You are on page 1of 31

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ LEI FEDERAL N.

4898/1965 ABUSO DE AUTORIDADE Introduo: A lei 4898/65 chamou o que o Cdigo Penal chama de abuso de poder de abuso de autoridade. Conseqentemente, a doutrina e a jurisprudncia comearam a chamar tambm de abuso de autoridade. Ento, por conta dessa impropriedade, existe um descompasso entre a terminologia do Cdigo e a terminologia da lei. Sendo assim, quando se falar em abuso da lei especial, se trata do abuso de autoridade, mas quando se estiver falando da agravante de abuso para um funcionrio pblico, se trata do abuso de poder1. O abuso de autoridade est sempre sob uma tenso entre o direito individual do cidado e a necessidade de investigar ou apurar um ilcito, seja criminal, tributrio ou at civil, ou seja, entre o direito individual e o fim coletivo. A incidncia do crime depende das circunstncias concretas do fato e da alegao do funcionrio. Se o sujeito juiz e determina a interceptao telefnica do nmero da namorada porque est desconfiado dela claro que comete abuso de autoridade porque no para isso que o sujeito juiz e tem autorizao legal para determinar uma interceptao telefnica. 1. SUJEITO ATIVO: A prpria lei 4898/65, no seu art. 5, traz o conceito do abuso de autoridade.
Art. 5, lei 4898/65: Considera-se autoridade, para efeitos desta Lei, quem exerce cargo, emprego ou funo pblica, de natureza civil ou militar, ainda que transitoriamente e sem remunerao.

Esse conceito de autoridade muito parecido com o conceito de funcionrio pblico do art. 327, CP. A diferena que a lei do abuso de autoridade no traz a figura do funcionrio equiparado. A essncia do conceito que somente aquele que tenha poder de determinar algum tipo de sujeio do particular o sujeito ativo do crime (funcionrio pblico tpico). Portanto, os funcionrios pblicos da administrao indireta (sociedade de economia mista e empresa pblica) no so sujeito ativo desse tipo de crime.

1 O art. 61, II, f e g, CP, traz como circunstncias agravantes o fato de o agente ter cometido o crime com abuso de autoridade ou com abuso de poder, dentre outras. Esse abuso de autoridade do Cdigo Penal se refere s relaes privadas como, por exemplo, na relao de patro e empregado ou de aluno e professor. Quando o Cdigo Penal quer se referir a um abuso cometido por servidor pblico, chama esse abuso de abuso de poder.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ O detalhe que a lei fala em funcionrio pblico civil ou militar e mesmo tendo o crime sido cometido por militar de competncia da Justia Estadual. Como no um crime militar a competncia da Justia Estadual. Smula 172, STJ: Compete Justia Comum processar e julgar militar por crime de abuso de autoridade, ainda que praticado em servio. Funcionrio pblico (Art. 5) ou autoridade, inexistindo a figura do equiparado, ao contrrio do art. 327 do CP. Mas pode ser de autarquia mas pode ser de empresa pblica. O abuso deve ser praticado no exerccio da funo ou quando o funcionrio, embora no esteja no regular exerccio funcional ao praticar o abuso, use ou invoque a autoridade de que investido.2 possvel o concurso, inclusive de particular, desde que conhea a circunstncia, uma vez que se cuida de elementar (CP, art. 30). S podem ser cometidos por pessoas que exeram autoridade, atendendo a definio contida no art.5 do referido diploma legal(LAb). No magistrio de Damsio, os tipos admitem a participao de terceiro que no exera a autoridade, em face da regra contida no art.30 do CP, eis que a qualidade de autoridade elementar do crime. 2. A circunstncia de se achar o acusado uniformizado e em servio quando agrediu a vtima, no erige, por si s, em propter officium a sua conduta, no caracterizando, pois, crime funcional, mas comum. ( RT 390/330) No caso, inaplicvel a Lab, ocorrer leso corporal, apenas, pois o fato nico, incidindo a agravante genrica do art.61, II, g, do CP. No mesmo sentido: O crime de abuso de poder no se caracteriza pelo simples fato de se achar o acusado fardado, notadamente se no estava no exerccio da funo pblica na ocasio.(RT 546/374) 3. Nada impede que uma pessoa no funcionria pblica pratique o crime de abuso de autoridade, desde que o faa em concurso com uma das pessoas mencionadas no art.5 da Lab. (JUTACRIM 65/248) 2 Neste sentido: CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE. Comete-o o miliciano que, embora, sem farda e fora do efetivo exerccio de sua funo, age, evocando a autoridade de que investido. Exegese do art. 5 da Lei n. 4.898/65. Competente, todavia, para o processo e julgamento, a justia comum estadual, eis que inexistente crime militar. (...) (STF, HC 59.676/SP, Djaci Falco, 2 T., un., DJ 7.5.82) ; ABUSO DE AUTORIDADE. QUANDO OCORRE. Invocao da autoridade de Promotor de Justia. Comete o delito o agente que, mesmo no estando no exerccio da funo, age invocando a autoridade do cargo, com exibio da carteira funcional. (STJ, AGA 5749/SP, Jos Cndido de Carvalho Filho, 6 T., un., DJ 17.12.90)

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ 4. Sujeito passivo: imediato - o Estado, titular da administrao pblica. mediato - o cidado, titular da garantia constitucional lesada ou molestada. Por vezes, como ensina Damsio, o Estado o nico sujeito passivo, como p/ex. no atentado ao sigilo de correspondncia em que seja o prprio Estado o seu titular. 5. Objeto material: tais delitos possuem dupla objetividade jurdica. Objetividade jur. mediata: o interesse concernente ao normal funcionamento da Adm. Pb. em sentido amplo, no que se refere conivncia da garantia do exerccio da funo pblica sem abusos. Objetividade jur. imediata: proteger as garantias individuais estatudas pela CRFB. A doutrina e a jurisprudncia dizem que para que haja a prtica desse crime, o sujeito tem que agir com vontade de abusar da sua autoridade, ou seja, de fazer um mau uso, uso indevido, ou uso que extrapola os limites aceitveis da autoridade que sabe ter. A prpria expresso abuso j consagra o uso excessivo da autoridade de que investido o funcionrio pblico.
Art. 4, lei 4898/65: Constitui tambm abuso de autoridade: a) ordenar ou executar medida privativa de liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder; h) ato lesivo da honra, ou do patrimnio de pessoa natural ou jurdica, quando praticado com abuso ou desvio de poder ou sem competncia legal;

Entende-se que se o funcionrio agiu movido pela vontade de atingir o fim pblico, no incide no crime de abuso de autoridade. Exemplo: se o policial que v um sujeito suspeito (vestindo uma japona num dia muito quente, e aparentemente nervoso na frente de um banco) resolve fazer uma busca pessoal atravs de uma abordagem porque acha que um assaltante, no comete o crime de abuso de autoridade. O sujeito abordado at teve uma restrio no seu direito de ir e vir e no seu direito honra, mas no se pode dizer que o policial abusou da sua autoridade porque o seu papel fazer esse tipo de procedimento diante de uma suspeita. Ento, quando o funcionrio age movido por esse esprito e com vontade de atingir o bem pblico quando exerce a sua funo, ainda que depois comprove que faltava algum pressuposto para essa ao, no comete o crime de abuso de autoridade. Para caracterizar o abuso, o funcionrio tem que agir com vontade de fazer mau uso ou desvio do poder. Se o policial invade uma casa acreditando que h uma situao de flagrante, que depois no se confirma, no comete o crime de abuso de autoridade. O nus de provar o elemento subjetivo sempre da acusao. A falta de prova desse elemento afasta o crime de abuso de autoridade.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ 6. Os crimes subsidirios de abuso de poder s tm aplicao quando no constiturem elementares de ou qualificadoras de outros crimes. Regras para quanto aplicao da LAb em relao aos crimes subsidirios que definiu: a) O abuso de poder elemento constitutivo de crime autnomo. Soluo: no se aplica a norma penal subsidiria, aplicando-se a norma do crime autnomo. P/ex., Peculato (art.312). No se aplica a norma da alnea h do art.4. Aplica-se a norma do art.312 do CP. Nesse caso no incide a agravante genrica do art. 61, II, g, do CP. b) O abuso e poder constitui circunstncia legal especfica (qualificadora) de outro crime. Soluo: No se aplica a Lab, mas a norma de outro crime. P/ex., art.150, par.2, do CP. No se aplica o art.3, b, da Lab. Neste caso, tambm no incide a agravante genrica. c) O ato abusivo consiste em crime autnomo que no contm o abuso de poder nem como elementar e nem como qualificadora e pode ser praticado por qualquer particular. Soluo: desprezada a norma subsidiria da Lab. Aplica-se a norma do crime autnomo, com a agravante do art.61,II.,g, do CP. P/ex. Crime de leso corporal com abuso de poder. O crime de LC no contm o abuso de poder nem como elementar nem como qualificadora, e pode se praticado por qualquer particular. Neste caso, no se aplica o art.3,i, da Lab. No incide tambm o art.322 do CP ( para Damsio foi revogado pela alnea). Vige o art.129 com a agravante genrica do art.61. Tipos objetivos: anlise detalhada ART. 3 So crimes de atentado, de modo que impossvel a tentativa. Liberdade de locomoo: O primeiro questionamento quanto ao atentado liberdade se a pessoa que est se oferecendo prostituio pode ser presa, detida ou levada para outro lugar, em legtima atuao policial. A atividade em si no criminosa. Portanto, se a pessoa est se oferecendo prostituio, o policial no tem legitimidade para intervir, mesmo que o lugar no seja costumeiramente tolerado para isso. Porm, a explorao sexual crime (art. 230, CP). Diz-se que no se pune a mais antiga das profisses, somente o mais antigo dos empresrios. Se a pessoa que se oferece prostituio estiver cometendo algum crime ou contraveno, como oportunar aqueles que esto passando ou mostrar os rgos genitais, por exemplo, a polcia pode intervir. Do contrrio, no. A mesma coisa acontece em relao ao bbado. O bbado no pode ser preso, detido ou levado para outro lugar, salvo se for para garantir a sua prpria segurana. Nesse caso, h uma contraveno que a embriagues escandalosa: apresentar-se publicamente embriagado de modo a causar perigo

