nveis de rendimento fixados, convertendo em realidade efetiva o esforo educacional do pas. Esse sentido de etapa, de plano, indispensvel formulao correta do problema da educao, na poca que estamos atravessando10.

Em nome das teses de liberdade de ensino e do temor da interveno estatal via planejamento e por razes econmicas o Plenrio se ops idia de um Plano Nacional de Educao, predominando a definio de diretrizes sobre a aplicao dos recursos federais destinados educao, dando origem logo adiante, criao de Fundos Nacionais dos recursos da educao. O governo de Jnio Quadros abandonaria o Plano de Metas para criar, pelo Decreto n 51.152 de 05/08/61, a Comisso Nacional de Planejamento (COPLAN) para elaborar o Primeiro Plano Qinqenal de Desenvolvimento Econmico e Social, decreto esse que seria alterado, j no governo Jango, pelo de n 154 de 17/11/61, que estabeleceu a criao de rgos e programas setoriais de planejamento. Em junho de 1962 seria criada no MEC, pelo Decreto n 1.230, a Comisso de Planejamento da Educao (COPLED). Em 20 de dezembro de 1961 seria aprovada a Lei n 4.024, conhecida como primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), que estabeleceu que os recursos destinados manuteno e desenvolvimento do ensino pelo art. 169 da Constituio de 1946, fossem distribudos em Fundos para cada setor, atribuindo ao Conselho Federal de Educao a competncia de elaborar o plano de aplicao de cada fundo, conforme o artigo 92:
Art. 92. A Unio aplicar anualmente, na manuteno e desenvolvimento do ensino, 12% (doze por cento)3, no mnimo de sua receita de impostos e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, 20% (vinte por cento), no mnimo.

. O art. 169 da Constituio de 1946 estabelecia 10%.

1 Com nove dcimos dos recursos federais destinados educao, sero constitudos, em parcelas iguais, o Fundo Nacional do Ensino Primrio, o Fundo Nacional do Ensino Mdio e o Fundo Nacional do Ensino Superior. 2 O Conselho Federal de Educao elaborar, para execuo em prazo determinado, o Plano de Educao referente a cada Fundo. 3 Os Estados, o Distrito Federal e os municpios, se deixarem de aplicar a percentagem prevista na Constituio Federal para a manuteno e desenvolvimento do ensino, no podero solicitar auxlio da Unio para esse fim.

No artigo 93 estabelecia a diretriz da aplicao preferencial dos recursos na manuteno e desenvolvimento do sistema pblico de ensino de acordo com os planos estabelecidos pelo Conselho Federal e pelos conselhos estaduais de educao. O Conselho Federal de Educao (CFE), criado pela LDB em substituio ao Conselho Nacional de Educao e instalado em 12 de fevereiro de 1962, tratou logo de cumprir a tarefa a ele atribuda, sob a liderana do conselheiro Ansio Teixeira, um dos signatrios do Manifesto dos Pioneiros. Ansio Teixeira, na sesso do CFE de maio de 1962, apresentou o parecer intitulado Bases para o Plano, em que afirmava:
A primeira considerao a levar em conta neste trabalho a de que a educao constitui servio comum e solidrio das trs rbitas administrativas do pas, sendo a ao do Governo Federal fundamentalmente supletiva e devendo, portanto, os planos a serem elaborados ter em vista os servios dos Estados e dos Municpios no campo da educao e ensino. Deste modo, os planos devero visar, acima de tudo, a oferecer a oportunidade e indicar as formas pela qual os trs governos possam coordenar os seus esforos para a consecuo dos objetivos previstos na Constituio e na Lei de Diretrizes e Bases. (...) Parece, assim, no poder sofrer dvidas que o esprito da lei, ao criar os Fundos, foi o de dar base e viabilidade ao um plano de assistncia financeira aos Estados e aos Municpios para o desenvolvimento e o aperfeioamento dos sistemas estaduais de educao, sem prejuzo das obrigaes da Unio j anteriormente assumidas, especialmente quanto ao ensino superior11.

Em 21 de setembro de 1962, com pompa, o CFE encaminhava ao Ministro da Educao o Plano Nacional de Educao, referente aos Fundos Nacionais de Ensino Primrio, Mdio e Superior12, que definia metas quantitativas e qualitativas para cada nvel de ensino para o perodo de 1963-1970, normas reguladoras de aplicao de cada fundo e plano de aplicao dos recursos para o ano de 1963. O perodo de validade de 8 (oito) anos para o Plano levava em conta metas educacionais definidas pelo governo (COPLAN e COPLED) e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil nos encontros de Lima, Punta del Leste e Santiago do Chile13. Ao receber o Plano, o Ministro Darcy Ribeiro, aps referir-se ao momento marcante da aprovao da LDB, afirmou:
O segundo momento da educao nacional a elaborao, pelo Conselho Federal de Educao, do Plano Nacional de Educao, vale dizer, o cumprimento do honroso mandato que a Nao, por seus representantes, deu a esse rgo: o mandato de estabelecer planos certos, a serem alcanados em tempo marcado, para que o mnimo que a Nao pode dar, em educao, aos brasileiros no lhe seja negado14.

10

O regime presidencialista, aps a renncia de Jnio Quadros em agosto, havia sido convertido em Parlamentarista para viabilizar a posse do Vice Joo Goulart. Jango buscava o equilbrio entre as diferentes foras - sindicais e nacional-desenvolvimentistas num contexto de reivindicaes por reformas de base (agrria, educacional, bancria administrativa, fiscal...). Nesse contexto, uma semana aps o CFE entregar o Plano ao Ministro da Educao, o Presidente Goulart nomeou Celso Furtado Ministro Extraordinrio de Planejamento (Decreto n 1.422 de 27/09/62). Ainda em 1962, em menos de trs meses, a equipe de Furtado elaborou o Plano Trienal de Desenvolvimento 1963-1965, tendo como objetivos principais manter as taxas de crescimento da economia e reduzir a inflao, por meio da realizao das reformas de base, para promover o desenvolvimento de um capitalismo nacional e progressista. O Plano do CFE foi abandonado e o Ministrio passou a elaborar, por orientao do novo Ministrio do Planejamento, seu Plano Trienal de Educao 1963-196515, no qual, aps diagnstico (estatstico) da situao da educao, apresentava as diretrizes gerais do programa e objetivos para o ensino primrio, mdio e superior, contemplando a expanso de matrculas, formao de docentes, construes de prdios, tudo com previso de recursos. Interessante destacar o ttulo dado ao plano: Pr-investimento para aperfeioamento do fator humano. Face ao diagnstico apresentado, na introduo das diretrizes gerais, o plano afirmava:
Em face da realidade apresentada, o programa que adiante se prope de expanso e aperfeioamento dos servios escolares brasileiros , apesar de possveis aparncias em contrrio, o mais modesto que se poderia organizar, em face do grave retardamento em que nos achamos com relao ao desenvolvimento dos recursos humanos da sociedade brasileira. A muito custo chegamos, afinal, compreenso de que a escola no apenas o feliz coroamento ornamental de uma sociedade, mas a sua instituio bsica, a mantenedora da sua cultura e a promotora de sua dinmica de desenvolvimento16.

Diante das resistncias s reformas de base, o Plano Trienal de Celso Furtado seria abandonado ainda em meados de 1963, e com ele o do MEC. Nova ruptura poltico-institucional, com a instaurao do regime militar em maro de 1964, instituiu o ciclo dos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNDs), com os respectivos planos setoriais por reas. No caso da educao: os Planos Setoriais de Educao e Cultura (PSECs). No mbito da lei foi rompido o princpio de uma lei sistmica de diretrizes e bases da educao nacional, com a edio das leis 5.540/68 para a educao superior e 5.692/71 para o ensino de 1 e 2 graus.

11

1.4. O perodo 1964-1988: PNDs e PSECs A nfase nacional-desenvolvimentista do perodo militar reforaria o papel dos economistas no planejamento governamental. Nos primeiro oito anos do regime militar, diversas foram as propostas de planejamento na rea de educao, contaminadas por conflitos entre os tcnicos do IPEA e do Ministrio da Educao. A criao do Ministrio do Planejamento, no novo regime, situaria a educao no processo de desenvolvimento, desviando seu enfoque anterior, de cunho poltico-social. O Conselho Federal de Educao, em 1965, ainda tentou influenciar o processo de planejamento, revisando o Plano Nacional de Educao de 1962, mas a liderana do processo passou a ser exercida pelos tcnicos do Ministrio do Planejamento, mais especificamente, por seu Instituto de Pesquisa Econmico-social Aplicada (IPEA) e nele, o Centro Nacional de Recursos Humanos (CNRH), responsvel pela rea social. A Constituio de 1967 atribuiu Unio competncia para elaborar planos nacionais de educao e sade (art. 8, inciso XIV). O Decreto-Lei n 200, de 25/02/67, definiu a sistemtica de planejamento geral. O Decreto n 60.610 de 24/04/67A atribuiu Secretaria Geral do MEC a incumbncia de elaborar o Plano Nacional de Educao e Cultura a ser submetido ao Congresso Nacional. Para elaborar o plano a Secretaria Geral do MEC desencadeou uma consulta nacional, realizando diversos encontros tcnicos de planejamento durante o ano de 1967. Com base nos subsdios desses encontros a Secretaria Geral do MEC elaborou projeto de Plano Nacional de Educao, encaminhado ao Ministro em setembro de 1967, para ser enviado ao Conselho Federal de Educao, que ainda detinha a atribuio de aprovar o Plano, para deliberao final do Congresso Nacional, a quem a Constituio atribua a competncia de aprovar planos e programas nacionais, regionais e oramentos plurianuais (Art. 46, III). No entanto, ao mesmo tempo o Ministrio do Planejamento preparava as diretrizes gerais para a elaborao do Programa Estratgico de Desenvolvimento (PED) no trinio 1968-1970, que continham as diretrizes, linhas de ao e programas prioritrios para a educao, situada na rea estratgica IX da infra-estrutura social. Durmeval Trigueiro, no livro Planejamento Educacional no Brasil, publicado em 1972 pela Michigan State University17, fez uma anlise da influncia dos economistas, que no haviam participado das discusses e da elaborao da LDB, no planejamento nos anos 50 e 60, especialmente a partir do enfoque tecnocrtico da revoluo de 1964.

12

Teresinha Granato, em resenha desse livro, interpreta que Trigueiro:


Assinala as contradies que foram surgindo decorrentes do confronto entre as concepes dos educadores do Conselho Federal de Educao e as propostas dos tcnicos do Instituto de Pesquisa Econmica e Social (IPEA). Assume posio crtica em relao s duas tendncias. Denuncia o formalismo pedaggico dos educadores do Conselho Federal de Educao, que procuraram adaptar a complexidade do real a modelos exclusivamente tericos, tendo como decorrncia incoerncias entre os projetos formais e a realidade efetiva. E, em relao tecnocracia que prevaleceu no IPEA e que continua presente ainda no sistema educacional brasileiro, evidencia o primado da razo pura sobre a razo fenomenolgica e sobre a razo dialtica, na elaborao de uma lgica de meios que se converte numa lgica de ocultao de valores, ao considerar irrelevantes as questes ticas, polticas e ideolgicas18.

Os anos 70 deram incio a um processo mais consistente de planejamento expresso nos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PNDs). Foram trs PNDs no perodo do regime militar e um no Governo Sarney, denominado de Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova repblica (I PND/NR). Os trs primeiros PNDs, do regime militar, foram orientados pelo binmio segurana e desenvolvimento e, orientados por essas premissas, definiam as diretrizes e metas nacionais gerais e para cada rea, que eram detalhadas nos respectivos Planos Setoriais. Na rea de Educao foram elaborados trs Planos Setoriais de Educao e Cultura (PSECs) para os mesmos perodos dos PNDs I, II e III. A Teoria do Capital Humano, em voga na poca, que concebia a educao como fator de produo e de consumo, orientava as aes educacionais oficiais. Sob esse enfoque, em 1968 foi feita a Reforma Universitria (Lei n 5.540) e, em 1972, a reforma do ensino de 1 e 2 graus (Lei n 5792). O I PND - 1972-197419, correspondeu ao perodo do milagre brasileiro do Presidente Mdici e tinha como objetivos principais: elevar o Brasil, no espao de uma gerao, categoria de nao desenvolvida; duplicar, at o final da dcada, a renda per cpita; e fazer a economia crescer entre 8 e 10% at o final do Plano. O I Plano Setorial de Educao e Cultura para esse perodo (I PSEC 19721974 ), coerente com o carter do PND, tinha um carter economicista, constitudo por dez programas e vinte e um projetos conforme sintetizado a seguir. I Programa do ensino primrio e mdio Projeto no1 Operao escola. Projeto no2 Construo, transformao e equipamento de ginsios polivalentes. II Programa de aperfeioamento do magistrio Projeto no3 Aperfeioamento, treinamento e habilitao de professores para o ensino primrio e normal.
20

13

Projeto no4 Treinamento e aperfeioamento de professores para ensino mdio.

III Programa de educao de adulto Projeto no5 Dinamizao e assistncia tcnica financeira aos programas de alfabetizao de adultos. IV Programa global de assistncia ao educando Projeto no6 Assistncia ao educando. Projeto no7 Sistema de financiamento da educao e cultura REFINEC. V Programa de implementao da reforma universitria Projeto no8 Equipamento dos estabelecimentos do ensino superior Projeto no9 Construo dos campus universitrios Projeto no10 Operao produtividade Projeto no11 Implantao de cursos de ps-graduao e centros de psgraduao VI Programa de melhoria das condies de remunerao do magistrio Projeto no12 Plano de Carreira e melhoria de remunerao do magistrio primrio no sistema pblico e privado Projeto n 13 Estruturao das carreiras do magistrio fundamental e mdio e da reviso salarial Projeto no14 Reformulao do regime de trabalho e de remunerao do magistrio superior. VII Programa de formao e treinamento intensivo da mo de obra. Projeto no15 Programa intensivo de formao de mo de obra. VIII Programa de integrao do educando no mercado de trabalho Projeto no16 Integrao escola/empresa/governo Projeto no17 Dinamizao das escolas fazenda IX Programa de integrao das universidades nas comunidades Projeto no18 Integrao das Universidades nas comunidades Projeto no19 Incentivo a implantao e desenvolvimento das carreiras de curta durao X Programa de pesquisa de desenvolvimento para o setor educacional Projeto no20 Sistema Avanado de tecnologias educacionais SATE Projeto no21 Aperfeioamento do sistema de informao sobre educao.
o

14

O II PND - 1975-197921 foi elaborado sob o impacto das crises do petrleo e monetria internacional, com tenses econmicas em mbito mundial e, por isso, foi voltado para o homem brasileiro nas suas diferentes dimenses e aspiraes. Na prtica o plano tinha como objetivo principal o aumento da mo de obra, das exportaes e do mercado interno. O II Plano Setorial de Educao e Cultura (II PSEC 1975-197922), na primeira parte apresentava uma viso sinttica do panorama cultural, em que avalia os avanos do primeiro PSEC. Na segunda parte, definia os objetivos gerais e especficos para cada etapa e nvel de educao e as estratgias globais e especificas para alcan-los. Na parte III apresentava a programao detalhada das aes estratgicas, assim distribudas. I Sistema Educacional a) inovao e renovao do ensino b) recursos humanos c) expanso e melhoria da rede fsica d) planejamento e administrao e) aes de apoio II Educao Fsica e desportos a) recursos humanos b) expancao e melhoria da rede fsica III Cultura a) preservao b) difuso IV modernizao do MEC a) inovao e renovao do sitema educacional b) recursos humanos c) planejamento e administrao Essas aes eram programadas por meio de projetos especficos para cada etapa e nvel de ensino e cada ao estratgica. O III PND - 1980-198523 j se deu sob o impacto das diretas j, da abertura poltica, e tinha como objetivo sntese a construo de uma sociedade desenvolvida, equilibrada e estvel, em benefcio de todos os brasileiros, no menor prazo possvel. Esse objetivo seria alcanado pelo(a): crescimento da renda e emprego, reduo da

15

pobreza e das disparidades regionais, controle da inflao e do endividamento externo, desenvolvimento do setor enrgico e aperfeioamento das instituies polticas. O III Plano Setorial de Educao e Cultura (III PSEC 1980-198524), foi elaborado a partir da realizao em Braslia, em julho de 1979, de um seminrio sobre poltica e planejamento da educao e cultura, com a participao dos secretrios de educao e cultura das unidades federadas. A ele seguiram-se os encontros nacionais de planejamento realizados em Manaus, Natal, Goinia, Vitoria, e Florianpolis nos meses de agosto a setembro do ano de 1979, quando foram identificados os desafios a superar assim sintetizados:
reduo das desigualdades sociais; crescimento demogrfico; universalizao da educao bsica; eficincia do sistema escolar; desenvolvimento cultural; flexibilidade regional e programtica25.

