You are on page 1of 60

PROTEO E LEGISLAO AMBIENTAL

Qumico Luiz Fernando Mendes Nunes

PROTEO E LEGISLAO AMBIENTAL


Qumico Luiz Fernando Mendes Nunes

2012
3

Luiz Fernando Mendes Nunes, Bacharel em Qumica, Especialista em Cincias. Contatos: (71) 3399 5914 (71) 8876 4524 E-mail: lfmendesnunes@yahoo.com.br Site: www.gospeleciencia.com

Meio Ambiente

CONCEITOS

Meio Ambiente

Conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica, biolgica, social, cultural e urbanstica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
(CONAMA N306/2002)

Meio Ambiente

Meio Ambiente Conjunto de foras e condies que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abiticos (como o clima, a iluminao, a presso, o teor de oxignio) e biticos (como as condies de alimentao, modo de vida em sociedade e para o homem, educao, companhia, sade e outros).

Circunvizinhana em que uma organizao opera, incluindo-se ar, gua, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relaes.
(ISO 14001)

(Wikipdia, 2009)

Meio Ambiente

Impacto Ambiental
Qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante da atividade humana.
(Resoluo CONAMA n 001, 23 de janeiro de 1986)

Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial qualidade de vida, impondo-se ao Poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.
(Art 225 da Constituio Federal)

Algumas atividades com Impacto Ambiental


Construo de rodovias Construo de ferrovias Construo de portos e terminais Construo de aeroportos Instalao de oleoduto, gasoduto Extrao de minrios Aterros sanitrios Distritos industriais Extrao de combustveis fsseis Explorao econmica de madeiras Outras.

Licenciamento Ambiental (Resoluo CONAMA 237/1997)


uma obrigao legal prvia instalao de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. um procedimento administrativo.

Etapas do Licenciamento Ambiental: Licena Prvia concebida na fase preliminar do


planejamento. Aprova sua localizao e concepo atestando a viabilidade ambiental do projeto. Validade 5 anos.

Ateno!!
O poder pblico s deve licenciar uma atividade potencialmente poluidora, quando o impacto que gerar no meio ambiente compense o desenvolvimento socioambiental. (Princpio do Equilbrio)

Licena Instalao - Autoriza o incio da obra ou


instalao do empreendimento. Pode construir. Validade 6 anos.

Licena Operao - licena que autoriza o incio do


funcionamento do empreendimento. Validade 10 anos.

Educao Ambiental
Processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
(Lei no 9.795, de 27 de Abril de 1999)

Biodegradvel
Diz-se da substncia que se decompe facilmente reintegrando-se natureza. Dejetos humanos so biodegradveis, pois sofrem este processo natural de reintegrao. Muitos produtos industriais no o so, como os plsticos.

Biodigestores
Processo de decomposio do lixo orgnico por microorganismos, transformando-o em produtos combustveis, como gs metano (CH4).

Biodigestor

Biodiversidade
Diversidade de espcies vivas: animais vertebrados e invertebrados, plantas, fungos, algas e microorganismos. Por estimativas conservadoras, haveria de 5 a 10 milhes de espcies no mundo; outras fontes indicam 30 milhes. Mas s uma pequena parte foi descrita pela Cincia.

Desenvolvimento Sustentvel
satisfao das necessidades bsicas e aspiraes do bem-estar da populao, sem comprometer a possibilidade das geraes futuras de estabelecer suas prprias necessidades e aspiraes.

EIA/RIMA (Estudo e Relatrio de Impacto Ambiental)

Gesto Ambiental
Gesto Ambiental a administrao do exerccio de atividades econmicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renovveis ou no. Gesto Ambiental Conduo, direcionamento e orientao das atividades humanas visando o desenvolvimento sustentvel.

Estudo obrigatrio no Brasil para empreendimentos de maior porte, onde se avaliar o ambiente antes da implantao, prevendo-se os possveis impactos ambientais, positivos e negativos, durante e aps as obras, propondo ainda como minimizar os negativos.

ISO 14000 ISO 14000 uma srie de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem diretrizes sobre a rea de gesto ambiental dentro de empresas.

Recursos Naturais
So "insumos", ou seja, matrias-primas, fontes de energia, retirados ou disponveis no meio ambiente para as atividades econmicas humanas. Classificados em: Renovveis e No Renovveis

Recursos Naturais Renovveis - que podem se regenerar, se o uso for bem controlado (solo, vegetao, vida animal) ou que no implicam reposio (energia solar, ventos);
Recursos Naturais No Renovveis - que tendem a se esgotar, pois a Natureza no tem capacidade de renovar seus estoques, como o caso de fontes de energia tradicionais. Exemplo: petrleo, gs natural, ou carvo mineral

Pacto Global
Iniciativa lanada pela Organizao das Naes Unidas em 1999 para incentivar empresas a contriburem com a construo de uma economia global mais sustentvel e inclusiva.

Certificao Florestal (FSC)


Certificado que garante que a madeira utilizada em determinado produto oriundo de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente vivel, e no cumprimento de todas as leis vigentes. FSC uma sigla em ingls que significa Conselho de Manejo Florestal.

PRESERVAO
X

CONSERVAO

PRESERVAO

CONSERVAO

Foca a natureza sem a interferncia humana, ou seja, compreende a proteo do meio ambiente independentemente do interesse utilitrio e do valor econmico que possa conter.

Permite o uso sustentvel e assume um significado de integrao com o ser humano.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

IMPORTNCIA DA PRESERVAO E CONSERVAO AMBIENTAL

Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes.

o desenvolvimento que no esgota os recursos para o futuro.


(WWF, 2009)

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Agenda 21
Principal documento resultado da Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento UNCED/Rio-92. Trata de transformaes culturais e de valores, estimulando a adoo de padres sustentveis de produo e consumo. Identifica tambm problemas, prope solues e estima custos de investimento.

Agenda 21
Prope que os diversos pases do mundo tomem medidas para que no sculo 21 seja garantida a sustentabilidade das atividades humanas e principalmente que seja alcanada a melhoria da qualidade de vida para as atuais e futuras geraes.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Protocolo de Quioto
As aes prioritrias da Agenda 21 brasileira so: os programas de incluso social (acesso de toda a populao educao, sade e distribuio de renda); a sustentabilidade urbana e rural; a preservao dos recursos naturais e minerais; a tica poltica para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentvel.
o nico tratado internacional que estipula redues obrigatrias de emisses causadoras do efeito estufa. O Protocolo de Quioto foi discutido e negociado em Quioto no Japo em 1997, foi aberto para assinaturas em 11 de Dezembro de 1997 e ratificado em 15 de maro de 1999.

10

O documento foi ratificado por 168 pases. Os Estados Unidos, maiores emissores mundiais, e a Austrlia no fazem parte do Protocolo de Quioto. Tem validade de 15 anos (1997 at 2012). O objetivo do protocolo que os pases industrializados diminuam em 5% as suas emisses, abaixo dos valores de 1990, no perodo entre 2008 e 2012.

O protocolo de Quioto estimula os pases signatrios a cooperarem entre si, atravs de algumas aes bsicas:
Reformar os setores de energia e transportes; Promover o uso de fontes energticas renovveis; Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Conveno; Limitar as emisses de metano no gerenciamento de resduos e dos sistemas energticos; Proteger florestas e outros sumidouros de carbono

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Protocolo de Montreal
um tratado internacional, aprovado em Montreal Canad, em que os pases signatrios se comprometem a substituir as substncias que se demonstrou estarem reagindo com o oznio (O3).
O tratado esteve aberto para adeses a partir de 16 de setembro de 1987 e entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1989.
Atualmente h 180 naes que j assinaram o protocolo.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)

Um dos mecanismos de flexibilizao criados pelo Protocolo de Quioto para auxiliar o processo de reduo das emisses de gases do efeito estufa ou de captura de carbono.

Os projetos de MDL podem ser baseados em fontes renovveis e alternativas de energia, eficincia e conservao de energia ou reflorestamento.

11

O primeiro projeto de MDL, aprovado pela ONU, no mundo, foi o do aterro sanitrio de Nova Iguau, no Estado do Rio de Janeiro, que utiliza tecnologias bem precisas de engenharia sanitria.

Aterro Sanitrio de Nova Iguau

Legislao Ambiental

Chorume

Legislao Ambiental

Legislao Ambiental
O Sc. XX marcado por 3 pticas importantes sobre a conscincia ambiental:

Evoluo da Conscincia Ambiental Brasileira no Sc. XX

ptica Corretiva dcada de 70 se baseava na correo dos efeitos nocivos advindos da poluio do ar, gua e solo. a poluio e os impactos ambientais eram um mal necessrio.

12

At a Dcada de 70: Industrializao acelerada desenvolvimento econmico justifica os prejuzos ambientais; alguma preocupao com acidente de trabalho; legislao ambiental incipiente.

