You are on page 1of 11

O NON LIQUET O multicitado artigo 5, inciso XXXV, da Carta Poltica, consagra o direito de invocar a atividade jurisdicional, como direito

pblico subjetivo. No se assegura a apenas o direito de agir, o direito de ao, mas tambm o direito de obter do Poder Judicirio a apreciao do pedido posto. Uma vez provocado, o rgo jurisdicional no pode eximir-se de decidir a questo submetida a sua apreciao, havendo sempre de manifestar-se sobre os pedidos que lhe sejam endereados, sob pena de violao ao princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional, com insculpido na Carta Magna no artigo anteriormente mencionado. Conforme esclarecimentos de Alexandre de Moraes o Poder Judicirio, desde que haja plausibilidade de ameaa ao direito, obrigado a efetivar o pedido de prestao jurisdicional requerido pela parte de forma regular, pois a indeclinabilidade da prestao jurisdicional princpio bsico que rege a jurisdio, uma vez que a toda violao de um direito responde uma ao correlativa, independentemente de lei especial que a outorgue (Direitos Humanos Fundamentais. Teoria Geral. Comentrios aos artigos 1 ao 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Doutrina e Jurisprudncia. So Paulo, 1998, volume 3, p. 197). Corroborando com esta obrigatoriedade est inscrito no artigo 35 da Lei Orgnica da Magistratura em seu inciso I que so deveres do magistrado: cumprir e fazer cumprir, com independncia, serenidade e exatido, as disposies legais e os atos de ofcio e no inciso III que o juiz deve determinar as providncias necessrias para que os atos processuais se realizem nos prazos legais, ou seja, a tarefa do magistrado a de interpretar e aplicar a legislao, dada pelo Poder Poltico Constituinte. O juiz est obrigado a julgar, a faze-lo de acordo com as disposies do Cdigo de Processo, aplicando a tutela jurisdicional quando provocado pela parte ou pelo interessado segundo regra geral (no procedat judez ex officio). No se exime de sentenciar ou despachar, alegando lacuna ou obscuridade na lei. Cabendo-lhe aplicar as normas e, inexistindo estas, desempenhar-se- do encargo recorrendo analogia, aos costumes e aos princpios gerais do direito. Tambm se infere a obrigatoriedade de apreciar o pedido posto em juzo do quanto disposto artigo 4 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil que dispe na hiptese da lei ser omissa que o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais do direito.

O artigo 126 do Cdigo de Processo Civil, por sua vez, adverte que o juiz no se eximir de sentenciar ao despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. Por mais que se desagrade com os dissabores de uma interpretao nem sempre albergadora da tese defendida, a deciso jurdica se impe. Verifica-se, pois, que, embora no se possa assegurar direito a uma sentena favorvel, existe o direito a uma deciso ou sentena mesmo que desfavorvel, ou, ento, que inadmita mesmo a ao, ou, ainda, que d pela invalidade do processo. E se a lei for clara dever do magistrado interpreta-la e aplica-la, apesar de no encontrar dificuldades. Se a lei for obscura ou ambgua, dever interpreta-la empregando certa engenhosidade intelectual. Lacuna pode existir na lei, frmula mais ou menos perfeita do direito, no, porm, no direito. O juiz nunca pode esquivar-se de sua funo, mesmo quando se depara com casos em que a lei omissa ou possui lacunas. Em seu trabalho de aplicador, o juiz pode ser levado a revelar o direito, integrar a norma jurdica. -lhe vedado pronunciar o non liquet, isto , que o direito no est revelado, declarado, explicitado. A expresso non liquet usual na cincia do processo, para significar o que hoje no mais existe: o poder de o juiz no julgar, por no saber como decidir. O direito , existe. Cabe ao juiz, tcnico em matria jurdica, enuncia-lo (jura novit cria), no desempenho de suas funes de prestar a tutela jurisdicional que o Estado a todos promete. Curiosa a posio de Zitelmann: no a lei, propriamente dita, que tem lacunas, e sim nosso conhecimento a seu respeito.

