You are on page 1of 28

1.

APRESENTAO DO PLANO DE NEGCIO O aumento da participao da mulher no mercado de trabalho, a precoce independncia financeira dos jovens e a correria da vida urbana moderna permitiram o surgimento de produtos e servios destinados a quem deseja rapidez e praticidade na alimentao. Atualmente podemos verificar a dificuldade de se consumir frutas fora de casa, uma vez que os adultos esto mais voltados rotina de trabalho, com pouco tempo e disposio e em especial a falta de hbito para o preparo de alimentos em casa, por isso a praticidade to levada em considerao. Um dado significante refere-se ao salto qualitativo do agronegcio brasileiro. Pesquisa cientifica e inovao tecnolgica elevaram a produtividade e excelncia no campo, gerando frutas com fartura e qualidade. Outro fator importante no mercado foi a aumento da preocupao com sade por parte dos brasileiros como podemos verificar na pesquisa que o Jornal Nacional encomendou ao Ibope pra saber quais so as maiores preocupaes dos brasileiros. Os entrevistados selecionaram os temas com base numa lista. O resultado da pesquisa revela desafios que o Brasil ainda precisa vencer, mas tambm conquistas que precisam ser preservadas. Os pesquisadores entrevistaram 2.002 pessoas em 141 municpios, em todas as regies do pas. As opinies so de brasileiros e brasileiras acima de 16 anos, de todas as classes sociais. A pesquisa foi feita entre 17 e 24 de junho e a margem de erro de dois pontos percentuais. Os entrevistados foram apresentados a dez temas em ordem alfabtica: custo de vida, educao, emprego e salrio, habitao, infraestrutura, que envolve, por exemplo, estradas, portos e fornecimento de energia. E tambm meio ambiente, saneamento, sade, segurana pblica e transporte pblico. E a pergunta era: "Dessa lista, quais so as maiores preocupaes para voc e sua famlia?".

A maior preocupao dos brasileiros, segundo o Ibope, a sade. Aparece disparada na frente. Foi a escolha de 41% dos entrevistados. Entre as regies do pas, as que mais se preocupam com esse assunto so Norte e Centro-Oeste. Assim, a necessidade de alterao do padro alimentar do brasileiro justificase: 6% dos casos estudados so formados por obesos e 34% tm sobrepeso. Hipertenso tem presena em aproximadamente 11% dos domiclios e diabete em 6%. As principais conseqncias de uma alimentao com reduzido consumo de frutas, verduras e legumes so: - Aumento da obesidade entre crianas, adolescente e adulto; - Tendncia de aumento constante de custos na rea da sade; - Aumento da ocorrncia de doenas, principalmente diabetes, hipertenso, colesterol, alm de doenas autoimunes, AVC, derrame, cncer, problemas intestinais, entre outras. - Qualidade da Alimentao passa a ser vista como questo de sade pblica. Por fim, as campanhas para o consumo saudveis e nutritivos contribuem pra a demanda por esses produtos. E assim acreditamos que muitas empresas incentivem a divulgao da nossa empresa aos seus funcionrios j que se trata de uma oportunidade de contribuir para a sade dos mesmos e assim contribuir para que se alcance melhores resultados. 2. PLANO DE NEGCIO 2.1 Definio O Plano de negcio um documento escrito que descreve, analisa minuciosamente um negcio em particular. Este fornece informaes detalhadas e completas sobre um plano de negcios a curto e longo prazos.

O plano de negcio contm uma srie de informaes que visam transmitir aos potenciais investidores um conhecimento aprofundado do negcio. Assim, os investidores sero capazes de entender os pontos fortes e fracos do negcio, identificando seu potencial atual. De acordo com o pensamento moderno, a utilizao de planos estratgicos ou de negcios um procedimento dinmico, sistmico, participativo e continuo para a determinao dos objetivos, estratgias e aes da organizao; assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanas do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizaes. uma ferramenta que concilia estratgia com a realidade empresarial. O plano de negcio um documento vivo no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja til na consecuo dos objetivos dos empreendedores e de seus scios.

3. OBJETIVO 3.1. Conceito Objetivos de forma ampla so valores e finalidades de uma organizao expressada em expectativas futuras. Os objetivos formais fazem parte da misso da empresa e determinam o tipo de estratgia e de estrutura que adotar e tipos de processos, e so mostrados visivelmente para o conhecimento de funcionrios e clientes. Sendo assim, podemos resumir o conceito de objetivo da seguinte forma: - Metas mensurveis e especificas; - O que a empresa precisa fazer para alcanar sua misso? - Influenciar os outros elementos do processo de gerenciamento estratgico; - importante definir Indicadores de Desempenho que permitam a posterior avaliao dos resultados alcanados.