Na Dcada de 70: Conferncia de Estocolmo 1972 (realizada na capital da


Sucia, foi a primeira atitude mundial em tentar organizar as relaes de homem e meio ambiente);

Incio do entendimento das questes ambientais (consequncias) Ateno camada de oznio 1974; Baseada pela regulamentao; Tentativa de controle atravs de padres de descarte. Brasil: criao da SEMA; So Paulo: criao da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de So Paulo)

ptica Preventiva dcada de 80 proteger a sade humana e o meio ambiente contra os efeitos de atividades que modificavam a camada de O3, aquecimento global, ... ptica Integradora a partir da dcada de 90 combina aspectos econmicos e sociais com os ambientais, visando preservao do Meio Ambiente e utilizao dos recursos naturais com vistas preservao das geraes futuras.

Dcada de 80: Ao da ONGs ambientalistas; Grandes acidentes ambientais Popularizao dos problemas ambientais; Poltica Nacional do Meio Ambiente 1981.

Dcada de 90: Qualidade ambiental deve estar presente no cotidiano; Conferncia sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Rio - 92; Lei da Natureza; Normas da srie ISO 14000; Brasil: Constituio de 1988.

Legislao Ambiental a parte do direito que

disciplina a relao do homem com o meio


ambiente, a fim de proporcionar a qualidade de vida ao ser humano; bem como, de preservar os recursos ambientais imprescindveis existncia do prprio homem

13

Diante dessa definio, podemos extrair os 2 objetivos perseguidos pelo direito na tentativa da preservao ambiental: Objetivo Imediato (mais prximo): proporcionar qualidade de vida aos seres humanos; Objetivo Mediato (que vem logo aps): preservao dos recursos ambientais.

Princpios do Direito Ambiental

Princpios do Direito Ambiental


Os princpios so normas que sintetizam todos os objetivos perseguidos pelo sistema jurdico. Os princpios Ambientais sintetizam os objetivos apresentados pelo direito quando regulamenta a relao do homem com o meio ambiente.

Princpios do Direito Ambiental Os princpios so:


Princpio do Direito Humano Fundamental direito que pertence a todos. Princpio Democrtico assegura ao cidado o direito informao e a participao na elaborao das polticas pblicas ambientais.

Princpios do Direito Ambiental


Princpio da preveno o principal objetivo evitar que ocorra dano ao meio ambiente. Deve ter iniciativa de forma repressiva no controle, a conservao e a fiscalizao do meio ambiente. Princpio da educao visa promover a conscientizao coletiva em torno da necessidade de preservao do meio ambiente.

Princpios do Direito Ambiental Princpio da participao e cooperao todos devem participar, tanto o poder pblico quanto a coletividade. Todos devem primar pela construo de valores sociais e iniciativas voltadas para o meio ambiente.

14

Princpios do Direito Ambiental Princpio da responsabilidade ou do poluidorpagador todo aquele que lesar o meio ambiente obrigado a reparar o dano e a cessar. A responsabilidade pelos danos causados ao meio ambiente de natureza objetiva, derivada do risco da atividade, sendo desnecessrio a comprovao de dolo ou culpa. A responsabilidade solidria. Sujeita-se responsabilidade civil, penal e administrativa.

Princpios do Direito Ambiental Princpio da precauo tomar cuidado com riscos desconhecidos. Na dvida, a favor do ambiente e contra o degradador. in dbio pro ambiente. Evitar o dano ambiental diante da incerteza cientfica do risco ambiental quanto ao resultado.

Princpios do Direito Ambiental


Princpio do Equilbrio princpio voltado
Administrao Pblica, a qual deve pensar em todas as implicaes que podem ser desencadeadas por determinada interveno no meio ambiente, devendo adotar a soluo que busque alcanar o desenvolvimento sustentvel.

Competncias

Princpio do Limite Tambm voltado para a


Administrao Pblica, cujo dever e fixar parmetros mnimos a serem observados em casos como emisses de partculas , rudos, sons, destinao final de resduos, dentre outros, visando promover o desenvolvimento sustentvel.

Competncias

Competncias

UNIO: Estabelecimento de normas gerais vlidas em todo o territrio nacional.

Cabe a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios:


Proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas (CF, art. 23, VI) Preservar as florestas, a fauna e a flora (CF, art 23, VII)

ESTADOS: Estabelecimento de normas peculiares.


MUNICPIOS: Estabelecimento de normas que visem atender aos interesses locais.

15

LEGISLAO DE PROTEO AOS RECURSOS NATURAIS Lei n 4.504/64: Estatuto da Terra referente conservao dos recursos naturais renovveis; Lei n 4.771/65: Instituiu o Cdigo Florestal; Decreto-lei n 221/67: Estabeleceu o Cdigo de Pesca; Decreto-lei n 227/67: Instituiu o Cdigo de Minerao; Lei n 5.197/67: Lei de Proteo Fauna.

LEGISLAO DE PROTEO AOS RECURSOS NATURAIS

LEGISLAO DE PROTEO AOS RECURSOS NATURAIS Lei n6.902/81: Disps sobre a criao de estaes ecolgicas e reas de proteo ambiental; Lei n6.938/81: Estabeleceu a Poltica Nacional do Meio Ambiente, o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e criou o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Alm disso, reconheceu a legitimidade do Ministrio Pblico da Unio para propor aes de responsabilidade civil e criminal por danos causados ao meio ambiente.

LEGISLAO DE PROTEO AOS RECURSOS NATURAIS

Lei n9433/97: instituiu a Poltica Nacional de Recursos Hdricos - PNRH e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hdricos SNGRH.

CONSTITUIO FEDERAL

CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - 1988

Na Constituio Federal (CF), o Captulo VI incorpora vrias disposies da lei federal anterior (Lei n6.938/81), tida como um marco na rea ambiental:
Art. 5: Garantia de acesso a informaes; Art. 129: Funes institucionais do Ministrio Pblico referentes ao meio ambiente; Art. 174: Poltica de Desenvolvimento Urbano;

Art. 225: Trata especificamente do meio ambiente.

16

CONSTITUIO FEDERAL
TTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPTULO VI Do Meio Ambiente Art. 225 Todos tm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum ao povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1 Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do pas ,...

CONSTITUIO FEDERAL
III definir, em todas as Unidades da Federao , espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, ... IV exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

CONSTITUIO FEDERAL
VI promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais crueldade. 2 Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, ...; 3 As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. ...

A Constituio Federal abriu novos caminhos para a atuao dos municpios, com a gerao de instrumentos que possibilitam a ao e o controle do uso da propriedade privada funo social por meio dos Planos Diretores, cuja elaborao e adoo obrigatria em reas urbanas com populao igual ou superior a 20 mil habitantes.

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

OBJETIVO: Foi estabelecida em 1981 mediante a edio da Lei 6.938/81. Tem como objetivo preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar condies ao desenvolvimento socioeconmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana.

17

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE


Poluio: Degradao da qualidade ambiental resultantes de atividades que direta ou indiretamente: a) Prejudiquem a sade, segurana e bem-estar da populao; b) Criem condies adversas s atividades sociais e econmicas; c) Afetem desfavoravelmente a biota;

Estabelece que, para os fins previstos na lei, entende-se por: Meio ambiente: Conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Degradao da qualidade ambiental: Alterao adversa das caractersticas do meio ambiente.

d) Afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente;


e) Lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos.

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE


Poluidor: Pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel direta ou indiretamente, por atividade causadora de poluio ambiental;
Recursos ambientais: a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

INSTRUMENTOS:
Estabelecimento ambiental; de padres de qualidade

Zoneamento ambiental;
Avaliao de Impacto Ambiental; Licenciamento; entre outros.

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE

SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (SISNAMA)


Composio: rgo Superior: o Conselho do Governo; rgo Consultivo e Deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); rgo Central: o Ministrio do Meio Ambiente (MMA); rgo Executor: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama);

Com a Lei n 6.938/81 que estabeleceu a Poltica Nacional do Meio Ambiente, veio o SISNAMA - Sistema Nacional do Meio Ambiente - que a reunio de todos os rgos existentes em um pas que tratam de forma direta ou indiretamente da preservao ambiental.

18

SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (SISNAMA)

rgos Seccionais: rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal e fundaes institudas pelo Poder Pblico; rgos Locais: rgos ou entidades municipais responsveis pelo controle e fiscalizao das atividades referidas nas suas respectivas jurisdies.

Com a Lei n 6.938/81 que estabeleceu a Poltica Nacional do Meio Ambiente, veio o CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente - um rgo consultivo e deliberativo para cuidar das "diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais".

CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente


Competncias -estabelecer, mediante proposta do SEMA, normas e critrios para licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; -determinar, quando julgar necessrio, a realizao de estudos das atividades e das possveis conseqncias ambientas de projetos pblicos ou privados;

-estabelecer privativamente, normas e padres nacionais de controle da poluio por veculos automotivos, aeronaves e embarcaes, mediante audincia dos ministrios competentes; -estabelecer normas, critrios e padres relativos ao controle e manuteno da qualidade do meio ambiente.