O III PSEC tinha como propsito fundamental superar esses desafios. Na primeira parte apresentava a concepo fundamental e as linhas prioritrias nacionais da poltica setorial de educao, cultura e desportos e as estratgias comuns e especificas de cada regio para alcan-las. Na segunda parte, definia as prioridades e estratgias regionais e aes complementares, por etapa e nvel de educao e para a cultura e o desporto. Na terceira situava como diretriz fundamental de ao a integrao das atividades do Ministrio da Educao e Cultura com atividades correlatas de outros Ministrios, em sentido interministerial, intersetorial e interdisciplinar. O primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova Repblica (I PND/NR 1986-198926) enfatizou a retomada do desenvolvimento com base no trip: crescimento econmico, reformas (administrativa, oramentria e financeira pela descentralizao e combate inflao -, tributria, agrria e do sistema financeiro de habitao) e combate pobreza, desigualdade e ao desemprego. O IPND/NR no previa planos setoriais, uma vez que as polticas setoriais eram contempladas nele. No captulo da Educao, aps a anlise da situao, sintetizava:
Universalizar o ensino de 1 grau; melhorar e ampliar o 2 grau; redimensionar as modalidades supletiva e especial de ensino; estabelecer padres mais elevados de desempenho acadmico; integrar a educao fsica e o desporto no processo educacional; utilizar recursos tecnolgicos para fins educativos e, finalmente; redefinir as competncias institucionais no exerccio dos encargos pblicos constituem objetivos bscios das aes que integram as linhas programticas da educao (I PND/NR, p. 65).

16

Para alcanar esses objetivos o I PND/NR definiu para a educao oito programas e detalhou suas aes: Programa educao para todos (universalizao do ingresso e permanncia na escola das crianas de 7 a 14 anos) Programa Melhoria do ensino de 2 grau Programa Ensino Supletivo Programa Educao Especial Programa Nova Universidade Programa Desporto e Cidadania Programas Novas Tecnologias Educacionais Programa Descentralizao e Participao. No final dos anos 80, poca econmica e politicamente movedia e cambiante, o planejamento tradicional, de base prescritiva do futuro desejado e normativa da ao a empreender, passou a ser fortemente questionado, por no levar em conta as surpresas da realidade, nem o papel fundamental dos atores sociais em jogo, com seus interesses, aspiraes, foras, fraquezas e idiossincrasias. Em seu lugar comeou a prevalecer a concepo do planejamento estratgico, que trabalha com polticas e diretrizes indicando o rumo do futuro, fundamentado na misso da organizao e nos limites e possibilidades da situao presente. Analisando as foras, fraquezas, valores, surpresas e incertezas da realidade presente, os atores sociais, sujeitos ativos do jogo da realidade social desejada, constroem cenrios futuros. Assim o planejamento estratgico coloca os atores sociais e suas relaes com o ambiente, como sujeitos da construo da histria humana, gerando participao, corresponsabilidade e compromisso. 1.5. A Constituio de 1988, o Plano Decenal de Educao para Todos e a LDB de 1996 A Constituio cidad de 1988 marca um novo conceito de participao na formulao das polticas pblicas. At ento, os momentos de participao eram de pessoas, como no Manifesto dos Pioneiros, ou de agentes governamentais, como nos encontros e congressos realizados para elaborao dos planos anteriores,

caracterizando, neste caso, aes de governo. O novo conceito de participao a partir da Constituinte de 1988 passou a representar a pluralidade das vozes articuladas por meio das entidades da sociedade civil organizada. o sujeito no coletivo, como ator

17

social da cidadania ativa. Nesta nova configurao da participao ganha nfase a questo da formulao das polticas pblicas como polticas de Estado4. A nova Constituio de 1988 tem seu captulo de educao fortemente influenciado pela participao do Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica FNDEP constitudo em 1986, e que agregava inicialmente (com a denominao de Frum da Educao na Constituinte em Defesa do Ensino Pblico e Gratuito) 15 entidades (CUT, CGT, OAB, ANPED, SBPC, SEAE, CEDES, ANDES, ANDE, CPB, FENOE, FASUBRA, ANPAE, UNE e UBES), todas engajadas no processo de redemocratizao do Pas. O FNDEP foi lanado oficialmente em Braslia em 09/04/1987 com o "Manifesto em Defesa da Escola Pblica e Gratuita"27. A Constituio de 1988 manteve o princpio de organizao da educao em sistemas de ensino, acrescentando o ente federado municpio, todos com liberdade de organizao, em regime de colaborao, obedecidas as diretrizes nacionais, de competncia da Unio. Ao longo de seus 22 anos, a Constituio sofreu diversas Emendas. Atualmente assim dispe em relao aos sistemas de ensino, aos recursos da educao e ao Plano Nacional de Educao:
Art. 212. A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. 5 A educao bsica pblica ter como fonte adicional de financiamento a contribuio social do salrio-educao, recolhida pelas empresas na forma da lei. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 53, de 2006) Art. 214. A lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educao em regime de colaborao e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009) I - erradicao do analfabetismo; II - universalizao do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formao para o trabalho; V - promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas. VI - estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto. (Includo pela Emenda Constitucional n 59, de 2009)

A primeira iniciativa para a elaborao da nova LDB foi encampada no Congresso pelo Deputado Octvio Elsio, em dezembro 1988, a partir de subsdios oferecidos pela Associao Nacional de Educao ANDE. A Comisso de Educao e Cultura da Cmara, para discutir a proposta da nova LDB, constituiu um Grupo de Trabalho, tendo os deputados Florestan Fernandes como Presidente e Jorge Hage como relator.
4

. Embora toda a ao dos agentes pblicos legitimamente constitudos deva ter a natureza de ao de Estado, considera-se aqui que um Plano de Educao se caracteriza como Plano de Estado quando dotado de trs dimenses: a legal (legitimado por lei), a temporal (definido para uma dcada - perodo superior ao de um governo) e a participativa (elaborado com a participao da sociedade civil).

18

O Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica, que havia atuado intensamente na Constituinte, voltou a articular-se, agora em torno da elaborao da nova LDB, organizando Fruns Estaduais em 17 unidades da federao. Com discusses em inmeros seminrios e congressos chegou-se ao projeto de lei do Deputado Jorge Hage, conhecido como projeto da sociedade civil. Esse projeto previa a organizao de um Sistema Nacional de Educao (Art. 8), tendo como rgo normativo e de coordenao o Conselho Nacional de Educao e como rgo executivo o Ministrio responsvel pela rea (art. 10) e como instncia de consulta e de articulao com a sociedade, com o Frum Nacional de Educao (Pargrafo nico). Ao Conselho era atribuda a competncia para definir as diretrizes e prioridades para o Plano Nacional de Educao e sua expresso anual na Lei de Diretrizes Oramentrias, acompanhando e avaliando a sua implantao (Art. 23) e ao Frum, coordenado pelo Conselho Nacional de Educao, realizar reunies qinqenais, precedendo a elaborao dos Planos Nacionais de Educao, de modo a manifestar-se a respeito de suas diretrizes e prioridades (art.25) 28. Quanto ao Plano o projeto de lei estabelecia:
Art. 114. O Plano Nacional de Educao, de durao qinqenal, ser aprovado por lei do Congresso Nacional, e ter a sua elaborao coordenada pelo Conselho Nacional de Educao, em colaborao com o Ministrio responsvel pela rea, com prvia consulta ao Frum Nacional de Educao. Pargrafo nico. O Plano Nacional de Educao visar a articulao das aes das vrias esferas de governo e compatibilizar objetivos, diretrizes e metas prioritrias, com os recursos financeiros disponveis e mobilizveis, integrando-se com o plano plurianual do governo federal, a Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei Oramentria de cada ano29.

Aps demoradas discusses, novas propostas e novos relatores, este projeto sucumbiu, prevalecendo outro de origem do Executivo, encaminhado via Senado, tendo como relator Darcy Ribeiro, e que veio a ser aprovado constituindo a atual LDB (Lei n 9.394/96). A nova LDB disciplina as competncias dos sistemas de ensino, em regime de colaborao, com liberdade de organizao nos termos desta lei (2 do art. 8) e atribui Unio a competncia de elaborar o Plano Nacional de Educao, em colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios (inciso I do art. 9). A LDB no atribui competncias ao CNE, apenas estabelece que: Na estrutura educacional, haver um Conselho Nacional de Educao, com funes normativas e de superviso e atividade permanente, criado por lei (pargrafo 1, do art. 9). O CNE j havia sido institudo, em substituio ao Conselho Federal de Educao, pela lei n 9.131/95. Essa lei situa o CNE como rgo colaborador do Ministrio da Educao (Art. 6, 1) e, no tange ao PNE, lhe atribui a competncia de subsidiar a elaborao e acompanhar a execuo do Plano Nacional de Educao (Art. 7. 1, letra a).

19

Nas Disposies Transitrias, a LDB instituiu a Dcada da Educao, a iniciarse um ano a partir da publicao desta Lei (art. 87). E, no pargrafo primeiro desse artigo estabelece que A Unio, no prazo de um ano a partir da publicao desta Lei, encaminhar ao Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educao, com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declarao Mundial sobre Educao para Todos. O primeiro passo efetivo para a definio de uma nova poltica de educao sob a gide da nova Constituio veio, antes da LDB, com a elaborao, pelo MEC, em 1993, do Plano Decenal de Educao para Todos 1993-2003. O Plano Decenal resultou do compromisso assumido pelo Brasil com o cumprimento das resolues aprovadas na Conferncia Mundial de Educao Para Todos, realizada em Jomtien, na Tailndia, em 1990, pela Unesco, Unicef, PNUD e Banco Mundial. O Plano Decenal de Educao para Todos voltava-se para a ampliao da oferta e melhoria da qualidade da educao fundamental, de forma a satisfazer as necessidades bsicas de aprendizagem e tinha como objetivo mais amplo assegurar, at o ano 2003, a crianas, jovens e adultos, contedos mnimos de aprendizagem que atendam a necessidades elementares da vida contempornea. Esse objetivo amplo era desdobrado em sete objetivos gerais de desenvolvimento da educao:
1. satisfazer as necessidades bsicas de aprendizagem das crianas, jovens e adultos, provendo-lhes as competncias fundamentais requeridas para a participao na vida econmica, social, poltica e cultural do pas, especialmente as necessidades do mundo do trabalho; 2. universalizar, com eqidade, as oportunidades de alcanar e manter nveis apropriados de aprendizagem e desenvolvimento; 3. ampliar os meios e o alcance da educao bsica; 4. favorecer um ambiente adequado aprendizagem; 5. fortalecer os espaos institucionais de acordos, parcerias e compromisso; 6. incrementar os recursos financeiros para manuteno e para investimentos na qualidade da educao bsica, conferindo maior eficincia e eqidade em sua distribuio e aplicao; 7. estabelecer canais mais amplos e qualificados de cooperao e intercmbio educacional e cultural de carter bilateral, multilateral e internacional30.

O Plano definia as estratgias para a universalizao do ensino fundamental e erradicao do analfabetismo e as medidas e instrumentos de implementao. O Plano foi aprovado pela UNICEF e pelo Banco Mundial no encontro de Nova Delhi, em 1993, que reuniu os nove pases mais populosos do Terceiro Mundo. A publicao do INEP Educao para todos: avaliao de uma dcada31, produzida a partir I Seminrio Nacional sobre Educao Para Todos, realizado em Braslia em 10 e 11 de junho de 1999, apresenta o histrico da Conferncia Mundial de

20

educao para todos, analisa o desenvolvimento da educao no Brasil na dcada de 90 e faz um balano da implementao dos compromissos de Jomtihen. No referido Seminrio, Gadotti avaliou que a criao do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio (Fundef) foi a estratgia que permitiu atender, em parte, a dois eixos do Plano - fortalecer o regime de colaborao e melhorar o salrio dos professores e tornou a universalizao do ensino obrigatrio, de fato, prioridade absoluta da poltica educacional. No perodo, o acesso ao ensino fundamental foi praticamente universalizado. Outro eixo assentou-se nos parmetros curriculares nacionais, e tambm foi colocado em prtica.

1.6.

O Plano Nacional de Educao 2001-2011

O Plano Decenal de Educao para Todos contemplava, somente, a educao bsica. Logo aps a aprovao da nova LDB os educadores voltaram a se mobilizar, agora em torno da elaborao do Plano Nacional de Educao, como plano global, de toda a educao, e de Estado, para uma dcada, conforme definido no art. 87 da LDB. Sancionada em 20 de dezembro de 1996, a LDB estabelecia que o MEC devesse encaminhar ao Congresso Nacional, no prazo de um ano, ou seja, at 20 de dezembro de 1997, proposta do Plano Nacional de Educao. Como as entidades da sociedade civil, reunidas no Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica, j vinham preparando o PNE, mesmo antes de edio da LDB, e o prazo legal estava a se esgotar, o governo se sentiu pressionado e elaborou s pressas sua proposta de plano durante o segundo semestre de 1997. Assim, duas propostas de Plano Nacional de Educao chegaram ao Congresso Nacional em fevereiro de 1998: a primeira, da Sociedade Brasileira (PL n 4.155/98), elaborado pelo Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica e apresentado ao Plenrio da Cmara pelo Deputado Ivan Valente em 10/02/98, e a outra, do Executivo ao Congresso Nacional (Mensagem 180/98, de 11/02/98) de iniciativa do MEC. A Proposta da Sociedade Brasileira foi elaborada pelo Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica nos I e II Congressos Nacionais de Educao (CONEDs) realizados em Belo Horizonte, o primeiro em julho-agosto de 1966 e o segundo em novembro de 1997. No primeiro CONED foram sistematizadas as diretrizes educacionais para a elaborao do novo PNE. Com base nessas diretrizes foram desenvolvidas, pelas entidades participantes do Frum, inmeras atividades em todo o territrio nacional (discusses nas diferentes instncias organizativas e nos diversos seminrios temticos

21

nacionais e locais), preparatrias do II CONED, quando, por meio de intenso trabalho em discusses das mesas-redondas, conferncias, apresentao de trabalhos e comunicaes e, principalmente, nas plenrias temticas e na plenria final, foi consolidada a proposta do novo plano, definida como o nosso belo horizonte. Na introduo do documento o plano era assim definido:
Este Plano Nacional de Educao um documento-referncia que contempla dimenses e problemas sociais, culturais, polticos e educacionais brasileiros, embasado nas lutas e proposies daqueles que defendem uma sociedade mais justa e igualitria e, por decorrncia, uma educao pblica, gratuita, democrtica, laica e de qualidade, para todos, em todos os nveis. Assim, princpios, diretrizes, prioridades, metas e estratgias de ao contidas neste Plano consideram tanto as questes estruturais como as conjunturais, definindo objetivos de longo, mdio e curto prazos a serem assumidos pelo conjunto da sociedade enquanto

referenciais claros de atuao32. A assim era sintetizado o contedo do plano:


Este Plano Nacional de Educao tem como ponto de partida um DIAGNSTICO de possibilidades e limitaes, construdo com base na realidade nacional e atravs de comparaes com o que ocorre ou ocorreu em diferentes pases. Como conseqncia desse diagnstico, so apresentadas propostas para a ORGANIZAO DA EDUCAO NACIONAL, particularmente para a configurao do Sistema Nacional de Educao, para a Gesto Democrtica da Educao brasileira e para o Financiamento da Educao. So analisados aspectos significativos dos NVEIS E MODALIDADES DA EDUCAO, sendo apresentadas diretrizes e metas para a Educao Bsica, a includas a Educao Infantil, o Ensino Fundamental, a Educao de Jovens e Adultos, com vistas, sobretudo, Erradicao do Analfabetismo, e o Ensino Mdio e Educao Profissional, e para a Educao Superior. Finalmente, so analisados os problemas relativos FORMAO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAO, tanto para o magistrio como para as reas tcnica e administrativa, nos diversos nveis e modalidades de ensino, apresentando-se um conjunto de diretrizes e metas especficas. Tendo como horizonte a democracia e a incluso social, as propostas aqui apresentadas buscam, em sntese, fazer cumprir a Constituio Federal e, assim, dar curso s transformaes necessrias para melhorar a qualidade de vida da maioria da populao, a conquista da justia e da igualdade social33.

