You are on page 1of 72

A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

2 Rodrigo Felix da Cruz

A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO Rodrigo Flix da Cruz


Publicao digital 1 edio, Novembro de 2011 So Paulo Brasil Copyright Todos os direitos desta obra so reservados ao autor que autoriza reprodues desde que citada a fonte. Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) DA CRUZ, RODRIGO FELIX A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO. 90 p. 14 x 21 cm 1.Espiritismo Da Cruz, Rodrigo Felix. II Ttulo

Ilustrao da capa: do autor Reviso: Srgio Torres

www.luzespirita.org.br

3 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

RODRIGO FELIX DA CRUZ

4 Rodrigo Felix da Cruz

Campanha:

Leia, estude e divulgue as obras da lavra medinica do mdium Chico Xavier.

5 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Dedicatria e agradecimentos:
Dedico este singelo livro ao Pai Maior, Espiritualidade Amiga da Colnia Recanto de Irmos que me intuiu na redao e a equipe do Site Luz Esprita. Na registro qualidade meus de mero compilador aos de conhecimentos Carlos Baccelli

agradecimentos

amigos

(mdium), Paulo Pio (Centro Esprita Perseverana), *Rogrio Leite (mdium), Ery Lopes (Equipe Luz Esprita), Ilson Forner (A. A. E. Dr. Bezerra de Menezes A Caminho da Luz), Eduardo Alves (Grupo Vocal Vinha de Luz), Srgio Torres (revisor), Wilma Cunha (mdium da Associao Esprita Beneficente Casa Amiga), Wilton Oliver (mdium da Equipe Luz Esprita). Do plano extrafsico agradeo aos amigos Cesar Hanzi (Colnia Recanto de Irmos), Rogrio (Colnia Recanto de Irmos), Instrutor Aniceto (Nosso Lar) e Dr. Incio Ferreira.

6 Rodrigo Felix da Cruz

Sumrio

1 Apresentao pag. 7 2 Introduo pag. 9 3 Breve Histria da Transmisso do Conhecimento pag. 10 4 A Viso Esprita da Tecnologia da Informao. pag. 20 5O Emprego da Tecnologia da Informao no Espiritismo pag. 25 6 A Colnia Recanto de Irmos pag. 44 7 Entrevista com Carlos Baccelli pag. 55 8 Entrevista com Instrutor Aniceto na Casa Amiga pag. 59 9 Concluso pag. 65 10 Referncias pag. 68

7 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

1 Apresentao
Sexta, 21/10/2011, 3h.

Mensagem recebida por Wilton Oliver:

Caros amigos, Foi com grande alegria que recebemos do irmo Rodrigo Felix a pedida para a prestao de servios de nossa parte. Hoje, em vista do crescido avano da tecnologia da informao, temos, ns cristos, grande charrua para nos auxiliar no cultivo das sementes que nos foram entregues h um sculo e meio atrs, pela via laboriosa de nosso irmo lions, Allan Kardec, que mais tarde teria sua obra enriquecida pelo iluminado labor medinico de Chico Xavier. Nos dias que se seguem, nossa a tarefa de conduzir, com braos firmes e fraternos, os ensinos do Cristo luz da Doutrina Esprita, tomando para ns a responsabilidade que nos devida. Assumindo nossa postura com coragem, para que no sejamos a exemplo dos vendilhes do templo envergonhados de nossa m conduta na Casa do Pai. Que sejamos semelhantes aos trabalhadores da ltima hora, que, mesmo alcanando as tarefas em hora tardia, as desenvolveram com presteza e devoo.

8 Rodrigo Felix da Cruz

Sendo assim, meus amados irmos, recebamos com amor as emendas divinas e o opulento auxlio que este material nos oferta, conduzindo-nos a uma reflexo nica: a de que manter as tarefas espritas circunscritas s paredes dos ncleos assistenciais seria colocar um grande luzeiro sob o escuro vu de nossa ignorncia doutrinria. Csar Hanzi (Colnia Recanto de Irmos)

9 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

2 Introduo
A maior Caridade ao Espiritismo a sua divulgao. Emmanuel

Sculo XXI - perodo de grande evoluo tecnolgica digital. Evoluo que no est restrita apenas aos equipamentos atingindo tambm os usos e costumes dos povos. Atualmente vivemos em um mundo globalizado no qual as mais diferentes culturas se relacionam no apenas por meio do comrcio, como tambm por meio da Internet com todos os seus recursos. Com o advento da Internet, o conhecimento no ficou apenas restrito ao tradicional livro impresso. Novas formas de transmisso de conhecimento surgiram por meio das chamadas mdias (televiso, rdio, msica, cinema) que foram reunidas em um nico canal: a Internet. O objetivo deste ensaio defender a idia de que neste terceiro milnio o Espiritismo no pode ficar restrito apenas Casa Esprita. A Doutrina dos Espritos deve ser divulgada sociedade difundindo-se para todo o mundo e para cumprir este trabalho temos a Tecnologia da Informao como importante ferramenta.

10 Rodrigo Felix da Cruz

3 Breve Histria da Transmisso do Conhecimento


Para fins didticos podemos dividir a Histria da transmisso do Conhecimento em trs importantes perodos: perodo da transmisso oral, perodo da transmisso escrita e perodo da transmisso multimdia. Tais perodos fizeram a evoluo do conhecimento mtico para o conhecimento racional e globalizado.

O perodo da transmisso oral.

O Homem um ser social por excelncia. Desde seus primrdios sempre teve a necessidade de se reunir com seus semelhantes para compartilhar experincias, ou seja, para transmitir sua cultura. Em regra, o ser humano nunca conseguiu ser feliz em solido de modo que relacionar-se uma necessidade intrnseca para sua identidade e sobrevivncia. Cultura por sua vez constitui-se o conjunto de saberes e expresses de um grupo, povo ou nao. O que perpetua a Cultura sua transmisso de gerao a gerao formando um cnone de tradies.

11 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Desde os perodos mais remotos da pr-histria o homem se reuniu em cls, passando a formar tribos, para depois formar as primeiras civilizaes. Assim, o que dava sentido aos primeiros ajuntamentos era justamente a transmisso de conhecimentos. A primeira forma de transmisso de conhecimentos foi a transmisso oral. Conhecimentos bsicos sobre a obteno de alimentos, tcnicas de sobrevivncia, relacionamento interpessoal e religio eram passados de pai para filho. Informaes sobre os cuidados do lar e da prole por sua vez eram passados de me para filha. Esse conjunto de saberes constitui a Tradio Oral que foi progressivamente evoluindo para formar o mito que era um conjunto de alegorias, deuses e semideuses que traziam em si diversos ensinamentos. O mito foi o primeiro mecanismo criado para a memorizao de conhecimentos da Tradio Oral, pois era composto por um conjunto de ritos ou narrativas. A tradio oral mtica era um saber simples e organizado por meio de lendas que facilmente eram passadas de gerao a gerao de forma democrtica, atingindo todos os membros do grupo social. Depois da criao do mito, a transmisso oral continuou evoluindo mudando depois da forma narrativa para a forma potica e cantada. O canto potico foi uma inovao que permitia a memorizao de grande quantidade de conhecimentos organizados utilizando-se a sonoridade das palavras. Sua origem ocorreu cerca de 10.000 anos antes de Cristo tendo como seus maiores expoentes Homero e Hesodo na antiga Grcia.

12 Rodrigo Felix da Cruz

Homero viveu aproximadamente por volta de 850 a.C. e foi o grande autor das clssicas obras da literatura grega A Ilada e A Odissia. A Ilada era um poema pico que narra a Guerra de Troia, na qual gregos e troianos lutam bravamente em luta pela sobrevivncia e poder. Os principais personagens deste poema so Helena, Paris, Aquiles, Menelau, Agammnon e Odisseu (Ulisses). Os gregos vencem os troianos atravs de um estratagema. A construo de um grande cavalo de madeira dentro do qual esconderam soldados para poder entrar na bem fortificada cidade de Tria. Hesodo viveu cerca de 120 anos depois de Homero compondo poemas que tratavam sobre os saberes mticos do povo grego e suas divindades. Suas principais obras foram O Trabalho e os Dias e a Teogonia, cujo contedo responsvel pela maior parte de nosso conhecimento sobre a mitologia grega. Seus principais personagens foram os Tits, Chronos, os deuses do Olimpo, Prometeu e seu irmo Epimeteu.

O perodo da transmisso escrita.

O Homem alm de ser social por excelncia carrega dentro de si grandes potencialidades e o grmen da evoluo. O ser humano sempre buscou a inovao. To grande era a preocupao com a transmisso do conhecimento, que se percebeu que a forma oral era precria, pois sempre havia o risco do esquecimento e por isso, o homem procurou criar sistemas para registrar o conhecimento.

13 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Desde os tempos mais remotos da pr-histria o homem fez uso da pictografia, que eram as pinturas e gravuras feitas em rochas e cavernas. Cerca de 5.500 a.C sumrios e egpcios fizeram a evoluo da pictografia criando respectivamente a escrita cuneiforme (sinais grafados em placas de barro) e a escrita hieroglfica (figuras talhadas em pedras). A criao da escrita foi determinante para a formao das primeiras civilizaes e foi o marco que fez a humanidade passar da Pr-histria para a Histria propriamente dita. Os Egpcios no ficaram restritos apenas aos registros feitos em pedras, inovaram o registro escrito com a criao do papiro cerca de 3.500 a.C, espcie de papel feita com junco que nascia as margens do rio Nilo. O papiro fui usado durante muitos sculos, sendo sucedido na idade mdia pelo pergaminho (pedaos de couro). No sculo VI a. C os chineses comearam a fabricar um papel com caractersticas semelhantes ao nosso atual papel, seu processo de fabricao deu origem ao moderno processo de fabricao. O problema da transmisso escrita do conhecimento sua falta de democracia, passando a ser privilgio de uma minoria de pessoas letradas. O Conhecimento passou a ser dominado pelas classes dirigentes e a grande massa popular passou a ser relegada total ignorncia. Por isso a Tradio oral continuou existir, pois era a forma que o conhecimento era transmitido entre as pessoas das massas.

