You are on page 1of 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


Segunda-feira, 11 de Maro 2013 Ano III N.143 www.pcnewsnetwork.com
DISTRIBUIO GRATUITA

Trudeau pode ganhar a Harper? - Sondagens dizem sim

Cardeal Canadiano badalado no Vaticano

Os liberais retornariam ao poder nas prximas eleies canadianas se, como esperado, escolherem o filho do antigo primeiro-ministro Pierre Trudeau para dirigir o partido, de acordo com uma pesquisa de opinio, divulgada na sexta-feira. A pesquisa revelou que os liberais com Justin Trudeau como lder seria capaz de substituir os conservadores no poder, embora com um governo minoritrio, se as eleies fossem realizadas hoje.

Por norma, os mais falados tm poucas hipteses, mas...


O Cardeal Canadiano Marc Ouellet, que ontem domingo, liderou a procisso para a Missa dominical, em Santa Maria, na Igreja Traspontina, em Roma, j um dos mais badalados para ser o sucessor do Papa Bento XVI. O conclave comea amanh e, por norma, diz-se que os Cardeais mais falados... nunca atingem o Papado. Mesmo assim, so cada vez mais os que acentuam ter Ouellet todas as condies para ser eleito.

Dia da Mulher...

Festa Picoense em Mississauga


9

Uma Festa de Caadores


4,5,6

...em vrias dimenses


Carla Tavares
Mortgage Planner
Lic # M090000105

Iran Costa em boa causa

10

Cell: 647-283-6737
Hipotecas ... Obtenha uma segunda Opinio!
Longtime Friends Serving ...Longtime Customers Peel Region: 14 Queen Street South Mississauga On L5W 1S6 GTA : 2888 Dufferin Street Toronto On M6B 3S6

2 . Nossa gente / Editorial

E da Decncia na Poltica?
Pedro Jorge Costa B. de Barros pedrojorgeri@gmail.com
Ser que j no h decncia? Certas pessoas vo responder que claro que sim, a decncia existe e todos devemos ser decentes pois de outra forma no poderia ser. Mas, no entanto, outros perguntam, mas ento onde est a decncia? e ainda outros podem perguntar, mas o que e a decencia e um nome, se e um nome e invulgar e nao e bonito? pois e mas da decencia na politica poucos falam. Hoje a vida na politica parece querer competir com a vida de Hollywood. O espetculo e o excesso parecem ser a norma, mas tal como no mundo do espetculo, a fantasia tambm parece estar presente. Hoje, os politicos so curiosos. Por um lado dizem de forma directa o que os eleitores querem, por outro quando fazem politica parecem ser vitimas ou de preguica ou de inactividade. Muitos deles passam a vida a culpar outros, sem nada admitirem. Mas o mais curioso que muitos falam como poetas, proferem discursos poderosos e bem feitos, mas, no entanto, quando fazem politica so fiis a um realismo frio e calculista. Mas o melhor ainda so os escndalos. V-se de tudo desde escndalos sexuais a corrupo. A lista continua e para inspirao temos o caso italiano, mas sobre isso outros iro falar. O mais espantoso a reao das pessoas. Por um lado, ainda so muito sensveis a questes de moral e da vida privada dos seus lideres, por outro as pessoas parecem aceitar o calculismo frio e mecnico dos seus lideres. Quem tinha duvidas pode agora esclarec-las. As pessoas esto a pedir aos seus lideres algo que antes no pedia. Contudo, eu volto a perguntar. E da decncia? Ser que as pessoas ainda se importam, ou decncia um conceito que est tambem a mudar tal como a politica e o que se pede aos politicos? AT PARA A SEMANA.

11 Maro 2013

Tristens Triumph
Sunday March 24th, 2013 Open House: 12:00pm 8:00pm LiUNA Local 183 Gerry Gallagher Hall 1263 Wilson Avenue, Toronto ON Featuring Live Music & Refreshments Admission: A Donation of any Amount

Tristens Triumph is a fundraising event in support of a heroic 4 year old child who is fighting leukemia. Diagnosed with this rare cancer at such an early age, little Tristen is a superhero in his own right. As courageous as ever, this brave little boy has overcome several blood transfusions, surgery and chemotherapy treatments. In support of the overwhelming costs affiliated with this diagnosis, all collected donations will help fund Tristens medical treatments and transition expenses. Tristens Triumph was founded in celebration of Tristens strength, courage and endurance. Your support makes Tristen truly triumphant. For more information, please contact: Jose Eustaquio: (t) 416-627-7021, (e) jeustaquio@liunaopdc.org Daniel Gama: (t) 416-990-1531 , (e) daniel@renosmusic.com Reno Silva: (t) 416-888-2473, (e) reno@renosmusic.com

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

MAIS ARTIGOS DE EDITORIAL NAS PGINAS 3 e 7

11 Maro 2013 Afinal ainda temos presidente...

Material Editorial . 3
cumprimentos ao Corpo Diplomtico e na abertura do ano judicial. J Fevereiro foi um ms de quase ausncia do espao pblico, tendo-se Cavaco ficado por: empossar os novos secretrios de Estado, presidir uma reunio do Conselho Superior de Defesa Nacional, atribuir condecoraes, receber o primeiro-ministro e o seu ministro-adjunto, Antnio Jos Seguro e organizar dois encontros... mas tudo isto no Palcio de Belm. S por uma vez decidiu falar, naquele encontro com empresrios que referi a semana passada na minha crnica, onde pediu aos jovens para no deixarem de estudar. O Presidente da Repblica conseguiu evitar as sucessivas grandoladas, no tem comentado a situao poltica e social, nem emitiu opinio sobre o pedido do Governo portugus para a extenso do pagamento dos emprstimos. At agora no se sabe o que Cavaco Silva pensa da manifestao do passado dia 2 de Maro, da reviso das metas e previses de Vtor Gaspar e dos cortes de 4 mil milhes da reforma do Estado que devem resultar da stima avaliao da troika. O caminho escolhido evidente: cautela, conselhos de bastidores... e ausncia. A questo que se coloca agora : quando voltar o Presidente a falar? Certamente por perceber que j todos estvamos preocupados com ele ou ento para calar as ms-lnguas que j davam como certa a sua resignao, semelhana do que aconteceu com o Papa Bento VI, Cavaco Silva resolveu ento, na passada quarta-feira, voltar a sair do aconchego do lar, apesar do frio que fazia c fora. 35 dias depois da ltima vez que passou os portes da residncia oficial, o nosso Presidente l ganhou coragem e saiu da toca, para aquele que foi o seu terceiro acto pblico fora de Belm, desde 1 de Janeiro. Retiro espiritual ou no, em tempos de crise eu sou obrigada a concordar com o Cavaco: no a passear que se conseguem poupar uns tostes, porque seno a reforma nao chega para pagar as despesas.

Cristina Alves jornalista (Lisboa) Longe vo os tempos da magistratura activa, que tem vindo a ser substituda por uma magistratura do silncio. O Presidente da Repblica est mais afastado dos holofotes, pouco interventivo, at praticamente fechado em Belm. Desde que enviou o Oramento do Estado para o Tribunal Constitucional, pouco ou nada se tem visto publicamente de Cavaco Silva. A influncia do chefe de Estado cada vez menos visvel. Depois de em Janeiro ter anunciado o envio do Oramento para o TC na mensagem de Ano Novo e promulgado a lei sobre a Reorganizao Administrativa das Freguesias, s ouvimos e vimos o nosso Presidente da Repblica por mais trs vezes: na Grande Conferncia do Expresso, onde disse que a Unio (Europeia) deve apoiar os Estados na reestruturao das suas economias, nos

nta te Co en orr C
Segunda-feira Sem novidade

denado mnimo nacional, ou com ainda menos, ou mesmo com nada. E ainda h quem tenha responsabilidades e muita lata, para defender que o ideal seria que os salrios pudessem baixar, sobretudo o salrio mnimo. Para que conste, esto neste lote de almas penadas, o primeiro-ministro e o assessor do governo, pago a peso de ouro, Antnio Borges.

contratmos com os nossos parceiros da Unio Europeia. Os mais pessimistas, acham que a troika no ir embora, enquanto no conseguir arrancar ao governo, a garantia de que vai cortar, em 2014, mais quatro mil milhes na despesa, o que significa baixar salrios e penses, ou seja, atirar mais uns largos milhares de portugueses para a zona de pobreza.

Quarta-feira Tiro no p
A propsito de grandes fortunas e de salrios de misria, Pedro Passos Coelho, falando numa conferncia de imprensa no final de um encontro com o seu homlogo holands confessou que elevar, nesta altura, o salrio mnimo nacional seria criar um sobrecusto para as empresas e, portanto, criar mais uma barreira para o emprego. Durante o debate quinzenal na Assembleia da Repblica, o primeiro-ministro afirmou que, quando um pas enfrenta um nvel elevado de desemprego, a medida mais sensata que se pode tomar exatamente a oposta ao aumento da remunerao mnima e destacou que foi isso que a Irlanda fez, ou seja, baixar o salrio mnimo nacional. Do que o primeiro-ministro se esquece, que na Irlanda o salrio mnimo o dobro do de Portugal, e que no a mesma coisa, tirar dez ou vinte por centro de um salrio de mil euros, ou retirar o mesmo de quem ganha menos de quinhentos. Foi mais um tiro no p, ou ento julga que os portugueses so estpidos e no esto informados.

Sbado Servios mnimos


Perante esta eventualidade, tanto a oposio no Parlamento, como o povo, em manifestaes de rua nunca antes vistas em Portugal, protestam contra mais medidas de austeridade, garantindo que atingimos a exausto fiscal e que estamos beira de uma sria crise social de consequncias imprevisveis, j que a fome m conselheira. Dada a intransigncia e algum autismo do governo, o povo volta-se para Cavaco Silva, estranhamente silencioso, fechado no palcio de Belm. O Presidente veio agora dizer alguma coisa, ou quase nada, no prefcio de mais um livro sobre a sua atividade presidencial, onde explica que tem estado ativo nas conversas com o primeiro-ministro e outros atores polticos e que avesso ao protagonismo meditico, por isso no se desviar um milmetro desta forma de atuao. So os servios mnimos da funo presidencial. Acontece que, como no visveis resultados dessa tarefa diria de muitas horas de trabalho de Cavaco Silva, s pode ser tirada uma concluso: Ningum liga ao Presidente!

Helder Freire Jornalista(Lisboa)

No h nenhum portugus mais otimista que os membros do governo, especialmente o primeiro-ministro e o ministro das Finanas. Pena que se enganem com tanta frequncia. Ainda a procisso do novo ano vai no adro e j as previses do Governo para o comportamento da economia sofreram um corte radical. O ministro das Finanas reconheceu que o Executivo j espera que a recesso seja, afinal, o dobro do inicialmente previsto e que o desemprego tambm ser mais elevado. Sem novidade. Todos sabamos que os nmeros avanados pelo executivo no eram de fiar, alis, nem os nmeros nem nada que venha daquele lado. Neste momento, o meu julgamento provisrio aponta para uma reviso em baixa da previso da atividade econmica da ordem de um ponto percentual, admitiu Vtor Gaspar, perante os deputados da Comisso de Oramento e Finanas. Tendo em conta que a previso inicial era de uma contrao de 1% do PIB, os clculos do Governo apontam agora para uma recesso na ordem dos 2%. C estaremos para conferir, mas nunca fiando.

Quinta-feira Suspeitas
Por suspeitas de cartelizao no preo dos servios prestados aos clientes, o Ministrio Pblico efetuou rusgas surpresa a bancos a operar em Portugal. O presidente da Associao Portuguesa de Bancos, Faria de Oliveira, no acredita que as buscas realizadas resultem nalguma contra-ordenao por fixao de preos. Faria de Oliveira apela a concluses rpidas, depois de afirmar que as autoridades tm sempre, naturalmente, de fazer o que lhes compete e que nenhum sector est acima da regras e, portanto, o sector bancrio tambm no. Pode ser que a montanha acabe por parir um rato, mas que as suspeitas so mais que muitas so mesmo. Alis, a opinio pblica portuguesa est muito desconfiada com os bancos, porque foram eles que emprestaram dinheiro toa, no tempo das vacas supostamente gordas e agora so eles que fecham a porta ao crdito a pequenas e mdias empresas e executam, sem d nem piedade, quem, por fora da crise e do desemprego, no consegue pagar a prestao da casa, acabando por perder tudo, indo viver para a rua, ou para casa de familiares.

Domingo O Fantasma
O ex-lder do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, admite que a atual crise europeia pode provocar uma nova guerra. O primeiro-ministro luxemburgus no poupou nas palavras: Quem acredita que a eterna questo da guerra e paz na Europa no pode voltar a ocorrer, est completamente errado. Os demnios no desapareceram, esto apenas a dormir, como foi demonstrado pela guerra na Bsnia e no Kosovo, afirmou em entrevista publicada ontem na revista alem Der Spiegel. No nenhuma novidade. Muitos so os analistas e mesmo aqui no ABC, j se escreveram, alertando para o perigo de uma eventualidade desta natureza. A Alemanha anda a brincar com o fogo e h sinais preocupantes, como a forma como alguns polticos alemes se referem ao caso a crise na Grcia, que foi respondido com os gregos a receberem a chanceler fardados de nazis, quando ela se deslocou a Atenas. Segundo Juncker, tambm a campanha eleitoral italiana foi excessivamente anti-alem e anti-europeia, considerando que Beppe Grillo principalmente um crtico da classe poltica e que Slvio Berlusconi prometeu baixar os impostos aos cidados. Tambm o partido que se posicionou em Itlia fortemente contra o euro foi a Liga do Norte. Para Juncker, a sada da crise europeia s se conseguir com mais unio entre os pases, mas parece que o que tem faltado. O fantasma anda por a solta e melhor prevenir que remediar.

Tera-feira Crise, qual crise?