O PNE - Proposta da Sociedade Brasileira - foi elaborado com viso sistmica,


partindo da organizao da educao nacional como um todo e detalhando, depois, as metas (118 no total) prprias dos nveis e modalidades de educao e dos profissionais da educao. O Sumrio retrata essa viso:
1. Introduo 2. Diagnstico 3. Organizao da educao nacional 3.1. O Sistema Nacional de Educao 3.2. Gesto democrtica da educao 3.3. Financiamento da educao 3.3.1. Propostas de Financiamento da Educao 3.3.2. Financiamento da Educao Bsica 3.3.3. Financiamento da Educao Superior 3.3.4. Formao de Profissionais da Educao 3.3.5. Estimativa de Custo de Implementao deste PNE 4. Nveis e modalidades de Educao 4.1. Educao Bsica 4.1.1. Educao Infantil 4.1.2. Ensino Fundamental 4.1.3. Educao de Jovens e Adultos

22

4.1.4. Ensino Mdio e Educao Profissional 4.2. Educao Superior 5. Formao de profissionais da educao34.

Para a elaborao da Proposta do Executivo ao Congresso Nacional o MEC, considerando que apesar da responsabilidade por sua apresentao caber,

basicamente, ao Governo Federal, a colaborao dos estados e municpios considerada fundamental35, convidou como interlocutores: o Conselho Nacional de Educao (CNE); o Conselho Nacional de Secretrios de Educao (Consed); e a Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (Undime). A justificativa para a participao restrita foi de que o processo de consulta no poderia ser estendido para alm do prazo estabelecido pela LDB para encaminhamento do PNE ao Congresso, o que imps a opo pela estratgia de privilegiar os interlocutores da rea educacional (...) entendendo que caberia ao Congresso nacional, na etapa que agora se inicia, o papel de ampliar o debate, de forma a abranger o conjunto da sociedade brasileira 36. Para organizar o debate e facilitar a participao o MEC organizou um documento preliminar com a indicao de problemas e diretrizes principais e sugestes de metas, bem como preparou um conjunto de informaes estatsticas, utilizando documentos recentes que resultaram de ampla discusso nacional, sendo o mais importante deles o Plano Decenal de Educao para Todos37. O trabalho de elaborao do PNE foi coordenado pelas Secretarias do MEC e pelo INEP, contemplando reunies gerais, podendo os estados e municpios realizar reunies auxiliares. O amplo debate anunciado pelo MEC ficou restrito s reunies com os interlocutores acima referidos, que representavam rgos de governo da Unio, dos estados e dos municpios. Na apresentao e na indicao da estratgia de elaborao do PNE, conforme citaes destacadas acima, ficou evidente a preocupao do MEC em justificar a pouca participao da sociedade na elaborao do plano, em face da ampla mobilizao promovida pelo Frum Nacional em Defesa da Escola Pblica na elaborao de sua proposta. A Proposta do Executivo procurou caracterizar-se como de carter tcnico, de definio de objetivos e metas segmentados por temas, sem a viso de totalidade da educao, nem de projeto de sociedade, embora nela estivesse subjacente a dimenso poltica do governo que a formulava, at porque, nesse campo, a neutralidade se constitui numa impossibilidade lgica. Na introduo apresentava, de forma sinttica, a fundamentao legal e a prioridade de garantir a oferta de Ensino Fundamental obrigatrio de oito sries,

23

assegurando o ingresso e a permanncia de todas as crianas de 7 a 14 anos na escola38, e tratava das responsabilidades pela execuo do PNE. A seguir apresentava observaes gerais e definia as metas (248 no total) para: 1. Educao infantil 2. Ensino fundamental 3. Ensino mdio 4. Educao de jovens e adultos 5. Educao tecnolgica e formao profissional 6. Educao superior 7. Educao especial 8. Educao indgena 9. Formao de professores e valorizao do magistrio 10. Educao a distncia e tecnologias educacionais 11. Financiamento e gesto No Congresso a Proposta do Executivo ao Congresso Nacional foi protocolada como PL n 4.173/98, ao qual foi apensado, em 13 de maro, o PL n 4.155/98, da Proposta da Sociedade Brasileira, dando inicio tramitao do PNE na Cmara. Na poca foram muitas as anlises e publicaes comparando os dois textos. O Conselho Nacional de Educao, a ttulo de contribuio ao debate, no documento encaminhado Cmara, intitulado Subsdios oferecidos Comisso de Educao da Cmara dos Deputados, relativos ao Plano Nacional de Educao, com base no trabalho Texto e Contexto: duas formulaes de Plano Nacional de Educao, do Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Carlos Roberto Jamil Cury, faz uma anlise das duas propostas e conclui que elas apresentam uma tenso entre dois blocos de poder: um, o do governo e outro, da sociedade civil organizada, que anuncia a necessidade de uma mudana, dentro da ordem democrtica e contra a ordem scioeconmica. Roberto Romano (Professor da Unicamp) e Ivan Valente (Deputado) analisaram que:
As duas propostas de PNE materializam mais do que a existncia de dois projetos de escola ou duas perspectivas opostas de poltica educacional. Elas traduzem dois projetos conflitantes de pas. De um lado tnhamos o projeto democrtico e popular, expresso na proposta de sociedade. De outro, enfrentvamos um plano que expressava a poltica do capital financeiro internacional e a ideologia das classes dominantes, devido refletida nas diretrizes e metas do governo. O PNE da Sociedade Brasileira reivindicava o fortalecimento da escola pblica estatal e a plena democratizao da gesto educacional, como eixo do esforo para universalizar a educao bsica. Isso implicaria propor objetivos, metas e meios audaciosos, incluindo a ampliao do gasto pblico total para a manuteno e o desenvolvimento do ensino pblico. O custo seria mudar o dispndio, equivalente a menos de 4% do PIB nos anos de 1990, para 10% do PIB, ao fim dos 10

24

anos do PNE. A proposta da sociedade retomava, visando a organizar a gesto educacional, o embate histrico pelo efetivo Sistema Nacional de Educao, contraposto e antagnico ao expediente governista do Sistema Nacional de Avaliao. O PNE do governo insistia na permanncia da atual poltica educacional e nos seus dois pilares fundamentais: mxima centralizao, particularmente na esfera federal, da formulao e da gesto poltica educacional, com o progressivo abandono, pelo Estado, das tarefas de manter e desenvolver o ensino, transferindo-as, sempre que possvel, para a sociedade39.

Paulo Sena, consultor legislativo da Cmara na rea de educao e que acompanhou toda a tramitao do PNE, faz uma anlise mais tcnica:
Ambos os processos tiveram suas virtudes e limitaes. O processo do CONED foi mais participativo, mas deve esteve ausente um agente importante: o governo. Em muitos momentos a proposta construiu-se por oposio poltico do governo, o que se traduziu pela fixao, como meta, da revogao de leis, decretos, portarias. (...) O processo do MEC foi mais limitado. Procurou, contudo, agregar algumas instncias estratgicas para o MEC, como o Conselho de Secretrios de Estado de Educao CONSED e a Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino UNDIME embora tenha inibido a participao de entidades mais reivindicativas. Assim, importantes atores estiveram ausentes deste processo. (...) De qualquer maneira, o Plano Nacional de Educao, antes mesmo de a discusso iniciar-se na Cmara, j comeara a ser debatido em dois processo paralelos cada qual com suas virtudes e defeitos, suas possibilidades de avanos e limitaes40.

O terceiro processo fez confluir os dois projetos anteriores, por meio de um substitutivo elaborado pelo relator, Deputado Nelson Marchezan. O substitutivo tomou como base a Proposta do Executivo, qual incorporou algumas metas da Proposta da Sociedade. Para elaborar o substitutivo, o relator criou um grupo tcnico com 06 pessoas para tratar dos temas dos captulos. Foi criado, tambm outro grupo, de carter mais poltico, constitudo pelo Consed, Undime, Unesco, Cmara e Senado para o debate pblico do Plano. Foram realizadas cerca de 20 audincias pblicas, ouvidos 61 expositores acerca dos diversos temas educacionais. A Comisso de Educao e Cultura da Cmara alterou sua rotina, reservando o horrio nobre das quartas-feiras para as audincias e dando prioridade discusso do PNE. A comisso recebeu 45 emendas ao PL n 4.173/98 (Proposta do Executivo) e 158 do substitutivo do relator, que agrupava as duas propostas, que foram catalogadas e agrupadas por itens para estudo comparativo das mesmas. Todas as contribuies foram registradas e esto publicadas nos anais da Cmara e em cadernos na Comisso de Educao da Cmara. Na introduo de publicao sobre o PNE, o relator Nelson Marchezan informa que :
Trabalhamos sobre dois planos apresentados Cmara dos Deputados, sobre emendas de parlamentares, sugestes verbais e escritas de mais de uma centena de especialistas que vieram apresentar, nas audincias pblicas, anlises da situao educacional do Pas, comentrios sobre as propostas de plano e suas experincias na realizao de projetos eficientes e transformadores41.

25

A tramitao do texto substitutivo do relator tomou todo o ano de 1999. Aps a consolidao das diversas emendas, tramitou nas comisses e posteriormente foi levado ao plenrio da Cmara e depois ao plenrio do Senado. Finalmente foi aprovado em uma sesso especial pela Lei n 172/2001. A estrutura do PNE aprovado manteve a mesma estrutura da Proposta do Executivo, com os mesmos onze temas, com trs sub-itens para cada tema: Diagnstico, Diretrizes, Objetivos e Metas. As metas totalizaram 295, resultantes da fuso e ou incorporao das metas das propostas do executivo (248) e da sociedade (118) e de emendas. O quadro abaixo mostra, com interpretao bastante elstica, o nmero de metas aproveitadas, seja no seu contedo original, embora com redao modificada, seja de modo parcial por meio de fuso entre metas das duas propostas.

Quadro 1 - Metas do PNE Originarias das propostas do Executivo e da Sociedade Proposta do Executivo Proposta da Sociedade Total Aprov. Fundidas No aprov. Total Aprov. Fundidas No aprov. E. Infantil 36 15 18 3 12 5 3 4 E. Fundamental 27 19 6 2 7 3 3 1 E. Mdio 20 17 2 1 10 1 5 4 E. Superior 25 19 5 1 14 1 9 4 EJA 20 16 3 1 15 6 4 5 E. Distancia 22 18 3 1 E. Profissional 16 13 1 2 9 0 2 7 E. Especial 26 25 1 E. Indgena 19 18 1 F. Professores 15 11 2 2 31 13 11 7 Financiamento 10 5 4 1 6 2 3 1 Gesto 12 11 1 14 1 4 9 TOTAIS 248 187 47 14 118 32 44 42 A proposta do Executivo foi preponderante: de forma aproximada teve 3/4 das metas aproveitadas integralmente, 1/5 aproveitadas parcialmente por meio de fuso com outras propostas, ficando as no aproveitadas em torno de 1/20. A Proposta da Sociedade teve, aproximadamente 1/4 de suas metas aproveitadas, ficando o restante dividido entre aproveitadas parcialmente por meio de fuso com outras propostas e no aproveitadas. Em sntese o PNE definiu: Como prioridades e objetivos:

26

a elevao global do nvel de escolaridade da populao; a melhoria da qualidade de ensino em todos os nveis; a reduo das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e permanncia, com sucesso, na educao pblica; e a democratizao da gesto do ensino pblico, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princpios da participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola e a participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares e equivalentes42.

Como estratgias para alcanar as metas: durao de 10 anos; elaborao, pelos estados, Distrito Federal e municpios, de planos decenais correspondentes; realizao de avaliao intermediria do cumprimento das metas no 4 ano de vigncia do Plano; definio, pela Unio, de mecanismos de acompanhamento das metas, por meio do sistema nacional de avaliao; elaborao, pela Unio, estados, Distrito Federal e municpios, de planos plurianuais para o cumprimento das metas de seus planos decenais. Ivan Valente e Roberto Romano assim avaliaram o processo de tramitao do

PNE no Congresso:
O parlamento viu-se diante de um grave conflito ao elaborar o PNE, num quadro em que o governo contava com ampla maioria na Cmara dos Deputados e no Senado. Era previsvel que tal poder fosse mobilizado para controlar a tramitao da matria. (...) Esse controle se operou abreviando a participao social no debate do Congresso, inclusive fazendo preponderar nas audincias pblicas os convites para autoridades e tcnicos vinculados s posies oficiais. O substitutivo (que se tornou o texto base da lei) tem contedo peculiar: ele um escrito taratolgico (espcie de Frankenstein) que simula o dilogo com as teses geradas pela mobilizao social (sobretudo no diagnstico da situao educacional), mas adota a poltica do Governo FHC nas diretrizes, nos objetivos e nas metas. Estes ltimos pontos so os que, de fato, possuem relevncia estratgica num Plano43

O PNE finalmente aprovado foi sancionado com nove metas vetadas por recomendao da rea econmica do governo. Todas incidiam em questes de financiamento. As metas vetadas procediam da Proposta da Sociedade ou de Emendas Parlamentares. Apenas uma era comum das propostas da sociedade e do executivo. As metas vetadas foram: Na educao Infantil - meta 22: ampliao do Programa de Renda Mnima para atender, nos trs primeiros anos, a 50% e at o 6 ano do Plano a 100% das crianas de zero a seis anos, includas nos critrios do Programa (originria da Proposta da Sociedade) Educao Superior:

27

o Meta 24: criao do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Superior, com 75% dos recursos alocados pela Unio (meta de emenda) o Meta 26: ampliao do Crdito Educativo para atender um mnimo e 30% das matrculas da rede particular (meta de emenda) o Ampliar o financiamento pblico pesquisa cientfica e tecnolgica (meta de emenda) Formao de profissionais e valorizao do magistrio (educao bsica) - meta 4: implantao de planos de carreira para os profissionais da rea tcnica e administrativa (originrio da Proposta da Sociedade) Financiamento e Gesto o Meta 1: elevao dos gastos em relao ao PIB para 7% at o final da dcada (originria da Proposta da Sociedade a Proposta do Executivo estabelecia 6,5%) o Meta 7: estabelecer valores por aluno, em todos os nveis, compatveis com os padres de qualidade, por meio da garantia das vinculaes constitucionais (originria da Proposta da Sociedade) o Meta 13: pagamento de aposentados e pensionistas do ensino pblico federal com recursos do tesouro, no contabilizados como despesas de manuteno e desenvolvimento do ensino (originria da Proposta da Sociedade).

Em seu artigo, Valente e Romano avaliam que: .... as metas vetadas atenuavam os traos de simples carta de intenes que marcavam o texto da lei aprovada e que os vetos impostos ao que foi aprovado no parlamento ilustram o carter incuo que a atual administrao federal atribui ao PNE e, ainda que o presidente vetou tudo que pudesse ter a imagem de um plano, uma vez que um plano deve sempre ser dotado de verbas para viabilizar as diretrizes e metas propostas44. 1.7. Consideraes sobre o perodo analisado

Os planos no perodo analisado dos Pioneiros at o PNE/2001 se caracterizaram, com exceo do Plano Decenal de Educao para Todos e do PNE/2001, como planos de governo. Duas caractersticas avalizam essa assertiva: normalmente eram feitos para perodos curtos, correspondentes ao perodo do respectivo governo e; eram elaborados pelos agentes do governo, sem participao da sociedade. Os dois ltimos citados acima foram classificados como Planos de Estado, porque estabeleciam um perodo para alm do governo que os promoveu. No entanto, sua elaborao foi fortemente marcada pelos atores situados nos governos federal,

28

estaduais e municipais e especialistas convidados, com pouco espao para a participao da sociedade. De modo geral, os planos analisados no perodo tiveram realizaes parciais ou sequer foram considerados, sendo poucos os registros disponveis. Isso indica que os planos na rea de educao pouco pautaram a ao dos governos que os elaboraram. Duas hiptreses podem explicar o abandono parcial ou total dos planos elaborados e ou aprovados: uma cultural e outra poltica. A primeira se situa na raiz histrico-cultural do modo de governar no Brasil, de carter personalista, vale dizer patrimonialista ou no republicana. Nessa cultura os governantes assumiam seus postos como se o cargo se constitusse em propriedade sua e nessa condio faziam prevalecer a sua vontade, a sua viso de mundo, ditada por suas idiossincrasias. Assim, eles se sentiam autorizados a definir as suas prioridades, sem ouvir a sociedade. Na dimenso poltica, alm das turbulncias institucionais

(duas ditaduras Estado Novo de Vargas e Regime Militar ocupando quase trs dcadas) pesou fortemente a alta rotatividade dos ministros da educao. No perodo de 70 anos da criao do Ministrio dos Negcios da Educao e Sade Pblica pelo Presidente Vargas em novembro de 1930, at a aprovao do PNE/2001 em janeiro de 2001 - foram 19 presidentes da Repblica (incluindo dois presidentes da Cmara como interinos) e 42 ministros da educao (sem contar os interinos). Isso d uma mdia de 20 meses de permanncia no cargo para cada Ministro. Se considerarmos que o Ministro Capanema, do primeiro Governo Vargas, o mais longevo da histria da educao, permaneceu quase doze anos no cargo de janeiro de 1934 a outubro de 1945 - a mdia de permanncia dos demais cai para 17 meses. Numa cultura de governo patrimonialista, com as polticas educacionais ditadas pelas elites e de forma personalista pelos ministros, associada alta rotatividade explica o abandono ou a interrupo dos planos de educao analisados no perodo contemplado na primeira parte deste trabalho. No que se refere ao PNE 2001-2010, elaborado sob a gide do ainda em gestao esprito republicano da Constituio de 1988, as dificuldades de sua implementao residiram nas suas caractersticas e nos vetos apostos, conforme analisado anteriormente. Quanto s avaliaes feitas, so destacadas adiante.

