You are on page 1of 8

QUESTES DO 3 DIA 2010 H.01 Na passagem da poca romana para a poca medieval, houve no s rupturas, mas tambm continuidades.

Caracterize essas continuidades no campo da a) religio. b) lngua.

H.02 Observe as rotas no mapa e responda:

a) O que representou, para os interesses de Portugal, a rota martima Lisboa-Cabo da Boa Esperana-Calicute? b) O que significou a expedio de Pedro lvares Cabral para o Imprio Portugus? H.03 Ontem plena liberdade, A vontade por poder... Hoje.. cumlo de maldade, Nem so livres pra morrer... Prende-os a mesma corrente Frrea, lgubre serpente Nas roscas da escravido. E assim zombando da morte, Dana a lgubre coorte Ao som do aoite... Irriso!...
Castro Alves, O Navio Negreiro, 1868.

O poema, a que pertencem esses versos, a) representou uma crtica a aspectos sociais do Brasil no perodo imperial. Explique. b) causou forte impacto na opinio pblica, contribuindo, assim, junto com outros fatores, para as mudanas polticas que ocorreram no final do Imprio. Explique tais mudanas. H.04 O conceito de revoluo, aplicado ao movimento de 1930 no Brasil, alvo de polmica entre historiadores. Independentemente da controvrsia, no h como negar que houve mudanas importantes, nessa dcada, com relao s diretrizes da poltica econmica e questo social. Explique as mudanas no que se refere a) poltica econmica. b) questo social. H.05 Observe o grfico e, a partir dele,

a) indique as transformaes demogrficas ocorridas no perodo mencionado. b) discorra sobre as mudanas sociais decorrentes da urbanizao. H.06 Franklin D. Roosevelt assumiu a presidncia dos Estados Unidos, no ano de 1933, em meio a uma grave crise econmica, iniciada em 1929; tambm Barak Obama deparou com um problema similar ao se tornar presidente do mesmo pas, em 2009. a) Com relao ao governo Roosevelt, indique as medidas adotadas por ele para fazer frente crise de 1929.

b) Com relao crise de 2008, enfrentada pelo presidente Obama, indique os principais fatores que a desencadearam e como ela se manifestou. 2011 H.01 Se utilizssemos, numa conversa com homens medievais, a expresso Idade Mdia, eles no teriam ideia do que isso poderia significar. Eles como todos os homens de todos os perodos histricos se viam vivendo na poca contempornea. De fato, falarmos em Idade Antiga ou Mdia representa uma rotulao posterior, uma satisfao da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Mdia, foi o sculo XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarado pelos sculos localizados entre a Antiguidade Clssica e o prprio sculo XVI.
Hilrio Franco Jnior, A Idade Mdia. Nascimento do Ocidente. 3 ed. So Paulo: Brasiliense, s.d. [1986]. p.17. Adaptado.

A partir desse trecho, responda: a) Em que termos a expresso Idade Mdia pode carregar consigo um valor depreciativo? b) Como o perodo comumente abarcado pela expresso Idade Mdia poderia ser analisado de outra maneira, isto , sem um julgamento de valor? H.02 Observe a imagem e leia o texto a seguir.

Michelangelo comeou cedo na arte de dissecar cadveres. Tinha apenas 13 anos quando participou das primeiras sesses. A ligao do artista com a medicina foi reflexo da efervescncia cultural e cientfica do Renascimento. A prtica da dissecao, que se encontrava

dormente havia 1.400 anos, foi retomada e exerceu influncia decisiva sobre a arte que ento se produzia.
Clayton Levy, Pesquisadores dissecam lio de anatomia de Michelangelo, Jornal da Unicamp, n 256, junho de 2004, http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag1.html. Acessado em 11/06/2010.

a) Explique a relao, mencionada no texto, entre artes plsticas e dissecao de cadveres, no contexto do Renascimento. b) Identifique, na imagem acima, duas caractersticas da arte renascentista. H.03 Observe a seguinte foto.

Essas duas esttuas representam bandeirantes paulistas do sculo XVII e trazem contedos de uma mitologia criada em torno desses personagens histricos. a) Caracterize a mitologia construda em torno dos bandeirantes paulistas. b) Indique dois aspectos da atuao dos bandeirantes que, em geral, so omitidos por essa mitologia.

H.04 Observe os dois quadros a seguir.

Essas duas pinturas se referem chamada Guerra da Trplice Aliana (ou Guerra do Paraguai), ocorrida na Amrica do Sul entre 1864 e 1870. a) Esses quadros foram pintados cerca de dez anos depois de terminada a Guerra do Paraguai, o da esquerda, por um brasileiro, o da direita, por um uruguaio. Analise como cada um desses quadros procura construir uma determinada viso do conflito. b) A Guerra do Paraguai foi antecedida por vrios conflitos na regio do Rio da Prata, que coincidiram e se relacionaram com o processo de construo dos Estados nacionais na regio. Indique um desses conflitos, relacionando-o com tal processo. H.05 Este livro no pretende ser um libelo nem uma confisso, e menos ainda uma aventura, pois a morte no uma aventura para aqueles que se deparam face a face com ela. Apenas procura mostrar o que foi uma gerao de homens que, mesmo tendo escapado s granadas, foram destrudos pela guerra.
Erich Maria Remarque, Nada de novo no front. So Paulo: Abril, 1974 [1929], p.9.

Publicado originalmente em 1929, logo transformado em best seller mundial, o livro de Remarque , em boa parte, autobiogrfico, j que seu autor foi combatente do exrcito alemo na Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918. Discuta a ideia transmitida por uma gerao de homens que, mesmo tendo escapado s granadas, foram destrudos pela guerra, considerando: a) As formas tradicionais de realizao de guerras internacionais, vigentes at 1914 e, a partir da, modificadas. b) A relao da guerra com a economia mundial, entre as ltimas dcadas do sculo XIX e as primeiras do sculo XX.

