You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO DE EDUCAO GRADUAO EM ARTES VISUAIS

RUZARA PINTO ROGRIO

MEMORIAL

VITRIA 2011

RUZARA PINTO ROGRIO

MEMORIAL

Memorial apresentado ao Curso de Artes Visuais - da Universidade Federal do Esprito Santo, como um dos pr-requisitos para a concluso da Licenciatura Artes Visuais.

Vitria 2011

APRESENTAO
Este trabalho fruto de um processo de modificao do meu caminho profissional, minhas memrias e a importncia de indivduos que muito contriburam na construo da minha identidade. Tento esboar uma comparao entre a minha prtica docente, e as teorias estudadas durante o decorrer deste curso.

DESENVOLVIMENTO

O fato de encontrar atualmente, cursando a graduao em Artes Visuais um verdadeiro desafio, uma vez que tenho que conciliar estudos, trabalho e famlia.

Mas, bem minha histria comea no Grupo escolar Virglio Schwab, onde meus pais me matricularam para que eu cursasse a Pr-escola, no me recordo muito desta fase, as nicas coisas que me lembro bem so: o nome da professora, que se chamava Suely; que todos os dias aps a sada da escola frequentava a casa da merendeira. Quando me recordo desses momentos sinto uma sensao de felicidade. No posso esquecer que a tia Suely falava que eu era muito caprichosa.

Quando cursei minha primeira srie do ensino fundamental na E.P.G. Adalberto Queiroz, uma escola simples, bem perto de minha casa, escola da qual me lembro muito bem, pois foi l onde fui alfabetizada pela tia Nilza e atravs do mtodo silbico, em nossa sala de aula existiam os famosos cartazes das

familinhascom ilustraes bem caprichadas eram as famlia do Tatu, da bala, entre outras. Existia na sala tambm o abecedrio da Xuxa, para fixarmos melhor as letrinhas.

Dentre muitas atividades propostas e realizadas por mim, as de pinturas eram as preferidas, feitas com imensa satisfao, assim fui crescendo gostando sempre de fazer trabalhos manuais, na catequese e em casa tambm.

Ao ingressar no Colgio Castro Alves, da rede privada, colgio onde penso ter vivido umas das melhores fases de minha vida estudantil. O material utilizado eram as apostilas do sistema Positivo, onde o ensino da arte tinha o enfoque mais matemtico do que artstico, utilizvamos transferidores, compasso, rguas e esquadros para o desenvolvimento das atividades, calcular ngulos etc. Estudei neste colgio at a 8 srie e sinto muitas saudades at hoje.

Logo depois eu mudara de escola novamente, iniciei o ensino mdio bsico no Colgio Marco Plo onde estudei de at o 2 ano, por fim cursei o 3 ano integrado ao pr-vestibular no Colgio Campo Grande. Durante o ensino mdio o ensino da artes foi se fragmentando mais e mais, tinha apenas uma aula de artes onde tive pouco aproveitamento, e no terceiro ano j no havia mais a disciplina de artes eram o famoso pr-vestibular onde s tnhamos oportunidade de ver as disciplinas com os contedos diretamente direcionados para o vestibular da UFES.

Aps algumas tentativas frustradas de conseguir passar na UFES, fiz vestibular para uma faculdade da rede privada e me matriculei no curso de Pedagogia, no qual tive a oportunidade de cursar a disciplina de Arte na educao, disciplina esta

to esperada por mim, pois via nos corredores e biblioteca trabalhos produzidos nessa disciplina por turmas anteriores a minha, com isso aps o termino desta graduao, iniciei minha vida de educadora, primeiramente na educao infantil onde os trabalhos artsticos eram mais apreciados.

Assim eram minhas vivencias antes do curso de artes, aos poucos fui me moldando ao mundo adulto e formal no qual havia ingressado.

Durante parte da minha vida ouvia as pessoas falarem: faz artes Ru, h por que voc no faz artes?, assim ento fiz o vestibular da Universidade Federal do Esprito Santo, para Artes Visuais - EAD, onde foi um sucesso, comea ento um novo caminho, novos desafios( e que desafios), novas aprendizagens.

Transcorrido o curso de Artes fato que temos materias, professores do qual jamais esqueceremos, seja pela compreenso de cada dia, ou mesmo pelas diversas dificuldades encontradas no desenrolar das disciplinas, a falta de material, entre outras mais, sempre esperei do curso colocar a mo na massa, a cada inicio de disciplina onde apenas tnhamos teoria eram um suplcio, como a disciplina de filosofia da arte, porm das disciplinas cursadas que mais ficou em mim foi a de Cor e Laboratrios de Tintas, onde pusemos a mo na massa literalmente, dentre as tcnicas propostas por essa disciplina que mais ecoou em mim, me proporcionado mais prazer foi confeccionar o pastel seco, sentir seu traado quando deslizavam no papel, os efeitos produzidos foi realmente sensacional.

No posso dizer que mudei completamente a minha prtica, mas posso afirmar que no sou a mesma profissional. As interaes de experincias que tive, com os educandos tm certeza que no esquecerei nunca.

Varias coisas aconteceram comigo nesses anos de universidade, hoje me sinto mais confiante em relao ao desenvolvimento das atividades de artes.

Agora com as experincias que vivi at o presente, percebi a leitura errnea que os demais profissionais tem sobre o ensino da arte, com isso tenho certeza sobre a necessidade da formao continuada dos profissionais do magistrio, o curso tem me proporcionado experincias impar no que diz respeito ao cotidiano escolar.

Dentre os contedos, processos e metodologias que vivi e revisitei o que quero aprofundar, investigar, descobrir, analisar, mais e mais so os contedos de cermica, a metodologia realizada pela professora de vdeo, onde o dialogo a base de tudo.

Finalizo a escrita desse memorial, com a certeza de ter dado o melhor de mim nesta universidade, sinto que muita coisa mudou na minha prtica, contudo sei que tenho tambm muito a melhorar dia aps dia.

You might also like