You are on page 1of 27

EDUCAO A DISTNCIA EAD HOSPITALIDADE E LAZER - TURISMO

TCNICO EM GUIA DE TURISMO


PRIMEIROS SOCORROS

SENAC ALAGOAS 2010

TCNICO EM GUIA DE TURISMO Primeiros Socorros Editor Responsvel Centro de Formao Profissional

PRESIDENTE - WILTON MALTA DE ALMEIDA

DIRETORA REGIONAL - TELMA MARIA RIBEIRO GUIMARES

GERENTE DE EDUCAO PROFISSIONAL - MARIA DA PIEDADE SOARES DE MELO GERENTE DE EDUCAO A DISTNCIA EAD

- VICENTE JOS BARRETO GUIMARES


ELABORAO/ORGANIZAO DE CONTEDO - CLIA RESENDE

REVISO

- EDILENE LESSA DOS SANTOS


DIAGRAMAO - MARTA JEANE GONALVES DE ARAJO

Direitos reservados ao Servio Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Regional de Alagoas Rua Pedro Paulino, 77 - Poo Macei/AL CEP: 57025-340

Senac. DR-AL, TCNICO EM GUIA DE TURISMO PRIMEIROS SOCORROS. Clia Resende. Senac/DR/NPE, Macei/AL, 2010, 27 pginas.

NDICE

INTRODUO, 3

- Socorrista, 3 - Primeiros Socorros, 3 - Urgncias Coletivas, 5 - Parada Cardiorrespiratria (PCR), 5 - Desmaios, 10 - Convulses, 10 - Ferimentos, 11 - Fraturas, 14 - Queimaduras, 15 - Afogamento, 16 - Corpos Estranhos, 17 - Mordidas e Picadas de Animais, 19 - Raiva, 20 - Serpentes, 20 - Insetos, 22 - Intoxicao, 22 - Abertura das Vias Areas, 25
REFERNCIAS, 26

SENAC/AL, 2

INTRODUO SOCORRISTA

a pessoa que presta os primeiros socorros em casos de acidentes ou de mal-sbito.


PRIMEIROS SOCORROS

So auxlios imediatos e provisrios prestados enquanto se aguarda atendimento mdico. As situaes de emergncia ocorrem com certa frequncia e exigem uma atuao rpida. As reaes so as mais diversas, algumas pessoas reagem de maneiras diferentes. O socorrista deve ter iniciativa e certa liderana ao prestar atendimento. H vrias maneiras de ajudar e at o simples ato de pedir assistncia especializada (mdico, ambulncia, etc.) de suma importncia para o atendimento adequado. O atendimento pr-hospitalar consiste na assistncia vtima desde o momento em que ocorre o acidente, at a chegada de uma equipe avanada de suporte vida ao local. Um atendimento adequado depende antes de tudo de uma rpida avaliao da situao, que indicar as prioridades ao socorrista. Procedimentos Gerais

Anlise Procura-se fazer uma observao da situao ou a rea, para ser feita uma avaliao quanto existncia de situaes de perigo que possam pr em risco a integridade fsica e a segurana dos socorristas. Pedir a permisso da pessoa ou da vtima quando esta pode responder.

Neutralizao Significa remover a barreira que impede ou torna arriscada a operao de socorro, inviabilizando a situao dos socorristas. O trabalho de equipe fundamental neste momento, pois se somam esforos que convergem para um objetivo comum.

Observao da Vtima O momento mais importante e delicado num resgate a observao geral das condies fsicas em que se encontra(m) o(s) acidentado(s). Em caso de mais de uma vtima, procura-se socorrer inicialmente aquela que se encontrar em piores condies. Crianas possuem, por amparo legal, prioridade de atendimento em situaes de emergncia. A observao da vtima pode revelar vrios fatos: Alterao ou ausncia da respirao; Hemorragias externas; Deformidades de partes do corpo; Colorao diferente da pele;
SENAC/AL, 3

Presena de suor intenso; Inquietao Expresso de dor.


Palpao Antes de examinar a vtima, o socorrista deve se proteger para evitar riscos de contaminao pelo do contato com sangue, secrees ou com produtos txicos. So dispositivos de proteo: luvas, culos, mscaras, outros. Na ausncia desses dispositivos, vale o improviso com sacos plsticos, panos ou outros utenslios que estejam disponveis. Pela palpao, o socorrista pode observar: Batimentos cardacos; Fraturas; Umidade da pele; Alterao da temperatura (alta ou baixa).

Sempre que possvel, o socorrista deve interagir com a vtima, procurando acalm-la e, ao mesmo tempo, avaliar suas condies enquanto conversa com ela. A tentativa de dilogo com a vtima permite ao socorrista perceber: Nvel de conscincia; Sensao e localizao da dor; Incapacidade de mover o corpo ou partes dele; Perda de sensibilidade em alguma parte do corpo.

Uma vez definida e analisada a situao, a ao do socorrista deve ser dirigida para: Pedido de ajuda qualificada e especializada (mdico, ambulncia); Avaliao das vias reas; Avaliao da respirao e dos batimentos cardacos; Preveno do estado de choque; Aplicao de tratamento adequado para as leses menos graves; Preparao da vtima para remoo segura; Providncias para transporte e tratamento mdico; O socorrista deve restringir-se sempre a prestar os primeiros socorros. Ele no deve fazer mais do que o rigorosamente essencial enquanto aguarda o auxlio mdico; As situaes de emergncia podem variar, desde um corte at uma parada cardaca e, neste caso a vtima corre risco de morrer; O objetivo do primeiro atendimento deve ser o de mant-la viva e proteg-la de novos e maiores riscos at a chegada do mdico; Jamais d qualquer tipo de bebida a vtimas de qualquer tipo de acidente; A atitude do socorrista pode significar a vida ou a morte da pessoa socorrida;
SENAC/AL, 4

Evitar o pnico, afastando os curiosos e facilitando o trabalho de atendimento de emergncia.

