You are on page 1of 11

Apostila de Treinamento de Obreiros Cristos

A VIDA DO OBREIRO CRISTO

MDULO I Tema: O Obreiro Cristo e Seu Chamado Texto-base: Isaas 6:8

Introduo
Quando Deus deseja realizar uma obra entre os homens, sempre conta com o prprio homem para a execuo do seu intento (homem no sentido genrico). Uma das coisas imprescindveis ao obreiro cristo a convico do seu chamado para a Obra de Deus. H muitos que entram na Obra, por iniciativa prpria; h outros que so introduzidos nela por pessoas influentes. Mas a nica porta correta de entrada na Obra de Deus o chamado do prprio Deus. Observaes: - Quem entra na Obra, por iniciativa prpria, vai depender de si mesmo. Resultado: impotncia, fracasso e frustrao [Deus no tem compromisso com os nossos prprios projetos.] (Jr23:16,22; At 19:13-16) - Quem entra na Obra, atravs de pessoas influentes [por apadrinhamento] vai acabar sendo controlado por quem ointroduziu. Resultado: ministrio sem liberdade. (Gl 2:5) - Quem entra na Obra por chamado de Deus, vai poder contar sempre com Ele. Resultado: haver segurana, liberdade, suprimento e autoridade. (Rm 1:1; I Co 9:1, Mt 6:25-34; 28:18-20). 1. Quem Deus chama para sua Obra? - A jovens, como Timteo (I Tm 4:12) 01 - A velhos, como Moiss e Aro (x 7:1-7)

- A intelectuais, como Saulo de Tarso (At 26:24)- A iletrados, como Pedro e Joo (At 4:13) -A ricos, como Mateus (Lucas 5:27-29) - A pobres, como Jos e Maria (Lv 12:8; Lc 2:23,24) - A judeus, como Davi (I Sm 16:1,13)- A estrangeiros, como Tito (Gl 2:3) Obs. Deus no depende do que somos ou do que temos,mas sim do que Ele mesmo pode fazer de ns (ver. Fl 2:13) 2. Como Deus chama algum para sua Obra? Exemplos: - Atravs de profundas impresses no esprito e na alma - Pondo desejo no corao - Atravs de profecias transmitidas por pessoas confiveis - Por intermdio de lideranas crists (no no caso de apadrinhamento) - Por meio de revelaes especficas Obs. Deus no tem uma regra definida para chamar algum. Entretanto, sempre que Ele chama, d a pessoa chamada a compreenso do seu chamamento. 3. Quais os fatores perceptveis na vida de algum que realmente foi chamado por Deus para sua Obra? - Convico interior; - Capacitao divina; - Circunstncias favorveis ou contrrias, mas que logo vo se adequando; - Proviso para a realizao da obra; - Confirmao divina na obra executada. Observaes: Quando Deus chama algum para a sua Obra: - Proporciona-lhe os meios para que haja convico do chamamento (Ex. Profeta Samuel).
02

- Muitas vezes, Deus comea a capacitar a pessoa antes mesmo do chamamento (Ex. Moiss).

- As circunstncias, no momento do chamado podem at parecerem desfavorveis, mas logo se adequaro obra que deve ser feita. (Ex. O chamado de Gudio para guerrear contra os amalequitas). - Sempre que Deus manda algum realizar uma obra, faz proviso para o servio (Ex. Esdras e Neemias na reconstruo do Templo e dos muros de Jerusalm). - O homem chamado por Deus ter sempre a confirmao divina quanto obra realizada em Deus (Ex. Os frutos do ministrio de Paulo). 4. Que atitudes so reprovadas por Deus quando este chama algum para efetuar sua Obra? - Incredulidade: se algum no pode crer em Deus, nopoder depender dEle. - Covardia: a covardia no se adqua a algum que est prestes a entrar na maior de todas as batalhas. - Rebeldia: a rebeldia torna o homem incapaz de ser dirigido por Deus. - Auto - desvalorizao: aquele que se subestima estar sempre bloqueado para receber capacitao de Deus. Obs. Atitudes como estas foram encontradas em Gudio, Moiss, Jonas, Elias e outros. Porm, sempre com a reprovao de Deus. 5. O que Deus exige da pessoa chamada? - Renncia: para que nada o impea de atender o chamamento. - Ousadia: para que haja prontido em executar ao seu mandado.