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ para si prprio ou para terceiro. Em tese, essa situao autoriza uma atuao policial. Sobre a liberdade de locomoo existe a questo sobre priso para averiguaes. Pode algum ser preso para verificar se o sujeito tem alguma pendncia com o sistema? Se um sujeito, que no possui seus documentos, est voltando para a casa de nibus e ocorre uma blitz, a polcia pode prend-lo para averiguaes? H um dever legal de andar sempre com os documentos? Algum sai para correr ou caminhar no parque com a identidade no bolso? No existe uma imposio legal para que o sujeito ande sempre com os documentos. No sistema da Constituio existe a priso em flagrante e a priso por mandado. Ento, na falta de flagrante ou de mandado o sujeito no pode ser preso. Por conta disso, no existe mais a priso para averiguaes. O que tolerado a seguinte situao: o CPP diz que a priso por mandado tem que ser executada com o mandado para que este seja apresentado ao preso. Mas, aconteceu uma situao na Justia Federal que o Diretor de Secretaria da Vara Criminal chamou os policiais que estavam numa audincia da Vara ao lado para prender um sujeito que tinha mandado de priso expedido, mas o processo estava em carga com o advogado e os policiais resistiram at onde foi possvel em razo da ausncia do mandado. Em um caso desses, d para tolerar a ausncia fsica do mandado at porque os policiais no podem andar com todos os mandados de priso debaixo do brao. O que no permitido a priso aleatria. O atentado liberdade de locomoo como sendo um abuso de autoridade se configura mesmo que a polcia diga que o sujeito no est preso, que s est detido ou que s est disposio da autoridade policial. No interessa qual a conversa do policial. O que importa a privao do direito de ir e vir. O tipo do art. 3, a, tem uma relao com o tipo do art. 4, a, lei 4898/65. A diferena que o crime do art. 3 mais aberto e o do art. 4 mais fechado porque neste ltimo existe uma ordem documentada. Exemplo: pode o juiz trabalhista expedir um mandado de priso por desobedincia? No. O juiz que no tem competncia s pode prender em flagrante. Se o juiz trabalhista expedir um mandado de priso em razo de um desacato contra ele cometido em audincia, esse juiz comete o crime de abuso de autoridade do art. 4, a. Nesse tipo de situao o procedimento correto que o juiz pare a audincia e v todo mundo para a Delegacia lavrar o boletim de ocorrncia e o juiz ser o condutor da priso tiver dado voz de priso, mas, no poder, em hiptese alguma, expedir um mandado de priso para que os policiais levem o sujeito que o desacatou porque esse o crime do art. 4, a. O melhor registrar na ata de audincia esse tipo de acontecimento e encaminhar ao MP para que tomem as providncias necessrias. XV - livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz,
podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
Deteno em sala, gabinete, corredor ou ptio. Batidas policiais aleatrias. Possibilidade. Busca pessoal. Causa provvel. HABEAS CORPUS. TERMO CIRCUNSTANCIADO DE OCORRNCIA LAVRADO CONTRA O PACIENTE. RECUSA A SER SUBMETIDO A BUSCA PESSOAL. JUSTA CAUSA PARA A AO PENAL RECONHECIDA POR TURMA RECURSAL DE JUIZADO ESPECIAL. (...) A "fundada suspeita", prevista no art. 244 do CPP, no pode fundarse em parmetros unicamente subjetivos, exigindo elementos concretos que indiquem a necessidade da revista, em face do constrangimento que causa. Ausncia, no caso, de elementos dessa natureza, que no se pode ter por configurados na alegao de que trajava, o paciente, um "bluso" suscetvel de esconder uma arma, sob risco de referendo a condutas arbitrrias ofensivas a direitos e garantias individuais e caracterizadoras de abuso de poder. (...) (STF, HC 81.305/GO, Ilmar Galvo, 1 T., un., DJ 22.2.02)

Conduo Delegacia de Polcia Prostitutas: trottoir. LCP, 61 A retirada de prostitutas das ruas, para deix-las abandonadas em outros locais, distantes de onde foram detidas, caso tpico de abuso ao direito de locomoo. Note-se que em a mulher sendo retirada por ordem da autoridade para ser detida em Delegacia ou priso, sem a formalidade legal, seja de flagrante, seja em cumprimento de mandado, configura o tipo do art. 4 a, e no este comentado3. Bbado Constitui abuso de autoridade a deteno de quem se encontra num bar, alcoolizado, mas sem molestar ningum e sem se envolver em delito algum (TACRIMSP-JUTACRIM-72/290). (FONSECA, 1997:51) Doente mental descontrolado
(...) A conduo coercitiva de pessoa que no est indiciada em inqurito, no recebera intimao de autoridade competente, nem fora presa na prtica de um ilcito, caracteriza abuso de autoridade e justifica a condenao. (TJRS, AC 696041193, 3 Cm. Crim., Porto Alegre, Fernando Mottola, un., j. 28.11.96) ABUSO DE AUTORIDADE. VIOLAO LIBERDADE DE LOCOMOO. Policiais que conduzem cidados algemados Delegacia de Polcia sem que estejam em situao de flagrante

3 Abuso de autoridade. Represso da atividade de trottoir. Ameaa permanente de priso a pesar sobre todas as pacientes. Cerceamento ilegal da liberdade de locomoo. Jurisprudncia tranqila dos Tribunais a respeito. Ordenada expedio dos salvo-condutos reclamados. (TJSP RJTJSP32/245; RJTJSP-38/246); Responde por abuso de autoridade o policial que, sem respaldo legal, determina o encarceramento alheio. Impe-se a soluo, ainda que seja vtima mulher decada, desde que se limite ela a postar-se em via pblica, procura do comrcio carnal, sem praticar qualquer ato indecoroso em pblico (TACRIMSP-JUTACRIM-28/182).(FONSECA, 1997:49)

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
delito e sem mandado judicial de priso praticam, inegavelmente, o delito capitulado no art. 3, "a", da Lei n 4.898/65. (TJRS, AC n 697123420, 3 Cm. Crim., Rel. Des. Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, DJ 17.10.97, p. 24) ABUSO DE AUTORIDADE. ATENTADO LIBERDADE DE LOCOMOO. Caracteriza-se o crime descrito na letra "a" do art. 3 da LF n 4.898/65 quando o policial militar, ao encontrar algum supostamente na prtica de um ato delituoso, o detm sob seu poder por um perodo de tempo muito maior do que aquele admissvel criteriosamente, ao invs de, imediatamente, proceder a comunicao autoridade competente. (TJRS, AC 695171629, 1 Cm. Crim., Egon Wilde, j. 08.5.96)

Confronto: Art. 4, a Priso para averiguaes No se confundem a alnea em questo (a) com aquela do art. 4, alnea a, da Lei, porque nesta h uma exigncia: h de existir uma ordem rrita, ou a execuo de uma ordem anterior de restrio de liberdade de algum; e naquela (art. 3, a) qualquer atentado liberdade de locomoo. Mais ampla, portanto. No caso da chamada deteno para averiguaes, por exemplo, a autoridade incide no art. 4 a; na reteno da pessoa contra a sua vontade, pode ser em qualquer lugar, incide o art. 3, a, da Lei. Em outras palavras: h uma ordem de subsidiariedade e alternatividade, isto , se o agente no violar uma conduta, viola a outra. (FONSECA, 1997:47)
ECA, art. 230. Privar a criana ou o adolescente de sua liberdade, procedendo sua apreenso sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciria competente: Pena - deteno de seis meses a dois anos. Pargrafo nico. Incide na mesma pena aquele que procede apreenso sem observncia das formalidades legais.

Prevalece, pois norma especial com pena maior. Neste sentido:


APELAO-CRIME. ABUSO DE AUTORIDADE. TORTURA. LEGISLAO APLICVEL. Quando as vtimas so crianas e adolescentes aplicam-se as disposies do ECA e no da Lei 4.898/65. O crime do artigo 230 da Lei 8.069/90 o delito meio para cometimento da tortura, previsto no artigo 233 do mesmo dispositivo legal. (...) (TJRS, ACR 694107251, 3 Cm. Crim., Moacir Danilo Rodrigues, 20.10.94) CP, 350

Duas correntes: revogao total: Freitas e Fonseca; derrogao do caput e incisos II e III, permanecendo em vigor os incisos I e IV em especial, pois mais aberta, no reproduzidos exatamente na L. 4898/65. a posio de Damsio de Jesus. Priso de Membro do MPF determinada por Juiz Federal de 1 Grau. Impossibilidade.
PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. PRISO DE MEMBRO DO MINISTRIO PBLICO DA UNIO, DETERMINADA POR JUIZ FEDERAL. IMPOSSIBILIDADE. 1. Ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente (CF, art. 5, LXI/CP). Autoridade competente, no caso de priso de membro do Ministrio Pblico da Unio, o Juiz do Tribunal Regional Federal da sua rea de jurisdio, por

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
ser este o seu foro privilegiado (CF, art. 108, I). Juiz Federal no tem competncia para determinarlhe a priso. 2. Na hiptese de flagrante de crime inafianvel, a priso pode ser efetuada pela autoridade policial, ou pela autoridade judiciria nos casos previstos no art. 307 do CPP, em ambos os casos com 'imediata comunicao e apresentao' do infrator ao Procurador- Geral da Repblica (cf. art. 20, VII - Lei Complementar n 40, de 14.12.81). Os membros do Ministrio Pblico no respondem a inqurito perante autoridade policial, competindo prpria instituio realizar as investigaes a respeito de eventuais infraes penais cometidas pelos mesmos. 3. Quando, no curso de investigao, houver indcio de prtica de infrao penal por parte de membro do Ministrio Pblico da Unio, a autoridade policial remeter imediatamente os respectivos autos ao Procurador-Geral da Repblica (cf., 'ad instar', Lei Complementar n 40/81, art. 20, parg. nico) no caso da autoridade judiciria, proceder na forma prevista no art. 40 do CPP. 4. Injustificvel a priso, no caso, por inocorrncia de flagrante delito, por no se tratar de crime inafianvel (cf. arts. 171, 298 e 304 do Cdigo Penal) e mesmo por falta de tipificao legal. A priso em flagrante, satisfeitos os seus pressupostos legais, uma priso sem mandado. (...) (TRF 1 R., HC 1091387/DF, Olindo Menezes, 4 T., un., DJ 30.9.91)