URGNCIAS COLETIVAS

Acidentes em locais onde h aglomerao de pessoas, costumam envolver um grande nmero de vtimas e nesses casos, geralmente, o atendimento muito confuso. Ao se deparar com uma urgncia coletiva, o socorrista deve tomar as seguintes medidas antes de chamar o atendimento especializado: Providenciar comunicao imediata com os servios de sade, defesa civil, bombeiros e polcia; Isolar o local, para proteger vtimas e demais socorristas; Determinar locais diferentes para a chegada dos recursos e sada das vtimas; Retirar as vtimas que estejam em local instvel; Determinar as prioridades, fazendo uma triagem rpida das vitimas para que as mais graves possam ser removidas primeiras; Providenciar o transporte de forma adequada a fim de no complicar as leses.

Caixa de primeiros socorros: importante para prestaes dos primeiros socorros. Alguns itens necessrios: Compressas de gaze (de preferncia esterilizadas); Ataduras; Esparadrapo; Tesoura de ponta arredondada; Soluo fisiolgica ou gua bidestilada; Luvas; Lanterna.

PARADA CARDIORRESPIRATRIA (PCR)

A parada cardaca envolve sempre a perda dos movimentos respiratrios, podendo evoluir para a parada cardiorrespiratria. Parada Respiratria O ar fundamental para o ser humano; sem ele, o homem no consegue sobreviver. Quando, por qualquer razo, uma pessoa para de respirar, diz-se que ela est sofrendo uma parada respiratria (ou asfixia). Existem muitas situaes em que uma pessoa pode sofrer uma parada respiratria: Afogamento; Estrangulamento ou sufocao; Aspirao excessiva de gases venenosos ou vapores qumicos; Soterramento;
SENAC/AL, 5

Presena de corpos estranhos na garganta; Choque eltrico; Parada cardaca, etc.

Um modo simples de perceber os movimentos respiratrios chegar bem prximo da boca e do nariz da vtima: Observar se o trax se expande; Ouvir se h algum rudo de respirao; Sentir a sada de ar.

Sinais de parada respiratria: Inconscincia; Trax imvel; Ausncia de sada de ar pelas vias areas (nariz e boca).

Parada Cardaca Quando acontece a PR, preciso estar atendo para outra situao que pode ocorrer simultaneamente: A parada cardaca (PC) ou parada dos batimentos cardacos (PBC); As pulsaes (batimentos ritmados nas artrias) indicam a frequncia e a fora com que o corao est enviando o sangue para o corpo; Em situao normal, elas mantm sempre o mesmo ritmo e a mesma fora; Quando isso no acontece, pode estar havendo algum problema com a circulao do sangue.

Sinais de PC: Inconscincia; Ausncia de pulsao (artrias cartidas); Ausncia de BC; A forma de se verificar as pulsaes procurar senti-las nas artrias principais que passam pelo pescoo (as cartidas); A ausncia de pulsao nessas artrias o sinal mais evidente de parada cardaca (PC).

Na dvida da verificao de BC, observar se a vtima apresenta sinais de circulao: Ela respira? Tosse ou emite algum som? Ela se movimenta? Caso nesses sinais no sejam evidentes, deve-se considerar a vtima sem circulao e iniciar as compresses torcicas.

SENAC/AL, 6

Avaliao e tratamento da PCR: Como foi visto anteriormente, os procedimentos diante de uma situao com vtima: Verificar a segurana da cena; Falar com a vtima, verificando o nvel de conscincia; Se a vtima estiver inconsciente, a prioridade pedir auxlio qualificado (mdico, ambulncia, etc.).

ABC da Vida: A chamada verificao do ABC da vida consiste em avaliar: Vias Areas; Boa respirao; Circulao.

Os passos descritos a seguir so de extrema importncia, j que determinam se h risco imediato para a vtima, como a PCR, que dever ser tratada com a Reanimao Cardiopulmonar (RCP). Vias areas: A obstruo das vias areas (nariz e boca) uma importante causa de morte em pessoas inconscientes. As vias areas podem estar obstrudas por vrios fatores: Sangue; Secrees (vmito); Lquidos; Corpos estranhos (moedas, brinquedos, prteses dentrias, etc.); Mas a principal causa de obstruo das vias areas a queda da lngua.

Como proceder nos casos de obstruo: Para corrigir a obstruo por descida da lngua, coloque uma das mos na testa da vtima e, com a outra, eleve o queixo; essa manobra reposicionar a lngua; Se houver suspeita de que a vtima sofreu traumatismo (por queda, acidente de trnsito, agresso, afogamento, entre outros fatores) e estando ela inconsciente ou apresentando algum ferimento acima das clavculas, necessrio proteger a coluna cervical (pescoo); A manobra a ser aplicada a de elevao modificada da mandbula; Na obstruo por presena de sangue ou secrees, deve-se limpar a boca e o nariz da vtima com um pano limpo e virar sua cabea para o lado para facilitar a sada do lquido; Mas, ateno: havendo suspeita de traumatismo, se a pessoa estiver inconsciente, deve ter a cabea virada junto com todo o corpo, mantendo o alinhamento da coluna cervical.
SENAC/AL, 7

importante saber que virar a cabea da vtima no corrige a descida da lngua, mas uma tentativa de evitar que ela aspire para os pulmes s secrees que esto na cavidade oral. Abrir a boca da vtima e verificar, se h algum corpo estranho. Caso a vtima esteja inconsciente e o corpo estranho visvel, a ento esse de ser retirado com o dedo indicador. Respirao