CONCLUSO Pelo quanto exposto podemos concluir que o juiz um agente do poder pblico subordinado s restries que lhe so impostas pela organizao estatal que tomou para si a funo de julgar os conflitos sociais e delegou ao juiz a obrigao de decidir tais conflitos dentro das normas legais vigentes. Assim, o magistrado tem poderes-deveres, pois os poderes incumbidos ao juiz so intrinsecamente deveres, sem os quais no poderia exercer plenamente o comando jurisdicional que o Estado lhe outorgou.

Cada magistrado, exercendo a funo jurisdicional, no o faz em nome prprio e muito menos por um direito prprio: ele , a, um agente do Estado (age em nome deste). O Estado o investiu, mediante determinado critrio de escolha, para exercer uma funo pblica; o Estado lhe cometeu, segundo seu prprio critrio de diviso de trabalho, a funo jurisdicional referente a determinadas causas. E agora no poder o juiz, invertendo os critrios da Constituio Federal e da lei, deixar de conhecer dos processos que elas lhe atriburam. O juiz, atualmente, no pode deixar de julgar. Ainda que nada tenha ficado provado; ainda que no saiba quem tem razo; ainda que no saiba qual das partes vtima e qual o algoz; ainda que ignore qual das partes o est enganando, o juiz tem o dever de julgar. No sabe e, entretanto, deve julgar, como se soubesse. Il giudice decide non perch as ma come se sapesse. (CARNELUTTI, Franesco. Diritto e Processo. Napoli, Morano, 1958, p. 265).

BIBLIOGRAFIA LVARO DE OLIVEIRA, Carlos Alberto. Elementos para uma Nova Teoria Geral do Processo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997. ALVIM, Arruda. Manual de Direito Processual Civil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000, 7 ed., v. 1. AZAMBUJA, Darcy. Teoria Geral do Estado. Rio de Janeiro: Globo, 1951. BASTOS, Celso Ribeirol; Martins, Ives Gandra. Comentrios Constituio do Brasil Promulgada em 13 de outubro de 1998. So Paulo: Saraiva, 1997, v. 4, tomo III. CAMPOS, Corine. Direito de Ao: Princpio da Inafastabilidade da Jurisdio. Direitonet, So Paulo. Disponvel em: <http:// www.direitonet.com.br/artigos/x/10/67/1067/>. Acesso em: 29.mai.2006. CARVALHO, Weliton Sousa. STF, Guardio da Constituio. Disponvel em: <http:// www.neofito.com.br/artigos/art01/const43.htm>. Acesso em: 14.jun.2006. DE MORAES, Alexandre. Direitos Humanos Fundamentais. Teoria Geral. Comentrios aos Artigos 1 ao 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Doutrina e Jurisprudncia. So Paulo: Saraiva, 1998, 2 ed., v. 3.

DINAMARCO, Cndido Rangel. Fundamentos do Processo Civil Moderno. So Paulo: Malheiros, 2002, 5 ed., v. 1. JORGE, Mrio Helton. O Regime Jurdico da Fungibilidade das Demandas e dos Provimentos no Cdigo de Processo Civil. Senado Federal. Disponvel em: < http://www.senado.gov.br/sf/Bibiloteca/sumario/conteudo/sumarios/direito/revi_proc.12 2.pdf>. Acesso em: 29.mai.2006. LOPES JNIOR, Aury Celso Lima. O Fundamento da existncia do Processo Penal: Instrumentalidade Garantista. Jus Navigandi, Teresina, a. 3, n. 27, dez. 1998. Disponvel em: < http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1060>. Acesso em: 09.jun.2006. MARQUES, Jos Frederico. Manual de Direito Processual Civil. Campinas: Millenium, 2003, 9 ed. MELLO FILHO, Rogrio Machado. A Aplicao do Direito sob a tica das Escolas de Interpretao das Normas Jurdicas. Disponvel em: <http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/revista/Ver_50/Artigos/Art_Rogerio.htm>. Acesso em 28.mai.2006. MENDES, Juscelino Vieira. A Lgica do Direito Insuficiente. Disponvel em: < http://kplus.cosmo.br/materia.aps?co=658rv=Direito>. Acesso em: 09.jun.2006. MILHOMENS, Jnatas; ALVES, Geraldo Magela. Manual do Magistrado: Prtica Jurisprudncia - Formulrio. Rio de Janeiro: Forense, 1997. MONTORO, Andr Franco. Introduo Cincia do Direito. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997, 24 ed. NBREGA, Joo Neumann Marinho da. Notas sobre o Direito de Ao. Disponvel em: < http://www.datavenia.net/opiniao/neumann.html>. Acesso em: 09.jun.2006. REIS, Alexandre Cebrian Arajo e GONALVES, Victor Eduardo Rios. Sinopses Jurdicas Processo Penal Parte Geral. So Paulo: Saraiva, 2005. v. 14. ROCHA, Jos de Albuquerque. Teoria Geral do Processo. So Paulo: Malheiros, 2001, 5 ed.

