You are on page 1of 15

A PRESENA DO NEGRO NOS QUADRINHOS LATINO-AMERICANOS: UMA BREVE HISTRIA.

O CASO DO BRASIL

Professor Nobuyoshi Chinen Doutorando em Cincias da Comunicao pela Escola de Comunicao e Artes da USP Faculdades Oswaldo Cruz So Paulo Brasil nobuyoshi.chinen@oswaldocruz.br

Preconceito desde a origem

A origem das histrias em quadrinhos tema sobre o qual no existe um consenso, at pela divergncia de opinies a respeito do que constituiria uma histria em quadrinhos. Segundo pesquisadores europeus como Pierre Couperie, os quadrinhos nasceram na Sua, em 1827, com Rodolphe Tpffer (Couperie, 1967: 11). Segundo Paul Gravett, para os japoneses, os primeiros registros do que seria o mang, denominao usada para definir os quadrinhos nipnicos, datam de 1814, quando o termo foi usado pela primeira vez por Hokusai, famoso gravurista, autor de vrios trabalhos na tcnica do ukiyo-e, muitos deles de carter cmico (Gravett, 2004: 021). Pesquisadores brasileiros defendem que o pioneiro foi Angelo Agostini, que em 1867 publicou as primeiras sries quadrinizadas. J os americanos, corroborados por um conselho de especialistas reunidos na Itlia para dar uma palavra final sobre o assunto (Moya, 2003: 111), os quadrinhos tiveram incio em 1896, com o personagem Yellow Kid, de Richard Felton Outcault. Independentemente de qual tenha sido o primeiro, consenso entre os estudiosos brasileiros e estrangeiros que os quadrinhos foram uma evoluo das charges humorsticas que j eram comuns entre os sculos XVIII e XIX. Sintomaticamente, a denominao inglesa para elas comics (cmico) ou funnies (engraado). A palavra mang significa desenho sem compromisso. importante pontuar essa origem dos quadrinhos como material produzido com a inteno de provocar riso, pois interessante compreender os mecanismos que levam uma pessoa a rir. Muitas das tcnicas de comdia, sabidamente, recorrem ao preconceito. Ri-se do outro, da sua exposio a situaes ridculas, de sua condio supostamente inferior, seja fsica quanto intelectual. Bergson em seu livro O Riso, Ensaio sobre a Significao da Comicidade, 1

enumera os diferentes modelos de comicidade. O primeiro deles o das formas, o visual. O autor comenta, com total naturalidade, que rimos dos negros porque parecem um branco com uma mscara ou o rosto sujo de fuligem.
...E por que se ri de um negro? Pergunta difcil, parece, pois psiclogos como Hecker, Kraepelin e Lipps a formularam e responderam de maneiras diferentes. No sei, porm, se ela no foi respondida certo dia diante de mim, por um simples cocheiro, que tachava de mal lavado o cliente negro sentado em sua carruagem. Mal lavado! Um rosto negro seria, portanto, para nossa imaginao, um rosto lambuzado de tinta ou de fuligem. E, conseqentemente, um nariz vermelho s pode ser um nariz sobre o qual foi passada uma camada de vermelho. Portanto, o disfarce passou algo de sua virtude cmica para outros casos em que no h disfarce, mas poderia haver (Bergson, 2004: 30).

Freud dedicou especial ateno ao estudo das piadas com o intuito de estudar o prazer provocado pelo riso. Em seu livro Os Chistes e sua Relao com o Inconsciente, ele analisa uma srie de anedotas e procura explicar como construdo o efeito cmico em cada um dos exemplos. Na parte em que busca analisar as razes pelas quais esse efeito obtido, Freud contextualiza:
Embora, quando crianas, ainda sejamos dotados de uma poderosa disposio herdada para a hostilidade, logo aprendemos por uma civilizao pessoal superior, que o uso de uma linguagem abusiva indigno; e mesmo onde a luta pela luta permaneceu permissvel, aumentou extraordinariamente o nmero de mtodos de luta cujo emprego vedado. J que somos obrigados a renunciar expresso da hostilidade pela ao - refreada pela desapaixonada terceira pessoa em cujo interesse deve-se preservar a segurana pessoal - desenvolvemos, como no caso da agressividade sexual, uma nova tcnica de invectiva que objetiva o aliciamento dessa terceira pessoa contra nosso inimigo. Tornando nosso inimigo pequeno, inferior, desprezvel ou cmico, conseguimos, por linhas transversas, o prazer de venc-lo - fato que a terceira pessoa, que no dispendeu nenhum esforo, testemunha por seu riso. (1905, s/n)