A confirmao de que a vtima esteja respirando precisa ser o mais rpido possvel, para evitar danos irreversveis vtima. Caso ela esteja respirando, o prximo passo avaliar a circulao. O rpido restabelecimento da respirao pode evitar que a vtima venha a ter leso cerebral. O tempo, ento, fundamental; Se for constatado que a vtima no respira, o socorrista deve verificar se h obstruo das vias areas e, se for esse o caso, tentar a desobstruo, observando antes o estado da pessoa, para escolher a manobra mais adequada (dentre as j apresentadas); Aps a desobstruo, a respirao pode voltar espontaneamente; Se o motivo da PR no foi obstruo ou se a desobstruo no resultar no retorno da respirao, ser preciso fornecer ar (oxignio) vtima, atravs de duas respiraes artificiais (ventilaes) a chamada respirao boca a boca; Para essa manobra, necessrio o uso de um dispositivo de proteo entre o socorrista e a vtima; A tcnica da respirao boca a boca consiste em fechar as narinas da vtima, com a boca, o socorrista deve cobri toda a boca da vtima e soprar duas vezes com intervalo entre as ventilaes, quando ento as narinas devem ser liberadas para que saia o ar que foi insuflado; Durante essa manobra, o socorrista deve observar se o trax da vtima se expande (sobe) enquanto recebe ventilao.

No caso de atendimento a um beb, o socorrista deve:


Cobri-lhe a boca e o nariz com a prpria boca, para realizar a ventilao; Na falta de qualquer dispositivo de proteo, o procedimento a adotar deve ser o de compresses no trax; Sempre que precisamos atuar como socorristas, deparamo-nos com situaes estressantes porque sabemos que a integridade fsica, mental e at mesmo a vida da vtima podem estar em jogo; Pensar antes de tudo no socorrista; O risco de procedimentos sem uso de dispositivos de proteo; O crebro humano possui um tempo mximo que possa ficar sem receber oxignio e a vtima no apresentar leses cerebrais. Esse tempo varia de 4 a 6 minutos. Passado esse tempo, a vtima ter certamente uma leso cerebral que em alguns casos so irreversveis.

SENAC/AL, 8

Circulao

Palpar o pulso carotdeo durante cinco segundos. Caso tenha dvida, preciso observar se a vtima tosse ou se movimenta; Caso no, deve-se iniciar a massagem cardaca, a liberar o sangue para circulao.

Localizao do ponto de compresso: 1 Tcnica - Percorrer o arco costal Com os dedos indicadores e mdios, at se chegar ponta do osso esterno no centro do trax, onde as costelas esquerdas e direitas se encontram; A ponta do dedo indicador de uma das mos ser colocada na ponta do osso esterno; Em seguida, sero postos os dedos indicadores e mdios da outra mo ao lado do dedo da 1 mo (quatro dedos acima do apndice xifide); A base da mo (regio hipotenar da mo) ser posicionada junto ponta do dedo mdio; Em seguida, a outra mo ser posta por cima da mo base e os dedos entrelaados.

2 Tcnica - Linha intermamilar

Traar uma linha imaginria que passe pelos dois mamilos da vtima, cortando transversalmente o trax; O socorrista ir apoiar a regio hipotenar de uma das mos na metade inferior do osso esterno; A outra mo ser posicionada por cima desta, com os dedos entrelaados; A vantagem desta tcnica em relao primeira uma maior rapidez e facilidade na localizao dom ponto de compresso; A vtima dever estar deitada em decbito dorsal, em superfcie rgida.

Compresses Torcicas

Relao compresso/ventilao: No adulto: 15 compresses por duas ventilaes; Independente da quantidade de socorristas; A cada cerca de 100 compresses por minuto, deve verificar se a vtima voltou a respirar e tem pulso. Caso contrrio, dever continuar com as manobras.

Crianas: 0 a 8 anos - cinco compresses para cada ventilao; Maiores de 8 anos - quinze compresses para cada duas ventilaes; Usar somente uma das mos na massagem; Em bebs, ela feita apenas com dois dedos;
SENAC/AL, 9

Em todos os casos, o ponto da massagem o mesmo: tero inferior do esterno, na linha entre os mamilos.

DESMAIOS

Caracterizado pela perda temporria e repentina da conscincia, causada pela diminuio de sangue no crebro. Principais causas: Falta de alimentao; Fadiga; Emoes fortes; Grande perda de sangue; Ambientes muito abafados.

Sinais e sintomas: Fraqueza; Tontura; Palidez; Suor frio; Queixa de escurecimento da vista e falta de controle muscular.

Primeiros socorros: Se a vtima estiver preste a desmaiar: Sentar a vtima, com a cabea abaixada para frente; Evitar aglomeraes; Colocar a mo sobre a nuca da vtima e pede que ela force a cabea para cima, empurr-la levemente para baixo.

Se a vtima j desmaiou: Deitar a vtima no cho sem retir-la do local do acidente; Observar a respirao da vtima; Observar palidez, indicando dificuldade para circulao; Afrouxar as roupas da vtima; Elevar as pernas e apoi-las de forma a facilitar a chegada do sangue ao crebro; No tente acordar uma vtima inconsciente com atitudes tais como jogar-lhe gua fria, coloc-la de p, sacudi-la ou oferecer-lhe substncia para cheirar; Nunca deixar a vtima sozinha.

CONVULSES

A vtima da crise convulsiva cai e seu corpo fica tenso e retrado. Comea a debater-se violentamente e pode apresentar os olhos virados para cima, lbios e dedos
SENAC/AL, 10

arroxeados. Em certos casos a vtima baba e urina. Pode acontecer consequncia de febre muito alta, intoxicaes, epilepsia ou leses cerebrais. Primeiros socorros: Deitar a vtima com a cabea lateralmente, afastando tudo ao seu redor que possa machucar, desapertar suas roupas; Retirar prteses dentrias ou qualquer outro objeto que ela possa ter na boca; No impedir os movimentos dela; Colocar, se possvel, um leno ou um pano dobrado entre os dentes para que a vtima no morda a lngua; Se a vtima cerrou os dentes, no tente abrir sua boca; No oferea a vtima medicao ou lquido, pois a mesma poder sufocar-se; Cessada a convulso, deixe a vtima repousar at que recupere a conscincia; Aps a convulso, a pessoa dorme, fato que poder levar segundo ou horas; Colocar a vtima em local confortvel e deixe-a dormir.