Agrotxicos
AGROTXICOS (Lei n 7.802/1989)
Art. 1 A pesquisa, a experimentao, a produo, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializao, a propaganda comercial, a utilizao, a importao, a exportao, o destino final dos resduos e embalagens, o registro, a classificao, o controle, a inspeo e a fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins, sero regidos por esta lei. Art. 3 6 - fica proibido o registro de agrotxicos, seus componentes e afins: -Para os quais no haja antdoto no Brasil; -Que revelem caractersticas teratognicas, carcinognicas ou mutagnicas; -Que provoquem distrbios hormonais, .. -...

19

Agrotxicos
Art. 6 As embalagens de agrotxicos, ... 5 As empresas produtoras e comercializadoras de agrotxicos, seus componentes e afins, so responsveis pela destinao das embalagens vazias dos produtos por elas fabricados e comercializados, aps a devoluo pelos usurios, e pela dos produtos apreendidos pela ao fiscalizatria e dos imprprios para utilizao ou em desuso, com vistas sua reutilizao, reciclagem ou inutilizao, obedecidas as normas e instrues dos rgos registrantes e sanitrtio-ambientais competentes.

Agrotxicos
Art. 7 Para serem vendidos ou exposto venda em todo o territrio nacional, os agrotxicos e afins so obrigados a exibir rtulos prprios e bulas, redigidas em portugus, que contenham, entre outros, os seguintes dados: -O nome do produto; -O nome a percentagem de cada princpio ativo, ...; -A quantidade de agrotxico que a embalagem tem, ...; -O nome e endereo do fabricante e importador; -Os possveis efeitos prejudiciais ao homem, animais e ao meio ambiente; -Instrues para o caso de acidentes; -Entre outras.

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS (Lei n 9.605/98)

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS (Lei n 9.605/98)

Art. 29. Matar, perseguir, caar, apanhar, utilizar espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria, sem a devida permisso, licena ou autorizao da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - deteno de 6 meses a 1 ano, e multa. Art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservao permanente, mesmo que em formao, ou utiliz-la com infringncia das normas de proteo: Pena - deteno, de 1 a 3 anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS (Lei n 9.605/98)


Art. 44. Extrair de florestas de domnio pblico ou consideradas de preservao permanente, sem prvia autorizao, pedra, areia, cal ou qualquer espcie de minerais: Pena - deteno, de 6 meses a 1 ano, e multa.

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS (Lei n 9.605/98)

Art. 54. Causar poluio de qualquer natureza em nveis tais que resultem ou possam resultar em danos sade humana.
Pena de recluso de 1 a 4 anos, e multa. Essa pena ser aumentada de 1 a 5 anos se o crime ocorrer por lanamento de resduos slidos, lquidos ou gasosos, ou detritos, leos ou substncias oleosas, em desacordo com as exigncias estabelecidas em leis ou regulamentos.

Art. 56. Produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depsito ou usar produto ou substncia txica, perigosa ou nociva sade humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigncias estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos: Pena - recluso, de 1 a 4 anos, e multa.

20

LEI DE CRIMES AMBIENTAIS (Lei n 9.605/98) Art. 37. No crime o abate de animal, quando realizado: I em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua famlia; II para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ao predatria ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade competente; III VETADO (o texto era em legtima defesa); IV por ser nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo rgo competente.

POLTICA NACIONAL DOS RECURSOS HIDRICOS (Lei n 9.433/1997)

POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS OBJETIVOS: Assegurar a necessria disponibilidade de gua, a utilizao racional e integrada dos recursos e a preveno e defesa contra eventos hidrolgicos crticos.

POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS PRINCPIOS: A gua um bem de domnio pblico; A gua um recurso natural limitado, dotado de valor econmico;

Em situaes de escassez, o uso prioritrio de gua o consumo humano e a dessedentao de animais;

POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS PRINCPIOS: A gesto de recursos hdricos deve promover o uso mltiplo das guas; A bacia hidrogrfica a unidade territorial para a gesto de recursos hdricos; A gesto de recursos hdricos deve ser descentralizada e contar com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades.

POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS


INSTRUMENTOS:

Os Planos de Recursos Hdricos;


O enquadramento dos corpos dgua em classes de uso;

A outorga dos direitos de uso da gua;


A cobrana pelo uso da gua;

O Sistema Hdricos.

de

Informaes

sobre

Recursos

21

POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

POLTICA NACIONAL DE RECURSOS HDRICOS

A outorga dos direitos de uso da gua - o ato administrativo pelo qual a autoridade outorgante concede ao outorgado o direito de uso dos recursos hdricos, por prazo determinado e de acordo com os termos e condies preestabelecidas. Assim sendo, a outorga no representa alienao (venda) das guas, posto que so inalienveis.

A cobrana pelo uso da gua - a cobrana no uma tarifa, imposto ou taxa, definida como um preo pblico, ou seja, uma retribuio que o usurio faz sociedade por utilizar privativamente um bem que de uso comum.
Atualmente, so pagos os servios de tratamento e captao da gua e no a utilizao do bem ambiental, gua.

ASPECTOS LEGAIS RELATIVOS AO MEIO ATMOSFRICO


A Portaria MINTER n 231/76 estabeleceu padres de qualidade do ar, em nvel nacional, para 4 poluentes: Poeira total em suspenso; Dixido de enxofre (SO2); Monxido de carbono (CO); Oxidantes fotoqumicos.

ASPECTOS LEGAIS RELATIVOS AO MEIO ATMOSFRICO


O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) editou a Resoluo n05/89, que instituiu o Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (Pronar): Melhorar a qualidade do ar;
Atender aos padres de qualidade estabelecidos;

No comprometer a qualidade do ar em reas consideradas como no degradadas.

ASPECTOS LEGAIS RELATIVOS AO MEIO AQUTICO


Decreto n 24.643/34: Cdigo de guas
Lei n 4.771/65: Cdigo Florestal, que estabeleceu as faixas de proteo margem dos rios;

ASPECTOS LEGAIS RELATIVOS AO MEIO TERRESTRE


Lei n 6.803/80: diretrizes bsicas para o zoneamento industrial nas reas crticas de poluio;
Lei n 10.257/01: diretrizes gerais da poltica urbana (usos do solo); Decreto-lei n 221/67: Cdigo de Pesca; Lei n 5.318/67: criao do Conselho Nacional de Saneamento;

Decreto-lei n 221/67: Cdigo de Pesca;


Lei n 5.318/67: criao do Conselho Nacional de Saneamento;

Lei n 7.861/88: Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro;


Lei n 9.984/00: criao da Agncia Nacional de guas.

22

Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial qualidade de vida, impondo-se ao Poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preservlo para as presentes e futuras geraes. (Art 225 da Constituio Federal)

Importncia da Qualidade do Ar

COMPOSIO DA ATMOSFERA TERRESTRE

Atmosfera
Atmosfera a camada gasosa que envolve a Terra. A atmosfera composta de vrios gases que formam uma mistura transparente, incolor e inodora chamada de ar atmosfrico. Alm dos gases, h tambm vapor de gua, partculas de p, microorganismos, etc. A 80 km de altitude o oxignio quase inexistente.

Gases: nitrognio, oxignio, argnio, dixido de carbono, hlio, oznio, hidrognio, criptnio, metano, xennio, radnio;

Vapor dgua;
Material particulado orgnico (plens e microorganismos); Material particulado inorgnico (partculas de areia e fuligem).

DISTRIBUIO PERCENTUAL MDIA DE GASES DA ATMOSFERA TERRESTRE

GASES
Nitrognio (N2) Oxignio (O2)

%
78,08 20,95

Argnio (Ar)

0,93

Gs Carbnico (CO2) 0,03 Outros gases 0,01

23

ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE

TROPOSFERA
Onde ocorrem todos os processos climticos e tambm a maioria dos fenmenos relacionados com a poluio do ar. ESTRATOSFERA Ocorrem as reaes importantes para o desenvolvimento das espcies vivas no planeta, em razo da presena do oznio.

POLUIO ATMOSFRICA

quando o ar contm uma ou mais


substncias qumicas em concentraes

Poluio Atmosfera

suficientes para causar danos em seres


humanos, em animais, em vegetais ou em materiais.

POLUIO ATMOSFRICA

Os poluentes atmosfricos podem ser classificados de acordo com:


Estado Fsico: Material Particulado; Gases e Vapores Origem: Poluentes Primrios (emitidos j na forma de poluentes); Poluentes Secundrios (formados na atmosfera por reaes qumicas ou fotoqumicas) Classe Qumica: Poluentes Orgnicos e Poluentes Inorgnicos

POLUENTES PRIMRIOS:
Lanados diretamente no ar.

Exemplos: Dixido de Enxofre (SO2); xidos de Nitrognio (NOx); Monxido de Carbono (CO);

Alguns particulados como a poeira.

24

POLUIO ATMOSFRICA

POLUENTES SECUNDRIOS:
Formam-se na atmosfera por meio de reaes que ocorrem em razo da presena de certas substncias qumicas e de determinadas condies fsicas. Exemplo: SO3 (formado pelo SO2 e O2 no ar) reage com o vapor de gua para produzir o cido sulfrico (H2SO4), que precipita originando a chamada chuva cida.