29

2. O PLANO NACIONAL DE EDUCAO 2011-2020

A primeira dcada do sculo XXI constituiu-se numa efetiva dcada da educao, com intensa mobilizao e participao da sociedade para o enfrentamento das graves e histricas fragilidades das polticas educacionais, traduzidas em diversos ajustes Constituio e LDB e em aes governamentais. A sintonia entre as propostas da sociedade e do governo levou a educao a ganhar centralidade na pauta das polticas pblicas nacionais. A intensificao do dilogo entre Unio, estados, Distrito Federal e municpios permitiu avanar na viso sistmica da educao nacional como um todo e explicitar a necessidade e a importncia da organizao do sistema nacional de educao para a efetivao do Regime de Colaborao, realizando o sonho dos Pioneiros de construir a unidade nacional, respeitando a multiplicidade das especificidades locais. Considerando a trajetria do planejamento educacional at o ano 2000, analisada no captulo anterior, neste so feitas, inicialmente, consideraes sobre a difcil travessia entre o planejamento prescritivo-tradicional e o planejamento estratgico-participativo e sobre a organizao da educao nacional com base sistmica, expressa por um Sistema Nacional de Educao que efetive o Regime de colaborao entre os entes federados, para dar conta das polticas educacionais nacionais, do projeto nacional de educao. Em seguida so analisados os planos plurianuais do Governo Lula para a rea da educao e, de modo especial, o Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). Finalmente situada a proposta do Plano Nacional de Educao 2011-2020, em cuja elaborao, ao par das avaliaes do PNE 2001-2010 e contribuies do CNE, ganha destaque a Conferncia Nacional de Educao Conae/2010 porque para ela convergiu um intenso processo de mobilizao e participao social e dela derivaram deliberaes que indicaram as metas e estratgias da proposta do novo PNE.

2.1.

A difcil travessia do planejamento normativo-prescritivo para o estratgico-operacional prxis, que implica na ao e reflexo dos homens sobre o mundo para transform-lo. Paulo Freire45

30

A frase de Paulo Freire, que afirma o significado atribudo por ele educao libertadora em oposio educao bancria, pode se aplicar ao planejamento estratgico em oposio ao planejamento tradicional, de carter normativo-prescritivo da realidade futura. Ela se torna mais pertinente na medida em que o processo de planejamento estratgico-participativo contextualizado na categoria freiriana de leitura de mundo. Para Freire, educar promover a capacidade de ler a realidade e de agir para transform-la, impregnando de sentido a vida cotidiana. Sua pedagogia proporciona aos educandos a compreenso de que a forma de o mundo estar sendo no a nica possvel46. Planejamento, como afirma Ferreira47, o contrrio de improvisao. E, no improviso quando tenho um objetivo em vista. Ento o planejamento se constitui na definio da caminhada da situao presente para o futuro desejado e suas estratgias de percorr-la. Da transformao da educao que temos para a educao que queremos. Ento, o planejamento se realiza em trs momentos, embora sucessivos, sempre interligados e recorrentes: Anlise da realidade presente como compreenso da situao, da educao que temos reflexo, leitura de mundo muito mais que sua contabilizao estatstica do diagnstico tradicional; Projeo das transformaes dessa realidade desejadas num horizonte de futuro determinado e das estratgias para realiz-las: a qualidade social da educao que queremos, os objetivos e aes necessrias para alcan-la. Realizao, monitoramento, reflexo e reorientao das aes a prxis da caminhada. A trajetria do planejamento educacional at o 2000, analisada no captulo anterior, suscita reflexes sobre a prpria natureza e finalidade do planejamento. A pergunta que se impe : porqu os planos, sempre prometedores de transformaes anunciadas, no lograram xito? Ou: porqu, quando no abandonados no nascedouro, no se constituram em meios efetivos de organizao da ao governamental, no pautaram os governos? parte as circunstncias polticas e a cultura brasileira de governo, a teoria do planejamento induz respostas s questes acima. A teoria, as metodologias e as anlises sobre os processos de planejamento constam de inmeras publicaes e trabalhos acadmicos e no caberia aqui revisit-las. No entanto, torna-se pertinente

31

analisar o enfoque tradicionalmente adotado para situar a nova concepo do Plano Nacional de Educao 2011-2020. At os anos 50 do sculo passado o planejamento educacional foi, de certa forma, confundido ou concebido como formulao de arcabouo legal, diretrizes a orientar a aes. Ou seja; a concepo era a de que se podia mudar a realidade somente por meio de normas legais, a ao seria mera conseqncia, concepo que marca fortemente sua presena at os dias atuais. A partir dos anos 50 o planejamento assumiu corpo metodolgico prprio, com forte carter normativo/prescritivo, que dominou a Amrica Latina at o final dos anos 80. Carlos Matus48, Ministro de Allende no Chile, aps o exlio na Patagnia, inconformado porque um governo com tanta popularidade e com to boas intenes caiu de forma to fragorosa, diante de um golpe militar, passou a analisar as fragilidades do planjemaneto normativo-prescritivo e propor a alternativa do planjemaneto estratgicooperacional. Alm das diversas publicaes, entre as duas principais citadas nas referncias, passou a dar consultoria em planejamento governamental a diversos pases da Amrica Latina, entre os quais o Brasil. Com base em Matus, muitas publicaes passaram a analisar a necessidade da travessia do planejamento normativo-prescritivo para o estratgico-operacional no Brasil. Com base em Matus pode-se destacar as principais caractersticas dos dois modelos.

Caractersticas do planejamento normativo-prescritivo: Perspectiva determinista do futuro, por isso normativo ou prescritivo, com a presuno de que possvel control-lo, sem levar em conta os condicionantes polticos e sociais; Base tecnicista, simplificando a realidade como objeto esttico do plano e tendo como pressuposto que pode ser orientada e controlada pelo planejador, situado fora dela; Definio dos objetivos, a partir do diagnstico fsico, como desenho do dever ser futuro, do ponto de chegada determinado; Reducionismo das condicionantes do plano dimenso econmica; Separao das atividades de elaborao e de gesto do plano. Essas caractersticas levaram a focar o planejamento educacional, nos anos 60, na aplicao de recursos por meio de Fundos para cada nvel de ensino e, nos anos 70/80, na nfase como instrumento de gerenciamento tcnico.

32

Em documento denominado O Planejamento em Novos Tempos49, o Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econmico (CENDEC) do IPEA, j incorporando as anlises de Carlos Matus, concluiu que o modelo terico da poca, de grande rigidez conceitual e operacional e que utilizava categorias abstratas e gerais, tornou o planejamento uma operao mais conceitual do que uma firme orientao para a soluo de problemas, de pouca eficcia no suporte s decises de curto prazo e orientao das aes de mdio e longo prazo e na oferta de instrumentos para a coordenao intragovernamental. Avaliou, ainda, que esse modelo, baseado na predio sobre o futuro, conferiu ao planejamento normativo uma lgica interna consistente, mas completamente discordante da lgica de funcionamento do mundo real, perdendo sua capacidade operativa pela falta de capacidade para lidar com as incertezas inerentes a uma sociedade complexa, cambiante e conflitiva e que a predominncia dos aspectos econmicos na anlise terminaram por marginalizar os componentes polticos que, ao final, acabam por se impor; e pelo centralismo e o tecnicismo que geraram resistncias junto aos operadores das polticas governamentais. Elaborado em 1988, j no esprito da nova Constituio e da teoria do planejamento estratgico, o documento apontava que, considerando o fortalecimento do Poder Legislativo, o maior espao de autonomia dos estados e municpios e a participao da sociedade civil, a elaborao do planejamento requeria dos governos novas capacidades e competncias para o exerccio da negociao: de forma democrtica, participativa e descentralizada, em sintonia com as aspiraes da sociedade brasileira; capaz de fornecer aos dirigentes pblicos instrumentos que lhes permitam operar com governabilidade, aumentando a eficcia do aparelho estatal e atuando no sentido determinado pelas foras polticas; no constituir-se em camisa de fora para os dirigentes, mas uma referncia para que as decises de curto prazo levem situao desejada no longo prazo; que o planejamento federal interaja com decises e aes dos estados e municpios. Nestas concluses esto presentes os fundamentos do planejamento estratgico que, em contraposio ao normativo-prescritivo: Parte da anlise e compreenso da situao, da conjuntura poltica, econmica e social, seus limites e possibilidades, com viso sistmica do todo social; Fixa os objetivos, ou metas, como apostas ou propostas para o futuro, a partir de clculos interativos entre os diferentes atores sociais; 33

Privilegia a participao dos diferentes atores sociais; Articula planejamento, ao e avaliao como momentos no sucessivos, mas que interagem para dar viabilidade ao plano. Neste sentido, conforme prope Matus, o planejamento, mais que predizer o

futuro, se constitui em uma aposta, um clculo que preside ao, para criar o futuro desejado, a partir das possibilidades que vislumbramos, sem a garantia de que tenhamos o controle sobre esse futuro. Essa nova concepo requer compreenso clara do significado para o planejamento dos termos polticas, diretrizes, objetivos, metas e estratgias. As polticas definem as intencionalidades dos negcios do Estado, indicando o rumo a seguir, o futuro desejado. As polticas educacionais se fundamentam na filosofia, na concepo de educao, que deriva da concepo de pessoa e de sociedade que se preconiza, e que, por sua vez, definem as intencionalidades e estabelecem o curso das aes do Estado. As polticas do sentido e canalizam os esforos dos agentes pblicos e oferecem os parmetros para a tomada de decises. As diretrizes constituem as orientaes, mais especificamente as definies normativas, para seguir o caminho definido pelas polticas. Como o prprio termo induz, estabelecem a direo da caminhada, os grandes parmetros, princpios e critrios da ao governamental. Os objetivos definem os pontos de chegada, traduzindo e particularizando as intencionalidades e diretrizes para cada rea ou ao. Os objetivos devem constituir desafios institucionais, compromissos coletivos, orientando efetivamente a ao. As metas so os passos a dar na caminhada, o quanto se pretende caminhar, onde chegar em determinado tempo. Por isso, alguns preferem definir as metas como objetivos quantificados e datados; As estratgias definem o como e com o que caminhar, como superar ou contornar os obstculos, as limitaes para atingir os objetivos e suas metas. De origem militar, o termo grego stratgs significava a arte do general, ou seja: a arte do comando, da liderana. Hoje, estratgia definida, tanto por Aurlio quanto por Houaiss, como a arte de utilizar os recursos e as condies favorveis disponveis para alcanar objetivos. Podemos dizer que so os processos, os procedimentos da caminhada, a arte e o modo do caminhar rumo aos objetivos/metas. 34

As trs primeiras, polticas, diretrizes e objetivos, dizem respeito mais orientao e finalidades da ao governamental e, obviamente, devem constituir os fundamentos do plano. As duas ltimas, metas e estratgias, dizem respeito s aes e modos de realiz-las previstas no plano, orientadas pelas polticas e diretrizes, para alcanar os objetivos. Embora essa compreenso sobre o planejamento estivesse presente aos formulares do PNE/2001, suas caractersticas estiveram mais prximas do planejamento normativo/tradicional do que da nova concepo de planejamento estratgico. A partir de um diagnstico esttico definia objetivos e metas como um dever ser futuro, sem apresentar as estratgias de ao. A fuso de duas propostas, a do governo com perspectiva mais tecnicista e a da sociedade com dimenso mais poltica, deixou o plano a meio caminho entre o tradicional e o estratgico, longe de constituir-se na arte inspiradora e orientadora das aes. No mais, os vetos s emendas que constituam estratgias de realizao das metas, ao par da definio de 295 objetivos e metas, tematicamente distribudos sem interligao sistmica, deram ao PNE 2001 a caracterstica mais de carta de intenes, conforme definido por Romano e Valente50, do que propriamente de plano. Quando todas as aspiraes e a soluo de todos os problemas so erigidos como metas, no h prioridades. A essncia de um plano no est em abordar e resolver todos os problemas ao mesmo tempo, mas em estabelecer prioridades e escalonar no tempo a soluo segundo uma escala de relevncia e urgncia, nos limites das possibilidades em determinado tempo. As aes governamentais dos ltimos dez anos confluram para a elaborao do novo PNE 2011-2020 em novos referenciais e caractersticas. Especialmente nos ltimos oito anos, o estreitamento do dilogo entre as entidades da sociedade civil organizada e o governo propiciou a intensificao da mobilizao e participao social por meio de inmeros eventos, seja em torno da avaliao do PNE 2001-2010, seja sobre novas demandas, quase todas confluindo para a importncia do dilogo e das articulaes institucionais necessrias entre Unio, estados e municpios. Articulaes que estimularam e aproximaram o dilogo entre programas governamentais e a prtica do cotidiano dos sistemas de ensino e das escolas. Essas articulaes remetem efetiva implantao do princpio constitucional do Regime de Colaborao, que encontra seu campo prprio de formulao por meio do Sistema Nacional de Educao, dois temas sempre presentes nas discusses sobre planejamento e gesto da educao.

35

2.2. Sistema

Nacional

de

Educao:

efetivao

do

Regime

de

Colaborao Embora sem utilizar os termos hoje correntes, a concepo de um sistema nacional de educao, como forma de estabelecer um regime de colaborao entre os sistemas de ensino, constitua o eixo, a idia central do Manifesto dos Pioneiros. Ao denunciar a fragmentao e desarticulao das reformas at ento promovidas, defendiam uma organizao baseada em princpios a dar coerncia interna e unidade nacional, na aplicao da doutrina federativa e descentralizadora, e enfatizavam:
A unidade educativa, - essa obra imensa que a Unio ter de realizar sob pena de perecer como nacionalidade, se manifestar ento como uma fora viva, um esprito comum, um estado de 51 nimo nacional, nesse regime livre de intercmbio, solidariedade e cooperao (...) .

Em sntese, preconizam a busca da unidade na multiplicidade, por meio do regime de cooperao entre os entes federados. Nesse esprito, o dispositivo constitucional de 1934, concebia o Plano Nacional de Educao como um documento de diretrizes nacionais, a garantir a unidade na multiplicidade dos sistemas de ensino, ento criados. O artigo primeiro do Plano que chegou a ser elaborado pelo Conselho Nacional de Educao em 1937, traduz claramente esse esprito:
Art. 1. O Plano Nacional de Educao, cdigo da educao nacional, o conjunto de princpios e normas adotados por esta lei para servirem de base organizao e funcionamento das instituies educativas, escolares e extra-escolares, mantidas no territrio nacional pelos poderes pblicos e por particulares52.

A proposta de Plano de 1937 viria a se traduzir em 1961 na primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n 4.024/61), que institui o Conselho Federal de Educao (CFE). O CFE, com a presena marcante de Ansio Teixeira, um dos signatrios do Manifesto, passou a dar destaque especial cooperao e articulao com os conselhos estaduais de educao, promovendo, em 1963, a primeira reunio conjunta. Embora o Regime de Colaborao ainda no constitusse princpio legal, nessa reunio, o conselheiro Newton Sucupira traduzia bem sua dimenso e significado:
Estamos, pois, em face de uma descentralizao articulada, onde cada sistema de ensino atua em funo das necessidades e dos objetivos especficos de sua regio, mas submetidos s diretrizes gerais da educao nacional. Toda a doutrina da lei admite uma rica variedade de processos e iniciativas, uma diversidade fecunda que possa encaminhar novas experincias e livre afirmao dos ncleos regionais de elaborao de cultura, mantendo a unidade bsica de um projeto nacional. Se verdade que a democracia significa a crena no poder da integrao espontnea dos grupos e poderes criadores, no menos certo que, numa sociedade complexa e em desenvolvimento, essas foras devem ser coordenadas e dirigidas por um esforo comum de realizao do bem coletivo. Mas em vez da unificao totalitria imposta, rigidamente, pelo poder central, trata-se de uma unidade vital e orgnica onde as foras criadoras em matria de educao colaboram sob a mesma orientao para o objetivo fundamental de construir a nao e proporcionar a todos a educao necessria para o desenvolvimento pessoas53.

36

Em sntese: legisladores, conselheiros e intelectuais da educao tinham a convico de que a efetividade de um Plano Nacional de Educao somente seria possvel com uma organizao sistmica que garantisse uma ao articulada e colaborativa entre os entes federados na realizao de um projeto nacional de educao. A defesa da criao de um Sistema Nacional de Educao, como estratgia de efetivao do Regime de Colaborao entre os sistemas de ensino, seria retomada nos embates da Constituinte de 1988 pelos educadores reunidos no Frum em Defesa da Escola Publica. A tese do sistema no foi vencedora na Constituinte de 1988, sob a alegao de que feriria o princpio federativo. Mas, o Regime de Colaborao foi contemplado, tornando-se princpio constitucional.
Art. 211. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro em regime de colaborao seus sistemas de ensino.

A discusso sobre a criao do Sistema Nacional de Educao seria logo retomada na elaborao da nova LDB. O ante-projeto de Lei aprovado na Comisso de Educao e Cultura da Cmara (Projeto Jorge Hage) dedicava um longo Captulo ao Sistema Nacional de Educao (SNE), assim concebido:
Art. 8 O Sistema Nacional de Educao, expresso institucional do esforo organizado, autnomo e permanente do Estado e da sociedade brasileira pela educao, compreende os sistemas de ensino da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como outras instituies pblicas ou privadas, prestadoras de servios de natureza educacional Pargrafo nico. Incluem-se entre as instituies pblicas e privadas, referidas neste artigo, as de pesquisa cientfica e tecnolgica, as culturais, as de ensino militar, as que realizam experincias populares de educao, as que desenvolvem aes de formao tcnico-profissional e as que oferecem cursos livres54.