14 Rodrigo Felix da Cruz

O Conhecimento inicialmente estava sob domnio dos reis e sacerdotes das civilizaes da antiguidade passando para o domnio dos imperadores romanos e por fim, para o domnio da Igreja Catlica Apostlica Romana por toda a Idade Mdia, Renascimento, Era Moderna (descobrimentos) e at o incio da Era Contempornea com o Iluminismo e a Revoluo Francesa. O primeiro passo para a liberao do conhecimento foi a criao da imprensa no Sculo XV pelo alemo Johannes Gutenberg que por volta de 1439 inventou a impresso por tipos mveis confeccionados com chumbo. Sua inveno permitiu a impresso em grande escala. Sua maior obra foi a impresso da Bblia de Gutenberg. Com a imprensa o conhecimento comeou a ter maior divulgao, no entanto, ainda estava restrita a pequenos grupos de intelectuais. O segundo grande passo para a liberao do conhecimento foi o movimento filosfico do Sculo XVIII denominado de Iluminismo. Isaac Newton, Voltaire, Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau, Denis Diderot, Benjamin Constant, dentre outros, romperam com o pensamento dogmtico medieval e voltou-se para a importncia da razo e da cincia. Todo conhecimento deve ser baseado por meio da filosofia aliada cincia. Os Iluministas questionaram o poder imperativo da Igreja e da Monarquia em apoio crescente burguesia que buscava maior espao na sociedade. O Iluminismo culminou com a Revoluo Francesa e a Independncia dos Estados Unidos da Amrica, eventos que mudaram substancialmente o mundo, dando incio a Era Contempornea da Histria. A principal contribuio do iluminismo foi a evoluo do conhecimento mtico para o conhecimento racional.

15 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

O perodo da transmisso multimdia.

Depois que a humanidade passou do perodo mtico para o perodo racional, avanos sociais e tecnolgicos ocorreram em intensidade at ento nunca vista. A revoluo industrial mudou totalmente os meios de produo que antes eram artesanais e passaram a ser feitos em linha de produo. O mesmo ocorreu com a transmisso do conhecimento que antes estava restrito a grupos privilegiados passando ento para as massas. Gradativamente o analfabetismo foi reduzido, as pessoas comearam a ter mais acesso a escolas e livros. No Sculo XIX, Guglielmo Marconi inventou o Rdio e nos Estado Unidos da Amrica em 1906 iniciaram as primeiras transmisses radiofnicas. O rdio passou a ser um dos principais meios de comunicaes at quase o final do sculo XX. Em 28 de dezembro de 1895, na Frana, os irmos Lumire criaram o cinematgrafo dando incio ao cinema que evoluiu a forma de narrar histrias passando a ocupar o espao que antes era do Teatro. A Criao do cinema foi conseqncia da inveno da fotografia no sculo XIX. Em 1923, Vladimir Zworykin inventou a televiso que passou a ter suas primeiras transmisses em 1925 em Nova York.

16 Rodrigo Felix da Cruz

A televiso foi conquistando espao entre as massas e sem dvida foi o maior meio comunicao do sculo XX. Um ponto importante a ser destacado diversificao na transmisso do conhecimento durante o Sculo XX. Da mesma forma que o Rdio no tornou o livro obsoleto, a Televiso no tornou o rdio obsoleto tampouco o cinema, pois os filmes passaram a fazer parte da programao televisiva. Essa diversidade de meios de comunicao conhecida como multimdia.

O Computador e a era digital.

A inveno que mais revolucionou a transmisso do conhecimento foi o Computador. Em 1936 foi construdo o primeiro computador eletro-mecnico pelo engenheiro alemo Konrad Zuse. Sua inveno foi desprezada pelo Governo Alemo e foi ultrapassada pelos engenheiros americanos. Os engenheiros americanos John Presper Eckert e John Mauchly criaram o Eniac (Eletronic Numeric Integrator And Calculator) que foi utilizado durante a Segunda Guerra Mundial no clculo da trajetria de msseis. Os computadores foram pouco a pouco sendo aprimorados, diminuindo seu tamanho e aumentando sua capacidade de processamento e armazenamento de dados. Durante a Guerra Fria em 1955, a agncia Americana ARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) Agncia de Projetos de Pesquisa Avanada criou uma rede de computadores que conectados entre si poderiam manter comunicao mesmo

17 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

em caso de ataques inimigo, pois o trfego de dados poderia ser redirecionado em outras conexes. Esta rede de computadores deu origem a Internet. At 1970 os grandes computadores (mainframes) dominavam o mercado, ento foram criados os primeiros PCs (Computadores pessoais). As trs primeiras geraes de computadores refletiam a evoluo dos componentes bsicos do computador (hardware) e um aprimoramento dos programas (software) existentes. Os computadores de primeira gerao (19451959) usavam vlvulas eletrnicas, quilmetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito. A segunda gerao (19591964) substituiu as vlvulas eletrnicas por transistores e os fios de ligao por circuitos impressos, o que tornou os computadores mais rpidos, menores e de custo mais baixo. A terceira gerao de computadores (19641970) foi construda com circuitos integrados, proporcionando maior compactao, reduo dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem incio a utilizao de avanados sistemas operacionais. A quarta gerao, de 1970 at hoje, caracterizada por um aperfeioamento da tecnologia j existente, proporcionando uma otimizao da mquina para os problemas do usurio, maior grau de miniaturizao, confiabilidade e maior velocidade, sendo da ordem de nanossegundos (bilionsima parte do segundo). O termo quinta gerao foi criado pelos japoneses para descrever os potentes computadores "inteligentes" que queriam

18 Rodrigo Felix da Cruz

construir em meados da dcada de 1990. Posteriormente, o termo passou a envolver elementos de diversas reas de pesquisa relacionadas inteligncia computadorizada: inteligncia artificial, sistemas especialistas e linguagem natural. Mas o verdadeiro foco dessa ininterrupta quinta gerao a conectividade, o macio esforo da indstria para permitir aos usurios conectarem seus computadores a outros computadores. O conceito de super via da informao capturou a imaginao tanto de profissionais da computao como de usurios comuns. A conectividade ocorreu efetivamente a partir de 1988 quando a Internet comeou a ser aberta para fins comerciais. Atualmente a Internet interliga o mundo inteiro, um mundo novo globalizado onde os povos se comunicam e fazem negcios, salvo poucas excees em pases sob regimes totalitrios. Aps o advento do computador e Internet a humanidade deixou a era analgica para entrar na era digital na qual tudo conectado via informtica. A partir de ento o conceito de multimdia cresceu, pois todas as formas de transmisso de conhecimento passaram a ser centralizadas pela Tecnologia da Informao. O gerenciamento, bem como a manuteno deste trfego de dados por meio da informtica para os mais diversos fins passou a ser chamado de Tecnologia da Informao. A evoluo da informtica no ficou apenas restrita ao Computador pessoal e ao conceito de multimdia. Foi criado o conceito de interatividade que um conceito que quase sempre est intrinsecamente associado s novas mdias de comunicao podendo ser definida como: uma medida do potencial de habilidade de uma mdia permitir que o usurio exera influncia sobre o contedo ou a forma da comunicao mediada.

19 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Justamente na aplicao desse potencial de interatividade os PCs esto sendo sucedidos pelos Notebooks e Net book que so computadores portteis e de tamanho reduzido que hoje equivale ao tamanho de uma agenda pelos quais o usurio pode acessar a Internet em qualquer lugar. Alm dos notebooks e net books as pessoas passaram a contar com celulares que alm de servirem para chamadas telefnicas, servem para acesso Internet, bem como os Tablets que so pranchetas sem teclado que permitem o acesso Internet com um simples toque do dedo em sua tela. A evoluo da informtica no est restrita apenas ao hardware (equipamentos de informtica), ela tambm ocorre no campo dos softwares (programas) que resultam numa quantidade maior de dados que so tratados em maior velocidade por meio de equipamentos cada vez menores e com aplicaes mais abrangentes. Atualmente a tecnologia digital e a multimdia esto presentes em diversas reas como educao, indstria, comrcio, servios e lazer. A grande expectativa desde sculo a nanotecnologia que o estudo e manipulao da matria em escala atmica e molecular. A nanotecnologia produzir equipamentos em tamanho molecular que substituir atual tecnologia que utiliza os chips que por sua vez sucederam os transistores. Teremos ento equipamentos menores que a cabea de um alfinete. Termino este captulo formulando uma questo: Se as aplicaes da informtica j esto presentes em quase todas as reas, porque no empreg-las na divulgao do Espiritismo? No prximo captulo abordaremos essa questo.

20 Rodrigo Felix da Cruz

4 A Viso Esprita sobre Tecnologia da Informao A

Neste captulo iremos estudar a Viso Esprita sobre a Tecnologia da Informao. O espiritismo foi codificado durante o sculo XIX, perodo no qual o principal meio de divulgao de idias era a imprensa escrita composta por livros, revistas e jornais, bem como pelos correios. No livro: Obras Pstumas Kardec postulou: "Uma publicidade em larga escala, feita nos jornais de maior circulao, levaria ao mundo inteiro, at s localidades mais distantes, o conhecimento das idias espritas, despertaria o desejo de aprofund-las e, multiplicando-lhes os adeptos, imporia silncio aos detratores, que logo teriam de ceder, diante do ascendente da opinio geral." Desde o perodo da Codificao, Allan Kardec sempre buscou todos os meios (mdias) disponveis no momento para divulgar seus estudos. Alm da edio de seus livros, ele utilizouse de correspondncias, de jornais, da Revista Esprita (Revue Spirite) de sua criao, bem como de reunies pblicas realizadas nos primeiros Centros Espritas. Esta estratgia surtiu o efeito desejado por Kardec, pois alcanou os intelectuais que eram o pblico alvo do Espiritismo nascente que buscava pessoas dispostas ao desbravamento do

21 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

mundo espiritual que at ento, estava sob domnio da Igreja. Era necessrio que assim fosse, pois os intelectuais seriam os multiplicadores do conhecimento esprita que gradativamente chegaria tambm s massas. O Espiritismo cresceu grandemente na Europa, sobretudo na Frana da Belle poque (final do sculo XIX at o incio do sculo XX), mas infelizmente sofreu as conseqncias da Segunda Guerra Mundial que abalou profundamente a vida europia. No entanto, como a direo da Doutrina Esprita est cargo da espiritualidade superior, o Espiritismo foi transplantado para o Brasil onde floresceu, inicialmente sob a direo de Dr. Bezerra de Menezes e atravs do trabalho missionrio de Chico Xavier que psicografou mais de 460 livros, fundando ainda diversos Centros Espritas e obras assistenciais. Na obra da lavra medinica de Chico Xavier, O Consolador (perg. 255) de autoria do esprito Emmanuel temos: "Urge, contudo, que os espiritistas sinceros, esclarecidos no Evangelho, procurem compreender a feio educativa dos postulados doutrinrios, reconhecendo que o trabalho imediato dos tempos modernos o da iluminao interior do homem, melhorando-se-lhe os valores do corao e da conscincia." Depois do trabalho de Dr. Bezerra de Menezes e Chico Xavier o Espiritismo deixou de ser uma doutrina para intelectuais passando a ser uma doutrina do povo. Uma doutrina do esclarecimento e da caridade. Tambm de autoria de Emmanuel no livro: Estude e Viva Cap. 40 encontramos: "Divulgao em grande escala se consegue hoje atravs da Internet, conhecida como a maior rede de

