You are on page 1of 22

ISSN 1517-3135 dezembro, 2010

82

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-deCheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)

ISSN 1517-3135 Dezembro, 2010

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Embrapa Amaznia Ocidental Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Documentos 82
Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-deCheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)
Adnis Moreira Paulo Csar Teixeira Rean Augusto Zaninetti Cristvo Gomes Plcido Jnior

Embrapa Amaznia Ocidental Manaus, AM 2010

Exemplares desta publicao podem ser adquiridos na: Embrapa Amaznia Ocidental Rodovia AM 010, Km 29, Estrada Manaus/Itacoatiara Caixa Postal 319 Fone: (92) 3303-7800 Fax: (92) 3303-7820 www.cpaa.embrapa.br Comit de Publicaes da Unidade Presidente: Celso Paulo de Azevedo Secretria: Gleise Maria Teles de Oliveira Membros: Aparecida das Graas Claret de Souza Jos Ricardo Pupo Gonalves Lucinda Carneiro Garcia Luis Antonio Kioshi Inoue Maria Augusta Abtibol Brito Maria Perptua Beleza Pereira Paulo Csar Teixeira Raimundo Nonato Vieira da Cunha Ricardo Lopes Ronaldo Ribeiro de Morais Revisor de texto: Maria Perptua Beleza Pereira Normalizao bibliogrfica: Maria Augusta Abtibol Brito Diagramao: Gleise Maria Teles de Oliveira Capa: Gleise Maria Teles de Oliveira Fotos da Capa: Adnis Moreira 1 edio 1 impresso (2010): 300 Todos os direitos reservados. A reproduo no autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei n 9.610). CIP-Brasil. Catalogao-na-publicao. Embrapa Amaznia Ocidental. Fertilizantes e corretivo da acidez do solo em pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense) cultivada no Estado do Amazonas (1 aproximao) / Adnis Moreira ... [et al.]. Manaus: Embrapa Amaznia Ocidental, 2010. 18 p. - (Embrapa Amaznia Ocidental. Documentos; 82). ISSN 1517-3135 1. Pimenta-de-cheiro. 2. Acidez do solo. I. Moreira, Adonis. II. Teixeira, Paulo Cesar. III. Zaninetti, Rean Augusto. IV. Plcido Jnior, Cristvo Gomes. V. Ttulo. VI. Srie. CDD 633.84
Embrapa 2010

Autores

Adnis Moreira Engenheiro agrnomo, D.Sc. em Solos e Nutrio de Plantas, pesquisador da Embrapa Amaznia Ocidental, Manaus, AM, adonis.moreira@cpaa.embrapa.br Paulo Csar Teixeira Engenheiro agrnomo, D.Sc. em Solos e Nutrio de Plantas, pesquisador da Embrapa Amaznia Ocidental, paulo.teixeira@cpaa.embrapa.br Rean Augusto Zaninetti Engenheiro agrnomo, M.Sc. em Cincia do Solo, Doutorando em Agronomia Tropical, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), bolsista da Capes, Manaus, AM, reanaugusto@yahoo.com.br Cristvo Gomes Plcido Jnior Engenheiro agrnomo, M.Sc. em Agronomia Tropical, bolsista ps-graduando da Fapeam, Manaus, AM.

Apresentao

A falta de orientaes consistentes para o uso eficiente de fertilizantes e corretivos, com base em experimentos locais bem conduzidos, amplamente reconhecida como um dos principais fatores da baixa produtividade dos cultivos de hortalias no Estado do Amazonas, particularmente nos solos de terra firme. Embora apresentado como primeira aproximao, considerando o que ainda resta ser elucidado pela pesquisa, este documento vem suprir grande parte das necessidades de orientao para adubao e calagem da cultura de pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense) em reas de terra firme, fornecendo instrumentos para adequada interpretao das anlises do solo e foliar, de modo a evitar desequilbrios nutricionais, desperdcios de fertilizantes e consequentemente redues da produtividade. Aproveitamos esta apresentao como uma oportunidade para estimular os usurios da pesquisa a incorporarem em sua rotina profissional as instrues contidas no presente trabalho.