3.2. Nosso objetivo Objetivo de Crescimento: Aumentar o faturamento em 25% a.a Objetivo de Rentabilidade: Atingir a rentabilidade de 35% a.a Objetivo de Participao de Mercado: Ter 40 % do mercado at 06/2013. Objetivo de Produtividade: Aumentar a produtividade em 30% at 06/2013.

4. QUEM SOMOS A Health Fruit uma empresa brasileira localizada na cidade de So Paulo, especializada em selecionar e distribuir diariamente em empresa frutas frescas e prontas para o consumo. 4.1. Nosso slogan: Agilidade, praticidade e sade

5. MISSO 5.1. Definio a razo de ser da organizao. 5.2. Nossa misso

A misso da Health Fruit levar at as pessoas que trabalham fora frutas de qualidade e prontas para o consumo, promovendo assim hbitos saudveis e ajudando estas pessoas a se sentirem mais dispostas e mais produtivas.

6. VISO 6.1. Definio Pode ser concebida como um cenrio desejado ou uma intuio, um sonho, uma vidncia. 6.2. Nossa Viso Tornar-se uma referncia na seleo, distribuio e na qualidade das frutas entregues em empresas. 7. VALORES 7.1. Definio Devem ser definidos como crenas bsicas para a tomada de deciso na empresa. 7.2. Nossos Valores - Comprometimento com a qualidade de nossos produtos; - Prestao de servio com excelncia; - Transparncia; - Compromisso.

8. ESTRUTURA LEGAL

8.1 Dados da organizao e contratuais - Tipo Societrio: A Health Fruit Ltda uma Sociedade Limitada composta por quatro scios. Contrato Social: Elaborao e apresentao do contrato social do Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas. Neste contrato esto as clusulas exigidas pela legislao em vigor. 8.1.2. Scios: Fernanda Aparecida da Silva Queiroz, Karina dos Santos Monteiro, Marcos e Valria de Oliveira Arajo Celestino. 8.1.3. Denominao (nome fantasia): Health Fruit 8.1.4. Capital da Sociedade: R$ 200.000.00 8.1.5. Proporo das cotas: Fernanda A. da Silva Queiroz - 40% do Capital Social Karina dos Santos Monteiro - 20% do Capital Social Marcos Jos Alves de barros - 20% do Capital Social Valeria Oliveira A. Celestino - 20% do Capital Social 8.1.6. Atribuio dos Scios: - Fernanda - Gesto Administrativa e Financeira Gerenciamento, desenvolvidas administrao na empresa, e acompanhamento e das atividades treinamento,

recrutamento

seleo,

administrao contbil. - Valria - Marketing

Analise de oportunidades e fraquezas, elaborao de estratgias de marketing e divulgao. - Karina - rea Comercial - Contato com clientes, ps-vendas, responsvel pelo departamento de SAC, aumentar a rede de clientes. - Marcos - Produo Gerenciamento da produo e distribuio, contato com fornecedores. 8.1.7. Participao dos Lucros e resultados Os lucros e resultados sero divididos conforme a composio das cotas vigentes. 8.1.8. Obrigaes legais Os scios respondem subsidiariamente pelas obrigaes sociais.

9. LOCALIZAO A localizao do ponto comercial representa uma deciso relevante. Embora o atendimento possa ser realizado em local indicado pelo cliente, o empreendedor deve ter um espao para recepo de clientes e discusso de propostas e oramentos. Para a escolha do local foram levados em considerao os seguintes pontos: - O imvel atende s necessidades operacionais referentes localizao, capacidade de instalao do negcio, possibilidade de expanso, caractersticas da vizinhana e disponibilidade dos servios de gua, luz, esgoto, telefone e internet.

- O ponto de fcil acesso, possui estacionamento para veculos, local para carga e descarga de mercadorias e conta com servios de transporte coletivo nas redondezas. - O local no est sujeito a inundaes ou prximo a zonas de risco. 9.1. Nossa Localizao A escolha do local de instalao da empresa foi determinado por pesquisa levando em considerao o fcil acesso as principais avenidas como a Avenida Bandeirante do Sul, Avenida Marginal Tiet e a Rodovia Presidente Dutra, entre outras vias e ruas que nos dar melhor flexibilidade e acessibilidade aos fornecedores e empresas contratantes. Endereo: Rua Maria Cndida, 1925 - Vila Guilherme - So Paulo; Salo comercial, bem iluminado, arejado, com cozinha e banheiro amplo; rea: 230m; Preo: R$ 2.000,00 (mensais).

