You are on page 1of 9

A DIALTICA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: capital social, democracia, redes empresariais e dinmicas territoriais

William Hctor Gmez Soto1

1. Introduo

Os captulos deste livro mostram que existem mltiplas possibilidades tericas e metodolgicas na anlise da dinmica do desenvolvimento regional. Talvez se pode afirmar que a prpria natureza contraditria da dinmica do capitalismo (a contradio em processo) a que nos possibilita e, ao mesmo tempo, nos obriga a tomar diversos pontos de partida para a anlise. Ressalta-se nas anlises aspectos do processo de desenvolvimento regional, sendo estes: o capital social, a democracia, as dinmicas territoriais, as organizaes empresariais e as estratgias de gesto do desenvolvimento. Este esforo coletivo interdisciplinar e pluralista, do ponto de vista terico e metodolgico, buscou responder a seguinte questo: por que os processos econmicos e organizacionais de desenvolvimento regional no so harmnicos socialmente, no so convergentes setorialmente e regionalmente e, no so equilibrados ambientalmente? Enfim, simplificando, por que os processos regionais de desenvolvimento no so iguais dinamicamente e se diferenciam entre si? Desvendar a contradio entre o local e o global parece ser a chave para elaborar uma nova interpretao acerca da dinmica do desenvolvimento regional. No por acaso que o desvendamento da contradio entre o local e o global seja o primeiro captulo do livro. Neste captulo, Dinizar Becker esclarece que toma como pressuposto de anlise o fato de que o capitalismo se move em meio a contradies superadas constantemente. Assim, Becker nos2 inicia nesta aventura intelectual onde objeto e mtodo se confundem, iluminando o percurso de construo de um

Professor do Instituto de Sociologia e Poltica (UFPEL). Dr. em Sociologia.. Este texto foi publicado no livro Desenvolvimento Regional abordagens interdisciplinares. Organizado por Dinizar F. Becker e Milton Luiz Wittmann. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003 2 Este captulo est escrito em primeira pessoa do plural. O Ns como sugestivamente disse Morin(1977, p. 33), um companheirismo imaginrio com o leitor

pensamento crtico que se distancie das interpretaes simplificadoras e mistificadoras do desenvolvimento. Essas interpretaes simplificadoras baseiam-se na dicotomia: global e local como dimenses separadas. Nos anos 70, o pensamento de esquerda e liberal, tanto nos pases capitalistas desenvolvidos como nos subordinados buscou construir espaos de resistncia fundamentados na idia do Estado-nao e na identidade de grupos nacionais e regionais. Essa idia estimulou movimentos polticos regionais, baseados em lugares, nos quais as fronteiras de lugar (concebido como identidade ou territrio) so invocadas contra o espao homogneo e indiferenciado das redes globais (Hadrt e Negri, 2001: 63). Essa idia bsica parece animar as interpretaes simplificadoras3 acerca do processo de globalizao, onde o local se apresenta como expresso de resistncia do social contra o econmico. comum nos discursos e em algumas vises do desenvolvimento regional, considerar o social como um atributo quase natural da regio, que parece resultar de uma simbiose mgica entre a natureza e grupos sociais com uma determinada identidade cultural. As concluses extradas desta premissa parecem alimentar certas estratgias a favor do desenvolvimento local, como uma reao, ao mesmo tempo passiva, que parece fundar-se no seguinte argumento claramente explicitado por Hardt e Negri (2001: 63) se a dominao capitalista est se tornando global, ento nossas resistncias devem defender o local e construir barreiras contra os fluxos aceleradores de capital. O argumento inconsistente porque se baseia na falsa dicotomia entre o global e o local, como foi mencionado anteriormente. Bobbio refere-se a isto como um tpico modo de pensar por dades comum a muitos campos do conhecimento, assim na sociologia se contrapem os conceitos de sociedade e comunidade; na economia, mercado e plano; em direito, privado e pblico; em esttica, clssico e romntico e na esfera poltica, direita e esquerda, mas tambm podem incluir-se nesses exemplos, campo e cidade; urbano e rural; capital privado e capital social; global e regional/local4. No primeiro captulo deste livro, Dinizar Becker nos alerta sobre essas interpretaes simplificadoras, ao mesmo tempo em que nos prope distanciarmos da abordagem disciplinar e resgatar o mtodo dialtico, o grande mtodo (Brecht), o pensamento interveniente (Gramsci) que faz explodir definitivamente as distines em atividades fechadas, em instncias chamadas aqui e ali [de] econmica, [de] poltica. Enfim, o autor chama a ateno sobre a necessidade de recorrer ao mtodo dialtico, superando desta maneira qualquer tipo de viso disciplinar, e poder dar conta da complexidade das mltiplas determinaes da dinmica do desenvolvimento regional. por isso que dizamos que mtodo e objeto se confundem, ou melhor, se fundem, convergindo.