H.06 Considere as seguintes charges.

Essas charges foram publicadas durante a presidncia de Joo Goulart (1961-1964). a) Cada charge apresenta uma crtica a um determinado aspecto do governo de Goulart. Identifique esses dois aspectos. b) Analise como esses dois aspectos contriburam para a justificativa do golpe militar de 1964. 2012 H.01 No possvel pr em dvida por mais tempo, ao passar em revista o estado atual dos conhecimentos, ter havido realmente uma guerra de Troia histrica, em que uma coligao de Aqueus ou Micnios, sob um rei cuja suserania era conhecida pelos restantes, combateu o povo de Troia e os seus aliados. A magnitude e durao da luta podem ter sido exageradas pela tradio popular em tempos recentes, e os nmeros dos participantes avaliados muito por cima nos poemas picos. Muitos incidentes, tanto de importncia primria como secundria, foram sem dvida inventados e introduzidos na narrativa durante a sua viagem atravs dos sculos. Mas as provas so suficientes para demonstrar no s que a tradio da expedio contra Troia deve basear-se em fatos histricos, mas ainda que boa parte dos heris individuais mencionados nos poemas foi tirada de personagens reais.
Carl W. Blegen. Troia e os troianos. Lisboa, Verbo, 1971. Adaptado.

A partir do texto acima, a) identifique ao menos um poema pico inspirado na guerra de Troia e explique seu ttulo; b) explique uma diferena e uma semelhana entre poesia pica e histria para os gregos da Antiguidade. H.02 Nos tempos de So Lus [Lus IX], as hordas que surgiam do leste provocaram terror e angstia no mundo cristo. O medo do estrangeiro oprimia novamente as populaes. No entanto, a Europa soubera digerir e integrar os saqueadores normandos. Essas invases tinham tornado menos claras as fronteiras entre o mundo pago e a cristandade e estimulado o crescimento econmico. A Europa, ento terra juvenil, em plena expanso, estendeu-se aos quatro pontos

cardeais, alimentando-se, com voracidade, das culturas exteriores. Uma situao muito diferente da de hoje, em que o Velho Continente se entrincheira contra a misria do mundo para preservar suas riquezas.
Georges Duby. Ano 1000 ano 2000. Na pista de nossos medos. So Paulo: Unesp, 1998, p. 50-51. Adaptado.

a) Justifique a afirmao do autor de que essas invases tinham (...) estimulado o crescimento econmico da Europa crist. b) Cite um caso do atual entrincheiramento europeu e explique, em que sentido, a Europa quer preservar suas riquezas. H.03
A formao histrica do atual Estado do Rio Grande do Sul est intrinsecamente relacionada questo fronteiria existente entre os domnios das duas coroas Ibricas na Amrica meridional. Desde o sculo XVIII, esta regio foi cenrio de constantes disputas territoriais entre diferentes agentes sociais. Atritos que no estiveram restritos apenas s lutas travadas entre luso-brasileiros e hispanoamericanos pelo domnio do Continente do Rio Grande.
Eduardo Santos Neumann, A fronteira tripartida, Luiz Alberto Grij (e outros). Captulos de Histria do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, p. 25. Adaptado.

a) Caracterize a questo fronteiria, mencionada no texto acima. b) Quais so as principais diferenas e semelhanas entre a organizao socioeconmica do Rio Grande colonial e a de regies aucareiras, como Bahia e Pernambuco, na mesma poca? H.04 No parece fcil determinar a poca em que os habitantes da Amrica lusitana, dispersos pela distncia, pela dificuldade de comunicao, pela mtua ignorncia, pela diversidade, no raro, de interesses locais, comeam a sentir-se unidos por vnculos mais fortes do que todos os contrastes ou indiferenas que os separam, e a querer associar esse sentimento ao desejo de emancipao poltica. No Brasil, as duas aspiraes a da independncia e a da unidade no nascem juntas e, por longo tempo ainda, no caminham de mos dadas.
Srgio Buarque de Holanda, A herana colonial sua desagregao. Histria geral da civilizao brasileira, tomo II, volume 1, 2 ed., So Paulo: DIFEL, 1965, p. 9.

a) Explique qual a diferena entre as aspiraes de independncia e de unidade a que o autor se refere. b) Indique e caracterize ao menos um acontecimento histrico relacionado a cada uma das aspiraes mencionadas no item a).

H.05 Leia este texto, que se refere dominao europeia sobre povos e terras africanas.
Desde o sculo XVI, os portugueses e, trezentos anos mais tarde, os franceses, britnicos e alemes souberam usar os povos [africanos] mais fracos contra os mais fortes que desejavam submeter. Aliaram-se queles e somaram os seus grandes nmeros aos contingentes, em geral pequenos, de militares europeus.

Alberto da Costa e Silva. A frica explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 98.

a) Diferencie a presena europeia na frica nos dois perodos aos quais o texto se refere. b) Indique uma decorrncia, para o continente africano, dessa poltica colonial de estimular conflitos internos. H.06 O cartaz abaixo, parte de uma campanha sindical pela reduo da jornada diria de trabalho, foi divulgado em 1919 pela Unio Interdepartamental da Confederao Geral dos Trabalhadores da Regio do Sena, na Frana.

Traduo dos escritos do cartaz: Unio dos Sindicatos de Trabalhadores do Sena. As 8 horas. Operrio, a regra foi aprovada, mas apenas sua ao a far ser aplicada.

a) Identifique um elemento visual no cartaz que caracterize a principal reivindicao dos sindicatos e o explique. b) Identifique e analise a viso de luta social que a cena principal do cartaz apresenta.

You might also like