10. ESTRUTURA Galpo possui uma rea para acomodar bancadas, mesas de trabalho, geladeiras, pias, mquinas de lavar loua e armrios de utenslios. Depsito de matria-prima para acomodar os diversos tipos de produtos. Escritrio.

10. EQUIPAMENTOS Basicamente sero necessrios:

- Cmaras frias; - Contendores para lavagem; - Mesas de ao inox e polietileno; - Seladoras para encolhimento; - Mveis e utenslios de cozinha; - Mesas, cadeiras e materiais de escritrio; - Telefone aparelha de fax, microcomputador e impressora; - 1 Gerador de energia; - 3 veculos refrigerados.

11. QUADRO DE PESSOAL Equipe de colaboradores formada por: - 01 Assistente administrativo: ajuda a manter o controle financeiro da empresa, gerir o sistema de faturamento, contas a pagar e receber, controle de estoque, compras e oramento, garantir o cumprimento das normas e procedimentos e apresentar relatrios gerenciais. - 05 Operadores: responsvel por lavar e manipular alimentos, manter os alimentos de forma limpa e organizada, supervisionar a disposio dos utenslios, acondicionar e embalar os alimentos e receber os pedidos do delivery. - 03 Motoristas: responsvel pelo transporte e entrega dos cestos de frutas. 11.1. Planejamento de recursos Humanos

Planejar recursos humanos antecipar sobre o tipo de fora de trabalho e os talentos necessrios para atingir os objetivos organizacionais num determinado tempo ou perodo. Em nossa empresa consideramos que esse planejamento muito importante, pois afeta diretamente o sucesso da empresa. Atravs deste planejamento possvel verificar a necessidade dos colaboradores para todas as atividades e os requisitos que precisam ter. 11.2. Recrutamento Qualificaes necessrias: - Assistente administrativo: Formado ou cursando graduao de empresas, idade mnima de 21 anos. O candidato precisa ter uma experincia mnima de 1 ano. Perfil: Ter iniciativa, possuir amplo conhecimento em finanas e contabilidade, agilidade, ser proativa, trabalhar sobre presso, ser simptica. - Operadores: Ensino mdio completo, idade mnima de 18 anos. No ser necessria experincia, pois o trabalho ser ensinado. muito importante que estes profissionais sejam geis, disposto a aprender, cuidadoso, prestativo, deve tambm ser extremamente higinico, cuidadoso e interessado em novas receitas. As mulheres devem utilizar cabelos presos, cobertos com redes ou toucas, e retirar brincos, pulseiras, anis, aliana, colares, relgio e maquiagem. Os homens devem evitar bigodes, barba e costeleta. O uniforme deve ser usado somente na rea de preparo dos alimentos, com troca diria. - Motoristas: Ensino Mdio completo, idade mnima de 21 anos. Necessria experincia mnima de 1 ano na funo e possuir carteira de habilitao categoria D. O profissional precisa ter timos conhecimentos na regio de So Paulo e arredores, ser cuidadoso, educado e proativo. 11.3. Salrios e Benefcios - Assistente administrativo R$ 1.300,00

- Operadores R$ 800,00 - Motoristas R$ 1.000,00 Benefcios: Vale transporte, Seguro de vida, Vale refeio. - Futuramente pretende-se implantar Assistncia mdica e cesta bsica. 11.4. Treinamentos Todos os funcionrios contratados passaro por treinamento e integrao para que estejam alinhados com o projeto da empresa. Os scios tambm faro especializaes na rea de industrializao e manipulao de frutas.

12. ORGANIZAO DO PROCESSO PRODUTIVO O processo produtivo pode ser dividido nas seguintes etapas: 01. Recebimento: trata-se da prpria recepo dos produtos. Esta etapa pode acarretar danos fsicos para frutas quando realizadas diretamente em uma esteira de recebimento. Esta operao pode ser automatizada com o uso de caixas plsticas ou de madeira. 02. Seleo: caracteriza-se pela retirada e eliminao antes da classificao de frutos danificados e deformados. A eliminao de frutos com doenas evita a sua disseminao. O posicionamento do trabalhador durante a operao importante, pois se trata de um trabalho repetitivo. 03. Limpeza: esta etapa influencia intensamente a qualidade do produto final. A lavagem realizada por imerso em tanques, por jatos de gua na forma de spray ou gotas ou por canos perfurados. Estudos recentes demonstram que o spray proporciona economia na quantidade de gua aplicada, bem como uma maior eficincia no sistema de limpeza. A qualidade da gua na