Para Freud, rir do outro a maneira civilizada de agredi-lo, uma vez que a sociedade e seus cdigos morais impedem o indivduo de se manifestar como bem entender. A possibilidade de rir da autoridade, do inimigo, do mais fraco fonte de prazer que explica o sucesso das stiras e das caricaturas de polticos, por exemplo. Muitos dos cdigos utilizados na figurao cmica esto baseados na distoro fisionmica, no exagero e nos esteretipos. Na definio de Mazzara, esteretipo um conjunto coerente e bastante rgido de crenas negativas que um certo grupo compartilha em relao a outro grupo ou categoria social. (1999: 16) Obviamente, numa forma de expresso que se utiliza de meio de comunicao de massa, como os quadrinhos, a inteno fazer com que o leitor rapidamente identifique o personagem retratado, sem precisar de maiores explicaes. Na necessidade de apresentar um negro, um oriental, um judeu, somente por meio de traos, modos e sotaques a simplificao e a estilizao acabam sendo uma exigncia da limitao das tcnicas de reproduo grfica.

Mas, essa generalizao muitas vezes esbarra no arriscado limite que tornar-se ofensivo. Ainda segundo Mazzara:
O que marca a diferena o grau de intensidade de ambos processos: na ausncia de outra informao, um certo grau de generalizao permite formular previses; um grau excessivo impede de captar as matizaes individuais ou talvez a absoluta falta de correspondncia entre o indivduo real e o que traado pelo esteretipo; necessrio um mnimo de coerncia e estabilidade para que o esteretipo seja til na interpretao dos outros. (1999:29)

Durante os primeiros anos dos quadrinhos, esses esteretipos foram usados sem o mnimo pudor. Segundo Fredrik Strmberg, no livro Black Image in the Comics (2003), um raro e interessante estudo da representao de personagens negros nos quadrinhos, reproduz e comenta como no decorrer dos anos, os personagens negros foram representados. No livro, as primeiras ilustraes datadas entre o fim do sculo XIX e o comeo do XX, os negros so associados imagem de selvagens nativos, com ossos atravessados no nariz como adereos e vestindo tangas ou saias de palha. Na seqncia so mostrados serviais homens e mulheres, invariavelmente trabalhando para um patro branco. Strmberg chega a estabelecer as diferentes categorias de negros, agrupando-os conforme sua representao e funo nas HQs. So citados no livro diversas sries conhecidas e autores prestigiados. Will Eisner, um dos maiores autores de quadrinhos de todos os tempos, deu ao seu personagem Ebony White traos grotescos e um sotaque sulista recorrentes em vrias representaes grficas dos negros americanos, at as primeiras dcadas do sculo XX. Note-se que Ebony era o assistente de Spirit, o heri da srie e tinha, portanto um papel de destaque que no era comum se atribuir a um negro. Eisner, segundo Strmberg, se defendia dizendo que era assim que eram representados na poca e no se concebia proceder de outra forma. Essa generalizao, essa maneira como todos faziam e aceitavam que fosse feito pode ser classificada naquilo que para Erving Goffman est no grmen dos estigmas. Para esse autor:
A sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados como comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias. Os ambientes sociais estabelecem as categorias em que as pessoas que tm probabilidade de serem neles encontradas. As rotinas de relao social em ambientes estabelecidos os permitem um relacionamento com outras pessoas previstas sem ateno ou reflexo particular. (1978: 11)

Na conceituao de Goffman, as pessoas ditas normais criam uma expectativa em relao a todas as outras pessoas, levando em conta uma srie de atributos que caracterizariam essas outras pessoas. Em sntese, estabelecem esteretipos que ajudam a construir uma imagem mental de algum antes mesmo de conhec-lo. Quando essa imagem que constitui a identidade social virtual no corresponde identidade social real, cria-se o estigma. Na