De acordo com Morin (1977, p. 24) A simplificao a disjuno entre entidades separadas e fechadas, a reduo a um elemento, a expulso daquilo que no cabe no esquema linear. 4 Talvez uma tentativa de superar essa dicotomia entre global e local encontra-se nas anlises de Benko (1999:76) que prope o conceito de globalidade dinmica local para expressar as aberturas dos sistemas locais para seu mileu (...) Essa abertura se opera segundo duas modalidades. A mais corrente a intensificao das trocas com outros territrios.

Nesse mesmo sentido, Kosik (1986, p. 18) nos esclarece que se trata de compreender a realidade humano-social como unidade de produo e produto, de sujeito e objeto, de gnese e estrutura. O mtodo dialtico explicitado por Kosik vai da representao catica e abstrata do todo rica totalidade da multiplicidade das determinaes e das relaes. Em outras palavras, somente possvel apreender a realidade complexa e contraditria da dinmica do desenvolvimento regional utilizando o mtodo dialtico5. isso que nos anuncia Becker no primeiro captulo deste livro. este o desafio do pesquisador que busca inovar terica e metodologicamente, mas para isso imprescindvel superar as ideologias dos saberes fechados ou a diviso do trabalho intelectual (Becker, Cap. 1). O que sem dvida nos leva transdisciplinarizao, ou seja, nos obriga a subverter os campos disciplinares. E o que Morin denomina de paradigma da complexidade como superao do paradigma cartesiano baseado na disjuno do objeto e do sujeito; do esprito e da matria; da oposio do homem e a natureza (Morin, 1977).

2. A poltica como mediao e o bloco histrico gramsciano

Dinizar Becker no s resgata a dialtica gramsciana, mas tambm a concepo do bloco histrico como mediao entre a estrutura econmica e a sociedade; entre o local e o global. Segundo ele a mediao da poltica nos permitir superar a contradio entre a primazia do econmico (globalizao) e o social (dimenso regional). O conceito de bloco histrico gramsciano, nos disse Becker, uma totalidade que abarca as trs principais esferas do desenvolvimento contemporneo: a poltica, a social e a econmica. Uma totalidade dialtica e dinmica, onde cabe aos intelectuais realizar o vnculo entre a estrutura (a economia, a sociedade) e a superestrutura (a sociedade poltica). De acordo com Portelli (1983, p. 45) o problema das relaes entre estrutura e superestrutura um dos mais delicados que a anlise do bloco histrico prope, precisamente devido controvrsia sobre a primazia da estrutura econmica ou da superestrutura. Para Dinizar Becker a poltica (como mediao) deve ser considerada em primeiro lugar uma perspectiva metodolgica, ou seja, a sntese da unidade dialtica entre essncia e aparncia, entre economia e sociedade, entre a vida e a coisa, ou seja, como o mecanismo que possibilita a integrao dos opostos, como unidade do diverso e que complementa os diferentes movimentos. por isso que a mediao da poltica necessria e possvel. E em segundo lugar como espao mediador das transformaes histricas do desenvolvimento regional. Cabe mencionar que Becker considera o desenvolvimento regional como um objeto de estudo (uma rica totalidade com mltiplas determinaes), mas tambm como processo e campo de interveno poltica (no sentido amplo).