linha de beneficiamento deve ser monitorada, com captao afastada da rede de esgoto ou qualquer outra fonte de contaminao. Cloro um importante sanitizador, que limita a disseminao de doenas no tanque de gua. 4. Classificao: os equipamentos de classificao podem ser de sistema mecnico ou eletrnico. O mecnico classifica os produtos em tamanho e utilizam a correia de lona furada, rolete transversal e longitudinal, taa ou bandeja. J o eletrnico pode classificar os alimentos por dimetro, peso ou cor. 5. Embalagem: As frutas sero embaladas individualmente em sacos plsticos e para serem entregues sero acondicionadas em para serem entregues nas empresas. Os cestos sero reciclveis e a cada entrega ser recolhido e substitudo por outro. 6. Resfriamento: frutas e hortalias, em geral, possuem altas taxa metablica, podendo ocasionar perda na qualidade do produto quando no exposta a uma temperatura adequada de armazenamento e transporte. 7. Carregamento: as transferncias dos cestos com os produtos para o veculo de transporte podem ser realizadas. 8. Transporte: o transporte responsvel pela maior porcentagem de danos fsicos dos alimentos. Portanto, condies adequadas de transporte so fundamentais para a integridade e qualidade dos produtos. O transporte ser feito por veculos refrigerados.

13. PLANO DE MARKETING 13.1. O que um plano de marketing Um plano de marketing um documento escrito que detalha as aes necessrias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou servio, ou para as linhas de

produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano de marketing deve basear-se numa slida estratgia de marketing, caso contrrio este ser de pouca utilidade. Plano de Marketing deve ser entendido como um complemento ao Plano de negcios e como um instrumento indispensvel ao desenvolvimento da empresa. Em sntese o plane amento de marketing divide-se em duas etapas: a Anlise de Mercado e a Planificao de Marketing. A primeira tem como principal objetivo sistematizar toda a informao necessria para o desenvolvimento dos objetivos. Para se obter uma estratgia correta necessrio ter conhecimento da realidade da empresa, dos seus produtos, dos seus mercados, da sua concorrncia e das tendncias de evoluo. Dentro desta etapa encontram-se duas fases: o Desenvolvimento dos Objetivos e a Identificao das Oportunidades. Na primeira fase so definidas claramente as linhas de produtos, os segmentos de mercado a atingir e as estratgias da concorrncia. O conjugar destes fatores cria as condies para identificar as ameaas e as oportunidades, potenciais ou reais, que vo determinar toda a planificao de marketing. Dentro da Planificao de marketing (2 etapa) encontram-se tambm duas fases: A Formulao Estratgica de Marketing e o Desenvolvimento do Plano. Na primeira fase constri-se a estratgia propriamente dita, aproveitando as oportunidades e minimizando as ameaas. S depois se passa ao terreno operacional, definindo-se o prprio Plano de Marketing.

13.2. O que so Os 4 Ps. O Marketing mix ou Composto de marketing formado por um conjunto de variveis controlveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado. 13.2.1. Definio de Produto

Tudo o que se refere ao produto ou servio em si, como formulao fsica, caractersticas, produo, qualidade, marca, design, embalagem, etc. 13.2.1.1. Produtos comercializados Ameixa, Maa, Banana, Pra, Goiaba, Nectarina, Pssego, Caqui,

Carambola, Morango. * As frutas podero ser mudadas de acordo com a safra. 13.2.2. Definio de Preo Custo: poltica de preos, descontos, e formas e prazos de pagamento. Processo de definio de um preo para o produto, incluindo descontos e financiamentos, tendo em vista o impacto no apenas econmico, mas tambm psicolgico de uma precificao. O responsvel por essa rea deve cuidar da lista de preos e passar aos vendedores os descontos por quantidades adquiridas e, principalmente, se o preo ser competitivo diante da concorrncia. Para o cliente o "nosso" Preo deve oferecer a melhor relao entre custo e benefcio. Tambm conhecida como os 4ps, mas no tem nada a ver com o que acontece com o produto em si, mas sim... - Produto Base - Produto Base + Servio - Necessidades Alargadas. 13.2.2.1. Preos que sero praticados - Cesto com 25 frutas: R$ 30,00 - Cesto com 40 frutas: R$ 45,00 - Cesto com 60 frutas: R$ 60,00 13.2.3. Definio de Praa