explicao de Eisner, a sociedade aceitava que para a representao normal de um negro, deveria-se retrat-lo como um sujeito ignorante, submisso e subalterno. Eisner, por ter origem judia, sabia muito bem o que preconceito e parte de sua obra mais recente tem tons autobiogrficos que relatam passagens em que ele mesmo foi vtima de discriminao. De acordo com Tomaz Tadeu de Lima, identidade e diferena so construes que dependem da linguagem para se definir. A forma como so usados smbolos e palavras inclui ou exclui os indivduos dentro de determinados conceitos e categorias.
... aquilo que dizemos faz parte de uma rede mais ampla de atos lingsticos que, em seu conjunto, contribui para definir ou reforar a identidade que supostamente apenas estamos descrevendo. Assim por exemplo, quando utilizamos uma palavra racista como negro para nos referir a uma pessoa negra do sexo masculino, no estamos simplesmente fazendo uma descrio sobre a cor de uma pessoa. Estamos na verdade, inserindo-nos em um sistema lingstico mais amplo que contribui para reforar a negatividade atribuda identidade negra (LIMA, 2000: 93).

No processo de construo de sua identidade, o indivduo adota o referencial de que dispe, pois sendo o modelo dominante e consensual, passa a ser o ideal buscado mesmo que no corresponda sua realidade. Esse um problema particularmente grave quando se trata de crianas e adolescentes, cuja elaborao da personalidade pode entrar em choque com os padres de cor, credo ou valores de seu grupo. Jeffrey Brown, no livro Black Superheroes, Milestones Comics, and Their Fans, reproduz um anncio da BOCA Black Owned Communication Alliance em que um garoto negro diante do espelho mira e v um super-heri branco que nada tem a ver com sua prpria imagem, mas acaba servindo-lhe de modelo aspiracional (Brown, 2001: 4).

Dois exemplos de personagens negros nos quadrinhos latino-americanos Os registros histricos sobre os quadrinhos produzidos nos pases da Amrica Latina, com raras excees, so escassos e de difcil obteno. Da literatura disponvel, foram selecionados os casos mais expressivos e notrios para ilustrar a parte inicial deste trabalho. Comeando pela Argentina, importante citar que somente a partir de 2001, o rgo governamental Indec - Instituto Nacional de Estadstica y Censos, incluiu a pergunta sobre a origem tnica dos entrevistados. Desse modo, nunca houve um dado oficial sobre a participao de negros na populao argentina como um todo. Segundo George Reid Andrews, (Gociol, 2003: 283) historicamente houve um esforo por parte das autoridades de apagar a presena do negro dos registros demogrficos, alm de uma diluio sistemtica de sua participao em conseqncia de uma poltica de imigrao macia. Estima-se que vivam 4

na Argentina, cerca de 2 milhes de afrodescendentes, que correspondem a cerca de 5% de sua populao. Sua presena nos quadrinhos tambm pouco representativa e h dois personagens que merecem destaque. O primeiro o Negro Ral (figura 1), de Arturo Lantieri, criado em 1916. Espcie de malandro, que vive querendo se dar bem, mas que no final sempre leva a pior, numa crtica do autor prpria sociedade a poca. Uma outra personagem negra Ful (figura 2), com roteiros de Carlos Trillo e desenhos de Eduardo Risso, Escrava de extrema beleza e sensualidade, sempre castigada por provocar o desejo dos homens e o cime das senhoras brancas. Curiosamente, a srie se passa no Brasil, para onde Ful foi trazida aps ser capturada na frica e faz referncia ao Quilombo dos Palmares, comunidade criada por escravos foragidos. H outros personagens negros nos quadrinhos argentinos, mas invariavelmente, seu papel subalterno, estereotipado e quase sempre de pouca relevncia nas tramas. Do Mxico, vem o exemplo de um personagem muito popular e que em tempos recentes foi alvo de duas polmicas envolvendo preconceito e discriminao: Memn Pingun (figura 3). O primeiro episdio ocorreu em 2005 quando o servio do correio mexicano resolveu homenagear o personagem estampando-o em uma srie de selos. Criado originalmente na dcada de 1940 por Alberto Cabrera, Memn Pingun era um personagem secundrio at 1963, quando foi lanada a revista com o mesmo nome do personagem, reformulado sob os traos de Sixto Valncia e que fez grande sucesso. Os selos foram criticados pelo governo dos Estados Unidos provocando uma declarao do presidente George W. Bush que, por meio do seu porta-voz Scott McClellan, considerava o personagem extremamente estereotipado e, em tempos politicamente corretos, absurdamente ofensivo. Os mexicanos tiveram de responder que se tratava de um personagem de grande sucesso, querido pelo pblico e que, ao contrrio das acusaes, era um exemplo de heri de fico e que a reao se devia a um desconhecimento das peculiaridades e gostos da populao mexicana e, portanto, um desrespeito sua cultura. Em 2008, novo incidente: Memn Pingun foi acusado de racismo por uma consumidora negra que, ao se deparar com um exemplar da revista com o personagem na prateleira de uma das lojas da rede Wal-Mart, questionou se aquele personagem era um ser humano ou um macaco. O caso ganhou repercusso nacional e o protesto teve o apoio de personalidades de defesa dos negros. Apesar do Wal-Mart prontamente se dispor a recolher a publicao de suas unidades, o episdio causou um malestar entre os Estados Unidos e o Mxico, pas cuja populao negra tem representatividade mnima. Mais uma vez, os mexicanos tiveram de explicar que o Memn era um dos mais 5