Amrico Amorim, o portugus mais rico, com uma fortuna calculada em 4,1 mil milhes de dlares, segundo a revista Forbes. Alexandre Soares dos Santos, com 3 mil milhes e Belmiro de Azevedo, com 1,45 mil milhes, seguem na lista dos portugueses mais ricos, mesmo em tempo de crise. Contas feitas, as trs maiores fortunas portuguesas somavam 6,5 mil milhes de euros. Apesar da crise, 2012 foi um bom ano para os multimilionrios portugueses. Alexandre Soares dos Santos, dono do Pingo Doce e da segunda maior fortuna portuguesa, subiu 33 lugares no top dos mais ricos (491.a para, graas aos 300 milhes de dlares que engordaram as suas contas bancrias. A Forbes tem uma explicao: Apesar da estagnao econmica em Portugal, a Jernimo Martins est a crescer devido s suas lojas polacas, que contriburam com cerca de 60% da receita. Tambm Belmiro de Azevedo viu a sua fortuna crescer 500 milhes de dlares em 2012, devido ao preo das aces da Sonae, que subiram mais de 50%. A excepo regra foi Amrico Amorim que, apesar de ter perdido 300 milhes de dlares, continua a ser o mais rico dos portugueses. A justificao para as suas perdas estar relacionada com a queda no preo das aces da Galp Energia, j que a parcela que detm na empresa o seu activo mais valioso. O dono da corticeira Amorim caiu 74 lugares, com 312 fortunas a ficarem frente da sua. Seja como for, estes ganhos soam como tiros na nuca aos ouvidos dos portugueses que tm de sobreviver com o or-

Sexta-feira A troika quer mais sangue


Ainda no se sabe se foi bom ou mau sinal, a troika decidir ficar mais dois dias em Portugal, para avaliar, pela stima vez, o desempenho do pas, no quadro da ajuda financeira que

4 . Comunidades No. Dia Internacional da Mulher

Aquelas Mulheres do Asas


- Mulheres de grande valor...

11 Maro 2013

E nem o fazem para derrotar ningum ou para se porem em bicos de ps. Fazem-no, isso sim, para enaltecer reminiscncias e fazer nascer por c o desejo de ser e de estar.

E nem sequer foi s um dilogo no Feminino. Sim, porque os homens tambm entraram na histria. Tambm mataram, talvez, o receio do parece mal. E deram-se as mos para fazer da noite de sbado, uma festa que vale a pena no ficar no esquecimento.

No. No essa a cano... outra que, sbado, comemos a entender, no Asas do Atlntico, quando vimos todo aquele conjunto de Senhoras que se esforaram por pr de p... aquilo que havia quem acreditasse no ser possvel.

Quarenta anos depois da fundao, o Asas do Atlntico atingiu est a atingir... a maturidade e a dizer a todos ns que temos mulheres de valor... que esto a ajudar a fazer na comunidade portuguesa de Toronto... algo que vale a pena perpetuar.

Estamos em todo o lado a acompanhar o dia-a-dia das comunidades

do Atlntico
O dilogo no feminino importante. Muito importante, especialmente, para os que pensam que a comunidade, na sua vertente de clubes e associaes, apenas o bailinho e o lembrar o ontem. Aqui e agora, neste caso, h, felizmente, quem tenha sde de aprender mais e de apreender, entenda-se sobre a Mulher, que , no fundo, o princpio de tudo. Quando o tempo dos tempos se for, e algumas das nossas mulheres que fazem andar a mquina... deixarem este cenrio do mundo... a comunidade e as comunidades... ficaro mais pobres. E no Asas, sbado, deu-se mais dimenso ao conceito. que, por ali, naquela sala da Bloor e Dundas, estiveram muitas e muitas associaes a cantar, em unssono, a fora da nossa mulher.

11 Maro 2013

Comunidade . 5

Uma celebrao de qualidade


O Dia Internacional da Mulher viveu-se por ali com muita qualidade. Com actividades muitas. Argamassadas em vrias associaes de gente voluntria. Que se juntaram por ali e juntaram a sua voz voz de muitas que as convidaram. De resto, por ali, por tudo o que era stio, havia frases e conceitos que o caderno do reprter registou. Vimos que a oferta de amor a justia, de Maria Lamas. No era, de facto, mais um dia... nas um outro dia.

Os Donos da casa, aqui a fazerem de jograis. E com mrito

Jos Pereira... presente!


Vimos isso e vimos muito mais. Vimos o entusiasmo das delegaes que por ali compareceram. A levar o seu abrao e o seu contributo. Em arte no melhor sentido do termo. E em amor. Sim, porque por ali estavam, desde logo, visveis por todos, e em grande profuso, roupas e artigos de vesturio para levar para os mais necessitados. Logo de princpio, era o minuto de silncio pela me do Presidente da Direco, Jos Santos, que nem sequer poude estar presente, j que Maria Leal, a sua me, falecera. Um minuto de silncio a rigor. Joo Goulart, o presidente da Assembleia-Geral, esteve, assim, em todas. Como o estaria Conceio Baptista, que foi a alma grande de tudo aquilo. Lembrando-se at ela no o disse, mas ns sabemos do que fez na saudosa Associao Democrtica, lembrada, at, por muitos dos que estiveram no Asas. Lus Bettencourt, no seu orgo-piano, cantou as belezas do Pico, de onde vieram os primeiros do Asas do Atlntico. Jos Pereira h que tempos o no ouvamos... a declamar um dos seus Poemas. Emocionado. Lembrou Catarina Eufmia e lembrou, tambm, sobretudo a Associao Democrtica. No o disse, mas deu a entender. Vieram, depois, as representantes do Amor da Ptria. Manuela Goulart trouxe um abrao das mulheres do Amor da Ptria s mulheres do Asas. Da Casa dos Aores, veio Ftima Valado, que lembrou ser o mundo das mulheres. Do Sport Clube Lusitnia de Toronto veio Manuela Sequeira, a tal Presidente que, fazendo um apelo s mulheres e aos jovens daquela associao, apresentou uma Direco que vai fazer coisas. Da Casa do Alentejo, as presenas de Maria Rosa de Sousa e Milai de Sousa. Que fizeram, logo a seguir, a apresentao do ex-lbris da Casa, o Grupo Coral, que comeou com um belo poema de Florbela Espanca, com Bia Raposo a falar, designadamente, na sua me e no muito que com ela aprendeu.

Uma celebrao que nem deveria ser necessria


No final, meia dzia de palavras, a interpretar tudo o que se estava a viver por ali. Milai de Sousa viera, com Maria Rosa de Sousa, a representar a Casa do Alentejo. Para ela, talvez que esta celebrao j no devesse ser necessria.... De qualquer modo para mim, isto significa muito, porque a alegria da nossa gente, as tradies que se mantm... mas realmente para que tenhamos um dia para celebrar a mulher... o Dia da Mulher todo e cada dia, como deveria ser o dia dos homens. Ns deveramos era celebrar o dia do ser humano em toda a sua plenitude. Por isso que eu digo que o mundo no das mulheres... o mundo nosso! E por isso deveramos educar os nossos filhos e netos a olhar para cada um como um potencial incrvel, seja homem ou seja mulher... Apetece-nos bater palmas. Milai de Sousa lembrou que a Casa do Alentejo tambm j celebrou o Dia da Mulher, h dois dias, em que a Conceio Baptista foi convidada e realmente para mim foi um tempo muito especial, porque eu j conheo a Conceio graas ao trabalho que fizemos na Associao Democrtica, onde eu me envolvi nestas lides teatrais... Marlia Santos estava por ali a representar o Centro Abrigo, com o Grupo da Terceira Idade Vida e Esperana. Lembra que o Centro, quando comeou h 22 anos, abriu precisamente para trabalhar com mulheres vtimas de violncia domstica. E tem continuado sempre a apoiar na luta de mulheres vtimas de agresso domstica, mesmo na comunidade portuguesa. Lembra ainda que quando nos convidaram para virmos aqui, ns achmos que era o stio ideal, a altura ideal, para virmos aqui... at apresentar o trabalho que temos feito.

Nasce uma mestre de cerimnias?


J antes tinha entrado em aco a Bia Meneses. Que fez a apresentao da noite e que cumpriu a contento. Mais do que a contento, porque ela mesmo uma profissional de mo cheia. Habituados a ouvi-la aos microfones da CIRV e outros j habituados a ouvi-la, l longe, na Radio Cidade no lhe conheciam os dotes de apresentadora em palco. Ma noite de sbado, deixou tambm a sua mensagem de artigo inserto no Correio dos Aores. Logo a seguir, a jeito de Jograis, 7 homens e 7 mulheres do Asas a paridade at foi interessante disseram coisas. Mulher, Me e Companheira, a jeito de Jograis, onde sobressaa, mesmo em palavras o trabalho lado a lado... Linda Pacheco haveria de entrar em aco. Para saudar a grande Natlia Correia. Para lembrar que foi ela que comps a letra do Hino dos Aores, que foi cantado, depois, pelos presentes. E que daria, no final das suas palavras, em ocasio que at surpreendeu a apresentadora, um ramo de flores Conceio Baptista. Gabriela Bettencourt 72 anos, hem?! ocupou o espao a seguir. Com o seu bandolim e com a sua voz a cantar os Seres da Aldeia . Tudo dedicado s mulheres daquele tempo... Tudo a fazer rimar a palavra saudade com amor e carinho.

Descala vai para a fonte...


Continuando o sarau que outra coisa no foi todo o espectculo Ana Ocha, da Caixa Geral de Depsitos, leu um poema de Luis de Cames Descala vai para a fonte... que depois completou com um parodiar no melhor sentido do termo, de Antnio Gedeo. Interessante! Fernando Cruz Gomes estava, tambm, no programa. Falou, a seguir, lendo uma das suas crnicas, de certo modo integradas no tom geral do que se estava a celebrar. Edite Molina foi a ltima oradora. E que bem o fez! Edite Molina , decerto, Portuguesa do corao. Sendo Chilena de origem... entende melhor as substilezas do nosso ser e estar do que muitas Portuguesas. No fundo, ela veio abrir um pouco o livro da Histria do seu Chile. Com algumas incongruncias naturais. Com a fora das mulheres j terem certos poderes quando os europeus chegaram. Poderes que as guerras e no s foram desactivando. Hoje, ainda h pechas antigas e modernas. Pagar salrios mais baixos s mulheres uma delas. Marlia dos Santos viria a seguir, praticamente, para apresentar o Grupo Vida e Esperana do Abrigo. Que acabou por actuar, com grande nmero de integrantes. E com tudo a comear com um bailinho que as pessoas em causa e j nem so jovens, no interpretaram em grande.

Contente e feliz...
Conceio Baptista ainda tentou fugir ao contacto de quem queria ouvir apenas o seu comentrio sobre tudo aquilo. Estou muito contente. Estou mesmo feliz. a primeira vez que aqui celebramos o Dia Internacional da Mulher, a casa cheia, alegria, muita gente a colaborar... Outros clubes a fazerem-se representar. Sim, sim... temos aqui representaes de vrias associaes que nos vieram trazer uma saudao, flores, abraos. Foi um dia de muita emoo. E agora... no podemos esperar para fazer outro Dia da Mulher.

Ainda o Dia da Mulher entre ns

Na Casa dos Aores, Abrigo fez o seu trabalho


No dia 7 de Maro, na Casa dos Aores, entre as 10 e as 13 horas, era um conjunto de actividades variadas para quantos delas necessitavam. Massagens da mo, tratamento para as mos com cera, massagens de Shiatsu, manicure simples, consulta de pele, etc. Por toda a parte, o entusiasmos dos menos jovens... a aperceberem-se de todos aquelas coisas. Depois, Marlia dos Santos fazia a apresentao de tudo. Cidlia Pereira fazia uma breve histria do Dia Internacional da Mulher. Houve, depois, uma apresentao pela professora Dodman, da Universidade de York. Adequada, naturalmente, s pessoas presentes.

6. Comunidades

11 Maro 2013

Na Casa do Alentejo uma mesa-redonda


Na Casa do Alentejo alterou a celebrao do Dia Internacional da Mulher marcado para o dia 8 para o dia 7 de Maro. Segundo a nota que nos foi enviada, quando a nossa edio j estava pronta, pretendiam com a deciso e mais uma vez proteger a virtude e o xito de outras festas similares que se esto a ser organizadas na comunidade portuguesa por outros clubes e associaes e sobretudo para no competir com o espectculo que se vai realizar de uma extraordinria fadista que actuou em Toronto naquele dia 8.

Poemas vieram a seguir. E o Coro Vida e Esperana que ainda acompanhmos quando por l passmos dava vida... a toda aquela gente.

s 13 horas, era, afinal, um lanchinho. O Abrigo est, de facto, a crescer ainda mais, pelo menos no entusiasmo que emprega na sua sede e no abrao que vai dando s comunidades em que se integra.

Casa da Madeira celebrou a Mulher


A Casa da Madeira isto... uma espcie de Casa Me onde vrios clubes e associaes procuram o seu destino e colaborao para realizar alguma festa que em sua prpria casa, se a tiver, se torna pequena para concretizar. Foi esta frase que ouvimos dizer a algum, quando passamos pela Casa Da Madeira no Sbado a noite. Este fim de semana, mais concretamente na Sexta feira, celebrou-se o Dia Internacional da Mulher. Na Casa da Madeira seus dirigentes nao esqueceam de tambem fazer o mesmo.

Foi uma noite chamada cultural e de convvio. Intervenes sobre a efemride; a posio actual da Mulher no presente, apresentao de leituras e debate (mesa redonda), Poesia pelo Nucleo de Leitura da Casa do Alentejo, actuao do Grupo Coral da Casa do Alentejo, e ainda Minah Jardim.
Um pouco por toda parte este fim de semana celebrou se o que e celebrado no dia 8 de Marco, desde o tempo das suas origens onde manifestaes de mulheres, nos Estados Unidos, e, na Russia, por melhoras nas condies de vida e trabalho e tambm historicamente, contra a entrada da Rssia Czarista na Primeira Guerra Mundial que o Dia da Mulher celebrado por todo mundo. Manifestaes que marcaram o incio da Revoluo de 1917. Embora a historia de como comeou esta tradio neste caso no seja muito importante... a verdade que dar tempo para reflexo e apoiar no contexto das lutas de mulheres por melhores condies de vida e trabalho, como tambm de todo ser humano sem duvida necessrio fazer para qualquer sociedade.

Miguel, do Jornal ABC, esteve por alguns momentos a conversar com o Presidente da Casa da Madeira Salom Gonalves e Jorge e Ana Carvalho que se mostravam contentes por ver tanta gente apoiar esta iniciativa. No Salo viram se muitas caras conhecidas como foi o caso de Lina Pedrosa e elementos femininas de Rancho Folclrico Estrelas do Norte que tambm marcaram presena naquela noite. Um bonito gesto sem duvida por tantas mulheres solidarias, s nos resta dar os parabns a todas as senhoras de todas as idades que estiveram presentes, como tambm para a Casa da Madeira por esta linda festa. - Sonia Micael / ABC

No podemos estar presentes at ao incio dos trabalhos, motivo por que nos limitamos a dar nota do que se dizia no comunicado da Casa do Alentejo.

