You are on page 1of 8

DEMOCRACIA DIRETA DIGITAL O Governo do Futuro

Introduo:

O ponto fundamental para compreendermos a natureza do Governo do Futuro reconhecer o seu carter de mutabilidade, de transitoriedade, ou seja, que h mais de um modelo de Governo do Futuro, cada um melhor adaptado para o estgio civilizatrio no qual dever ser implantado. Porm importante tambm salientar que essas formas de Governo (que geralmente se impem atravs de um processo revolucionrio espontneo e incontrolvel) so inevitveis, podendo ser consideradas como o resultado direto e incontornvel da evoluo social, cultural, cientfica e tecnolgica da humanidade; mais do que a obra de um indivduo, grupos ou associaes, inspirados pela graa divina.

Sobre a Democracia Direta Digital - Precedentes Histricos e Conceituao:

Originalmente os agrupamentos humanos eram escassos e isolados, constituindo-se por meio de tribos e cls nmades. Pouco sabemos sobre a organizao social e poltica, se tanto existia, de nossos antepassados, mas as hipteses correntes pressupem uma isonomia reinante; todos eram iguais entre si e possuiam idnticos direitos, responsabilidades e competncias. Todas as decises que afetavam a vida dessas pessoas eram tomadas de comum acordo, em assemblias deliberativas, e a deciso coletiva era a nica que possua qualquer legitimidade.

Registros histricos corroboram essas concluses como, por exemplo, as conchas usadas nas votaes realizadas nas cidades-estado da Grcia Antiga. Era costume, naquela poca, que os cidados mais clebres, os mais ricos e influentes, fossem afastados temporariamente da comunidade onde residiam para impedir que exercessem uma dominncia desmedida sobre a vida de seus compatriotas. Essa espcie de exlio, que costumava durar uma dcada, recebeu o nome de ostracismo devido ao modo como essa deciso coletiva era tomada: qualquer indivduo poderia convocar uma assemblia, atuando como denunciante e apresentando o caso aos demais cidados, que por sua vez escolhiam pequenos pedaos de conchas de diferentes cores (as ostrakon - , de onde se origina o termo ostracismo), para representar o seu voto. Vamos dizer que conchas escuras correspondiam aprovao da proposta do denunciante e brancas sua reprovao. Ao final da votao os pedaos de conchas depositadas em uma urna com o nome do denunciado eram contadas, a deciso seria ento conhecida por todos e poderia ser verificada, o que mais o importante, por qualquer participante ou interessado de modo independente.

O sistema de votao descrito muito mais seguro do que a mera tomada subjetiva de opinies e continua a ser utilizado com poucas alteraes at os dias de hoje, em plena modernidade, nos tribunais do jri popular; porque no surgiu arbitrariamente, mas apenas em decorrncia de inovaes tecnolgicas que haviam sido descobertas em um perodo anterior e que ainda permanecem vlidas atualmente; o princpio da contagem (Matemtica) assim como a inveno de um alfabeto (Linguagem).

Este o verdadeiro sentido, a essencia, da Democracia Direta; que significa o governo do povo, pelo povo e para o povo. No entanto, os mesmos fatores que possibilitaram a sua criao levaram inexoravelmente necessidade de sua 2

superao; as inovaes tecnolgicas, que so atualizadas sem cessar, pressionando a civilizao a adequar-se elas.

Novas tecnologias como a Agricultura, o Arado, o Comrcio, a Cermica e a Metalurgia aperfeioaram a rotina da vida em sociedade estimulando o crescimento populacional como nunca antes. Esse crescimento populacional, por sua vez, inviabilizaria a realizao de assemblias pblicas como aquelas que vigoravam no passado, pois simplesmente no havia mais condies logsticas de colocar todos os participantes em um mesmo espao fsico, ao mesmo tempo, para realizar as votaes necessrias. E assim foi criada a Democracia Representativa, um sistema de Democracia Indireta na qual assemblias locais ou regionais so realizadas para decidir quem estaria em condies de representar a sua tribo, o seu cl, a sua comunidade ou faco, servindo provisoriamente de porta-voz de seus anseios e decises em uma Assemblia Geral realizada em condies privilegiadas.

A partir da o desastre se tornou inevitvel!

Embora devamos ressaltar que a Democracia Indireta e Representativa no essencialmente falha, fato notrio que estava facultada cada um desses intermedirios (escolhidos para dar voz ao grupo que representavam) a opo de agir conforme os ditames e a vontade de seus eleitores ou de agir gananciosamente em benefcio prprio; e ai est a origem da corrupo, que se tornou um dos problemas mais intolerveis da vida moderna, afetando todos os aspectos de nossa vida e perpetuando a desigualdade e a injustia social. Isso ocorre porque, na escolha de nossos representantes, impossvel saber, seno por retrospecto, se realmente estavam comprometidos com o bem comum ou se buscavam apenas o poder por objetivos mesquinhos e egostas. O que acabou por cristalizar uma cultura poltica que nos leva a encarar as eleies como um grande circo, um concurso de popularidade, carisma, simpatia; em vez de se pautar por uma anlise mais aprofundada das competncias e condies morais, ticas, psicolgicas e cognitivas que cada candidato apresenta.