Priso de Advogado.
DIREITO PENAL. HABEAS CORPUS. CRIMES CONTRA A HONRA. ADVOGADO. IMUNIDADE. LIMITES. OFENSAS DIRIGIDAS CONTRA MAGISTRADO. (...) 4. No h nulidade alguma no recebimento da denncia por violao ao art. 7, inciso IV, da Lei 8.906/94, que inclui entre os direitos do Advogado, a comunicao expressa Seccional da OAB, uma vez que este inciso refere que a comunicao se torna obrigatria, sob pena de nulidade, no caso de haver a priso em flagrante de qualquer membro da sempre to combativa Instituio. Quando a priso se der por motivo ligado ao exerccio da advocacia, necessria a presena de representante da OAB para a lavratura do auto. Quando a priso no se der em funo da profisso, isto , por outro motivo, a Seccional dever ser expressamente comunicada. Nada refere quanto ao recebimento da denncia. (...)(TRF 4 R., HC 1999.04.01.029924-1//PR, Vilson Dars, T. Frias, un., DJ 18.8.99)

Inviolabilidade do Domiclio O detalhe que existe um crime especfico de violao de domiclio com causa de aumento para funcionrio pblico que deve prevalecer em relao ao crime de abuso de autoridade, embora a jurisprudncia seja controvertida. Especialmente nos Tribunais Estaduais, tem quem aplique a lei de abuso de autoridade e no o crime de violao de domiclio, o que se torna mais favorvel para o ru e corrompe aquela regra da subsidiariedade da lei do abuso de autoridade quando o fato for previsto no Cdigo Penal ou em legislao especial. No caso, deve-se aplicar o tipo penal do crime de violao de domiclio do Cdigo Penal com a causa de aumento para funcionrio pblico e no a lei de abuso de autoridade. O domiclio do crime de abuso de autoridade tem o mesmo conceito do domiclio do crime de violao de domiclio, qual seja: lugar onde a pessoa mora, compartimento ocupado em hotel e lugar onde a pessoa exera a profisso ou atividade, desde que haja exclusividade (sem livre acesso ao pblico). O local que o pblico acessa livremente como, por exemplo, numa loja, no domiclio, mas o escritrio da loja considerado domiclio.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;

um prolongamento da liberdade individual. Conceito legal (CP, 150, 4 e 5). Inclui: ptio, quintal, jardim, celeiro e qualquer local cercado ou fechado, como sinal de que est vedada a entrada a estranhos. Dia (horrio ou luz solar). Protege-se o morador, seja ele proprietrio ou no. O CPP, em seus arts. 241-8 e 293 regula o procedimento para a busca domiciliar, que somente pode ser determinado por juiz, estando a matria sob reserva de jurisdio. A deciso judicial deve ser fundamentada. Concurso com o crime do CP, 150, 2. Dever prevalecer a norma do CP, diante do carter subsidirio da Lei do Abuso de Autoridade, mas no esse o entendimento jurisprudencial. Quando for crime meio, fica absorvido. Veculo onde algum exerce profisso ou atividade, como txi ou caminho no casa, pois menor o grau de exclusividade. Autorizao. Ingresso Regular.
"HABEAS CORPUS". CRIME DE TRFICO DE ENTORPECENTE (art. 12 da Lei n 6.368/76). ARGIES DE NULIDADE. PROVA ILCITA. INPCIA DA DENNCIA. FALTA DE CITAO PARA O INTERROGATRIO DE RU PRESO. VIOLAO AO PRINCPIO DA INDIVISIBILIDADE DA AO PENAL. EQUVOCO DA PRISO EM FLAGRANTE DELITO. INVERSO DO PROCEDIMENTO PENAL. IDENTIDADE FSICA DO JUIZ. INSUFICINCIA DE FUNDAMENTAO NA DECISO. EXASPERAO DA PENA. IMPROCEDNCIA DOS ALEGADOS VCIOS. VALORAO DA PROVA. REEXAME DE PROVAS. 1. Se foi o prprio paciente, aps abordado por agentes policiais nas proximidades da sua residncia, quem lhes franqueou o ingresso no imvel em que residia, onde foi encontrado o material entorpecente, no h falar-se em prova ilcita a pretexto de invaso de domiclio sem o devido mandado judicial. (...) (STF, HC 74.333/RJ, Maurcio Correa, 2 T., m., DJ 21.2.97)

Necessidade de Mandado Judicial. DIREITO CONSTITUCIONAL, PENAL E PROCESSUAL PENAL. PORTE DE SUBSTNCIA
ENTORPECENTE. PRISO EM FLAGRANTE. BUSCA DOMICILIAR (SEGUIDA DE APREENSO) REALIZADA POR GERENTE E SEGURANAS DE UM "FLAT", APS ASTUCIOSO INGRESSO NO APARTAMENTO. INTERPRETAO DO ART. 241 DO CDIGO DE PROCESSO PENAL. CONDENAO COM BASE EM ELEMENTOS DO AUTO DE PRISO EM FLAGRANTE, INTEIRAMENTE CONTRARIADOS PELAS PROVAS COLHIDAS NA

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
INSTRUO JUDICIAL: INADMISSIBILIDADE. 1. Habeas Corpus deferido, como impetrado, para cassao da sentena e do acrdo que a confirmou. 2. Concesso de outro "writ", de ofcio, para trancamento da ao penal, por falta de justa causa para a condenao. (...) (STF, HC 76.336/SP, Sydney Sanches, 1 T., un., j. 16.3.99)

Consultrio Mdico.
STF, RE 251.445/GO, Celso de Mello, j. 21.6.00 TRF 5 R., RHC 9805154386/AL, Geraldo Apoliano, 3 T., un., j. 12.8.99

Flagrante Delito.
STJ, HC 199900914732/GO, Gilson Dipp, 5 T., un., j. 13.3.01 TRF 3 R., ACR 98030922297/SP, Sylvia Steiner, 2 T., un., j. 06.4.99

Estabelecimento Comercial. 1. Inocorre a alegada violao de domiclio, uma vez que a inviolabilidade assegurada moradia
e aos escritrios de advocacia, sendo regular a apreenso de documentos realizada em escritrio de empresa comercial. (TRF 4 R., ACR 3.856/PR, Fernando Quadros da Silva (conv.), 2 T., un., DJ 17.1.01)

Concurso com o crime do CP, 150, 2. Em nossa opinio deve prevalecer a norma do CP, diante do carter subsidirio da Lei do Abuso de Autoridade (STOCO, 2001, 9). Quando for crime meio, fica absorvido. Veculo onde algum exerce profisso ou atividade, como txi ou caminho no casa, pois menor o grau de exclusividade. Sigilo de Correspondncia O problema desse tipo que a maior parte das relaes esto previstas no Cdigo Postal (lei 6532) que traz os crimes especficos e que, de maneira geral, vo afastar a aplicao da lei de abuso de autoridade XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; Carta aberta no configura.
STJ RHC 6719/SP Fernando Gonalves, 6T., un., 2411.97

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
TRF 3 R., ACR 200061810076940/SP, Suzana Camargo, 5 T., m., DJ 08.10.02

Encomenda no correspondncia.
PENAL. PROCESSUAL. TIGRE DE PELCIA CONTENDO COCANA. APREENSO DE ENCOMENDA NA AGNCIA DOS CORREIOS ANTES DE SER ENTREGUE AO DESTINATRIO. AO PENAL. PROVA ILCITA. QUEBRA DE SIGILO DE CORRESPONDNCIA. 1. Correspondncia, para os fins tutelados pela Constituio da Repblica (art. 5, VII) toda comunicao de pessoa a pessoa, por meio de carta, atravs da via postal ou telegrfica. (Lei n 6.538/78). 2. A apreenso pelo Juiz competente, na agncia dos Correios, de encomenda, na verdade tigre de pelcia com cocana, no atenta contra a Constituio da Repblica, art. 5, VII. Para os fins dos valores tutelados, encomenda no correspondncia. (...) (STJ, ROHC n 10.537 /RJ, Rel. Min. Edson Vidigal, 5 T., un., DJ 2.4.01, p. 311) HABEAS CORPUS. TRFICO INTERNACIONAL DE SUBSTNCIA ANABOLIZANTE. APREENSO DA ENCOMENDA NA AGNCIA DOS CORREIOS. PROVA ILCITA NO CARACTERIZADA. INEXISTNCIA DE QUEBRA DE SIGILO DE CORRESPONDNCIA. SUPOSTA AUSNCIA DE JUSTA CAUSA NO DEMONSTRADA. DEVOLUO DE BENS APREENDIDOS. MATRIA ESTRANHA IMPETRAO. No configura prova obtida por meio ilcito nem violao ao sigilo de correspondncia postal a abertura de encomenda cujo contedo seja de expedio, uso ou entrega proibidos, como no caso da metadienona, relacionada na Lista C5 da Resoluo n 228, da ANVISA, que est sujeita a receita de controle especial, ainda mais quando as encomendas podem ser abertas de ofcio pela fiscalizao aduaneira (art. 52, I, do Dec. 1.789/96). (...) (TRF 4 R., HC 2003.04.01.004972-2/RS, Volkmer de Castilho, 8 T., un., j. 23.4.03, p. 813)

Correspondncia Comercial.
INVIOLABILIDADE DA CORRESPONDENCIA. Est sujeita a exame pelos agentes fiscais a correspondncia comercial. O interesse pblico sobrepe-se ao interesse privado. No h direito lquido e certo para a recusa fiscalizao dos papis constantes de arquivo comercial. (...) (STF, RMS 11.274, Enadro Lins, Pl. j. 27.11.63) Comunicaes telegrficas, de dados (telemtica) e telefnicas. A expresso no ltimo caso. L. 9.296/96.

Correspondncia do Preso.
LEP, 41, XV Constituem direitos do preso: (...) XV - contato com o mundo exterior por meio de correspondncia escrita, da leitura... (...). Pargrafo nico. Os direitos previstos nos incisos V, X e XV podero ser suspensos ou restringidos mediante ato motivado do diretor do estabelecimento. HABEAS CORPUS - ESTRUTURA FORMAL DA SENTENA E DO ACRDO OBSERVNCIA - ALEGAO DE INTERCEPTAO CRIMINOSA DE CARTA MISSIVA REMETIDA POR SENTENCIADO - UTILIZAO DE CPIAS XEROGRFICAS NO AUTENTICADAS - PRETENDIDA ANLISE DA PROVA - PEDIDO INDEFERIDO. (...) A administrao penitenciria, com fundamento em razes de segurana pblica, de disciplina prisional ou de preservao da ordem jurdica, pode, sempre excepcionalmente, e desde que

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
respeitada a norma inscrita no art. 41, pargrafo nico, da Lei n. 7.210/84, proceder interceptao da correspondncia remetida pelos sentenciados, eis que a clusula tutelar da inviolabilidade do sigilo epistolar no pode constituir instrumento de salvaguarda de prticas ilcitas.(...) (STF, HC 70814/SP,. Celso de Mello, 1 T., un., DJ 24.6.94) Lei de falncias, 63, II Cumpre ao sndico, alm de outros deveres que a presente Lei lhe impe: (...) II - receber a correspondncia dirigida ao falido, abri-la em presena deste ou de pessoa por ele designada, fazendo entrega daquela que se no referir a assunto de interesse da massa; CPP, 240, f (abertura pela autoridade policial). incompatvel com a Constituio de 1988. CPP, 233 (utilizao pelo destinatrio como meio de defesa) Deve prevalecer, por especial, o art. 40 c/c 43, da L. 6.538, de 22-6-78, arts. 40 e 43, revogador do art. 151, caput, do CP.