22 Rodrigo Felix da Cruz

computadores do mundo, que permite trocar informaes dos mais variados assuntos, enviar mensagens, conversar com milhes de pessoas ou apenas ler as informaes de qualquer parte do planeta. Em face disso, cremos que ela tem o papel mais importante na divulgao do Espiritismo contemporneo, at porque "recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espcie permanente de caridade a caridade da sua prpria divulgao." Emmanuel que inicialmente acompanhou Chico na sua misso do livro para deixar grandes conhecimentos da espiritualidade para a posteridade anteviu as necessidades do mundo atual. O pblico do sculo XX ainda buscava a informao nos livros, porm, o pblico do Sculo XXI no est restrito ao livro na busca de informao. O principal meio de consulta passou a ser a Internet com todos os seus recursos. O benfeitor Emmanuel no apenas defende o uso da Internet como tambm o recomenda ensinando-nos que A principal Caridade para com a Doutrina Esprita a sua divulgao. A Internet o meio de divulgao mais adequado aos usos e costumes de nossa gerao on line. As pessoas preferem acessar a Internet em seus computadores, notebook, net books, tablets, ou celulares do que enfrentar o trnsito se deslocar e buscar a informao do Livro impresso. No queremos dizer que o livro tornar-se- obsoleto. O Livro continuar a exercer seu papel na divulgao do Espiritismo, no entanto no ser o nico meio para tal. O mdium Divaldo Pereira Franco em entrevista a Revista Virtual "O Consolador" em 13.04.08 disse: H um ano, quando comemorvamos 150 anos de existncia de O Livro dos Espritos, foi lanada esta revista, redigida especialmente para circular na Internet. Passados doze meses, que avaliao voc faz da criao da

23 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

revista e da importncia da Internet na difuso do Espiritismo no globo em que vivemos?"Recordo-me com imenso jbilo da planificao do primeiro nmero da nossa cara Revista eletrnica e acompanhei o seu processo de crescimento e de qualidade, graas cooperao de novos articulistas, entrevistados e a segura direo dos caros Astolfo e Jos Carlos"."Penso que se Allan Kardec estivesse reencarnado, nestes dias, utilizar-se-ia da Internet com a mesma nobreza com que recorreu imprensa do seu tempo na divulgao e defesa do Espiritismo diante dos seus naturais adversrios"."A Internet, como tudo que o homem toca e corrompe infelizmente, tornou-se veculo de informaes incorretas, de agresses, de desmoralizaes, de infmias, de degradao e de crime... mas tambm de grandiosas realizaes que dignificam o gnero humano e preparam a sociedade para dias mais belos e mais felizes"."Nesse sentido, a Revista vem realizando o seu papel de difundir o Espiritismo com elegncia, nunca se permitindo vulgaridade, qualquer tipo de arrogncia ou de combate intil, fiel aos postulados da Codificao"."Parabns Revista eletrnica, aos seus diretores e a todos os seus cooperadores." Outros segmentos religiosos j iniciaram o uso da Tecnologia da Informao. Inicialmente o rdio foi usado para a transmisso de missas e cultos evanglicos. Depois a TV foi empregada para o mesmo fim sendo que atualmente temos canais de TV catlicos, evanglicos, bem como horrios alugados em diversas emissoras. Por fim temos a Internet na qual possvel assistir a programao religiosa, consultar a bblia, fazer pesquisas, pedir oraes e fazer doaes com carto de crdito e dbito. O Movimento Esprita iniciou os primeiros passos na diversificao das formas de divulgao. No temos apenas o livro,

24 Rodrigo Felix da Cruz

agora j temos programas de TV como O Programa Transio, temos a Rdio Boa Nova e diversos sites na Internet, assim como TVs espritas on line. Entretanto, no podemos nos contentar com que j existe, devemos aumentar e melhorar o contedo esprita em todos os canais de comunicao que existem. Infelizmente ainda encontramos alguma resistncia dentro do Movimento Esprita que entende que o Espiritismo deve ser feito apenas dentro da Casa Esprita. Sem dvida a Casa Esprita fsica sempre ser fundamental ao Espiritismo, pois o contato humano necessrio nossa evoluo. Mas porque no podemos reforar esse trabalho da Casa Esprita Fsica com o trabalho da Casa Esprita Virtual que por sua vez atingir pblicos antes inacessveis. Atingir pessoas que vivem at mesmo em locais que nunca se ouviu falar do Espiritismo. A Casa Esprita Virtual exercer importante papel neste Sculo XXI: Ser um posto de apoio Casa Esprita Fsica. O Espiritismo uma doutrina dinmica que no ficar estagnada, antes evoluir juntamente com os usos e costumes da humanidade e se adaptar s novas necessidades.

25 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

5 O Emprego da Tecnologia da Informao no Espiritismo


Depois do estudo da viso esprita sobre a Tecnologia da Informao e sua importncia em sua difuso, passemos parte prtica do emprego da tecnologia da informao na divulgao do Espiritismo.

Mdias tradicionais: TV, Rdio, Cinema e Teatro.

A televiso ainda um importante canal de comunicao para as massas sendo utilizada pela Igreja que possui vrios canais de TV, como por exemplo, a TV Aparecida e TV Cano Nova. As Igrejas evanglicas tambm investiram nesse tipo de divulgao. A igreja Universal do Reino de Deus proprietria de um dos maiores canais da TV aberta, a rede Record. A Igreja Internacional da Graa tem seu canal a RIT e a Igreja Mundial do Poder de Deus vem comprando horrios em diversos canais de TV. Na TV aberta no momento ainda temos apenas um programa, O Programa Transio exibido na Rede TV! e na Internet. Felizmente na Internet encontramos outras TVs espritas como a TVCEI, TV Alvorada Esprita e TV Mundo Maior.

26 Rodrigo Felix da Cruz

A problemtica da concesso de TVs em nosso pas a poltica envolvida em seu processo. Embora o Movimento Esprita sempre se abstivesse de envolvimento com a poltica, importante que seja fomentada a reflexo sobre a necessidade da obteno de pelo menos um canal de TV Esprita na TV aberta de nosso pas. A programao de nossa TV infelizmente d prioridade a programas de qualidade e moral questionveis, dessa forma a existncia de uma TV Esprita em canal aberto seria uma alternativa mais construtiva para esclarecimento das massas. Tudo o que foi mencionado sobre a concesso de TV pode ser aplicado concesso de rdios espritas. Atualmente temos a difuso das rdios Boa Nova e Fraternidade, dentre outras, que so alternativas aos ouvintes deste canal de comunicao. No momento a alternativa mais acessvel ao movimento esprita transmisso de rdio e TV pela Internet. Tal tipo de transmisso possui a vantagem de possuir menor custo e no depender de concesso estatal, bem como de poder atingir pessoas do mundo inteiro pela rede globalizada de computadores. Alm da TV e rdio temos como mdia tradicional o cinema que tambm possui importncia para a divulgao em massa do Espiritismo. Antes, somente o cinema americano abordava as questes dos fenmenos espritas, no entanto, o tipo de filme que mais se difundiu foi o chamado filme de terror que ao invs de instruir o cinfilo, turva-lhe as noes de espiritualidade. Felizmente a Espiritualidade est operante e intuiu ao cinema nacional uma srie de filmes espritas dentre eles, Bezerra de Menezes O Dirio de um Esprito, Chico Xavier, Nosso Lar, As mes de Chico Xavier, O Filme dos Espritos e outros filmes que

27 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

possuem projetos em andamento. Grande foi sua audincia que o filme Chico Xavier foi exibido no formato minissrie pela TV Globo. Das mdias tradicionais o Teatro constituir uma alternativa interessante de difuso do espiritismo, sobretudo para os jovens. Podemos fazer adaptaes de romances espritas para o teatro e incluir os grupos de jovens em tal projeto. J existem alguns grupos de teatro formados pela juventude esprita que fazem belssimas apresentaes em vrios Centros Espritas. Nossa sugesto nesse ensaio no apenas incentivar tais grupos que podem agregar a mocidade esprita, como tambm de levar esse belo trabalho para o teatro profissional.

O Livro Esprita e o e-book.

Sem dvida at o momento o Livro Esprita o meio de divulgao do Espiritismo que teve a maior difuso. Isso foi previsto por Kardec que iniciou a Codificao e utilizou-se do livro para divulgar a Doutrina, bem como por Emmanuel que coordenou a misso de Chico Xavier em deixar para posteridade mais de 460 livros. O Livro Esprita desempenhou importante papel para o Movimento Esprita no somente em difundir conhecimentos espritas, mas tambm para ajudar financeiramente as obras assistenciais promovidas pelas Casas Espritas.

28 Rodrigo Felix da Cruz

No entanto, existem muitas dificuldades para sua expanso. Uma delas a grande quantidade de carga tributria sobre a indstria grfica, o que encarece muito seu custo. No Brasil, o livro ainda possui um custo muito alto em comparao com os pases desenvolvidos, dificultando assim seu acesso pelas pessoas mais carentes. Para minimizar esse problema devemos incentivar a criao de bibliotecas circulantes nas Casas Espritas constitudas a partir de doaes. O Livro Esprita no deve ficar parado em bibliotecas pessoais sofrendo a ao de caros e poeira. Devemos doar os livros que no usamos para a biblioteca de nossa Casa Esprita para dar oportunidade para aqueles que no possuem condies financeiras de comprar os caros livros espritas. Outro problema relacionado ao Livro Esprita que na atualidade as Editoras dificilmente do oportunidade para novos autores e mdiuns. As Editoras seguem uma tendncia em publicar somente editar livros Best Sellers de autores j consagrados no Movimento Esprita como forma de obter sucesso na distribuio de seus livros. Devido a todas as dificuldades envolvidas na publicao do livro, alto custo e temor de encalhe de livros o acesso autores desconhecidos limitado. Se o autor desconhecido no tiver a possibilidade de custear sua publicao com meios prprios ou de sua Casa Esprita, este no encontra outro recurso a no ser o e-book, pois at mesmo a impresso de pequenas tiragens possui custo muito alto, alis, quanto menor a tiragem, maior ser seu custo. O terceiro problema relacionado a Livro Esprita a forma que a nova gerao se relaciona com a transmisso do

29 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

conhecimento. A maioria dos jovens prefere fazer suas leituras em telas de computadores, celulares ou tablets ao invs de folhear livros de papel. Dessa forma o e-book constituir importante alternativa ao Livro Esprita, pois alm de atingir o pblico informatizado, no tem os mesmos problemas relacionados ao livro impresso, tais como, custo, transporte, armazenamento e conservao. Alm dessas vantagens o e-book possibilita a preservao do meio ambiente, pois no necessita de rvores para sua confeco. Para produzirmos 1 tonelada de papel so necessrias 2 a 3 toneladas de madeira, uma enorme quantidade de gua mais do que qualquer outra atividade industrial, e muita energia, estando em quinto lugar na lista das atividades que mais consomem energia. Em sua produo so empregados produtos qumicos altamente txicos na separao e no branqueamento da celulose tambm representa um srio risco para a sade humana e para o meio ambiente - comprometendo a qualidade da gua, do solo e dos alimentos. O Livro impresso alm de agredir o meio ambiente em relao produo do papel necessita de transporte que emite dixido de carbono contribuindo para o aumento do efeito estufa. Em resumo dentro do raciocnio ambientalista, imprimir antiecolgico e retrgrado. Outro benefcio trazido pelo e-book a democratizao do conhecimento esprita, pois esse livro digital no ficar somente entre os intelectuais, passando a atingir as pessoas leigas quanto ao Espiritismo. A democratizao trazida pelo e-book tambm se

