You are on page 1of 7

O Homem desde os primrdios da sua existncia, sente a necessidade de se movimentar e trabalhar para sobreviver.

Este exerccio realizado de forma involuntria e necessria permitiu ao homem ancestral desenvolver as suas capacidades fsicas sem que disso tomasse conscincia directa. medida que a civilizao humana foi evoluindo, as tarefas dos ancestrais, como caar, nadar, pescar, lutar evoluram tambm at perderem o papel principal de subsistncia (Actividade Fsica), ganhando um carcter ldico (Desporto), o que lhe permitiu cada vez mais controlar a Natureza, demonstrar capacidades, entreter um pblico, entre outras coisas. Por sua vez, o que se iniciou com o Homem primordial no foi o Desporto (no o encaravam como tal, nem sabiam o que era) mas sim a Actividade Fsica, a qual desde sempre e de forma espontnea e instintiva foi realizada por estes com o intuito de vingarem no mundo de condies adversas em que habitavam. O Desporto desde sempre, quer praticado voluntria ou involuntariamente, foi importante para o Homem, para a sua sobrevivncia e desenvolvimento. Vrias descobertas de utenslios (arcos e flechas) e pinturas rupestres do homem prhistrico datadas de mais de 30.000 anos realizadas em pases como a Frana, a Austrlia e diversos pases africanos permitem afirmar que o aparecimento das actividades consideradas desportivas coincide com o surgimento do Homem. Podemos ento concluir que a Actividade Fsica to antiga como o prprio Homem. O Homem, no incio da sua existncia, necessitava de se esforar para sobreviver, pois apenas deste modo conseguiria obter a comida e vesturio (entre outras coisas) necessrios para a sua sobrevivncia. Ento, o Homem era como que obrigado a andar, caar, saltar, correr, fugir e a tudo o mais que lhe permitisse no s obter o que necessitava como tambm para escapar a predadores e em algumas situaes a defender-se dos outros Homens. Com todas estas Actividades, realizadas de forma exaustiva mas inconsciente, o Homem foi melhorando o seu corpo tanto a nvel exterior como interior, aperfeioando a sua forma fsica, sentidos e funes orgnicas que, desse modo, lhe permitiram possuir um maior domnio sobre a natureza, e consequente sobrevivncia. O facto dos Homens ancestrais (selvagens) possurem um fsico forte e instintos e sentidos apurados so a prova que, a vida diria do ser Humano desta poca era muito activa fisicamente, pois tal era necessrio para a sua sobrevivncia e subsistncia. Tal caracterstica pode ser explicada atravs da Lei do Uso e do Desuso de Lamarck, a

qual aplicada ao Homem Ancestral nos diz que o fsico apurado se deve sua utilizao ao longo do tempo por parte do Homem. Contudo, a actividade fsica e o desporto evoluram e a civilizao Grega, que j possua um desenvolvimento bastante elevado, e que encarava o Desporto como um acto cujo objectivo era aprimorar a pessoa fsica e mentalmente. Uns dos expoentes mximos que mostra a importncia do Desporto na Grcia foram os Jogos Olmpicos. No imprio Romano, apesar destes no darem tanta importncia aos benefcios do Desporto na pessoa, tambm possuam caractersticas na sociedade que demonstravam uma sociedade desportiva, como por exemplo, as lutas de gladiadores, os coliseus e anfiteatros, hipdromos.