Essa uma tragdia que se estende at os dias atuais e se faz sentir com ainda maior intensidade em pases culturalmente atrasados e tecnologicamente defasados como o Brasil, cujo cenrio poltico completamente dominado e contaminado por corruptos que desonram essa nao; traidores da ptria que se consolidam no poder sem um mnimo de pudor e moderao atravs de sucessivas e ilimitadas reeleies s custas da manuteno da ignorncia de seu eleitorado, que jamais os teria elegido se tivessem recebido uma educao de qualidade..

Estamos falando de nossos dignssimos parlamentares.

Mas eis que, novamente, a roda do tempo gira, os sculos passam, e inaugurada a ERA DA INFORMAO, com a criao do computador, a ferramenta, o aparelho, a mquina, mais verstil jamais concebida; e com ela, mais precisamente com a interligao de redes de computadores e o estabelecimento de protocolos eficientes de comunicao entre eles, surgiu a Internet, um "espao virtual" onde a interao entre as pessoas pode se dar em um nvel no presencial, uma espcie de reunio astral. A partir de ento, a implantao de um sistema eletrnico de deliberao e auto-gesto social que resgate a essncia da Democracia Direta de nossos antepassados, uma Assemblia Digital no 3

ciberespao, mera questo de tempo!

Demos a esse sistema de Governo do Futuro o nome de DEMOCRACIA DIRETA DIGITAL e a sua implantao depende de profundas alteraes em nossa Constituio Federal, que modifiquem a distribuio dos trs Poderes institucionais (o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judicirio).

Justificativa e Oportunidades:

Nossa sociedade completamente incapaz de exercer o controle de seus agentes polticos, como cidados, estamos submetidos a um sistema de Governo que no atende s nossas necessidades e que no passa de um instrumento de manuteno do status quo e legitimao de nossa servido. Deixamos que os trs Poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio), que deveriam ser independentes entre si, se misturarem em uma orgia pblica; onde a imprensa evita, por via de regra, o seu papel de agente fiscalizador da legitimidade das aes dos governantes, a menos que isso corresponda aos interesses dos grupos econmicos que gerenciam estas empresas de notcias.

nesse esprito de dilogo que desejamos iniciar um intercmbio de idias com vocs, para analisarmos um assunto que consideramos ser de iminente importncia para o projeto de civilizao que pretendemos ver consolidado. Estamos nos referindo ao tema da implantao da Democracia Direta Digital e completa reformulao da estrutura institucional do Estado; a extino do Poder Legislativo em todos os nveis - Federal, Estadual e Municipal - e a sua subseqente substituio por um sistema realmente eficiente de deliberao coletiva, com um carter muito mais dinmico e aberto a experimentao.

Nos encaminhamos, inevitavelmente, para a dissoluo dessas arcaicas estruturas de poder representativas! Quando poderemos mudar o sistema; colocando nas mos do prprio cidado o poder que atualmente compartilhado exclusivamente pelos membros do Congresso, Deputados e Senadores. Nesse momento, as leis deste pas finalmente refletiro os nossos interesses, ao invs de sofrerem interferncia pelos canais da corrupo, a favor de grandes corporaes internacionais que visam o lucro e pouco se importam com o meio ambiente ou com o bem estar de nosso povo...

Questes Relevantes:

- Fale mais sobre as reformas que prope, quais so elas?

Defendemos a dissoluo do Poder Legislativo em todos os nveis, substituindo-o por uma espcie de Assemblia Popular Online, em que cada um de ns represente a si prprio, ao invs de votar em parlamentares para decidir sobre leis s 4

quais devemos nos submeter. Muito mais segura, a deliberao online permitir que cada cidado participe atravs da TV digital ou do aparelho celular (assim, como usualmente, pela Internet discada, banda larga, lan-houses ou redes wireless abertas), decidindo por meio de referendos de iniciativa popular e pesquisas de opinio que sero propostas por qualquer indivduo..

- Como funcionar o frum que substituir o Congresso Federal?

Esse sistema eleitoral ser acessado atravs de um programa, que cada cidado dever instalar no seu computador. Mas se fosse apenas isso, sempre pairariam duvidas sobre a legitimidade do processo, e a possibilidade de fraude, correto? Ento, abriremos a "caixa"!