famosos e queridos personagens dos quadrinhos e que sua imagem era herdeira de um contexto em que tal representao no era considerada racista. Apesar das insistentes manifestaes favorveis dos mexicanos, o personagem, sem dvida alguma representado de forma estereotipada e, em determinados casos, at ofensiva, quando chega a ser comparado a um macaco.

Personagens negros nos quadrinhos brasileiros

Num Pas que, pelas estimativas do IPEA Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada, tinha j em fins de 2008, uma populao formada majoritariamente por descendentes de negros, ou seja, cerca de 90 milhes de pessoas, a desproporo com que este segmento representado nas mais diversas manifestaes artsticas e culturais chega a ser ntida. No Brasil, a bibliografia sobre quadrinhos ainda bastante escassa em comparao com pases como Frana, Estados Unidos e Espanha. Os livros tericos de referncia existentes, de modo geral, se restringem a citar os personagens negros, sem se aprofundar na sua biografia nem na anlise semiolgica de sua caracterizao. Dentre os ttulos, apenas um (Cirne, 1982) inclui um captulo inteiro, ainda que de apenas trs pginas, sobre o tema: O negro nas estrias em quadrinhos. um captulo curto, mas elucidativo em que o autor lamenta a escassez de personagens negros e enumera no mais do que meia dzia deles. Para Cirne:
No Brasil, o que nos parece bastante grave para um pas que oficialmente no reconhece o preconceito racial, os heris negros so excees, nem sempre honrosas (vide Pelezinho, de Mauricio de Sousa). A verdade que a nossa galeria de personagens negros bastante pequena: Benjamim (Lus Loureiro), Lamparina (J. Carlos), Azeitona (Luiz S), Perer (Ziraldo), Preto-que-Ri (Henfil) e mais um ou outro exemplo. (Cirne, 1982: 54)

Mesmo considerando que o livro foi publicado h mais de 26 anos, j ento, os quadrinhos tinham um histrico quase centenrio de publicao regular no pas. O livro de Cirne traz, ainda, um captulo sobre Perer (figura 4), analisado como exemplo de brasilidade nos quadrinhos. Este personagem, alis, o que mais mereceu a ateno dos pesquisadores. O prprio Cirne, em um dos pioneiros estudos nacionais sobre os quadrinhos, (Cirne, 1971), faz uma extensa anlise do Perer, desde consideraes sobre o elemento folclrico que deu origem ao protagonista a uma descrio de cada personagem da srie, passando por uma avaliao do contexto poltico e social do perodo em que o personagem foi 6