Liberdade de conscincia e de crena e livre exerccio do culto religioso a manifestao da crena. Essa uma liberdade que pode ser limitada (por lei) porque sai da esfera do indivduo. Muitas vezes a prtica religiosa envolve o canto e o Municpio pode estabelecer horrios ou nvel mximo de rudo permitido para manter a ordem pblica. Se a prtica religiosa envolver o sacrifcio de animais, essa liberdade de culto religioso tambm pode ser limitada em razo da sade pblica. Quanto a esse tipo tambm no existe jurisprudncia. VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias; A primeira ilimitada, pois est no plano das idias. A liberdade de culto pode ser limitada. Nesse sentido: Poder de polcia. Livre exerccio dos cultos religiosos, assegurado pela Constituio, no implica
na tolerncia de ofensa aos bons costumes, na relegao de disposies do Cdigo Penal. (STF, RMS 9.453, Cunha Mello, Pl. j. 29.8.62) Poder de policia reconhecido ao estado para evitar a explorao da credulidade pblica. Mandado de segurana deferido em parte, para assegurar, exclusivamente, o exerccio do culto religioso, enquanto no contrariar a ordem pblica e os bons costumes e sem prejuizo da ao, prevista em Lei, das autoridades competentes. (...) (STF, RMS 16.857/MG, Eloy da Rocha, 3 T., un., DJ 24.10.69)

Culto qualquer ato celebrado conforme o rito da religio, em casa ou em pblico, desde que compatveis com a lei e a ordem pblica. Liberdade de no ter crena. Ex.: imposio de culto de determinada religio ao preso ou permisso dada a uma religio em detrimento das demais (FONSECA, 1997:62) Confronto CP, art. 208 prevalece c/c 61, II, g, sobre o crime da lei especial, que subsidirio. Liberdade de Associao Quanto a esse tipo tambm no existe jurisprudncia porque difcil de incidir.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; Confronto: CP, art. 199. mais restrito, pois se refere somente a sindicato ou associao profissional. Proibir ou dificultar reunio da associao. Direitos e Garantias Legais Assegurados ao Exerccio do Voto Importncia do direito de voto. O direito de voto para eleger representantes o direito bsico pelo qual os demais so protegidos. Retirar esse direito equivale a reduzir a pessoa escravido, pois escravido consiste em estar sujeito vontade de outrem. (Thomas Paine, Os primeiros Princpios do Governo). Direito de votar e ser votado. A utilizao da expresso qualquer atentado indica que incluiria a violncia fsica e a moral. Em geral, ser crime eleitoral. Direito de Reunio A Constituio prev o direito de se reunir pacificamente (sem armas) em local aberto ao pblico, desde que haja prvio aviso s autoridades. Diante do direito de reunio, que emana do princpio democrtico cuja demonstrao de conformidade ou desconformidade com alguma coisa permitida, o que se faz o acompanhamento pela polcia do grande nmero de pessoas que se renem, uma vez que a reunio pode deixar de ser pacfica de uma hora para outra. Quando a reunio deixa de ser pacfica, isso legitima a interveno policial. Esse o caso da manifestao que ocorreu contra os 500 anos do Brasil em que o relgio foi destrudo. Quando houver atentado integridade fsica de algum ou ao patrimnio pblico/particular, a interveno policial legtima, mesmo que diante do direito de reunio. Qualquer interveno da polcia para apreenso de eventuais armas legtima, seja em nibus de torcida, seja em passeatas de movimentos sociais. XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente; Reunio: pluralidade de participantes, tempo limitado, propsito determinado previamente e lugar de ocorrncia. A Polcia no pode intervir, a no ser para preservar a ordem. Ex.: proibir a reunio, impedir as pessoas de chegar. MST. Incolumidade Fsica do Indivduo Sobre esse tipo existem duas questes a serem tratadas. A primeira que nos Tribunais Estaduais predomina a posio de que o art. 3, i, lei 4898/65, revogou o art. 322, CP, que traz o crime de violncia arbitrria. Porm, a posio do STJ e dos TRFs de que o art, 322, CP, continua em vigor e que essa alnea i, do art. 3, lei 4898/65, subsidiria em relao ao art. 322, CP.
Art. 322, CP: Praticar violncia, no exerccio de funo ou a pretexto de exerc-la: Pena deteno, de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos, alm da pena correspondente violncia.

Direitos e Garantias Legais Assegurados ao Exerccio Profissional Esse um tipo de quase nenhuma incidncia, mas se poderia imaginar a sua incidncia na hiptese de o juiz restringir algum direito do advogado desde que evidenciada a presena do elemento subjetivo (vontade de abusar). Sabe-se que o advogado tem direito e a garantia legal de olhar qualquer processo a qualquer tempo, mas a proibio do manuseio de um processo criminal pode ser feita sem configurar um abuso de autoridade porque, s vezes, se confere sigilo nesse tipo de processo para que a investigao criminal no seja prejudicada. Nesse caso o interesse pblico prevalece sobre o direito do advogado. CF, art. 5, XIII: XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;
REPRESENTAO CRIMINAL CONTRA JUZA DE JUNTA DE CONCILIAO E JULGAMENTO POR SUPOSTOS CRIMES DE ABUSO DE AUTORIDADE, DIFAMAO E INJRIA, ESTES ULTIMOS QUALIFICADOS. - Alegao de impedimento do livre-exerccio da profisso por no aceitar a Juza representada a indicao do representante como assistentetcnico em processo trabalhista. - O fundamento da recusa, nos termos da deciso da representada, deveu-se a notoriedade do desabono da conduta do representante. - No comete abuso de poder o juiz que recusa assistente tcnico por conduta desabonadora, ainda que no tenha sido condenado por insuficincia de provas. Cabe ao juiz dirigir o processo.- Difamao e injria tambm no configuradas, vez que no houve qualquer dolo e a representada encontravase diante da obrigao constitucional e legal, de explicitar as razes da recusa. (TRF 3 R., ACR 03010997-6, Lcia Figueiredo, Pl., un., DJ 5.4.93, p.89)

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANA IMPETRADO CONTRA ATO DE DIRETOR DO FORO QUE, COM BASE EM COMUNICAO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, IMPEDE O EXERCICIO REGULAR DA PROFISSO DE ADVOGADO. LEGALIDADE. LEI N. 4215/63. 1. Ao diretor do foro no cabe deliberar sobre inscries, incompatibilidade, impedimentos e cancelamentos nos quadros da ordem, pois essa e atribuio dos conselhos seccionais da ordem dos advogados (Lei n 4.215/63, art. 28). 2. Por isso, no pratica ilegalidade e nem atua com abuso de poder, quando, em face de comunicao da ordem, dando-lhe conhecimento de impedimento de advogado, impede, de fato, o exerccio regular de sua profisso. 3. Se o ato, que decretou o impedimento, ilegal, a segurana deve ser endereada ao presidente do Conselho Regional da Ordem dos Advogados do Brasil e no ao Juiz Diretor do Foro. 4. Segurana denegada. (TRF 1 R., MS 01176031/DF, Plauto Ribeiro, 1 S., un., DJU 21.3.94)

Comunicao OAB de irregularidade cometida por advogado. Crime no configurado. No caso presente, limitou-se o magistrado a dar cumprimento ao poder-dever de reprimir qualquer ato contrrio dignidade da Justia (CPC, art. 125, I), aplicando a sano processual cabvel, no se vislumbrando em tal atitude qualquer excesso, diante do contexto dos fatos. A prpria doutrina, alis, critica a excessiva complacncia dos magistrados na aplicao de tais institutos, como se v do comentrio seguinte ao art. 16 do CPC, subscrito, alis, por um advogado: Malgrado a enorme utilidade do instituto, que permite a um s tempo a represso da malcia e a preveno por seu efeito profiltico, nossos juzes e tribunais tm sido extremamente complacentes quanto a sua aplicao, o que significa desprestgio da figura e descrdito do Judicirio. (MACHADO, Antnio Cludio da Costa. Cdigo de Processo Civil Interpretado. So Paulo : Saraiva, 1993, p. 17) No h irregularidade, tampouco, na comunicao que se fez do fato autarquia de fiscalizao da profisso de advogado, o que , alis, previsto expressamente na hiptese do art. 196 do CPC. De todo modo, se certo que o advogado est sujeito disciplina da OAB (Lei n 8.906/94, art. 44, II), tambm certo que o Juiz, no exerccio de sua atividade poder comunicar quele rgo eventuais irregularidades cometidas em feitos sob sua jurisdio. Alis, tambm o membro do Ministrio Pblico, outro advogado ou as partes podero provocar a atuao da OAB em tal sentido. Veja-se que no se cuida aqui de punio, mas de mera comunicao. Assim como pode o advogado comunicar a Corregedoria acerca de eventual irregularidade cometida por magistrado, pode o juiz comunicar a OAB sobre falta cometida pelo advogado.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ Art. 4. Trata de casos concretos j previstos genericamente no 3. (FONSECA, 1997: 42) A sujeito Passivo. Criana ou Adolescente. ECA. Vide art 230. Comunicao Famlia. Preso Estrangeiro. Desnecessidade. STJ, RHC 3.894, Jesus Costa Lima, 5 T., un., DJ 12.9.94 Comunicao familiar. Omisso na indicao pelo preso.
"HABEAS-CORPUS. Alegao de nulidade do Auto de Priso em Flagrante. Condenao definitiva. No ocorre descumprimento do inc. LXII do art. 5 da Constituio Federal, quando o preso, voluntariamente, no indica pessoa a ser comunicada da sua priso. (...) (STF, HC 69630/SP, Paulo Brossard, Pl., un., j. 20.10.92)

Acompanhamento por familiar. Desnecessidade.