O Frum em Defesa da Escola Pblica insistiria no assunto na Proposta da Sociedade Brasileira do Plano Nacional de Educao 2001. Como primeiro captulo das diretrizes e metas, situava a Organizao da Educao Nacional. E nele, aps reafirmar o contido no projeto de LDB, explicitava o significado do SNE:
As aes do Sistema Nacional de Educao, eixo central da organizao da educao nacional, devem simplificar as estruturas burocrticas, descentralizar os processos de deciso e execuo, fortalecer as escolas e as unidades prestadoras de servios, articular os diferentes nveis e sistemas de ensino, integrar a educao formal e a informal, articular a educao escolar com as aes educativas produzidas no interior dos movimentos populares, valorizar os processos de avaliao institucional55.

Em seguida, situava como primeira diretriz do Plano a consolidao de um Sistema Nacional de Educao. A consolidao de um Sistema Nacional de Educao viria a ser o objeto central das duas conferncias de educao promovidas pelo MEC: Conferncia Nacional de Educao Bsica (CONEB) realizada em Braslia em abril de 2008 e a Conferncia Nacional de Educao (CONAE) realizada em Braslia em 37

maro/abril de 2010. As duas conferncias situaram o SNE como estratgia de efetivao do Regime de Colaborao. O Sistema Nacional de Educao ganharia status constitucional em 2009:
Art. 214. A lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educao em regime de colaborao e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redao dada pela EC n 59, de 2009)

Os defensores da criao do SNE consideram que, face ao princpio constitucional da autonomia dos entes federados no sistema federativo (Art. 18 da Constituio), da competncia da Unio de definir as diretrizes e bases da educao nacional (inciso XXIV do art. 22), da competncia da Unio, Estados e DF de legislar concorrentemente sobre educao, cultura, ensino e desporto (inciso IX do art. 24) e o da liberdade de organizao dos sistemas de ensino ( 2 do art. 8 da LDB), h a necessidade de lei complementar para disciplinar a efetivao do Regime de Colaborao. Esse instrumento estaria amparado no pargrafo nico do art. 23 da Constituio que dispe: Leis complementares fixaro normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional. A nfase na organizao de um Sistema Nacional de Educao como forma de garantir a efetivao do Regime de Colaborao encontra justificativa nas dificuldades percebidas na implementao do Plano Decenal de Educao para Todos e no Plano Nacional de Educao 2001-2010. O Plano Nacional de Educao 2001-2010 identificava, por meio de asteriscos, as metas cujo cumprimento seria da iniciativa da Unio (*) e as que estariam no mbito do cumprimento de estados e municpios, com a colaborao da Unio (**). As que estariam no mbito das competncias e responsabilidades de estados e municpios seriam objeto dos respectivos planos decenais de educao, cuja elaborao era determinada no art. 2 da Lei n 10.172/2001. No entanto, ao finala da vigncia do Plano, menos de 50% dos estados e municpios possuam seu Plano de Educao. A falta de um espao legal prprio para a negociao necessria entre Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, para a realizao do projeto nacional de educao, tem dificultado o dilogo, tanto entre os entes federados, quanto entre a gesto das polticas pblicas nacionais e as bases da prtica concreta das aes educacionais, especialmente porque estas bases esto vinculadas aos sistemas estaduais e municipais de ensino. 38

Esta percepo tornou a discusso da regulamentao do Regime de Colaborao e a criao do Sistema Nacional de Educao como arranjo institucional para torn-lo vivel e efetivo, tema central das duas conferncias nacionais: Conferencia Nacional de Educao Bsica (Coneb/2008) e Conferncia Nacional de Educao (Conae/2010). Mas o que seria o Regime de Colaborao?
Um verdadeiro regime de colaborao, como disposto na Constituio Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n 9.394/96), pressupe um arranjo institucional capaz de intermediar as relaes intergestores e produzir pactos, acordos, negociaes ou disputas legtimas que, finalmente, resultem em aes coordenadas entre as trs esferas de governo. A conceituao ampla do regime de colaborao implica a mtua colaborao a ser concretizada entre os sistemas de ensino e no cooperao entre os entes federados, visando ao atendimento do direito educao dos cidados, e deve ser orientado pelo princpio de capacidade contributiva e de atendimento solidrio s incumbncias atribudas a cada ente federado56.

A questo que se coloca ento passa pela definio de atribuies e responsabilidades entre os entes federados, hoje um tanto difusas no campo da educao. Embora a Constituio estabelea que, na organizao dos sistemas de ensino, os estados atuem prioritariamente no ensino fundamental e mdio, e os municpios no ensino fundamental e na educao infantil, com a Unio exercendo funo supletiva e redistributiva, definindo conjuntamente formas de colaborao de modo a assegurar a universalizao do ensino obrigatrio (art. 211 e pargrafos), no veda a atuao em qualquer etapa e nvel de ensino. Ou seja: define prioridades, mas no responsabilidades, tanto que estados e municpios podem atuar no ensino superior, mesmo sem atender plenamente a educao infantil e a educao bsica de jovens e adultos, nas faixas etrias ainda no abrangidas pela obrigatoriedade. O regime de colaborao pressupe a distribuio de responsabilidades, tanto no atendimento educao, quanto nas formas de viabiliz-lo em articulao entre os entes federados. Enquanto a colaborao se situar como princpio apenas, a depender da vontade colaborativa entre os entes federados, no haver instrumento legal a permitir cobrana de responsabilidades. Por isso a nfase na regulamentao, por meio de Lei Complementar, do pargrafo nico do Art. 23 da Constituio. Carlos Abicalil57, referindo-se ao Sistema Nacional de Educao como organizao da totalidade para alm da considerao da diversidade de redes, das diferenas, da ao interdependente, da flexibilidade para inovaes e criatividade, para as instncias de pactuao federativa afirma que:

39

a unidade deve aparecer na normatizao jurdica, pedaggica, poltica e administrativa fundamentada no objetivo de superao das desigualdades e de promoo da igualdade de direitos; e a clara diviso de competncias entre os diferentes nveis do sistema nacional deve expressar-se na regulao das formas de articulao, integrao, colaborao, com funes e atribuies nitidamente definidas58

E o que seria o Sistema Nacional de Educao? ainda o Deputado Carlos Abicalil, em proposta embrionria de regulamentao do regime de colaborao, que avana uma conceituao:
O sistema nacional articulado de educao, expresso institucional do esforo organizado, autnomo e permanente do Estado e da sociedade brasileira pela superao das desigualdades atravs da educao, compreende os sistemas de ensino da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como outras instituies pblicas ou privadas prestadoras de servio de natureza educacional59.

A Emenda n 59/2009 atribui ao Plano Nacional de Educao o objetivo de articular o sistema nacional de educao em regime de colaborao. O importante que a EC n 59/2009 introduz no texto constitucional a figura do Sistema Nacional de Educao, embora sem defini-lo, e estabelece uma vinculao entre plano, sistema e regime de colaborao. Caberia aqui uma questo relativa ordem lgica: considerando que o sistema tem o significado da organizao do todo, no seu contexto que se concebe o plano como instrumento de definio dos objetivos e metas nacionais e sua realizao em regime de colaborao entre os sistemas de ensino. O Documento Final da Conae situa o Sistema Nacional de Educao como mecanismo articulador do regime de colaborao no pacto federativo, que preconiza a unidade nacional, respeitando a autonomia dos entes federados60. Na concepo sistmica, o Sistema Nacional de Educao assume a funo da organizao do todo da educao nacional, por meio da articulao da diversidade regional representada pelos sistemas estaduais, distrital e municipais de ensino, construindo a unidade nacional no sentido que os Pioneiros atribuam ao projeto nacional de educao. Ou seja: o SNE no se constitui num novo ente super-posto, substante em si mesmo, atual estrutura, mas numa nova arquitetura, estrutural e normativa, que estabelece as articulaes necessrias entre os atuais sistemas para o cumprimento das responsabilidades prprias de cada um e comuns ao projeto nacional de educao e cidadania. Essa nova arquitetura da organizao da educao brasileira, conforme j explicitado, demanda normatizao a definir papis e compartilhamento de

responsabilidades no pacto federativo. As polticas pblicas, planos e aes do Governo Lula, fundadas no princpio constitucional do regime de colaborao, avanaram na articulao do todo nacional, com viso sistmica. No entanto, o dilogo e a negociao

40

entre os entres federados sofrem limitaes diante da falta da institucionalizao do sistema nacional a disciplinar o regime de colaborao. Essa viso sistmica esteve presente, no mbito do planejamento, especialmente no Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) e seus desdobramentos nos Planos de Aes Articuladas (PARs) estaduais e municipais e nos planos plurianuais (PPAs). No mbito do financiamento, a reformulao do Fundo de Manuteno e

Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio (Fundef) para Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (Fundeb) contemplou toda a educao bsica. E no mbito da mobilizao e participao social para a construo de polticas pblicas e do Sistema Nacional de Educao ganham destaque a Conferncia Nacional de Educao Bsica (Coneb/2008) e a Conferncia Nacional de Educao (Conae/2010).

2.3. Planos Plurianuais (PPAs) e Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) Os planos plurianuais so planos de governo para a realizao dos planos decenais e ou programas de durao continuada, situados como planos de Estado, conforme determina o art. 165 da Constituio, que trata do Oramento da Unio:
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais. 1 - A lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.

O art. 5 da Lei n10.172/2001, que instituiu o PNE 2001/2010, estabelece que Os planos plurianuais da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios sero elaborados de modo a dar suporte s metas constantes do Plano Nacional de Educao e dos respectivos planos decenais (dos estados e municpios). Na vigncia do PNE dois planos plurianuais foram elaborados pelo Executivo Federal correspondendo aos dois mandatos do Presidente Lula - e aprovados pelo Congresso Nacional: o PPA 2004-2007 e o PPA 2008-2011. Os PPAs foram elaborados no conceito do planejamento estratgico que preconiza, alm da participao dos atores sociais abrangidos nas aes neles previstas, objetivos e metas como apostas sobre o futuro e, por isso, suscetveis de ajustes no percurso. Foram emblematicamente classificados de planos para um Brasil de Todos. Esses planos plurianuais delinearam

41

estratgias de ao que permitiram a realizao de objetivos e metas, muitos previstos no PNE, e o enfrentamento de novos desafios postos pelo novo contexto poltico e institucional de intensa participao popular na definio de polticas pblicas e de gesto democrtica. As lacunas estratgicas do PNE, requereram a elaborao, tambm, a elaborao do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), definido no segundo PPA.

2.3.1. PPA 2004-2007 (Lei n 10.933/2004) O PPA 2004-2007 foi elaborado, sob a coordenao do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, a partir da realizao de Fruns de Participao Social nas 27 unidades da federao, envolvendo o Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social da Presidncia da Repblica. Na Mensagem ao Congresso Nacional, encaminhando o plano, o Presidente Luiz Incio Lula da Silva enfatizou a participao social na sua elaborao:
Fizemos uma escuta forte muito forte para usar a expresso consagrada pelo socilogo Boaventura de Souza Santos. preciso ressaltar que nada menos de 2.170 organizaes participaram dos debates em todo o Brasil. Centrais sindicais, associaes e federaes empresariais, organizaes no-governamentais, movimentos populares, instituies religiosas e cientficas ou seja, um forte elenco de entidades fortemente representativas da sociedade civil brasileira avaliou o PPA e formulou sugestes e propostas. Ao incorporar a voz da cidadania na formulao estratgica do futuro, o PPA tanto se afasta do autoritarismo estatal dos anos 70 como supera, na prtica, a mais grave excluso feita na dcada passada: a excluso das prioridades nacionais61

Fundado no princpio da democratizao da gesto, em coerncia com os compromissos programticos da campanha presidencial, o processo de elaborao do PPA adotou o planejamento participativo, com o objetivo de criar, ampliar e consolidar espaos institucionais que permitam sociedade civil ser co-responsvel nas grandes decises nacionais e na orientao das polticas pblicas (...) por meio da ao compartilhada de compromissos de desempenho entre os entres federados e a sociedade62. A participao na elaborao do PPA contemplou as dimenses da escuta da sociedade em perspectiva nacional, setorial (por Ministrio) e territorial (estados e municpios). O PPA 2004-2007 definiu como estratgia para o desenvolvimento trs megaobjetivos, contemplando as dimenses social, econmica, regional, ambiental e democrtica, compondo 30 desafios a serem enfrentados por meio de 374 programas. A educao includa no megaobjetivo I que trata da incluso social e reduo das desigualdades sociais e constitui o desafio 4: Ampliar o nvel e a qualidade da 42

escolarizao da populao, promovendo o acesso universal educao63. O desafio compreende como aes prioritrias a universalizao, com qualidade, da educao obrigatria entre 7 e 14 anos e a erradicao do analfabetismo a serem enfrentados por meio dos programas: Brasil Alfabetizado (alfabetizao dos jovens e adultos) e Brasil Escolarizado (educao bsica com qualidade para todos, desde a educao infantil at o final do ensino mdio). Completavam a estratgia de superao dos desafios na educao os Programas: Educao na Primeira Infncia (ampliao do atendimento de crianas de 0 a 3 anos); Democratizao e Acesso Educao Profissional, Tecnolgica e Universitria e Universidade do Sculo XXI (expandir vagas na educao profissional e superior e melhorar a qualidade dessa oferta em todo o Pas); e Formao e Valorizao de Professores e Trabalhadores da Educao (capacitao de cerca de 2.5 milhes de professores e outros profissionais que atuam na educao bsica).

2.3.2. PPA 2007-2011 (Lei n 11.653/2008) O PPA 2007-2011 organiza as aes do Governo em trs eixos: crescimento econmico, agenda social e educao de qualidade64. Ou seja: no segundo PPA do Governo Lula, a educao de qualidade ganha prioridade como um dos trs eixos estruturantes da ao governamental. Para dar conta dessa prioridade, o PPA 2007-2011 demanda nova dimenso temporal para projetar aes de mdio e longo prazos orientadas pelo Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), assim caracterizado na lei do PPA:
A competitividade econmica, a equidade social e o desempenho cidado so simultaneamente impactados pela educao. A educao de qualidade representa, portanto, um objetivo estratgico sem o qual o projeto de desenvolvimento nacional em curso no se viabiliza. Para isso, como parte da agenda estratgica, o Governo Federal coloca em execuo o Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) que rene um conjunto de iniciativas articuladas sob uma abordagem do sistema educativo nacional, cuja prioridade a melhoria da qualidade da educao bsica. Investir na melhoria da qualidade da educao bsica passa por investimentos na educao profissional e na educao superior, pois, os diferentes nveis de ensino esto ligados, direta ou indiretamente. Significa mobilizar a sociedade para a importncia da educao envolvendo pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanncia do aluno na escola. A mobilizao social implica um movimento amplo de comunicao e coordenao de aes capaz de criar sinergia e cooperao nacional na construo da educao de qualidade. Para isso, o Governo Federal cria no PPA 2008-2011 o Programa Compromisso todos pela Educao, com metas estabelecidas, que representa a conjugao dos esforos das Unidades da Federao atuando em regime de colaborao, com famlias e comunidade, em proveito da melhoria da qualidade da educao65

O Plano de Desenvolvimento da Educao, que orientou o PPA 2007-2011, teve suas estratgias e aes definidas at o ano de 2021 para viabilizar o Programa

43

Compromisso Todos pela Educao, que passou a pautar as aes do MEC e sua articulao com estados e municpios.

2.3.3. O Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) Embora a Lei que oficializou o Plano de Desenvolvimento da Educao seja de 04/07/2008 (Lei n 11.653/2008, do PPA 2007-2011), o PDE foi apresentado sociedade em 15 de maro e lanado oficialmente em 24 de abril de 2007, por meio do Decreto n 6.094 que instituiu o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educao. O PDE se apresentou como um grande guarda-chuva dos programas do MEC, para ocupar o espao lacunar do PNE, no sentido de harmonizar a poltica educacional com os objetivos fundamentais da prpria Repblica fixados pela Constituio de 1988: construir uma sociedade livre, justa e solidria; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao66. O PDE no abandonava os objetivos do PNE 2001-2011, antes procurava adequar estratgias para seu alcance, conforme explicitado em sua apresentao:
O PDE, nesse sentido, pretende ser mais do que a traduo instrumental do Plano Nacional de Educao (PNE), o qual, em certa medida, apresenta um bom diagnstico dos problemas educacionais, mas deixa em aberto a questo das aes a serem tomadas para a melhoria da qualidade da educao. bem verdade, (...), que o PDE tambm pode ser apresentado como plano executivo, como conjunto de programas que visam dar conseqncia s metas quantitativas estabelecidas naquele diploma legal, mas os enlaces conceituais propostos tornam evidente que no se trata, quanto qualidade, de uma execuo marcada pela neutralidade. Isso porque, de um lado, o PDE est ancorado em uma concepo substantiva de educao que perpassa todos os nveis e modalidades educacionais e, de outro, em fundamentos e princpios historicamente saturados, voltados para a consecuo dos objetivos republicanos presentes na Constituio, sobretudo no que concerne ao que designaremos por viso sistmica da educao e sua relao com a ordenao territorial e o desenvolvimento econmico e social67.