A Casa da Madeira foi o ponto de encontro para muitas das nossas mulheres e suas famlias que conviveram e celebraram esta tradio da melhor forma. Com o som do Duo Som Luso a fazer mexer a sala e tantas amigas nossas a no resistir de dar um p de dana, a pista de dana esteve quase sempre ocupada. Carlo

11 Maro 2013

Comunidade . 7
puramente economicistas; a sua folha de excel pode estar muito bem preenchida; Vtor Gaspar pode ser um gnio em macroeconomia; Antnio Borges pode ter carradas de razo. No entanto, para se governar o pas exige-se que haja grande sensibilidade poltica para saber lidar no dia-a-dia com os graves problemas dos cidados e aqui que reside o grande erro deste governo. A trapalhada da reduo do salrio mnimo fruto de falhas incrveis na comunicao, que se s justificam pelo amadorismo dos seus colaboradores ou ento pela total insensibilidade de Passos Coelho quanto aos sinais que deve emitir para o Pas. Por isso, j ningum acredita quando ele entra na sua pgina no facebook e escreve na qualidade de cidado e de pai, para num tom humanista explicar aos portugueses as suas polticas impopulares, manobra que s contribui para irritar ainda mais o pas, que no vai em ladainhas que at podem ser as mais verdadeiras do mundo. Mesmo na comunicao digital, os contatos com os organismos do governo s permitem uma comunicao unidirecional, com os atendimentos telefnicos impessoais, dando dores de cabea a quem precisa tratar de alguns assuntos, havendo muitos casos de pessoas que procuram resolver um problema pendente atravs dos Portais virtuais, sem que haja algum que se interesse pela resoluo do caso e procure pelo menos dar uma resposta. O que vale que a lei e a ditadura do sistema informtico so infalveis. E os contribuintes pagam a bem ou a mal. Ningum gosta de ser tratado como crianas malcomportadas que tm de cumprir ordens de pagamento dos impostos cada vez mais duros e ponto final. E se no concordarem, no adianta falar com ningum para uma resoluo humana de um problema. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, deveria saber que um Governo tambm comea a cair assim, pela quebra de confiana e relao com os portugueses que no promove a segurana. Os casos mais polmicos que tm envolvido este Governo da coligao tm resultado mais de declaraes desconexas e contraditrias, ocorridas em atos pblicos, entrevistas ou encontros de circunstncia com os jornalistas, do que propriamente de decises tomadas pelo executivo no mbito das duras medidas de empobrecimento de Portugal impostas pela Troika, ou seja, os casos mais controversos so um problema de comunicao. Com isto, o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho aproxima-se cada vez mais de Jos Scrates, pois est a deixar de ter credibilidade e os portugueses comeam a considerar que os polticos so todos iguais, o que terrvel, mais a mais numa situao de emergncia social como aquela em que se vive no nosso pas, com a chaga do desemprego a bater porta de muitas famlias, cujos rendimentos mal do para o sustento dirio.

A pssima comunicao do governo


Antnio Pedro Costa Ponta Delgada

No a primeira vez que Passos Coelho comete uma grande calinada na comunicao, quando justifica as polticas do seu governo. Foi de bradar aos cus o que aconteceu a semana passada, quando em resposta sugesto de Antnio Jos Seguro de aumentar o salrio mnimo nacional, atualmente em 485 euros, teve a infelicidade de sustentar que o que deveria ser feito era baix-lo, lembrando que a Irlanda o fez, quando naquele pas o mesmo de 1462 euros mensais. verdade que acrescentou que em Portugal essa opo no foi nem ser tomada, devido ao valor reduzido do salrio mnimo, mas no seu entender, para se combater o desemprego naquilo que ele tem de estrutural e quando um pas enfrenta um nvel elevado de desemprego, a medida mais sensata que se pode tomar exatamente a oposta, ou seja diminu-lo. Pedro Passos Coelho pode at ter razo em termos

Mulheres tm um sistema imunitrio mais forte do que os homens!

Uma Festa dos Caadores... com muitos AMIGOS


Um Sbado a noite por norma rica em vrios eventos espalhados pelos vrios clubes e associaes na comunidade. Por norma, h sempre algo que se passa na Casa do Alentejo. Por isso, o reprter ABC foi at l ver como se passava a noite. Como tnhamos chegado pouco tempo depois do jantar, no chegamos a falar com nenhum dos seus diretores, que procuram sempre com amabilidade nos dar a conhecer mais um pouco dos recantos da casa e pormenores do evento em questo. O evento neste caso, este Sbado dia 9 de Maro noite foi, como assim diziam os cartazes, o regresso a Casa do Alentejo do tradicional e to apreciado encontro e Jantar dos Caadores. Para quem quisesse saborear os apetitosos sabores da caa tais como javali, veado, perdiz ou at Moose (Alce) a Casa do Alentejo foi o perfeito requinto para o fazer neste fim de semana. Ficamos a saber que em breve, por estes dias, os Amigos do Minho vo fazer uma atuao nos Estados Unidos para representar a comunidade por convite... como se v, colecionando admiradores at alem fronteiras. Para Otvio Barros seu atual Presidente, dirigimos os nossos maiores comprimentos como tambm para todos os elementos deste jovem mas j respeitado Rancho e no s. Agradecemos como fomos recebidos, e quisemos tirar uma foto junto aos artistas da noite em palco. Para Casa do Alentejo aposta acertada, grande festa. CMCG e Sonia Micael / ABC -

Diogo Fresco
No passado dia 8 de Maro comemorou-se o Dia Internacional da Mulher e, como homenagem ao sexo feminino, revelo um estudo interessante sobre as mulheres. As mulheres tm um sistema imunitrio mais forte e uma menor probabilidade de desenvolver cancro do que os homens, refere o estudo publicado no BioEssays. As estatsticas mostram que, nos humanos, tal como acontece noutros mamferos, as fmeas vivem mais do que os machos e tm maior capacidade de lutar contra episdios de choque decorrentes da spsis, infeco ou trauma, d conta o lder do estudo, Claude Libert. Os autores acreditam que se deve ao facto do cromossoma X humano conter cerca de 10% de todos os microRNAs (pequenas molculas de cido ribonucleico) descobertos at data. Apesar do papel de alguns ser ainda desconhecido, sabe-se que muitos microRNAs localizados no cromossoma X tm um papel importante no cancro e na imunidade. Neste estudo, os investigadores da Universidade de Gent, na Blgica, propuseram que os mecanismos biolgicos do cromossoma X tinham um grande impacto nos genes de um indivduo, dando assim uma vantagem imunolgica s mulheres. Para testar esta hiptese, a equipa liderada por Claude Libert produziu um mapa detalhado de todos os microRNAs conhecidos, que desempenham um papel importante nas funes imunolgicas e no cancro, tanto no cromossoma X humano como no dos ratinhos. O estudo revelou que a vantagem imunolgica apresentada pelas mulheres se deve ao facto de os genes associados ao cromossoma X serem silenciados por estes microRNAs. Este silenciamento deixa os machos em desvantagem imunolgica. Se o gene associado imunidade for silenciado no cromossoma X, o macho fica sem informao gentica para suprir essa falta, pois estes tm apenas um cromossoma X Claude Libert conclui que a forma como esta herana gentica influencia os microRNAs associados ao cromossoma X ser um desafio para os investigadores nos prximos anos, no s do ponto de vista evolutivo, mas tambm para os cientistas que investigam as causas e as curas de doenas. Caros leitores, at para a semana! Despeo-me com um cumprimentos especial para todas as mulheres!

Com uma sala bonita e cheia de amadores da caa, e no s, os artistas da noite foram o Grupo e Cantares dos Amigos do Minho. Aquela bonita famlia minhota por se terem formado quase na mesma altura, e no mesmo ano que o seu Jornal ABC, foi sempre ao longo destes anos com prazer e particular satisfao acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento. Com uma escola de concertina j formada onde j contam com bastantes alunos e participantes, aquele Rancho dos Amigos do Minho aos poucos tem conquistado o seu espao e colecionado admiradores um pouco por toda parte e agora tambm no que diz respeito ao seu Grupo de Cantares.

O nico caminho para Portugal criar mais riqueza


*Secretrio de Estado da Energia fala em Toronto no trabalho governativo de l
O Secretrio de Estado da Energia, Artur Trindade, esteve entre ns, participando, designadamente, no jantar de gala da Federao Luso-Canadiana de Empresrios e Profissionais, que decorreu no Pearson Convention Centre. pena dar dois dedos de conversa com o governante que acabou por, indirectamente, representar o Ministro da Economia, Santos Pereira, que ltima hora teve de cancelar a visita ao Canad. Satisfeito pelo que viu. Satisfeito pelo ambiente. E mesmo quando lhe perguntmos se no houve a tal Grndola Vila Morena, Artur Trinda foi dizendo que no houve, mas se houver ou se houvesse... no era problema nenhum. E deixou dito: No h, de facto, problema nenhum. Estou habituado a todo o tipo de msica... Para ele, de acreditar em tudo o que o Governo est a fazer: Eu acredito em tudo o que, em Portugal, estamos a fazer. At por estarmos a gizar tudo aquilo que temos de fazer para conseguirmos um futuro melhor. E isso que nos move e isso que nos motiva e sempre que tivermos de corrigir alguma coisa... corrigimos e melhoramos. Insiste em que a base das reformas que estamos a aplicar no nosso Pas e na nossa Economia so, na nossa opinio, o nico caminho para Portugal criar mais riqueza no futuro. Artur Trindade chegou a Toronto, um pouco antes de ter sido atirado para a festa. Gosto muito de aqui estar. Estou muito bem impressionado com a comunidade portuguesa, com os empresrios e com a forma como mostram ter uma comunidade dinmica e empreendedora, com responsabilidades aqui j muito importantes na comunidade local, como tem sido apangio, em conversa com o sr. Ministro das Finanas, que

8. Comunidades

11 Maro 2013

tem sido uma honra tambm estar a conhecer, e a conversar, aqui neste encontro e estou muito bem impressionado com as pessoas... Para ele, entretanto, ir bem impressionado com as pessoas muito importante. Sobretudo porque nestas terras, nestas andanas, o mais importante mesmo o conjunto das pessoas. Valha-nos ao menos isso.

EUROPA DUCT CLEANING

Um jantar de gala que acabaria por trazer a primeiro plano os 60 anos da emigrao portuguesa no Canad, a entrega de 29 Bolsas de Estudo e a entrega dos habituais Prmios de Excelncia. Artur Trindade assistiu a tudo com a maior satisfao. E mesmo, j depois da sua preleco aos presentes, entendemos que valeria a

O sistema informtico do Consulado-Geral tem estado a ser afectado pelas mudanas que esto a ser operadas nos sistemas centrais do Ministrio dos Negcios Estrangeiros. Assim se manter ainda hoje, segunda-feira, e amanh. Os servios consulares estaro assim impossibilitados de processar pedidos de passaporte, carto de cidado,

Paralisao da rede informtica consular

Alergias e doencas so provocadas pelo p, por pelos de animais, ou por bacterias e fungos que permanecem no sistema...

elaborao de processos de registo civil e vistos. Naturalmente que o Consulado Geral se manter aberto ao pblico no seu horrio normal (entre as 8,30 e as 15 horas) e o servio de notariado estar assegurado, nomeadamente no que diz respeito elaborao de procuraes, certificados diversos e legalizao de documentos.

EUROPA DUCT CLEANING


(Uma diviso de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING) Email - info@europaair.net europa@rogers.com Webpage - www.europaair.net

telf: (416) 536 3828 (416) 537 4296

A MELHOR SOLUO SER Contactar Manuel ou Mike

Promoo da lngua e cultura portuguesas


O Consulado-Geral de Portugal em Toronto d-nos conta de que, numa iniciativa da Coordenao do Ensino Portugus no Canad, decorrero, este ms, as seguintes iniciativas de promoo e divulgao da lngua e cultura portuguesas: - Nos dias 15 e 16 de maro, duas sesses de formao de professores de portugus, respetivamente na Universidade de Otava e na escola portuguesa da Misso de Santa Cruz, em Montreal. - No dia 15 de maro, pelas 18 horas, na Casa do Alentejo de Toronto, a inaugurao da exposio Histria do Fado, composta por 20 cartazes, com texto e imagens que permitem criar uma narrativa histrica sobre esta expresso artstica. Esta exposio, que resultou de uma parceria entre o Instituto Cames, o Museu do Fado e a EGEAC (empresa municipal encarregada da animao cultural), teve origem na classificao pela UNESCO do FADO como Patrimnio Imaterial da Humanidade, em 2011. - No dia 18 de maro, pelas 18,30 horas, na rea de exposies da Biblioteca Central Robarts (130, St. George Street), a apresentao da exposio Ferno Mendes Pinto, Deslumbramento do Olhar, constituda por 24 painis em lngua portuguesa e inglesa sobre a obra Peregrinao, do escritor portugus do sculo XVI.

Deslocaes a vrias cidades do Ontrio

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

11 Maro 2013 Festa Picoense 2013 no PCCM

Comunidades . 9

A Festa Picoense fez lembrar aquela ilha de maravilha


apreo e saudade por sempre receber bem os elementos do seu Jornal ABC. Seu nome certamente que vai ecoar juntamente dos respeitosos membros falecidos do PCCM.

Uma Grande Noite Picoense


No Sbado, dia 9 de Maro, o Clube Portugus de Mississauga levou a efeito a sua j tradicional Grande Noite Picoense e mais uma vez este ano foi um sucesso. Com Scios, amigos e simpatizantes a comparecer em grande numero, a noite picoense fez lembrar aquela bonita ilha dos Aores. Queijo fresco em cada mesa, caldo do peixe modo do Pico, bolo moda do Pico, peixinho frito maneira, tudo a fazer lembrar a gastronomia tpica daquela ilha dos Aores que anotada pelo seu vulco homnimo, Ponta do Pico, que a montanha mais alta nos Aores, Portugal e a maior elevao da crista mdia Atlntica. Tudo planeado em pormenor com baile com o conjunto Santa f para quem quisesse dar outro tipo de passo de dana, menos tradicional durante a noite. E as Chamarritas tambm la estiveram com certeza e nunca so esquecidas para abrilhantar ainda mais esta festa tradicional. Como estamos em altura da Pascoa, Presidente Gilberto Moniz queria dar a conhecer que na Sexta Feira Santa os artistas da cozinha fazem arroz de peixe para quem quiser estar presente. Ficamos a saber que j trabalham forte no Festival de Carrasauga, e samos convencidos que o proverbio de quem trabalha por gosto no cansa est provado num clube em Mississauga.