HABEAS CORPUS. RELAXAMENTO DA PRISO FLAGRANCIAL. EXCESSO DE PRAZO PARA O TRMINO DA INSTRUO CRIMINAL E NULIDADES PROCESSUAIS. ORDEM DENEGADA. (...) A Constituio Federal no exige que o preso, por ocasio da lavratura do auto flagrancial, seja assistido por advogados ou familiares. O artigo 5, inciso LXIII, da Carta Magna, assegura-lhe o direito de se comunicar com pessoa da famlia ou com advogado para dar cincia do fato. (...)(TRF 3 R., HC 96030479756/SP, Andr Nabarrete, 5 T., un., j. 7.10.96)

Priso Decretada por Juiz do Trabalho. Impossibilidade.


PROCESSO PENAL. HABEAS CORPUS PREVENTIVO. MANDADO DE PRISO. INCOMPETNCIA DO JUZO LABORAL. 1. princpio geral no processo que o juiz, quer no processo cvel, quer no processo penal, quer no processo trabalhista ou outro qualquer processo especial, quer em qualquer tribunal, enquanto relator, tem a direo do processo, cabendo-lhe entre outros deveres, velando pela rpida soluo do litgio, assegurando s partes igualdade de tratamento, tratar com urbanidade as partres, os membros do Ministrio Pblico, os advogados, as testemunhas, os funcionrios e auxiliares da justia e, igualmente, exercer assdua fiscalizao sobre subordinados e em especial, conforme disposies presentes no art. 35 e seus incisos da Lei Complementar 35/79, e disposies do Cdigo Processual Civil, art. 125 e seus incisos e, em especial, como determina expressamente o referido art. 125, III, do CPC, prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da Justia. 2. Exercendo o Juiz do Trabalho a direo do processo lhe couber, a Presidncia das sesses da Junta de Conciliao e Julgamento (art. 659, I, da CLT), e sendo ele membro integrante do Poder Judicirio, pois enquanto juiz o prprio Estado que julga, no h que se lhe negar, ser dever do mesmo a direo do processo, exercer o poder de polcia nas sesses, tudo fazendo, inclusive, no sentido de prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da Justia. 3. Em se tratando de crime praticado por advogado fora do exerccio da funo, ou, se dentro de tal exerccio, o crime inafianvel e praticado na presena de um magistrado, este tem o poder e dever de prender em flagrante o advogado e, se no juiz onde

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
se inclua em sua competncia a penal, como ocorre com os juzes da Justia do Trabalho, requisitar ao seu gabinete a presena do delegado federal para autuar em flagrante aquele profissional. 4. No cabe ao juiz laboral simplesmente por que no exerce o mesmo a judicatura penal, determinar que se expea contra o paciente mandado de priso algum, ato privativo de juiz que tenha competncia para o juzo criminal, e no caso, federal. (...) (TRF 5 R., HC 9805046010/PB, Petrucio Ferreira, 2 T., un., j. 3.3.98)

Art. 4, B. Todas as hipteses previstas exigem dolo. Quanto alnea b existem dois exemplos interessantes, embora a incidncia desse tipo no seja muito comum. Um deles ocorre quando os policiais obrigam o preso a olhar para a cmera de filmagem ou fotografia porque levantam a sua cabea, puxam pelo cabelo ou pelo queixo. Essa seria uma exposio indevida no autorizada por lei e poderia incidir tambm a alnea h que fala em ato lesivo honra porque o preso no obrigado a expor a sua imagem contra a sua vontade. Outro exemplo o uso de algemas quando desnecessrio. A lei no regula o uso de algemas. A lei de execuo penal diz, num de seus artigos, que um decreto federal regular o uso de algemas, mas esse decreto no existe ainda. O que existe uma resoluo do Conselho Penitencirio Nacional. Embora no tenha fora cogente porque no se trata de uma lei, essa resoluo estabelece que a camisa de fora e as algemas s podem ser usadas quando houver risco de fuga ou risco para a prpria pessoa que estiver sofrendo a restrio. Quando a algema utilizada como meio de humilhao o crime de abuso de autoridade pode se configurar, mas essa anlise deve ser feita concretamente. Exemplo: no caso do juiz Lalau percebe-se que no haveria necessidade de algem-lo porque ele era um velho de 70 anos e doente, alm de no ser um sujeito violento. Tambm no haveria risco para ele, uma vez que ele era sempre cercado por muitos policiais. Quanto exposio sem autorizao do sujeito no incide o crime de abuso de autoridade quando houver interesse pblico. Se o sujeito est foragido, ou um estuprador, por exemplo, a exposio da sua imagem serve para localiz-lo bem como para alertar a sociedade com o intuito de se evitar o acontecimento de novos crimes. O interesse pblico se sobrepe ao direito de preservao da imagem do sujeito. O preso tem direito preservao da sua imagem e no pode ser obrigado a se expor frente s cmeras. Essa uma garantia constitucional. Se o preso se recusar e mesmo assim o policial for-lo e levantar a sua cabea, se configura o abuso de autoridade da alnea b, do art. 4, que submeter pessoa sob sua guarda ou custdia a vexame ou constrangimento no autorizado em lei ou o abuso de

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ autoridade da alnea h, art. 4, que trata do ato lesivo da honra ou do patrimnio da pessoa. XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; CP, art. 38: O preso preserva todos os direitos no atingidos pela perda da liberdade, impondo-se a todas as autoridades o respeito sua integridade fsica e moral. ECA, Art. 232. Submeter criana ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilncia a vexame ou a constrangimento: Pena - deteno de seis meses a dois anos. LEP, Art. 41 - Constituem direitos do preso: (...) VIII - proteo contra qualquer forma de sensacionalismo; Ex.: obrigar o preso a aparecer em fotografias ou filmagens; utilizao de algemas (LEP, Art. 199. O emprego de algemas ser disciplinado por decreto federal). Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria. RESOLUO N 14, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1994 (Regras Mnimas para o Tratamento do Preso no Brasil) Publicada no DOU de 2.12.2994 CAPTULOIX DOS MEIOS DE COERO Art. 29. Os meios de coero, tais como algemas, e camisas-de-fora, s podero ser utilizados nos seguintes casos: I como medida de precauo contra fuga, durante o deslocamento do preso, devendo ser retirados quando do comparecimento em audincia perante autoridade judiciria ou administrativa; II por motivo de sade,segundo recomendao mdica;III em circunstncias excepcionais, quando for indispensvel utiliza-losEm razo de perigo eminente para a vida do preso, de servidor, ou de terceiros. Art. 4, C. A alnea c existe por conta da determinao constitucional (art. 5, LXII, CF/88) que determina a comunicao da priso em flagrante ao juiz competente e aos familiares. A no comunicao ao juiz ou aos familiares tem que ser dolosa para incidir o tipo da alnea c. Se no se procedeu a comunicao por culpa, no h crime.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ LXII - a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada; ECA, Art. 231. Deixar a autoridade policial responsvel pela apreenso de criana ou adolescente de fazer imediata comunicao autoridade judiciria competente e famlia do apreendido ou pessoa por ele indicada: Pena - deteno de seis meses a dois anos. Aplica-se tambm priso por mandado. Art. 4, D. A alnea d tambm existe por conta de uma garantia constitucional (art. 5, LXVI, CF/88) que probe a manuteno do sujeito preso quando a lei admitir liberdade provisria, com ou sem fiana. LXV - a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; Como usado o termo relaxamento s se aplica ao caso de priso em flagrante. Sujeito ativo: crime prprio de juiz. ECA, Art. 234. Deixar a autoridade competente, sem justa causa, de ordenar a imediata liberao de criana ou adolescente, to logo tenha conhecimento da ilegalidade da apreenso: Pena - deteno de seis meses a dois anos. E. LXVI - ningum ser levado priso ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana; F e G. As alneas f e g so consideradas revogadas porque essas taxas de carceragem no existem mais. No regime da LEP o preso no tem que pagar nada. Ento, como no existem mais os pressupostos para a incidncia dos crimes, os tipos foram revogados implicitamente, ante o art. 41 da LEP. LEP, Art. 41 - Constituem direitos do preso:I - alimentao suficiente e vesturio; II - atribuio de trabalho e sua remunerao; III - previdncia social; IV constituio de peclio; V - proporcionalidade na distribuio do tempo para o trabalho, o descanso e a recreao; VI - exerccio das atividades profissionais,

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ intelectuais, artsticas e desportivas anteriores, desde que compatveis com a execuo da pena; VII - assistncia material, sade, jurdica, educacional, social e religiosa; VIII - proteo contra qualquer forma de sensacionalismo; Art. 4, H. CF, art. 5, X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;
PENAL. ABUSO DE AUTORIDADE. LEI 4.898, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1965, ART. 4, H. FISCAL DA RECEITA FEDERAL. Constitui abuso de autoridade a prtica de ato lesivo da honra do cidado. Na hiptese, o acusado exorbitou do poder. Ciente e consciente de que a vtima nada tinha trazido do exterior, pois provara que procedia do Estado de So Paulo, mesmo assim o obrigou a abrir a mala, vistoriou-a, e no satisfeito apreendeu um barbeador eltrico usado e um telefone celular, j habilitado. O cmulo do abuso de poder. Manifesto, por conseguinte, o propsito de humilhar, amesquinhar. (TRF 1 R., AC 0100014182-3/BA, Tourinho Neto, 3 T., un., DJ 3.4.98) PENAL. ABUSO DE AUTORIDADE. COMPETNCIA. RU PRESO: CITAO. CERCEAMENTO DE DEFESA. INTRPRETE: SUSPEIO. INVERSO NAS ALEGAES FINAIS. AUSNCIA DO MINISTRIO PBLICO. 1. Sendo os rus policiais federais que nesta qualidade praticaram os fatos delituosos, a competncia da Justia Federal. Aplicvel, ao caso, a smula 254, TFR. (...) 7. No sendo o elemento do crime uma fraude, mas uma coao, ainda que no se traduza em ameaa real, os policiais agem com abuso de poder ao exigir vantagem patrimonial para deixar de molestar as vitimas. Corrige-se a definio jurdica do fato, subsumindoo a hiptese do artigo 4, h, da Lei n 4.898/65. (TRF 4 R., AC 0408948-9, Dria Furquim, 2 T., m., DJ 23.8.90) ABUSO DE AUTORIDADE - VEXAME OU CONSTRANGIMENTO NO AUTORIZADO EM LEI - CONDENAO DOS TRS ACUSADOS - APELAO ABSOLUTRIA DESTES - ALEGADA INCONFIGURAO DO CRIME - TESE RECONHECIDA EM RELAO A DOIS DOS RECORRENTES - CONDENAO DO TERCEIRO DELES CONFIRMADA - SUBSTITUIO DA PENA CARCERRIA POR SANO PECUNIRIA - PROVIMENTO PARCIAL DO RECURSO. No podia o Delegado de Polcia autorizar ou permitir que preso sob sua responsabilidade fosse exposto, no xadrez local , a visitao e chacota de populares. (TJSC, AC 26.558, 1 Cm. Crim., Rel. Des. lvaro Wandeli, DJESC O7.06.91, p.10).