30 Rodrigo Felix da Cruz

promover pelo maior acesso ao conhecimento esprita, pois o leitor que no tem condies financeiras de comprar um livro impresso com ele poder ter acesso ao conhecimento. Antigamente a comunicao estava restrita aos meios de transporte: cavalos, charretes e navios. Depois, veio a imprensa escrita que tornou a leitura mais democrtica, no entanto, ainda limitada determinada regio. Aps a inveno da impressa escrita o livro impresso ganhou espao. A Doutrina Esprita utiliza esse recurso h 150 anos e nos limitamos a nos comunicar apenas pelo livro. Com o advento da internet, podemos divulgar arte, esporte, cincia, filosofia, tudo o que quisermos. Por isso no h mais a necessidade de se produzir papeis. Tal tecnologia ainda nova, mas ser de uso comum a todos. O e-book esprita poder ser lido em qualquer hora e em qualquer lugar do mundo, pois sua difuso pelo mundo ser mais rpida e simples, no sofrendo as mesmas barreiras impostas exportao do Livro Esprita Impresso. Defendemos a tese de que breve o e-book exercer importante papel em nossa misso brasileira de ser o Corao do Mundo, Ptria do Evangelho. Nossa misso difundir a Doutrina Esprita Crist para todo o mundo e o e-book poder ser distribudo livremente pela Internet a todos os lugares. Alguns podero ser refratrios ao e-book alegando que ele destruir a indstria grfica da mesma forma que a msica em formato mp3 e pirataria deram grande golpe na indstria fonogrfica. Isso no ocorrer, pois o CD no deixou de existir com a pirataria e a msica em formato mp3 compartilhada na Internet. O Livro Impresso e o e-book coexistiro para atender a pblicos diferentes.

31 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Outros diro que os recursos oriundos da venda dos livros impressos faro falta s obras assistenciais. Nesse ponto remeto o leitor ao nosso e-book - A MANUTENO DA CASA ESPRITA (distribudo gratuitamente no site www.luzespirita.org.br seo Sala de Leitura) no qual abordamos esse tema. No entanto, podemos dizer que diante do alto custo de produo do livro esprita, as margens de recursos que so obtidas pela sua venda so pequenas e podem ser obtidas de outras formas (doaes, subscries, eventos, festas e etc.). Alem disso ser mais tico pelo movimento esprita distribuir o conhecimento sem custos para o leitor. O Movimento Esprita j est mais amadurecido para entender que mais importante que o recurso obtido pela venda do livro a difuso da Doutrina Consoladora que poder ajudar a humanidade a alcanar sua regenerao. Os recursos para as obras assistenciais no faltaro, pois a espiritualidade superior est conduo dos rumos de nossa Doutrina e temos muitos trabalhadores abnegados em nossas fileiras. Da a Csar o quer de Cesar e Deus o que de Deus, nos ensinou Jesus. Ns devemos fazer todo o trabalho assistencial e de divulgao da doutrina de forma desvinculada com o dinheiro que dever ser obtido por meio de doaes e eventos para confraternizao entre as pessoas. O e-book constituir uma alternativa ao Livro Impresso que possibilitar uma distribuio gratuita dos conhecimentos espritas: Da de graa o que de graa recebestes.

32 Rodrigo Felix da Cruz

Novas mdias: A Casa Esprita Virtual.

Para tratar de forma didtica sobre emprego das novas mdias no Espiritismo utilizaremos um paradigma para exemplificar o que poderemos fazer com estas mdias: o site www.luzespirita.org.br , a Casa Esprita Virtual. Acompanhamos o trabalho do site www.luzespirita.org.br desde a sua criao em 1 de maro de 2008 que teve um incio singelo intudo pela espiritualidade e atualmente constituiu-se uma verdadeira Casa Esprita Virtual que possui atendimento fraterno, cursos de Espiritismo on line, vdeo aulas (palestras virtuais), biblissntese, blog, encontros em teleconferncia, sala de leitura, msica e assistncia espiritual por meio de irradiaes. Todas as atividades do site luz esprita so feitas por voluntrios dedicados causa esprita sendo coordenadas do plano espiritual pela Colnia Recanto dos Irmos. O site Luz Esprita como Casa Esprita Virtual foi gradualmente reunindo as atividades bsicas de uma Casa Esprita virtual e atende pessoas do Mundo Inteiro, possuindo contedo em Ingls, Espanhol e Francs. Bastando ao internauta clicar na respectiva bandeira. O primeiro menu do site o INSTITUCIONAL que expe o objetivo de seu trabalho. Segue abaixo a transcrio: Sobre a Fraternidade Luz Esprita O Portal Luz Esprita uma fraternidade virtual sem fins lucrativos, movida pelo trabalho de estudo e divulgao da

33 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Doutrina Esprita Espiritismo , alm da confraternizao entre todos aqueles que ensejam esses mesmos objetivos, com nfase na utilizao da Internet como meio de promoo e distribuio de mdias doutrinrias e aproximao de recursos humanos. A Equipe Luz Esprita formada por voluntrios independentes ou ligados a determinadas instituies espritas, absolutamente sem nenhuma compensao financeira, e que, com muito carinho e abnegao, se dispem a compartilhar com todos as graas alcanadas com o consolo e iluminao que o Espiritismo esta filosofia maravilhosa nos proporciona. Ela conta com a sustentao espiritual dos Espritos amigos da Colnia Recanto de Irmos. Entre outras atividades, essa estncia dispe de um posto de pronto-socorro espiritual, um amplo laboratrio de estudos da Cincia da Evoluo e um grande estdio artstico, recursos esses voltados para o apoio aos diversos ncleos de trabalhos espritas na Terra, tal como o Luz Esprita. Esta fraternidade promove promovida pelo MEI Movimento Esprita de Integrao -, tendo como associadas as instituies espritas: Explore o site, conhea nosso trabalho, participe dos nossos eventos e junte-se a ns nesta seara do Mestre Jesus. O segundo menu do site o CURSO ON-LINE onde o internauta encontra sua disposio dois cursos: O Espiritismo Estudo Sistematizado, curso bsico de Espiritismo composto de quatro mdulos no qual o aluno acompanhado por um monitor voluntrio, recebe lies escrita ou em udio, participa de encontros virtuais e tem disposio biblioteca on line do site. A procura pelo curso to grande que existe uma fila de espera para

34 Rodrigo Felix da Cruz

participar. Depois de concluir esse curso o aluno pode optar por ser voluntrio do site e tambm fazer o curso Filosofia com Espiritismo. Esses cursos distncia so ideais para pessoas que no possuem disponibilidade de tempo para freqentar um curso presencial e para pessoas que querem seu primeiro contato com o Espiritismo sem precisar adentrar uma Casa Esprita, pois infelizmente, ainda existe preconceito religioso com nossa doutrina que muitas vezes taxada como bruxaria e coisa do mal por pessoas que desconhecem nossos princpios. O terceiro menu do site a SALA DE LEITURA no qual o internauta encontra diversos livros espritas em formato e-book para consulta e para baixar o arquivo. Trata-se de importante iniciativa de democratizao do saber esprita, pois todos os livros esto disponveis para livre consulta. Graas a tal iniciativa tivemos a oportunidade de publicar nossos e-books depois de vrias respostas negativas das editoras espritas que querem apenas autores conhecidos, bem como a impossibilidade custear a impresso de uma pequena tiragem. No entanto, tudo na vida possui um lado bom, se de um lado no conseguimos o patrocnio de uma editora ou bancar uma impresso em pequena escala, de outro lado pudemos disponibilizar nosso trabalho gratuitamente a todo aquele que tiver de estudar os temas por ns ensaiados. Essa a grande inovao da biblioteca on line, pois para o autor esprita comprometido com a Doutrina dos Espritos, mais vale a multiplicao de conhecimentos do que a fama como autor ou o reconhecimento financeiro.

35 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Registramos aqui nossa gratido ao site www.luzesprita.org.br por apoiar o nosso trabalho dando-nos oportunidade de public-lo. O quarto menu do site EVENTOS no qual encontramos a divulgao dos eventos do Movimento Esprita ao longo do ano. Constitui-se de gratuita e eficiente forma das casas espritas divulgarem seus trabalhos. O quinto menu EXTRAS no qual encontramos o PAINEL DA MSICA ESPRITA , link no qual podemos baixar msicas em formato mp3, letras de msicas com cifras para violo, teclado e cavaquinho. um espao destinado para o trabalho de musicoterapia no Espiritismo. No quinto menu temos tambm POADCAST- LUZ ESPRITA, onde encontramos uma coletnea de narrativas sobre variados temas que nos convidam reflexo. Trate-se de um link destinado aos articulistas do movimento esprita. Temos ainda o link ENDEREO DAS CASAS ESPRITAS para consulta, ENCONTRO ON LINE para participar de reunio com a Equipe Luz Esprita, por meio de palestras, entrevistas e debates com a interao de todos os participantes. E por fim, o link VIDEOAULAS APRENDENDO COM O ESPIRITISMO onde disponibilizado mais uma mdia para aprendizado do Espiritismo. O sexto menu do site o CONTATO composto dos links ENTRE EM CONTATO CONOSCO, para crticas, sugestes e observaes; link PROGRAMA IRRADIAO FRATERNA, para pedir vibraes na assistncia espiritual; link NEWSLETTER INFORME LUZ ESPRTA, para o recebimento de notcias relativas

36 Rodrigo Felix da Cruz

ao site e ao movimento esprita por e-mail; e por fim, o link ENCONTRO ON LINE LUZ ESPRITA o qual aqui transcrevemos: Venha participar do nosso Encontro Online - Luz Esprita Com a participao da Equipe Luz Esprita, monitores e alunos do nosso Curso Online, amigos e convidados, promovemos reunies em tempo real, com palestras, entrevistas, debates e estudos em geral sob variados temas e interao de todos os participantes. Todas as teras e quintas, a partir das 21h. (horrio de Braslia) Programao: A cada encontro o grupo aborda um tema (conceitos doutrinrios, atualidades, etc., entrevista, palestra) que os prprios participantes sugerem. Como participar: Voc tambm pode participar dos nossos encontros com perguntas e comentrios. Para tanto, basta fazer um cadastro - totalmente gratuito (criar uma conta pessoal com nome e senha) e entrar na sala luzespirita por uma das seguintes formas: Instalando o programa Paltalk em seu computador (recomendado) saiba como aqui. Acessando a sala diretamente pelo nosso site saiba como aqui. Siga as instrues na pgina a seguir: Entrar na sala LuzEspirita

37 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Alm dos seis menus descritos o site Luz Esprita possui ainda um blog denominado O ESPIRITISMO EM MOVIMENTO, um espao destinado para a divulgao de notcias, eventos, atualidade e temas importantes para a Doutrina Esprita. Com o passar do tempo o site www.luzespirita.org.br implantou de forma pioneira tudo aquilo que defendemos como a Casa Esprita do futuro, uma Casa Esprita Virtual, que no tem a pretenso de tornar obsoleta a Casa Esprita tradicional. Seu objetivo ser um posto avanado da espiritualidade auxiliar Casa Esprita tradicional para atingir outros pblicos que antes no eram alcanados. Para isso reuniu todas as mdias existentes em um nico canal, a Internet, possuindo potencial para agregar mais recursos no futuro. Diante de tudo o que foi exposto, deixamos este site como modelo para a nossa proposta de emprego da Tecnologia da Informao no Espiritismo. Outros sites tambm j esto fazendo trabalhos semelhantes, tais como os sites www.panoramaespirita.com.br com espao para articulistas e o site www.umevor.org.br que tambm disponibiliza obras espritas para download.