A meia haste... o termo com que se descreve uma bandeira que voa abaixo do cume num mastro de bandeira. Uma prtica feita em vrios pases volta do mundo, mais comum entre militares, servios pblicos e no s como smbolo de respeito, luto ou aflio. No sbado, quando ABC passou pelo Clube Portugus de Mississauga encontrou as bandeiras a voar a meia haste. A meio mastro, se preferirem. Sabamos bem a razo. Jos Fernando Joe Cmara, de 64 anos, nascido a 5 de Setembro de 1948, casado h 39 anos com Maria Dos Anjos (Angie), atual Secretaria do PCCM, faleceu a 26 de Fevereiro rodeado da famlia mais chegada. Jos Fernando, filho Joo e Maria do Carmo Correia da Cmara, orgulhoso das suas suas filhas gmeas Pauline e Angie Cmara, bem como do seu filho Andrew, deixa assim o seu nome ligado eternamente ao PCCM . Jos Fernando lembrado com

Uma nota parte: durante estes anos de vida tivemos o prazer de conhecer vrios elementos dos corpos diretivos do PCCM pessoalmente e conviver com eles. Desde equipas da cozinha, do bar, e muitos dos diretores e scios deste grande clube. Com tantos artistas e espetculos que passam todas as semanas durante um ano inteiro pelo PCCM especificamente, e tambm em outras casas na comunidade, sempre um prazer para ns conhecer os artistas por de trs dos artistas. Aqueles membros que trabalham incansavelmente para que tudo corra sempre da melhor forma mas que nem sempre so reconhecidos. Hoje o bon tirado a eles, especificamente para aquele senhor que fez as bandeiras a voar a meia haste. CMCG e Sonia Micael / ABC

10. Comunidades

11 Maro 2013

No estava a gente que era necessria...


De facto, no estava a gente que era necessria. Por c, esta semana, falou-se nos meninos que foram retirados, ilegalmente, a um dos pais. Um problema que tem vindo a afectar muita gente. E que acaba por moldar, no mau sentido... o corao dos mais novos. E a que ns, decerto, vamos voltar numa prxima oportunidade. Iran Costa esteve c e deu show. De facto, uma festa show do Iran Costa, em Toronto, na Casa da Madeira, era para angariao

de fundos. Alm do famoso artista brasileiro, estiveram presentes o Tony Cmara, a Cibele e o Helder Pereira. O objectivo mesmo chamar a ateno do pblico para esta prtica que est a ocorrer, no s no Canad mas no mundo todo, dizia Beto Luquecci Thomas.

Clube Portugus de Vaughan em festa


O Clube Portugus de Vaugham est em festa. Assim, na sexta-feira, 22 de Maro, a partir das 7 horas da noite, haver um Porto de Honra, Vellore Village Community Center, sala 2. Todos os scios e amigos so bem-vindos. O almoo de aniversrio, marcado para domingo, dia 24 de Maro, a partir do meio dia, vai decorrer no Ambiance Banquet Hall, 501 Alliance Ave. Msica pelo DJ TNT e actuaes dos Ranchos da casa, As Estrelas e Os Antigos. Neste almoo far-se- tambm, a apresentao da nova Direco. Para mais informaes, podem os interessados ligar o 416-319-7545, atravs do email pccv@live.ca ou visitando o website at www.pccv.ca.

Pau DArco - Benefcios para a Sade

Por: Venessa Barros N.H.C (ERVANARIA MUNDIAL 416 654-9133

- Candidase (infeo da boca e mucosa vaginal benigna, atravs de fungos); - Herpes Simplex Vrus (doena viral recorrente, geralmente benigna);Gripe - Infeces bacterianas, como a Brucelose (doena crnica causada por bactrias do gnero Brucella, transmitida atravs de lacticnios no pasteurizados). Estudos em animais tm demonstrado efeitos diversos no que se refere ao cancro. Mesmo em pesquisas cuja funo do Pau darco era a de reduzir o numero de clulas cancerosas, o montante utilizado foi considerado ainda demasiadamente txico para seres humanos. O mesmo tambm verdade para doses que sejam necessrias para matar bactrias ou vrus. Continuamos a par de qualquer novidade destes testes e informamos de qualquer nova descoberta. Se quiser fazer alguma pergunta mais detalhada ou quiser contactar com os meus servios ou concelhos, faa o favor de o fazer atravs do numero indicado em cima. Uma boa semana para todos!!!!

O que O chamado Pau darco? Pau darco tem sido utilizado para tratar uma ampla variedade de problemas de sade. Problemas esses que incluindo dores variadas, a artrite, a inflamao da prstata, febres, lceras e at vrios tipos de cancro. Para quem no saiba, cientistas identificaram duas substncias naftoquinonas (compostos orgnicos, cujos derivados formam a Vitamina K) activas no Pau darco chamadas: lapachol e beta-lapachona. Em testes de laboratrio, estas substncias qumicas eliminaram algumas bactrias, fungos, vrus e parasitas. Estas matrias tambm tm propriedades antiinflamatrias. Contudo ningum sabe ao certo se elas tero os mesmos efeitos quando tomadas por seres humanos, e nem qual a dose necessria que possa criar efeitos colaterais txicos graves. O Pau darco embora no existam provas concretas de que funciona atualmente usado por vezes para as ocorrncias que abaixo se indicam:

Benfica segura-se na liderana com mo cheia de golos


Os gilistas no conseguiram contrariar os encarnados e nem a sorte os ajudou. Aos 12 minutos Maxi Pereira remata para a baliza e tem a ajuda de Lus Martins (emprestado pelas guias) que desvia levemente para a baliza. Ficou destroado o galo e logo a seguir sofreu novo golo (22), com algumas culpas para Adriano, que deixou passar por baixo das mos o remate frouxo de Slvio. Ainda antes do intervalo, novo golo encarnado por Melgarejo primeiro golo ao servio do Benfica que recebeu de Ol Jonh e, na esquerda, picou a bola sada de Adriano. O guarda-redes brasileiro j no regressou para a segunda parte, sendo substitudo por Murta. Foi na segunda parte que o Gil Vicente conseguiu criar mais perigo para os encarnados, com uma srie de remates resolvidos por Artur. Apesar disso o Benfica aproveitou o embalo e marcou novamente

11 Maro 2013

Desporto . 11

O Benfica teve, ontem, um agradvel passeio no Estdio da Luz frente a um Gil Vicente que foi uma miragem daquilo que j demonstrou no passado em especial na poca passada.

aos 64 minutos, com Lima a aparecer livre de marcao e a desviar o cruzamento de Ol John, que levou consigo a defesa gilista. Aos 85 minutos, tempo para Gatan, ao segundo poste, desviar para golo o cruzamento de Slvio. Vitria justa e liderana assegurada. Misso cumprida.

FC Porto regressa liderana em quinze minutos


Leo preguioso s acordou na 2. parte
Passo atrs na corrida contra o prejuzo. Na sempre difcil deslocao a Coimbra, o Sporting no conseguiu melhor do que um empate a um golo e atrasou-se (ainda mais) na luta por uma vaga na Liga Europa. Na primeira parte s deu Briosa. Bem organizados, os homens de Pedro Emanuel concediam a posse de bola formao de Alvalade e, matreiros, exploravam o contra golpe. Foi num lance com estas caractersticas que surgiu o primeiro golo. Wilson Eduardo fugiu marcao dos defesas contrrios e j dentro da rea foi travado pelo jovem Fokobo. Grande penalidade, que o extremo (que pertence aos quadros do Sporting) converteu sem mcula. At ao final da etapa complementar brilhou Rui Patrcio, que em duas ocasies, impediu que Makelele fizesse a festa. No perodo ps-intervalo o leo surgiu um bocado (mas s um bocadinho melhor), a Um quarto de hora, durante o qual Maicon e Jackson Martinez marcaram dois golos, foi suficiente para que o FC Porto vencesse o Estoril, no arranque da 22. jornada da I Liga de futebol. Porm, os drages, que na altura tinham ultrapassado provisoriamente o Benfica no comando do campeonato, voltaram a actuar em baixa rotao, o que valeu algumas assobiadelas dos adeptos em perodos do jogo, no qual a ausncia de Joo Moutinho voltou a fazer-se sentir. Com uma margem confortvel desde cedo, o FC Porto pausou demasiado o seu jogo, ao contrrio da equipa da Linha, que revelou ousadia e coragem no Estdio do Drago, pelo menos na primeira parte, frente aos bicampees nacionais. Vtor Pereira entregou a titularidade a James Rodriguez e a Christian Atsu, o que relegou para o banco Izmailov e Varela, enquanto Marco Silva preteriu um avanado (Lus Leal) para apostar no reforo do meio-campo (Diego Amado), por comparao com a vitria estorilista em Vila do Conde (0-2). Mas as cautelas estratgicas dos visitantes caram por terra logo nos primeiros momentos do jogo, quando Maicon (quatro minutos) cabeceou com sucesso, aps canto marcado por James Rodriguez. Os drages mantiveram a mesma presso ofensiva e, aos 14 minutos, aps um corte de Mano, com o brao, dentro da rea - lance muito contestado pelos estorilistas -, Jackson Martinez elevou a

12 . Desporto

11 Maro 2013

Acadmica comeou a perder gs e o leo (finalmente) comeou a mostrar as garras. A 14 minutos dos 90 Van Wolsfwinkel deu a melhor sequncia a um cruzamento de Joozinho e restabeleceu o empate no marcador. At final s deu Sporting. Labyad, em duas ocasies, esteve pertssimo de dar a cambalhota no resultado. Tarde, para uma equipa que s acordou nos ltimos 20 minutos do encontro...

contagem para 2-0. Por relaxamento da equipa azul e branca, ou por competncia e ousadia do Estoril, a verdade que, at ao intervalo, mais nenhuma vez os drages incomodaram o guardio Vagner. Ao contrrio, Helton foi obrigado a aplicar-se algumas vezes e at viu passar a centmetros do golo uma bola pontapeada por Jefferson, de livre directo. O brasileiro, apesar de ter comeado como defesa esquerdo, assumiu, com Carlos Eduardo,

as despesas do jogo e ambos ajudaram o conjunto de Marco Silva a fazer 20 minutos como ainda nenhuma equipa - mesmo as estrangeiras - havia feito esta temporada no Drago, tirando a iniciativa equipa da casa e trocando a bola no seu meio terreno. No reatamento, apesar da pouca acelerao, os portistas voltaram a assumir o controlo do jogo, tendo criado perigo com uma iniciativa individual de Danilo (50) e um remate de Defour (52).

Para Couceiro Sporting no pode ser barriga de aluguer


Jos Couceiro disse, na quarta-feira, que o Sporting no pode ser barriga de aluguer referindo-se aos jogadores formados na Academia de Alcochete. O candidato presidncia do Sporting, que discursava no ncleo sportinguista de Azeito apelou ainda aos scios que votem nas

eleies do prximo dia 23 por considerar que a absteno vai ser um inimigo do Sporting. O candidato da lista C s eleies do Sporting disse que o clube no pode ser uma barriga de aluguer,

aludindo aos jogadores que se formam no Sporting e que saem do clube logo a seguir. Para Couceiro importante que os scios votem para combater o inimigo que a absteno, escreveu quinta-feira o jornal A Bola.

11 Maro 2013

Sp. Braga vence Martimo e volta ao terceiro posto

Desporto . 13

Di Stefano diz que a Imprensa quer afastar Mourinho do Real


O presidente honorrio do Real Madrid, Alfredo Di Stefano, defendeu, na quarta-feira, que a Imprensa espanhola est a tentar afastar Jos Mourinho do comando do colosso merengue. A imprensa quer afastar Mourinho, mas os dirigentes e os adeptos apoiam-no, afirmou Di Stefano, em declaraes Imprensa espanhola. O presidente honorrio do Real Madrid explicou depois a razo: A Imprensa fica irritada com ele, talvez porque Mourinho no simptico.

O Sp. Braga recebeu e venceu o Martimo por 2-0 numa partida que permitiu equipa de Jos Peseiro regressar ao terceiro lugar, ao ultrapassar o P. Ferreira. Depois de quase meia hora sem grandes oportunidades de golo, os bracarenses foram os primeiros a criar uma oportunidade de perigo, com Paulo Vinicius a falhar a emenda a um livre de Alan, aos 30 minutos. A trs minutos do intervalo, um remate muito forte de fora da rea de Hugo Viana desfez o nulo, num lance em que o guardio Salin parece ter sido mal batido. No segundo tempo, a equipa bracarense entrou muito forte e, logo nos primeiro segundos aps o intervalo, Roberge, com um grande corte, evitou que um forte remate de Helder Barbosa tivesse sucesso. Aos 55 minutos, Carlo esteve tambm prximo de aumentar a vantagem dos locais, mas Salin com duas excelentes defesas, adiou o golo da formao bracarense. Nos descontos do encontro, Alan acabou por sentenciar a partir com um remate em arco que embateu no poste da baliza de Salin antes de entrar e que deu o segundo golo equipa da casa.

Di Stefano abordou o futuro do treinador portugus: dono de si prprio e quando terminar o seu contrato tomar a

deciso que lhe agrade. Neste momento ainda no sabemos se quer continuar.

Ronaldo cada vez mais til


derrota do Atltico de Madrid para lhe roubar o segundo lugar, 27. jornada da Liga de futebol espanhola. O goleador portugus Cristiano Ronaldo est a realizar um 2013 sem precedentes, no s pelo elevado nmero de golos, mas tambm por serem decisivos. A Imprensa espanhola, por intermdio da Marca, apresentou as contas de 2013. Ronaldo contabiliza 19 golos em 15 jogos. CR7 tem trs hat tricks, bisou por trs vezes e apontou golos decisivo na Taa do Rei e frente ao Barcelona (2). Atltico Madrid perde com Real Sociedad e cede segundo lugar ao Real Madrid. Foi um bis de Cristiano Ronaldo que permitiu ao Real Madrid vencer 2-1 na visita ao Celta de Vigo, beneficiando da Tambm na Liga dos Campees o avanado portugus marcou por duas vezes frente ao Manchester United (2) e garantiu a passagem aos quartos-de-final.

Nata & Espresso


Aproveite
At 24 de Maro

$ 00

Experimente a Nata com Canela!