SAMPAIO, Patrcia. Lacunas em Direito: A Importncia da Interpretao e o Papel da Argumentao.Rio de Janeiro. Disponvel em: <http:// www.pucrio.br/direito/pet_jur/docs/c3patsam.rtf>. Acesso em: 28.mai.2006. SANTOS, Ernane Fidelis dos. Manual de Direito Processual Civil. So Paulo: Saraiva, 1998. SILVA, Antnio Carlos de Arajo, GRINOVER, Ada Pellegrini e DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria Geral do Processo. So Paulo: Malheiros, 2004, 21 ed. SILVA, Ilana Flvia Cavalcanti. Reflexo sobre a Coisa Julgada, Natureza e Limites da Eficcia das Sentenas Transitas em Julgado Contrrias Constituio. Jus Navigandi, Teresina, a. 9, n. 816, 27 set. 2005. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=7338>. Acesso em: 29 mai. 2006. SILVA, Ovdio Arajo Baptista da. Curso de Processo Civil. So Paulo: RT, 1998. v. 1. SILVA, Paulo Thadeu Gomes da. A Funo dos Tribunais Constitucionais. Disponvel em: <http://fes.br/revistas/agora_juridica/pjs/files/2005/AGJ-2005-5.doc>. Acesso em: 29 mai. 2006. RIOS, Josu. Limites e Poderes do Juiz. Disponvel em: <http://www.carula.hpg.ig.com.br/ied1.htm>. Acesso em 08 jun. 2006. ROZA, Adriana de Andrade. O Uso Alternativo do Direito: Soluo para Dirimir Conflitos Intersubjetivos. Disponvel em: <http://datavenia.net/opiniao_usoalternativododireito,htm>. Acesso em: 27 mai. 2006. TEIXEIRA, Joo Paulo Allain. Jurisdio, Tpica e Razoabilidade. Disponvel em: <http://www.senado.gov.br/web/cegraf/ril/Pdf-15-15.pdf >. Acesso em: 29 mai. 2006. TESHEINER, Jos Maria Rosa. nus e Direito Formativo. Disponvel em: <http://www.tex.pro.br/wwwroot/artigosproftesheiner/onus.htm>. Acesso em: 29 mai. 2006. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