Para dar conta dos desafios constitucionais de construir uma sociedade livre, justa e solidria, no PDE a educao alada condio de eixo estruturante da ao do Estado, o que, por sua vez, requer a construo da unidade dos sistemas educacionais como sistema nacional o que pressupe multiplicidade e no uniformidade68. Para construir a unidade na multiplicidade, objetivo central do Manifesto dos Pioneiros, o PDE estruturado numa dimenso sistmica, com viso integrada do todo, por meio das articulaes, ou enlaces, entre: Nveis, etapas e modalidades de ensino, situadas como elos de uma cadeia a se reforar mutuamente, de modo a superar a viso fragmentada dominante nos anos 90 e que estabeleceu falsas oposies entre: educao bsica e educao

44

superior; educao infantil e ensino fundamental e mdio; ensino mdio e educao profissional; alfabetizao e educao de jovens e adultos; e educao regular e educao especial, oposies que, em nome de fortalecer uma parte o ensino fundamental fragilizou o todo. Com viso sistmica o PDE procurou reconhecer as conexes intrnsecas entre educao bsica, educao superior, educao tecnolgica e alfabetizao de modo a refor-las reciprocamente. Educao e ordenao territorial, de modo enfrentar estruturalmente a desigualdade de oportunidades educacionais, demarcadas pelas clivagens culturais e sociais, dadas pela geografia e pela histria, o que significa pensar a educao no plano do Pas, sobrepondo os nveis e etapas de educao organizao das competncias dos entes federados o que torna o regime de colaborao um imperativo inexorvel. Regime de colaborao significa compartilhar competncias polticas, tcnicas e financeiras para a execuo de programas de manuteno e desenvolvimento da educao, de forma a concertar a atuao dos entes federados sem ferir-lhes a autonomia. Educao e desenvolvimento, estabelecendo as interfaces entre a educao como um todo e as outras reas de atuao do Estado69. Ao par desses enlaces, o PDE coloca dois imperativos: responsabilizao de gestores e da classe poltica com os propsitos do Plano; e mobilizao da sociedade em defesa do direito de todos educao. Dessa forma o PDE se assenta em seis pilares: Viso sistmica da educao Territorialidade Desenvolvimento Regime de colaborao Responsabilizao Mobilizao social

Coerente com essas bases conceituais o PDE estruturado como plano executivo, em quatro eixos de ao: Educao Bsica, Alfabetizao e Educao Continuada, Ensino Profissional e Tecnolgico; e Educao Superior. As quatro aes no so isoladas, nem pontuais, com muitas outras que vem sendo executadas, num elenco de mais de 40 programas, integram o PDE que tm o objetivo de mudar o panorama de educao brasileira at 202170. Nos quatro eixos so explicitados os enlaces entre educao sistmica, territrio e desenvolvimento.

45

a. Educao Bsica Na educao bsica foram situados quatro eixos estruturantes para a promoo da qualidade social preconizada pela Constituio: Formao de professores e piso salarial nacional Para a formao dos profissionais o PDE define estratgias de uma relao mais estreita entre educao superior e educao bsica, com acesso dos professores a cursos nas universidades pblicas por meio de acordos com os municpios, oferta de bolsas e educao a distncia, de tal modo que a Unio, o Distrito Federal, os estados e os municpios, em regime de colaborao, promovam a formao inicial, continuada e a capacitao dos profissionais do magistrio71. O piso salarial mnimo, previsto na EC n 53/2006, que instituiu o Fundeb, e foi definido pela Lei n 11.738/2008. Financiamento - salrio educao e Fundeb: O Fundeb, criado pela EC n 53/2006 e regulamentado pela Lei n 11.494/2007, aumentou substancialmente o compromisso da Unio com a educao bsica e instituiu um nico fundo para toda a educao bsica, no apenas para o ensino fundamental. Essas medidas traduzem as expresses de viso sistmica da educao bsica, financiando todas as etapas, inclusive EJA, de ordenao do territrio e de desenvolvimento social e econmico, na medida em que a complementao da Unio direcionada s regies nas quais o investimento por aluno inferior mdia nacional72. Avaliao e responsabilizao IDEB: Para acompanhar o processo de melhoria da qualidade da educao bsica foi criado o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB), constitudo por dados sobre fluxo escolar combinado com o desempenho dos alunos aferido por meio de provas nacionais (Provinha Brasil). O IDEB possibilita comparar o desempenho da educao nacional comparada com outros pases e permitir a pais, comunidades, escolas, Municpios e Estados acompanharem o desempenho das escolas ao mesmo tempo em que fixar metas de curto, mdio e longo prazo para a melhoria da qualidade da educao bsica73. O PDE situou como meta passar, at 2011: dos atuais 3.8 para 4.6 pontos nos iniciais do ensino fundamental; dos 3.5 para 3.9 pontos nos anos finais do ensino fundamental; e dos 3.4 para 3.7 pontos no ensino mdio. Como meta de longo prazo (2021) prope atingir o ndice de 6.0 pontos para os anos iniciais, situao em que se encontravam, em 2007, os pases da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE).

46

Planejamento e gesto educacional plano de metas compromisso todos pela educao. Com base nos resultados do IDEB de 2006 foram realizados dois estudos para identificar as variveis com geraram melhor desempenho e com base nelas foram definidas 29 diretrizes que constituem o programa estratgico do PDE: Programa de Metas Todos pela Educao. Orientadas por essas diretrizes as unidades federadas elaboravam seus planos de aes articuladas (PARs), negociadas com a Unio por meio de termo de compromisso com o Programa de Metas Todos pela Educao. Para as escolas mais fragilizadas, segundo avaliao do IDEB, o MEC apoiava, tambm, os planos de desenvolvimento da escola (PDE-escola). No PDE,
Avaliao, financiamento e gesto se articulam de maneira inovadora e criam uma cadeia de responsabilizao pela qualidade do ensino que abrange tanto os gestores, do diretor ou da diretora da escola ao Ministro da Educao, quanto a classe poltica, do prefeito ou prefeita ao Presidente da Repblica74.

b. Alfabetizao, Educao Continuada e Diversidade Em relao a EJA, includa no Fundeb, o PDE passou a integr-la ao programa Brasil Alfabetizado e educao profissional por meio dos programas Pr-jovem e Proeja. Neste campo a territorialidade assume contornos crticos, uma vez que cerca de 30% da populao analfabeta com mais de 15 anos est localizada no Nordeste e dentre os mil municpios com menor IDEB, 80,7% esto nessa regio75. Em relao diversidade o PDE preconiza o respeito s especificidades dos indivduos e comunidades, realizando a diversidade na igualdade como fundamento primeiro do ato educativo. Nesse sentido, em relao s comunidades indgenas e remanescentes de quilombolas, busca promover arranjos tnico-educativos em respeito territorialidade das comunidades em regime de colaborao entre os governos e participao das comunidades e sociedade civil76.

c. Ensino Profissional e Tecnolgica Duas aes caracterizam o PDE em relao educao profissional: a reorganizao e ampliao das instituies federais de educao profissional e a articulao do ensino mdio com a educao profissional tcnica de nvel mdio. Ambas demandaram alteraes normativas, especialmente a edio do Decreto n 5.154/04, em substituio ao Decreto n 2.208/97, alterao posteriormente inserida na LDB com mudana do captulo de educao profissional por meio da lei n 11.741/08. Essa

47

articulao ganha destaque especial no Programa Brasil Profissionalizado e, em relao a EJA, nos programas Pr-Jovem e Pr-EJA.

d. Educao Superior Na educao superior o PDE definiu como objetivos: a expanso da oferta de vagas (criao de dez novas universidades federais e 48 campi); garantia de qualidade; promoo da incluso social; ordenao territorial (levando o ensino superior a regies mais remotas); e desenvolvimento econmico e social. Para realizar esses objetivos foram desenvolvidas as aes de: Reestruturao e expanso das universidades federais Reuni: com

investimentos nas universidades federais para melhoria e expanso para aumento das matrculas e da qualidade, complementado pelo Programa Nacional de Assistncia Estudantil (Pnaes); Democratizao do acesso: por meio do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece vagas para ingresso e bolsas para permanncia nas instituies privadas de ensino superior, de alunos selecionados pelo Exame Nacional de Ensino Mdio (ENEM). Avaliao como base da regulao: O Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (Sinaes) consolidou as experincias anteriores de avaliao integrando trs componentes antes dispersos: avaliao institucional, avaliao de cursos e avaliao de estudantes. Desta forma o PDE, com a viso estratgica que preconiza flexibilidade para ajustes s demandas da realidade, mudou a feio prescritiva/tradicional do PNE, avanando em suas principais metas, reformulando e ampliando outras, frente s demandas do novo momento histrico e institucional do Pas. De maneira particular, estabeleceu arranjos que avanaram na consolidao dos pilares da responsabilizao dos agentes pblicos e do regime de colaborao entre a Unio e as unidades federadas. O pilar da mobilizao social foi tornado efetivo, alm da participao local no compromisso todos pela educao, de maneira especial na realizao das conferncias nacionais de educao.

48

2.4. Plano Nacional de Educao 2011-2020

A elaborao do Plano Nacional de Educao 2011-2020 resultou da convergncia de eventos de mobilizao social, aes do Ministrio da Educao e contribuies institucionais, com destaque para: Conferncia Nacional de Educao: especialmente na definio das diretrizes e estratgias de ao; Contribuies do Conselho Nacional de Educao (CNE); Aes e avaliaes do PNE 2001-2010 e do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). Essas contribuies foram consideradas na elaborao do PNE, como subsdios, tanto para a definio de metas, quanto das estratgias.

2.4.1. A Conferncia Nacional de Educao (Conae/2010) A Conferncia Nacional de Educao de 2010 se constituiu na sntese de todo um processo de participao da sociedade civil - em conferncias, congressos, encontros, fruns - iniciado nos anos de 1980 no contexto da Constituinte e que teve continuidade na elaborao da LDB, do Plano Decenal de Educao para Todos e do Plano Nacional de Educao 2001-2010. Convergiram para o Documento Referncia da Conae/2010 Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educao: O Plano Nacional de Educao, Diretrizes e Estratgias de Ao - de forma direta ou indireta, entre outros, documentos e propostas gestados e elaborados na(o)s: Conferncias Brasileiras de Educao (CEBs) seis edies entre 1980-1991 organizadas por entidades organizadas da rea educacional (Ande, Anped e outras); Congressos Nacionais de Educao (Coneds) cinco edies entre 1996 e 2004 organizados por entidades organizadas da rea educacional Conferncias Nacionais de Educao cinco edies - promovidas pela Cmara dos Deputados entre 2000 e 2005; Conferncia Nacional de Educao para Todos promovida pela MEC em1994 (precedida de conferncias estaduais); Seminrio Internacional de Gesto Democrtica da Educao e Pedagogias Participativas promovido pelo MEC em abril de 2006;

49

Conferncia Nacional de Educao Profissional e Tecnolgica -realizada pelo MEC em novembro de 2006 (precedida por conferncias estaduais); Conferncia Nacional de Educao Bsica (Coneb), realizada pelo MEC em abril de 2008 (precedida por conferncias estaduais); IX Encontro Nacional de Educao de Jovens e Adultos (Eneja), realizado em Curitiba em setembro de 2007; e I Conferncia Nacional de Educao Escolar Indgena, realizada em Luzinia, em novembro de 2009 O Documento Referncia, elaborado pela Comisso Nacional Organizadora da

Conferncia, coordenada pelo MEC, da qual participaram as Secretarias do MEC, Comisses de Educao e Cultura da Cmara e do Senado, Conselho Nacional de Educao, entidades dos dirigentes estaduais e municipais de educao, dos conselhos de educao, das instituies de educao superior e dos estudantes e sindicatos da rea de educao e com apoio de especialistas, consolidou as contribuies dos eventos e movimentos de participao social, em seis eixos temticos: I. Papel do Estado na Garantia do Direito Educao de Qualidade: Organizao e Regulao da Educao Nacional; II. Qualidade da Educao, Gesto Democrtica e Avaliao; III. Democratizao do Acesso, Permanncia e Sucesso Escolar; IV. Formao e Valorizao dos Profissionais da Educao; V. Financiamento da Educao e Controle Social; e VI. Justia Social, Educao e Trabalho: Incluso, Diversidade e Igualdade. O Documento Referncia, contendo 287 pargrafos, foi discutido nas conferncias municipais ou intermunicipais durante o primeiro semestre e nas conferncias estaduais no segundo semestre de 2009. As emendas aprovadas nas conferncias estaduais foram postadas no sistema de relatoria do MEC e sistematizadas para a Conferncia Nacional. As emendas totalizaram em torno de 5.300 pargrafos entre emendas ao texto original e novos pargrafos. Se considerarmos que muitos pargrafos eram desmembrados em sub-itens e, ainda, que muitos estados inseriam diversas emendas no mesmo pargrafo, o total de emendas se aproximou de 20.000. Sistematizadas todas as emendas, a Comisso Especial de Dinmica e Sistematizao organizou os documentos para discusso nas plenrias de Eixo e na Plenria Final da Conferncia. As emendas aprovadas na Plenria Final constituram o Documento Final e as demais ficaram registradas nos Anais da Conae.

50

Como o prprio tema explicita, o objetivo principal da Conae foi o de reunir indicaes, de forma democrtica, por meio de ampla participao social, para a construo do Sistema Nacional de Educao e do Plano Nacional de Educao 20112020. O Documento Final contm os fundamentos tericos, as anlises e reflexes sobre a situao da educao, e as deliberaes indicativas de polticas, diretrizes, metas e estratgias para o enfrentamento da situao. Para orientar as deliberaes foram situados como fundamentos centrais, aqui apresentados de forma muito sucinta: O direito social inalienvel dos cidados a uma educao de qualidade, consignado na Constituio, na LDB, na Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 e no Pacto Internacional de Direitos Sociais Econmicos e Culturais de 1966; O dever do Estado de organizar-se para cumprir esse direito, tendo como mecanismos o Sistema Nacional de Educao, o Regime de Colaborao e Plano Nacional de Educao; A qualidade social da educao, na perspectiva emancipadora, dos direitos humanos e sociais, nas diferentes dimenses e espaos da vida; A democratizao da gesto, como fator de melhoria da qualidade da educao e de aprimoramento e continuidade das polticas educacionais, o que implica em espao de autonomia institucional e na participao de profissionais, estudantes e familiares, em grmios e rgos colegiados; A avaliao referenciada na qualidade social, com carter formativo e participativo, contribuindo para a formao e valorizao profissional e definio de polticas pblicas; O carter pblico da educao; A democratizao da educao por meio da garantia do acesso, permanncia e sucesso na sua dimenso pedaggica, institucional, relacional, cultural e social; A formao, inicial e continuada, dos profissionais da educao, a partir de uma base nacional comum, com slida formao terica e interdisciplinar, baseada: na unidade dialtica entre teoria e prtica; na centralidade do trabalho como princpio educativo; na pesquisa como princpio cognitivo e formativo; na gesto democrtica como projeto emancipador e transformador das relaes sociais; e no trabalho coletivo e interdisciplinar como processo problematizador; A valorizao dos profissionais da educao;

51

A articulao entre educao, justia social e trabalho, tendo como eixo a incluso, a diversidade e a igualdade face s profundas desigualdades sociais, de classe, de gnero, geracionais, tnico-raciais e de pessoas com deficincia, segundo as especificidades histricas, polticas e de lutas sociais e que contemple: quilombolas, indgenas, ciganos, povo do campo, crianas,

adolescentes e jovens em situao de risco, pessoas privadas da liberdade, educao ambiental, educao de jovens e adultos e educao profissional. O direito diversidade e ao acesso e permanncia nas instituies escolares aos grupos delas excludos, por meio de aes afirmativas, de carter emergencial e transitrio, at a superao das desigualdades historicamente geradas. As anlises da situao atual da educao, relacionada a outros pases. As deliberaes que constituem o Documento Final da Conae, tm a dimenso de indicaes da sociedade, por meio da mobilizao social, para a formulao de polticas pblicas e diretrizes normativas, seja no ordenamento institucional legal, seja nos planos, programas e aes de governo. As deliberaes, ora oferecem diretrizes para a definio de polticas, ora indicam metas, ora estratgias de ao para a realizao das metas sem, no entanto, explicitlas nessas categorias. Assim, so extradas do Documento Final da Conae, de forma sucinta como convm a este texto, sem discriminar as categorias acima referidas, as deliberaes que apontam diretrizes, metas e estratgias, ordenadas tematicamente.

