You are on page 1of 7

EEPAC QUMICA 2013 1 AVALIAO 1 ANO MDIO INOVADOR PROPOSIES DE ATIVIDADES. 01. O ter possui P.F..= -116C e P.E..

.= 34C;a gua possui P.F.= 0C e P.E.= 100C. presso de uma atmosfera (ao nvel do mar). Em qual estado fsico se encontram o ter e a gua em Belo Horizonte, onde a temperatura ambiente 25C e no Deserto da Arbia, onde a temperatura ambiente 50C ? Resposta: Belo horizonte - temperatura ambiente 25C ter lquido gua - lquida Deserto da Arbia - temperatura ambiente 50C ter - gasoso gua - lquida 02. (UFBA - adaptado) Com base nos conhecimentos sobre os estados fsicos da matria, pode-se afirmar: (01) O processo de transformao de um slido em um gs chama-se difuso. (02) Um slido pode ser transformado num lquido, pelo processo de dissoluo. (04) O vapor pode ser transformado num slido, por resfriamento. (08) Pode-se transformar um lquido num slido, atravs do processo de fuso. (16) A vaporizao de um lquido puro, nas condies de equilbrio, ocorre a presso e temperatura constantes. (32) As interaes das partculas de uma substncia so mais fortes no estado slido que no estado lquido.

(64) Se os pontos de ebulio do ter etlico e do cido actico so, a 1atm de presso, respectivamente 34,6C e 118,1C, esse ltimo composto mais voltil que o ter. Soma ( )

Resposta: 04 + 16 + 32 = 52 03. Uma barra de certo metal, de massa igual a 37,8g, foi introduzida num cilindro graduado contendo gua. O nvel da gua contida no cilindro, antes (1) e aps (2) a imerso da barra metlica mostrado na figura.

Analisando-se a figura, pode-se afirmar que o metal da barra metlica provavelmente o a) Ag, d = 10,50 g/cm3 b) Al, d = 2,70 g/cm3 c) Fe, d = 7,87 g/m3 d) Mg, d = 1,74 g/m3 e) Pb, d = 11,30 g/cm3 Resposta: letra B 04. (UFV) Considere as seguintes propriedades de 3 substncias: substncia A: quando colocada dentro de um recipiente move-se sempre para o fundo; substncia B: quando colocada dentro de um recipiente espalha-se por todo o espao

disponvel; substncia C: quando colocada dentro de um recipiente, move-se sempre para o fundo, espalhando-se e cobrindo-o. Os estados fsicos das substncias A, B e C so, respectivamente: a) lquido, slido e gasoso. b) gasoso, slido e lquido. c) slido, gasoso e lquido. d) slido, lquido e gasoso. e) gasoso, lquido e slido. Resposta: letra C 05. (Mackenzie-SP) A dureza de um mineral reflete a resistncia deste ao risco. Uma das escalas utilizadas para verificar a dureza de um mineral a escala de Mohs.

De acordo com essa escala, INCORRETO afirmar que: a) o diamante o mineral mais duro. b) apenas o corndon risca o diamante. c) a apatita riscada pelo quartzo. d) o topzio e a fluorita riscam a calcita. e) o mineral menos duro o talco. Resposta: b 06. (Mackenzie-SP) Dentre as substncias a seguir, a que est no estado gasoso

temperatura de 2C e a que est no estado slido a 30C so respectivamente.

a) R e W b) X e R c) Y e X d) T e Y e) W e T Resposta: letra A 07. (UEL-PR) Considere os pontos de ebulio, a 1,0 atm de presso, das cinco substncias a seguir:

Na temperatura de 0C, as substncias que NO so gasosas: a) amnia e cloro. b) Sulfeto de hidrognio e fluoreto de hidrognio. c) benzeno e cloro. d) benzeno e fluoreto de hidrognio. e) amnia e sulfeto de hidrognio. Resposta: letra D

08. (Unesp-SP) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, temperatura ambiente, tm suas massas constantemente diminudas, terminando por desaparecer sem deixar resduo. Esta observao pode ser explicada pelo fenmeno da: a) fuso. b) sublimao. c) solidificao. d) liquefao. e) ebulio. Resposta: letra B 09. NO poderamos citar, como propriedades gerais da matria: a) odor. b) extenso. c) impenetrabilidade. d) indestrutibilidade. e) inrcia. Resposta: A 10. O ar uma matria gasosa; no tem cor, cheiro, sabor, forma e nem tamanho definido. Mas, ser que ele existe mesmo? Como voc provaria a existncia do ar? Resposta: Se voc pesar uma bexiga vazia, e depois de ench-la pesar novamente, vai verificar uma variao de massa. 11. Considere as seguintes afirmaes:

I. na fuso de substncias slidas h absoro de calor; II. combustes de compostos orgnicos ocorrem com absoro de calor; III. na temperatura de ebulio de substncias qumicas ocorre mudana de estado fsico. So verdadeiras SOMENTE a) I b) II c) III d) I e II e) I e III Resposta: letra E 12. (UFV) No esquema a seguir, A, B e C representam os estados fsicos de uma substncia. A aquecimento B resfriamento C Pode-se afirmar que os estados fsicos A, B e C so, respectivamente: a) slido, lquido e gasoso. b) lquido, slido e gasoso. c) lquido, gasoso e slido. d) gasoso, lquido e slido. 8www.quimica10.com.br e) gasoso, slido e lquido. Resposta: letra C 13. Numa chaleira, a gua evapora e parte dela se condensa em forma de gotculas, na parte interna da tampa da chaleira da seguinte forma:

Qual o nome do fenmeno que ocorre com o resfriamento do vapor de gua mostrado

anteriormente? a) evaporao; b) fuso; c) liquefao; d) sublimao; e) solidificao. Resposta: letra C 14. Imagine um copo cheio de refrigerante bem geladinho. O copo est "suado" e h gelo no refrigerante. Quais os fenmenos fsicos envolvidos. a) Vaporizao e condensao. b) Sublimao e fuso. c) Condensao e fuso. d) Condensao. e) Fuso. Resposta: letra C

You might also like