FERIMENTOS

Causados por traumatismos com rompimento de pele ferimento ou ferida; uma contuso causada por uma pancada forte, mesmo sem dilacerar a pele, pode levar ao rompimento de vsceras, sangramento interno e estado de choque. Contuses

A leso sem rompimento da pele; Trata-se de uma forte compresso dos tecidos moles (pele, camada de gordura e msculos) contra ossos; Quando a batida muito violenta, pode ocorrer rompimento de vasos sanguneos na regio, o que provoca um hematoma (acmulo de sangue no local); Presena de hematoma, edema e dor no local, pode agravar, sendo ento necessrio procurar consulta mdica quando agravar os sinais e sintomas.

Como proceder: Manter em repouso a parte contundida; Aplicar compressas frias ou gelo at que a dor melhore e a inchao se estabilize, protegendo a pele.

Escoriao

Se o objeto atingir apenas as camadas superficiais da pele, ocorre a escoriao; Esse tipo de ferimento acontece geralmente em consequncia de quedas, quando a pele de certas partes do corpo (joelhos, cotovelos, palmas das mos, etc.), em contato com as asperezas do cho, sofre arranhes a escoriao mais frequente.

Os ferimentos podem ser causados por instrumentos cortantes, perfurantes ou por queimaduras e mordidas de animais.
SENAC/AL, 11

Como proceder: Lavar as mos com gua e sabo e proteg-las; Lavar a ferida com gua e sabo para evitar infeces; Secar a regio com um pano limpo; Verificar se existe algum sinal de sangramento; Proteger o ferimento com uma compressa de gaze ou um curativo pronto ou um pano limpo; Prender o curativo/gaze ou pano sem apertar nem deixar que algum n sobre o ferimento; Manter o curativo limpo e seco; As feridas devem ser cobertas para estancar a hemorragia e para evitar novo traumatismo e contaminao; Nos casos mais graves, depois do curativo feito, a vtima deve ser encaminhada ao mdico.

Amputao

A hemorragia deve ser estancada o mais rpido possvel, aplicando inclusive, caso se faa necessrio, a tcnica do torniquete; A parte amputada precisa ser antes enrolada em gaze ou pano limpo e colocada em um saco plstico; A parte amputada deve ser acondicionada em gelo e transportada junto com a vtima, em muitos casos poder ser reimplantada; Olhar a vtima como um todo, mesmo nos casos de ferimentos que paream sem importncia; Uma pequena contuso pode indicar a presena de leses internas graves, com rompimentos de vsceras, hemorragia interna e estada de choque.

Ferimentos no Trax

Podem ser muito graves, principalmente se os pulmes forem atingidos; Quando o pulmo atingido de forma a ter um orifcio de tamanho considervel na parede do trax, o socorrista pode ouvir o ar saindo ou ver o sangue que sai borbulhando por esse mesmo orifcio; Nesses casos, o socorrista deve fazer um curativo de trs pontas (o curativo tem trs lados fechados e um lado aberto) com um pedao de plstico limpo ou gaze, o que impedir a entrada de ar na inspirao e permitir a sada de ar na expirao. Caso no consiga fazer o curativo, cubra o ferimento todo com uma compressa ou um pano limpo e leve a vtima imediatamente para o hospital. A ferida s deve ser totalmente coberta no momento exato em que terminou uma expirao, ou seja, aps a sada do ar.

Ferimentos no Abdome Os ferimentos profundos no abdome costumam ser graves, j que algum rgo pode ter sido atingido.
SENAC/AL, 12

Dependendo da perfurao da parede abdominal, partes de algum rgo podem vir para o exterior; Nesses casos, no tente de forma alguma coloc-las no lugar; As partes expostas devem ser cobertas com panos limpos, umedecidos com gua e mantidos midos; Nunca cubra os rgos expostos com materiais aderentes (papel toalha, papel higinico, algodo), que deixam resduos difceis de remover.

Ferimentos nos olhos Os olhos so rgos extremamente sensveis e, quando feridos, somente um especialista dispe de recursos para trat-los. Portanto, cabe ao socorrista apenas adotar cuidados para no ferir ainda mais o olho que estiver sendo tratado.

Nunca tente retirar do olho um corpo estranho que esteja entranhado ou encravado; O socorrista deve procurar cobrir o olho ferido com gaze ou um pano bem limpo; Prenda o curativo com duas tiras de esparadrapo, o que evitar mais irritao; Cubra o olho no acidentado para evitar, ao mximo, a movimentao do olho atingido. Essa manobra no deve ser feita quando a vtima precisa do olho sadio para se salvar.

Ferimentos com presena de objeto encravado: Quando houver ferimento causado por faca, canivete, lasca de madeira, vidro, etc., e algum objeto ficar encravado, em princpio ele no deve ser retirado, pois isso pode provocar hemorragia grave ou leso de nervos e msculos prximos regio afetada. Quando retirar um objeto encravado:

Nas bochechas, atrapalhando as vias areas; No trax, impedindo o socorrista de realizar as compresses para atender a uma parada cardaca; Impedindo o socorrista de controlar a hemorragia naquele local.

Em ferimentos com presena de objeto encravado, deve-se: Deixar o objeto no lugar; Fazer um curativo volumoso para estabilizar o objeto; Encaminhar imediatamente a vtima a um servio de emergncia; Quando o objeto encravado for muito longo, at poder ser cortado; No moviment-lo; Em caso de ferimento por uma arma de fogo, se houver hemorragia, o socorrista deve procurar estanc-la por meio de compresso, e encaminhar a vtima ao prontosocorro; Nunca tente retirar a bala, mesmo que ela esteja localizada superficialmente ou em local de fcil acesso.