14 . Comunidades

11 Maro 2013

NOVE ILHAS

nine islands

FAMLIA PORTUGUESA

11 Maro 2013

Actualidade . 15

Comentrio Semanal de Economia e Mercados Semana de 4 a 8 de maro

Parceria ABC/MONTEPIO

Reino Unido

*Poltica monetria num impasse, perante dvidas sobre o impacto da poltica monetria sobre a economia real e uma inflao persistentemente elevada
Os dados conhecidos durante a semana para a economia britnica, j relativos ao atual trimestre, continuaram a revelar-se genericamente pouco animadores, no se excluindo a hiptese de a economia voltar a contrair no 1T2013. Paralelamente, a poltica oramental mantmse pr-cclica. Perante este cenrio, o Comit de Poltica Monetria (MPC) do Banco de Inglaterra (BoE) encontra-se num impasse, que se consubstanciou, na reunio de 7 de maro, na deciso de manter a taxa de juro de referncia, a bank rate, em 0.50% (nvel em que se encontra desde maro de 2009 e que corresponde ao mais baixo desde a fundao da autoridade, em 1694) e a dimenso do Asset Purchase Facility (APF), o programa de compra de dvida pblica e privada (financiado atravs da emisso de reservas do banco central) em 375 mil milhes de libras (mM). Para o impasse em que o MPC se encontra contribuem vrios fatores. Por um lado, as perspetivas do prprio Comit, expostas no Relatrio Trimestral de Inflao de fevereiro, apontam para que a inflao permanea acima do target at 2015. Por outro lado, embora o mesmo relatrio preveja que o crescimento econmico se mantenha nos prximos anos aqum da tendncia histrica, e apesar de o MPC salientar que d prioridade s expectativas de inflao de longo prazo, que permanecem relativamente ancoradas, o Comit reconhece que o impacto lquido sobre a economia real das diversas armas de poltica monetria de que dispe poder ser diminuto. A medida mais provvel passa por uma extenso do APF, que foi recentemente defendida pela OCDE. Na reunio de fevereiro, 3 dos 9 membros do Comit o Governador, Mervyn King, Paul Fisher e David Miles votaram a favor de uma extenso em 25 mM, para 400 mM. Embora esta fao tenha continuado em minoria, no deixou de se tratar de um facto surpreendente, por nas 3 reunies anteriores apenas David Miles ter defendido essa extenso, mas, sobretudo, por um dos 3 membros a defend-la ter sido o prprio Governador. Outra medida que o MPC mantm em cima da mesa seria a compra de dvida privada, semelhana do que fazem outros bancos centrais, como a Reserva Federal dos EUA (sobretudo MBS) e o Banco do Japo., uma possibilidade que j foi abordada pelo futuro Governador, Mark Carney (que iniciar o mandato em julho). Uma hiptese seria o BoE comprar produtos financeiros ligados a dvida de pequenas e mdias empresas, o que permitiria assegurar que o estmulo monetrio chegava economia real. No entanto, poderia consistir um subsdio a empresas especficas. Por outro lado, o Comit poderia optar por mais um corte na bank rate, uma medida que j foi defendida inclusivamente pelo FMI. Em relao a esta possibilidade, o MPC reconhece potenciais efeitos positivos sobre o crdito economia, todavia salienta o impacto negativo que teria sobre algumas instituies de crdito, especialmente as sociedades de crdito imobilirio, reduzindo as suas margens, em virtude da prevalncia de emprstimos a uma taxa de juro indexada bank rate. As medidas de cariz convencional elencadas acima, enquadradas no mbito da poltica monetria do BoE, so vistas pela instituio, como referido, como dbias e potencialmente pouco impactantes da economia. Nesse sentido, o MPC encontra-se a avaliar medidas fora do campo de ao da poltica monetria, que possam estimular a oferta potencial, a serem tomadas juntamente com outras autoridades britnicas, tendo o Governador Mervyn King afirmado anteriormente que nunca houve uma melhor altura para reformas do lado da oferta deste tipo. Um exemplo deste tipo de medidas o programa conjunto entre o BoE e o Governo, o Funding for Lending Scheme (FLS), que providencia fundos mais baratos aos bancos desde que estes, em troca, financiem a economia real. O progresso deste programa continua, todavia, aqum do esperado, com o relatrio de progressos divulgado a 4 de maro a revelar que, embora as instituies de crdito participantes j se tenham financiado num total de 13.8 mM a maioria dos quais, 9.5 mM, no 4T2012 , este aumento do financiamento no impediu o volume lquido de crdito concedido economia real de cair em 2.4 mM, embora o BoE afirme que descontando a sazonalidade se ter registado sensivelmente uma estagnao. No Parlamento, Mervyn King reconheceu que estes nmeros so desapontantes, embora tenha afirmado que esto em linha com o esperado, uma vez que as instituies menos capitalizadas diminuiriam sempre a oferta de crdito, sendo que o FLS ter minorado este movimento. O BoE destaca que os custos de financiamento diminuram significativamente desde o anncio do FLS, com a taxa de juro mdia do crdito habitao a diminuir, salientando os resultados do Credit Conditions Survey (CCS), que deu conta de expectativas de melhorias no atual trimestre por parte dos participantes. Em todo o caso, reconheceu que estas melhorias demoraro a concretizar-se em crdito, devido normal morosidade dos processos de aprovao de emprstimos. No quadro do FLS, o BoE tem ainda alguma margem de ao para fazer aumentar o crdito ao setor financeiro. Todavia, mesmo que tal resultasse, poderia continuar a consubstanciarse apenas na continuao de um processo de desalavancagem de que os bancos, de facto, necessitam, mas que em nada contribui, no curtoprazo, para estimular a economia. Em suma, numa altura em que era particularmente necessria, o BoE encontra-se num impasse, dividido entre uma inao injustificvel e uma ao cujo impacto sobre a economia real permanece sob grande incerteza. A isto junta-se o facto de estar prxima a mudana do homem ao leme da instituio. Estas condicionantes geram naturalmente divergncias entre os membros do Comit, o que torna ainda mais difcil de prever os prximos passos da poltica monetria. Atualmente, o nosso cenrio central de que, no curto-prazo, o BoE opte pela medida com mais potencial das que tem ao seu dispor de imediato, uma extenso do APF, devendo estar concomitantemente a arquitetar outras medidas menos convencionais em articulao com as autoridades do pas, para serem lanadas paralelamente ao longo do ano.
Jos Maria Pimentel (JVPimentel@Montepio.pt)

16 . Actualidade Concerto hoje noite

11 Maro 2013

Fs de Bieber acampam frente ao Pavilho Atlntico


Quando tinha 15 anos, Justin Bieber precisou de apenas um disco para se tornar numa estrela internacional e criar uma comunidade de fs em todo o mundo - intituladas Beliebers - que segue o cantor canadiano, que tambm compe, toca, dana e produz. Atualmente, o cantor j tem 19 anos.

A digresso Believe de Justin Bieber no comeou contudo da melhor forma, com o artista a chegar atrasado a um concerto e a desmaiar no meio do outro, em Londres, mas o jovem cantor canadiano declara-se - segundo a promotora Everithing is New - ansioso por tocar para os fs portugueses.

O frio e a chuva no impedem cerca de 100 fs de Justin Bieber de acamparem frente ao Pavilho Atlntico, em Lisboa, para garantirem um lugar nas primeiras filas do concerto em Portugal do dolo pop. Desde sexta-feira que comearam a chegar junto ao Pavilho Atlntico, em Lisboa, os fs de cantor canadiano, que segunda-feira d o seu primeiro concerto em Portugal. Ao incio da tarde de domingo estavam no local cerca de 100 adolescentes munidos de tendas (que apenas podem estar montadas entre as 20h00 e as 08h00), muitos cobertores, sacos-cama e guarda-chuvas, para aguentarem o mau tempo, mas tambm guitarras e vozes que vo afinando para o espetculo. Atualmente, so mais 196 os inscritos numa lista que os prprios fs criaram, para no haver problemas aquando da abertura de portas, e que inclui a distribuio de pulseiras com a ordem de entrada e chamadas presenciais.

Embaixador de Angola esteve em Toronto

O Embaixador de Angola no Canad, Agostinho Tavares da Silva Neto, esteve, h dias, em Toronto, aqui se avistando, designadamente com alguns enpresrios directa ou indirectamente quele Pas lusfono. Na foto, Agostinho Tavares com Bento de So Jos, acompanhado de dois elementos do Departamento Comercial da Embaixada nos Estados Unidos.

LIUNA - De 7 em 7
Foi um prazer ter falado com um dos pioneiros dos sindicatos norte-americanos. Um senhor que nasceu em Itlia a 7 de maio de 1935 e que em 1955, em Toronto, aderiu Unio Internacional, foi membro da Local 506 durante cinco anos e em 1961 juntou-se Local 183. Mas, deixemos que seja Mrio Cirillo a contar a sua histria. Foi a 29 de agosto de 1955, como ainda posso provar isso com uma cpia do documento original, que eu me tornei membro. E ele mostrou-nos o documento. Eu sou de Cosenza, no sul da Itlia. Ainda me lembro do primeiro Business Oficce da Unio na Queen e University, uma sala muito pequena. Naquele tempo o Business Manager, fundador, era Gerry Gallagher.

11 Maro 2013

Actualidade . 17

Agora estamos felizes. No temos queixas Mrio Cirillo


Tudo comeou com a Local 506 e s depois que formou a Local 183, e no podemos esquecer esse fato. LIUNA Local 183 o maior sindicato de construo da Amrica do Norte. Fundado em 1952 pelo primeiro membro, Gerry Gallagher, LIUNA Local 183 foi formada para garantir a segurana dos trabalhadores da Hydro. Com pouco mais de 200 membros no seu primeiro ano, a Local 183 cresceu para agora ter mais de 40 mil trabalhadores da construo na rea da Grande Toronto. Os membros trabalham em todos os aspetos da indstria da construo, incluindo; esgotos, residencial e watermain, construo de estradas, construo de pontes, gasodutos, ferrovias e servios pblicos para citar alguns. A Local 183 ajudou a tornar esta provncia mais forte, vibrante e bonita, a que todos ns chamamos a nossa casa. Toronto e, consequentemente a Local 183, etnicamente mais diversa do que nunca e muito mais forte do que nunca. Como o mosaico cultural que Toronto tornou conhecido internacionalmente, a Local 183 ganhou fora com membros de diversas comunidades tnicas, o que permitiu o seu crescimento em indstrias que s vezes pertencem especificamente a uma comunidade tnica. A indstria da construo baseou-se em imigrantes de mo-de-obra e a Local 183 tem uma longa histria de acolher e proteger os trabalhadores imigrantes. Com cada onda nova de imigrao, a composio dos seus membros mudava. O que se recorda desses dias? Sofremos muito. O equipamento era velho, o trabalho muito duro e exigente, mas ns tnhamos que trabalhar para pagar as nossas dvidas. Foi h 57 anos. O meu primeiro salrio foi de 80 cntimos / hora. Eu pedi um aumento e foi-me dito que eu estava muito bem pago e acima dos 60 cntimos / hora que a empresa pagava normalmente. Naquela altura tnhamos medo de perder o nosso emprego. 2002, sobrevive a um golpe de estado. Em 2003 revolucionou o estado de sade, da educao, alimento e da Justia. Em 2006 reeleito com 63%, Em 2009, ganhou o referendo constitucional, abolindo o limite dos dois termos presidenciais. Em Junho de 2011 foi operado a um temor em Cuba, para em Outubro do mesmo ano lhe ser diagnosticado cancero. Em Dezembro de 2011, mexida na diplomacia com os U.S. em Caracas. Em Fevereiro 2012, novamente operado em Cuba. Na campanha seguinte de Setembro 2012, para a sua reeleio, a sua debilidade era notado... e muitos dos seus apoiantes deixaram as suas cidades e outros lugares para o virem apoiar, antes da votao. Em Outubro de 2012. foi reeleito pela quarta vez com 55%. E em Dezembro de 2012, nova cirurgia e, o fim de algum que fica na histria e deixa saudades! A 4 Maro de 2013, o El Comandante Hugo Chavez, deixa o cenrio terrestre, no meio de choros, lagrimas e dor. Querido e amado por uns... contestado e at odiado por outros. A prova de que ningum pode agrada a todos...- nem o Prprio Jesus o conseguiu! No seu estilo carismtico e at cmico, contestava o capitalismo selvagem, com mais nfase o Americano, liderado pelo Mr. Bush, com quem nunca comungou. Homem corajoso e destemido, que chamava as coisas pelos nomes, sem escapar o prprio Bush, a quem acoimava de El Diablo, benzendo-se sempre que o avistasse, dizendo cheirar-lhe a enxofro - o odor para espantar os espritos maus! Isto era um exclusivo seu, chacoteando quem no lhe agradasse . Claro, como sempre...- bem aceite por uns... e contestado por outros. Era um revolucionrio nato, mas humano, de corao puro e alma nobre. A sua morte no foi uma perca somente para os venezuelano, mas para muitos outros... at mesmo para Portugal. Ele era um grande amigo do nosso pas, tendo connosco vrios negcios comerciais e outros na forja, que podero no vir a ser realizados. E logo aqui, perdemos muito! E h que no esquecer: a comunidade emigrante naquele pas, uma das maiores da nossa diaspora, que ele sempre admirou e respeitou! Tanto quanto sei... a maioria dos governantes que tm passado por aquele pas Latino, no tm sido um exemplo de escrpulo, honestidade, assim como na aco firme para combater o roubo, crime e corrupo. E quando algum aparece decidido a fazer algo... logo o tentam sacudir! Razo porque a Venezuela um pas rico, mas com muita pobreza de instabilidade na rea da das finanas e segurana pessoal. Mas para o Mr. Chavez, tudo acabou para si! Paz sua alma!

Morreu Hugo Chavez


Antnio dos Santos Vicente
Morreu Hugo Chavez. A Venezuela ficou mais pobre, assim como toda a Amrica Latina... e at muitos pobres indefesos. Esses, que viam no eco da sua voz, a insgnia da justia, do amor e humanidade. E, quando algum se manifesta e favor dos desfavorecidos, estes sentem-se menos ss, com a luz da esperana a brilhar mais na aspereza das suas vidas. Era um defensor dos fracos e oprimidos, no apenas do seu pas, como em outros, onde se sofra e chora a dor da desigualdade. Por essa razo, a sua morte foi muito sentida e chorada, no s pelas pessoas no seu pas, como outros venezuelanos espalhados pelo Mundo... e no s. O seu desaparecimento foi um choque para quantos o conheciam, quer pessoal, como pela comunicao. Muito em especial para os partilhados nos seus ideais. Foi um valor que se perdeu, que o seu povo ir recordar com saudade... mais ainda, se os vindouros governantes no seguirem os seus passos. Aqui deixo os pontos mais altos da sua biografia: o seu nome completo, Hugo Rafael Chavez Frias, nascido em 28 de Julho 1954, no lugar de Sabaneta, Venezuela - no ceio duma famlia pobre. De 1972 a75 frequentou a academia militar de cincias, em Caracas, onde saiu militar. Em 1982 fundou o partido revolucionrio Bolivariano. Em 1992 foi preso por liderar um golpe contra o Presidente Carlos Perez. Em 1994, o Presidente Rafael Caldeira aboli lhe a sua pena. Em 1997, fundou o quinto movimento republicano, para uma reforma econmica social. Em 1998, ganhou a presidncia eleitoral com 56% dos votos. Em 1999 lanou o programa Bolivar Social Plano. Em 2000, reeleito..., e gradualmente passou a controlar estados e institutos e concluiu um tratado com Cuba, de trocar leo, por mdicos.