a. Relativas organizao e gesto democrtica da educao nacional: Institucionalizao do Sistema Nacional de Educao; Regulamentao do Regime de Colaborao, definindo as atribuies especficas e responsabilidades de cada ente federado, respeitando e preservando as especificidades prprias da diversidade cultural e regional; Elaborao e implementao de planos estaduais, distrital e municipais de educao, com ampla, efetiva e democrtica participao da comunidade escolar e da sociedade; Apoio criao e fortalecimento dos conselhos estaduais, distrital e municipais de educao, como rgos de Estado, dotados de autonomia e atribuies prprias; Estmulo organizao dos sistemas municipais de ensino; Regulamentao da gesto democrtica da educao, com garantia da eleio direta para diretores das escolas federais, estaduais, distritais e municipais da

52

educao bsica e com extenso ao setor privado do princpio constitucional da gesto democrtica do ensino; Criao de Frum Nacional de Educao e correspondentes fruns estaduais, distrital e municipais; Institucionalizao de conferncias estaduais, distrital e municipais de educao. Garantia da livre organizao sindical e estudantil;

b. Relativas qualidade e democratizao do acesso educao bsica, profissional e superior: Definio de padres mnimos de qualidade, incluindo a igualdade de condies para acesso e permanncia na escola e assegurando os meios para alcan-los; Criao e implementao de sistema nacional de avaliao, articulado s polticas de Estado; Ampliao da jornada escolar, com garantia de estrutura fsica, profissionais habilitados/as, espaos e tempos apropriados s atividades educativas; Ampliao de vagas nas creches, em 50% at 2012 e a universalizao do atendimento demanda manifesta at 2016, em perodo integral, a critrio das famlias; Extino progressiva do atendimento educao infantil por meio de instituies conveniadas, congelando as vagas em creches em 2014, com extino dessa modalidade at 2018, assegurada o atendimento da demanda diretamente na rede pblica; Realizao de censo da educao infantil, garantindo que todas as instituies de educao infantil, pblicas e privadas sejam includas no Censo Escolar e em outros levantamentos de informaes educacionais; Reduo da defasagem srie-idade, repetncia e evaso, principalmente, no turno noturno; Consolidao de uma poltica de educao de jovens e adultos (EJA), que assegure isonomia de condies em relao s demais etapas e modalidades da educao bsica, integrando-a aos setores da sade, do trabalho, meio ambiente, cultura e lazer entre outros, na perspectiva da formao integral dos cidados, inclusive aqueles em situao de privao de liberdade; Erradicao do analfabetismo no pas com a colaborao dos entes federados, considerando a alfabetizao como prioridade nacional; Valorizao do ENEM como forma de ingresso no ensino superior; 53

Ampliao da oferta do ensino mdio integrado educao profissional; Expanso da educao profissional de qualidade (ampliao da rede federal de educao tecnolgica, triplicando at 2015 os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia);

Expanso da educao superior, de forma a atingir 60% do total de vagas do ensino superior nas IES pblicas; Efetivao da autonomia universitria Regulamentao limitando a participao do capital estrangeiro na educao; Destinao, durante os prximos 10 anos, de um mnimo de 50% das vagas nas IES pblicas para estudantes egressos/as das escolas pblicas, respeitando-se a proporo de negros/as e indgenas em cada ente federado, de acordo com os dados do IBGE.

Definio de parmetros de qualidade da instituio de educao superior e adequao dos recursos s necessidades da qualidade estabelecida; Criao de mecanismos de apoio permanncia dos estudantes nas instituies pblicas;

c. Relativas ao Financiamento da Educao Definio do custo aluno-qualidade (CAQ), construdo com a participao da sociedade civil, como mecanismo de financiamento, capaz de mensurar todos os insumos necessrios educao de qualidade; Financiamento ancorado na perspectiva do Custo/aluno/qualidade (CAQ), priorizando os entes federados com baixos ndices de desenvolvimento socioeconmico e educacional, tendo como critrios indicadores o IDH, altas taxas de pobreza, ndice de fragilidade educacional na oferta de EJA, estabelecendo meios de superao das desigualdades regionais; Aplicao dos recursos pblicos exclusivamente nas instituies pblicas de ensino; Garantia legal de que as perdas de recursos educacionais advindos de renncias ou isenes fiscais sejam recuperadas e garantidos em outra rubrica; Alterao das disposies da Lei de Responsabilidade Fiscal, excluindo do somatrio de seu gasto total com pessoas as despesas com pessoal pagas com recursos de FUNDEB, deixando de comprometer o limite mximo de 54% de receita corrente lquida;

54

Constituio das secretarias de educao estaduais e municipais, como unidades oramentrias, em conformidade com o artigo 69 da LDB, com contas especficas e gesto dos recursos por seus dirigentes;

Instituio de Lei de Responsabilidade Educacional, com responsabilizao administrativa e fiscal dos gestores pblicos que no cumpram os percentuais previstos para a Manuteno e Desenvolvimento do Ensino nas Constituies Estaduais e Leis Orgnicas Distrital e Municipais e com instrumentos que promovam a transparncia das receitas e despesas em cada sistema e assegurem a efetiva fiscalizao da aplicao desses recursos pelos sistemas de ensino por meio dos conselhos, do Ministrio Pblico, tribunais de contas estaduais e municipais e dos diversos setores da sociedade;

Ampliao do investimento em educao pblica em relao ao PIB, na proporo de 1% ao ano, de forma a atingir, no mnimo, 7% do PIB at 2011 e, no mnimo, 10% at 2014, respeitando a vinculao de receitas educao definidas e incluindo, de forma adequada, todos os tributos (impostos, taxas e contribuies);

Definio e aperfeioamento de mecanismos de acompanhamento, fiscalizao e avaliao da sociedade, articulados entre os rgos responsveis (conselhos, Ministrio Pblico, Tribunal de Contas), para que seja garantindo que os percentuais mnimos vinculados Manuteno e Desenvolvimento do Ensino (MDE) nas Constituies e Leis Orgnicas sejam respeitados pelo executivo;

Ampliao do atendimento dos programas de renda mnima associados educao, a fim de garantir a toda a populao o acesso e a permanncia na escola;

Desvinculao dos recursos destinados educao de qualquer nvel de contingenciamento; Aumento de recursos vinculados educao, de 18% para, no mnimo, 25% (da Unio) e de 25% para, no mnimo, 30% (de estados, DF e municpios); Excluso das despesas com aposentadorias e penses dos recursos vinculados manuteno e desenvolvimento do ensino da Unio, estados, DF e municpios, garantindo a paridade entre aposentados/as e ativos/as, mas mantendo o pagamento das aposentadorias e penses nos oramentos das instituies educacionais;

Reformulao do FUNDEB com o objetivo de: o Igualar o per capita para todos os Estados, tomando como referncia o maior per capita existente no pas; 55

o Adequar os fatores de ponderao aos custos efetivos e condies reais de cada etapa e modalidade de ensino; o Retirar o sistema de balizas que limitam os fatores de ponderao substituindo a atual perspectiva do gasto-aluno/a/ano por custo-aluno-qualidade; o Aumentar a complementao da Unio para uma transferncia equivalente a 1% do PIB/ ano; o Fortalecer e regulamentar o papel fiscalizador dos conselhos de

acompanhamento e de avaliao; o Garantir, em articulao com os tribunais de contas, a formao dos conselheiros no mbito de todos os estados e municpios, provendo-lhes suporte tcnico contbil e jurdico, a fim de que exeram com maior autonomia e segurana as suas funes, sendo que a primeira formao deve ocorrer imediatamente aps a sua eleio; Ampliao e consolidao das polticas de financiamento e expanso da educao profissional, com nfase no ensino mdio integrado, na educao tecnolgica, na formao de professores e no desenvolvimento da pesquisa e da inovao, considerando as necessidades produtivas, sociais e de insero profissional; Estabelecimento de um Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Superior Pblica, vinculando, de forma adequada, recursos dos impostos, taxas e contribuies, de modo a efetivar a autonomia universitria prevista na CF/1988, com definies sobre parmetros para a distribuio dos recursos entre as instituies pblicas federais e condies a serem satisfeitas por estados, distrito federal e municpios para demandarem recursos do Fundo; Alocao de recursos financeiros especficos para a expanso da graduao nas instituies pblicas no perodo noturno, com a condio de que o nmero de vagas nesse perodo seja 1/3 (um tero) do nmero total de vagas; Discusso sobre a poltica do PROUNI e do REUNI para que os recursos pblicos destinados a estes programas sejam revertidos ampliao, melhoria e reestruturao das instituies pblicas de ensino superior fortalecendo seu carter pblico, gratuito e de qualidade; Garantia de recursos para as polticas de incluso dos negros, povos indgenas, alm de outros extratos sociais historicamente excludos da Educao Superior; Garantia de financiamento s universidades pblicas para oferta de cursos de graduao, ps-graduao, mestrado e doutorado aos profissionais da educao; 56

Implementao de patamares mais adequados de financiamento nas IES pblicas para a extino dos cursos de ps-graduao pagos como forma de desmercantilizar as relaes de produo do trabalho acadmico;

Destinao de cinquenta por cento (50%) dos crditos advindos do pagamento de royalties decorrentes de atividades de produo energtica (extrao, tratamento, armazenagem e refinamento de hidrocarbonetos) ao MDE (manuteno e desenvolvimento do ensino.

Destinao de cinqenta por centro (50%) das receitas do Fundo Social advindos da explorao da camada pr-sal para a educao, assim distribudos: 30% para a Unio e 70% para Estados, Distrito Federal e Municpios para o desenvolvimento de programas de educao bsica por meio de uma poltica de transferncias equivalente ao salrio educao;

Incluso de contedos sobre educao fiscal para cidadania nos currculos de formao dos profissionais de educao, e apoio a programas de extenso, pesquisas e projetos de servidores pblicos, com vistas construo de conhecimentos relativos educao fiscal de forma a fomentar o debate sobre controle social dos recursos pblicos e construo da conscincia cidad;

Ampliao da gratuidade em cursos e programas de educao profissional, oferecidos pelo sistema S.

d. Relativas formao e valorizao dos profissionais da educao Institucionalizao de uma poltica nacional de formao e valorizao dos profissionais da educao que leve a: o Fortalecer a identidade dos profissionais da educao como educadores; o Fortalecer as licenciaturas e a formao continuada em programas de psgraduao; o Desenvolver competncias para o uso das tecnologias de informao e comunicao (TICs); o Incorporar ao processo pedaggico, com criticidade e criatividade, as diferentes linguagens mediticas; o Incorporar a concepo de educao inclusiva; o Instituir padro de qualidade dos cursos de formao; o Estabelecer, como norma a formao em cursos presenciais, admitida a modalidade de Ead, de forma excepcional;

57

o Fortalecer as faculdades, institutos e centros de educao nas instituies pblicas, ampliando as vagas das licenciaturas, inclusive por meio de ampliao dos campi avanados; o Ampliar a oferta de cursos de docentes para a educao profissional; o Instituir programas de bolsas para estudantes de licenciatura e de mestrado e doutorado para professores da rede pblica; o Proporcionar formao superior para professores indgenas, quilombolas, ciganos, populaes tradicionais e demais tnicas e formao continuada,

segundo o campo de atuao, para as questes da diversidade; o Implementar formao continuada em nvel de aperfeioamento ou

especializao para profissionais que atuam nas salas de recursos multifuncionais; o Apoiar projetos de educadores para ampliao/construo de conhecimentos, formao em novas tecnologias; o Ampliar cursos tcnicos de nvel mdio para formao funcionrios da educao bsica nas redes estaduais e municipais; o Garantir plano de carreira unificada, abrangendo funcionrios, professores e especialistas, com isonomia salarial relativa mesma titulao nas demais carreiras do servio pblico; o Garantir jornada ampliada e piso salarial profissional nacional, contemplando regime de dedicao exclusiva do docente, exercida em uma nica instituio de ensino; o Reduzir a jornada de trabalho em 50% para os profissionais da educao cursando especializao e liberao de 100% para cursar programas de mestrado e doutorado, com manuteno integral dos salrios; o Estabelecer nmero mximo de estudantes por turma, sendo: at dois anos - 6 a 8 crianas; de 3 a 5 anos at 15 crianas; anos iniciais do EF 20 estudantes; anos finais EF 25 estudantes; no ensino mdio e superior 30 estudantes; o Definir padro mnimo de infra-estrutura nas escolas; o Garantir aposentadoria especial para os docentes, com eliminao do fator previdencirio; o Avaliar a formao e a ao dos profissionais da educao o Assegurar licena remunerada para mandatos classistas nos estados, municpios e DF; 58

o Instituir Frum Nacional de formao dos profissionais da educao; o Situar na Capes o acompanhamento dos processos de credenciamento e autorizao de cursos de formao e sua avaliao pelo Conselho Tcnico Cientfico da Capes CTB-EB

e. Relativas diversidade, justia social, cidadania e trabalho Institucionalizao de polticas pblicas, com obrigatoriedade de apoio financeiro pblico, que concorram para a justia social, educao e trabalho, considerando a incluso, a diversidade e a igualdade e que, de modo geral: o Assegurem o direito diversidade, o respeito s diferenas e o combate a toda forma de discriminao; o Garantam a educao inclusiva cidad o Garantam a formao continuada dos profissionais da educao bsica voltada para as questes da diversidade; o Avaliem, monitorem e aperfeioem as aes afirmativas; o Estimulem linhas de pesquisa sobre as questes da diversidade; o Contemplem a perspectiva da diversidade no material didtico e paradidtico. Consolidao de polticas e diretrizes prprias, contemplando as disposies legais especficas e necessidades de normatizao; a especificidade dos educandos; o respeito ao contexto cultural e scio-ambiental; a gesto dos sistemas de ensino; a formao e seleo dos profissionais da educao; o apoio aos estudantes e docentes; a participao das famlias e da comunidade; a adequao dos currculos e dos materiais didticos; o apoio pesquisa; a infraestrutura escolar e o apoio financeiro; a ampliao do atendimento; programas governamentais e aes afirmativas; controle social, relativos (s): o Relaes tnico-raciais o Educao quilombola o Educao especial o Educao do campo o Educao indgena o Educao ambiental o Gnero e diversidade sexual o Crianas, adolescentes e jovens em situao de risco o Formao cidad e profissional o Educao de jovens e adultos 59

o Educao prisional o Educao dos pescadores o Educao em direitos humanos o Educao religiosa

2.4.2. Contribuies do CNE O Conselho Nacional de Educao, para dar cumprimento sua competncia de subsidiar a elaborao e acompanhar a execuo do Plano Nacional de Educao (inciso a do 1, do art. 7 da lei n 9.131/1995), no ano de 2009, elaborou o Documento Indicaes para subsidiar a construo do Plano Nacional de Educao 2011-202077. Os subsdios foram elaborados a partir da anlise de avaliaes do PNE realizadas pela Comisso de Educao e Cultura da Cmara dos Deputados e do MEC e de estudos, entre outros o elaborado pelo Professor Cury78. Com base nas avaliaes do PNE e dos estudos considerados, o CNE formula os dez desafios da Educao Nacional, a serem enfrentados e superados no prximo decnio, como compromisso do Estado e de toda a sociedade79. Os desafios indicados pelo CNE esto muito prximos das dez diretrizes definidas na proposta de PNE encaminhada pelo MEC ao Congresso Nacional (PL 8035/2010). Para superar esses desafios, o Documento do CNE, aps apresentar um breve diagnstico de cada nvel de ensino, com comparaes internacionais, indica as prioridades para cada um dos nveis, etapas e modalidades da Educao Nacional. So elencadas 172 prioridades sendo: 99, distribudas em 18 etapas/modalidades e temas, para a Educao Bsica e 73 contemplando 7 etapas/modalidades e temas para a Educao Superior.