No nossa inteno dar a entender que exista uma receita metodolgica pronta denominada de mtodo dialtico. Como disse Morin(1977) (p. 25), o mtodo s pode formar-se durante a pesquisa s pode desprender-se e formular-se depois, no momento em que o termo se torna um novo ponto de partida, desta vez dotado de mtodo.

Em sntese, segundo Becker o capitalismo se desenvolve atravs das suas prprias contradies, superando-as e renovando-as continuamente. Da o carter dialtico do processo. Em primeira instncia, o capitalismo transforma o trabalho humano, a natureza e as necessidades humanas em mercadorias. Em segundo lugar, o capitalismo transforma essas mercadorias em capital dinheiro. A primeira se constitui na negao, e a segunda na negao da negao do movimento dialtico do capitalismo. Agora nosso objeto de estudo fica mais definido e claro, isto , as diferentes dinmicas do desenvolvimento regional. As diferentes dinmicas do desenvolvimento regional enquanto objeto e processo contm ao mesmo tempo, na viso de Becker, a universalidade e a singularidade; o global e o local, constituindo-se assim, num movimento dialtico que se conclui na constituio de um universal concreto. Nas palavras de Becker o desenvolvimento regional e no , ao mesmo tempo, desenvolvimento global e desenvolvimentos locais. Da seu carter contraditrio. A problemtica complexa de definir e estabelecer as conexes entre o global e o local continua a ser objeto de discusso de Dinizar Becker no segundo captulo deste livro. Neste captulo o desenvolvimento regional aparece como projeto poltico (ou economia poltica) onde a democracia, a organizao e participao social so os elementos que o fundamentam. Becker parte do reconhecimento da importncia das potencialidades e da acumulao de valores culturais (capital social) para que as regies consigam responder de forma positiva aos desafios da globalizao, construindo seus prprios modelos de desenvolvimento, aproveitando as oportunidades e ampliando suas potencialidades. O autor levanta a tese de que o desenvolvimento no causa, mas a conseqncia da democracia e esta por sua vez, resultado da organizao social. Em conseqncia uma sociedade organizada uma sociedade mais democrtica, ao que podemos emendar de imediato, uma sociedade democrtica uma sociedade muito mais desenvolvida. A relao complexa entre democracia e desenvolvimento retomada por Ramos e Mario (captulo 7) que enfatizam a necessidade de produzir uma interpretao terica sobre o desenvolvimento democrtico regional. Para estes autores, as diferenas regionais so aquelas que ocorrem entre as regies bem sucedidas na inclusode um lado e as regies mal sucedidas na incluso, do outro. Apesar de que os autores referidos, reconhecem que a democracia o motor do desenvolvimento, ressalta-se que ela de fato o na presena de alguns prrequisitos. Estes pr-requisitos so: a conscincia coletiva que possibilite a superao do dualismo existente e o fortalecimento do sentido da pertena comunitria; a difuso de idias atravs das organizaes representativas de grupos e classes sociais, e o potencial de incluso e mobilidade social nos campos de poder. Ainda, o desenvolvimento de uma regio, alm da democracia, da organizao e da participao social, dever basear-se nas diferenas e potencialidades regionais, buscando os caminhos para reduzir as desigualdades. Como afirmam Bassan e Siedenberg, (captulo quinto), o processo de reduo das desigualdades no se limita esfera econmica, mas tambm abrange as condies sociais de sade, educao, moradia adequada, saneamento bsico, transporte, enfim a busca pela melhora da qualidade de vida dos indivduos. Porm, uma estratgia de desenvolvimento no necessariamente reduzir as desigualdades,