SENAC/AL, 13

FRATURAS

um tipo de leso em que ocorre a quebra de um osso. Tipos de fraturas: fechada (ou interna) e fratura aberta (ou exposta). Fratura fechada: - Ocorre quando no h rompimento da pele. Sinais e sintomas: Dor intensa; Deformao do local afetado; Incapacidade ou limitao de movimentos; Edema (inchao) no local; podendo ter cor arroxeada; Crepitao;

A providncia a tomar nos casos de suspeita de fratura fechada proceder imobilizao, impedindo d deslocamento dos ossos fraturados e evitando maiores danos. Como imobilizar: No tente colocar o osso no lugar, movimente o menos possvel; Mantenha o membro numa posio o mais natural possvel, sem causar desconforto para a vtima; (Improvise talas com o material disponvel no momento: madeira, galhas de rvore, guarda-chuva, etc.); Acolchoe as talas; Utilize talas cujo comprimento ultrapasse as articulaes acima e abaixo do local da fratura e sustente o membro atingido; Amarre as talas em torno do membro fraturado. No amarre no local da fratura; Deixe os dedos para fora de modo a verificar qualquer alterao, se estiverem inchadas, roxas ou adormecidas, as talas devem ser afrouxadas; No caso de antebraos, deve-se utilizar uma tipia.

Fratura aberta: A fratura aberta ou exposta quando o osso perfura a pele. Como imobilizar: Proteja o ferimento com gaze ou pano limpo antes de imobilizar; No tente colocar o osso no lugar; Evitar qualquer movimento da vtima; Procurar socorro mdico.

SENAC/AL, 14

Fraturas especiais: So fraturas que exigem cuidados especiais. Sinais e sintomas: Fratura de crnio: dor local, vmito, inconscincia, parada respiratria, hemorragia pelo nariz, boca ou ouvido; Fratura de coluna: dor local, perda de sensibilidade, formigamento e perda de movimento dos membros (braos ou pernas); Fratura de costelas: respirao difcil, dor a cada movimento respiratrio; Fratura de bacia ou fmur: dor no local, dificuldade de movimentar-se e de ficar em p.

Transportando uma vtima: No mexa e nem permita que algum mexa na posio da vtima at a chegada de pessoal habilitado. Caso no socorro imediato, transporte vtima sem curv-la, erguendo-a horizontalmente com ajuda de trs pessoas; Coloque a vtima deitada em superfcie dura, como maca, porta, tbua, etc.; Observa a respirao e verifique o pulso. Se necessrio, faa massagem cardaca e respirao artificial; Se suspeitar de leso na coluna cervical (pescoo), muito cuidado para no movimentar a cabea da vtima.

QUEIMADURAS

Toda e qualquer leso ocasionada no organismo humano pela ao, curta ou prolongada de temperaturas extremas. As queimaduras podem ser superficiais ou profundas e classificam-se de acordo com sua gravidade. A gravidade de uma queimadura no se mede somente pelo grau da leso, mas tambm pela extenso da rea atingida. A primeira camada da pele a epiderme, seguida da derme e do tecido subcutneo. Abaixo se encontram os msculos, veias, artrias, arterola, ossos e rgos. Queimadura de 1 grau: Apresenta pele avermelhada, provocando ardor e ressecamento. Nem sempre grave, porm se ela atingir mais da metade do corpo, pode vir a se tornar grave. Primeiros socorros: Oferecer gua para hidratar a vtima; Resfriar a vtima com gua fria (no gelada); No colocar pomadas, cremes, leos ou medicamentos.

Queimaduras de 2 grau: So aquelas que atingem camadas um pouco mais profundas da pele. Caracterizam-se pela presena de bolhas e desprendimento das camadas superficiais da pele com a formao de feridas avermelhadas e muito dolorosas.

SENAC/AL, 15

Primeiros socorros: Dar lquidos; Aplicar compressas frias no local e providenciar assistncia mdica.

Queimaduras de 3 grau: So aquelas em que todas as camadas da pele so atingidas, podendo ainda alcanar os msculos e os ossos. Essas queimaduras se apresentam secas, esbranquiadas ou de aspecto carbonizado. Estas queimaduras so graves e representam riscos para vtima, sobretudo se atingirem grande extenso do corpo. Elas so produzidas geralmente por contato direto com chamas, lquidos inflamveis ou eletricidade. Queimadura por fogo: Uma pessoa cuja roupa est em chamas no deve correr, pois o ar ativar as chamas, nem dever ficar de p para no correr o risco de incendiar o cabelo; Primeiros socorros: Deitar a vtima e abafar as chamas com um cobertor, uma manta, um casaco, ou na falta pedir para a vtima rolar no cho; Remover a roupa sobre a rea queimada e prxima a ela, desde que no esteja aderida; Esfriar a vtima em gua fria; Cobrir as feridas com gaze ou pano limpo; Caso esteja consciente, oferecer lquidos e encaminhar a vtima para servio mdico o mais rpido possvel.