Requisio de inqurito policial em caso de descumprimento de ordem judicial:


MANDADO DE SEGURANA. DESOBEDINCIA A ORDEM JUDICIAL. OFCIO AO MINISTRIO PBLICO. Contempt of court. No constitui ato ilegal a deciso do Juiz que, diante da indevida recusa para incluir em folha de pagamento a penso mensal de indenizao por ato ilcito, deferida em sentena com trnsito em julgado, determina a expedio de ofcio ao Ministrio Pblico, com informaes, para as providncias cabveis contra o representante legal da r. (STJ, ROMS 9228/MG, Ruy Rosado de Aguiar, 4 T., un., DJU 14.6.99, p. 191)

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
PENAL E PROCESSUAL PENAL - DESCUMPRIMENTO, POR AUTORIDADE ADMINISTRATIVA, DE SENTENA JUDICIAL PROFERIDA EM MANDADO DE SEGURANA DETERMINANDO A LIBERAO DE MERCADORIAS APREENDIDAS - Configurao, em tese, do crime de prevaricao (CP, art. 319) - Instaurao de inqurito policial que no caracteriza constrangimento ilegal, vez que o magistrado indigitado coator limitou-se a dar cumprimento, ate mesmo com temperamentos, ao disposto no artigo 40 do CPP. (TRF 1 R, AC 0111161-6/DF, Murat Valadares, 4 T., un., DJ 12.3.90) PROCESSUAL PENAL: HABEAS CORPUS PREVENTIVO. SINDICATO. LEGITIMAO ATIVA. DECISO JUDICIAL. DESCUMPRIMENTO. CRIME DE DESOBEDINCIA. APURAO. INEXISTNCIA DE COAO ILEGAL. (...) II. - Compete ao juiz velar pela eficcia de suas decises. III - O descumprimento de deciso judicial, proferida por Juiz competente, nos termos da lei, configura, em tese, crime de desobedincia (CP, art. 330). IV O juiz tem o dever de mandar apurar o eventual descumprimento de deciso judicial, quando o caso exigir. V - Inexistncia de ilegalidade e de abuso de poder.(...) (TRF 3 R., HC 03028828-9/SP, Aric Amaral, 2 T., un., DO 24.9.90, P. 100) REPRESENTAO CRIMINAL. CRIMES DE DENUNCIAO CALUNIOSA, COMUNICAO FALSA DE CRIME E ABUSO DE AUTORIDADE.ATIPICIDADE DA CONDUTA. ARQUIVAMENTO. 1. Configura-se como atpica a conduta de magistrado que, tendo conhecimento de elementos que possam configurar prtica de crime de ao pblica, os remete ao Ministrio Pblico, pois, longe de configurar os alegados delitos de denunciao caluniosa, comunicao falsa de crime e abuso de autoridade, revela o estrito cumprimento do dever legal, a teor do disposto no art. 40, do CPP.(...) (TRF 4 R., AC 0426148-1/RS, Ronaldo Ponzi, Pl., un., DJ 10.11.93, P. 47.779)

Intimao sob pena de Desobedincia.


PENAL. PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS. CRIME DE DESOBEDINCIA. DESCUMPRIMENTO DE LIMINAR E SENTENA CONCESSIVA DE SEGURANA, PARA INCORPORAO DE VANTAGENS SALARIAIS DEFERIDAS A SERVIDORES PBLICOS DA ENTIDADE QUE O PACIENTE ADMINISTRA. COMINAO DE PRISO. IMPOSSIBILIDADE. 1. Constitui ameaa de priso, exigir o cumprimento de liminar ou sentena concessiva de segurana, com a advertncia de estar o destinatrio sujeito a "ser flagranteado pelo crime de desobedincia", por desnudar o propsito de se lhe exigir o cumprimento de obrigao de natureza civil, a cargo do ente pblico que administra, com o sacrifcio de sua liberdade pessoal, em hiptese que a lei no prev. 2. Constrangimento ilegal configurado. (TRF 1 R., HC 01496785/RO, Hilton Queiroz, 4 T., un., DJ 5.3.98,P. 93) PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS PREVENTIVO EM FACE DE ORDEM DO JUZO IMPETRADO, DE EXECUO PROVISRIA DE SENTENA CONCESSIVA DE MANDADO DE SEGURANA, SOB PENA DO CRIME DE DESOBEDINCIA (ART. 330 DO CP). CONHECIMENTO DO HABEAS CORPUS IMPETRADO POR PESSOA JURDICA EM FACE DOS TERMOS AMPLOS DA DICO DO ART. 5., LXVIII, DA CF, AINDA MAIS, HAVENDO, NO CASO, CO-IMPETRANTE PESSOA FSICA. NECESSIDADE DE IDENTIFICAO DE ELEMENTOS IMPRESCINDVEIS CONFIGURAO DE DELITO NA HIPTESE (CORRUPO PASSIVA: ART. 317, PARAGRAFO 2., DO CP; PREVARICAO: ART. 319 DO CP; CRIME DE RESPONSABILIDADE), SENDO A DESOBEDINCIA CRIME PRATICVEL POR PARTICULAR. Inexistncia, no direito brasileiro, da figura do contempt of court e de priso civil ou administrativa, para a hiptese, sendo certo que a do alimentante tem,

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
tambm, suas condies prprias. Concesso do writ, para o fim de determinar o recolhimento dos mandados de intimao com a cominao referida, sem prejuzo da expedio de outros sem a nota, e a eventual configurao de conduta criminosa, no caso de recalcitrncia da autoridade paradministrativa, com as pertinentes conseqncias processuais. Denegao de liminar em processo mandamental cvel, cognato, promovido com o fim de impedir a execuo provisria da sentena em questo. (TRF 2 R., HC 92.02.15426-0/ES, Dandrea Ferreira, 2 T., un., DJ 29.4.93)

Art. 4, I: no h forma culposa. O fato descrito na alnea i muitas vezes acontece culposamente. s vezes, o sujeito acaba de cumprir a pena, mas ningum percebe. Isso no provoca a incidncia do crime porque este s se configura quando for doloso, ou seja, quando houver inteno de deixar o sujeito preso. Quando o sujeito permanece preso, por culpa ou dolo, depois do cumprimento da pena, tem direito indenizao. uma hiptese de responsabilidade objetiva do Estado.

7. No entender do ento min. Oscar Xavier (Justitia 54/209), o procedimento da LAb tem em vista os pequenos abusos, de menor comoo social, geralmente inapurados e impunes.. mas que reclamavam um instrumento mais eficaz para avitar a deteriorao da ordem democrtica e assegurara a liberdade e a segurana do sistema individual. Os delitos mais graves encontram no sistema codificado um instrumento mais eficaz porque exigem uma investigao mais demorada para apurar a represso s excepcionalmente denegada. 8 Levando a prova dos autos a concluir que os policiais acusados, ao se aproximarem da vtima, atentaram contra a sua incolumidade fsica, lesando-a a socos, sua condenao impe-se de acordo com a LAb.( TARS - RT446/483) 9. No h que se falar em abuso de autoridade, se o agente do poder, no exerccio das suas funes, se v obrigado ao emprego da fora e a usa moderadamente. (RT 601/348) 10. O desferir tapas, pontaps s golpes de cassetete contra pessoas, mesmo estando estas em situao irregular, constitui pelo menos ameaa incolumidades mesmas, materializando o ato de abuso de autoridade. ( Rel. Gonzaga Hofmesiter TARS, RT608/390) 11. O agente penitencirio que atenta contra a incolumidade fsica do preso, tendo o dever de zelar pela sua segurana, prevalecendo-se de sua ocasional superioridade, quando a vtima estava s, recolhida cela do castigo e semidespida. (RT 626/355) 12. Sempre que se tolhe a liberdade de locomoo de algum, sem que seja preso em flagrante delito ou sem mandado regular de autoridade competente ( a antiga priso para averiguaes, que equivale a um seqestro ), fica configurado o delito de abuso de autoridade. ( JUTACRIM 71/301)