Convenincia: tarefas necessrias para apresentar o produto ou servio ao consumidor, para que ele possa compr-lo e consomem-lo, canais de distribuio, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte. Preocupa-se com a distribuio e refere-se aos canais atravs dos quais o produto chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horrios e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Alm disso, o responsvel por essa rea deve saber exatamente que canais de distribuies utilizar, o seu tamanho e a rea geogrfica que ser coberta logisticamente. Para o "nosso" cliente a sua distribuio deve ir ao encontro das necessidades e maior convenincia do mesmo. Essa varivel abrange o estudo dos canais de distribuio. 13.2.3.1. Nossa Praa As frutas sero entregues em empresas, por meio dos nossos veculos, pois isso nossos canais de distribuio so funcionrios de empresas em geral. Os pedidos dos cestos de frutas podero ser feitos por telefone, fax, e-mail ou site. 13.2.4. Definio de Promoo Comunicao: todas as tarefas de comunicao que visam promover o consumo do produto ou servio, promoo de vendas, publicidade, fora de vendas, relaes pblicas, marketing direto, propaganda, etc. Inclui a propaganda, publicidade, relaes pblicas, assessoria de imprensa, boca-a-boca, venda pessoal e refere-se aos diferentes mtodos de promoo do produto, marca ou empresa. 13.2.4.1. Nossa estratgia de promoo As primeiras estratgias de promoes sero a distribuio de panfletos prximos s empresas. Neste folheto ter as informaes do nosso servio e as formas de contato;

Contaremos tambm com o boca-boca, prestando sempre um timo servio para que nossas referencias se espalhem; Faremos tambm parcerias com restaurantes e edifcios para deixarmos panfletos para seus clientes / funcionrios; Ser feita a publicao em jornais como Destak, Metr, etc. Pois so jornais gratuitos e por isso de grande circulao em So Paulo e tambm com um custo de anuncio baixo em comparao aos demais jornais. Na internet usaremos os recursos: - Site da empresa com todas as informaes da empresa e produtos, meio de fazer pedidos e vrios informaes de hbitos saudveis com dicas de alimentao, esporte etc; - Facebook Blog, e Twitter onde sero postadas informaes dirias, curiosidades sobre hbitos saudveis, divulgao de eventos de amigos, seguidores e fs para cultivar uma rede de parceiros, sero realizados concursos, sorteios e premiaes. - Newsletters; - Malas Diretas. Teremos como objetivo importante acompanhar todos os resultados de nossas aes, inclusive os inesperados. Para aproveitar as oportunidades existentes e melhorando o que for necessrio. Extraindo assim o que h de melhor em redes sociais. E importante mencionar o baixo custo versus o amplo alcance destas aes.

13.3 Anlise Swot 13.3.1. Definio

A Anlise SWOT ou Anlise FOFA (em portugus) uma ferramenta utilizada para fazer anlise de cenrio (ou anlise de ambiente), sendo usado como base para gesto e planejamento estratgico de uma corporao ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de anlise de cenrio, desde a criao de um blog gesto de uma multinacional. A Anlise SWOT um sistema simples para posicionar ou verificar a posio estratgica da empresa no ambiente em questo. A tcnica creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas dcadas de 1960 e 1970, usando dados da revista For tune das 500 maiores corporaes. O termo SWOT uma sigla oriunda do idioma ingls, e um acrnimo de Foras (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaas (Threats). Foras e Fraquezas (Strenghts e Weakness, S e W) so fatores internos de criao (ou destruio) de valor, como: ativos, habilidades ou recursos que uma companhia tem sua disposio, em relao aos seus competidores. J as Oportunidades e Ameaas (Opportunities e Threats, O e T) so fatores externos de criao (ou destruio) de valor, os quais a empresa no pode controlar, mas que emergem ou da dinmica competitiva do mercado em questo, ou de fatores demogrficos, econmicos, polticos, tecnolgicos, sociais ou legais. Uma organizao deve tentar se adaptar ao seu ambiente externo. A anlise S.W.O.T. uma ferramenta excelente para analisar as foras e fraquezas internas de uma organizao, e as oportunidades e ameaas externas que surgem como conseqncia.