Luiz Marcelo Brum Rossi Chefe-Geral

Sumrio

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-deCheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)...............................................................................9 Introduo...........................................................................................9 Clima e solo.......................................................................................10 Semeadura e plantio........................................................................10 Amostragem de solo.......................................................................11 Calagem e adubao.......................................................................12
Calagem...........................................................................................12
Determinao da necessidade de calcrio...........................................13

Adubao de plantio........................................................................14 Adubao de manuteno.............................................................15

Anlise foliar.....................................................................................15 Referncias........................................................................................18

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-deCheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)
Adnis Moreira Paulo Csar Teixeira Rean Augusto Zaninetti Cristvo Gomes Plcido Jnior

Introduo
A pimenta-de-cheiro (Capsicum chinense Jacq.) pertence famlia Solanaceae. Seu nome deriva do cheiro peculiar e muito agradvel e do sabor caracterstico. Muito apreciada na culinria do Norte e do Nordeste, utilizada como ingrediente de pratos tpicos dessas duas regies. Em razo da grande variabilidade, algumas pimentas-de-cheiro apresentam pungncia ou picncia, devido presena da capsaicina. Essa substncia qumica que d o carter ardido a mesma que possui propriedades benficas sade. A capsaicina tem propriedades medicinais comprovadas, atua como cicatrizante de feridas e antioxidante, auxilia na dissoluo de cogulos sanguneos, previne a arteriosclerose, atua no controle do colesterol, previne hemorragias e aumenta a resistncia fsica. Alm disso, influencia a liberao de endorfinas, causando sensao de bem-estar (FRAIFE FILHO, 2010).

10

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-de-Cheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)

No Estado do Amazonas, o consumo de pimenta-de-cheiro elevado. Apesar dos problemas de clima e solo, busca-se incremento na produtividade, a fim de abastecer o mercado local.

Clima e solo
O cultivo da pimenta-de-cheiro feito em regies de clima tropical, com precipitao pluviomtrica varivel de 600 mm a 2.000 mm e temperatura mdia anual em torno de 25 C (FRAIFE FILHO, 2010). Em reas onde as temperaturas so inferiores a 15 C, o desenvolvimento vegetativo da planta severamente prejudicado, influenciando a produo. Em cultivo protegido, sob condies controladas, pode ser cultivada em qualquer regio do Brasil.

Semeadura e plantio
Nas condies edafoclimticas do Estado do Amazonas, o plantio pode ser feito em qualquer poca do ano, desde que no haja limitao hdrica. A semeadura em viveiro deve ser realizada, preferencialmente, com sementes com alto valor cultural (VC), sendo usados de dois a trs gramas por metro quadrado, distribudas em sulcos com espaamento de 10 cm. A germinao normalmente ocorre de 15 a 20 dias aps a semeadura, e as plantas somente devem ser transferidas para o local definitivo quando apresentarem de dois a trs pares de folhas ou com 20 cm de altura, o que normalmente ocorre de 50 a 60 dias aps a semeadura. O plantio no campo deve ser feito no espaamento 3 m x 3 m (1.111 plantas ha-1).

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-de-Cheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)

11

Amostragem de solo
A amostragem de solo a primeira fase para comear o plantio de qualquer cultura. Por melhor que seja o laboratrio, ele no pode corrigir falhas quando da retirada das amostras. Portanto, para que a retirada seja bem feita, so necessrios alguns critrios descritos em Moreira et al. (2005 e 2007):
!

Dividir a propriedade em talhes homogneos [topografia, tipo de solo, vegetao anterior (pastagem, floresta, capoeira, etc.)]. Em plantios j instalados, levar em considerao variedade e idade das plantas. reas com mesma cultivar e idades semelhantes, mas com produtividade diferente, devem ser amostradas separadamente. Em cada talho uniforme, devem ser retiradas de 10 a 15 subamostras na profundidade de 0 cm-20 cm em zigue-zague, homogeneizadas em balde plstico limpo, retirando-se uma amostra composta (cerca de 300 g de terra). A coleta pode ser feita com enxada, p reta ou preferencialmente com trado. Evitar pontos prximos a cupinzeiros, formigueiros, leiras, currais e estradas. Utilizar somente sacos de plstico limpos e identificados com o nome do proprietrio, nome da propriedade, nmero do talho, municpio e data da coleta.