Lacunas da Lei. Disponvel em: <http://www.guia.ipatinga.mg.gov.br/dic.glos.asp>. Acesso em: 28.mai.2006. O princpio iura novit curia traduz-se no dever que o juiz tem de conhecer a norma jurdica e aplic-la por sua prpria autoridade. Conforme ensina Calmon de Passos (1983, p. 189), ao juiz cabe conhecer o nomen iuris dado ao conjunto formado pelo direito subjetivo do autor da demanda e respectivo direito subjetivo de demandar. De fato, ao juiz devem ser apresentados o fato e os fundamentos jurdicos do pedido, conforme dispe o artigo 282, inciso III, do Cdigo de Processo Civil de 1973, de forma clara, precisa, exaustiva e concisa. Alis, da anlise dos requisitos da petio inicial constantes no Cdigo, observa-se que no necessrio ao autor indicar o dispositivo legal (nomen iuris) que caracterizaria a sua pretenso, e isto decorre do princpio iura novit curia. Pontes de Miranda (1996, tomo IV, p. 17) faz a seguinte afirmao: no se exige a referncia a determinado texto de lei. Iura novit curia!. O aforismo iura novit curia remonta ao direito romano e daquela poca traz a carga com a qual se nos apresenta atualmente: as partes devem se preocupar em provar os fatos alegados de acordo com os fundamentos jurdicos do pedido, ao juiz cabe, a partir do que ficou provado, aplicar o direito, ou seja, subsumir ao caso concreto a norma jurdica mais adequada (as normas jurdicas mais adequadas). Assim, a atividade de subsuno feita pelo juiz decorre (tambm) do aforismo iura novit curia, haja vista que o magistrado ter de adaptar a norma jurdica abstrata situao de fato. Conforme nos ensina Carrara (2003, p. 77) a atividade subsuntiva no simples, os casos concretos sempre esto envolvidos em circunstncias sem relevncia jurdica e de valorao distinta, de forma que o juiz tem de analisar cada circunstncia precisamente a fim de que no incorra em injustias. Alm disso, a subsuno geralmente no de apenas um dispositivo legal ao caso concreto, mas de vrios dispositivos legais sobre o mesmo caso concreto. O fundamento do aforismo est no modo como se compe a relao processual, ou seja, a relao entre o Estado-juiz e as partes. Na sbia lio de Carnelutti (2004, pp. 56 e 44), a noo de parte o resultado de uma diviso: os litigantes so partes porque esto divididos. Se vivessem em paz, formariam uma unidade. J o Estado-juiz, representado pela pessoa fsica juiz, aquele que tem juzo: diz-se que tm juzo os que sabem julgar. Desta forma, se ao autor cabe apresentar os fatos e os fundamentos jurdicos do pedido, nada mais salutar que o juiz d o juzo sobre os fatos provados, julgando favorvel, ou no, ao em relao ao autor. Calmon de Passos (1983, p. 190) avisa que: a tipificao dos fatos pelo autor irrelevante, o autor deve apresentar e provar os fatos formulando corretamente o seu pedido, sem se preocupar com a tipificao legal, haja vista que se no formular o seu pedido de maneira correta, ser prejudicado, porque, pelo princpio da adstrio, o juiz vincula-se ao pedido formulado, no podendo corrigi-lo de ofcio. Ao que complementa Goldschmidt (2002, p. 90-91): os defeitos da contribuio dos fundamentos de Direito devem ser subsanados pelo juiz em conformidade com os dois

aforismos: iura novit curia e da mihi factum, dabo tibi ius [d-me os fatos, que lhe darei o direito]. Por fim, vale lembrar as palavras do incomparvel jurista italiano Calamandrei (2000, p. 183): o tradicional aforismo iura novit curia no tem nenhum valor prtico se no se acompanhar deste outro: mores novit curia. Ou seja: no basta que os magistrados conheam com perfeio as leis tais como so escritas; seria necessrio que conhecessem igualmente a sociedade em que essas leis devem viver.

Por Luiz Antunes Nunes Filho 1 Introduo Diante da evoluo das tcnicas de interpretao normativa, dois tipos h de juristas que a entendem de modo diverso. H aquele conjunto de autores que a defendem como necessria em todos os casos, pois, segundo eles, as normas tm muito a dizer. A extrao da essncia da norma se faz atravs de um processo interpretativo que possibilitar um enquadramento adequado dela aos casos concretos. Em contraposio, h um seleto conjunto de juristas que tm um posicionamento mais restrito quanto interpretao, afirmando que esta s deve ser utilizada quando as normas se mostrarem lacunosas ou obscuras. Estes defendem um antigo brocado latino que versa a respeito: in claris cessat interpretatio.A utilizao atual desse brocado motivo de uma grande discusso doutrinria que questiona a sua validade no contexto atual. A proposta desse trabalho a de fazer um apanhado histrico do brocado latino a fim de demonstrar o contexto em que foi utilizado, salientando a principal caracterstica apresentada por seus defensores. Far-se- ainda uma crtica aos seus elementos, demonstrando, atravs de fontes fidedignas, a sua inutilidade nos tempos hodiernos cada vez mais tendentes a uma interpretao, no possvel, mas necessria para atender aos critrios de justia.