lanado. Em outros dois livro do mesmo autor, (Cirne, 1973 e 1990), h captulos dedicados ao Perer. No primeiro, utilizando uma das histrias com o personagem para analisar a narrativa dos quadrinhos e como se estabelece a relao espao-tempo, nessa linguagem. Existe at um livro inteiro dedicado ao Perer (Pimentel, 1989), reforando a popularidade desse personagem entre o pblico. A anlise, fruto de um trabalho acadmico do autor, se d sob o ponto de vista ideolgico e semiolgico. Elementos que, de certa forma, so indissociveis, pois o significado de um signo fortemente influenciado pelo contexto ideolgico em que veiculado. Uma anlise mais detalhada, certamente, permitir detectar um nmero de personagens mais expressivo do que o levantado por Cirne, cuja lista se ateve aos protagonistas ou os de maior fama ou repercusso. A ttulo de ilustrao, uma vez que os quadrinhos constituem uma linguagem hbrida em que texto e imagem tm peso e valor equivalente, til citar alguns personagens negros para colaborar na compreenso de como eles so representados. Os exemplos apresentados foram selecionados propositalmente para se refletir sobre a questo do preconceito ou a ausncia dele, a partir da citada lista sugerida por Moacy Cirne, acrescida de outros. A ordem em que so apresentados procurou seguir a linha seguida por Fredrik Strmberg no livro Black Image in the Comics (2003), que desenha uma evoluo significativa na forma como os negros eram representados em outros tempos e como o so na atualidade. As Aventuras de Nh Quim, do italiano Angelo Agostini, estreou no dia 30 de janeiro de 1869 e considerada a primeira histria em quadrinhos brasileira a trazer um personagem fixo. J em seu primeiro episdio (figura 5), aparece um personagem negro, servial do protagonista, numa poca em que o Brasil ainda no havia abolido a escravido. O pesquisador Athos Eichler identifica o personagem Giby (figura 6), criado por J. Carlos em 1907 para a revista O Tico-Tico, como sendo o primeiro personagem negro dos quadrinhos brasileiros. Ele era o criado na casa de Juquinha, personagem principal da srie. O Tico-Tico, desde o seu primeiro nmero de 11 outubro de 1905, publicava as aventuras de Chiquinho e seu co Jaguno, em histrias decalcadas por ilustradores brasileiros das pginas do personagem americano Buster Brown e o cachorro Tige, criado por Richard Felton Outcault, em 1902 para o jornal The New York Herald. Entre os principais artistas responsveis por recriar os desenhos, estava Luis Loureiro que, com a popularidade da srie, criou um novo personagem para acompanhar Chiquinho: Benjamim (figura 7), que se destaca como o primeiro negro dos quadrinhos a fazer sucesso entre o pblico leitor. A caracterizao fsica 7

tanto de Giby quanto de Benjamim seguia o padro estereotipado da poca com olhos saltados e lbios grossos. O papel de ambos tambm no fugia s funes s quais os personagens negros de ento eram relegados: o de servial, garoto de recados e engraxate da casa, a quem se permitia brincar com o filho do patro, mas no ir muito alm disso. Sua funo era de criar situaes engraadas decorrentes de sua ignorncia ou falta de modos. Se o Buster Brown original sempre finalizava com uma lio de moral, sua verso nacional prescindia desse expediente. Por compor junto com Chiquinho, a srie mais popular de O Tico-Tico, Benjamim figurou em inmeras pginas e capas da publicao, sendo desenhado sucessivamente, por diferentes artistas como A. Rocha, Alfredo Storni, Paulo Afonso, Oswaldo Storni e Miguel Hochmann, at o seu encerramento na dcada de 1960. Foi, portanto, um dos mais longevos personagens do quadrinho nacional. Azeitona (figura 8) o menino negro que, junto com seus amigos Reco-Reco e Bolo compe um famoso trio de personagens criado em 1931 por Luiz S. Publicados durante 30 anos na revista O Tico-Tico, tiveram grande popularidade nas dcadas de 1930 e 40. Azeitona carrega nos traos todos os esteretipos possveis: lbios grossos, olhos saltados, nariz grande e largo. Chama a ateno o seu cabelo, que se resume a um tufo no alto da cabea, com um lao vermelho. Criado numa poca em que no existia a vigilncia do politicamente correto, utilizavam-se todas as possibilidades de se fazer humor, mesmo que para isso fosse necessrio brincar com as caractersticas fsicas dos personagens. Poderamos acusar seu autor de racismo. No entanto, seus dois companheiros Reco-Reco e Bolo no mereceram tratamento melhor. Bolo um menino gordo e Reco-Reco, um magrelo com esparsos fios de cabelo. Em comum, so todos obtusos e nenhum dos trs tratado com maior ou menor desprezo, arrogncia ou zombaria pelos demais. Ou melhor, todos so igualmente debochados, dependendo de qual deles a vtima da brincadeira dos outros dois. Outro personagem negro que teve origem nas pginas dO Tico-Tico foi Lamparina (figura 9), criada em 1928 por J. Carlos, um dos mais talentosos e prolficos artistas grficos do Brasil. Se nas outras sries o negro era retratado com traos fisionmicos exagerados, Lamparina era o prprio esteretipo do aborgene africano com braos excessivamente longos, modos e atitudes simiescos e at uma tanga de pele de felino. Alm desses elementos visuais de vis nitidamente preconceituoso, as enrascadas em que Lamparina se metia reforavam ainda mais o aspecto pouco refinado de sua inteligncia e raciocnio. 8