A Transcomunicao Instrumental.

No poderamos encerrar um ensaio sobre a Tecnologia da Informao no Espiritismo sem comentar sobre as importantes pesquisas no campo da Transcomunicao Instrumental.

38 Rodrigo Felix da Cruz

A Transcomunicao Instrumental ou TCI (Comunicao Transcendental) a gravao de vozes e manifestaes do plano espiritual. Iniciou-se em 12 de junho de 1959 pelo cantor e pintor sueco Friedrich Jrgenson com gravaes de vozes do mais alm feitas em fitas magnticas. Jrgenson registrou vozes que lhe diziam: Estamos vivos, Friedrich, Os mortos esto vivos, Somos mortos, mas os mortos so homens..., etc. Passou a dialogar com as vozes e conseguiu inmeras gravaes, do que ele atribuiu serem de conhecidos amigos e parentes seus j falecidos. Atualmente existem softwares especficos para a obteno de gravaes com qualidade superior as feitas em fita magntica. O estudo da TCI de grande importncia ao Espiritismo que tambm possui em suas razes o aspecto cientfico. Quando a cincia aceitar a comprovao de que podemos nos comunicar com o mundo maior no apenas por meio de fenmenos medinicos, como tambm por meio de aparelhos teremos uma verdadeira revoluo em nossa forma de lidar com a vida. A Transcomunicao Instrumental foi citada no livro Nosso Lar psicografado por Chico Xavier, captulo 48 Culto Familiar: Talvez que a praticantes do Espiritismo no fosse to surpreendente a reunio a que compareci, em casa de Lsias. Aos meus olhos, porm, o quadro era indito e interessante. Na espaosa sala de estar, reunia-se pequena assembleia de pouco mais de trinta pessoas. A disposio dos mveis era a mais simples. Enfileiravam-se poltronas confortveis, doze a doze diante do estrado, onde o Ministro Clarncio assumira posio de diretor, cercando-se da senhora Laura e dos filhos. distncia de quatro metros, aproximadamente, havia um grande globo cristalino, da

39 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

altura de dois metros presumveis, envolvido, na parte inferior, em longa srie de fios que se ligavam a pequeno aparelho, idntico aos nossos alto-falantes. Numerosas indagaes me bailavam no crebro. Na sala extensa, cada qual tomara lugar adequado, mas observava conversaes fraternas em todos os grupos. Achando-me ao lado de Ncolas, antigo servidor do Ministrio do Auxlio e ntimo da famlia de Lsias, ousei perguntar alguma coisa. O companheiro no se fez rogado e esclareceu: Estamos prontos contudo, aguardamos a ordem da Comunicao. Nosso irmo Ricardo est na fase da infncia terrestre e no lhe ser difcil desprender-se dos elos fsicos, mais fortes, por alguns instantes. Mas vir ele at aqui? indaguei. Como no? revidou o interlocutor. Nem todos os encarnados se agrilhoam ao solo da Terra. Como os pombos-correios que vivem, por vezes, longo tempo de servio, entre duas regies, Espritos h que vivem por l entre dois mundos. E, indicando o aparelho nossa frente, informou: Ali est a cmara que no-lo apresentar. Por que o globo cristalino? perguntei, curioso. No poderia manifestar-se sem ele? preciso lembrar disse Ncolas, atenciosamente que a nossa emotividade emite foras suscetveis de perturbar. Aquela pequena cmara cristalina constituda de material isolante. Nossas energias mentais no podero atravess-la. Nesse instante, foi Lsias chamado ao fone por funcionrios da Comunicao. Era chegado o momento. Poder-se-ia

40 Rodrigo Felix da Cruz

comear o trabalho culminante da reunio. Verifiquei, no relgio de parede, que estvamos com quarenta minutos depois da meia-noite. Notando-me o olhar interrogativo, disse Ncolas em voz baixa: Somente agora h bastante paz no recente lar de Ricardo, l na Terra. Naturalmente, a casa descansa, os pais dormem, e ele, em a nova fase, no permanece inteiramente junto ao bero... No lhe foi possvel continuar. O Ministro Clarncio, levantando-se, pediu homogeneidade de pensamentos e verdadeira fuso de sentimentos. Fez-se grande quietude e Clarncio disse comovedora e singela prece. Em seguida, Lsias se fez ouvir na ctara harmoniosa, enchendo o ambiente de profundas vibraes de paz e encantamento. Logo aps, Clarncio tomou novamente a palavra: Irmo disse , enviemos, agora, a Ricardo a nossa mensagem de amor. Observei, ento, com surpresa, que as filhas e a neta da senhora Laura, acompanhadas de Lsias, abandonavam o estrado, tomando posio junto dos instrumentos musicais. Judite, Iolanda e Lsias se encarregaram, respectivamente, do piano, da harpa e da ctara, ao lado de Teresa e Elosa, que integravam o gracioso coro familiar. As cordas afinadas casaram os ecos de branda melodia e a msica elevou-se, cariciosa e divina, semelhante a gorjeio celeste. Sentia-me arrebatado a esferas sublimes do pensamento, quando vozes argentinas embalaram o interior. Lsias e as irms cantavam maravilhosa cano, composta por eles mesmos. Muito difcil frasear humanamente as estrofes significativas, cheias de espiritualidade e beleza, mas

41 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

tentarei faz-lo para demonstrar a riqueza das afeies nos planos de vida que se estendem para alm da morte: Pai querido, enquanto a noite Traz a beno do repouso, Recebe, pai carinhoso, Nosso afeto e devoo!... Enquanto as estrelas cantam Na luz que as empalidece, Vem unir nossa prece A voz do teu corao. No te perturbes na estrada De sombras do esquecimento, No te doa o sofrimento, Jamais te firas no mal. No temas a dor terrestre, Recorda a nossa aliana, Conserva a flor da esperana Para a ventura imortal. Enquanto dormes no mundo, Nossas almas acordadas Relembram as alvoradas Desta vida superior

42 Rodrigo Felix da Cruz

Aguarda o porvir risonho, Espera por ns que, um dia, Volveremos alegria Do jardim do teu amor. Vem a ns, pai generoso, Volta paz do nosso ninho, Torna s luzes do caminho, Inda que seja a sonhar Esquece, um minuto, a Terra E vem sorver da gua pura De consolo e de ternura Das fontes de Nosso Lar. Nossa casa no te olvida O sacrifcio, a bondade, A sublime claridade De tuas lies no bem Atravessa a sombra espessa, Vence, pai, a carne estranha, Sobe ao cume da montanha, Vem conosco orar tambm. s derradeiras notas da bela composio, notei que o globo se cobria, interiormente, de substncia leitoso-acinzentada, apresentando, logo em seguida, a figura simptica de um

43 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

homem na idade madura. Era Ricardo. Impossvel descrever a sagrada emoo da famlia, dirigindo-lhe amorosas saudaes. O recm-chegado, aps falar particularmente companheira e aos filhos, fixou o olhar amigo em ns outros, pedindo fosse repetida a suave cano filial, que ouviu banhado em lgrimas. Quando se calaram as ltimas notas, falou comovidamente: Oh! Meus filhos, como grande a bondade de Jesus, que nos aureolou o culto domstico do Evangelho com as supremas alegrias desta noite! Nesta sala temos procurado, juntos, o caminho das esferas superiores muitas vezes recebemos o po espiritual da vida e , ainda aqui, que nos reencontramos para o estmulo santo. Como sou feliz! Nesta narrativa temos um aparelho que permite a comunicao entre os habitantes de Nosso Lar e nosso plano. Nosso Lar foi publicado em 1944, ou seja, 15 anos antes do incio dos estudos da TCI por Friedrich Jrgenson. Tal narrativa serve para fundamentar e legitimar ainda mais o importante trabalho de pesquisas com a Transcomunicao Instrumental. Andr Luiz em Nosso Lar nos trouxe tanta informao acerca do plano extrafsico que ainda levaremos muitos anos para compreender esse cabedal de conhecimentos. A TCI foi citada 15 anos antes de seus primeiros estudos. Nossos irmos do mais alm j possuem a tecnologia necessria para as comunicaes, falta apenas ns desse plano aperfeioarmos nossos equipamentos para tais comunicaes que sero to comuns como hoje comum utilizar um aparelho de telefone celular. Esse ser o futuro da TCI.

44 Rodrigo Felix da Cruz

6 A Colnia Recanto de Irmos


Neste captulo trazemos ao leitor informaes sobre uma colnia estabelecida no plano espiritual que tem suas atividades voltadas divulgao da Doutrina Esprita por meio da Tecnologia da Informao, a Colnia Recanto dos Irmos. Para o levantamento dessas informaes recorremos aos amigos da equipe do site Luz Esprita e fizemos uma reunio medinica particular na residncia de Ilson Forner, com a presena do webmaster do site Ery Lopes e o mdium Wilton Oliver. Registramos aqui nossa gratido aos amigos e ao pessoal da Colnia. Para sermos o mais fiel possvel aos assuntos tratados na reunio medinica aqui transcrevemos todo o seu contedo. A pauta da reunio era a organizao e trabalhos da Colnia Recanto dos Irmos. Recebemos ento, a visita de um abnegado trabalhador da colnia, Cezar Hanzi: COMUNICAO 22/09/11

MISSO DO ESPIRITISMO E DO ESPRITA A misso do Espiritismo no de ser a religio do futuro, a de espiritualizar o ser. No entanto, o mal manipula as boas coisas em nosso interesse pessoal.