Entre as fontes antropognicas de poluio do ar podemos destacar:


Processos e operaes industriais; Queima de combustveis; Queimadas; Incinerao de lixo; Entre outros.

Processos Antropognicos

Principais Poluentes Atmosfricos

PRINCIPAIS POLUENTES

PRINCIPAIS POLUENTES

MONXIDO DE CARBONO (CO)


Composto gerado nos processos de combusto incompleta de combustveis fsseis e outros materiais que contenham carbono em sua composio.

O CO um gs incolor, inodoro, sem sabor e no irritante, perigoso. Pode deixar uma pessoa inconsciente ou mesmo matar em poucos minutos. chamado de gs assassino silencioso. Aproximadamente 60% do CO presente na troposfera de origem antropognica.

25

PRINCIPAIS POLUENTES
DIXIDO DE CARBONO (CO2) Principal composto resultante da combusto completa de combustveis fsseis e outros materiais que contenham carbono em sua composio, alm de ser gerado na respirao dos seres vivos.

PRINCIPAIS POLUENTES XIDOS DE ENXOFRE (SO2 e SO3)

Produzidos pela queima de combustveis que contenham enxofre em sua composio, alm de serem gerados em processos naturais.

PRINCIPAIS POLUENTES O SO2 lanado na atmosfera principalmente pela queima de combustveis fsseis. Existem evidncias que o SO2 agrava as doenas respiratrias preexistentes e tambm contribui para o seu desenvolvimento.

PRINCIPAIS POLUENTES XIDOS DE NITROGNIO (NOX) A maior parte dos processos de combusto ocorre na presena de oxignio e o composto mais abundante no ar o nitrognio, portanto a principal fonte dos xidos de nitrognio so os processos de combusto.

Fontes de NOx

PRINCIPAIS POLUENTES O NO2 (dixido de nitrognio) o poluente produzido pelas descargas dos motores de automveis, especialmente movidos a leo diesel e gasolina. txico para as vias respiratrias, provocando enfisema pulmonar. Reduz a fotossntese das plantas.

PRINCIPAIS POLUENTES

OXIDANTES FOTOQUMICOS
So compostos gerados a partir de outros poluentes que foram lanados atmosfera por meio da reao qumica entre esses compostos, catalisada pela radiao solar.

So produtos das reaes entre xidos de nitrognio e compostos orgnicos volteis (presentes na fumaa dos veculos). A reao ocorre na presena de luz solar, da o termo fotoqumico.

26

PRINCIPAIS POLUENTES

PRINCIPAIS POLUENTES

MATERIAL PARTICULADO (MP)


Partculas de material slido e lquido capazes de permanecer em suspenso. Podem ter origem nos processos de combusto ou em consequncia dos fenmenos naturais.

GS FLUORDRICO (HF)
Gerado dos processos de produo de alumnio e fertilizantes, bem como em refinarias de petrleo.

PRINCIPAIS POLUENTES

PRINCIPAIS POLUENTES

Gs Fluordrico (HF) Consequncias. Quando inalado causa irritaes e queimaduras. H possibilidade de ocorrer danos nos pulmes e morte. Quando em contato com os olhos causa irritaes, queimaduras srias e cegueira. Quando em contato com a pele causa irritaes e queimaduras fortes. Quando ingerido causa irritaes e queimaduras. Em doses altas pode causar espasmos musculares, tremores e morte.

AMNIA (NH3)
As principais fontes de gerao so as indstrias qumicas e de fertilizantes, principalmente aquelas base de nitrognio.

PRINCIPAIS POLUENTES

PRINCIPAIS POLUENTES

Amnia (NH3) consequncias. Sua ao txica sobre as mucosas interrompe a respirao e impede a viso, mesmo a baixas concentraes. Produz Queimadura, asfixia e cegueira permanente.

GS SULFDRICO (H2S)
Subproduto gerado nos processos desenvolvidos em refinarias de petrleo, indstria qumica e indstria de celulose e papel, em virtude da presena de enxofre na matria-prima processada. um gs incolor, mais pesado que o ar, forma mistura explosiva com o ar, altamente txico, possui cheiro de ovo podre.

27

Concentrao de H2S (ppm)

Efeitos nos seres humanos

PRINCIPAIS POLUENTES GS SULFDRICO (H2S) Consequncias Os efeitos so similares aos do CO, porm mais intensos. Este gs txico paralisa o sistema nervoso que controla a respirao, incapacitando os pulmes de funcionar, provocando asfixia. Pode provocar a morte.

0,3 a 1,0
3a5 8 20 a 39

Detectvel pela maioria das pessoas pelo sentido do paladar, mais que pelo odor
Facilmente detectvel. Odor moderado Inicia o processo de irritao dos olhos. Nvel de exposio permissvel para 8 horas de exposio Odor forte e desagradvel, mas no intolervel. Provoca tosse e imediata irritao dos olhos. Mxima concentrao permissvel para curto perodo de exposio (10 min por turno de 8 horas)

50
100

Pronunciada irritao nos olhos, garganta e pulmes, mas possvel respirar por alguns minutos.
Tosse, irritao dos olhos, perda do olfato aps 2 a 5 minutos de exposio.

200
500 700 a 1000 1000 a 2000

Inflamao dos olhos e irritao do sistema respiratrio, aps uma hora de exposio
Perda da conscincia e possvel morte em 30 minutos a uma hora. Inconscincia imediata, paralisao da respirao e morte. Poder resultar danos cerebrais permanentes. Inconscincia instantnea, com parada respiratria e morte em poucos minutos. A morte poder ocorrer mesmo se houver remoo para ambiente no contaminado.

PRINCIPAIS POLUENTES

PESTICIDAS E HERBICIDAS
Utilizados principalmente na agricultura para o controle de pragas e de plantas daninhas. As principais fontes so as indstrias que os produzem e os agricultores que fazem o uso deles.
Segundo a Agencia Nacional de Vigilancia Sanitria (ANVISA), o uso intenso de agrotxicos levou degradao dos recursos naturais - solo, gua, flora e fauna -, em alguns casos de forma irreversvel, levando a desequilbrios biolgicos e ecolgicos.

PRINCIPAIS POLUENTES

SUBSTNCIAS RADIOATIVAS
So materiais que possuem alguns elementos capazes de emitir radiao. As principais fontes so as usinas nucleares, os testes de armamento nuclear e a queima de carvo.

Manuseio incorreto de agrotxico


Usina Nuclear de Angra dos Reis

28

PRINCIPAIS POLUENTES

PRINCIPAIS POLUENTES

CALOR
Ocorre principalmente por causa da emisso de gases a alta temperatura para o meio ambiente (liberados nos processos de combusto).

SOM
Caracteriza-se pela emisso de energia para o meio ambiente, s que na forma de ondas de som, com intensidade capaz de prejudicar os seres humanos e outros seres vivos.

Macropatologias Ambientais
Efeito Estufa Destruio da Camada de Oznio Chuva cida Degradao do Solo Resduos Nucleares Desertificao Crescimento Populacional Escassez de gua

Macropatologias Ambientais

29

EFEITO ESTUFA

EFEITO ESTUFA

O efeito estufa um fenmeno natural. Sem ele, a superfcie da Terra seria, em mdia, 33C mais fria. Graas ao efeito estufa, a vida pde se manter no planeta.

A emisso dos chamados gases estufa (CO2, metano, xido nitroso e clorofuorcarbono-CFCs) aumenta a quantidade de energia que mantida na atmosfera em decorrncia da absoro do calor refletido ou emitido pela superfcie do planeta, o que provoca a elevao da temperatura da atmosfera.

EFEITO ESTUFA

EFEITO ESTUFA Consequncias do aumento do Efeito Estufa: elevao da temperatura global; elevao do nvel dos oceanos; desaparecimento de centros urbanos localizados beira-mar; modificao da flora e da fauna na superfcie terrestre.

EFEITO ESTUFA

Trifluormetilpentafluoreto de enxofre (SF5CF3) o novo gs-estufa descoberto por pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos. A sua quantidade na atmosfera muito pequena, porm o que preocupa os pesquisadores que este gs demora mil anos para se dissipar. A origem deste gs ainda inserta, talvez seja subproduto de atividade industrial.

As Hidreltricas e o Efeito Estufa


Energia considerada limpa produz dixido de carbono (CO2) e metano (CH4), poluentes ligados ao aquecimento do planeta.

30

O principal responsvel pelo problema o apodrecimento da enorme reserva de biomassa depositada no fundo dos reservatrios. A deteriorizao libera gases como CO2 e CH4 na atmosfera.
Natureza morta no lago artificial produzido pela hidreltrica, que inundou 2,6 mil quilmetros de florestas nativas.

DESTRUIO DA CAMADA DE OZNIO

Situada na estratosfera, essa camada tem a capacidade de bloquear as radiaes solares, principalmente as radiaes ultravioleta, impedindo que nveis excessivos atinjam a superfcie terrestre. As molculas de clorofluorcarbono atingem a estratosfera, onde os raios ultravioletas do Sol aparecem em maior quantidade. Esses raios quebram as partculas de CFC liberando o tomo de cloro. Este tomo, ento, rompe a molcula de oznio (O3), formando monxido de cloro (ClO) e oxignio (O2).