03

- Submisso: para que Deus possa lhe confiar tarefas, sabendo que as mesmas sero efetuadas segundo as suas ordens. - Humildade: para que haja sempre a conscincia da dependncia de Deus. - Perseverana: para que todas as tarefas sejam realizadas integralmente. - Diligncia: para que a obra seja feita com eficincia. - Responsabilidade: para que a pessoa chamada seja confivel. Obs. Todas as exigncias de Deus so imprescindveis ao obreiro cristo. E, sero profundamente producentes, tanto para ele como para o Reino de Deus. 6. O que Deus concede pessoa por Ele chamada? - Sua companhia, para ajudar. (Mt 28:18-20); - Sua direo, para que se saibam quando, como e onde se deve agir. (Jo 16:13); - Sua proteo, para que o opositor da obra no o atinja. (Is 43:1,2); - Sua graa, para que o obreiro no desfalea em meio ao trabalho. (II Cr 13:8-10); - Sua uno, para que o obreiro tenha poder. (Is 61:1-3); - Sua proviso, para que o obreiro no sofra necessidades. (Fl 4:19); Se as empresas terrenas tm o cuidado de oferecer aos seus contratados os recursos necessrios para que esses possam executar suas tarefas, muito mais Deus ter zelo por aqueles, aos quais Ele chama para trabalhar na construo do Seu Reino

04

MDULO II
Tema: O Obreiro Cristo e o Reino de Deus Texto-base: Marcos 1:15

Introduo
Neste mdulo, vamos estudar: - O Reino de Deus profetizado- O Reino de Deus inaugurado - O que significa o Reino de Deus - Analogia do Reino de Deus - Os sditos do Reino de Deus Importantes observaes sobre o fator Reino de Deus: - O Reino o governo de Deus na terra (Sl l45:13) - O Reino o projeto de Deus para enfrentar o mal do mundo (Mc 12:28) - O Reino a grande causa pela qual vale a pena viver ou morrer (Lc 9:24) - O Reino a vivncia da realidade da salvao (Jo 3:3) 1- O Reino profetizado O cetro no se arredar de Jud, nem o basto de autoridade de entre os seus ps, at que venha Sil, e a ele obedecero os povos (Gn 49:10) - Outros textos para anlise: Dt 2:4; 4:3; Ob v. 21; Zc14:9, l6, l7. 2- O Reino de Deus inaugurado Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois os meus olhos j viram a tua salvao (Lc2:29) Esta criana posta para queda e elevao de muitos em Israel... (Lc 2:34) Ora, depois que Joo foi entregue, veio Jesus para a Galilia pregando o Evangelho de Deus e dizendo: O tempo est cumprido, e chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no Evangelho.

05 3- O que significa o Reino de Deus Mas, se eu expulso os demnios pelo Esprito de Deus, certamente chegado a vs o reino de Deus (Mt 12:28). - O substantivo reino significa: governo, poder, autoridade, preponderncia, domnio, controle da situao, etc. - Vale salientar que Deus sempre esteve no comando de todas as coisas. Entretanto, como Deus deu a terra ao homem e esse a satans, Deus decidiu retom-la por vias justas e, assim, em Cristo e seu sacrifcio reconquistar, de fato, o domnio terrestre. 4 - Analogias do Reino de Deus Porque a vs dado conhecer os mistrios do reino dos cus, mas a eles no lhes dado...(Mt 13:11) - O Reino de Deus comparado a um agricultor que planta uma boa semente no seu campo, mas vem seu inimigo invade a sua roa e planta semente ruim (Mt 24:30) OBS.: A invaso do inimigo, e sua m semeadura se do pelo fato de os trabalhadores estarem dormindo. O obreiro cristo responsvel por tudo que a ele confiado. - O Reino de Deus um ponto de convergncia para todas as pessoas. (Mt 13:31)

corramos com pacincia a carreira que nos est proposta... Hb 12:1.MDULO VITema: tica ComportamentalTexto-base: Hebreus 12:1IntroduoToda empresa que se preza, prima pela boa apresentaodos seus representantes; porque o representante para ocliente a cara da empresa que este representa. Se eletem uma boa apresentao, o cliente ter uma boaimpresso da empresa, mas se ele tem uma mapresentao o cliente ter evidentemente uma mimpresso da empresa representada.No Reino de Deus a coisa funciona da mesma forma, aapresentao do obreiro vai transmitir s pessoas a idia docarter do Reino que ele representa.Na preleo de hoje vamos verificar alguns cuidadosespeciais que o obreiro cristo deve ter para que entopossa representar bem o Reino de Deus