Na actualidade, o Desporto possui cada vez mais um papel importantssimo na nossa sociedade, focando-se na sua vertente saudvel, como promotor de sade (fsica e mental), de anti stress, de melhoramento das relaes scio-afectivas e econmicas, choque de civilizaes e promoo da paz. (continua)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Jogos Olmpicos so um grande evento internacional, com esportes de vero e de inverno, em que milhares de atletas participam de vrias competies. Atualmente os Jogos so realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olmpicos de Vero e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no mbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olmpicos da Antiguidade foram realizados em Olmpia, na Grcia, do sculo VIII a.C. ao sculo V d.C. No sculo XIX, o Baro Pierre de Coubertin fundou o Comit Olmpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o rgo dirigente do Movimento Olmpico, cuja estrutura e as aes so definidas pela Carta Olmpica. A evoluo do Movimento Olmpico durante o sculo XX obrigou o COI a adaptar os Jogos para o mundo da mudana das circunstncias sociais. Alguns destes ajustes incluram a criao dos Jogos de Inverno para esportes do gelo e da neve, os Jogos Paralmpicos de atletas com deficincia fsica e visual (atualmente atletas com deficincia intelectual e auditiva no participam) e os Jogos Olmpicos da Juventude para atletas adolescentes. O COI tambm teve de acomodar os Jogos para as diferentes variveis econmicas, polticas e realidades tecnolgicas do sculo XX. Como resultado, os Jogos Olmpicos se afastaram do amadorismo puro, como imaginado por Coubertin, para permitir a participao de atletas profissionais. A crescente importncia dos meios de comunicao gerou a questo do patrocnio corporativo e a comercializao dos Jogos.

O Movimento Olmpico atualmente composto por federaes esportivas internacionais, comits olmpicos nacionais (CONs) e comisses organizadoras de cada especificidade dos Jogos Olmpicos. Como o rgo de deciso, o COI responsvel por escolher a cidade anfitri para cada edio. A cidade anfitri responsvel pela organizao e financiamento celebrao dos Jogos coerentes com a Carta Olmpica. O programa olmpico, que consiste no esporte que ser disputado a cada Jogos Olmpicos, tambm determinado pelo COI. A celebrao dos Jogos abrange muitos rituais e smbolos, como a tocha e a bandeira olmpica, bem como as cerimnias de abertura e encerramento. Existem mais de 13 000 atletas que competem nos Jogos Olmpicos de Inverno e em 33 diferentes modalidades esportivas com cerca de 400 eventos. Os finalistas do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada evento recebem medalhas olmpicas de ouro, prata ou bronze, respectivamente. Os Jogos tm crescido em escala, a ponto de quase todas as naes serem representadas. Tal crescimento tem criado inmeros desafios, incluindo boicotes, doping, corrupo de agentes pblicos e terrorismo. A cada dois anos, os Jogos Olmpicos e sua exposio mdia proporcionam a atletas desconhecidos a chance de alcanar fama nacional e, em casos especiais, a fama internacional. Os Jogos tambm constituem uma oportunidade importante para a cidade e o pas se promover e mostrar-se para o mundo.

Origem e ritualstica
Os Jogos Olmpicos antigos foram uma srie de competies realizadas entre representantes de vrias cidades-estado da Grcia antiga, que caracterizou principalmente eventos atlticos, mas tambm de combate e corridas de bigas.[1] A origem destes Jogos Olmpicos envolta em mistrio e lendas.[2] Um dos mitos mais populares identifica Hrcules e Zeus, seu pai como os progenitores dos Jogos.[3][4][5] Segundo a lenda, foi Hrcules que primeiro chamou os Jogos "Olmpicos" e estabeleceu o costume de explor-los a cada quatro anos.[6] A lenda persiste que, aps Hrcules ter completado seus doze trabalhos, ele construiu o estdio Olmpico como uma honra a Zeus. Aps sua concluso, ele andou em linha reta 200 passos e chamou essa distncia de estdio (em grego: , latim: stadium, "palco"), que mais tarde tornou-se uma unidade de distncia. Outro mito associa os primeiros Jogos com o antigo conceito grego de trgua olmpica (, ekecheiria).[7] A data mais aceita para o incio dos Jogos Olmpicos antigos 776 a.C., que baseada em inscries, encontradas em Olmpia, dos vencedores de uma corrida a p realizada a cada quatro anos a partir de 776 a.C.[8] Os Jogos Antigos destacaram provas de corrida, pentatlo (que consiste em um evento de saltos, disco e lana-dardo, uma corrida a p e luta), boxe, luta livre, e eventos equestres.[9][10] Diz a tradio que Coroebus, um cozinheiro da cidade de Elis, foi o primeiro campeo olmpico.[11]