CHUVA CIDA

CHUVA CIDA

Os gases nitrogenados e sulfonados reagem com o vapor de gua na atmosfera, produzindo cidos (ntrico e sulfrico). Esses, por sua vez, precipitam-se nos solos pela ao da chuva.
Considera-se cida a chuva que apresenta pH inferior a 5,6. Causa enormes perdas de produtividade na agricultura proveniente da acidificao dos solos.

Outro grande impacto danoso a acidificao da gua, principalmente em lagos de reservatrios voltados para abastecimento e produo de energia eltrica.
Alm disso pode matar uma grande variedade de peixes e causar a destruio da vegetao. Adicionalmente, causa tambm a destruio de obras civis e monumentos.

31

CHUVA CIDA

Consequncias da Chuva cida


perdas de produtividade na agricultura proveniente da acidificao dos solos. a acidificao da gua, principalmente em lagos de reservatrios voltados para abastecimento e produo de energia eltrica. pode matar uma grande variedade de peixes e causar a destruio da vegetao. causa tambm a destruio de obras civis e monumentos.

PADRES DE QUALIDADE DO AR

Padres de Qualidade do Ar (Resoluo CONAMA n03 de 1990)

Especificar o nvel mximo permitido para diversos poluentes atmosfricos, sendo que a mxima concentrao de um poluente especificada em funo de um perodo mdio de tempo.
Os limites divididos em secundrio. mximos (padres) esto dois nveis: primrio e

32

PADRES DE QUALIDADE DO AR

PADRES DE QUALIDADE DO AR

Primrio
Concentraes de poluentes que, ultrapassados, podero afetar a sade da populao. So nveis mximos tolerveis.

Secundrio
Concentraes de poluentes atmosfricos abaixo dos quais se prev o mnimo efeito adverso sobre o bem estar da populao, assim como o mnimo de dano fauna e flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral.

Os parmetros regulamentados so os seguintes: partculas totais em suspenso fumaa partculas inalveis dixido de enxofre (SO2) monxido de carbono (CO) oznio (O3) dixido de nitrognio (NO2).

PADRES DE QUALIDADE DO AR

CRITRIOS EM EPISDIOS DE POLUIO DO AR

33

PADRES DE QUALIDADE DO AR
Nvel de ateno
Efeitos sobre a sade: decrscimo da resistncia fsica e significativo agravamento dos sintomas em pessoas com enfermidades cardiorrespiratrias; sintomas gerais na populao sadia. Precaues: pessoas idosas ou com doenas cariorrespiratrias devem reduzir as atividades fsicas e permanecer em casa.

PADRES DE QUALIDADE DO AR
Nvel de alerta
Efeitos sobre a sade: aparecimento prematuro de certas doenas, alm de significativo agravamento de sintomas. Decrscimos de resistncia fsica em pessoas saudveis. Precaues: idosos e pessoas com enfermidades devem permanecer em casa e evitar esforo fsico. A populao em geral deve evitar atividades exteriores.

PADRES DE QUALIDADE DO AR
Nvel de emergncia
Efeitos sobre a sade: morte prematura de idosos e pessoas doentes. Pessoas saudveis podem acusar sintomas adversos que afetam sua atividade normal. Precaues: todas as pessoas devem permanecer em casa, mantendo as portas e janelas fechadas. Todas as pessoas devem minimizar as atividades fsicas e evitar o trfego.

Importncia da Qualidade da gua

DISTRIBUIO PERCENTUAL DA MASSA DE GUA NO PLANETA

A gua faz parte do patrimnio do planeta. Cada continente, cada povo, cada regio, cada cidade, cada cidado plenamente responsvel aos olhos de todos. (Artigo 1 da Declarao Universal dos Direitos da gua)

34

DISTRIBUIO PERCENTUAL DA MASSA DE GUA NO PLANETA

A superfcie da Terra dominada, em 75%, pelas guas. Os 25% restantes so terras emersas, ou seja, acima da gua. Tamanha abundncia de gua cria condies essenciais para a vida e mantm o equilbrio da natureza.

DISTRIBUIO PERCENTUAL DA MASSA DE GUA NO PLANETA

A disponibilidade um dos fatores mais importantes para moldar os ecossistemas. Significa dizer que a gua deve estar presente no somente em quantidade adequada, mas tambm sua qualidade deve ser satisfatria para suprir as necessidades de uma determinada biota.

A gua de fcil acesso, dos rios, lagos e represas, representa muito pouco do total de gua doce disponvel. Acredita-se que menos de 1% de toda a gua doce do Planeta est em condies potveis.

QUALIDADE DA GUA

QUALIDADE DA GUA

A qualidade da gua depende diretamente da quantidade de gua existente para dissolver, diluir e transportar as substncias benficas e malficas para os seres que compem as cadeias alimentares.

A alterao da qualidade da gua agrava ainda mais o problema de escassez desse recurso.

A OMS - Organizao Mundial da Sade estima que 25 milhes de pessoas no mundo morrem por ano em virtude de doenas transmitidas pela gua, como clera e diarrias.

35

Nos ltimos 15 anos a oferta de gua limpa disponvel/habitante diminuiu em 40%. Projees feitas por cientistas calculam que em 2025, cerca de 2,43 bilhes de pessoas estaro sem acesso gua. No Brasil 40% da gua tratada fornecida aos usurios desperdiada.

USOS DA GUA

Segundo a ONU, cada pessoa necessita de 40 litros de gua por dia.

USOS DA GUA

USOS DA GUA

Os grandes centros urbanos, os plos industriais e as zonas de irrigao implicam numa demanda de gua que pode superar a oferta, seja em termos quantitativos, seja porque a qualidade da gua local est prejudicada por causa da poluio.

USOS DA GUA
A competitividade pelo uso dos recursos hdricos est caracterizada por trs grandes demandas: uso urbano ou domstico, uso industrial e uso agrcola

ABASTECIMENTO HUMANO
Dentre os usos da gua, esse considerado o mais nobre e prioritrio, uma vez que o homem depende de uma oferta adequada de gua potvel para a sua sobrevivncia. A gua participa de vrias funes vitais no corpo humano ( o solvente do corpo).

36

USOS DA GUA

ABASTECIMENTO INDUSTRIAL

A gua usada na indstria em seu processo produtivo, por exemplo: como solvente em lavagens, processos de resfriamento, diluio e assimilao de poluentes.

gua no corpo humano. Ser que a gua importante para ns?

USOS DA GUA

USOS DA GUA

IRRIGAO
Representa o uso mais intenso dos recursos hdricos, sendo responsvel por aproximadamente 70% do consumo de gua doce do mundo.

GERAO DE ENERGIA ELTRICA


A gua utilizada para fins energticos por meio da gerao de vapor de gua em usinas termoeltricas ou pelo aproveitamento de energia potencial ou cintica da gua nas usinas hidreltricas. Pode introduzir uma srie de impactos ambientais no meio aqutico.

USOS DA GUA

NAVEGAO
O transporte de carga e passageiros por via fluvial, lacustre e martima frequentemente uma alternativa bastante interessante sob o ponto de vista econmico.

Usina Hidreltrica de Itaipu (binacional)

37

USOS DA GUA

USOS DA GUA

ASSIMILAO E TRANSPORTE DE POLUENTES


Os corpos dgua podem ser utilizados com a finalidade de assimilar e transportar os despejos neles lanados.

PRESERVAO FLORA

DA

FAUNA

O comportamento destes corpos como receptores de despejos varia com suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas e da natureza das substncias lanadas.

O equilbrio ecolgico do meio aqutico deve ser mantido, independentemente dos usos que se faam dos corpos dgua.

USOS DA GUA

USOS DA GUA

AQUICULTURA

RECREAO
Os corpos dgua oferecem vrias alternativas de recreao para o homem, seja por meio de atividades como a natao e os esportes aquticos ou por meio de outras atividades como a pesca e a navegao esportiva.

A criao de organismos aquticos de interesse para o homem requer padres de qualidade da gua praticamente idnticos aos necessrios para a preservao da flora e fauna.

ALTERAO DA QUALIDADE DA GUA

Enquanto uns tem tanto e usam sem compromisso...

... outros tm to pouco e padecem necessidade pela falta!

38

ALTERAO DA QUALIDADE DA GUA

ALTERAO DA QUALIDADE DA GUA

POLUIO
Alterao das caractersticas da gua por quaisquer aes ou interferncias, sejam elas naturais ou provocadas pelo homem.

CONTAMINAO
Refere-se transmisso de substncias ou microorganismos nocivos sade pela gua.
A ocorrncia de contaminao no implica necessariamente um desequilbrio ecolgico.

A ocorrncia de poluio no implica necessariamente riscos sade de todos os organismos que fazem uso dos recursos hdricos afetados.