A concepo de personagens nos moldes dos citados seria inadmissvel nos dias de hoje, pelo menos no da forma exagerada como costumava ocorrer. Os esteretipos ainda persistem, mas no nvel da estilizao de traos, sem a inteno clara de ofender ou humilhar. o que se pode notar na representao de Jeremias (figura 10), personagem da Turma da Mnica, de Mauricio de Sousa. Ele tem participao tmida nas aventuras e so raras as ocasies em que aparece nas histrias, sempre em papel de coadjuvante. Jeremias integra uma categoria que poderia ser chamada de terciria, uma vez que em primeiro plano est o quarteto formado por Mnica, Cebolinha, Casco e Magali. Em papis secundrios aparecem Z Lus, Anjinho, Xaveco. Tambm nesse caso, Jeremias representado por caractersticas exageradas, mas igualmente o so os brancos Cebolinha, cujo cabelo se resume a cinco traos, a Mnica que tem dentes to grandes que lhe saem da boca. O trao caricatural no tem como prescindir da estilizao extrema e por isso, muitos autores no se furtam a exagerar propositalmente, em busca do efeito cmico. O mesmo ocorre com o Pelezinho e Ronaldinho Gacho, ambos criados pela equipe de Mauricio de Sousa. Embora se trate de dois negros que protagonizam suas prprias revistas, o caso de se questionar se eles foram transformados em personagens de quadrinhos por serem negros ou por serem celebridades esportivas. Como caso mais emblemtico, temos os personagens negros do Henfil, cujo estilo conhecido pela economia de traos, mas nem por isso menos expressivos. Sua galeria de personagens rene tipos como os Fradins, Zeferino, Orelho, Caboco Mamad e at um com o simptico nome de Preto-que-Ri. Henfil foi um dos mais renomados cartunistas do Brasil e teve atuao importante durante a poca da ditadura militar (1964-1984). Seus cartuns e HQs refletiam uma postura engajada, de resistncia ao regime e denncia contra os problemas sociais. Conhecido por no fugir da polmica, Henfil era provocativo, sarcstico e contundente, mas talentoso e sincero. Por meio de seus personagens Henfil denunciava a hipocrisia e os falsos valores morais da sociedade da poca. Um dos temas que explorou foi o racismo, algo que, em tese no existia entre os brasileiros, mas que se revelava nos pequenos detalhes e nas sutilezas dos relacionamentos. Nos trs exemplos, a representao grfica utiliza os esteretipos correntes nos quadrinhos mais racistas. No entanto, pelo contexto em que so situados, o modo como se relacionam os outros personagens e a inteno dos autores, principalmente, o Henfil elimina todas as possibilidades de que sejam considerados preconceituosos. 9