12

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-de-Cheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)

Calagem e adubao
Calagem
A correo da acidez e a recomendao de adubao devem sempre ser feitas com base na anlise qumica do solo, que considerada o insumo mais barato no manejo da adubao. Os resultados da anlise devem ser repassados a um tcnico da extenso rural para que faa as recomendaes de forma adequada (OLIVEIRA et al., 2000). Para se obter mximo potencial de produo, o solo deve ter boa drenagem e, consequentemente, no estar compactado. Na correo da acidez com base na anlise do solo, utilizar preferencialmente calcrio dolomtico (MgO > 13%) para elevar a saturao por bases (V) a 70%. O calcrio, quando aplicado em rea total, deve ser empregado da forma mais homognea possvel e incorporado ao solo. Na aplicao em cova, recomenda-se calcular a quantidade de calcrio total por hectare para o volume da cova considerando que a recomendao feita para 1 ha refere-se a um volume de 2 mil m3 de solo. Exemplo: Para uma cova de 40 cm x 40 cm x 40 cm, que corresponde a 0,064 m3, recomenda-se aplicar 80 gramas de calcrio para cada tonelada indicada para aplicao em rea total, ou seja, se na recomendao para rea total indicou-se a aplicao de 4,0 t ha-1, colocam-se 320 gramas na cova. Na interpretao da anlise de solo, so necessrios os seguintes procedimentos: a) Calcular a soma de bases (SB): K + Na + + Ca + Mg; 391 203 em que K e Na esto em mg dm-3 e Ca e Mg em cmolc dm-3.

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-de-Cheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)

13

b) Calcular a capacidade de troca de ctions (CTC): SB + (H+Al), em cmolc dm-3.

c) Calcular a saturao por bases (V%): SB x 100; CTC

em que SB e CTC esto em cmolc dm-3.

Determinao da necessidade de calcrio


A necessidade de calcrio (NC) deve ser definida para elevar a saturao por bases do solo de um valor atual (V1) para um valor maior (V2), que no caso da pimenta-de-cheiro de 70%, sendo calculada pela seguinte frmula: NC = (V2 - V1) x CTC PRNT Esse valor recomendado considerando-se aplicao em rea total e incorporao at a profundidade de 20 cm. Supondo que o calcrio utilizado na correo da acidez do solo tenha PRNT (Poder Reativo de Neutralizao Total) de 95%, capacidade de troca de ctions (CTC) de 10,2 cmolc dm-3 e o V1 igual a 4%, a recomendao seria: NC = (70 - 4) x 10, 2 = 7 t/ha 95 A aplicao do calcrio deve ser feita antes da gradagem.
Observao: Quanto maior o PRNT, maior a reatividade do calcrio e, portanto, menor a quantidade necessria a ser aplicada. Observar o custo do calcrio aplicado (PRNT uma medida de neutralizao).

14

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-de-Cheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)

Adubao de plantio
No plantio definitivo (pelo menos trinta dias aps a aplicao do calcrio), utilizar, por cova, 4 litros de esterco de gado curtido ou 2/3 dessa quantidade quando for usado esterco de galinha poedeira curtido. As dosagens recomendadas (g cova-1) de P2O5 e de K2O esto citadas na Tabela 1 e variam em funo da classe textural e da fertilidade do solo (baixa, mdia ou alta) (RIBEIRO et al., 1999). Na adubao fosfatada, quando possvel, dar preferncia ao superfosfato simples [20% de P2O5 fonte de fsforo (P), ao clcio (Ca) e ao enxofre (S)].
Tabela 1. Recomendao de adubao para P2O5 e K2O na cova de plantio de pimenta-de-cheiro em funo dos resultados de anlise de P e de K no solo, respectivamente. Teor de argila < 5,4 Teor de P no solo (mg dm-3)1/ 5,5 12,0 > 12 < 40 Teor de K no solo (mg dm-3)1/ 40 120 > 120

Superfosfato simples g kg
-1

Cloreto de potssio g cova


-1

<35 35 - 60 > 60
1/

200 160 120

100 80 60

30 -

80 80 80

60 60 60

40 40 40

Extrator Melhich-1.

Na adubao com micronutrientes, em solos de baixa fertilidade natural (primeiro cultivo), devem-se aplicar: 3,0 kg ha-1 de boro (B); 2,0 kg ha-1 de cobre (Cu); 3,0 kg ha-1 de mangans (Mn); e 3,0 kg ha-1 de zinco (Zn) ou 60 kg ha-1de FTE BR12 (Zn 9%, B 1,8%, Cu 0,8%, Mn 2%, Fe 3,5%, Mo 0,1%. Dividir as quantidades pelo nmero de covas usadas por hectare.