PRINCIPAIS POLUENTES AQUTICOS

POLUENTES ORGNICOS BIODEGRADVEIS

PRINCIPAIS POLUENTES AQUTICOS

A matria orgnica biodegradvel lanada na gua ser degradada pelos organismos decompositores presentes no meio aqutico.
O impacto produzido por esse despejo ocorre principalmente pela diminuio de concentrao de oxignio dissolvido na gua e no pela presena de substncias txicas.

PRINCIPAIS POLUENTES AQUTICOS

PRINCIPAIS POLUENTES AQUTICOS

POLUENTES ORGNICOS RECALCITRANTES OU REFRATRIOS

METAIS

Compostos orgnicos biodegradveis ou cuja biodegradao muito lenta.

notaxa de

O impacto produzido est associado sua toxicidade e no ao consumo de oxignio. Ex: defensivos agrcolas, detergentes sintticos e petrleo.

Todos os metais podem ser solubilizados pela gua, podendo gerar danos sade em funo da quantidade ingerida, pela sua toxicidade, ou de seus potenciais carcinognicos ou mutagnicos.
Podem produzir certos inconvenientes para o consumo pela alterao de cor, odor e sabor que provocam.

39

PRINCIPAIS POLUENTES AQUTICOS

PRINCIPAIS POLUENTES AQUTICOS

Os principais metais pesados poluentes dos corpos hdricos so: Cobre (Cu) Zinco (Zn) Mercrio (Hg) Chumbo (Pb) Cdmio (Cd) Nquel (Ni) Estanho (Sn)

Os metais pesados surgem nas guas naturais devido aos lanamentos de efluentes industriais tais como os gerados em: indstrias extrativistas de metais; indstrias de tintas e pigmentos; galvanoplastias (depsito de um metal sobre uma superfcie).

PRINCIPAIS POLUENTES AQUTICOS

PRINCIPAIS POLUENTES AQUTICOS

ORGANISMOS PATOGNICOS

SLIDOS EM SUSPENSO

Transmitem um grande nmero de doenas pela gua, principalmente onde o saneamento bsico precrio ou inexistente.
Ex: bactrias (leptospirose), vrus (hepatite infecciosa), protozorios (amebase), helmintos (esquistossomose).

Aumentam a turbidez da gua, isto , diminuem a sua transparncia.


Reduz as taxas de fotossntese, levando a desequilbrios na cadeia alimentar.

PRINCIPAIS POLUENTES AQUTICOS TRMICA - Descarte de grandes volumes aquecidos em rios e oceanos.
Consequncias: diminui a quantidade de oxignio dissolvido diminui o tempo de vida de algumas espcies aquticas

PRINCIPAIS POLUENTES AQUTICOS

NUTRIENTES

O excesso de nutrientes nos corpos dgua pode levar ao crescimento excessivo de alguns organismos aquticos.
Os principais nutrientes so o nitrognio (N) e o fsforo (P).

altera o ciclo de reproduo


potencializa a ao nociva dos poluentes aumenta a velocidade de reao entre os poluentes presentes na gua aumenta a quantidade de CO2 na atmosfera

40

EUTROFIZAO

o enriquecimento das guas com os nutrientes necessrios para o crescimento da vida vegetal aqutica.

A eutrofizao pode ter uma origem natural ou acelerada.

A eutrofizao natural um processo muito demorado, estando associado evoluo de ecossistemas durante o fenmeno de sucesso ecolgica.

Voc Sabia?
A eutrofizao acelerada consiste num processo de enriquecimento de nutrientes provenientes de atividades humanas, como por exemplo, a agricultura, a indstria e os esgotos oriundos das atividades urbanas.

Em Israel so empregados 600 m de gua para irrigar 1 hectare por ano. No Nordeste Brasileiro so utilizados 18.000 m, ou seja, 30 vezes mais. Incluindo os adultos, de 5 a 10 milhes de seres humanos, por ano, so vtimas fatais de doenas transmitidas pela gua. A partir de 1950 o consumo de gua, em todo o mundo, triplicou? Para cada 1.000 litros de gua utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de gua poluda (ONU, 1993)?

H 2.000 anos, a populao mundial correspondia a 3% da populao atual, enquanto a disponibilidade de gua permanece a mesma? O homem pode passar at 28 dias sem comer mas, apenas 3 dias sem gua.
Para fabricar um carro preciso gastar 35.000 litros de gua. Para abater uma cabea de gado so necessrios 500 litros de gua.

41

POPULAO

Em 1992, o planeta tinha 5,44 bilhes de habitantes Hoje j somos 7,0 bilhes.

Importncia da Qualidade do Solo

E a gua permanece na mesma quantidade!

O Solo
O solo uma mistura de vrios minerais, matria orgnica e gua capaz de manter a vida das plantas na superfcie terrestre. A frao slida do solo possui: aprox. 5% de matria orgnica e 95% de matria inorgnica. Alguns solos podem conter at 95% de material orgnico ou menos de 1% desse material.

O solo atua freqentemente como um "filtro", tendo a capacidade de depurao e imobilizando grande parte das impurezas nele depositadas. Essa capacidade limitada, podendo ocorrer alterao da qualidade do solo, devido ao efeito cumulativo de resduos dos mais variados tipos.

Pense Nisso: Uma vida (70 anos) = 18 t de lixo ou 50 m3 = 2 carretas de lixo

42

Atividades de usos e ocupao do solo, potencialmente

poluentes:

Aplicao de defensivos agrcolas ou de fertilizantes;

Os agrotxicos poluem o solo devido a sua aplicao direta antes ou depois do plantio; Pode ocorrer tambm quando se enterra as embalagens; Permanecendo no solo, podem contaminar animais que se alimentam das pastagens, vindo a contaminar o homem

Inseticidas clorados como o DDT, o Aldrin, o Dieldrin, o Clordane e o Heptacloro, podem levar mais de 3 dcadas para desaparecer do solo, aps a sua aplicao.

Como descartar as embalagens:


Esvaziar totalmente a embalagem; Ench-la at de seu volume com gua; Tampar e agitar por aprox. 30 segundos; Despejar a gua utilizada no pulverizador; Repetir 3 vezes; Inutilizar a embalagem furando no fundo; Entregar aos postos coletores e receber comprovante de entrega.

Em 2008, o Brasil assumiu o posto de maior consumidor de agrotxicos em todo mundo, posio antes ocupada pelos Estados Unidos.

Despejo de resduos slidos

43

Lanamento de esgotos domsticos ou industriais

Ferros-velhos e depsitos de sucata

Dejetos de animais.

Os principais problemas ambientais associados aos dejetos sunos so sua alta carga orgnica, nutrientes (N e P) e algumas espcies metlicas como por exemplo, Ferro, Cobre e Zinco, includos na dieta dos animais.

Refinarias de petrleo

Estocagem de resduos perigosos - aqueles que apresentam riscos sade pblica e ao meio ambiente.

44

Classificao
O grupo de materiais denominados Resduos Perigosos, so regulamentados pela Resoluo Conama n 23/1996 O Conama divide os resduos perigosos em: resduos perigos Classe I, resduos no inertes Classe II resduos inertes Classe III
Resduos Classe I perigosos Resduos que apresentam periculosidade (Caracterstica que, em funo de suas propriedades fsicas, qumicas ou infecto-contagiosas, pode apresentar riscos sade pblica, ou riscos ao meio ambiente) Inflamabilidade Corrosividade Reatividade Toxicidade Patogenicidade

Resduos Classe II no perigosos Resduos Classe II A no inertes No se enquadram na classificao de resduos classe I (perigosos) ou resduos classe II B (inertes) possuem as caractersticas de periculosidade do lixo domstico, se degradam ou se decompem, so solveis em gua, podem gerar percolados (chorume), entre outras. Resduos Classe II B inertes Em contato com gua no tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade de gua, exceto aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor

Pilhas, Baterias, Embalagems de inseticdas, Lmpadas fluorescentes, Remdios vencidos, Latas de tinta, Cartuchos de tinta de impressora, Tonners, leos vegetal e mineral queimados, Pneus e outros

Hospitais

Segundo dados oficiais da ltima Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico (2000), realizada pelo IBGE, so produzidas, no Brasil, mais de 228 mil toneladas por dia de lixo hospitalar.

45

lixes (21%)

228 mil
Destinados a

aterros controlados (37%)


A instalao de cemitrios em locais com condies geolgicas desfavorveis pode provocar srios riscos ao meio ambiente. Devido ao processo de decomposio de corpos dispostos no subsolo, os cemitrios podem apresentar a potencialidade de comprometer a qualidade do solo e das guas subterrneas.

aterros sanitrios (36,2%)

outros

O produto da decomposio, conhecido como necrochorume, liberado pelo corpo durante 6 a 8 meses, sendo que cada cadver pode gerar de 30 a 40 litros. composto de 60% de gua, 30% de sais minerais e 10% de substncias orgnicas txicas (putrescina e cadaverina), alm de carga patognica.

Os cemitrios podem constituir-se em fonte de contaminao, causando alteraes fsicas, qumicas e biolgicas no solo e nas guas subterrneas e superficiais que no estiverem devidamente protegidas ou que estejam em locais vulnerveis.