diante daspessoas.1. O obreiro e seu asseio pessoalParece infantil esta instruo, porm, temos visto comfreqncia obreiros que envergonham o Reino de Deus, porfalta de higiene pessoal; falta de banho, axilas ou psexalando mau odor, cabelos sujos e despenteados, roupas esapatos sujos, dentio estragada mostra, etc. Tudo istofaz com que o obreiro cristo represente mal o Reino doqual ele faz parte; e alm disto o afasta das pessoas queele deseja alcanar. Deus no apenas aprecia, comotambm exige higiene no meio do seu povo. Observe osseguintes textos: Lv cap. 15; Dt 23:9-14; I Co 6:19,20; Hb10:22.2. O obreiro cristo e seu vesturio: - No preciso ser rico para andar limpo;- No preciso ser rico para saber combinar as roupas;- No preciso ser rico para se vestir bem.H muitos ricos que so desleixados, porm h muitospobres que se cuidam bem. A questo est no bom senso.Voc pode ser pobre e usar roupas simples, entretanto,deve ter o cuidado de andar limpo e combinar bem asroupas. Isto se vestir bem. Existe um ditado que diz: Omundo trata melhor quem se veste bem. Dentro de suas possibilidades, o obreiro cristo deve ter ocuidado de se vestir o melhor possvel. Apesar de lidarmoscom coisas essencialmente espirituais devemos lembrar quevivemos em um mundo material e que tem sua culturaprpria. Jesus que o nosso exemplo, quando viveu naterra, no se comportou como um extraterrestre, mascomo um humano.3. O obreiro cristo e seus pertences:- Desde a residncia at a escova dental, o obreiro cristodeve ser zeloso;- Limpeza e organizao so imprescindveis na vida doobreiro cristo.- Se somos limpos e organizados em nossos pertences, oseremos, tambm, com as coisas do Reino de Deus.- O visual externo, em muitos casos, reflete o que h emnosso interior.4. O obreiro cristo e a comunicao:- Quem tem boca vai Roma, diz o velho ditado, porm,quem tem boca e no fala profundamente carente deRoma escrito ao contrrio.- Quem no se comunica se intrumbica outro ditadomuito conhecido, contudo, quem tem boca e sabe secomunicar desintrumbrica muita gente.Saber se comunicar algo indispensvel ao obreiro cristo.Alis, a lngua a ferramenta mais usada em seuministrio. Timidez e inibio so dois grandes obstculospara o obreiro que deseja ser bem sucedido, entendendo-seque a maior porcentagem do que ele passa para as pessoas atravs da comunicao verbal. Portanto, comunicao deve ser matria de importante ateno para o obreiro.5. Conhecimentos gerais:- A Bblia a matria prioritria e insubstituvel que oobreiro cristo