13.3.2. Oportunidades

- Crescimento em 10,6 % do consumo de frutas em oitos anos no Brasil; - Mudana cultural, ou seja, o brasileiro est mais preocupado com sua sade e cada vez procurando ter hbitos saudveis como o consumo de frutas; - Facilidade de entrada no mercado. 13.3.3. Ameaas - Com o aumento no consumo de frutas e a facilidade de entrada nesse tipo de negcio, poder mais surgir concorrentes com a mesma prestao de servio. 13.3.4. Foras - Nosso tipo de servio ainda no muito conhecido no mercado e segue uma tendncia de consumo saudvel; - Teremos uma estrutura est preparada para atender nossos clientes. 13.3.5. Fraquezas - Seremos uma empresa nova no mercado, portanto teremos um pouco de dificuldade para tornar a marca conhecida; -Nossa comunicao est voltada para um pblico especifico e no para o geral deixando de atingir a massa. 13.4. Benchmarking Benchmarking um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparaes de processos e prticas" para identificar o melhor do melhor e alcanar um nvel de superioridade ou vantagem competitiva. Ao contrrio de outras ferramentas de planejamento, o Benchmarking encoraja as companhias a procurar, alm de suas prprias operaes ou indstrias, por fatores chaves que influenciem a produtividade e os resultados. Essa

filosofia pode ser aplicada a qualquer funo, o que geralmente produz melhores resultados quando implementado na companhia como um todo. os Benchmarkings podem ser:

Benchmarking Interno O benchmarking interno ele acontece dentro da organizao. Exemplo, quando o setor de Compras visita o setor de Informtica para obter determinada informao. Benchmarking Externo Ele ocorre entre diferentes organizaes para avaliar a produtividades dos seus concorrentes. Esse modelo de Benchmarking mais difcil que o interno. Benchmarking No Competitivo Esse ocorre em empresas que no so concorrentes em um determinado mercado. Benchmarking Competitivo J o Benchmarking competitivo ocorre entre empresas do mesmo mercado. Benchmarking de Desempenho Esse para avaliar principalmente os resultados das organizaes. Benchmarking de Prticas Avaliam os processos, procedimentos, cultura organizacional, est focada em avaliar o modo de se organizar e trabalhar. A Health Fruit utiliza os processos de Benchmarking Interno e Benchmarking de Praticas.

14. MACROAMBIENTE 14.1. Definio A expresso macro ambiente (tambm chamado envolvente contextual) designa um conjunto de variveis contextuais no diretamente controladas pela empresa, mas que afetam o seu desempenho e influenciam as suas estratgias e o seu processo decisrio. Fazem parte do macro ambiente variveis como o contexto econmico, demogrfico, social, poltico-legal, tecnolgico, etc.: - Contexto econmico: inclui variveis como o crescimento da economia, a taxa de inflao, a taxa de inflao, taxa de desemprego, taxas de cmbio, evoluo do consumo privado, taxa de poupana, entre outros. - Contexto social: inclui variveis como a estabilidade social, estilos de vida, valores sociais, religio e a prpria cultura. - Contexto poltico legal: inclui a estabilidade poltica, as polticas econmicas, a legislao laboral, enquadramento legal, fiscal idade e poltica de incentivos. - Contexto tecnolgico: inclui todas as inovaes tecnolgicas quer ao nvel do produto, quer do processo, a legislao sobre proteo de patentes, incentivos investigao e desenvolvimento. - Contexto demogrfico: Crescimento demogrfico, densidade demogrfica, distribuio espacial, composio etria e tnica, entre outros.

- Contexto ecolgico: Meio ambiente fsico e natural que circunda o sistema organizacional. 14.2. Nosso posicionamento quanto s variveis do macroambiente - Contexto econmico: O Brasil est em um bom momento de sua economia e nveis de emprego equilibrados preservando assim nosso mercado, alm

disso, nosso pas est entre os grandes produtores de frutas nos proporcionando uma atuao mais segura. - Contexto social: Temos uma prestao de servio relacionado aos hbitos da vida moderna com pessoas que cada vez tem menos tempo de preparar suas refeies, mas que se preocupam com sua sade. - Contexto poltico legal Temos toda a regulamentao necessria que so: - Registro da empresa nos rgos: Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual da Fazenda, Prefeitura do Municpio tratandose do alvar de funcionamento; Enquadramento na Entidade Sindical Patronal, Cadastramento junto Caixa Econmica Federal no sistema Conectividade Social INSS/FGTS e Corpo de Bombeiros Militar. - Obteno do alvar de licena sanitria. - Alvar de Localizao Municipal, Alvar Sanitrio, Corpo de Bombeiros, Afixao de documentos em locais visveis. - Contexto tecnolgico estamos sempre em busca de atualizaes como total participao em redes sociais para divulgao do nosso servio e tambm sempre buscando formas tecnolgicas de otimizar nosso processo produtivo. - Contexto Demogrfico: mesmo que existam alteraes na populao ou demisses de funcionrios no seremos grandemente afetados, pois podero ocorrer nossas admisses e atenderemos a empresas de diferentes localidades. - Contexto ecolgico nosso produto est diretamente ligado colheita, por isso se houver excesso ou falta de chuvas seremos afetados, nos cabendo procurar fornecedores em outras regies.

