You are on page 1of 3

Esboo de protocolo para Lpus

Chamaremos de LE localizado aquele que apresenta leses restritas ao segmento ceflico e, disseminado aquele que transcender essa regio. Mencionamos as primeiras escolhas, segundo a classificao clnica e laboratorial. Lpus Eritematoso Cutneo Crnico(LECC) localizado / FAN negativo: - Corticosteride tpico, oclusivo ou infiltrao intralesional LECC localizado / FAN positivo: - Cuidados tpicos e antimalrico LECC disseminado /FAN negativo ou positivo: - Cuidados tpicos - Antimalricos - Prednisona em doses antiinflamtrias pode ser usada em associao ao antimalrico durante as primeiras quatro ou cinco semanas, quando os benefcios do antimalrico so observados, ou at melhora clnica. Lpus Eritematoso (LE) Cutneo Subagudo: - Alm dos cuidados tpicos - Antimalricos - Prednisona em doses antiinflamtorias at melhora clnica e/ou sorolgica, com regresso gradual de 10 a 20% a cada 15 dias . LE Cutneo Agudo: - Cuidados tpicos - Antimalricos - Prednisona em doses de 1mg/kg/dia at melhora clnica e sorolgica da paciente. As regresses dos corticosterides devem ser graduais e lentas. Com relao ao antimalrico, vale lembrar as seguintes doses preconizadas: difosfato de cloroquina: 4mg/kg/peso/dia, com dose mxima de 500 mg/dia, e mnima de 250mg/dia; e hidroxicloroquina: 5mg/kg/dia, com dose mxima de 600mg/dia.

Os antimalricos devem ser mantidos at 3 meses aps estabelecida remisso clnica e laboratorial e os corticides, por, pelo menos 5 semanas iniciais, perodo em ocorre impregnao pelo antimalrico.

Teraputicas alternativas: Talidomida: 100 a 200mg/dia. Seguindo suas restries habituais, indicada nas leses no responsivas aos antimalricos associada ao corticosteride e nas leses hipertrficas verrucosas, nas quais tem sua melhor indicao. No interfere na sorologia da doena, mas apenas na melhora clnica. Sulfona: 100mg/dia. Usada nas variantes bolhosas do lpus eritematoso. Sempre associada s teraputicas convencionais, nunca como droga nica. Clofazimina: 100mg/dia. Pode ser uma alternativa para os pacientes que no podem usar antimalricos, porm bem menos eficaz .

Methotrexate: 12,5 a 15mg/semana.

A droga vem sendo usada nas formas disseminadas da doena cutnea que respondem mal aos corticosterides, sendo mais uma alternativa. Pode ser empregado em associao com os antimalricos e corticosterides.

Retinides: em especial a acitretina, nas doses de 0,5 a 1mg/kg/dia, tem sua melhor indicao nas formas verrucosas e hipetrficas.

Resultados variveis.

Ciclosporina: 2 a 5mg/kg/dia, embora no se tenha demonstrado muito eficaz no controle das leses cutneas do lpus eritematoso.

Micofenolato mofetil: 3 a 5mg/kg/dia.

Recentemente, introduzido no tratamento do lpus eritematoso.

Trata-se de mais uma alternativa para os pacientes no responsivos s teraputicas habituais ou nas contra-indicaes formais de outras drogas.

Pulsoterapia de ciclofosfamida (1g/m2) associada ou no ao corticide sistmico tambm veio se somar ao arsenal.

A despeito de algumas controvrsias, at o momento, a ciclofosfamida considerada a terapia mais efetiva para o tratamento inicial de nefrite lpica grave. Entretanto, como esta no capaz de controlar todos os casos e em razo de sua toxicidade, novos esquemas teraputicos devem ser avaliados.

Observaes importantes:
Durante a gestao, est contra-indicado o emprego de antimetbolicos e quimioterpicos, como methotrexate, micofenolato de mofetil, talidomida e ciclosporina. Os antimalricos so classe C para o FDA. Para uma gravidez um mnimo segura, o ideal seria a paciente fora de atividade (clnica, sorolgica e laboratorial) sem medicao ou com dose mnima de corticide (6 meses).

You might also like