O programa de acesso no ser desenvolvido por um grupo de tcnicos, ele ser desenvolvido por toda a sociedade; isso se chama software de cdigo livre. O cdigo fonte de cada verso estar disponvel livremente para o download na Internet, e caber ao usurio compilar esse cdigo na sua prpria mquina, o que garantir que nenhuma linha de comandos maliciosos estar escondida no programa a ser executado.

Mas claro que no podemos exigir de cada cidado que conhea a linguagem de programao na qual o software desenvolvido para analisar o cdigo fonte, no entanto, a Cincia da Computao hoje algo to fundamental para a sociedade em geral, que o usurio sempre poder encontrar algum amigo, um vizinho ou conhecido, que saiba "ler" esse programa e tenha suficiente competncia para dar um parecer sobre a sua legitimidade. Hoje at as crianas j se tornam hackers antes de aprender a escrever corretamente...

- Quem vai garantir para o usurio que essa verso do programa de acesso ao frum online que substituir o congresso realmente legitima? Alguma autarquia ou instituio federal?

No, como dissemos, o usurio depender de seus conhecidos, ou qualquer pessoa de sua confiana que entenda a linguagem de computao em que o software foi desenvolvido. Assim estaremos fortalecendo vnculos entre as pessoas e diminuindo sua dependncia em relao ao Governo, desburocratizando-o. O ideal seria que elas fossem capazes de julgar o cdigo fonte por si mesmas, antes de compilar em sua mquina, mas caso contrrio devero recorrer propaganda boca a boca, de qual verso do software disponvel na Internet a mais adequada para determinado grupo; por exemplo, para aqueles que acessam o frum de discusso pelo celular, pela TV digital, pela Internet discada ou banda larga.

- Todas as pessoas votariam em cada assunto?

No, nem todas as pessoas votariam em todos os assuntos. Primeiro haver votaes para determinar quem est 5

habilitado a votar em determinado assunto, e depois todas as pessoas que preenchem esses critrios de seleo votariam e, a partir desse resultado emergir a nova lei.

Sobre o processo de filtragem e envio dos assuntos a serem votados, cada proposta de lei dever ser realizada atravs de pelo menos duas votaes: uma votao geral em que se decidir quem esta qualificado para ter voz ativa na deciso desse item em particular e outra votao restrita ao grupo de pessoas que se qualificam para decidir sobre esse assunto, determinando definitivamente o procedimento a ser adotado pela sociedade.

Por exemplo: sobre a legalidade do aborto, dever ocorrer uma votao que determine quem deve ser ouvido sobre essa questo:

- todas as pessoas maiores de idade?

-somente as mulheres maiores de idade?

- somente as mulheres maiores de idade e que sejam frteis, ou seja, que possuem a capacidade em potencial de engravidarem?

Outro exemplo: sobre a legalidade da pesquisa com clulas tronco embrionrias, quem deveria ser ouvido?

- todas as pessoas maiores de idade?

- somente as pessoas que poderiam ser beneficiadas por essas pesquisas?

- somente as pessoas que atualmente sofrem de algum doena ou condio fsica que poderia ser remediada pela aplicao de tcnicas que utilizem clulas tronco?

Mais um: sobre a preservao de nossos ecossistemas, quem deveria ser ouvido sobre a concesso de licenas ambientais para uma obra de infraestrutura pblica, como a construo de hidreltricas no Amazonas ou a transposio do rio So Francisco?

- todas as pessoas que j tiraram o seu titulo eleitoral?

- somente as pessoas que seriam beneficiadas por essas obras diretamente?

- somente as pessoas que vivem nas imediaes dos stios de construo dessas obras?

Talvez devesse existir um registro dos comentrios de cada participante nos tpicos e nas enquetes em que tomou parte defendendo sua opinio, e um aplicativo que permitisse aos demais usurios demonstrar a sua concordncia ou insatisfao para com esses argumentos, de forma que os participantes com maior assiduidade e compatibilidade entre sua opinio e a voz da maioria acumulassem mritos que os qualificariam para participar da discusso de temas mais complexos, como a anulao ou substituio de clausulas ptreas da nossa Constituio, por exemplo.

A participao ser um dever cvico, e poderamos sugerir penalizaes para quem ficasse muito tempo sem fazer o login no sistema, ou ainda oferecer benefcios como desconto no imposto de renda para os participantes e voluntrios que contriburem mais assiduamente.

- Estamos aptos para escolher por ns mesmos?

Se estamos aptos ou no, esse no o foco deste trabalho, at porque j fazemos indiretamente essas escolhas ao selecionar entre ns alguns polticos para atuar como nossos representantes parlamentares. Nosso objetivo conscientizar o leitor de que podemos agora, com o auxlio da tecnologia das Redes Sociais, retirar do processo esses intermedirios corruptveis, os polticos, para que o nosso Ordenamento Jurdico reflita mais fielmente as nossas expectativas, nossas vontades, os nossos ideiais.

You might also like