15. MICROAMBIENTE 15.1. Definio So os fatores internos da empresa e que se fazem possveis de serem controlados. Como os fornecedores, intermedirios de marketing, concorrentes e o consumidor. Fornecedores so aqueles que fornecem os suprimentos necessrios para que minha empresa e mantenha ativa, com uma anlise de preo dos insumos se esse fornecedor no estiver atendendo essa necessidade bsica do negcio ele pode ser trocado por outro fornecedor, pois o preo praticado por ele poder prejudicar minhas vendas sendo esta uma estrutura de ambiente que pode vir a ser controlado, pois eu posso resolver esse problema de forma plena. Intermedirios de marketing so aqueles que ajudam a promover a minha marca, como promotores, representantes e empresas de distribuio que alm de promover tambm revendem e negociam os produtos da empresa, e existem os que financiam como bancos e financeiras. Concorrentes so aqueles de quem se faz necessria obteno de informaes para obter vantagem estratgica e fazer com que o mesmo no venha a comprometer a consolidao da minha marca e que a qualidade do meu produto conte mais que o preo e a promoo dele. Consumidor consiste em qualquer grupo de pessoas que possuam um interesse em algum produto da empresa ou que possam vir a serem consumidores em potencial. 14.2. Nosso posicionamento quanto s variveis do microambiente - Fornecedores: Temos vrias opes de fornecedores. Nossos produtos so homogneos e como muitas opes de locais de compra como agricultores, atacadistas, CEAGESP etc. Por utilizarmos veiculo prprio, temos a flexibilidade de comprar com mais oportunidade de escolha e negociao.

- Concorrentes: Nossos concorrentes ainda so poucos e tambm novos no mercado, por isso no so fortes, tendo assim uma concorrncia equilibrada. - Consumidor: Nosso produto est direcionado para trabalhadores em geral. Pelo tipo de prestao de servio muitos clientes se tornaram fixos, porm a buscas por nossos consumidores ser constante.

15.

PLANO DE CONTINUIDADE 15.1. Conceito O Plano de Continuidade de Negcios (PCN), o qual a traduo de Business Continuity Plan (BCP), o desenvolvimento preventivo de um conjunto de estratgias e planos de ao de maneira a garantir que os servios essenciais sejam devidamente identificados e preservados aps a ocorrncia de um desastre, e at o retorno situao normal de funcionamento da empresa dentro do contexto do negcio do qual ela faz parte. Alm disso, sob o ponto de vista do PCN, o funcionamento de uma empresa deve-se a duas variveis: os componentes e os processos. Os componentes so todas as variveis utilizadas para realizao dos processos: energia, telecomunicaes, informtica, infraestrutura, pessoas. Todas elas podem ser substitudas ou restauradas, de acordo com suas caractersticas. J os processos so as atividades realizadas para operar os negcios da empresa. O Plano de Continuidade de Negcios constitudo pelos seguintes planos: - Plano de Administrao de Crises (PAC), - Plano de Recuperao de Desastres (PRD) e - Plano de Continuidade Operacional (PCO).

Todos estes planos tm como objetivo principal a formalizao de aes a serem tomadas para que, em momentos de crise, a recuperao, a continuidade e a retomada possam ser efetivas, evitando que os processos crticos de negcio da organizao sejam afetados, o que pode acarretar em perdas financeiras. No que diz respeito necessidade de atualizaes, o Plano de Continuidade de Negcios deve ser revisado periodicamente, pois mudanas significativas em componentes, atividades ou processos crticos de negcio podem fazer com que novas estratgias e planos de ao sejam previstos, evitando assim com que eventuais desastres desestabilizem profundamente o andamento regular do negcio da empresa. Desastre pode ser entendido como qualquer situao que afete os processos crticos do negcio de uma organizao. Conseqentemente, algumas ocorrncias podem ser caracterizadas como sendo desastres para uma determinada empresa, mas podem no ser caracterizadas como um desastre para outra empresa. O propsito de um plano de continuidade de negcios permitir que uma organizao se recupere ou mantenha suas atividades, em caso de uma interrupo das operaes normais de negcios. 15.2. Nosso plano de continuidade As coordenadoras do plano de continuidade so Fernanda Queiroz e Valria Celestino. O primeiro passo para o plano a atualizao de dados. Ambas possuem arquivos com os dados dos scios, colaboradores, fornecedores e clientes. Esses arquivos esto na empresa e tambm em suas residncias. Em caso de qualquer incidente todos esto cientes que devem avisar Fernanda e Valria que as mesmas sero responsveis de avisar os demais envolvidos. A soluo ser definida conforme a gravidade da situao e da disponibilidade dos recursos quer sejam fsicos, tecnolgicos ou financeiros.