Produo de Pneus

Todos os dias so fabricados cerca de 2 milhes de novos pneus no mundo.

730 milhes de pneus (janeiro/1999).


No Brasil so descartados cerca de 17 milhes de pneus por ano.

Formas inadequadas de descarte de pneus: Jogados em terrenos baldios Colocados em lixes Queimados

46

Segundo a Resoluo Conama 258 de 1999: Art. 9 Fica proibida a destinao final de pneumticos inservveis, tais como a destinao em aterros sanitrios, mar, rios, lagos ou riachos, terrenos baldios ou alagadios, e queima a cu aberto.

Art 7 As empresas fabricantes de pneumticos devero, a partir de 1 de janeiro de 2002, comprovar junto ao IBAMA, anualmente, a destinao final, de forma ambientalmente adequada, das atividades de pneus inservveis.

Atividades de processamento de asbestos Estocagem de produtos qumicos, petrleo e derivados Laboratrios Atividades de processamento do carvo Construo civil Curtumes e associados Fabricao de tintas Tratamento de efluentes e reas de tratamento de lodos.

Minerao

Impactos Ambientais causados por minerao: impactos visuais perda do banco de sementes perda da vegetao da biota local Poluio do solo por resduos perigosos Poluio sonora Compactao do solo Poluio atmosfrica

Pedreira Itapeti Mogi das Cruzes

47

POLUIO HDRICA

Controle da Poluio

H cerca de 113 trilhes de m3 de gua doce no mundo. Apesar de parecer um nmero muito grande, a Terra corre o risco de no mais dispor de gua limpa.

POLUIO HDRICA
Principais tcnicas de controle da poluio: Implantao de sistemas de coleta e tratamento de esgotos sanitrios e industriais; Controle de focos de eroso e recuperao de rios objetivando o retorno ao seu equilbrio dinmico, pela restaurao das suas condies naturais. Coleta e destino final do lixo

POLUIO HDRICA

Controle da utilizao de fertilizantes e agrotxicos Disciplinamento do uso e da ocupao do solo Reuso da gua Afastamento de fontes de poluio Modificaes no processamento industrial

POLUIO HDRICA
Principais tcnicas de recuperao dos rios: No estruturais, que no requerem alteraes fsicas no curso dgua e incluem as polticas administrativas e legais e os procedimentos que regulamentam alguma atividade;

POLUIO HDRICA
Principais tcnicas com relao poluidores de origem industrial: a agentes

Providenciar um controle ambiental seguro, sem prejuzos dos investimentos econmicos;

Obteno de informao tcnica referente aos melhores meios de que se dispe para controlar a poluio; Obteno e emprego de tcnicas de combate poluio ambiental e de pessoal especializado na aplicao das mesmas; Selecionar e adaptar as solues de controle importadas ao conjunto de tcnicas desenvolvidas no pas.

Estruturais, que requerem algum tipo de alterao fsica no corpo dgua e incluem as reformas nas estruturas j existentes acelerando os processos naturais de sua recuperao.

48

POLUIO ATMOSFRICA
Visa evitar que as substncias nocivas consigam alcanar o ar (preveno). Falhando a primeira barreira, procura-se evitar que as substncias nocivas atinjam o homem e lhe provoquem danos (proteo).

POLUIO ATMOSFRICA

Medidas usualmente utilizadas para controlar a poluio atmosfrica: Medidas Indiretas Medidas Diretas

POLUIO ATMOSFRICA
Medidas Indiretas - Aes que visam eliminao, reduo, diluio, segregao ou afastamento dos poluentes. Medidas Diretas - Aes que visam reduzir a qualidade de poluentes descarregada na atmosfera, atravs da instalao de equipamentos de controle (Filtros de Ar).

POLUIO ATMOSFRICA
Medidas Indiretas: Planejamento Urbano e Medidas Correlatas Diluio atravs de Chamins altas Medidas para Impedir a Gerao do Poluente ex.:
substituio de combustveis, matrias-primas e reagentes que entram no processo, mudana de equipamentos e processos.

Medidas para Reduzir a Gerao de Poluentes ex.:


operar os equipamentos dentro da sua capacidade normal.

POLUIO ATMOSFRICA

POLUIO ATMOSFRICA

Medidas Diretas: Reteno dos Poluentes Aps Gerao (filtros) Equipamentos de Controle de material particulado: Filtro de tecido Lavadores Venturi Precipitador eletrosttico Ciclone de baixa presso Ciclone de alta presso Multiciclone

Equipamentos de controle de gases e vapores: Condensadores resfriamento dos vapores Absorvedores Absorvedores Incineradores: com chama direta, Incineradores
catalticos e Flares

Processos especiais

49

Filtro de Manga (Tecido)


Precipitador Eletrosttico

Lavador Venturi

Ciclone

Flare

Ar limpo

Lavador de Gs

Entrada de ar poludo

Lavador de Gs

50

POLUIO ATMOSFRICA

POLUIO DO SOLO
O controle da poluio do solo se d pelas tcnicas preventivas e corretivas, que visam a minimizao dos riscos ambientais, e cuja aplicao depender das circunstncias locais.

POLUIO DO SOLO
Tcnicas mais utilizadas: Seleo dos locais e das tcnicas mais apropriadas para o desenvolvimento das atividades humanas, considerando o uso e tipo de solo na regio, o relevo, a vegetao, a possibilidade de ocorrncia de inundaes e as caractersticas do subsolo; Execuo de sistemas de preveno contaminao das guas subterrneas; da

POLUIO DO SOLO
Implantao dos sistemas de preveno e eroso, tais como alterao de declividade, operao em curvas de nvel, execuo de dispositivos de drenagem e manuteno da cobertura vegetal;
Minimizao de resduos industriais pela reduo da gerao da fonte, segregao, reciclagem e alterao dos processos produtivos;

POLUIO DO SOLO
Minimizao de sistemas de disposio final de resduos urbanos pela coleta seletiva, reciclagem e tratamento; Execuo de sistemas de disposio final de resduos, considerando critrios de proteo do solo.

POLUIO DO SOLO

51

RECICLAGEM

RECICLAGEM

RECICLAGEM

A reciclagem o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matria-prima para um novo produto. A expresso reciclar, vem do ingls recycle (re = repetir, e cycle = ciclo) e surgiu a partir do final da dcada de 1980, quando foi constatado que as fontes de petrleo e de outras matriasprimas no renovveis estavam se esgotando rapidamente.

Papel
Reciclvel Aparas de papel Caixas em geral Cartazes velhos Copos descartveis Embalagem de ovo Embalagem longa vida No Reciclvel Bituca de cigarro Etiqueta adesiva Fita crepe Fotografia Guardanapo Papel carbono

Plstico
Reciclvel Brinquedos Canos e tubos (PVC) Copinhos de caf Copos descartveis Embalagem metalizada (biscoitos e salgadinhos) Embalagens de material de limpeza No Reciclvel Adesivos Absorventes Acrlico Cabos de panela Espuma Fraldas descartveis

Envelopes
Folhas de caderno Formulrios de computador Fotocpias

Papel celofane
Papel de bala Papel higinico Papel metalizado

Embalagens de refrigerantes
Isopor (verificar o smbolo na embalagem) Potes Sacos plsticos em geral Tampas

Isopor
Tomadas

Jornais e revistas
Papel de fax Papel sulfite Rascunhos

Papel parafinado
Papel plastificado Papel toalha Papel vegetal

52

Metal
Reciclvel Arames Canos Chapas Clipes Esponjas de ao No Reciclvel Aerossis

Vidro
Reciclvel Cacos dos produtos citados Copos No Reciclvel Ampolas de injeo Cermicas

Frascos de remdios
Garrafas em geral Lmpadas incandescentes Recipientes em geral (conserva, perfume)

Espelhos
Lmpadas fluorescentes Louas, cristais Porcelanas Pratos refratrios Tubos de TV Vidro laminado (pra-brisa)

Cobre
Lata de ao (conserva, leo, salsicha, etc) Lata de alumnio (refrigerante e cerveja) Panelas sem cabo Pregos e parafusos

Grampos
Latas contaminadas com resduos qumicos (tinta, verniz, inseticida) Latas de combustvel

Pilhas e baterias (devem ser devolvidas para o fabricante)

Sucata de construo civil


Tampinhas de garrafas

Vidros planos (portas, janelas, tampos de mesas) Vidros temperados (carros, box)

Benefcios da reciclagem
Benefcios Econmicos Benefcios Ambientais Benefcios Sociais

Benefcios Econmicos A reciclagem de papel economiza matria-prima A reciclagem de 1 kg de vidro quebrado gera 1 kg de vidro novo, economizando 1,3 kg de matrias-primas (minrios). A cada 10% de utilizao de cacos, h uma economia de 2,9% de energia. A reciclagem de alumnio economiza 95% da energia que seria usada para produzir alumnio primrio. A reciclagem de lixo orgnico, por meio da compostagem, resulta em adubo de excelente qualidade para a agricultura. Uma nica latinha de alumnio reciclada economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante trs horas .