No conhecamos a lngua. No conhecamos as leis. Tnhamos que trabalhar. Tudo mudou quando entrmos para o Sindicato Internacional. Foi ento que nos sentimos seguros. Quando que se reformou? Em 1991. Quantos crditos tinha na altura? Naquela altura, eu tinha 36 crditos. Eu tambm tenho um carto de ouro, que me foi dado pela LIUNA na comemorao dos meus 50 anos como membro. Como se sente com as recentes mudanas no Local 183? Antes no era nada como agora. Jack Oliveira teve a nossa ajuda, e o Jack foi a melhor coisa que podia ter acontecido Local 183. Muitas coisas mudaram. Pagvamos $109/ms, agora pagamos $ 65/ms e o Jack Oliveira j nos diz que poder haver a possibilidade de outra reduo, muito embora saibamos que teremos sempre que pagar os custos de administrao. Sabemos que o prprio Jack Oliveira realou que a reduo ser feita, mas que os custos de administrao nunca podero ser evitados. Quanto ao sistema de sade, agora o plano odontolgico muito melhor, os medicamentos que o governo no paga, tem cobertura pelo sindicato. Ns no temos que pagar na farmcia. Grandes mudanas desde que o Jack Oliveira assumiu a liderana da Local 183. Quanto reforma (Pension), no podemos reclamar. Sabemos que existem outros sindicatos afirmando que a nossa penso vulnervel, que fraca. O que pensa de tudo isto? No verdade. Eu estou presente em todas as reunies. No perco uma reunio e sei bem como a Local 183 muito poderosa. Ningum pode dizer que eles oferecem mais do que a Local 183. No verdade. Durante os ltimos 18 meses que Jack Oliveira tem sido responsvel, a Local 183 cresceu e adquiriu mais 10 mil membros. Como se sente sobre este aspeto importante da Local 183? Muito feliz. Jack Oliveira o melhor Business Manager para todos os membros. E os seus colegas aposentados, como se sentem sobre tudo quanto acaba de afirmar? Eles tambm esto com o Jack. Todos os membros se sentem muito bem. Acha que, mesmo aqueles que votaram contra Jack, j perceberam a diferena e agora esto com o Jack? Ah, sim... Sem dvida. O Jack Oliveira bom para todos, por isso temos de ser bom para ele. E o que diz sobre o facto de outro sindicato convidar membros do Local 183? Eles podem tentar, mas no vo chegar a lugar nenhum. Estou certo de que todos os membros do Local 183 sabem que eles no oferecem os mesmos benefcios. Local 183 o melhor local na Amrica do Norte. Ns temos tudo. Basta ver como o nmero de membros do Local 183 aumentou. Ningum se atreve a trocar o certo pelo incerto. O que poder fazer a Local 183 para melhorar a situao dos reformados? Estamos felizes. No temos queixas. Temos tudo que precisamos. O Mrio reformou-se em 1991. Desde ento, no tem qualquer queixa? Com a gerncia anterior, sim. Tnhamos muitas reclamaes. Mas desde que o Jack Oliveira e sua equipa assumiram a gerncia, ningum se queixa. O que se lembra dos tempos de Tony Dionsio? Ele foi OK, mas quando se fazia uma pergunta, no havia respostas. Em concluso, agora voc est totalmente feliz com a Local 183? Absolutamente!

18 . Ler e contar

Damos a vida... queremos a Paz!


Conceio Baptista
Neste passado fim de semana, algumas das nossas Associaes andaram em constante romaria. Mulheres visitando mulheres, em solidariedade, em manifestao de alegria, em prol dos nossos direitos. Pena , que por aqui, a romaria no tivesse sido ainda maior. Mais numerosa, mais crescente e mais solidria! No Dia Internacional da Mulher, mundialmente, somos milhes em protesto, em prol dos nossos direitos e reivindicaes, contra fome, e contra a guerra. Pois ns que... damos a vida queremos a Paz! Ns Mulheres, mes e avs, queremos ver todas as crianas do mundo a brincarem luz do dia, sendo esse seu mundo de alegria, e no v-las a escavarem, com as suas pequenas mos, trincheiras, para protegerem as suas vidas, na escurido do medo. Por aqui, falou-se muito, mas no o suficiente, da solidariedade feminina, do apoio, do trabalho feito de mos dadas com o homem, da aceitao que as nossas reivindicaes j vo tendo e da alegria de festejarmos o 8 de Maro em alegres convvios. Mas, no Dia Internacional da Mulher, deviamos tambm falar da solidariedade para com as mulheres de todo o mundo e elevar a nossa voz para dizermos, basta de guerras, basta de pobreza e mortes! Quantas mulheres, por este mundo fora, com o corao partido, vem os seus filhos partir para a guerra, para matar e para morrer. Quantas mes, no mundo inteiro, choram por no ver os seus filhos regressar, ou choram ainda, lgrimas de sangue, por os ver em cadeiras de rodas. Ns, mulheres, queremos Paz, para os pases em que vivemos e para os pases de outros Povos! Somente podemos imaginar, por no conhecermos essa dor, o que viver num pas em guerra, essa ameaa sobre a cabea dos nossos filhos, ns que os queremos proteger mesmo custa da nossa prpria vida. necessrio que todas as mulheres do mundo inteiro tomem conscincia da sua fora, pois a hora de lutar pela Paz mesmo agora, hoje mesmo! E no iremos nunca esquecer o que o 8 de Maro representa para ns o direito de igualdade, a valorizao do nosso trabalho, plena liberdade de expresso, salrio igual para trabalho igual e mais justia social no nosso dia a dia - mas primeiramente... que haja Paz no mundo!

A comunidade portuguesa dos Estados Unidos recebeu com satisfao a nomeao do luso-descendente Ernest Moniz para a secretaria de Estado da Energia dos Estados Unidos da Amrica (EUA). Os pais de Ernest Moniz, j falecidos, eram naturais da ilha de So Miguel, nos Aores, e o cientista nasceu em Fall River, Massachusetts, mas cresceu no seio da comunidade aoreana. [So] razes que o Professor Moniz nunca escondeu, disse agncia Lusa o consul-geral de Portugal em Boston, Paulo Cunha Alves, que lembra o lusodescendente como uma pessoa afvel e bem-humorada. O responsvel diplomtico diz que uma grande honra para Portugal e para a comunidade

Portugueses dizem que Ernest Moniz nunca escondeu as suas razes

11 Maro 2013

um conjunto de investigaes, atividades e eventos que visam envolver alunos em causas energeticamente sustentveis. Ernest Moniz visto pelos seus pares como um moderado, que defende um mix energtico que inclui formas de energia que emitem dixido de carbono, como o nuclear e o gs, como a soluo energtica do futuro. O congressista estadual de Massachusetts Marc R. Pacheco, que se cruzou vrias vezes com Moniz e partilha com ele as razes aorianas, diz que o cientista tem o perfil adequado para o cargo. Alm dos mritos acadmicos, Pacheco diz que o cientista mostrou, durante o seu trabalho na administrao Clinton, que tem as qualidades polticas necessrias para o cargo.

luso-americana de Massachusetts poder contar com o professor Ernest Moniz em to importantes funes na administrao norteamericana. Vasco Portugal, que desenvolve o seu doutoramento na rea dos sistemas de energia sustentveis, diz que o professor uma presena notada no MIT, que tornou o tpico da energia num dos temas mais comentados em todo o mundo acadmico e impulsionou

Os militares vo entregar uma carta de contestao ao primeiroministro Passos Coelho e vo voltar a sair para a rua no prximo dia 20, em protesto contra a reestruturao das Foras Armadas. As iniciativas que se seguem dos militares so uma concentrao na rua e o envio de uma carta de contestao ao primeiro-ministro Passos Coelho contra a poltica de Defesa. O presidente da Associao Nacional de Sargentos, Lima Coelho, adiantou h TSF que na carta dirigida a Passos Coelho, os militares manifestam receio de que o futuro das Foras Armadas esteja em causa. Desarticular as Foras Armadas no o caminho. Levar os militares falta de condies para o exerccio da sua misso no o caminho para continuarmos a servir o povo portugus de acordo com o nosso compromisso e Constituio, disse Lima Coelho, acrescentando que existe o risco de se colocar em causa a capacidade de responder a todas as exigncias do povo portugus muito alm dos compromissos com as alianas internacionais. O presidente da Associao Nacional de Sargentos explica que os militares decidirem recorrer a Passos na ausncia de respostas do ministro da Defesa, Aguiar-Branco. O senhor ministro da Defesa, no cumprindo todos os preceitos que a Lei o obriga, vemo-nos

Militares enviam carta de protesto a Passos

na obrigao de ir para o senhor primeiro-ministro, uma vez que todas as questes fundamentais para os militares esto em anlise, e, de acordo com a lei, as associaes profissionais tm o direito de serem ouvidas nas matrias especficas das reas dos seus associados, afirmou TSF. O protesto dos militares, agendado para o prximo dia 20, foi acertado no encontro que ontem juntou militares na reserva e as trs associaes representativas dos militares.

CDS leva a melhor na coligao governamental


Aps quase ano e meio de coligao governativa, o barmetro do jornal i/ Pitagrica de Fevereiro mostra que o CDS de Paulo Portas est a crescer nas intenes de voto, enquanto o PSD est h meses em tendncia decrescente. J o PS rene 35,1% das intenes de voto, o resultado mais distante do alcanado por Jos Scrates nas legislativas de 2011. Dados do barmetro i/Pitagrica de Fevereiro, revelados esta quinta-feira, indicam que se as eleies legislativas se realizassem neste momento, o partido mais votado, como alis tem acontecido desde que arrancou esta sondagem em Outubro, o PS, com 35,1% das intenes de voto. Atrs surge o PSD, com 26,4%, a CDU e o CDS com 10,7%, e o Bloco de Esquerda com 8,6%. No entanto, estes nmeros mostram que, e em relao ao barmetro anterior, os socialistas esto a subir, depois de uma queda nas intenes de voto em Dezembro (34,6%) e Janeiro (33,8%), o que representa uma distncia considervel em relao ao resultado obtido por Jos Scrates (28,1%) nas eleies legislativas de 2011. Mas, tambm o CDS e Bloco registam ligeiras subidas. Se em Janeiro, as intenes de voto para os centristas representavam 10,2%, no ms passado alcanaram os 10,7%. No mesmo sentido, o partido de Joo Semedo e Catarina Martins subiu nas intenes de voto de 8% em Janeiro para 8,7% em Fevereiro. Em sentido contrrio, ou seja, em queda nas intenes de voto, est o PSD, que caiu de 28,6% em Janeiro para 26,4% no ms passado, ficando cada vez mais longe dos 38,7% que alcanou nas legislativas de 2011. O mesmo acontece com a CDU, que passou de 12% para os 10,7% em Fevereiro, ainda assim uma percentagem significativa face aos 8,4% conquistados nas eleies de h dois anos.

11 Maro 2013 A eleio do Papa:

Ler e contar . 19

O n Conclave comea amanh para no lenol escolher sucessor de Bento XVI


O conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI, depois de uma renncia histrica, comea, amanh, tera-feira, anunciou na sextafeira o Vaticano, ao quinto dia de reunies preparatrias secretas de cardeais. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, lembrou que, antes de anunciar a renncia a 28 de fevereiro, Bento XVI emitiu um decreto motu proprio (por iniciativa pessoal), que emenda a Constituio Apostlica Universi Dominici Gregis, promulgada a 22 de fevereiro de 1996 pelo antecessor Joo Paulo II e que fixava um prazo mnimo de 15 dias e mximo de 20 para a convocao do conclave. A emenda autoriza o Colgio Cardinalcio a antecipar o incio do conclave, uma vez confirmada a presena de todos os cardeais. Esta condio verifica-se desde quinta-feira noite: os 115 cardeais eleitores (com menos de 80 anos, data da resignao), chamados a escolher o novo chefe da Igreja Catlica e de 1,2 mil milhes de fiis, esto j todos no Vaticano.

Fernando Cruz Gomes

uma histria. Uma histria que s minha nos coloridos vesturios com os quais eu entendo dever enfeitar a prosa. Como se fosse poema. Como se fosse saudade. Como se fosse amor a borbotar por a em profuses mil a saltitar de ramo em ramo das minhas angstias. Era no tempo em que s estudavam os que tinham dinheiro. Os outros teriam, quando muito, de se contentar com o b......b do quase nada que lhe deixavam. Uma quarta classe mal tirada. Assim a modos que dormir de olhos abertos... Numa dessas escolas, a professora em dia de jornada para os pais, insistia em que era necessrio os pais darem mais ateno aos filhos. Acompanh-los. Viver com eles momentos que fossem. Carinho a rimar com amor (sabem?!) A professora dizia... dizia... dizia. que os meninos reviam-se no acompanhamento dos pais. No afecto que os pais transmitiam. No calor que um abrao, um beijo poderiam dar... L no fundo, um homem de meia idade olhos quase marejados de lgrimas pediu para falar. Queria contar a sua histria. Queria partilhar com todios... o que lhe ia na alma. que era ele a falar eu no tenho tempo para ir falar com o meu filho. No tenho tempo. Quando saio de casa, ainda ele dorme, ainda ele est no seu descanso... e quando chego... j ele dorme. A vida dura... sabem? Quando eu chego... s tenho um caminho. Vou-me ao quarto do filho, afago-lhe rpidamente os cabelos, dou-lhe um beijo na testa e saio apressadamente para que ele no acorde. Comecei, porm, a fazer mais uma coisa. Dou um n no seu lenol. Um simples n. E ele o meu filho sabe, logo ao acordar, no dia seguinte, que eu estive l... que estive com ele. Ele sabe. A sala de aula onde a reunio decorria... entrou em silncio ainda mais pesado. Creio at que havia lgrimas nos olhos de alguns. A professora, emocionada tambm com aquela imagem do n no lenol... lembrou-se que, afinal, o tal menino do n do lenol era o mais brilhante aluno da sua turma. Era o melhor. No sei porqu lembrei-me desta histria. Hoje. Aqui. Agora. Onde muitos de ns no temos tempo para o tal acompanhamento dos filhos. No temos tempo. No temos tempo... E ainda somos capazes de no entender o valor de um beijo, a fora de um afago, a importncia de um passar de mo pela testa do pequeno. E eu, que nem me lembro se o pai me fazia isso... eu que nem tenho junto de mim a me que sabia tudo e a quem poderia perguntar... vou estar espreita do meu tempo. Enquanto me deixarem andar por c... vou comear a ir cabeceira do neto sim, sim... do neto e afagar-lhe o rosto. Depois, sem que ele se aperceba, a no ser pela manh, vou-me ao seu lenol... e dou o tal n que ele vai entender. Vai entender, afinal, que o n... o tal n... mais forte, mais amigo, mais importante que o chocolate gostoso que muitos do aos seus. Mais forte, mais amigo... mais importante do que o dinheiro que se d nas mos e nem sempre sai do corao. O meu neto j est espera e hoje vou comear a minha tarefa. Faa voc o mesmo...!