antes disso, pode mant-las e, no pior dos casos, aprofund-las se no se parte das caractersticas e singularidades da regio. Em coerncia com o anterior os autores concluem de que desenvolver uma regio descobrir e valorizar as caractersticas da sua origem, da sua cultura, da sua histria, de seus aspectos fsicos e naturais, porque como afirmam Wittmann, Dotto e Boff (captulo 11), no existem modelos nicos de desenvolvimento. Mesmo assim, convm no esquecer que o movimento global do capital est de forma permanente influenciando e modificando as relaes sociais, as formas econmicas e os valores culturais das regies. difcil acreditar que quando o capital transnacional subordina os agricultores familiares de uma determinada regio, no provoque algumas modificaes sociais, econmicas e at culturais. Ainda, necessrio reconhecer que a globalizao se revela tanto na prtica da vida cotidiana como nos espaos estratgicos e por isso, o global no pertence apenas ao domnio econmico, nem ao sociolgico. De acordo com Benko (1996), o movimento do capital supe ao mesmo tempo a fragmentao do sistema produtivo em todas suas fases (pesquisa, desenvolvimento, fabricao, distribuio, comercializao) e a integrao que subordina alguns pases e regies, ampliando desta forma o desenvolvimento desigual do capitalismo. A concentrao do capital global que opera por meio de um duplo movimento: de um lado, a descentralizao das cadeias de produo; a intensificado da especializao geogrfica e da deslocalizao das empresas com o fim de explorar as oportunidades locais e nacionais de lucro e de mercado. De outro, o desenvolvimento de vastas e eficazes estruturas de coordenao e controle das unidades de produo que foram fragmentadas e reorganizadas. Isto permite a circulao bem mais flexvel do capital e das mercadorias no interior de seus territrios. Ao mesmo tempo aumenta a concorrncia entre espaos nacionais, blocos (inter)regionais e empresas transnacionais. Talvez o mais adequado seja entender a globalizao como o movimento que prioriza os fluxos da desterritorializao, enquanto que o local enfatiza o movimento contrrio, isto , a reterritorializao. No mesmo sentido Dallabrida e Becker (captulo 6) argumentam as empresas globais escolhem os pontos que consideram instrumentais para a sua existncia produtiva e o resto do territrio torna-se espao preterido, marginalizado dos fluxos mais dinmicos da economia. O territrio sofre com isso um processo de ocupao seletiva, constituindo as desigualdades regionais. Tambm pode-se complementar o anterior afirmando que A globalizao ou desterritorializao produzida pela mquina imperial no se ope, de fato, localizao ou reterritorializao, mas, ao contrrio, pe em ao circuitos mveis e moduladores de diferenciao e identificao (Hardt e Negri, 2001: 64). O capitalismo se desenvolve de forma heterognea, isto , como indica Harvey (1990), se expande num ambiente geogrfico muito variado em termos de dotao de recursos naturais e produtividade do trabalho. Como se sabe, o avano do capitalismo dissolve e transforma grande parte da economia pr-capitalista. Alm disso, o capitalismo produz novas formas de diferenciao geogrfica, fragmentando e produzindo novas configuraes espaciais, mas tambm definindo novas funes a antigas formas e instituies sociais. Por isso, segundo Harvey (1990: 419) importante reconhecer que a coerncia territorial e regional (...) tem sido produzida