2 Origem e consideraes preliminares Visto sobre o seu prisma jurdico, o in claris cessat interpretatio teve uma a grande aceitao em momentos da histria fortemente marcados pela supervalorizao da letra da lei. Referncias a seu respeito j eram apresentadas na antiga Roma, notadamente no Digesto onde Paulo, referindo-

se aos testamentos, j dizia que quando nas palavras no existe ambigidade, no se deve admitir pesquisa acerca da vontade ou inteno (MAXIMILIANO, P.51). Esses dizerem traduzem bem a essncia do brocado acima referido que pode ser traduzido para a lngua nacional como: uma vez clara a norma, desnecessria a interpretao. Considerada a passagem histrica, o in claris cessat interpretatio teve uma grande importncia, uma vez que despertou o interesse de estudiosos que posteriormente viriam a sistematizar tcnicas interpretativas que originariam a disciplina autnoma da Hermenutica jurdica. Antes do surgimento desta, grandes pensadores trouxeram contribuies para a prtica da interpretao. No mesmo Digesto, Upiano afirmava que embora clarssimo o edito do pretor, contudo no se deve descusar da interpretao respectiva (MAXIMILIANO, P. 51). Ainda no mesmo livro do Corpus Jris Civilis, Celso brilhantemente pondera que saber as leis no conhecer-lhes as palavras, porm a sua fora e poder (MAXIMILIANO, P. 52).

3 A interpretao como uma exceo Na atualidade, os defensores do brocado in claris cessat interpretatio reafirmam a sua veracidade diante da clareza de uma lei. Para eles, existem leis suficientemente claras que dispensam maiores reflexes interpretativas. Francisco de Paula Baptista um dos autores que entendem dessa forma. Diz ele que a interpretao no tem lugar sempre que a lei, em relao aos fatos sujeitos ao seu domnio, clara e precisa (BAPTISTA, P. 4). O referido autor d um destaque a uma suposta clareza que determinados textos tm. Chega at a alencar minuciosamente os momentos em que a interpretao deve ser utilizada: A necessidade de interpretar uma lei pode nascer: 1. defeitos em sua redao, resultando da obscuridade e equivoco em seu sentido; 2. da conciso habitual e inevitvel com que so escritas todas as leis, nascendo da dvidas no em seu sentido direto, mas em sua conformidade ou no-conformidade com os diversos casos ocorrentes, cumprindo, ento, salvar incoerncias e contradies virtuais de seus espritos com as palavras; 3. de silencio (BAPTISTA, P. 27 28).

Verifica-se uma supervalorizao que o autor d maioria dos textos legais que, no seu entender, encerar-se-iam em si mesmos, dispensando uma anlise interpretativa que lhes extrasse a essncia.