45 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Felizmente, existem mais pessoas interessadas no caminho de Deus do que no mal. Por que tanto mal na Terra? Pela omisso dos bons e nfase demasiada dos meios de comunicao na maldade. Enfatizamos a maldade para ofuscar nossos defeitos: Esse o alerta do Espiritismo para que conheamos nossos males antes de apontar os erros do prximo. No h limites para a comunicao, a internet chegou por meio da destruio da guerra, hoje levada para levar amor e sabedoria dos planos espirituais. A misso do verdadeiro esprita transcende isso, este tem a responsabilidade de levar conhecimento quele que ainda no o tem. Seremos cobrados por isso. Desejamos que todos tenham no Espiritismo a certeza da Justia e da Bondade de Deus (que no punitivo). Deus sempre nos dar a oportunidade do recomeo tendo pacincia com nossas imperfeies. O Esprita de Hoje no pode se comportar como um fantico religioso preso dentro do Centro Esprita escondendo seus conhecimentos entre quatro paredes. Nosso Senhor Jesus nos ensinou: no coloque a candeia em baixo do alqueire.

COLNIA RECANTO DOS IRMOS

46 Rodrigo Felix da Cruz

Seu objetivo preparar as pessoas para as questes da tecnologia para o bem geral da humanidade: a divulgao do Espiritismo e o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Surgimento

A Colnia Recanto dos Irmos foi fundada por diversos espritos imigrantes que vinham para o Brasil e constituam suas vidas aqui. Estes quando desencarnavam eram socorridos por diversas colnias afins, porm, aqueles que tinham ligaes com colnias de seus pases de origem no conseguiam contato com seus amigos dessas cidades, ficavam ento sem seus mentores e muitas vezes ficavam em regies de sofrimento onde buscavam ajuda do Divino e ento, encontravam Campos de Estudo e adaptao para novas reencarnaes. Tal processo era longo, pois muitos falavam japons e eram atendidos por espritos que no falavam japons, por exemplo. Isso dificultava o atendimento, sobrando ao esprito assistido muito saudosismo. Depois da readaptao, libertando-se do idioma de sua encarnao anterior, os espritos comearam a pensar em outros espritos que tinham os mesmos problemas e juntaram-se para fundar a Colnia Recanto dos Irmos agregando pessoas e tecnologia.

47 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

A colnia expandiu-se ao ponto de que irmos que ali foram acolhidos comearam a estudar e desenvolver atividades freqentes. Em alguns momentos tivemos com mais japoneses, outros momentos, portugueses, italianos e alemes. Hoje no h mais dificuldade de locomoo entre os pases e a Colnia Recanto dos Irmos uma colnia a servio dos imigrantes no Brasil. Nela h um hospital para a reencarnao daqueles que simpatizam com a colnia. Atualmente, h uma gama maior de espritos afins com a colnia.

Geografia A Geografia da colnia muito diversa. Tem entidades que fazem parte da rea rural que mantm uma estrada com jardins floridos, assim como a alimentao vegetal da colnia bem amparada e servem no desenvolvimento de novas ferramentas e tcnicas agrcolas que no agridem ao meio ambiente. Tcnicas que so intudas aos pesquisadores encarnados. Na rea rural trabalham espritos muito simples com relao ao conhecimento, porm muitos dispostos em servir. Dentre os que tm acesso a esse lado da colnia h tambm o lado tecnolgico. O Centro de Estudos da Colnia o maior prdio que temos, com Biblioteca, Centro Tecnolgico e tudo que h de

48 Rodrigo Felix da Cruz

desenvolvimento cientifico, filosfico e teolgico. um prdio de grandiosidade. A colnia conta ainda com um hospital pequeno, mas bem estruturado do qual temos muito orgulho, pois l fazemos os primeiros socorros e os primeiros tratamentos com irmos que chegam sem compreenso com o que acontece. Os mais necessitados so transferidos para outros hospitais especializados. Temos o aparelho TCO Psicologrfico, chamado tambm de PSAI, que um registrador hologrfico das formas-pensamento. Ele possui uma tela fluida de longas propores. Damos muita importncia a tudo o que o ser humano pode fazer. O aparelho faz interpretao da energia que emana de nossas mos quando pensamos em algo. Ele interpreta o campo magntico que nos envolve a todo instante e se manifesta conforme o pensamento. H outros aparelhos que no necessitam da interao fsica, apenas os pensamentos. Projetos de divulgao do Espiritismo. O projeto de divulgao do Espiritismo nos meios de comunicao e manifestao artstica um projeto que recebi de Deus com prazer. Precisei me preparar antes, fazer avaliao, pois tenho que aprender fazendo. no trato com os necessitados que aprendemos a importncia do contedo daquilo que esta nos livros. Em contato com os arquivos da colnia recebi orientao do professor Tales que me orientou a ter cuidado com o imediatismo e no sentir desnimo.

49 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Atualmente o projeto comea a fazer sentido entre os dois planos.

Depois da comunicao acima prepararmos novas questes e agendamos um novo encontro medinico em nossa residncia no dia 20/10/2011 s 19h30 (quinta-feira):

1) Qual a localizao geogrfica da Colnia Recanto de Irmos em relao ao nosso plano? Por exemplo, Nosso Lar fica em localizao equivalente cidade do Rio de Janeiro. Resposta: A Colnia Recanto dos Irmos fica em regio equivalente Zona Leste da Cidade de So Paulo.

2) Como funciona a administrao da Colnia Recanto de Irmos e quais so seus departamentos? Resposta: Tudo fica concentrado no centro da Colnia no Centro de Estudos, Centro de Convenes, Biblioteca e Hospital. Nos arredores existem burgos que so outras regies como os campos que cuidam do cultivo de nossa alimentao, flores e pesquisas de novas tcnicas agrcolas e Centro de Biologia. Existem outros burgos que atendem a irmos de outras lnguas e cultura e possuem caractersticas que lembram seus pases de origem. So semelhantes a algumas cidades que temos no Brasil que lembram outros pases como, por exemplo, Holambra que lembra a Holanda, etc.

50 Rodrigo Felix da Cruz

Toda organizao administrativa est sob a responsabilidade de Laerte, Madalena e Margarida. Eu, Cezar Hanzi, sou o porta-voz da Colnia. 3) Como a Colnia emprega a Tecnologia da Informao no plano extrafsico? Resposta: O Wilton (o mdium) me cobrou porque em algumas comunicaes parecia que era ele que estava falando e eu no o deixava perceber a minha presena ao seu lado. Ento, lhe respondi que a aproximao no o nico meio de comunicao entre um desencarnado e um encarnado. Para falar com uma pessoa do outro lado do planeta podemos, por exemplo, usar um aparelho celular. Ento, ns usamos uma espcie de microchip colocado juntamente com glndula pineal do mdium que permite que ele oua minha voz enquanto eu fao outras atividades. Outros recursos tecnolgicos que utilizamos so gravaes hologrficas em arquivos no aparelho PSAI (que j comentamos) de imagens mentais e de eventos que podemos gravar atravs de cmera de vdeo e mostrar em palestras, seminrios e programas de reencarnao. H pessoas que pensam que na leitura de pensamentos se v tudo o que o ser pensa, mas na verdade fazemos um anamnese, ou seja, apenas o que se pensa no momento. Podemos transportar nossos pensamentos por meio de aparelhos que catalisam esses pensamentos e os transmitem. Usamos tambm um telefone entre as colnias que possui uma tecnologia de transmisso de pensamento, encontro certa dificuldade em fazer comparaes destes equipamentos e sua tecnologia ainda rudimentar.

51 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

A tecnologia usada para a comunicao externa uma espcie de telefone que permite a materializao do esprito comunicante de forma tangvel e permite a bi corporeidade virtual. 4) Quais so suas consideraes sobre a implantao da Casa Esprita Virtual? Respostas: O papel da Casa Esprita Virtual ser o de esclarecer e ampliar o alcance da Doutrina dos Espritos, enquanto o Centro Esprita tradicional convm primar pela Assistncia Social, Evangelizao Infantil e a Mocidade Esprita. Os trabalhos de Estudo, desobsesso e afins, podem ser conduzidos pelo formato virtual. Infelizmente, hoje acontece o contrrio, d-se mais valor ao intelecto do que a Caridade. Usam o prprio Evangelho para fechar suar portas aos pequenos e necessitados. muito fcil apenas prestar socorro espiritual em apenas 1 hora de trabalho, enquanto o trabalho com os carentes deixado em segundo plano, pois no suportam ver no semelhante a pobreza e se consideram superiores. Um grave defeito agravado pela desculpa de falta de tempo. A Casa Esprita Virtual no esvaziar o Centro Esprita Tradicional, pois esta no se esvazia por falta de espritas, mas por falta de Espiritismo. A Casa Esprita Virtual ampliar o trabalho divulgar Jesus em todos os campos virtuais. 5) Quais suas sugestes para a implantao e conduo da Tecnologia da Informao no Espiritismo?

52 Rodrigo Felix da Cruz

Resposta: A importncia da Comunicao se avalia pela velocidade que ela tem com a Internet e ento podemos avaliar qual a distncia que a Doutrina Esprita pode alcanar com a web. Os espritas mais progressistas e modernos devem denotar a importncia do fato do Espiritismo no se faz apenas dentro das quatro paredes do Centro Esprita. Isso seria minimizar o trabalho da espiritualidade. A irm Margarida certa vez disse: No importa as pedras que nos atirem, importam as flores que colhemos. 6) O Intercmbio medinico na Internet no constituiria uma nova forma de exerccio medinico, a psicodigitao (escrita medinica direto no teclado) em aluso psicografia (escrita medinica no papel)? Resposta: Perfeitamente. Na verdade j possvel que isso acontea de um esprito poder tomar de assalto o aparelho medinico para escrever sua mensagem no teclado, mas sabemos que no mais necessrio esse tipo de comunicao brusca, embora alguns espritos o desejem, pois alguns mdiuns os impedem de falar. H um grande nmero de espritos que desejam a comunicao e poucos mdiuns para a tarefa. Mdium aquele que faz a mediao entre o plano extrafsico e o plano fsico. Se percebermos o plano extrafsico e no transmitirmos a mensagem, somos meros sensitivos. Jesus disse que seus filhos e filhas profetizaro. A mediunidade se estender pelo mundo.

53 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Promover o exerccio medinico no teclado ser uma prtica mais ecolgica, afinal a produo do papel, lpis e caneta agridem o meio ambiente. 7) O que a Colnia espera de nossos trabalhos na Seara Esprita? Resposta: Ns esperamos que hajam resultados e a Verdade que o Leitmotiv* de nossos trabalho. De resultado, ns desejamos muito que alcancem o maior nmero de pessoas possvel. Desejamos que o trabalho do irmo seja um trabalho de vanguarda com compromisso com a Verdade. *[1] leitmotiv (do alemo): ideia, iniciativa, fora condutora. 8) Para encerrar nosso encontro e para concluir nosso livro, quais so suas consideraes finais? Resposta: Gostaria de tratar das questes morais na internet e nos meios de comunicao, que possuem a misso de tornar as pessoas mais informadas e evoludas. Falar de moralidade e de Cristianismo dentro de cada um sempre reforar a necessidade da reforma ntima. Gostaria de falar para os adeptos da ortodoxia esprita que o que se constitui anti-doutrinrio o caminhar na direo oposta do Cristo que por sua vez nunca pregou a intolerncia. O grande Bandeirante desse meio Dr. Incio Ferreira que de forma bem humorada, inteligente e aplicada nos ensina em seus livros e blog a tica esprita: - O Espiritismo ainda vai crescer muito?