Cardeal Marc Ouelet Canada

Cardinal Angelo Bagnasco Italia

Cardinal Claudio Hummes Brazil

Cardinal Malcolm Ranjith Sri Lanka

Apesar das expetativas e presses de alguns para uma eleio rpida de um novo papa, os cardeais quiseram tempo para refletir nos problemas da Igreja, no governo do Vaticano, alvo de fortes crticas, e para escolher o sucessor de Joseph Ratzinger, a partir de agora, sua santidade Bento XVI, papa emrito. Durante as congregaes, os cardeais devem sortear os aposentos individuais na casa de Santa Marta, situado junto baslica de So Pedro, e onde estaro obrigados a manter segredo e isolados do resto do mundo at que o conclave termine com a eleio do papa. O escndalo Vatileaks, de divulgao de documentos secretos de Bento XVI, marcou a atmosfera das congregaes, com os cardeais no residentes em Roma a pedir mais informaes sobre um caso que deixou evidentes as questes financeiras e as lutas de poder no Vaticano. Os cardeais no discutem a escolha do futuro papa no pr-conclave, mas durante encontros informais, para tentar informaes que considerem necessrias e para refletir nos candidatos adaptados ao cargo, disse Lombardi.

Reforma ou centralizao?

Dois campos comearam a formar-se entre os apoiantes de uma reforma do governo, sob a direo de um cardeal enrgico, independente e de grande estatura intelectual, como o italiano Angelo Scola. O outro campo parece inclinar-se para uma Igreja muito centralizada, dirigida por um papa todo poderoso. Houve uma certa clarificao, disse agncia noticiosa francesa AFP o cardeal Andr Vingt-Trois, de acordo com o qual ainda h

pelo menos meia dzia de candidatos possveis. De acordo com o jornal La Repubblica, o cardeal arcebispo de Milo Angelo Scola j rene cerca de 40 votos de cardeais eleitores, precisando de 77 (maioria de dois teros) para ser eleito. Scola apoiado por vrios cardeais estrangeiros como o cardeal de Viena Christoph Schonborn e por muitos norte-americanos, acrescentou. O jornal afirmou ainda tratar-se da primeira escolha dos reformadores, que consideram ter chegado a altura para uma mudana radical no governo da Igreja. A outra frente seria o partido romano, formado por uma maioria de italianos. Ainda de acordo com o La Repubblica, o secretrio de Estado cessante, cardeal Tarcisio Bertone, e o decano dos cardeais Angelo Sodano, antigos inimigos, podero ter formado uma aliana para apoiar a candidatura do brasileiro Odilo Scherer, que escolheria para o cargo de secretrio de Estado um italiano. Um vaticanista do jornal Corriere della Sera tambm defende este cenrio. Mas qualquer rumor sobre o apoio da Cria - que no est no auge da sua popularidade - pode queimar um candidato de primeiro plano, sublinhou. Entretanto, a pgina digital adoptcardinal.org (adote um cardeal), criada por jovens catlicos alemes, recebeu a beno do Vaticano. Mais de 350.000 pessoas estavam j inscritas na sexta-feira para rezar por um cardeal, escolhido aleatoriamente pelo computador.

A maioria das pessoas talvez encare o trabalho como mero veculo para ganhar dinheiro, ou, quanto muito, para se manter ocupada. De resto, muitos sero aqueles que diariamente se queixam com o facto de terem de trabalhar. No entanto, estar profissionalmente activo faz bem, no s carteira, como sade. A Forbes indica uma lista de razes, que podero mudar a perspectiva do trabalho enquanto sacrifcio. No livro Why You Need And Love The Rat Race o economista Todd Buchholz defende que fugir ao mundo do trabalho em nada ajuda felicidade. Conhea os argumentos do especialista, enumerados pela Forbes. - O crebro humano evoluiu no sentido de perseguir objectivos, como tal, uma carreira profissional activa alimenta essa capacidade, enquanto uma vida de cio a compromete; - Quando a vida era mais fcil, por assim dizer, ou seja, quando as pessoas tinham um quotidiano mais desafogado, a esperana mdia de vida era bastante menor, do que aquela que se observa com a azfama actual; - Assumindo riscos, o corpo liberta dopamina, sendo que o mundo do trabalho profcuo em oportunidades para incitar este pico

Trabalhar faz bem sade, porqu?

qumico, que ajuda ao bem-estar das pessoas; - Os estmulos externos, que um ambiente de trabalho pode fornecer, colocam o ser humano em sintonia consigo prprio e com o que o rodeia, ajudando a gerar energia interna; - A competio entre colegas de trabalho conduz, no raras vezes, inovao, pelo que a concorrncia importante para produzir mudanas positivas, motivando a criatividade e o crescimento pessoal; No mundo do trabalho, a concorrncia gera tambm cooperao, seja em projectos de equipa ou no mbito de um esforo comum de toda a empresa para que esta consiga vingar mercado; - melhor dominar a ansiedade do que evit-la, como tal, a ansiedade proveniente do trabalho auxilia a um sentido de realizao, quando, em contrapartida, tentar combate-la aumenta o sentimento de fracasso; - O trabalho confere uma razo diria para que as pessoas acordem e se levantem da cama, estando provado que a evoluo do processo de envelhecimento maior a partir do momento da reforma; - O trabalho fomenta a interaco social, que fundamental para a felicidade e auto-estima do ser humano.

20 . Automobilismo Bruno Magalhes no Rali de Portugal

11 Maro 2013

FIA confirma temporada de F1 com 19 grandes prmios


A federao no conseguiu tapar os buracos de Valncia e Nova Jrsia e, por isso, este ano sero apenas 19 as corridas. Veja o calendrio completo. O Conselho Mundial da FIA confirmou que o calendrio de 2013 vai mesmo ter apenas 19 grandes prmios. A ideia era repetir uma temporada com 20 provas, mas essa ideia acabou por ser descartada. O fim do GP de Valncia e o adiamento do GP de Nova Jrsia (que estava previsto j para este ano) deixaram um buraco no calendrio que Bernie Ecclestone tentou tapar a todo o custo. Ainda assim, e apesar das negociaes para que a Turquia ocupasse o lugar livre, o calendrio fica mesmo com 19 grandes prmios esta temporada. Isto depois de se saber que Bernie Ecclestone estava disposto a alargar o campeonato a 22 provas num futuro prximo. Por outro lado, o responsvel pela prova rainha do automobilismo, confirmou que a sede definitiva do GP da

Paulo Alves Carlos Moreira

O antigo tricampeo nacional est de regresso aos ralis de terra, um ano depois da sua ltima participao. Bruno Magalhes confirmou que ir estar presente na prxima edio do Rali de Portugal. O piloto natural de Lisboa reuniu os apoios necessrios para participar na mais emblemtica prova portuguesa e regressar assim ao palco maior do desporto motorizado. com muita satisfao que vou estar presente no Rali de Portugal e poder voltar a conduzir em terra. O meu objetivo ser o melhor portugus, apesar de o ltimo rali que fiz neste piso ter sido em Fevereiro do ano passado. Para que tudo corra na perfeio, o antigo tricampeo nacional ter do seu lado caras bem conhecidas: A acompanhar-me vo estar alguns elementos da antiga estrutura oficial da Peugeot, como os mecnicos que trabalhavam no carro. Uma deciso natural, tendo em conta que vai estar precisamente ao volante de um dos antigos 207 S2000 da Peugeot Sport Portugal. Aps oito meses de ausncia dos ralis (Bruno registou a sua ltima presena com uma vitria no Rali Vinho Madeira em Julho de 2012), o piloto portugus est assim mais prximo dos objetivos definidos no incio desta temporada, depois de admitir que queria estar presente nas trs provas internacionais que compem a Taa de Ouro portuguesa: Vodafone Rali de Portugal, Rali Vinho Madeira e Rali SATA Aores.

Alemanha o traado de Nrburgring, onde a prova vai decorrer em julho.

LaFerrari vai ter produo de apenas 499 unidades

Veja o calendrio completo da temporada 2013 da F1:


17 Maro - Austrlia 30 Junho - Gr-Bretanha 13 Outubro - Japo 24 Maro - Malsia 7 Julho - Alemanha 27 Outubro - ndia 14 Abril - China 28 Julho - Hungria 3 Novembro - Abu Dhabi 21 Abril - Bahrein 25 Agosto - Blgica 17 Novembro - Estados Unidos 12 Maio - Espanha 8 Setembro - Itlia 24 Novembro - Brasil 26 Maio - Mnaco 22 Setembro - Singapura 9 Junho - Canad 6 Outubro - Coreia

A procura j praticamente o dobro da oferta, mas Luca di Montezemolo diz que este um carro para os colecionadores da marca. O Ferrari LaFerrari foi uma das grandes novidades do Salo de Genebra. O nome foi o que causou mais discusso, mas o novo cavallino arrebatou coraes. Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, anunciou que vo ser produzidas apenas 499 unidades da srie limitada LaFerrari, apesar da procura neste momento ser j praticamente o dobro da produo prevista. O novo desportivo da Ferrari desenvolve uma potncia mxima de 963 CV, um recorde de potncia na marca de Maranello. Os nmeros avanados apontam para menos de trs segundos dos 0 aos 100 km/h e menos de sete segundos at aos 200 km/h. Curiosamente, face ao Enzo, a Ferrari promete uma reduo de 50% nas emisses poluentes, algo que, hoje, nenhum construtor pode esquecer. Ferrari LaFerrari: a essncia da marca em quatro rodas A est ele: o sucessor do Ferrari Enzo. Chama-se simplesmente LaFerrari por ser, segundo Luca di Montezemolo, a expresso mxima do que define a marca: excelncia.

Luta pelas primeiras unidades do Honda NSX


ainda nem est a receber encomendas. Ou melhor, era suposto no estar a aceit-las. que a procura por parte de clientes interessados em ter um tem sido superior ao esperado e at esto dispostos a pagar adiantado. bom lembrar que as primeiras unidades s vo estar disponveis em 2015. S no Reino Unido, 25 clientes apresentaram-se num concessionrio Honda e puseram sobre a mesa cheques de 5000 libras, pouco menos de 6000 euros. Uma espcie de sinal apenas porque ainda nem sequer se sabe qual vai ser o preo final do NSX. Mas estes clientes fazem tudo para ser os primeiros a ter um. O curioso que este comportamento costuma estar associado apenas s marcas (e modelos) de luxo. O Honda NSX tem um motor V6 central que colabora com mais trs motores eltricos. Tudo somado e o novo NSX conta com elevados nveis de rendimento e tambm com as vantagens da trao integral disponibilizada pela locomoo eltrica.

No Reino Unido 25 clientes teimam em pagar um sinal para serem os primeiros a ter o novo Honda NSX, que s chega em 2015. verdade que o Honda NSX ainda um prottipo e, por isso, no s ainda no comeou a sua comercializao, como a marca japonesa

11 Maro 2013

Comunidades . 21

O Segredo descoberto na ACMT


Ser segredo? Se for, pedimos desculpa, mas como um dos trabalhos principais de qualquer jornal digno mesmo esse... dar a conhecer noticias novas e novidades aos seus leitores, ento temos que contar o que descobrimos, Sexta-feira noite. A verdade que mesmo que no seja conhecido ainda, nos dias que viro... certamente que se vai falar do novo projeto do ACMT. Ento, como se diz em gria de futebol, vamos dar o pontap de sada. Sexta noite, enquanto as concertinas tocavam, tambores batiam e as cavaquinhas dedilhavam notas fantsticas para que os ranchos do ACMT ensaiassem... houve novidade. Primeiro, voltamos um pouco atrs para o leitor melhor entender, dizamos nos ranchos, no plural, sim porque para quem no saiba naquela coletividade, h dois ranchos distintos e ambos compostos por um grande numero de participantes. Um pelos mais novos e o outro por mais grados. Ambos com a fora e energia que s a juventude tem e no se v la quase adultos nenhuns, que hoje em dia s por si j obra...

Um ditado c da casa , Se sempre faz o que sempre fez, sempre ter o que sempre teve. Para atingir metas novas,

temos que fazer coisas novas tambm. O Jornal ABC aplaude esta iniciativa e apoia em 100% com toda sua divulgao.

Depois de anunciarem as prximas digresses entre si, e foram muitas, veio ento o segredo da noite... a Associao Cultural do Minho de Toronto est a organizar, em grande plano, uma passagem de modelos. O projeto esta a ser organizado em detalhes e vai decorrer em breve na cidade de Toronto em local central como principal objetivo de manobrar todo aquele esprito saudvel de juventude e promover os vrios estabelecimentos comerciais comunitrios que vo patrocinar a festa. Sapatarias, Sales de cabeleireiros, lojas de vestido para noivas, roupas para festas religiosas como comunhes, e ate batizados vo ter uma montra nova... pouco vista entre ns.

1209-A DUNDAS ST.WEST TORONTO ON M6J 1X3 416 537 8988

ora ag Ej ente erim aria exp do ssa a no

ABERTO 7 DIAS POR SEMANA 24 HORAS POR DIA

Jacks Bakery

Faa ainda hoje as suas compras para a poca da PSCOA!

Para a Presidente Olivia Rites, esta festa no ser bem uma novidade para a nossa associao visto que alguns anos atrs, talvez quatro se tanto, fizemos uma passagem de modelos que foi bem recebida. Agora vamos fazer uma em maior plano e esperamos que a comunidade acompanhe e apoie o crescimento dos nossos jovens como tambm o comercio local. Acredito que vai acontecer e porque temos um pblico espetacular como nos disse. Para um clube que tambm j prepara h muito um passeio de compras para Nova Iorque entre outros e parece pensar sempre em inovar os seus programas com novas aventuras e experincias a Associao Cultural do Minho de Toronto parece respirar juventude. Se for um comerciante ou conhecer algum que gostar de que l neste artigo, ligue para o clube para mais informaes de como possa tambm colaborar com o projeto.

o com e Hoj em ont M R BE ERVI S O LEMA OSSO N

TENTE ENCONTRAR NO MERCADO LOCAL UMA AMNDOA QUE NS NO TENHAMOS!

Jacks Bakery Faz-lhe um desafio:

352 Oakwood Ave, Toronto, ON

(416) 651-1780

22 . Passatempos

11 Maro 2013

Gossip
Trabalhadores da TAP entregam bilhete s de dia para Toronto a ministro da Economia portugus.
Cerca de duas dezenas de trabalhadores da TAP deslocaram-se na passada segunda-feira (dia 4) ao Ministrio da Economia, em Lisboa, para entregar a lvaro Santos Pereira um bilhete s de ida para Toronto, um acto simblico para mostrar o descontentamento perante as polticas do Governo portugus. empresa comeou a aplicar, em Fevereiro, por ordem do Executivo de Pedro Passos Coelho. Os cortes esto a ser a causa da sangria. Por aquilo que sabemos e, falamos com muitas pessoas que nos expressam as suas preocupaes, este ano vai ser igual ou pior se continuar este estado de coisas, disse Lusa o representante dos trabalhadores da TAP.