Queimadura por substncias qumicas: So causadas na maioria das vezes por cidos, removedores, tintas, etc. Nestes casos, deve-se lavar o local queimado com gua em abundncia para que no reste qualquer resduo de substncia qumica e, em seguida, proteger as feridas com gaze ou pano limpo. No caso de queimaduras por soda custica, no diluda, deve-se limpar as reas atingidas com uma toalha ou pano limpo antes da lavagem.
AFOGAMENTOS

Afogar-se no um risco apenas para quem no sabe nadar. Muitas vezes at um bom nadador se v em apuros por algum imprevisto: uma cimbra, um mau jeito, uma onda mais forte. Tambm inundaes e enchentes provocadas por tempestades podem fazer vtimas de afogamento. Ningum deve se atirar na gua ao primeiro grito de socorro que ouvir. O salvamento de pessoas que se afogam deve ser feito por pessoas treinadas. Portanto, se voc presenciar uma cena de afogamento, a primeira providncia pedir ajuda aos guardasvidas ou mesmo ao Corpo de Bombeiros.
SENAC/AL, 16

O ideal que o socorro seja realizado por dois socorristas: enquanto uma conversa com a vtima, tentando acalm-la, o outro se aproxima por trs e lhe d apoio ou a segura, ajudando a retir-la da gua. Esse procedimento evita que o afogado se agarre a um nico socorrista, tornando difcil e perigoso o salvamento. Como proceder diante de uma vtima que est se afogando: S tente retirar a vtima da gua se voc for treinado para isso; Aps retirar o afogado da gua, avalie o ABC da vida; Verifique se a vtimas teve uma parada respiratria e atue se necessrio; Aquea a vitima; No tente tirar gua dos pulmes nem do estmago da vtima; Na possibilidade de trauma na coluna, muito cuidado com o manuseio e o transporte da vtima; Pea ajuda especializada (mdico, ambulncia, etc.).

CORPOS ESTRANHOS

Um cisco no olho, uma farpa no dedo, um inseto dentro do ouvido, uma espinha de peixe entalada na garganta, um corpo estranho no nariz. primeira vista, so situaes corriqueiras e de fcil soluo, que s vezes o socorrista ou a prpria vtima - pode resolver. Outras vezes, porm, podem provocar problemas srios, exigindo atendimento especializado. Ouvido A presena de um corpo estanho no ouvido, em geral, no caracteriza um problema de urgncia. Sensao de mal-estar e inquietao. Objetos estranhos forem: - Um inseto: Puxe a orelha para trs e dirija um facho de luz para o canal auditivo. Isso serve para atrair o inseto quando ele est se movimentando. Caso o inseto permanea no ouvido, pingue em torno de 3 a 5 gotas de lcool e observe. Se o inseto continuar reagindo, procure atendimento mdico para que possa ser realizada a lavagem do ouvido e a consequente retirada do inseto. - Gros, fragmentos metlicos, etc.: Incline a cabea da vtima para baixo e para o lado do ouvido atingido. Com o punho, ou ela ou voc devem ser leves toques na cabea, no lado do ouvido afetado pelo corpo estanho. No tente retirar o corpo estranho do ouvido com cotonete, pina ou outro instrumento qualquer, pois h o risco de empurr-lo mais para dentro, o que pode afetar o tmpano e provocar at surdez.

SENAC/AL, 17

Nariz Como proceder: Pedir que a vtima mantenha a boca fechada; Comprimir a narina que est livre; Pedir que a vtima tente expelir o ar pela narina obstruda. Esse movimento no deve ser feito com muita fora, a fim de no ferir a cavidade nasal; Quando a vtima for uma criana pequena, dever encaminh-la ao mdico; Jamais introduza qualquer instrumento na narina atingida na tentativa de retirar o corpo estranho, pois isso pode empurr-lo ainda mais para dentro.

Garganta Poder obstruir completamente ou incompletamente as vias areas. Obstruo completa: O ar deixa de passar pelas cordas vocais e a vtima, alm de no emitir qualquer tipo de som, apresenta uma colorao arroxeada. Como proceder: Vtima consciente: Acalmar a vtima; Abraar a vtima pelas costas, posicionando suas mos acima do umbigo dela; Realizar compresses para dentro e para cima do abdome da vtima, observando se ela expele o corpo estranho; No caso de gestante e pessoas obesas, as compresses devem ser feitas no trax, no mesmo local da massagem cardaca (o osso esterno, na linha entre os mamilos); Se a manobra das compresses no der resultado, provavelmente a vtima perder a conscincia, pela falta de oxignio no crebro.

Vtima Inconsciente: Deit-la no cho; Posicionar as mos sobre o umbigo dela e realizar cinco compresses no abdome, para dentro e para cima, tentando expulsar o corpo estranho; Logo aps a quinta compresso, abrir a boca da vtima e tentar visualizar o corpo estranho; Se conseguir v-lo, procurar retir-lo, passando o dedo indicador (protegido) pela lateral do objeto e puxando-o de trs para a frente; Retirado o objeto, fazer duas respiraes artificiais (ventilao boca a boca), no esquecendo do dispositivo de barreira. Se o trax se expandir, sinal de que houve a desobstruo; Se o trax no se expandir, porque ainda existe parte do corpo estranho obstruindo as vias areas. Nesse caso, ser necessrio reiniciar as compresses abdominais.

SENAC/AL, 18

Mesmo aps a expulso do corpo estranho, a vtima pode continuar inconsciente. Nesse caso, o socorrista deve verificar o pulso carotdeo para identificar se ela est em PCR, estando, iniciar rapidamente RCP. Quando no se visualiza o objeto estranho e a vtima estiver inconsciente: Fazer duas respiraes artificiais; Realizar as cinco compresses abdominais, seguindo sempre essas sequncias, ou seja, duas ventilaes e cinco compresses; Providenciar socorro mdico ou a remoo da vtima, fazendo a manobra da respirao artificial durante o transporte.

Obstruo incompleta: Encorajar a vtima a tossir para expelir o corpo estranho, sem, no entanto, bater em suas costas; Encaminh-la para atendimento mdico, caso a medida adotada no surta efeito.

Quando a vtima for um beb: Para desobstruir as vias areas: Sentar-se e apoiar o brao e na perna, ambas do mesmo lado; Colocar o beb sobre o brao apoiado, de barriga para baixo e ligeiramente inclinado; Com a mo, manter a boca do beb aberta, para desobstruir as vias; Dar cinco taponagens nas costas do beb, no sentido do cho; Se no surtir efeito, colocar a criana de barriga para cima, mant-lo ligeiramente inclinado e fazer cinco compresses no trax, usando apenas dois dedos, na mesma regio da massagem cardaca externa; Verificar se h algum corpo estranho na boca do beb e proceder da mesma forma feita com um adulto; Providenciar socorro mdico ou remoo realizando a manobra de reanimao durante o transporte; Nunca se deve introduzir o dedo na boca de uma vtima consciente quando o corpo estranho no estiver visvel.