54 Rodrigo Felix da Cruz

- Temos esperana nisto... Mas reparemos que Jesus, ao se referir ao advento do Consolador, disse que nos enviaria outro Consolador! Espero, pois, que no tenhamos necessidade de outro, e mais outro... (blog do Dr. Incio 04/10/2011) No faamos do Espiritismo apenas uma gota perdida no oceano, no sejamos apenas espritas, mas, sobretudo cristos. Chico Xavier dizia que se o Espiritismo ficasse restrito aos interesses que alguns dirigentes ou se deixasse de lado seu carter cristo, ele deixaria de ser esprita e seria apenas um cristo. Devemos amar a Deus e no tem-lo!

55 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

7 Entrevista com Carlos Baccelli


Uma novidade que merece especial ateno e se constitui de modelo de como a tecnologia da informao pode auxiliar o Espiritismo o blog do Dr. Incio Ferreira: http://inacioferreirabaccelli.zip.net/. Neste blog o mdium Carlos Baccelli psicodigita (acabamos de criar um termo psicografia mediunidade apresentada meio da escrita e psicodigitao a mediunidade apresentada no teclado do computador), afinal, no importa o meio em que se expresse mediunidade o intercmbio entre o pensamento de um esprito desencarnado e um esprito encarnado. Todas as teras-feiras de manh mensagens do mdico psiquiatra Dr. Incio Ferreira, mensagens com temas importantes para o movimento esprita. O mesmo mdium tambm psicodigita poesias de Eurcledes Formiga no blog: http://formiga-baccelli.zip.net/

A psicodigitao uma nova forma apresentao da mensagem medinica na qual o mdium em transe de maior ou menor conscincia escreve diretamente no teclado do computador as mensagens do mais alm. Tal forma de exerccio medinico ser cada vez mais freqente, pois as novas geraes tero mais contato com a informtica e menos contato com o papel.

56 Rodrigo Felix da Cruz

Ns da autoria quando nos propomos a escrever ensaios ao leitor recorremos tambm a tal tipo de mediunidade, pois somos intudos a escrever diretamente no teclado. No incio usvamos primeiro o papel, depois passamos a escrever diretamente no teclado do computador. Na verdade seria muita arrogncia de nossa parte se auto-intitular de autor, pois somos meros compiladores ou organizadores do que a espiritualidade amiga nos intui em processo de co-autoria. Sobre o uso da Tecnologia da Informao no Espiritismo Carlos Baccelli* gentilmente nos concedeu a seguinte entrevista:

Entrevista sobre Mediunidade e Informtica

1) Como surgiu a ideia de promover blogs na Internet (Blog Dr. Incio Ferreira e Eurcledes Formiga) para o intercmbio medinico, ou seja a Mediunidade na Internet? R - A idia pertence ao Dr. Incio Ferreira que deseja uma maior aproximao com os leitores de suas obras, interagindo com eles em tempo real. O objetivo ainda de mostrar o quanto o mundo espiritual pode estar conectado conosco, os encarnados, sem a burocracia e os problemas econmicos que envolvem a edio de um livro. 2) O intercmbio na Internet no construiria uma nova forma de mediunidade, a psicodigitao (escrita medinica direto no teclado) em aluso psicografia (escrita medinica no papel)? R- Creio que no. Mediunidade pensamento a pensamento, e, sendo assim, a forma, talvez, seja o que menos importa no fenmeno de transmisso e recepo da idia.

57 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

3) Qual sua opinio sobre a utilizao dos recursos da Tecnologia da Informao aliada s artes para a divulgao do Espiritismo? R- O espiritismo, em sua divulgao, deve lanar mo de todos os meios lcitos disponveis. A arte um excelente veculo para a propagao da Doutrina e, sem dvida, necessita ser incentivada, mormente entre os mais jovens. 4) Qual sua opinio sobre a criao de Casas Espritas Virtuais para levar o atendimento e estudo da Doutrina Esprita pela Internet para todos os cantos do mundo? R- Excelente, desde que se alerte para que no haja um esvaziamento das casas espritas, to necessitadas de cooperadores para a manuteno de suas atividades.

5) Como nossos irmos desencarnados empregam a Tecnologia da Informao no plano extrafsico ? R- Da mesma maneira que a empregamos na terra, apenas, digamos, com a velocidade da luz. Segundo Dr. Incio Ferreira, as novidades que chegam a terra, quando chegam j se encontram ultrapassadas no mundo espiritual. 6) Quais suas sugestes para a implantao e conduo da Tecnologia da Informao no Espiritismo? R- No sou expert no assunto. Aguardemos que o esprito de Steve Jobs nos inspire. 7) Quais so as consideraes sobre as questes acima de Dr. Odilon Fernandes (estudioso do fenmeno medinico) e de Dr.

58 Rodrigo Felix da Cruz

Incio Ferreira (que tem seu blog neste plano) ou Eurcledes Formiga (poeta do mais alm) R- Os referidos Espritos Amigos possuem uma cabea aberta e so de parecer que, em futuro prximo, novas modalidades de comunicao medinica havero de se disponibilizar aos mdiuns na terra, porque, afinal, o mundo espiritual a matrix da realidade o mundo da virtualidade! _________________________________________________
*Carlos A. Baccelli nasceu em Uberaba (MG), em 9 de novembro de 1952, filho de Roberto Baccelli e Maria Odete Prata Baccelli. Casado com a Profa. Mrcia Queiroz Silva Baccelli, pai de dois filhos, Thiago e Marcela. Formado em Odontologia, funcionrio da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos h 24 anos. H 30 anos cooperando com as atividades da Casa Esprita "Bittencourt Sampaio", Baccelli idealizador e fundador de vrias instituies espritas em Uberaba, entre as quais o Grupo Esprita "Po Nosso", o Lar Esprita "Pedro e Paulo", o Grupo Esprita "Irmo Jos", a "Casa do Caminho", esta ltima de amparo vtimas do HIV.

Como escritor e jornalista, autor de vrias obras de significativa importncia para a Doutrina: "O Espiritismo em Uberaba", "Divaldo Franco em Uberaba", "Chico Xavier, Mediunidade e Vida", etc. Foi durante muito tempo diretor da Aliana Municipal Esprita de Uberaba e secretrio da "Comunho Esprita Crist", antiga casa de trabalho do mdium Chico Xavier. Com Chico Xavier, no "Grupo Esprita da Prece", publicou vrios livros em parceria medinica, editados pelo IDEAL de So Paulo, e pelo IDE de Araras, livros que lhe abriram caminho para o trabalho medinico que agora se amplia com outros que tm sido publicados pela "DIDIER" de Votuporanga e "LEEPP" de Uberaba. Baccelli, ainda, orador que, tem viajado pelo Brasil levando consigo a mensagem da Terceira Revelao, sendo que, por quase trs anos consecutivos apresentou na TV local o apreciado programa "Espiritismo Explicando". FONTE: www.baccelli.com.br

59 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

8 Entrevista com o Instrutor Aniceto na Casa Amiga


Em busca de mais informaes a respeito do emprego da Tecnologia da Informao no Espiritismo, agendamos na Associao Beneficente Esprita Casa Amiga situada na Rua B, 114, Itaim Paulista, So Paulo, no dia 13 de outubro de 2011 (quinta-feira) s 20 horas, um encontro medinico para instruir este trabalho. Na ocasio, contamos o apoio da mdium Wilma Cunha que gentilmente cedeu seu aparelho medinico e recebeu a seguinte mensagem pela psicofonia: A vida no nos depara com situaes para a qual no temos fora e disposio. Na vida sempre existir a primeira vez e nos temos que ter a vontade e a coragem de vencer. Sinto-me lisonjeado por estar aqui nessa oportunidade de comunicao, pois estou presente em todas as reunies em prol dos assistidos desta Casa. Visito a cada um de vs todos os dias, porque temos a incumbncia de deixar vocs mdiuns preparados, com bem estar para a tarefa que rdua, mas ns estamos sempre juntos colaborando, instruindo, ajudando e fazendo. Tudo para que no hesites nas tarefas.

60 Rodrigo Felix da Cruz

Ns do mundo espiritual que temos a incumbncia desde lar agradecemos toda a dedicao por este irmo que vem em busca de informaes. Sinto-me honrado e feliz em estar com vocs. a oportunidade para dar nossa mensagem: trabalhem com seus guias, seus mentores, a nossa irm abriu o caminho, porm est com a sade debilitada, a tarefa agora de vocs. O objetivo de nossa reunio hoje colaborar com nosso irmo em seu trabalho. Nesse momento o benfeitor comunicante nos concedeu a palavra e ento, primeiramente perguntamos: Boa Noite, como ns podemos cham-lo? Resposta: Primeiramente pode me chamar de um amigo, no final da comunicao daremos a nossa identidade. Feita a saudao fizemos a primeira das perguntas previamente elaboradas: 1) Qual sua opinio sobre a utilizao da Tecnologia da Informao aliada s artes para a divulgao do Espiritismo? Resposta: As artes sempre foram fonte de instruo e educao. Quando bem aplicadas, ensinam e instruem. Por isso o artista dotado de sensibilidade notvel. A tecnologia da informao no para ser estanque. A tecnologia da informao se desenvolveu de uma forma muito grande porque Deus assim o permitiu. chegado o momento que os homens tero onde buscar sua paz interior, vo deixar a cincia e buscar os conhecimentos da vida, de si mesmos. A Tecnologia da Informao, cincia e o homem andam de mos dadas.