deve ministrar.- Mas lembre-se: Jesus sempre usava as coisas do dia-adiapara explicar as coisas do Reino de Deus.- O obreiro cristo deve estar consciente de que dever terrespostas s indagaes: o que?, por que? e para que?se deseja que sua mensagem convena os seus ouvintes.- A mensagem do obreiro cristo deve atingir o homem nasua totalidade. Ele esprito, mas tambm alma e corpo.- Jornais, revistas, noticirios, livros edificativos,comentrios bblicos, congressos, seminrios especficos ecoisas semelhantes so indispensveis para oenriquecimento cultural do obreiro, proporcionando-lhe,assim, maior capacidade de comunicao e alcance dasreais necessidades das pessoas.Obs.: O Esprito Santo nos ensina quando nos dispomos aaprender, e nos faz lembrar o que j ouvimos, lemos ouestudamos (Joo 14:26). Os que se dedicam a estas coisassabem mais, pensam melhor, comparam idias, tm o quefalar, tm o que responder, fundamentam as suas opinies,aumentam a sua compreenso, melhoram o vocabulrio,absorvem experincias. Finalmente, se comunicam ecomunicam com maior facilidade.6. O obreiro cristo e sua linguagem:- Refreia as suas palavras aquele que possui oconhecimento; e o homem de entendimento de espritosereno. At o tolo, estando calado, tido por sbio; e o quecerra os seus lbios, por entendido. (Pv 17:27,28)- A vossa palavra seja sempre agradvel, temperada comsal, para que saibais como deveis responder a cada um (Cl4:6)- Em tudo te d por exemplo de boas obras. Na doutrinamostra integridade, reverncia, linguagem s eirrepreensvel para que o adversrio se envergonhe notendo nenhum mal do que dizer de ns (Tt 2:7,8)- Todos tropeamos em muitas coisas. Se algum no tropea em palavra, esse homem perfeito, e capaz derefrear todo o corpo. (Tg 3:2)7. O obreiro cristo e sua postura:- Estamos vivendo em um mundo de rebeldia, insubmisso,desrespeito s autoridades constitudas. Isto foi preditopelo apstolo Paulo (II Tm 3:1-9).- Diante desta realidade, o obreiro cristo deve ter ocuidado de se impor, valorizando e honrando sua posio noReino de Deus.- Respeitar e se fazer respeitar algo importante na vidado obreiro cristo. Assim, pois, que os homens nos considerem comoministros de Cristo, e despenseiros dos mistrios de Deus.Ora, alm disso, requer-se dos despenseiros que cada umse ache fiel. (I Co 4:1,2) Manda estas coisas e ensina-as. Ningum despreze a tuamocidade mas s exemplo dos fiis, na palavra, no trato,no amor, no esprito, na f, na pureza. (I Tm 4:11,12)Tarefa de casa: Leitura das duas Cartas de Paulo a Timteo.MDULO VIITema: O Obreiro Cristo e o Esprito SantoTexto-

base: Lucas 24:49IntroduoAssim como um carro sem combustvel, um piloto sembssola, uma viajante sem mapa, uma lmpada semenergia, uma mquina sem leo, um vendedor semmercadoria, um comprador sem dinheiro e um aluno semprofessor o obreiro cristo sem o Esprito Santo.Podemos dizer, com certeza que, o Esprito Santo oPresidente da Obra e o poder que move a mesma. Tentarexecutar a Obra de Deus sem o Esprito Santo demonstrar loucura ou total ignorncia acerca do que Ele representaem todos os aspectos da Obra.1. Ficai em Jerusalm...(Lc 24:49b):- Os discpulos j tinham recebido a teoria do Reino;- Receberam inmeras lies prticas;Tiveram algumas oportunidades de operar no poder doEsprito Santo;- E agora recebem ordens para permanecer na cidade at achegada do Esprito Santo para ficar definitivamente comeles.2. ...at que sejais revestidos de poder (Lc 24:49c)- O Esprito Santo era o poder no qual os discpulos teriamque operar;- O Esprito Santo o nico poder que Deus e os demniosreconhecem.3. O Esprito Santo o detentor e o doador de todos osrecursos de que o obreiro cristo necessita para arealizao da Obra de Deus:- Os frutos de vida que o obreiro precisa ter para glorificara Deus, no seu viver, so outorgados pelo Esprito Santo (Gl5:22,23)- Os dons do Esprito Santo so as indispensveisferramentas que o obreiro precisa ter (I Co 12:7-11)4. Outras funes do Esprito Santo no auxlio do obreiro(Jo 14:26;15:26):- Consola- Ensina- Faz lembrar os ensinamentos de JesusD testemunho de Jesus5. Os grandes homens de Deus, mencionados no Velho Testamento eram homens cheios do Esprito Santo:- Moiss (Nm 11:17)- Josu (Dt 34:9)- Gideo (Jz 6:34)- Sanso ( Jz l4:6,19; l5:14)- Davi (I Sm 16:13)- Isaas (Is 61:1)6. O prprio Senhor Jesus ao iniciar o seu ministrioterreno como verdadeiro Homem, necessitou do auxlio doEsprito Santo (Mt 3:16; Lc 4:18):- E voc, pode realizar a obra de Deus na sua prpria fora?- ...enchei-vos do Esprito Santo...(Ef 5:18)- Andai em Esprito...(Gl 5:16)Tarefa para o fim-de-semana: Leitura do livro de Atos dosApstolos.MDULO VIIITema: O Obreiro Cristo e o Seu Tempo na ObraTextos-base: Mt 4:18-22; At 18:3;I Co 9:6IntroduoNem todas as pessoas so chamadas por Deus paratrabalhar com tempo integral na Sua Obra. Diante destarealidade cada obreiro precisa saber quanto tempo Deusrequer de sua vida, conscientizando-se de que se Elerequer tempo integral ento prover os recursosnecessrios para o obreiro; se o tempo