4 Insustentabilidade do brocado quanto a clareza Essa viso alvo de muitas crticas. O principal ponto justamente esse, relacionado com o conceito de clareza, como acima verificado. O que seria, para os defensores do brocado, um texto claro? A clareza estaria presente, como dito, quanto um texto lido no desse margem a dbios entendimentos, quando numa s leitura a compreenso se encerrasse. Ocorrido isso, o processo interpretativo se mostraria desnecessrio. Desde logo vale mencionar o elevado grau de equvoco de tal pensamento. Raimundo Bezerra Falco, ao tratar do tema em seu livro Hermenutica, aponta como uma das trs deficincias desse entendimento exatamente a dificuldade (eu diria impossibilidade) de se ter um texto absolutamente claro. Pondera ele: Como saber se a lei clara sem que ela seja previamente entendida? (...) no exato momento em que algum entende uma lei e, ao lado disso, chega inclusive a ajuiz-la de estar encerrando clareza, porque j lhe captou o sentido. Interpretou-a, pois. (FALCO, P. 262). Partilha desse entendimento o jurista Carlos Maximiliano na sua Hermenutica e Aplicao do Direito ao afirmar com digna veemncia que uma lei clara aquela cujo sentido expresso pela letra do texto. Para saber se isso acontece, necessrio que ela seja interpretada. O mesmo autor confirma a sua tese quando assevera que nas disposies claras o trabalho menor, mas existe sempre (MAXIMILIANO, P. 56). Como isso, nota-se que o conceito de clareza s demonstrado mediante um processo interpretativo que o defina dessa forma. Portanto convm-nos afirmar que no concernente clareza, o brocado in claris cessat interpretatio revela-se insustentvel como mtodo interpretativo prtico.

5 Interpretar no possvel, necessrio No decorrer da histria houve exemplos de ordenamentos que proibiam ou repudiavam o processo de interpretao dos dispositivos legais. Dentre eles vale citar o Cdigo da Baviera (1841) que proibiu a interpretao dos seus dispositivos e a famosa frase que Napoleo Bonaparte disse quando passaram a interpretar o Cdigo Civil francs: o meu cdigo est perdido. Apesar dessas posies em contrrio, verdade que interpretar no uma opo quando a lei se mostra obscura ou lacunosa, mas uma regra a ser seguida quando se objetivar um entendimento com um maior grau de certeza e segurana, atentando, sobretudo nos tempos atuais, a critrios de justia. Admitir uma imperfeio acidental das leis, como condio necessria da interpretao, consider-la como um remdio a um mal, remdio cuja necessidade deve diminuir medida que as leis de tornem mais perfeitas (NADER, P. 267).

6 Real objetivo da Hermenutica A esse respeito, expressa brilhante e atual entendimento Carlos Maximiliano ao demonstrar que o objetivo da Hermenutica descobrir o contedo da norma, o sentido e o alcance das expresses do direito. Obscuras ou claras, deficientes ou perfeitas, ambguas ou isentas de controvrsias, todas as frases jurdicas aparecem aos modernos como susceptveis de interpretao (MAXIMILIANO, P. 55).

7 Concluso O brocado in claris cessat interpretatio se mostra, como visto, insustentvel diante dos fatores j mencionados. A suposta clareza alegada pelos seus defensores muito mais relativa do que absoluta, uma vez que o conceito do claro na prxis vai muito alm da simples expresso da norma fria. O surgimento de autores reacionrios a essa concepo reflete os efeitos dessa subordinao do aplicador letra da lei. Efeitos estes geradores de injustias perante o escopo da atividade jurisdicional: pacificao dos conflitos justamente.

Portanto e felizmente, hoje h entendimento quase que unnime acerca da inadequao desse brocado realidade social, pois ele se mostra danoso quando se objetiva encontrar o real sentido, contedo e o alcance das expresses do direito. A sua utilizao no atende aos anseios por justia social que o atual o Estado social democrtico de direito exige, visto que restringe a esfera de atuao do aplicador do direito que o responsvel por propagar a justia, dando norma a interpretao que mais se aproxime desta.

8 Bibliografia BAPTISTA, Francisco de Paula. Compndio de Hermenutica Jurdica. So Paulo, SP: Saraiva, 1984. SANTOS, Carlos Maximiliano Pereira dos. Hermenutica e Aplicao do Direito. Rio de Janeiro, RJ: Livraria Editora Freitas Barros, 1940. VIEITO, Aurlio Agostinho Verdade. Da Hermenutica Constitucional. Belo Horizonte, MG: Del Rey, 2000. FALCO, Raimundo Bezerra. Hermenutica. So Paulo, SP: Malheiros, 1997. NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 2005.

You might also like