Horscopo
Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5
Esta ser uma fase mais voltada para os outros, do que para cuidar ou resolver assuntos ligados sua individualidade. Este o momento apropriado para se virar para dentro de si. Todo o seu lado sensvel e emoes estaro flor da pele.

Gmeos - 21-5 A 20-6

Estabelecer facilmente contactos mais profundos. As relaes com o estrangeiro so beneficiadas.

Caranguejo - 21-6 A 20-7 Leo - 21-7 A 20-8

Na concentrao no Largo de Cames, em Lisboa, o presidente da Comisso de Trabalhadores (CT) da TAP, Vtor Baeta, disse que no ltimo ano saram da companhia area cerca de uma centena de tcnicos e que receia que o nmero aumente com os cortes salariais que a

Esta semana poder trazer um momento de regresso a uma certa forma de tranquilidade e de estabilidade interior.

Poder sentir a estranha sensao de no estar a saborear em pleno uma dada situao, uma conversa ou mesmo um afecto.

Virgem - 21-8 A 20-9

Sudoku
5 4 8 1 5 6 4 4 6 5 4
6 3 5 9

Palavras Cruzadas
9 9 2 7 1 3 1 1 1 2 3 4 5 6 3 7 4 1 2 7 8 9 10 9
4

Seja objectivo e discuta abertamente os problemas com os seus colegas de trabalho a fim de evitar conflitos desnecessrios.

Balana - 21-9 A 20-10

8 9 10 11

Poder sentir algum desnimo profissional, talvez pense em desistir. Seja to perseverante, pois devagar se vai ao longe.

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

Poder sentir uma maior necessidade de conforto e segurana. Aproveite para organizar ou redecorar o lar.

Estar numa fase muito calorosa. A sua popularidade salta vista nas esferas sociais, derretendo at o corao mais gelado.

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2 Peixes - 21-2 A 20-3


Verticais

O seu temperamento estar meditativo. Poder sentir alteraes emocionais e achar o seu trabalho e carreira inadequados.

Altura ideal para fazer algo completamente diferente. Procure o auxlio dos seus amigos para extravasar toda essa energia.

8
7 8 2

6
1

11
Horizontais

Momento ideal para tratar de assuntos domsticos. Estaro igualmente beneficiadas as relaes com o exterior/estrangeiro. 1-Lmina sem fim/Barco de recreio; 2-Governao; 3-Povoa. do conc. de Portalegre/ Sarrafo/Pedra de moinho; 4-Negao/Roem; 5-Pena/Dose/Depsito a prazo (abrev.); 6-Cobalto/Carta de jogar/Altar; 7-Pronome pessoal (fem.)/Arsnio (s.q.)/Comediante; 8-Espalhar iodo/12 dzias; 9-Rer/Anel/Vogais; 10-Sinal ortogrfico; 11-Fronteira/Caruma;

1-Candelabro; 2-Vazio/Elogio; 3-Cmbio/Corrente; 4-Pedra de moinho (pl.)/Letra grega/Atmosfera; 5-Quatro, em numerao romana/Centiare (s.q.)/Cu/Basta; 6-Era (pl.)/Parecena; 7-Irritaras/Arenito; 8-Diz-se dos batrquios sem cauda/Perfume; 9-Porco/Amarro/Amercio (s.q.); 10-Medricas; 11-Confrontais;

Receita

Ingredientes: (4 pax.) -650 g de courgettes -1 alho francs grande -1 dente de alho -1 cebola mdia -7 dl de caldo de galinha -1 dl de azeite -4 rodelas de morcela de arroz frita em azeite -sal, cebolinho fresco picado, pimenta branca moda q.b.

Sopa de Courgettes com Morcela de Arroz Frita

Sudoku

leia e divulgue o ABC

HORIZONTAIS 1-Candeeiro 2-Vo; Loa 3-gio; Cadeia 4-Ms; R; Ar 5-IV; Ca; Ar; T 6-pocas; Ar 7-Iraras; Grs 8-Anuro; Aroma 9-T; Ato; Am 10-Medroso 11-Comparais

2 6 1 7 9 8 3 5

5 8 2 6 3 9 4

9 3 4 8 5 1 6 2

VERTICAIS 1-Lami; Iate 2-Governo 3-Avis; Pau; M 4-No; Corroem 5-D; Rao; DP 6-Co; s; Ara 7-Ela; As; Ator 8-Iodar; Grosa 9-Raer; Aro; Oi 10-Trema 11-Raia; Sama

7 9 5 1 6 4 2

3 5 9 4 8 7 1 6

4 1 3 2 7 5 8 9

6 4 7 9 1 2 5 8

1 7 8 3 2 9
6

8 2 6 5 4 3 7 1

Anedota
Empoleirado numa escada comprida, o Manel pinta uma parede do manicmio e outro serve de ajudante, segurando a escada ao pintor. A certa altura diz o ajudante para o pintor: - Agarra-te bem trincha que eu vou mudar a escada.

Confeco: Limpam-se os alhos franceses das folhas de fora e, depois de lavados, cortam-se s rodelas finas. Lave as courgettes e corte-as em pedaos pequenos. Descasque e corta a cebola s rodelas, pique o dente de alho. Deite o azeite

numa caarola, junte o alho francs, a cebola e o alho. Leve a lume mdio, mexendo de vez em quando cerca de 3min., adicione as courgettes e refogar mais 3min. Juntar o caldo, temperar de sal e pimenta, deixar cozer cerca de 25min. Depois de cozido, triture tudo com a varinha mgica. Deitar a sopa quente em pratos, polvilhar com o cebolinho picado e por cima uma rodela de morcela.

Palavras Cruzadas

11 Maro 2013 Os Omegas Benefcios e escolhas


Antnio Custdio Barros (RNhP 7132) Tel. 416 533-8907
Os Omegas so leos essenciais, contidos em varias espcies de peixes, tal como o salmo, bacalhau, atum , sardinha e tantos outras espcies, sendo principalmente EPAs e DHAs que so Omegas; podem igualmente encontrar-se em certos vegetais tal como a linhaa ou semente de linho, sendo esta ultima, muito rica em acido linoleico e ALA , que so Omegas essenciais ao funcionamento do nosso organismo. Os Omegas so anti-inflamatorios por excelncia, teis em conjunto com outros produtos naturais na preveno e tratamento de problemas cardacos, vasculares, tal como o caso da elevao da tenso arterial, aumento do colesterol mau LDL, reduo do bom colesterol HDL ou aumento de um outro tipo de gorduras nocivas, como o caso dos trigliceridos. Previne e melhora a Arteriosclerose; igualmente os doentes que sofrem de reumatismo em geral, mesmo em situaes que so progressivas como a artrite reumatoide, tm muito a lucrar com a sua toma. O leo de peixe, quer em capsulas ou sob a forma liquida, muito vantajoso no abaixamento de gorduras do sangue , no tratamento das doenas inflamatrias do intestino, nas doenas dos rins, na depresso, esquizofrenia e doena bipolar. Dever ser tomado, durante a gravidez, no perodo ps parto , na amamentao, nos problemas de pele como a psoriase e eczema, na asma e bronquite, assim como na diabetes. O leo de peixe e leo de fgado de bacalhau, so muito importantes na preveno e tratamento da funo imunitria, crescimento das crianas e adolescentes e na manuteno dos ossos em boas condies e num normal desenvolvimento, comportamento e aprendizagem nas crianas, sendo til no tratamento das crianas hiperactivas e com problemas de se concentrarem em tarefas, melhorando o seu inter-relacionamento com outras crianas ou com os adultos. Qualquer que seja a sua escolha os omegas a tomar, devem ser sempre de grande pureza e concentrao. Caso escolha os leos de peixe, estes devem ter uma provenincia de garantia de serem oriundos de guas profundas, no poludas, sem radiao e sem contaminaes txicas, assim como os omegas vegetais devem ter garantias de serem provenientes de espcies criadas em terrenos sem lixos txicos, que cresam em terrenos frteis , irrigados por guas no contaminadas, no devem ser aplicadas nestas espcies vegetais qualquer tipo de qumico, veneno ou toxico ou ainda qualquer produto que altere a sua estrutura e que v alterar a sua forma de absoro, aco ou v danificar e ou prejudicar as pessoas que o ingiram. A meu ver se escolher um produto de origem europeia, tem alguma garantia de estar a escolher um produto que seleccionado com o rigor caracterstico, de pases como o caso dos vrios pases, que constituem a Unio Europeia e cujas normas so rigorosas como o caso da Noruega, Dinamarca, Alemanha , Frana e de Portugal. Muitos destes produtos so comprados pelo Canad e embalados segundo formulas bem conseguidas como o caso do Nutri omega 3 Pure e de muitas outras companhias Canadianas e Americanas. Os canadianos tm tambm , produtos de grande qualidade, especialmente quando as especies animais ou vegetais tem uma proveniencia conhecida e autenticada No tenha como primeira ordem de escolha o preo, mas sim a qualidade e pureza dos produtos.

Coisas e loisas . 23 Clubes e Associaes


ASAS DO ATLNTICO Sbado, 16 de Maro, Matana do Porco, pelas 19h00. Animao pelo Duo Som Luso. Informaes: 416-621-9057. CASA DA MADEIRA Sbado, 30 de Maro, Festa da Pscoa, s 18h00. Jantar abrilhantado pelo conjunto Ritz, s 19h00. Informaes: 416-604-4075. CASA DAS BEIRAS Sbado, 16 de Maro, Noite de Convvio e Folclore abrilhantado por Five Star Productions. Actuao do Rancho Folclrico do Acadmico de Viseu e grupo de concertinas do Arsenal do Minho. Informaes: 416-824-5675. CASA DO ALENTEJO Quinta-feira, 14 de Maro, inaugurao da exposio O Fado - Patrimnio da Humanidade da Unesco, na Galeria Alberto de Castro, s 18h30; Sbado, 16 de Maro, Jantar e Grande Gala do Fado com a presena de Rodrigo Costa Flix e a guitarrista Marta Costa Pereira, Tony Gouveia, Jennifer Bettencourt e Elizabete, s 19h30. CASA DOS AORES Sbado, 23 de Maro, 3. Jantar do Divino Esprito Santo, abrilhantado por Mrio Marinho e DJ. Informaes: 289-997-8946. CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA - Sbado, 16 de Maro, Baile do Scio abrilhantado pelo conjunto Sonhos de Portugal. Sextafeira, 29 de Maro: Rodzio de Peixe e dana. FIRST PORTUGUESE Tera-feira, 12 de Maro, passeio ao Bronte Creek Provincial Park, ao Festival do Maple Syrup. Sada s 9h00. IRMANDADE PICOENSE DO D.ESPRITO SANTO Sbado, 23 de Maro, 25. aniversrio. Jantar e baile abrilhantado por Tony Cmara e os Sonhos. Clube Portugus de Cambridge, s 18h00. Informaes, 416-654-9932PENICHE COMMUNITY CLUB - Sbado, 23 de Maro, 32. Aniversrio. Jantar de Gala no Ambiance Banquet Hall, s 19h00. Actuaes de Ins Henriques e Diana Arajo. Presena do Presidente do Clube de Futebol Os Belenenses, Antnio Soares. PORTUGUESE CULTURAL CLUB OF VAUGHAN Sexta-feira, 22 de Maro, 2. Aniversrio. Porto de Honra, s 19h00, no Vellore Village Community Centre #2. Domingo, 24 de Maro, Almoo de celebrao com DJ TNT e actuaes dos Ranchos Folclricos As Estrelas do Norte e Os Antigos, s 12h00. Ambiance Banquet Hall, Informaes: 416-319-7545. RANCHO RIBATEJANO DE TORONTO - Sbado, 16 de Maro, Jantar com espectculo. Angariao de fundos para o Rancho Ribatejano, a realizar-se no Ambiance Banquet Hall, s 19h30. Informaes: 647-993-5891. SPORT CLUBE ANGRENSE - Sbado, 16 de Maro. Matana do Porco Aoriana abrilhantado pelo DJ Zip Zip, s 19h00.

Este espao pode ser seu... ligue seja qual for o seu anuncio... teremos muito gosto em ajudar...

416 995 9904

So muitas as vantagens do xarope Dizemos algumas


e Mostr io nc ste An e Ter 20% nto Desco

NEERA

RECEITA ORIGINAL O processo de fabrico continua a seguir a receita concebida pelo criador da Cura com sumo de Limo. * Mistura de dois tipos de seiva: seiva de palma (rica em potssio e sdio); seiva de cer (rica em mangans e zinco); Seivas de Grau C o grau mais rico em clcio, zinco, mangans e ferro. * Tecnologia de Hot-Filling, embalada a quente, no necessitando de conservantes. Sem aditivos qumicos 100% natural, sem corantes nem conservantes.

O Xarope de NEERA permite:


Desintoxicar Aco drenante Aco diurtica Aco anti-toxinas Reduzir eficazmente o peso Aco Lipoltica Aco anti-gorduras localizadas Reduzir o volume e ventre mais liso Aco anti-Reteno de Lquidos Aco Anti-celultica

Promover Bem-Estar

3-5 years experience as a Framer Carpenter. $27 hr/plus vacation pay 10%. Basic English required/ Portuguese speaking for conversation with coworkers. 14 calendar days. - Portugalia Carpentry Inc., 416 677 9166.

OFERTAS DE EMPREGO Help wanted

* Aco Auto-Regenerante * Aco de Auto-regulao * Aco estimulante * Aco tonificante * Obteno de um aspecto mais juvenil * Obteno de maior elasticidade do corpo
Esta dieta no se destina apenas ao emagrecimento mas tambm para desintoxicar o organismo promovendo o seu bem-estar. A cura com xarope NEERA e sumo de limo um meio eficaz para desintoxicar o organismo se for feito de acordo com as instrues correctas (aconselhamos a leitura do livro A cura com sumo de limo, de K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vrios casos que uma alterao de um ingrediente pode provocar efeitos indesejveis. O uso de produtos de imitao (por vezes contendo conservantes e/ ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

Anna procura trabalho para restaurante ou cuidar de criancas. Pessoa com experincia. Ligue para 416 284-2034.
CRISTINA PROCURA:
TRABALHO PARA LIMPEZA OU RESTAURANTE PESSOA COMPETENTE 647 761 2842 -Costureira com experincia e fluente em ingls, para a rea de Mississauga. Contactar Frances, 647-968-3598. -Homem com alguma experincia em drywal e com transporte prprio. Contactar Carlos, 647-406-7511.

1227 Dundas St. W. Toronto, M6J 1X6 Email: ervanaria@bam-internacional.com www.florauniversal.com

FLORA UNIVERSAL /Lagoa Azul

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

You might also like