Alm de Henfil, outros autores incluram personagens negros em suas HQs, muitas vezes para denunciar uma condio social de excluso. o caso de Edgar Vasques que, em sua srie Rango, criada em 1960, e que teve grande repercusso durante as dcadas de 1970 e 80. Rango era um miservel, que vivia, literalmente, no lixo e tinha como companheiros de infortnio um garoto negro e um personagem sul-americano que poderia ser um boliviano ou peruano. As tiras de Rango exploravam as mazelas da populao menos favorecida e atacava os responsveis pela conduo da economia do Pas, que vivia sob uma forte ditadura militar. Superada a fase de protesto poltico e execrao do racismo explcito, o contexto de promoo da integrao racial e respeito diversidade fez com que alguns autores mais engajados criassem personagens com o objetivo declarado de valorizar a etnia negra. O exemplo mais interessante nesse aspecto a menina Luana (figura 11). Criada em 2000 por iniciativa de Aroldo Macedo, um dos criadores da revista Raa, voltada ao pblico negro, Luana nasceu como um projeto voltado para crianas negras com a inteno de lhes elevar a auto-estima e combater o preconceito. Luana uma garota simptica, extremamente ativa, praticante de capoeira. Ela a lder de uma turma de crianas que entre uma aventura e outra aborda temas da cultura afro-brasileira como histria e religiosidade. Alm de ser a protagonista de uma coleo de gibis em histrias roteirizadas por Dejair da Mata e desenhadas por Mingo de Souza, Luana tambm figura em diversos livros infantis. Outra publicao a ter um negro como protagonista o recente lbum A, o Capoeirista, de Flvio Luiz, lanado no final de 2008 Dirigido a um pblico adolescente, essa HQ mescla humor e aventura de forma bem equilibrada e tem produo impecvel, com papel de qualidade, capa dura plastificada e impresso que valoriza o uso das cores. Ambientada em Salvador, na Bahia, a histria tem muitos personagens negros e aborda vrios elementos da cultura local como a msica e a culinria, mas sem cair na explorao do exotismo. Apesar de exmio lutador, A vale-se de sua astcia e inteligncia para solucionar os problemas. Tanto no aspecto visual quanto na elaborao do roteiro, esse trabalho muito semelhante a obras similares da Europa, onde o formato lbum predominante. O quadrinhista Laerte, um dos mais talentosos autores de quadrinhos nacionais, tambm criou uma srie com uma protagonista negra. Suri, a Menina do Circo, foi criada para o suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo, e narra as aventuras de uma trapezista mirim s voltas com animais, reais e de fantasia, em seu cotidiano de circo. Da mesma gerao de cartunistas de Laerte, Angeli autor da srie Chiclete com Banana, em que circula uma extensa galeria de personagens como a liberal R Bordosa e o punk Bob Cuspe. Nos anos 10

2000, Angeli criou a adolescente negra Tantra, s voltas com conflitos emocionais dessa fase da vida mas que no reflete questes de etnia ou preconceito, j a dupla Black Little Skrots (figura 12) so dois rapazes negros criam, propositalmente, situaes em que o racismo e os esteretipos so explorados de forma provocativa.

Resgate histrico

Uma outra vertente dos quadrinhos de personagens negros representada por alguns trabalhos que visam a narrar episdios da histria do Brasil sob um novo prisma para resgatar a importncia da participao dos negros nesses acontecimentos. Um trabalho pioneiro nesse aspecto foi a quadrinizao da saga de Zumbi, lder de uma comunidade de escravos fugidos que formaram a comunidade do Quilombo dos Palmares, feita pelo socilogo Clvis Moura e ilustrada por Alvaro Moya, em 1955. O personagem de Zumbi foi retomado outras vezes por diversos artistas como a dupla Krisnas e Allan Alex, em lbum publicado em 2003, e Antonio Cedraz, em livro infantil lanado em 2009. O quadrinhista Mauricio Pestana, que desenvolve um importante trabalho em prol da valorizao dos negros e de denncia das desigualdades, publicou em 2007 o lbum Revolta dos Bzios que reconta o levante, que ocorreu em 1798, tambm conhecido como Revolta dos Alfaiates ou Conjurao Baiana com destaque para seus lderes que pertenciam comunidade negra de Salvador, fato que nossos livros de histria no costumam explicitar. Na mesma linha de concepo, foi publicado em 2008 o lbum Chibata (figura 13), verso quadrinizada da famosa Revolta da Chibata de 1910, liderada pelo marinheiro Joo Cndido, que ficou conhecido como Almirante Negro. Outra iniciativa interessante a quadrinizao das divindades do candombl, realizada por Alex Mir e Caio Majado, na revista Orixs. Esses trabalhos mais recentes demonstram que a presena do negro nos quadrinhos brasileiros j ganha novos contornos. Se em termos quantitativos ainda h um amplo espao a ser conquistado, a representao de personagens afrodescendentes deixou de ser ofensiva e tem se preocupado com o importante papel de permitir a reflexo sobre a cultura, os valores e a participao dos negros na sociedade brasileira com um vis menos preconceituoso.

