You are on page 1of 3

Governo e Bird querem desenvolver novo fundo de investimento no Brasil

ETFs so fundos de investimento que replicam ndices de mercado. Ideia estudar lanamento de ETF vinculado a ndice de ttulos pblicos.
Do G1, em Braslia Comente agora

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Mundial (Bird), Jim Yong Kim, assinaram, nesta tera-feira (5), memorando de entendimento que visa apoiar estudos para o desenvolvimento de novos ETFs (Exchange Traded Funds) no pas, informou o governo federal. Os chamados ETFs so fundos de investimento que replicam ndices de mercado, mas que tm suas cotas negociadas em bolsa, lembrou o Ministrio da Fazenda. Atualmente, existem apenas ETFs de ndices de renda varivel no pas. Segundo o governo, a ideia do projeto estudar o lanamento, no mercado brasileiro, de ETF vinculado a ndice de ttulos pblicos com a participao do emissor no processo de lanamento do fundo, ampliando assim a liquidez desses ativos. Essa uma boa iniciativa, pois o mercado de capitais fundamental para financiar a expanso da economia, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, por meio de nota imprensa. Segundo ele, as iniciativas para ampliar o mercado de capitais "so muito importantes. Selecionado pelo Banco Mundial para a implementao do programa piloto do "Issuer-Driven ETF", o Brasil, segundo o Ministrio da Fazenda, ser pioneiro no desenvolvimento desse modelo, elaborado pela instituio para fomentar o desenvolvimento do mercado de ttulos pblicos em pases emergentes. O Brasil um exemplo no combate pobreza e na integrao de polticas sociais nas reas de sade e educao. Os projetos que visitei so inspiradores. O Banco Mundial e o Brasil compartilham do objetivo de acabar com a pobreza e dividir a prosperidade, afirmou o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.

- Publicada dia 05.03.2013

O BIRD (Banco Internacional de reconstruo e desenvolvimento), foi projetado com o objetivo inicial de auxiliar na reconstruo dos pases europeus, os quais ficaram destrudos economicamente e socialmente. O BIRD captou recursos para levantar um continente destrudo pelas bombas. Com o passar do tempo e com o sucesso na recuperao da Europa, o BIRD passou a assumir funes mais amplas. A instituio ligada Organizao das Naes Unidos (ONU) e junto a esta busca promover a qualidade de vida no mundo. O BIRD passou a integrar o chamado Banco Mundial, por muitas vezes, inclusive, um confundido com o outro. Entretanto preciso destacar que, na verdade, o Banco Mundial formado por duas instituies, o BIRD e aAssociao Internacional de Desenvolvimento (AID). O objetivo do Banco Mundial reduzir a pobreza no mundo, sendo que o BIRD tem suas atuaes especficas enquanto integrante do primeiro. O BIRD concede emprstimos financeiros e assistncia para o desenvolvimento para os pases que tenham antecedentes de crdito respeitveis. O dinheiro que emprestado pelo BIRD tem origem na venda de ttulos nos mercados internacionais de capital. Dentro do Banco Mundial, cabe ao BIRD promover o desenvolvimento econmico e social dos pases, iniciativa para alcanar o objetivo de reduo de pobreza do primeiro. O BIRD atua emprestando dinheiro a juros baixos ou mesmo sem juros aos pases, promove o intercambio de conhecimento tcnico e investe em programas variados de recuperao do meio-ambiente. O Banco Mundial recolhe os relatrios de atividades do BIRD para determinar o seguimento de suas atividades no que se refere ao desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas. O BIRD dirigido por uma equipe formada com indivduos dos vrios pases que integram o Banco Mundial, sendo que dentro deste h pesos diferenciados para os pases, uma vez que a condio econmica dos pases determina a sua representatividade. O trabalho do Banco em parceria com os pases ressalta: O investimento nas pessoas, especialmente por meio da sade e da educao bsicas; A criao de um ambiente para o crescimento e a competitividade da economia; A ateno ao meio ambiente; O apoio ao desenvolvimento da iniciativa privada; A capacitao dos governos para prestar servios de qualidade com eficincia e transparncia; A promoo de um ambiente macroeconmico conducente a investimentos e a planejamento de longo prazo; O investimento em desenvolvimento e incluso social, governana e fortalecimento institucional como elementos essenciais para a reduo da pobreza.

A reportagem do g1, vista acima apenas um dos projetos e iniciativas brasileiras com o apoio do BIRD.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2013/03/governo-e-banco-mundialquerem-desenvolver-novos-fundos-no-brasil.html - Acessado 10.03.2013 http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/bancomundial/ - Acessado 10.03.2013 http://www.infoescola.com/economia/bird/ - Acessado 10.03.2013

You might also like