53

Benefcios Ambientais

50 kg de papel reciclado evitam o corte de uma rvore de 7 anos. Cada tonelada de papel reciclado pode substituir o plantio de at 350 m2 de monocultura de eucalipto. Uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de gua e 1.200 litros de leo combustvel. A reciclagem de vidro diminui a emisso de gases poluidores pelas fbricas. A reciclagem do plstico impede um enorme prejuzo ao meio ambiente, pois o material muito resistente a radiaes, calor, ar e gua. A cada kg de alumnio reciclado, 5 kg de bauxita so poupados. A reciclagem de vidro aumenta a vida til dos aterros sanitrios e poupa a extrao de minrios como areia, barrilha, calcrio, feldspato etc.

Benefcios Sociais A reciclagem contribui para a diminuio do volume de lixo: (Brasil produz 240 mil ton de lixo/dia). Recoloca no ciclo de produo um material que pode contaminar o solo, a gua e o ar. D a destinao correta ao produto. A gerao de milhares de empregos A reciclagem de plstico no Brasil gera cerca de 20 mil empregos diretos em 300 indstrias de reciclagem. No Brasil, estima-se que 100 mil pessoas vivam exclusivamente de coletar latas de alumnio para reciclagem, conseguindo um rendimento mensal, cada uma, de trs salrios mnimos.

Identificao de mat. seletivos da categoria Plstico.


SIMBOLOGIA SIGLA PET DESCRIO Polietileno Tereftalato EMPREGO Frascos para refrigerantes

PEAD

Polietileno de Alta Densidade

Utilidades domsticas e produtos de limpeza Tubos e conexes, fracos para gua mineral Sacos de lixo e embalagens flexveis

Modelos de Desenvolvimento

PC

Policloreto de Vinila

PEBD

Polietileno de Baixa Densidade

PP

Polipropileno

Auto-peas, fios txteis, potes em geral

PS

Poliestireno

Copos descartveis

OT

Outros plsticos especiais em engenharia

CDs e eletrodomsticos

Modelo Atual

Modelo Esperado (Desenv. Sustentvel)

Uso dos Recursos

Transformao dos Recursos

Transporte

Consumo
Uso dos Recursos Transformao dos Recursos Transporte Consumo

Resduos e Impactos

Recuperao dos Recursos

Impacto Minimizado

54

Um pouco de Histria
Em runas de civilizao na ndia (a cerca de 4000 anos), foram encontrados banheiros, esgotos na construo e drenagem nas ruas. H 2000 anos a.C. na ndia j era recomendado a purificao da gua pela fervura sobre um fogo, pelo aquecimento do sol, mergulhando um ferro em brasa dentro dela ou ser purificada com filtrao em areia ou cascalho e ento resfriada.

Saneamento Ambiental

No final da Idade Mdia, j existia uma relao, mesmo que intuitiva, entre saneamento do meio e processo de doena. H relatos histricos de banhos pblicos, esgotos romanos e construo de aqueduto.

Os romanos deram grande importncia aos cuidados sanitrios e de higiene. Alm de privadas nas casas, havia sanitrios pblicos, alguns deles muito luxuosos, todos equipados com gua corrente. Em 33 a.C., j existiam 170 banhos pblicos em Roma.

Todos os cuidados com a gua, esgoto, asseio pessoal e limpeza da cidade certamente contriburam muito para preservar os romanos de doenas.
Os esgotos eram levados em condutos subterrneos at um local, a cloaca mxima, onde eram lanados no rio Tibre.

55

CONCEITOS

Mas o que SANEAMENTO AMBIENTAL?

Primeiramente Saneamento vem SANEAR que significa tornar SADIO.

do

verbo

Saneamento Ambiental o conjunto de medidas, visando a preservar ou modificar as condies do ambiente com a finalidade de prevenir doenas e promover a sade. Ou seja, tm por objetivo alcanar a Salubridade Ambiental.

CONCEITOS Salubridade Ambiental pode ser entendida como o estado de qualidade ambiental capaz de prevenir a ocorrncia de doenas relacionadas ao ambiente e de promover as condies ecolgicas favorveis ao pleno gozo da sade e do bem-estar da populao.

OBJETIVOS Controle e preveno de doenas; Melhoria da qualidade de vida da populao; Melhoria da produtividade do indivduo; Facilitar a atividade econmica.

Abrangncia do Saneamento Ambiental


abastecimento pblico de gua potvel, coleta, afastamento e tratamento de esgotos,

Abrangncia do Saneamento Ambiental


limpeza urbana, coleta e disposio de lixo e drenagem de guas pluviais.

56

Abrangncia do Saneamento Ambiental

Abrangncia do Saneamento Ambiental

No Brasil
- 40% da gua das torneiras no tem confiabilidade - mais de 34 milhes vivem sem a coleta de esgoto nas cidades - 80% dos esgotos coletados lanado diretamente nos rios, sem tratamento - cada brasileiro produz em mdia 1kg de lixo por dia

Saneamento Ambiental Cenrio Brasileiro

No Brasil
- 65% das internaes hospitalares de crianas menores de 10 anos esto associadas falta de saneamento bsico; - a falta de saneamento bsico a principal responsvel pela morte por diarria de menores de 5 anos no Brasil; - em 1998, morreram 29 pessoas por dia no Brasil de doenas decorrentes de falta de gua encanada, esgoto e coleta de lixo.

Atualmente, apenas 10% do total de esgotos produzido recebem algum tipo de tratamento, os outros 90% so despejados "in natura" nos solos, rios, crregos e nascentes, constituindo-se na maior fonte de degradao do meio ambiente e de proliferao de doenas.

57

Dados divulgados pelo Ministrio da Sade afirmam que para cada R$ 1,00 investido no setor de saneamento, economiza-se R$ 4,00 na rea de medicina curativa.

O despejo de rejeitos txicos e materiais assemelhados e o escoamento de guas poludas dos continentes aumenta de forma progressiva no mundo inteiro. Tudo isso, aliado ao excesso de pesca, est levando ao declnio diversas zonas pesqueiras regionais.

Doenas causadas pela falta de Saneamento


Doena
Amebase ou disenteria amebiana Ascaridase ou lombriga Ancilostomose Clera Disenteria bacilar Esquistossomose Febre amarela

Doena
Febre paratifide

Forma de Contgio
Ingesto de gua e alimentos contaminados, e moscas tambm podem transmitir Ingesto de gua e alimentos contaminados

Forma de Contgio
Ingesto de gua ou alimentos contaminados por cistos

Febre tifide

Hepatite A

Ingesto de alimentos contaminados, contato fecal-oral

Ingesto de gua ou alimentos contaminados por ovos


Malria Picada da fmea do mosquito Anopheles sp

A larva penetra na pele (ps descalos) ou ovos pelas mos sujas em contato com a boca Ingesto de gua contaminada Ingesto de gua, leite e alimentos contaminados Ingesto de gua contaminada, atravs da pele Picada do mosquito Aedes aegypti
Peste bubnica Picada de pulgas

Poliomielite

Contato fecal-oral, falta de higiene

Salmonelose

Animais domsticos ou silvestres infectados

Tenase ou solitria

Ingesto de carne de porco e gado infectados

Investimentos em saneamento, principalmente

no tratamento de esgotos, diminui a incidncia de doenas e internaes hospitalares e evita o comprometimento dos recursos hdricos do municpio.

Desratizao

Tratamento de gua

58

Curiosidade
No Brasil, o servio de limpeza urbana foi iniciado oficialmente em 25 de novembro de 1880, em So Sebastio do Rio de Janeiro, ento capital do Imprio. Nesse dia, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto n 3024, aprovando o contrato de limpeza e irrigao da cidade, que foi executado por Aleixo Gary, mais tarde, por Luciano Francisco Gary, cujo sobrenome origina-se a palavra gari, que hoje denomina-se os trabalhadores da limpeza urbana em muitas cidade brasileiras.
Coleta e disposio do lixo

Limpeza urbana

59

Referncias Bibliogrficas

Introduo Engenharia Ambiental 2 edio. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. Qumica essencial, volume nico. Joo Usberco, Edgard Salvador. 3 Ed. Reform. So Paulo: Saraiva, 2007. Licenciamento ambiental passo a passo no estado da Bahia: Normas e procedimentos. Maria Lucia Cardoso de Souza. Salvador: Centro de Recursos Ambientais. 2002. Manual de saneamento ambiental. Engenharia e Projetos. Artigo Degradao dos recursos hdricos e seus efeitos sobre a sade humana. Danielle Serra de Lima Moraes, Berenice Quinzane Jordo. 2002. Artigo Poluio atmosfrica e seu controle. Mnica Lopes Aguiar. So Carlos. 2002. Apostila de Direito Ambiental. Maria Luiza Faro Guimares. 2009. www.portal.saude.gov.br/ www.mma.gov.br/port/conama/ www.ambientebrasil.org.br www.egonline.fisp.br/1ano/ciencias_ambiente/conteudo.html

60

You might also like