61 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

2) Qual sua opinio sobre a criao de Casas Espritas Virtuais para levar o atendimento e estudo da Doutrina Esprita pela Internet para todos os cantos do mundo? Resposta: Ainda um pouco estranho para vocs da matria falar em Centro Esprita Virtual. Tudo o que existe na Terra j existe no mundo espiritual h muito tempo. Isso moderno demais para esta gerao, mas no o ser para as futuras geraes. Tudo deve ser muito bem programado, com amor, com boa inteno. Porque este instrumento pode ajudar ou degradar. Pedimos a Deus que as pessoas que trabalhem com isso, o faam sem personalismo, deixando Deus como regente. Infelizmente ainda Centro Esprita tradicional, cujos dirigentes se consideram detentores da verdade que pertence ao Pai. 3) O intercmbio medinico na Internet no constituiria uma nova forma de exerccio medinico, a psicodigitao (escrita medinica no teclado) em aluso psicografia (escrita medinica no papel)? Resposta: Mediunidade mediunidade. Independe o modo em que haja o intercmbio entre o esprito encarnado ou desencarnado. No importa se for prancha, no papel ou no teclado. Reforo o que disse antes, preciso que haja amor e doao. 4) Como nossos irmos desencarnados empregam a Tecnologia da Informao no plano extrafsico? Resposta: Ns j sabemos que a Linguagem Universal dos Espritos o Pensamento. Contudo, na espiritualidade existem aparelhos sofisticadssimos, pois nem todos os espritos conseguem se comunicar apenas com o pensamento. Os aparelhos que vocs tem so planejadas por espritos que intui seus inventores que os

62 Rodrigo Felix da Cruz

reproduzem de maneira ainda imperfeita. Mesmo assim a inteligncia dos homens os fazem funcionar bem. 5) Quais suas sugestes para a implantao e conduo da Tecnologia da Informao no Espiritismo? Resposta: Todos os meios so louvveis, todos os meios seja atravs dos livros, rdio, revistas, seja atravs das artes ou outras formas de expresso, ou seja, essa Tecnologia da Informao vai ser operante. Existir uma tecnologia que vocs no tem noo de onde vai parar. Com a permisso de Deus todas as formas so louvveis. 6) Quais so as consideraes da Equipe Espiritual da Casa Amiga sobre as questes acima? Resposta: "Cada Casa tem uma regncia, cada Casa tem a sua forma de trabalhar. Esta Casa tem uma forma em partes conservadora que ns achamos muito importante, mas somos abertos s novas idias. Aqui no um lugar onde as equipes refutam as idias novas. Toda idia discutida democraticamente antes de entrar em prtica. As pessoas que aqui militam entendem que a vida renovao. O que preciso anlise, observao para verificar se toda inovao boa ou ruim. As pessoas daqui j utilizam essa tecnologia que boa. Tudo depende da forma que utilizado. 7) Qual seu conhecimento sobre a existncia da Colnia Recanto de Irmos e suas atividades? Resposta: Ainda no tenho conhecimento dessa Colnia devido as minhas tarefas... Cada Esprito tem tarefas que abraa e milita por elas. Gostaria de conhecer essa Colnia, ns sempre arrumamos tempo para uma visita.

63 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

8) A Casa Amiga ligada a qual Colnia ou Instituio do plano extrafsico? Respostas: Toda Casa tem que ter sua ligao, pois ela no pode ser um ncleo isolado. Somente grandes Casas constituem seu prprio ncleo, e mesmo assim sentem a necessidade de interagir com outros ncleos. Esta Casa est ligada Instituio a que se refere Andr Luiz (Nosso Lar). Aps a entrevista acima o benfeitor prosseguiu sua preleo: Todo o trabalho que feito em prol da Doutrina Esprita, que ser a religio do futuro, quando um trabalho se faz em prol da Doutrina dos Espritos com desejo de ajudar a Doutrina e ajudar as pessoas, sempre j junto um companheiro que vem auxiliar e trazer bons pensamentos. Que o trabalho de vocs possa trazer benefcio nossa Doutrina, que a Doutrina dos Espritos. s vezes a mdium se pergunta como as religies que travam o pensamento esto com suas casas lotadas? No entanto, vocs j sabem a resposta: o ser humano busca facilidade, muitos ainda no esto com sua viso no horizonte, no conhecem a si mesmos. Tudo tem o seu tempo, sua hora de acontecer. Chegou o momento em que as pessoas no esto felizes e buscaro novos horizontes. Da, a Doutrina Esprita deve estar presente, mesmo que no seja na forma de Doutrina Esprita, na forma de boa nova que faa as pessoas refletir que o Pai est conosco. Em encerramento ao encontro medinico o benfeitor fez uma prece que muito nos emocionou e por fim se identificou: Eu sou o Aniceto, o mesmo que Andr Luiz se referiu.

64 Rodrigo Felix da Cruz

Andr Luiz citou o Instrutor Aniceto no livro Os Mensageiros por intermdio da psicografia de Chico Xavier. Andr Luiz descreveu Aniceto da seguinte forma: Instrutor no Ministrio da Comunicao, Aniceto trabalhara algum tempo na Regenerao e depois em tarefas sacrificiais no Ministrio do Auxlio, mas seus esforos o levaram importante funo de instrutor na Comunicao. Aniceto no se consorciara em "Nosso Lar" e, por isso, vivia ao lado de cinco amigos que lhe foram discpulos na Terra, em edifcio confortvel encravado entre rvores frondosas e tranqilas. O instrutor aparentava a calma refletida do homem que chegou idade madura, sem fantasias da mocidade inexperiente.[...] O servio coordenado por Aniceto era variado e rigoroso e nele s se aceitavam cooperadores interessados na descoberta da felicidade de servir e que se comprometessem a calar toda espcie de reclamao. (Obra citada, cap. 2, pp. 16 a 19.)

65 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

9 Concluso
O emprego da Tecnologia da Informao que atualmente ocorre em todas as reas do conhecimento humano tambm ser utilizado em prol da difuso do Espiritismo. O Movimento Esprita no pode prescindir de utilizar todas as mdias disponveis para difundir a Doutrina dos Espritos. Kardec em seu tempo usou todos os recursos disponveis para a Codificao (cartas, Livros, Revistas, Jornais e reunies medinicas). O Espiritismo no foi criado para ser restrito apenas ao espao fsico de uma Casa Esprita. Ele foi criado para ser um conhecimento comum para toda humanidade sendo nosso dever lev-lo para o conhecimento geral. Em nossa tarefa de difuso da Doutrina Esprita devemos envidar todos os esforos possveis utilizando todas as mdias: TV, Rdio, Cinema, Teatro, Transcomunicao Instrumental e toda a gama de recursos da Internet. O e-book ser importante sucessor do livro impresso multiplicando o conhecimento de forma mais democrtica, rpida, ecologicamente correta e atingir pessoas do mundo inteiro. A psicodigitao ser uma nova forma de apresentao do fenmeno medinico (que na verdade ocorre via pensamento). Dessa forma por meio das diversidades de apresentaes a mediunidade com Jesus trar esclarecimento e consolo para as geraes futuras. O mdium registrar a mensagem de nossos

66 Rodrigo Felix da Cruz

irmos desencarnados diretamente no teclado do computador ou na tela touch screen do tablet. A Casa Esprita Virtual ser um posto auxiliar da espiritualidade que permitir ao Espiritismo atender a grande demanda de pessoas que neste sculo XXI no se contentaro com as religies tradicionais e que buscaro respostas racionais aos seus questionamentos. No entanto, A Casa Esprita tradicional no se tornar obsoleta, pelo contrrio, ela receber com amor as pessoas que tero seu primeiro contato com a Doutrina pelos canais de comunicao. A Casa Esprita tradicional trabalhar em parceria com a Casa Esprita Virtual de forma que uma complementar as atividades da outra. O Espiritismo uma doutrina dinmica que assimila todos os avanos da cincia e dentre estes assimilara tambm todos os recursos da Tecnologia da Informao. Ao empregarmos a Tecnologia da informao no Espiritismo cumpriremos a vontade de nosso Mestre Jesus:

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Jesus Marcos 16:15. Para encerrar este trabalho compartilhamos com o leitor uma mensagem que psicografamos durante estudos dentro do curso de Educao Medinica na Associao Beneficente Casa Amiga em 21 de setembro de 2011 s 21h (quarta-feira):

67 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

"A Colnia Recanto dos irmos uma cidade fundada por diligentes irmos voltados divulgao da doutrina esprita por meio de todos os recursos da tecnologia da informao, dentre eles o mais importante a Internet. "No entanto, tal esforo no prescinde da nossa dedicao e dos irmos encarnado para darmos incio a uma nova fase da Doutrina Esprita: a da divulgao em massa. "Chico Xavier comeou com a misso do livro. Agora ns temos a misso da Casa Esprita Virtual que ser importante canal de auxlio aos irmos espalhados por todo o mundo. " chegado o momento de o Brasil atingir sua destinao de Corao do Mundo, Ptria do Evangelho. "Observe nossa poltica, economia, Copa do Mundo e Olimpadas. Tais eventos no ocorrero por acaso e o mundo est de olho em ns. "Por isso fundamental que nos engajemos na divulgao da Doutrina dos Espritos seja no cinema, teatro, televiso e internet. "Deixamos a voc um fraternal abrao e incentivo concluso de seu livro que estamos lhe inspirando. Um Amigo da Colnia Recanto dos Irmos: Rogrio.

68 Rodrigo Felix da Cruz

10 Referncias
XAVIER, FRANCISCO CNDIDO. ____Nosso Lar. Rio de Janeiro, FEB, 1 edio, 1944. ____O Mensageiros. Rio DE Janeiro, FEB 1 edio, 1944.

Aulas do Curso Presencial de cultura Clssica no Curso de Letras de Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo realizado nos anos de 2000 e 2001. Bblia Sagrada O Antigo e o Novo Testamento. Traduzido em Portugus por Joo Ferreira de Almeida, 87 impresso. So Paulo SP, 1997. Editora Imprensa Bblica Brasileira e Editora Vida. Internet (pesquisas realizadas entre agosto e setembro de 2011): www.luzespirita.org.br PORTAL LUZ ESPRITA site esprita que possui
excelente link para download de obras espritas, como por exemplo, a Revista Esprita em lngua portuguesa e recente publicao em Francs, Espanhol e Ingls.

http://formiga-baccelli.zip.net/ http://inacioferreira-baccelli.zip.net/ http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com/2009/06/ espiritismo-e-tecnologia-da-informacao.html

69 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

http://www.bibliaonline.com.br/acf/41/16 http://www.transcomunicacao.net/ www.wikipedia.com.br www.panoramaespirita.org.br www.umevor.org.br

70 Rodrigo Felix da Cruz

A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO faz proposta de criao da Casa Esprita Virtual usando a Tecnologia da Informao aliada as artes como forma de levar a Doutrina Esprita para todos os lugares do mundo atravs da rede mundial de computadores, a Internet. Para tanto, o autor faz um exerccio reflexo da Histria da Transmisso do Conhecimento, a Viso Esprita da Tecnologia de Informao e buscou a opinio de mdiuns e espritos benfeitores sobre o tema.

Em A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO o leitor encontrara sugestes para a prtica esprita voltada ao pblico alvo do sculo XXV: os internautas de todo o mundo.

71 A TECNOLOGIA DA INFORMAO NO ESPIRITISMO

Do Autor:
RODRIGO FELIX DA CRUZ bacharel e licenciado em Letras Portugus/Francs pela Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humana e pela Faculdade de Educao da USP. Atualmente, dedicase ao estudo da Doutrina Esprita escrevendo ensaios como O Perisprito, O Pensamento, O Espiritismo em Movimento, A Msica na Casa Esprita, A F na Casa Esprita, A Manuteno da Casa Esprita, bem como a difuso da Msica no meio esprita.

72 Rodrigo Felix da Cruz

www.luzespirita.org.br

You might also like