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ 13. No entanto sempre que haja motivo razovel para a deteno de indivduos em situao suspeita ou irregular, no h como divisar-se nessa conduta, que se contm dentro do chama do poder de polcia ( que se traz inerente o agir no exerccio das funes ), qualquer abuso de autoridade. ( JUTACRIM 44/411) 14. Exceder o prazo fixado priso temporria configura o crime de abuso de poder. 15. Elemento subjetivo do crime: Dolo. O crime reclama um nimo prprio, que elemento subjetivo do injusto: vontade de praticar as condutas, sabendo o agente que est exorbitando do poder. Esse elemento se liga culpabilidade e antijuridicidade. No se trata de dolo especfico, em face de no encontrarmos frente quele fim ulterior, extrnseco ao fato. 16. O iter criminis contemplado pela Lab define-se com o abuso na realizao da diligncia, que pode ser reconhecido mesmo que inexista o dolo especfico da ao lesiva a que leve por via de conseqncia. (TARS - RT446/483) 17. A Lab no previu a modalidade culposa. 18. Tentativa: Nos casos do art.3 impossvel a tentativa. O tentar j consuma o crime. Nos crimes do art.4, depende da hiptese. Assim, admite o conatus o crime de executar medida privativa de liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder (alnea a, segunda figura). Quanto s figuras restantes, o crime consuma-se com a prtica do atentado ou das aes ou omisses, no se exigindo o dano concreto, bastando o perigo de dano. 19. Se o sujeito pratica dois ou mais crimes previstos na LAb, atravs de uma s ao ou omisso, responde por eles em concurso formal, tal como ocorre nos crimes falimentares. Se, porm, o agente comete dois crimes, um descrito na LAb e outro no CP, aplica-se a regra do concurso material ( p/ex. Ab. + Leses Corporais). 20. No que pertine revogao do art.322 do CP (violncia arbitrria), o STF j se manifestou pela no-revogao, afirmando que a LAB no incompatvel com o art.322 e nem regulou expressamente o que ele dispunha. Afirmou-se que, na violncia arbitrria, o ru impe a sua vontade, desvinculada de qualquer forma lcita, para praticar violncia no exerccio da funo ou a pretexto de exercer, age arbitrariamente. A argumentao fraca. 21. Em sentido contrrio, entendendo pela revogao do art.322 do CP, acrdo de Paula Bueno na RT398/298. O fundamento que norteia tal entendimento, consubstancia-se no fato de no existir diferena de direito material entre o citado artigo e a Lab, sendo esta lei posterior, que regulou inteiramente a punio dos crimes de abuso de poder, classe a que pertencia o denominado delito de violncia arbitrria. Em decorrncia disso, a mesma corrente no admite o concurso material entre Abuso de Autoridade e Leso Corporal, partindo da premissa que, ao revogar o Art.322, no reeditou a LAb disposio idntica quela da parte final do citado artigo ( alm da pena correspondente violncia ), restando, por isso, impossibilitado o concurso material.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ 22. No aspecto que diz respeito revogao do art.350 do CP pela LAb, a confuso persiste, parte da doutrina e jurisprudncia entendendo pela revogao, outra defendendo a vigncia. Sem tomar qualquer posio a respeito, citaremos a posio de Damsio de Jesus, o qual entende que o art.350 do CP, que define o crime de exerccio arbitrrio ou abuso de poder, foi parcialmente revogado pelo art.4 da Lab. Trata-se de revogao tcita. O art.2, par.1 da LICC, diz que a lei posterior revoga a anterior quando regula inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. Assim, o caput e o nIII do art.350 foram revogados pelas normas das alneas ae b do art.4, permanecendo em vigor os demais incisos. Nada obstante a autoridade do penalista citado, a posio apresenta um erro crasso, ou seja, mantm em vigor 3 incisos de um artigo revogado, ou seja, 3 incisos de coisa alguma, porquanto o referido artigo deixou de fazer parte do sistema legislativo ptrio. Em suma, ou se aceita a revogao total ou admite-se que permanece em vigor, abstraindo-se interpretaes teratolgicas. Penalogia: Pena acessria, prevista no par.5 do art.5 da LAb: O CP, quando da reforma da parte geral, em 1984, revogou expressamente as penas acessrias. Todavia, os efeitos previstos no citado pargrafo, so penas principais na referida lei, no magistrio de alguns doutrinadores. Logo, sua aplicao permanece ntegra. Questo interessante surgiu com o advento da Lei 9.268, de 1 de abril de 1996, porquanto esse diploma legislativo, ao modificar a redao da alnea a do inciso I do art.92, estabeleceu que aquela condenado por crimes cometidos com abuso ou violao de poder, a PPL igual ou superior a um ano, perder a funo ou cargo pblico. Em uma interpretao literal do dispositivo, no estariam abrangidos os agentes que cometeram crime luz da LAb, pois o mximo de pena corporal cominada abstratamente chega a 6 meses de deteno. Prescrio: No estabelecendo a Lei 4.898/65 prazo especifico para prescrio da pretenso punitiva nos delitos de abuso de autoridade, incidem sobre estes as normas gerais do CP, aplicando-se para as penas pecunirias e as de deteno a prescrio de dois anos prevista no art.109, VI, do CP, c/c o art.118 daquele diploma. (TAMG RJTE 78/195) Esse entendimento persiste aps o advento da Lei 9.268/96, que alterou o art.114 do CP.

_______________________________________________________________________________________

LEI DE TORTURA (9.455/1997) BREVE HISTRICO DA TORTURA E SUA RELAO COM O PROCESSO E DIREITO CRIMINAIS

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ Nem sempre a tortura no foi sempre objeto de repdio na sociedade. Sem necessidade de remontar a pocas muito distantes, podem ser constatados exemplos da tortura como meio legal de prova, visando a busca da verdade no processo ou ento como espcie de pena cruel imposta para determinados crimes. Isso sem falar na tortura aceita ou tolerada informalmente pelo Estado e seus agentes. sabido que o uso sistemtico da tortura teve seu incio a partir do sculo XI na Europa e atingiu seu pice entre os sculos XIII e XVII, com o advento da Inquisio. Em especial a tortura tradicionalmente ocupou, em pocas pretritas, um papel de relevo, pois vigorava um sistema de hierarquia das provas, no qual a confisso era dotada de um peso enorme, chegando a ser considerada a "rainha das provas" ("Sistema da Prova Legal). Assim sendo, quase tudo era permitido com o fito de obter a confisso do suspeito, a qual seria o grande fator de legitimao para a aplicao justa da reprimenda cabvel. A criminalizao da tortura no Brasil pela Lei 9455/97 em obedincia normativa constitucional e aos tratados internacionais um passo em direo normatizao de um desses direitos fundamentais do homem, sua efetiva aplicao na represso a essas condutas ser uma materializao de seus preceitos formalmente previstos no diploma legal e ainda mais importante: a assimilao da relevncia da extirpao da tortura de nossa realidade, ensejando aes concretas do Estado e dos prprios cidados, que poder reformular verdadeiramente a conformao de nossa sociedade, muitas vezes maculada pela violncia individual e institucional. A DEFINIO LEGAL DE TORTURA Desde a Declarao Francesa dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1793, a preocupao com a dignidade humana tem sido objeto de convenes internacionais. Nesse diapaso, a Declarao Universal dos Direitos Humanos da ONU, datada de 10.12.1948, estabelece em seu artigo V que "ningum ser submetido a tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante". Na mesma linha, estabelece a Conveno Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San Jos de Costa Rica), de 1969, em seu artigo 5., n. 2, que "ningum deve ser submetido a torturas, nem a penas ou tratos cruis, desumanos ou degradantes. Toda pessoa privada da liberdade deve ser tratada com o respeito devido dignidade inerente ao ser humano". Entretanto, a Conveno da ONU sobre tortura e outros tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes, de 10.12.84, que vem, em seu artigo 1., a conceituar tortura como: "Qualquer ato pelo qual dores ou sofrimentos agudos, fsicos ou mentais so infligidos intencionalmente a uma pessoa a fim de obter, dela ou de terceira pessoa, informaes ou confisses; de castig-la por ato que ela ou uma terceira pessoa tenha cometido, ou seja suspeita de ter cometido; de intimidar ou coagir esta pessoa ou outras pessoas; ou por qualquer motivo baseado em discriminao de qualquer natureza; quando tais dores ou sofrimentos so infligidos por um funcionrio pblico ou outra pessoa no exerccio de funes pblicas, por sua instigao, ou com seu consentimento ou aquiescncia".

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ A Conveno Europia para a preveno da tortura e das penas ou tratamentos desumanos ou degradantes, em 1..02.89, apresenta uma srie de medidas regulamentadoras da fiscalizao entre os Estados Membros com respeito a prticas ilcitas relacionadas com atos de tortura. Assim tambm o faz a Conveno Interamericana para prevenir e punir a tortura, datada de 1985 e ratificada pelo Brasil pelo Decreto 98.386, de 09.11.89, trazendo, porm, em seu bojo uma conceituao prpria de tortura: "Art. 2. - Para os efeitos desta conveno, entender-se- por tortura todo ato pelo qual so infligidos intencionalmente a uma pessoa penas ou sofrimentos fsicos ou mentais, com fins de investigao criminal, como meio de intimidao ou castigo pessoal, como medida preventiva ou com qualquer outro fim. Entender-se- tambm por tortura a aplicao, sobre uma pessoa, de mtodos tendentes a anular a personalidade da vtima, ou a diminuir sua capacidade fsica ou mental, embora no causem dor fsica ou psquica". HISTRIA DA TORTURA APONTAMENTOS) NA LEGISLAO BRASILEIRA (BREVES