As Olimpadas foram de fundamental importncia religiosa, com eventos esportivos ao lado de rituais de sacrifcio em honra tanto a Zeus (cuja famosa esttua por Fdias estava em seu templo em Olmpia) quanto a Plope, o heri divino e rei mtico de Olmpia. Plope era famoso por sua corrida de bigas com o Rei Enomau de Pisatis.[12] Os vencedores das provas foram admirados e imortalizados em poemas e esttuas.[13][14] Os Jogos eram realizados a cada quatro anos, e este perodo, conhecido como uma Olimpada, foi usado pelos gregos como uma das suas unidades de medio do tempo. Os Jogos foram parte de um ciclo conhecido como os Jogos Pan-Helnicos, que incluem os Jogos Pticos, os Jogos de Nemia, e os Jogos stmicos.[15] Os Jogos Olmpicos chegaram ao seu apogeu entre os sculos VI e V a.C., mas, depois, perderam gradualmente em importncia enquanto os romanos ganharam poder e influncia na Grcia. No h consenso sobre quando os Jogos terminaram oficialmente, a data mais comum, 393 d.C., quando o imperador Teodsio I declarou que todas as prticas e cultos pagos seriam eliminados.[16] Outra data j de 426 d.C., quando seu sucessor Teodsio II ordenou a destruio de todos os templos gregos.[17] Aps o fim dos Jogos Olmpicos, no foram realizados novamente at o final do sculo XIX.

Os Jogos da Era Moderna


A primeira tentativa significativa de trazer de volta os antigos Jogos Olmpicos foi a L'Olympiade de la Rpublique, um festival olmpico nacional realizado anualmente de 1796 a 1798 na Frana revolucionria.[18] A competio incluiu vrias modalidades dos antigos Jogos Olmpicos Gregos. Os Jogos de 1796 tambm marcaram a introduo do sistema mtrico no esporte.[18] Em 1850 uma Olympian Class foi iniciada, para melhorar a aptido dos locais, pelo Dr. William Penny Brookes em Much Wenlock, Shropshire, Inglaterra. Em 1859, o Dr. Brookes renomeou[19] Olympian Class para Jogos Anuais da Sociedade Olmpica de Wenlock e estes jogos anuais continuam at hoje. A Sociedade Olmpica de Wenlock foi fundada pelo Dr. Brookes em 15 de novembro de 1860.[20] Entre 1862 e 1867, Liverpool realizou todos os anos um Grand Olympic Festival. Idealizado por John Hulley e Melly Charles, esses jogos foram os primeiros a serem totalmente amadores em sua natureza e de perspectiva internacional.[21][22] O programa da primeira Olimpada moderna, em Atenas, em 1896 foi quase idntico ao dos Jogos Olmpicos de Liverpool[23]. Em 1865, Hulley, o Dr. Brookes e E.G. Ravenstein fundaram a Associao Nacional Olmpica em Liverpool, precursora da Associao Olmpica Britnica. Seus artigos de fundao forneceram a estrutura para a Carta do Comit Olmpico Internacional.