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-de-Cheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)

15

Adubao de manuteno
At a fase de florescimento, as adubaes de cobertura so feitas com adubo nitrogenado; e durante a frutificao, com uma mistura de nitrogenado (N) com potssico (K), em intervalos de 30-45 dias. A colheita pode prolongar-se por mais de um ano, e as adubaes de cobertura devem ser feitas at o final do ciclo com base em observaes no crescimento ou aparecimento de sintomas de deficincias nutricionais. Normalmente utilizam-se 20 a 50 kg ha-1 de N e 20 a 50 kg ha-1 de K2O de acordo com a idade da planta. Para aumentar a eficincia do fertilizante, estes devem ser aplicados (com o solo mido) logo aps uma chuva, ou antes da irrigao. Outra opo aplicar esses dois fertilizantes por meio de fertirrigao. Devido alta exigncia por magnsio, aplicar 40 kg ha-1 do elemento na forma de sulfato de magnsio (MgSO4). Quando utilizar adubos concentrados como fonte de nitrognio (N) e de fsforo, como a ureia (40% de N) e o superfosfato triplo (40% de P2O5), aplicar 100 kg ha-1 de gesso (CaSO4), que uma excelente fonte de enxofre (S) disponvel no mercado.

Anlise foliar
A adubao a partir do segundo ano deve ser realizada mediante o uso da anlise foliar e de solo. A folha amostrada para realizao das anlises a terceira, a contar do pice, no incio do florescimento (MALAVOLTA, 1992). Recomenda-se coletar de 15 a 30 plantas por hectare (amostra simples), misturar bem e retirar uma amostra composta. Cada cultivar, tipo de solo, relevo, idade devem ser amostrados separadamente. A escolha da folha para amostragem usada para anlise foliar est exemplificada na Figura 1. As folhas devem ser secas at peso constante e guardadas em lugar fresco em sacos de

16

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-de-Cheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)

papel limpos. Posteriormente, lev-las a um laboratrio credenciado para determinao dos teores. A faixa dos nveis tidos como adequados esto listados na Tabela 2.

Fotos: Adnis Moreira

Figura 1. Folha usada como diagnstico para pimenta-de-cheiro.

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-de-Cheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)

17

Tabela 2. Faixa dos teores foliares tidos como adequados para a pimenta-de-cheiro. Nutriente N P K Ca Mg S B Cu Fe Mn Zn
Fonte: Adaptado de Malavolta et al. (1997).

g kg-1 35,0 2,5 25,0 25,0 7,4 4,0 50 70 10 15 500 700 250 400 60 70

18

Fertilizantes e Corretivo da Acidez do Solo em Pimenta-de-Cheiro (Capsicum chinense) Cultivada no Estado do Amazonas (1 Aproximao)

Referncias

FRAIFE FILHO, G. A. Pimenta. Ilhus: CEPLAC/CEPEC, 2010. 2 p. MALAVOLTA, E. ABC da anlise de solos e folhas. So Paulo: Agronmica Ceres, 1992, 124 p. MALAVOLTA, E.; VITTI, G. C.; OLIVEIRA, S. A. Avaliao do estado nutricional de plantas; princpios e aplicaes. Piracicaba: Potafos, 1997. 319 p. MOREIRA, A. et al. Recomendao de adubao e calagem para bananeira no Estado do Amazonas (1a Aproximao). Manaus: Embrapa Amaznia Ocidental, 2005. 18 p. MOREIRA, A. et al. Diagnstico nutricional, adubao e calagem para o citros cultivado no Estado do Amazonas (1a Aproximao). Manaus: Embrapa Amaznia Ocidental, 2005. 18 p.OLIVEIRA, A. B. et al. Capsicum; pimentas e pimentes. Braslia, DF: Embrapa Hortalias, 2000. 113 p. RIBEIRO, A. C.; GUIMARES, P. T. G.; ALVAREZ V., V. H. (Ed.). Recomendao para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais: 5a Aproximao. Viosa: Comisso de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais, 1999. 359 p.

You might also like