ativamente, em vez de recebida passivamente como uma concesso da natureza ou da histria. Harvey (1990) aponta para a contradio inerente no desenvolvimento da economia espacial do capitalismo, para isto, argumenta a impossibilidade de construo de uma economia regional fechada porque em si contraditrio com a universalidade do capitalismo. As fronteiras geogrficas so tnues e so permanentemente modificadas de acordo com os avanos nos sistemas de transporte e de comunicao. A contradio do desenvolvimento espacial do capitalismo se manifesta quando por um lado o capitalismo busca formas de destruir as fronteiras regionais e por outro lado cria barreiras territoriais e geogrficas que novamente haver de derrubar. Harvey denomina este fenmeno como desenvolvimento pouco uniforme do capitalismo. O desenvolvimento capitalista pouco uniforme expresso de foras opostas que por um lado tendem disperso e pelo outro concentrao geogrfica no processo de circulao do capital. Segundo Harvey (1990) os antagonismos espaciais, entre campo e cidade, centro e periferia, desenvolvimento e subdesenvolvimento no so acidentais nem impostos de fora, so resultado de diversas foras que operam dentro da unidade global do processo de circulao do capital. As relaes conflitantes entre concentrao e disperso, entre os compromissos locais e os interesses globais desafiam a capacidade de organizao do capitalismo, por isso que a dinmica capitalista pode-se definir como um processo incessante e contnuo de modificao dos arranjos organizacionais para conter as tenses e conflitos. O resultado a criao de estruturas hierquicas integradas que vinculem o trabalho local e particular com o trabalho abstrato no cenrio mundial, assim as empresas multinacionais tm uma perspectiva global, mas se integram em um contexto local. Essas empresas multinacionais absorvem em seu interior o conflito entre o local e os interesses globais, isto refletem a necessidade de coordenao das organizaes globais de poder com os arranjos governamentais das regies, cobrindo assim os interesses globais com os interesses locais. Entre o local e o global existe um conjunto de arranjos organizacionais que mediam a dinmica espacial do capital, integrando os indivduos, grupos e regies ao sistema mundial global (Harvey (1990).

3. Capital social: um novo caminho para o desenvolvimento regional Apesar de se considerar verdadeiro que o movimento global do capital afeta, influencia e modifica a vida econmica e social das regies; tambm verdadeiro que as comunidades regionais reagem ativamente imprimindo nova dinmica ao desenvolvimento em benefcio de sociedades locais. Porm como afirma Dallabrida e Becker (captulo 6) nem todas as regies conseguiro tal avano, pois algumas reagem passivamente no conseguindo desenvolver seu modelo prprio e especfico de desenvolvimento, enquanto outras agem ativamente e conseguem. esse o sentido que apontam De Gregori; Dotto; Frey; Pohl e Becker (captulo 8), fazendo referncia a Putnam que observou que algumas regies com participao cidad so capazes de favorecer um governo eficaz e responsvel, em contraste com aquelas regies caracterizadas por uma vida social fragmentada e uma cultura