MORDIDAS E PICADAS DE ANIMAIS

Podem levar o indivduo a um processo de intoxicao, envenenamento desencadeando uma reao alrgica na vtima. Animais peonhentos ou venenosos: So todos aqueles que expelem substncias txicas (venenos) e que tm rgos especficos para a sua inoculao. As serpentes, os escorpies e as aranhas so os seres que mais provocam este tipo de acidente.

SENAC/AL, 19

RAIVA

o maior risco que a mordida de um animal pode trazer, e os animais domsticos, como gato e cachorro, so os que mais contaminam o homem. A transmisso ocorre pela prpria mordida ou por meio de arranho combinado com lambedura de animal com raiva (hidrofobia). A raiva no tem cura e a nica forma de preveno so as campanhas vacinais de animais domsticos. Porm os animais selvagens transmitem a raiva e neste caso no h como realizar a vacinao desses tampouco observar por dez dias como preconizado pelo Ministrio da Sade quando a situao for com animal domstico. Como reconhecer um animal raivoso: Mostra alterao de comportamento; Espuma com baba na boca; No aceita alimentos e gua (hidrofobia); Esconde da claridade; Morre no perodo de cinco a sete dias aps ter contrado a doena.

Sinais e sintomas da pessoa com raiva: Dor de cabea; Febre; Mal-estar; Dor e dificuldade para engolir; Intolerncia ao vento e a luz; Convulso e paralisia respiratria (em situaes graves).

O tratamento de emergncia consiste em: Lavar o ferimento com bastante gua e sabo; Encaminhar a vtima para o posto de sade mais prximo, onde ser realizada uma avaliao. A vtima ir tomar as vacinas contra raiva como tambm poder existir a necessidade de alm das vacinas o soro antirrbico ter que ser administrado.

SERPENTES

So classificadas em: No-venenosas No provoca manifestaes gerais, mas pode causar alteraes locais, como dor moderada e, eventualmente, discreta inchao. Venenosas Pode levar a vtima morte, caso no sejam tomadas providncias de imediato.

SENAC/AL, 20

Como o veneno se difunde para os tecidos nos primeiros 30 minutos aps a picada, a ao do socorrista precisa ser rpida, seja qual for a cobra que tenha provocado o acidente. Como proceder: Acalmar a vtima; Manter ela deitada; Pedir que ela no se movimente; Retirar anis; Lavar o local com bastante gua corrente; Manter sempre que possvel, a regio atingida pela picada abaixo do nvel do corao; Remover a vtima rapidamente para o local mais prximo que disponha de soro anfiodfico nico tratamento eficiente para combater os males causados por serpentes venenosas.

O que no se deve fazer: Dar bebida alcolica a vima; Fazer garrote ou torniquete; Fazer incises ou cortes no local da picada; Deixar a vtima deambulando at o atendimento mdico; Os primeiros socorros so teis e importantes at 30 minutos depois da picada; Rapidez no atendimento.

Como evitar acidentes com serpentes: No andar descalo em locais onde haja suspeita de existncia desses animais. O ideal o uso de botas de cano longo; A presena de muitos roedores poder indicar ser um sinal da presena de serpentes; No mexer com cobras, mesmo que estejam mortas. Principalmente, aqueles que residem, trabalham ou costumam acampar em reas de muita vegetao devem procurar informaes nas secretarias estaduais de sade quanto localizao dos servios que dispem de soro antiofdico.

Escorpies e aranhas: Cerca de 4% das vtimas morrem, segundo o Instituto Butant. Como proceder: Manter a vtima no mais completo repouso, enquanto providencia e aguarda atendimento mdico; Lavar o local afetado com gua corrente.

Ateno: com quintais, no acumular sujeira, restos de construo.


SENAC/AL, 21

INSETOS

Sinais e sintomas: Dor intensa; Inchao na regio da picada; Nusea; Vmito; Tontura; Transpirao; Rigidez muscular; Dificuldade para respirar; Manchas avermelhadas na pele; Coceira no local; Convulses e coma.

Como proceder: Manter a vtima em repouso, enquanto aguarda assistncia mdica; Aplicar compressas geladas na rea afetada, para aliviar a dor; Sempre que possvel levar o animal agressor; Remover a vtima com segurana.

Conduta geral de urgncia: As mordidas ou picadas de animais podem causar problemas graves, como j foi visto. Por isso importante reforar algumas medidas que podem auxiliar no tratamento das vtimas: Sempre que possvel, levar o animal causador do acidente para identificao. Pelo exame do animal, pode-se reconhecer, pelo menos, a que gnero pertence e assim administrar o soro especificamente indicado para o caso; Remover, com urgncia, a vtima para o local mais prximo que disponha de recursos para tratamento com soro (hospital, pronto-socorro, etc.).