2.4.3. Avaliaes do PNE 2001-2011 e do PDE A Lei n 10.172/2001 estabeleceu que o acompanhamento e avaliao do PNE caberia s comisses de Educao e Cultura da Cmara e do Senado, ao Ministrio da Educao e ao Conselho Nacional de Educao. O PNE foi objeto de avaliaes em estudos promovidos pela Comisso de Educao e Cultura da Cmara dos Deputados em eventos promovidos pelo MEC e pelo CNE. A Explanao de Motivos n 33 do MEC, que acompanhou o encaminhamento da proposta de Plano ao Palcio do Planalto relaciona esses estudos e eventos relacionados a seguir:

60

A Comisso de Educao e Cultura da Cmara dos Deputados, por meio de sua Consultoria Legislativa, realizou dois estudos de avaliao do PNE, o primeiro em 2004 e o segundo em 2006 (publicaes do Congresso: Avaliao Tcnica do Plano Nacional de Educao, Braslia, 2004; e Avaliao do PNE: 2004-2006, Braslia, 2011); Em setembro e outubro de 2005 o Conselho Nacional de Educao realizou um Ciclo de Debates sobre o PNE, com vistas a subsidiar o MEC no envio de propostas ao Congresso Nacional; Em 2006 o MEC/SEB/Dase/Cafise coordenou o Colquio Nacional sobre mecanismos de acompanhamento e avaliao do Plano Nacional de Educao e dos planos decenais, estaduais e municipais correspondentes; Em 2006, a SEB/MEC promoveu Seminrios Regionais de Avaliao do Plano Nacional de Educao e dos planos decenais correspondentes, tendo como referncia os diagnsticos regionais da situao educacional diante das metas do PNE, realizado pelo Centro de Planejamento e Desenvolvimento Regional da UFMG Cedepar para a SEB/MEC, com consolidao das contribuies no documento: Acompanhamento e Avaliao do PNE e dos Planos Decenais Correspondentes. Em 2006 o INEP/MEC realizou Avaliao do PNE, relacionando suas metas com as polticas e aes em curso no MEC, com participao de especialistas em educao; O SEA/MEC realizou avaliao do PNE 2001 a 2008, com a participao de especialistas em educao. Conforme pesquisa do MEC80, at 2007 em torno de 50% dos municpios atendiam ao dispositivo da Lei n 10.172/2001 que determinava a criao, por estados e municpios, de planos decenais correspondentes. Com a criao do Plano de Metas Educao para Todos, no contexto do PDE, todos os Estados e Municpios criaram seus Planos de Aes Articuladas, assinando termo de compromisso com o MEC com suas 29 diretrizes. A avaliao do PDE foi traduzida pelo ndice de Desenvolvimento da educao Bsica (IDEB), criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino, que passou a ser aferida anualmente por meio da Prova Brasil, que compe o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb), realizado pelo Inep/MEC. No ensino mdio a avaliao feita por meio do Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM), adotado pela

61

maioria das universidades como mecanismo de acesso ao ensino superior. Na educao superior a avaliao foi realizada por meio do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (Sinaes) que analisa as instituies, os cursos e o desempenho dos estudantes, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliaes institucionais e dos cursos. O PDE introduziu, por meio do IDEB e do Sinaes, com os instrumentos de avaliao correspondentes (SAEB/Prova Brasil, ENEM e ENADE) uma nova concepo de avaliao, no mais focada apenas na realizao das metas e estratgias, mas de seu impacto na qualidade da educao.

2.4.4. A proposta de PNE 2011-2020 (PL 8035/2010) A elaborao do PNE resultou da sistematizao, realizada, sob a coordenao do Ministro da Educao, das contribuies advindas das avaliaes e da ampla mobilizao social nas conferncias de educao, com a validao da Comisso Nacional Coordenadora da Conae. A Explanao de Motivos n 33 do MEC, explicita o processo de elaborao da proposta do PNE 2011-2020, relacionando os antecedentes (PNE e PDE e os processos avaliativos) e as conceituaes que subjazem s proposies apresentadas, como pressupostos que o contextualizam e definem sua concepo e natureza. No que diz respeito contextualizao o PNE situado no contexto do projeto nacional de desenvolvimento com incluso social, ou seja: faz parte de uma poltica nacional de construo de uma sociedade mais justa, solidria e inclusiva. Neste sentido, estabelece os patamares educacionais nacionais necessrios construo da sociedade preconizada, traduzidos no direito educao com qualidade social, aes afirmativas e respeito diversidade, garantidas por uma organizao de sistema nacional, com o Conselho Nacional como rgo normativo e o Frum Nacional como instncia de mobilizao e participao. Quanto concepo, o PNE assume a dimenso estratgica com abordagem sistmica, ou seja: com viso de totalidade da educao, estabelecendo as articulaes necessrias, tanto entre os nveis, etapas e modalidades de ensino, quanto entre os sistemas de ensino dos entes federados (regime de colaborao). Quanto natureza o PNE, por sua contextualizao e concepo, se apresenta como Plano de Estado, atendendo aos trs fundamentos que assim o caracterizam:

62

dimenso legal (objeto de lei federal), dimenso temporal (plano decenal) e dimenso social (elaborado como construo coletiva, como sntese de ampla participao social). A proposta apresenta um Projeto de Lei e um anexo com as metas e estratgias. O Projeto de Lei (PL 8035/2011) define 10 diretrizes e as seguintes disposies para a realizao e avaliao do PNE: Realizao de duas conferncias nacionais, com intervalo de at quatro anos entre elas, com o objetivo de avaliar e monitorar o PNE 2011-2020 e subsidiar a elaborao do PNE 2021-2030; Instituio do Frum Nacional de Educao para coordenar as conferncias nacionais de educao; Ao da Unio, estados, Distrito Federal e municpios em Regime de Colaborao para a implementao das estratgias e consecuo das metas; A adoo de mecanismos locais, pelos estados e municpios, para

acompanhamento das metas; Adoo de Regime de Colaborao especfico para a educao escolar indgena, que considere os territrios tnico-educacionais e de estratgias que levem em conta as especificidades socioculturais e lingsticas de cada comunidade, promovendo a consulta prvia e informada a essas comunidades; Elaborao, no prazo de um ano, de planos decenais correspondentes pelos estados, Distrito Federal e municpios, em consonncia com as diretrizes, metas e estratgias previstas no PNE 2011-2020 e com metas que: o considerem as necessidades especficas das populaes do campo e de reas remanescentes de quilombos; o garantam o atendimento s necessidades educacionais especficas da educao especial, assegurando um sistema educacional inclusivo em todos os nveis, etapas e modalidades; Edio, no prazo de um ano, pelos estados, Distrito Federal e municpios, de leis especficas disciplinando a gesto democrtica da educao em seus respectivos mbitos de atuao; Formulao, pela Unio, estados, Distrito Federal e municpios, de planos plurianuais e diretrizes oramentrias, de maneira a assegurar a consignao de dotaes oramentrias compatveis com as diretrizes, metas e estratgias do PNE e dos respectivos planos, a fim de viabilizar sua plena execuo;

63

Utilizao do IDEB, calculado pelo INEP, para a avaliao da qualidade da educao bsica, ao par de outros indicadores relativos ao corpo docente e infra-estrutura das escolas. O anexo apresenta as 20 metas com 171 estratgias de ao para realiz-las. O

importante a destacar que diretrizes e metas so concebidas de forma sistmica, superando a segmentao por nveis, etapas e modalidades de ensino do plano anterior. A primeira providncia adotada pelo Ministrio da Educao foi a instituio do Frum Nacional de Educao, pela Portaria n 1.40781 de 14-12-2010, vspera do encaminhamento do Projeto de Lei do PNE 2011-2020 ao Congresso Nacional, ato do qual os integrantes do Frum participaram, na Presidncia da Repblica. O Frum integrado pelas representaes institucionais que constituram a Comisso Nacional Organizadora da Conae, atendendo deliberao da Plenria Final. A Portaria Ministerial atribui ao Frum as competncias de82:
I. convocar, planejar e coordenar a realizao de conferencias nacionais de educao, bem divulgar as suas deliberaes; II. elaborar seu Regimento Interno, bem como o das conferncias nacionais de educao; III. oferecer suporte tcnico aos estados, municpios e Distrito Federal para a organizao e a realizao de seus fruns e de suas conferncias; IV. acompanhar e avaliar o processo de implementao das deliberaes das conferncias nacionais de educao; V. zelar para que as conferncias de educao dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios estejam articuladas a Conferncia Nacional de Educao; VI. planejar e organizar espaos de debates sobre a poltica nacional de educao; VII. acompanhar, junto ao Congresso Nacional, a tramitao de projetos legislativos relativos poltica nacional de educao; VIII. acompanhar e avaliar a implementao do Plano Nacional de Educao.

A constituio do Frum Nacional de educao atende a uma das principais deliberaes da Conae, como instrumento de mobilizao social e dilogo com a sociedade no contexto do planejamento participativo e da democratizao da gesto educacional.

3. Consideraes finais O novo Plano Nacional de Educao, como Plano de Estado de carter sistmico e estratgico, d seqncia ao do Ministrio da Educao que colocou a educao efetivamente na centralidade da pauta das polticas pblicas nacionais. Elaborado sob o princpio do planejamento participativo encontra sintonia com as aspiraes da sociedade brasileira manifesta por meio de ampla mobilizao e participao social na

64

definio de polticas pblicas educacionais, que confluiu para as deliberaes da Conae. A natureza de uma Conferncia a de mobilizar a sociedade, traduzir aspiraes e apontar horizontes da sociedade sonhada. Algumas deliberaes tm carter concreto com viabilidade de implementao no curto ou mdio prazo, outras apontam sonhos a serem perseguidos e alimentam a continuidade da participao nas lutas sociais. Assim, pertinente afirmar que o Projeto de Lei do Plano Nacional de Educao 2011-2020, complementado pela Portaria n 1.407, que institui o Frum Nacional de Educao, foi inspirado no esprito da Conae e contempla as deliberaes factveis nos prximos dez anos. Em sntese, a partir das polticas nacionais, globais e educacionais

(intencionalidades como horizonte de futuro), o PNE define para a dcada 2011-2020 as diretrizes (as grandes orientaes, marcos normativos da ao para a caminhada na direo desse horizonte), as metas (objetivos quantificados, passos, avanos da caminhada) e estratgias (aes, processos do caminhar). Espera-se que os novos tempos de exerccio da cidadania ativa propiciados pelo amadurecimento democrtico, expressa na participao da sociedade civil organizada na formulao das polticas pblicas assegurem, tambm, novo significado para o PNE, superando os reveses da histria do planejamento educacional no Brasil.

65

REFERNCIAS
Manifesto dos Pioneiros. A reconstruo educacional no Brasil: ao povo e ao Governo. . Azevedo, Fernando de: A cultura brasileira, EdUnB, 1963 (p. 669). 3 . Associao Brasileira de Educao. O problema educacional e a nova Constituio. So Paulo, Cia Ed. Nacional. 1934 (p. 12-4 e 133-141). 4 . Constituio Federal de 1934 5 . M Ministrio da Educao e Sade. Conselho Nacional de Educao. Elaborao do Projeto do Plano Nacional de Educao, p. 3 6 . Ver CNE 7 . Brasil. Ministrio da Educao e Sade. Panorama da Educao Nacional (Discursos de Getlio Vargas e Gustavo Capanema). Rio de Janeiro, Jos Olmpio. 1941, p.21 8 . Brasil, Ministrio da Educao e Sade. Servio de Documentao, Folheto n 5 (Fundao Getlio Vargas, CPDOC, 865/77) 9 . Associao Brasileira de Educao. Carta Brasileira de Educao Democrtica. Rio de Janeiro. ABE, 1945, p. 33 10 . Dirio do Congresso Nacional. 5 de junho de 1959, p. 2664 11 . Ministrio da Educao e Cultura. Plano Nacional de Educao. Rio de Janeiro, 1962. p.69 e 71 12 . Ministrio da Educao e Cultura. Plano Nacional de Educao. Rio de Janeiro, 1962 13 . Idem, p. 11 14 . idem, p. 23/24 15 . Ministrio da Educao e Cultura. Plano Trienal de Educao e Cultura 1963-1965. Braslia, 1963. 16 . Idem, p. 17 . Trigueiro, Durmeval. Toward a theory of educactional planning: the brasiliam case. Michigan State University, 172. 18 . Granato, Teresinha A. C. Resenha de O Planejamento Educacional no Brasil de Durmeval Trigueiro Mendes. Revista Brasileira de Educao, mai/ago, n 017, Anped. So Paulo, 2001. p. 147 19 . I Plano Nacional de Desenvolvimento (PND): 1972/74. Braslia: Presidncia da Repblica. 1971 20 . Ministrio da Educao. xxx 21 . O Brasil e o II PND. Braslia: Presidncia da Repblica. 1974 22 . II PSEC xxxx 23 . III PND. Verso incorporando as ressalvas do Congresso Nacional. Braslia: Presidncia da R. 1980. 24 . Ministrio de Educao e Cultura. Secretaria Geral. III Plano Setorial de Educao, Cultura e Desporto; 1980/1985. Braslia, MEC/DDD, 1980 25 . Ministrio de Educao e Cultura. Secretaria Geral. Encontros Regionais sobre Planejamento; III Plano Setorial de Educao, Cultura e Desporto. Braslia MEC/DDD, 1979. 26 . I Plano Nacional de Desenvolvimento da Nova Repblica 1986-1989. Braslia: Presidncia da Repblica. 1986 27 . GOHN, Maria da Glria. Movimentos Sociais e Educao. So Paulo: Cortez, 1992. 28 . Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Texto aprovado na Comisso de Educao, Cultura e Desporto da CD. So Paulo: Cortez, ANDE, 1990. 29 . Idem 30 . Plano decenal de educao para todos. Braslia. MEC, 1993.
2 1

31
32

. Educao para todos: avaliao da dcada. Braslia: MEC/INEP, 2000

. Plano Nacional de Educao: A proposta da sociedade brasileira. Consolidado na Plenria de Encerramento do II CONED, Belo Horizonte (MG), 9 de novembro de 1997 33 . Idem 34 . Idem 35 ,Plano Nacional de Educao. Proposta do Executivo ao Congresso Nacional. INEP, Braslia, 1998. 36 . Idem 37 . Idem 38 . Idem 39 . PNE: Plano Nacional de Educao ou Carta de Inteno. Ivan Valente e Roberto Romano (Internet) 40 . Paulo Sena. O plano nacional de educao na Cmara dos Deputados por um PNE j. Caderno Aslegis,. Braslia. V. 4, n. 10, p. 1 a 86. jan/abr 2000. 41 . Plano Nacional de Educao. Cmara dos Deputados. Nelson Marchezan, Braslia, 2000 42 . Idem 43 . PNE: Plano Nacional de Educao ou Carta de Inteno. Ivan Valente e Roberto Romano (Internet) 44 . idem 45 . Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987 (p. .38)

66

. Leitura de mundo. Angela Antunes (mimeo) . Frreira, F. Whitaker. Planejamento sim e no. 9 Ed. Rio de Janeiro. Paz eTerra. 2000 48 . Carlos Matus: Adis, seor presidente: planificacin, antiplanificacin y gobierno. Caracas. Ed. Pomaire, 1987 e Poltica, Planejamento & Governo. Braslia, IPEA, 1996. 49 . O Planejamento em Novos Tempos. CENDEC/IPEA. Braslia. 1988 (mimeo) 50 . PNE: Plano Nacional de Educao ou Carta de Inteno. Ivan Valente e Roberto Romano (Internet) 51 . Manifesto dos Pioneiros .... 52 . Plano de Educao Nacional. Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, Rio de Janeiro, v.13, n.36, maio/ago/1949. p. 210 53 . Sucupira, Newton L. B. Relaes entre o Conselho Federal de Educao e os Conselhos Estaduais. Documento. Rio de Janeiro. N. 21, v.2, Nov/1963 54 . Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional: texto aprovado na Comisso de Educao, Cultura e Desporto da CD. Com comentrios de Dermeval Saviani (et al.). So Paulo. Cortez, ANDE. 1990 55 . Plano Nacional de Educao. Proposta da Sociedade Brasileira. Cmara dos Deputados 56 . Indicao CNE/CP n 3/2006. Cons. Adeum Hilrio Sauer 57 . Abicalil, Carlos. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educao. Cmara dos Deputados;Braslia. 2010 58 . Idem, p.16 59 . Idem p.23 60 . Conferncia Nacional de Educao 2010. Construindo o Sistema Nacional Articulado de educao: o Plano Nacional de Educao, diretrizes e estratgias de ao. Documento Final. MEC. Braslia, 2010. 61 .Brasil. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos. Plano plurianual 2004-2007: mensagem presidencial. Braslia: MP 2003. 62 . Idem. p. 30 63 . Iem. p. 56 64 . Brasil. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos. Plano plurianual 2008-2011. Braslia. MP, 2007 65 . Idem. p 16 66 . O Plano de Desenvolvimento da Educao: razes, princpios e programas. Ministrio da Educao. Braslia. 2008. p. 6 67 . Idem. p. 7 68 . Idem. p.6 69 . Idem. p. 6 a 9 70 . Plano de Desenvolvimento da Educao 1 ano, MEC, Braslia, 2008, p.9 71 . Idem. p. 17 72 . Idem p. 18 73 . Brasil. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos. Plano plurianual 2008-2011. Braslia. MP, 2007. p. 17 74 . O Plano de Desenvolvimento da Educao: razes, princpios e programas. Ministrio da Educao. Braslia. 2008. p. 25-26 75 . Idem. p. 37 76 . Idem p. 37 77 . Portaria CNE/CP n 10, de 6 de agosto de 2009. Dirio Oficial da Unio de 21/08/2009, Seo 1, p. 13 78 . Cury, Carlos Roberto Jamil. Por um Plano Nacional de Educao: Nacional, Federativo, Democrtico e Efetivo. Texto elaborado para o Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educao, em maro de 2009, disponvel em WWW.mec.gov.br/cne 79 . Portaria CNE/CP n 10, de 6 de agosto de 2009. Dirio Oficial da Unio de 21/08/2009, Seo 1, p. 13 80 . Perfil dos Conselhos Municipais de Educao. MEC/SEB. Braslia, 2008 81 . Portaria MEC n 1.407. Dirio Oficial da Unio. Seo I. n 240. quinta-feira 16 de dezembro de 2010 82 . Idem
47

46

67

You might also like