requerido for parcialento Deus providenciar os meios para que o obreiropossa se adequar a esta condio.A verdade , quer seja em tempo integral ou parcial, todoobreiro e todo crente deve trabalhar na Obra de Deus.1. Paulo, um homem que viveu as duas experincias: 1. Para uma vida de testemunho: Glatas 5:22,23- O amor: As pessoas conhecero o amor de Deus atravsde ns.- A alegria: Demonstrando alegria, estaremos revelando avida abundante que Cristo d.- A paz: atravs de uma vida pacfica com o nossoprximo que revelamos o que ter paz com Deus.- A bondade: O mundo no crer que o nosso Deus bomse no vir bondade em ns.- A benignidade: O mundo no crer na benignidade donosso Deus se no receber bens de nossa parte.- A longanimidade: Se no formos pacientes com aspessoas, elas no crero que Deus lhes d tempo, at quecresam e se aperfeioem espiritualmente.- A fidelidade: Se no formos dignos de crdito as pessoasno crero na nossa mensagem.- A mansido: Se formos violentos as pessoas no poderoentender o nosso Deus como um Pai que trata com doura,brandura e carinho.- O domnio prprio: Se no formos capazes de dominar osnossos impulsos, as pessoas no crero que possvelvencer o pecado.2. Para nossa capacitao: I Corntios 12:7-10- A cincia: Sem a revelao da Palavra no poderemostransmitir as verdades de Deus.- A sabedoria: Sem a sabedoria do alto, fracassaremos,pois estaremos realizando a Obra de Deus, baseados noconhecimento humano.- A f: Sem a f de Deus no poderemos realizar as obrasde Deus.- A cura: Sem a cura no poderemos anunciar o Senhorque sara, e a Igreja ser atingida pelas pragas que assolama humanidade.- Os milagres: O evangelho s de palavras no o Evangelho do Reino do qual somos sditos O Evangelhoque pregamos produz demonstrao de poder.- A profecia: A palavra proftica nos dada para quepossamos dizer: Eu recebi do Senhor o que tambm vosentreguei Deus s tem compromisso com a palavra queele nos manda falar.- As lnguas [linguagem celestial]: Somos vasos nas mosde Deus e, portanto, as vezes o Esprito de Deus decideorar atravs de ns o que no saberamos orar com asnossas mentes.- A interpretao das lnguas: Para que orando com alinguagem celestial no venhamos a ficar sem fruto.Portanto, o Esprito Santo, quando necessrio, nos d ainterpretao e ento somos tambm edificados.- O discernimento de espritos: Para que possamos sabercom quem estamos lidando. Se

quem est operando oEsprito de Deus, o esprito do homem ou espritosmalignos.3. Para a nossa proteo: Efsios 6:13-18- O capacete da salvao: Se estamos salvos, no tememosa perdio.- A couraa da justia: Se andamos em justia, somos justificados por Deus.O cinto da verdade: Se andamos na verdade, jamais noscurvaremos diante das acusaes do inimigo)- O calar os ps na preparao do Evangelho da paz: Sevivemos o Evangelho da paz, o ministrio da pacificaoser uma realidade em nossas vidas.- O escudo da f: Se confiamos na Palavra de Deus, asameaas do inimigo no exercero influncia sobre asnossas vidas.- A espada do Esprito: Se a Palavra de Deus habita emns, resistiremos ao nosso adversrio e ele fugir de ns.- A orao em todo tempo: Se vivemos em orao, o suprimento divino para todas as nossas necessidades nuncanos faltar. Porque quem pede recebe Resumo: Como ministros de Deus, sejamos exemplo paraos nossos familiares, para os nossos irmos em Cristo epara o mundo mpio que tanto necessita de referencial, noqual possa mirar-se e fazer diferena.- O fruto do Esprito, para um ministrio de testemunhoOs dons do Esprito, para um ministrio produtivo- As armaduras de Deus, para um ministrio seguro

You might also like