INTOXICAES

A gravidade do envenenamento depende da idade e da suscetibilidade do indivduo, bem como da quantidade, do tipo, grau de toxicidade e via de ingesto da substncia. Em geral, o veneno destri ou pelo menos prejudica o lugar por onde passa ou se instala. Pode irritar os olhos, pulmes, a pele e tambm causar danos em todo o organismo, quando vai para o sangue. A substncia txica pode penetrar por qualquer via. As mais comuns, por ordem de frequncia, so a boca, o nariz e a pele. O tratamento adequado a ser aplicado depende do tipo de veneno e da reao da vtima, mas nem sempre possvel identificar o que causou o problema. s vezes, a pessoa ignora sua exposio
SENAC/AL, 22

substncia txica, ou fica impossibilitada de comunicar por j se encontrar inconsciente. Quando a vtima puder se comunicar, importante que conte o que aconteceu, h quanto tempo e, se souber, a substncia causadora da intoxicao. Tambm se deve perguntar se ela j tomou alguma providncia e qual. Essas informaes vo ajudar muito a quem estiver atendendo a vtima, pois o tratamento visa eliminar a substncia txica, neutralizar sua ao e combater seus efeitos. Intoxicao por Alimentos Mesmo os alimentos que so consumidos diariamente podem provocar intoxicao, se estiverem deteriorados - por terem sido guardados fora da geladeira, por exemplo - ou poludos por substncias qumicas - o caso dos frutos do mar e tambm das verduras e frutas que so cultivadas com muito inseticida. Sinais e Sintomas: Enjoo; Vmito; Diarreia; Suor abundante (sudorese); Palidez; Febre; Dor no abdome por irritao gstrica ou por clica intestinal.

Nesse Tipo de Intoxicao, o Socorrista Deve: Manter a vtima deitada aps o vmito; No dar remdio para interromper a diarrea; Procurar orientao mdica; Iniciar o mais rpido possvel a reidratao, com o soro caseiro.

Como Preparar o Soro Caseiro: Misturar, em um copo (200ml) com gua filtrada ou fervida, uma medida (parte menor) rasa de sal e duas medidas (parte maior) rasas de acar. Preparar o soro caseiro muito simples, mas para que ele seja eficaz importante usar a colher-medida oficial, distribuda gratuitamente nos postos de sade ou na pastoral da criana de cada municpio. So muitas as providncias que auxiliam a prevenir a intoxicao alimentar. Veja algumas delas. S consumir produtos cujo rtulo contenha tanto o registro do rgo fiscalizador quanto o prazo de validade. Conservar alimentos cozidos, de um dia para o outro, na geladeira. Desprezar latas amassadas, enferrujadas, estufadas ou que apresentem espuma ou vazamento. S comprar e consumir carnes vermelhas ou brancas e frutos do mar (camares, ostras, mexilhes) que estejam frescos, e cuja origem seja conhecida.
SENAC/AL, 23

Intoxicao por Medicamentos Azia; Nuseas e vmitos; Diarreia; Sonolncia; Sensao de fraqueza; Suor; Palidez; Inconscincia; Dificuldade respiratria; Parada cardiorrespiratria.

Intoxicao por Substncias Qumicas Pode acontecer por ingesto (via oral), inalao (respirao) e pelo contato direto com a pele. Ingesto: Sinais e sintomas da vtima: Respirao ou hlito com cheiro de veneno ou txico; Lbios azulados ou arroxeados; Dor ou sensao de ardncia na garganta ou estmago; Inconscincia, perturbao mental ou mal-estar sbito; Vmito.

Como proceder nesse caso se a vtima estiver inconsciente: Eliminar restos de vmitos ou alimentos da boca da vtima; Deixar a vitima agasalhada at o socorro chegar ou lev-la o mais rpido possvel ao atendimento mdico.

Inalao: Sinais e sintomas da vtima: Dor de cabea; Sonolncia; Enjoo; Fraqueza muscular; Respirao difcil; Inconscincia (nos casos graves); Mudana da cor da pele (nos casos graves).

SENAC/AL, 24

Como proceder nesse caso: Afastar a vtima do ambiente/local contaminado e lev-la para um lugar arejado; Observar o ritmo do pulso e respirao; Manter a vtima quieta e agasalha; Encaminh-la imediatamente para o atendimento mdico.

Nesse tipo de socorro, o socorrista deve tomar cuidado para no se transformar tambm em uma vtima expondo-se ao mesmo veneno. Os casos de intoxicao por inalao podero ser evitados quando tomadas algumas providncias: Fecharo registro de gs aps o uso; Ao abrir substncias txicas abrir portas, janela para deixar o cheiro sair; No deixar o carro ligado em ambientes fechados.

Intoxicao por Plantas Venenosas Intoxicao por Drogas


ABERTURA DAS VIAS AREAS

Inclinao da cabea e Elevao do queixo; O socorrista, posicionado ajoelhado no cho ao lado da vitima, estando esta em decbito dorsal, ir proceder abertura das vias areas; Apoiando uma das mos na testa e os dedos: indicador e polegar da outra mo no queixo da vtima, o socorrista empurrar ligeiramente a testa para baixo e o queixo para cima. (Tcnica de inclinao da cabea e elevao do queixo); Ouvir/sentir a respirao da vtima; observar os movimentos torcicos e abdominais, causada pelos fluxos de inspirao e expirao; Este procedimento recomendado para vtimas que no apresentam suspeitas de traumatismos de coluna cervical.

Abertura das vias areas por elevao do ngulo da mandbula uma manobra empregada como alternativa para se proceder desobstruo das vias areas. Por no haver a inclinao da cabea da vtima, uma tcnica segura para aquela com suspeita de trauma cervical; O socorrista dever estar ajoelhado por trs da cabea da vtima. Os ngulos da mandbula sero segurados com os dedos: indicador mdio e anular de ambas as mos, uma de cada lado do rosto; Com os dedos polegares de ambas as mos apoiados no queixo, a mandbula ser empurrada para a frente; fundamental que a cabea da vtima no se incline nem para os lados e nem para trs; uma manobra com maior nvel de dificuldade tcnica de ser realizada, alm de levar o(s) socorrista(s) rapidamente ao cansao.
SENAC/AL, 25

Meios para ventilao mecnica: Boca a boca; Mscara de bolso; Ambu com ou sem oxignio.

REFERNCIAS - SENAC.DN. Primeiros Socorros: como agir em situaes de emergncias. Jos Mrcio da Silva Silveira; Mercild Bartmann & Paulo Bruno. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2006.144p. II. - www.bombeirosemergncias.com.br.

SENAC/AL, 26

You might also like