Renascimento

O interesse grego em reviver os Jogos Olmpicos comeou com a guerra de independncia da Grcia do Imprio Otomano em 1821. Foi proposto pela primeira vez pelo poeta e editor de jornal Panagiotis Soutsos em seu poema Dilogo dos Mortos, publicado em 1833.[24] Evangelis Zappas, um rico filantropo grego, escreveu pela primeira vez ao Rei Otto da Grcia, em 1856, ofertando fundos para financiar o renascimento permanente dos Jogos Olmpicos.[25] Zappas patrocinou os primeiros Jogos Olmpicos em 1859, que foram realizados na cidade de Atenas. Participaram atletas da Grcia e do Imprio Otomano. Zappas financiou a restaurao do antigo Estdio Panathinaiko para que pudesse acolher todos os futuros Jogos Olmpicos.[25] Dr. Brookes adotou os eventos do programa dos Jogos Olmpicos realizados em Atenas em 1859, no futuro Jogos Olmpicos de Wenlock. Em 1866, foi realizada uma olimpada nacional na Gr-Bretanha organizada pelo Dr. William Penny Brookes no The Crystal Palace de Londres.[26] O Estdio Panathinaiko sediou Jogos Olmpicos em 1870 e em 1875.[27] Trinta mil espectadores lotaram o estdio e seu entorno em 1870 maior do que quase toda a multido nos Jogos Olmpicos do Baro de Coubertin de 1900 a 1920.[28] Em 1890, depois de assistir os Jogos Anuais da Sociedade Olmpica de Wenlock, o Baro Pierre de Coubertin se inspirou em fundar o Comit Olmpico Internacional.[29] Coubertin se baseou nas ideias e no trabalho de Brookes e Zappas com o objetivo de estabelecer rotao internacional aos Jogos Olmpicos e que ocorreriam a cada quatro anos.[29] Ele apresentou essas ideias durante o primeiro Congresso Olmpico do recmcriado Comit Olmpico Internacional. Esta reunio foi realizada de 16 de junho a 23 junho de 1894, na Sorbonne, em Paris. No ltimo dia do congresso, foi decidido que os primeiros Jogos Olmpicos, a entrar sob os auspcios do COI, teria lugar dois anos mais tarde, em Atenas.[30] O COI elegeu o escritor grego Dimtrios Viklas como seu primeiro presidente.[31]
Atenas 1896

Os primeiros jogos sob os auspcios do COI foram sediados no estdio Panathinaiko em Atenas, em 1896. Estes jogos trouxeram catorze naes e 241 atletas que competiram em 43 eventos.[32] Zappas e seu primo Konstantinos Zappas tinham deixado ao governo grego uma relao de confiana para financiar os futuros Jogos Olmpicos. Esta confiana foi fundamental para o financiamento dos Jogos de 1896.[33][34][35] George Averoff contribuiu generosamente para a renovao do estdio Panathinaiko para os Jogos.[36] O governo grego tambm financiou a reforma por meio da venda futura de ingressos e com a venda do primeiro conjunto de selos comemorativos.[36] Os funcionrios e o povo grego estavam entusiasmados com a experincia de sediar os Jogos. Este sentimento era partilhado por muitos dos atletas, que ainda pediram que Atenas fosse a anfitri dos Jogos Olmpicos permanentemente. O COI no aprovou este pedido. O comit previa que os Jogos Olmpicos modernos girassem internacionalmente. Como tal, decidiu realizar os segundos Jogos em Paris.[37]

Mudanas e adaptaes

Aps o sucesso dos Jogos de 1896, os Jogos Olmpicos entraram num perodo de estagnao que ameaava a sua sobrevivncia. Os Jogos Olmpicos, realizados na exposio mundial de Paris em 1900, e de St. Louis em 1904 ficaram em segundo plano. Os Jogos de Paris no tiveram um estdio olmpico. Os Jogos de St. Louis receberam 650 atletas, porm 580 eram dos Estados Unidos. A pouca participao estrangeira, o pouco interesse do pblico (apenas duas mil pessoas acompanharam as provas em St. Louis), revelavam desinteresse pela competio.[38] Os Jogos se recuperaram quando os Jogos Olmpicos Intercalados de 1906 (assim chamados porque foram os segundos Jogos realizados sem a terceira Olimpada) foram realizados em Atenas. Estes Jogos no so reconhecidos oficialmente pelo COI e no foram mais realizados desde ento. Estes Jogos foram sediados no estdio Panathinaiko em Atenas e atraram uma vasta gama de participantes internacionais, o que gerou grande interesse pblico. Isto marcou o incio de uma ascenso em popularidade e do tamanho das Olimpadas.[39]

