You are on page 1of 2

Disciplina: Introduo ao Estudo do Direito Professora: Renata Martins Assunto: APS

Perodo: 1 Curso: Direito Semestre: 1 2013 N:

Nome: Rony Rossi Mota Oliveira Turma: Dir1NA Turno: Noite Data:

NOTA

/03/2012

QUESTIONRIO INDIVIDUAL

01 - Escolha um autor e d o conceito de Direito segundo o mesmo. Qual a finalidade do Direito? Segundo Washington dos Santos, o Direito o estudo das leis; nesse sentido, corresponde a jus dos romanos: Jus civile, Jus gentium, Jus romanum, Jus publicum etc.; aquilo que est de acordo com o que reto, evoluindo de acordo com a lei, conjunto das leis e a cincia que estuda as leis; pode ser considerado como cincia das normas obrigatrias que regulam a vida do homem em sociedade, cuja finalidade a exigncia essencial e indeclinvel de uma convivncia ordenada mantendo-se um mnimo de ordem, de direo e solidariedade. 02 - O que uma Norma jurdica? Preceito de Direito concretamente considerado, transformado em prescrio legal; mtodo objetivo da vontade social, manifestada imperativamente a todos pelo Estado; implica o reconhecimento da obrigatoriedade de um comportamento. 03 - A Teoria Tridimensional do Direito considera trs elementos. Quais so eles e quais suas caractersticas nessa teoria? Fato existe como realidade histrica social e cultural. Valor sempre o reflexo dos valores adotados pela sociedade. Norma um conjunto de regras, uma ordenao. A norma tomada como resultado da tenso entre fato e valor, sendo que norma a indicao de um caminho, porm, para percorrer um caminho, deve-se partir de determinado ponto e ser guiado por certa direo: o ponto de partida da norma o fato, rumo a determinado valor.

04 - O Direito pode ser estudado sem o conhecimento de outras cincias facilitadoras da exegese, da aplicao e de sua criao? No, o Direito deve partir do pressuposto da experincia (em outras reas) e reflexes filosficas, tendo a tarefa a ser desenvolvida que a anlise do homem (Medicina Legal) e a sociedade (Economia, Sociologia do Direito, Cincia Poltica, Antropologia, Filosofia...). 05 - A Introduo ao Estudo do Direito a matria encarregada de fornecer ao estudante as noes fundamentais para a compreenso do fenmeno jurdico. Nessa disciplina, dois enfoques so possveis: o estudo do Direito enquanto cincia ou sistema normativo dogmtica jurdica e o estudo do Direito sob o ponto de vista de outras disciplinas que o tm como objeto zettica jurdica , tais como a Filosofia do Direito e a Sociologia do Direito. Explique a distino entre dogmtica e zettica. Enquanto a dogmtica jurdica no tem funo cognitiva, no questiona suas premissas sendo estabelecidas como inquestionveis como ato de poder, a zettica uma questo de investigao, em que as proposies so duvidosas e examinadas repetidamente (inclusive por outras disciplinas), tendo uma funo especulativa explicita, sendo tambm infinitas.
BIBLIOGRAFIA (SUGESTO) GUSMO, Paulo Dourado. Introduo ao estudo do direito. 39. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007. NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito. 30. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008. REALE, Miguel. Lies preliminares de direito. 27. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. FERRAZ JNIOR, Trcio Sampaio. Introduo ao Estudo do Direito. 5. ed.. So Paulo: Atlas, 2007. (Captulo I, da Obra).

You might also like