dominada pela desconfiana. A participao cvica aumenta a possibilidade de cooperao na busca do benefcio comum das comunidades, e melhorando assim, o desempenho institucional nessas comunidades. Esse ambiente participativo estimula tambm a interatividade entre as empresas de uma determinada regio constituindo as redes empresariais que potencializam os recursos e fatores de desenvolvimento (Wittmann, Dotto e Boff, captulo 11). Essa interao entre as empresas e a constituio das redes empresariais dever ter como base a produo e a disseminao do conhecimento (Borba e Siedenberg, captulo 12). Complementando o anterior podemos afirmar que as diferentes trajetrias de desenvolvimento derivam da forma como as sociedades moldam as suas instituies na busca de tornar os mercados mais perfeitos, reduzindo os custos de transao e aumentando a eficcia no emprego dos seus escassos recursos produtivos (Begnis e Zerbielli, captulo 3). O fortalecimento das suas instituies uma das condies para que as comunidades possam interferir nos rumos do desenvolvimento; para organizar, dirigir e controlar o desenvolvimento (Siedenberg, captulo 4) atravs de um sistema integrado de gesto que seja capaz de mobilizar pessoas e otimizar recursos para melhorar os indicadores econmicos e sociais (Oliveira e Wittmann, captulo 13). A busca de novas vias e modelos de desenvolvimento exige um novo tipo de empresas comprometidas com o ambiente social em que esto inseridas (Frey e Frey, captulo 14). A correlao entre capital social e desenvolvimento regional objeto de reflexo de De Gregori; Dotto; Frey; Pohl e Becker (captulo 8); Valentim (captulo 9) e Moraes (captulo 10). Como afirma Moraes (captulo 10), a noo de capital social configura um promissor e emergente modelo terico, que pode transformar-se em um importante instrumento para o estudo da formao do processo de desenvolvimento local-regional. Longe de ser um modismo da academia, o conceito de capital social personifica a preocupao de intelectuais (das mais variadas formaes), instituies pblicas e privadas (empresas, universidades) e organizaes comunitrias (sindicatos, ONGs) por encontrar novos caminhos para alcanar um tipo de desenvolvimento que possibilite a reduo das enormes desigualdades econmicas e sociais. Em certa medida o conceito de capital social recupera e expressa a antiga preocupao vital da humanidade pelo bem-estar social de segmentos significativos da populao mundial. O conceito de capital social, mesmo que seja objeto de discusses e formulaes tericas, tem um forte sentido prtico, isto , de operacionalizao e avaliao de determinadas estratgias e polticas de desenvolvimento. Para definir o conceito de capital social, primeiro temos que explicitar o significado do conceito de capital. Como lembra Daraujo (2003) o conceito de capital muito controverso e repleto de significados e complementado por vrios adjetivos: capital varivel, capital constante, capital aberto, capital fechado, capital financeiro, capital internacional, capital simblico, capital poltico, e ultimamente (capital natural e capital humano). O certo que a palavra capital est associada a um sistema econmico historicamente determinado: o capitalismo. O conceito de capital social no to novo assim como pode aparecer. Daraujo (2003) sistematiza muito bem a evoluo do conceito de capital social

desde suas origens. Segundo ela, Lyda Judson Hanifan foi o primeiro a utilizar o conceito de capital social em 1912 para mostrar a existncia de uma estreita vinculao entre o aumento da pobreza e o declnio das relaes de solidariedade entre os indivduos de uma determinada comunidade. Nos anos 50, John Seeley definiu capital social como as possibilidades de acesso a diversos bens facilitado pelo fato dos indivduos de uma comunidade pertencerem a alguma associao. Na dcada de 60 Jane Jacobs, no seu livro A morte e a vida das grandes cidades americanas, mostrou que a presena de redes urbanas de solidariedade constitua um importante capital social para o bem-estar da populao. Nos anos 70, Glenn Loury e Ivan Light, salientaram que a ausncia de relaes baseadas na confiana nas comunidades afro-americanas impedia o desenvolvimento dos negcios nessas comunidades. Porm, Loury e Light observaram que acontecia o contrrio nas comunidades asitico-americanas, onde a presena das relaes de confiana estimulava o surgimento dos negcios. Nos anos 80, Pierre Bourdieu definiu capital social como a possibilidade de pertencer a determinados grupos e instituies a partir da existncia de uma dotao de recursos. No fim da dcada de 80, Ekkehart Schlicht ressaltou que a organizao social influencia o funcionamento da economia. Nesse mesmo perodo, James Coleman destacou a importncia das normas sociais como referncia para a ao dos indivduos, estabelecendo-se uma espcie de cdigo para determinar se essa ao est certa ou errada. As aes que se situam fora das normas, so condenadas pela comunidade. Recentemente Robert Putnam buscou explicar as desigualdades regionais da Itlia a partir da existncia de capital social e participao cvica nas comunidades. Por ltimo, Francis Fukuyama analisou as relaes entre prosperidade econmica, cultura e capital social, para atingir tal objetivo, o autor estudou os processos histricos de desenvolvimento industrial nos Estados Unidos e alguns pases da Europa e a sia. Existe um certo consenso em definir capital social como a capacidade que tem uma comunidade de construir redes de cooperao social baseadas na confiana interpessoal com o objetivo central de produzir bens coletivos que signifiquem prosperidade econmica e desenvolvimento sustentado. Como j foi visto nos captulos 8, 9 e 10 deste livro o conceito de capital social teve uma difuso internacional com o livro de Robert Putnam Comunidade e democracia: a experincia da Itlia moderna (2000). Putnam aponta que os governos altamente centralizados so incapazes de resolver as disparidades regionais entre o norte e o sul da Itlia. Em princpio, uma maior descentralizao e participao das comunidades locais promoveriam o desenvolvimento. Como devemos imaginar essa discusso acerca da descentralizao dos governos e comunidades regionais se deu no mbito da globalizao e da necessidade de avaliar seu impacto nas localidades. No mera coincidncia que a contradio entre o global e o local seja um dois eixos das anlises contidas no nosso livro. Porm a chave para explicar as diferenas regionais do desenvolvimento, segundo Putnam, est na cultura cvica, o civismo, a cultura poltica e as tradies republicanas, em outras palavras, a diferena est no capital social. Mesmo as instituies por si s no podem explicar as diferenas regionais. Segundo Putnam (2000, p., 132) nem as tenses sociais (falta de estabilidade social), nem a presena de bons ndices de educao, nem a urbanizao podem explicar o desempenho dos governos e instituies, nenhuma dessas explicaes ajuda a compreender melhor por que certos governos funcionam e outros no (...) o contexto cvico importante para o funcionamento das instituies. O principal fator