Jogos de Inverno

Os Jogos Olmpicos de Inverno foram criados como um recurso aos esportes de neve e gelo que foram logisticamente impossibilitados de serem realizados durante os Jogos Olmpicos. Patinao artstica (em 1908 e 1920) e hquei no gelo (em 1920) foram apresentados como eventos olmpicos nos Jogos de Inverno. O COI ento quis ampliar essa lista de esportes para abranger outras atividades do inverno. Em 1921, no Congresso Olmpico do COI, em Lausana, foi decidido realizar uma verso de inverno dos Jogos Olmpicos. Uma semana de esportes de inverno (na verdade foram 11 dias) foi realizada em 1924, em Chamonix, Frana, este evento tornou-se a primeira edio dos Jogos Olmpicos de Inverno.[40] O COI determinou que os Jogos de Inverno fossem comemorados a cada quatro anos no mesmo ano de sua edio de vero.[41] Esta tradio foi mantida at os Jogos de 1992 em Albertville, Frana, mas por questes logsticas e de organizao houve a necessidade de se alterar o ciclo dos Jogos de Inverno, levando-os para anos pares alternados com os Jogos Olmpicos de Vero: o novo sistema comeou com os Jogos de 1994, e desde ento os Jogos Olmpicos de Inverno sempre so realizados no terceiro ano de cada Olimpada.[42]
Jogos Paralmpicos

Em 1948, Sir Ludwig Guttmann, determinado a promover a reabilitao dos soldados aps a Segunda Guerra Mundial, organizou um evento multi-esportivo entre os vrios hospitais, para coincidir com os Jogos Olmpicos de Vero de 1948. O evento de Guttman, conhecido depois como Stoke Mandeville Games, tornou-se um festival esportivo anual. Ao longo dos doze anos seguintes, Guttman e outros continuaram seus esforos em utilizar o esporte como um caminho para a cura. Para os Jogos Olmpicos de Vero de 1960, em Roma, Guttman trouxe 400 atletas para competir nas Olimpadas "paralelas", que ficaram conhecidas como a primeira Paralimpada. Desde ento, os Jogos Paralmpicos foram realizados em cada ano olmpico. A partir do vero de 1988 nos Jogos Olmpicos de Seul, Coreia do Sul, a cidade anfitri para os Jogos Olmpicos tambm seria palco dos Jogos Paralmpicos. Este acordo de cooperao foi ratificado em 2001.[43]
Jogos da Juventude

Iniciados em 2010 os Jogos Olmpicos da Juventude, so complementares aos Jogos Olmpicos e disputados por atletas com idades entre catorze e dezoito anos. Os Jogos Olmpicos da Juventude foram concebidos pelo presidente do COI, Jacques Rogge, em 2001, e aprovados durante o 119 Congresso do COI.[44][45] Os primeiros Jogos Olmpicos da Juventude de Vero foram realizados em Cingapura, em 2010, enquanto os jogos inaugurais de inverno foram realizados em Innsbruck, na ustria, dois anos mais tarde.[46] Estes jogos foram mais curtos do que os jogos adultos; a verso de vero teve durao de doze dias, enquanto a verso de inverno durou nove dias.[47] O COI permitiu que 3 500 atletas e 875 funcionrios participassem dos Jogos da Juventude de Vero, e 970 atletas e 580 funcionrios dos Jogos da Juventude de Inverno.[48][49] Os esportes coincidem com os programados para os jogos tradicionais adultos, porm, h um nmero reduzido de disciplinas e eventos.[50]
Jogos recentes

De 241 participantes, representando 14 naes em 1896, os Jogos tm crescido com cerca de 10 500 concorrentes de 204 pases na Olimpada de 2008.[51] O escopo e a escala dos Jogos Olmpicos de Inverno menor. Por exemplo, Turim hospedou 2 508 atletas de 80 pases competindo em 84 eventos, durante os Jogos Olmpicos de Inverno 2006.[52] Durante os Jogos, a maioria dos atletas e funcionrios esto alojados na Vila Olmpica. Esta vila destinada a ser uma casa auto-suficiente para todos os participantes olmpicos. Ela est equipada com lanchonetes, postos de sade e locais de expresso religiosa.[53] O COI permite que as naes a competir que no cumprem os requisitos rigorosos para a soberania poltica, que procurem outras organizaes internacionais. Como resultado, as colnias e dependncias esto autorizadas a criarem seus prprios Comits Olmpicos Nacionais. Exemplos disto incluem os territrios como Porto Rico, Bermudas, e Hong Kong, que competem como naes separadas, apesar de serem legalmente uma parte de outro pas.[5

You might also like