Alguns exemplos de medidas que podero ser tomadas conforme a situao: - Greve: A maior parte dos funcionrios no mora distante da empresa, ento em caso de um problema como greve nossos motorista ou mesmo os scios faro o transporte dos funcionrios. - Falta de energia: Contamos com gerador de energia, caso a falta se estenda por muito tempo o administrativo da empresa poder ser feito na residncia dos scios. Quanto matria prima, os produtos so comprados diariamente dos fornecedores por isso no haver problema quanto refrigerao. Enchentes: Na escolha da localizao de nosso negcio foi levado em considerao o fato de no ter histrico de enchentes. Falta de gua: Se houver falta de gua prolongada sero contratos servios de caminhes pipas para fazer o abastecimento. Falta de funcionrios: se for no departamento administrativo todos os scios conhecem todas as funes, alm disso, existe para todas as tarefas um passo a passo para a realizao, caso o funcionrio desta rea precise se ausentar. No caso dos setores de transporte e operacional, os scios tambm so habilitados e conhecem o manuseio das frutas para o caso de necessidade de substituio temporria, caso o perodo de falta de funcionrios destas reas sejam grandes, ento sero contratados funcionrios temporrios. Informaes: So feito back-up dirios dos dados e informaes da empresa e armazenados em diferentes localizaes.

16.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

16. 1. Conceito

o conjunto amplo de aes que beneficiam a sociedade e as corporaes que so tomadas pelas empresas, levando em considerao a economia, educao, meio-ambiente, sade, transporte, moradia, atividade local e governo, essas aes otimizam ou criam programas sociais, trazendo benefcio mtuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionrios, quanto da sua atuao da empresa e da prpria populao. Responsabilidade Social Empresarial a forma de gesto tica e transparente que tem a organizao com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser tico e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de dilogo. 16.2. Responsabilidade Social da Health Fruit Consumo consciente de gua o Consumo consciente de gua na Health Fruit uma exigncia e sempre estamos em busca de novas formas para aprimorar isso; Embalagem retornvel Nossas frutas so entregues em cestos que so substitudos a cada fornecimento. Dessa forma so descartados; Desgaste de materiais temos coleta seletiva em nossa empresa e os materiais reciclveis so enviados para reciclagem; Desgaste de frutas imprprias para o consumo temos baixo ndice de desgaste de frutas, mas para os casos que isso ocorre, a mesma transformada em adubos e so doados para uma ONG. 17. PLANO FINANCEIRO 17.1. Conceito Em um cenrio econmico cheio de incertezas, crises econmicas e grande concorrncia, o planejamento financeiro mostra-se no somente como uma

ferramenta para a boa gerencia, mas sim como algo necessrio a sobrevivncia da empresa. De acordo com o conceito, planejar traar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prtica, em finanas significa dinheiro, riqueza, cincia da variao da moeda. Desta forma, planejar as finanas da empresa criar uma estratgia econmica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possvel. Realizando este processo, a empresa obtm o seu crescimento financeiro e estrutural planejado com maior facilidade e auxilia a mesma a possuir sustentabilidade em seus empreendimentos. O planejamento financeiro um aspecto importante para o funcionamento e sustentao da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas aes na consecuo de seus objetivos. 17.2. Matria Prima Como os produtos sero comprados pessoalmente isso permite a pesquisa de preos e assim a reduo dos custos de matrias primas. O custo da matria prima representa 20% do faturamento. 17.3. Previso de Vendas A previso de vendas para os primeiros meses ser mais baixa, tendo em vista a fase inicial, estipulando uma mdia de 1200 cestos de frutas. A partir do 7 ms, a projeo passa para 1700 cestos. 17.4. Previso de faturamento A previso inicial de em mdia R$ 60.000,00. A partir do 7 ms passa a ser de R$ 80.000,00 17.5. Custos Fixos: Os custos fixo estimados ao ms so:

gua, luz e telefone R$ 400,00 Aluguel do local R$ 2.000,00 Material de limpeza R$ 200,00 Manuteno e conservao R$ 400,00 Seguros R$ 200,00 Mo de obra direta com encargos: R$ 15.000,00 Total: R$ 18.000,00

You might also like