que explica o bom desempenho de um governo at que ponto a vida social e poltica de uma regio se aproximam do ideal de comunidade cvica. A anlise de Putnam se prope como alternativa s anlises tradicionais que consideram a democracia como resultado das instituies. Ento as diferenas entre o norte e o sul da Itlia se explicam pela presena ou a ausncia de cultura cvica. Assim, o maior desenvolvimento do norte italiano se explica pela maior intensidade da cultura cvica, por uma maior presena da cooperao e, portanto, de uma maior participao da populao para conseguir o bem pblico, enfim, devido presena de um maior capital social. Em contraste, o norte se caracterizou historicamente pelo individualismo, a desconfiana pessoal e a forte presena paternalista da igreja catlica.

4. Concluso Podemos concluir que a natureza complexa da dinmica do desenvolvimento capitalista nos exige realizar uma abordagem de anlise pluralista, interdisciplinar e dialtica. Verificou-se que o esforo coletivo realizado nesta obra no teve resposta nica e nem definitiva no sentido de explicar por que os processos regionais no so iguais dinamicamente e por que se diferenciam entre si a partir de diversos enfoques e temticas. Antes disso, chegou-se a um conjunto de hipteses para serem testadas empiricamente, tendo como objeto os processos regionais diferenciados no Rio Grande do Sul. Constata-se que h enormes desafios e dificuldades, entre elas a dificuldade de mensurar o capital social. Por ltimo, caberia explorar analiticamente as inter-relaes entre capital social e democracia; assim como identificar as mltiplas formas em que aparece o capital social no Rio Grande do Sul.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BENKO, Georges. Economia, espao e globalizao: na aurora do sculo XXI. So Paulo : HUCITEC, ; 1996... BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda razes e significados de uma distino poltica. So Paulo: UNESP, 1995 DARAUJO, Maria Celina. Capital social. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2003. HARDT, Michael e NEGRI, Antonio. Imprio. Rio de Janeiro: Record, 2001. HARVEY. David. Los lmites del capitalismo y la teora marxista. Fondo de Cultura Econmica: Mxico, 1990. KOSIK, Karel. Dialtica do concreto. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986). MORIN, Edgar. O mtodo I: a natureza da natureza. Portugal, Publicaes EuropaAmrica, 1977. PUTNAM, Robert. Comunidade e democracia a experincia da Itlia moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas Editora, 2000.

You might also like