11

Bibliografia:
ANSELMO, Zilda Augusta: Histrias em Quadrinhos. Petrpolis, Ed. Vozes, 1975. BERGSON, Henri: O Riso. Ensaio sobre a Significao da Comicidade, So Paulo, Martins Fontes, 2001. BROWN, Jeffrey: Black Superheroes, Milestones Comics, and Their Fans, Jackson, Unversity Press of Mississippi, 2001. CAGNIN, Antonio Lus: Os Quadrinhos, So Paulo, tica, 1975. CAVALCANTI, Ionaldo: O Mundo dos Quadrinhos, So Paulo, Smbolo, 1977. CIRNE, Moacy: Biblioteca de Caic, Rio de Janeiro, Liv. Jos Olympio, 1983. - Uma Introduo Poltica aos Quadrinhos, Rio de Janeiro, Achiam, 1982. - A Linguagem dos Quadrinhos, 3 ed., Petrpolis, Ed. Vozes, 1973. - Histria e Crtica dos Quadrinhos Brasileiros, Rio de Janeiro, Funarte/ Europa, 1990. - Quadrinhos, Seduo e Paixo, Petrpolis, Ed. Vozes, 2000. CIRNE, Moacy e outros: Literatura em Quadrinhos no Brasil, Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional/Nova Fronteira, 2002. COUPERIE, Pierre e outros: Bande dessine et figuration narrative. Paris, Muse des Arts Decoratifs/ Palais du Louvre, 1967. DAZ, Rubn Eduardo Soto: La Historieta Latinoamericana. Tomo III: Um Paseo por la Historieta Mexicana, Buenos Aires, La Baadera Del Comic, 2009. FREUD, Sigmund: Os Chistes e sua Relao com o Inconsciente. (verso eletrnica) s/d. s/e. GOCIOL, Judith et Diego ROSEMBERG: La Historieta Argentina, 2 ed., Buenos Aires, Ediciones de la Flor, 2003. GOFFMAN, Erving: Estigma, 2 ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1978. GOIDA (Hiron Cardoso Goidanich: Enciclopdia dos Quadrinhos, Porto Alegre, L&PM Editores, 1990. GRAVETT, Paul: Manga. Sixty Years of Japanese Comics, London, Laurence King, 2004 GUEDES, Roberto: A Saga dos Super-heris Brasileiros, So Paulo, Opera Graphica, 2005. GUIMARES, Edgar (org.): O Que Histria em Quadrinhos Brasileira, Joo Pessoa, Marca de Fantasia, 2005. LIMA, Tomaz Tadeu (org.): Identidade e Diferena. Petrpolis, Vozes, 2000. LUCCHETTI, Marco Aurlio. As Sedutoras dos Quadrinhos. 1 ed., Vinhedo: Opera Graphica, 2002. LUYTEN, Sonia Maria Bibe: Histrias-em-Quadrinhos, Leitura Crtica, So Paulo, Edies Paulinas, 1984. - O Que Histrias-em-Quadrinhos, So Paulo, Brasiliense, 1985.

12

MAZZARA, Bruno M. Esteretipos y Prejuicios, Madrid, Acento Editorial, 1999. MOYA, Alvaro: Vapt Vupt, So Paulo, Clemente & Gramani, 2003. OSTUNI, Hernn (org.): La Historieta Latinoamericana. Tomo I: Cuba/Chile/Uruguay, Buenos Aires, La Baadera Del Comic, 2008. - (org.). La Historieta Latinoamericana. Tomo II: Bolivia/Colombia/Ecuador/Paraguay/ Peru/ Venezuela, Buenos Aires, La Baadera Del Comic, 2008. PIMENTEL, Sidney Valadares. Feitio Contra o Feiticeiro. 1 ed. Goinia: Cegraf/UFG, 1989. SILVA, Diamantino da. Quadrinhos para Quadrados. 1 ed., Porto Alegre, Ed. Bels. 1976. SILVA JR., Gonalo. A Guerra dos Gibis. 1 ed. So Paulo: Companhia das Letras. 2004. STRMBERG, Fredrik. Black Images in the Comics. 1 ed. Seattle: Fantagraphics, 2003. VERGUEIRO, Waldomiro: La Historieta Latinoamericana. Tomo III: Brasil, Buenos Aires, La Baadera Del Comic, 2008.

13

Anexo:

Figura 1. El negro Ral

Figura 2. Ful

Figura 3. Memn Pingun

Figura 4. Perer

Figura 5. Benedito e seu patro Nh Quim

Figura 6. Juquinha e Giby

14

Figura 7. Benjamim e Chiquinho

Figura 8. Azeitona

Figura 9. Lamparina

Figura 10. Mnica e Jeremias

Figura 11. Luana

Figura 12. The Little Black Skrots

Figura 13. Chibata

15

You might also like