No Brasil, desde a Constituio Imperial de 1824, consta meno contra a tortura e outros tratamentos desumanos, conforme se verifica da leitura do art. 179, 19 daquele diploma: "Desde j ficam abolidos os aoutes, a tortura, a marca de ferro quente, e todas as demais penas cruis". No entanto, h de se frisar que as constituies republicanas silenciaram a respeito (Constituies de 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967). Isso somente se opera com o advento da CF/1988, atravs de seus dispositivos supra mencionados, os quais so, porm, normas constitucionais de eficcia limitada, precisando da atuao do legislador infraconstitucional para que seus efeitos se produzam. Em suma, a Constituio de 1988 deixou claro um princpio de repdio prtica da tortura, mas reservou ao legislador ordinrio a definio das condutas que a constituem, bem como a determinao dos regramentos legais tendentes represso e preveno dessa grave violao dos direitos fundamentais. Como j visto, embora houvesse a mera meno da palavra "tortura" em alguns dispositivos legais de nosso ordenamento jurdico, restava uma lacuna quanto definio de um crime de tortura e at mesmo quanto conceituao daquilo que consistiria em tortura para fins de interpretao da expresso existente em tais dispositivos vigentes (v.g. art. 121, 2., III, CP). A primeira manifestao do legislador ordinrio ptrio acerca da tipificao do crime de tortura deu-se com a promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8069/90). Em seu artigo 233, o ECA previa como crime o ato de "submeter criana ou adolescente, sob sua autoridade, guarda ou vigilncia a tortura". Tambm a Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8072/90), logo em seguida, veio a equiparar o crime de tortura aos chamados crimes hediondos, em plena consonncia com a disposio constitucional (art.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ 5., XLIII, CF c/c arts. 1. e 2. da Lei 8072/90). Com o advento da lei em comento, esse artigo foi revogado. Prticas freqentes de tortura: 1) pancadas, socos e golpes com objetos e sacos de areia, na cabea, no dorso e genitais; 2) ameaas e humilhao; 3) aplicao de eletricidade em boca, orelhas, dorso, dedos, genitais, nus e perneo; 4) venda nos olhos; 5) execuo simulada; 6) testemunhar torturas; 7) asfixia por submerso ("submarino"); 8) isolamento por mais de 48 horas (confinamento); 9) restrio alimentar por mais de 48 horas; 10) restrio e impedimento de sono; 11) suspenso pelas mos e ps em grandes dispositivos tipo roda ("bandeira") ou em pausde-arara; 12) estupro e outras violncias sexuais, incluindo mutilao genital; 13) suspenso ("crucificao"); 14) queimaduras com cigarros, leos e objetos quentes e cidos e similares; 15) pancadas nas solas dos ps com varas ou similares ("falanga"); 16) conteno com cordas ou similares; 17) golpes simultneos nas orelhas ("telefone"); 18) posio ou atitude forada por horas ou dias; 19) arremesso de fezes ou urina; 20) administrao forada de drogas ou frmacos; 21) trao nos cabelos; 22) aplicao subungueal de agulhas; 23) privao de gua e oferecimento de gua suja, com sal ou sabo; 24) extrao forada de dentes; 25) impedimentos ou embaraos evacuao de fezes e de urina; 26) impedimentos de cuidados mdicos; Sintetizando: a tortura apresentou os seguintes estgios na histria do Direito: a) Tortura Legal - quando a tortura era regulamentada e fiscalizada de acordo com preceitos legais que a permitiam em certos casos. b) Tolerncia Informal - a tortura aplicada sem apoio legal, contando, porm com certa condescendncia social. c) Perodo Proibitivo - apresentado como regra nos sistemas jurdicos atuais que aboliram e proibiram a tortura, inclusive chegando a incrimin-la em suas legislaes (constituies e leis ordinrias). O Brasil encontra-se indubitavelmente no terceiro estgio, pois que a tortura proscrita pela legislao, conforme dispositivos constitucionais (art. 5. III e XLIII, CF) e penais (Lei 9455/97). Agora, sua prtica ainda reside em pores de delegacias e postos policiais, infelizmente... Retomando a Lei: Constranger significa forar algum a fazer algo ou tolher seus movimentos.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ O sujeito ativo e passivo pode ser qualquer um. Os crimes so comuns, podendo ser praticados por qualquer pessoa, com exceo da forma omissiva prevista no 2. Objeto material: pessoa que sofre tortura; Tipos A construo dos tipos lembra muito os termos do artigo 2 da Conveno Interamericana: Para os efeitos desta Conveno, entender-se- por tortura todo ato pelo qual so inflingidos intencionalmente a uma pessoa penas ou sofrimentos fsicos ou mentais, com fins de investigao criminal, , como meio de intimidao, como castigo pessoal, como medida preventiva, como pena ou com qualquer outro fim. Entender-se- tambm como tortura a aplicao, sobre uma pessoa, de mtodos tendentes a anular a personalidade da vtima ou a diminuir sua capacidade fsica ou mental, embora no causem dor fsica ou angstia psquica. No estaro compreendidos no conceito de tortura as penas ou sofrimentos fsicos ou mentais que sejam unicamente conseqncia de medidas legais ou inerentes a elas, contanto que no incluam a realizao dos atos ou a aplicao dos mtodos a que se refere este artigo. a)Tortura-prova (art. 1, I, a) Consiste em constrangimento (submetimento, sujeio, anulao da liberdade de vontade), mediante: a) violncia (fora fsica sobre o corpo, com (drogas, privao do sono, suplcio da gua) ou sem preocupao esttica (espancamento); b) grave ameaa (que causa sofrimento mental). O elemento subjetivo a finalidade de obter declarao, informao ou confisso da vtima ou de terceiro. Ausente esta finalidade no ocorrer o crime da lei especial mas crime comum do CP, como homicdio qualificado pela tortura, leso corporal, ameaa, vias de fato, etc. Para a consumao, basta que ocorra o sofrimento fsico ou mental, sendo desnecessria a obteno da informao ou confisso. b)Tortura como crime-meio Ex.: chefe de quadrilha. O crime em questo independente do crime que seria cometido, sendo punvel mesmo que este no ocorra. A finalidade dever ser crime, no contraveno. c)Tortura racial ou discriminatria No abrange a discriminao por orientao sexual ou de origem regional, no mencionadas no tipo.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ d)Tortura-castigo Guarda (ECA), poder (agente pblico) ou autoridade (agente privado). Intenso sofrimento elemento normativo, a ser aferido no caso concreto. e)Tortura do Encarcerado Aqui o sujeito passivo pessoa presa (pouco importa se condenado ou preso provisrio ou se priso civil). Se for sujeito a medida de segurana, ser a detentiva. f)Omisso frente tortura Este crime prprio do funcionrio que tenha o dever (jurdico) de evitar (o que implica conhecimento do fato) ou apurar (o que implica competncia) o fato. crime omissivo prprio, que no exige resultado para sua consumao. Em tese admite o sursis. De todo modo, a pena de deteno cominada incompatvel com o regime inicial fechado. Crimes qualificados pelo resultado So crimes preterdolosos. Se o agente pretendia, desde o incio, lesionar ou matar, mediante tortura, responde por leses ou homicdio. Se o agente queria, no princpio, apenas torturar e s depois resolve matar, h duas posies possveis: a) caso de progresso criminosa, com a absoro da tortura pelo homicdio; b) h concurso material de crimes (Alberto S. Franco). Para GOMES, progresso no caso de tortura-castigo e concurso no caso de tortura-prova. Concurso de Crimes Absorve, por consuno, os crimes de constrangimento ilegal, ameaa, leso leve, abuso de autoridade e arts. 322 e 350 do CP, maus tratos., Se a tortura for meio para a prtica de extorso (seqestro relmpago), ser crime meio, ficando absorvida pela extorso. Pena No cabe o sursis, exceto para o crime omissivo, at porque o regime inicial de cumprimento sempre o fechado. As causas de aumento do 4 devem incidir tambm sobre as formas qualificadas. Efeitos da condenao ( 5). A segunda parte tambm se aplica a particular. Embora vedada a fiana ( 6) possvel a liberdade provisria sem fiana. possvel a progresso de regime, que ser inicialmente fechado. Objeto jurdico:liberdade do ser humano e sua integridade fsica, bem como a dignidade da pessoa humana. Elemento subjetivo: dolo, no existindo a forma culposa;

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________ Prova da materialidade: quando h leses, basta o laudo, mas, no caso da tortura psicolgica, o STJ (Resp 272.837-PR-5 T,19.05.2005) afirmou que no necessria a existncia de laudo, mas ns recomendamos que seja feito. Classificao: crime comum, formal, de dano, de forma livre, instantneo (mas pode ser permanente), comissivo (em regra), unissubjetivo, plurissubsistente; admite tentativa.
Exerccios:
Prova: FCC - 2011 - TCE-SE - Analista de Controle Externo -

1. Para crimes de abuso de autoridade previstos na Lei no 4.898, de 09/12/1965, NO h previso de aplicao da sano penal de a) deteno. b) multa. c) advertncia. d) a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica pelo prazo at trs anos. e) perda do cargo. 2. Prova: FUNCAB - 2012 - PC-RJ - Delegado de Polcia O Diretor de determinado presdio informado, por bilhete annimo, de que um preso estaria trocando informaes por correspondncia com membros do seu bando, a fim de viabilizar a entrada de substncia entorpecente no estabelecimento prisional, visando ao trfico de drogas. Diante disso, o Diretor intercepta uma carta fechada e destinada ao detento, e, aps abri-la, l o seu contedo, descobrindo quando e como se daria o ingresso da droga. No caso em tela, pode-se afirmar que o Diretor: a) aparentemente praticou crimes previstos tanto no Cdigo Penal, quanto na Lei n 4.898/1965, devendo responder por esta ltima de acordo com o princpio da especialidade. b) praticou crime previsto na Lei n 4.898/1965. c) praticou crimes previstos tanto no Cdigo Penal, quanto na Lei n 4.898/1965, devendo responder por ambos, em concurso formal. d) praticou crime previsto no Cdigo Penal. e) no praticou crime. 3. Prova: ESAF - 2012 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal Carmem, FIscal de tributos, ao fazer auditoria contbil em empresa, intencionalmente abre, ex officio, cartas dirigidas ao proprietrio do estabelecimento comercial para verificar se elas tinham alguma informao relevante sobre o faturamento da empresa. Assim, correto afirmar que a) h crime de inutilizao de documento. b) h crime de concusso. c) no h crime e sim infrao administrativa. d) eventual ao penal poder ser promovida pelo proprietrio do estabelecimento comercial. e) h crime de abuso de autoridade. 4.Prova: FCC - 2012 - TRT - 4 REGIO (RS) - Juiz do Trabalho Para efeito de tipificao dos crimes de abuso de autoridade, considera-se autoridade a) somente quem exerce cargo de natureza militar no transitrio. b) quem exerce cargo de natureza civil, desde que remunerado.

AULA 2 - LEIS PENAIS ESPECIAIS ABUSO DE AUTORIDADE (Lei n. 4898/65) E TORTURA (L.9455/97) _________________________________________________________________________
c) apenas quem exerce cargo de natureza militar remunerado. d) quem exerce emprego pblico de natureza civil, desde que no transitrio. e) quem exerce funo pblica de natureza civil, ainda que no remunerada.
5. Prova: COPESE - UFT - 2012 - DPE-TO - Analista Jurdico Nos termos da Lei n 9.455/97, que trata dos crimes de tortura, ter-se- aumento de pena quando o crime cometido: I. contra agente pblico; II. contra gestante; III. contra adolescente; IV. contra pessoa com deficincia; V. contra maior de 60 (sessenta) anos; a) Apenas os itens I, III, IV e V esto corretos. b) Apenas os itens II, III, IV e V esto corretos. c) Apenas os itens I, II, IV e V esto corretos. d) Todos os itens esto corretos. 6. Prova: FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 3 - Primeira Fase (Fev/2011) A tortura, conduta expressamente proibida pela Constituio Federal e lei especfica, a) pode ser praticada por meio de uma conduta comissiva (positiva, por via de uma ao) ou omissiva (negativa, por via de uma absteno). b) crime inafianvel, imprescritvel e insuscetvel de graa ou anistia. c) exige, na sua configurao, que o autor provoque leses corporais na vtima ao lhe proporcionar sofrimento fsico com o emprego de violncia. d) se reconhecida, no implicar aumento de pena, caso seja cometida por agente pblico. 7. CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polcia Com relao s legislaes pertinentes aos crimes de abuso de autoridade, lavagem de capitais e tortura, bem como lei que disciplina os procedimentos relativos s infraes de menor potencial ofensivo : Considere a seguinte situao hipottica. Rui, que policial militar, mediante violncia e grave ameaa, infligiu intenso sofrimento fsico e mental a um civil, utilizando para isso as instalaes do quartel de sua corporao. A inteno do policial era obter a confisso da vtima em relao a um suposto caso extraconjugal havido com sua esposa. Nessa situao hipottica, a conduta de Rui, independentemente de sua condio de militar e de o fato ter ocorrido em rea militar, caracteriza o crime de tortura na forma tipificada em lei especfica. ( ) Certo ( ) Errado 8, CESPE - 2011 - PC-ES - Escrivo de Polcia Com relao legislao especial, julgue o item a seguir. Excetuando-se o caso em que o agente se omite diante das condutas configuradoras dos crimes de tortura, quando tinha o dever de evit-las ou apur-las, iniciar o agente condenado pela prtica do crime de tortura o cumprimento da pena em regime fechado. ( ) Certo ( ) Errado

You might also like