You are on page 1of 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura

Escrito por Matt

Dr. McArthur, Tenho ouvido voc e outros anti-catlicos criticarem a assinatura do tratado conjunto entre Catlicos e Protestantes. Tenho lido o livro "Sola Scriptura! A posio Protestante perante a Bblia", incluindo o seu captulo sobre a suficincia da palavra escrita. Como antes eu aceitava a Sola Fide e a Sola Scriptura, discordo de muitas coisas que voc diz serem verdades bblicas. Sendo voc um notvel defensor da Reforma, achei que deveria lhe enviar textos que escrevi pessoalmente mostrando o quanto estes conceitos so anti-bblicos. Enviei o texto para a Peaceway Productions e a Fellowship Tract League, mas eles nunca responderam aos pontos que mostram o quanto so anti-bblicas esses princpios da Reforma. Eu gostaria de mostrar a voc, mas, sabendo que voc um homem ocupado, qualquer um do seu grupo pode responder s muitas questes que mostrarei. Li todo o livro sobre a Sola Scriptura, e muitas das deficincias que mostrarei nos meus escritos no sero destinados a nenhuma parte deste livro. Entretanto, j que eu estou escrevendo para voc, gostaria de focalizar minha ateno sobre o seu captulo no livro "Sola Scriptura".

Voc inicia dizendo que a f catlica semelhante s crenas pags porque colocam tradies acima das Escrituras. Bem, este um conceito bblico. Irei criticar voc analisando 2Ts 2,15 mais tarde, mas aqui dito para se manter firmes as tradies, seja oral ou escrita. Independente da forma como voc interpreta este verso, aqui a escritura chamada de "Tradio". A sua prpria teologia aceita pelo menos que esta Tradio verdadeira. Se voc quer nos vincular a religies pags, da mesma forma deve vincular voc mesmo a elas.

Voc cita Marcos 7, que se compara a Mateus 15, onde Jesus condena as tradies dos homens. Voc deve perceber que Jesus condena tradies dos homens, no a Tradio Apostlica. Na verdade em nenhum lugar Jesus condena a Tradio Apostlica. Qualquer tradio de homens que contradiga a Escritura a Igreja tambm condena. por isso que a Igreja condena a Sola Scriptura. Em nenhum lugar do Novo ou Velho testamento tal coisa ensinada. 2 Tim 3,16 no diz nada disso. O esforo insistente de Robert Godfrey no livro Sola Scriptura para dizer que tal ensinada a mesma coisa que ele fala em CURE-CATHOLIC ANSWER, debate que foi fortemente refutado por Bob Sungenis e Bill Marshner, sem resposta de Godfrey ou de outros apologistas protestantes. Alguns protestantes que estavam ligados ao debate converteram-se ao catolicismo naquele fim de semana porque foi mostrado a eles o quanto Sola Fide e Sola Scriptura so anti-bblicas.

Depois voc escreveu que o Antigo Testamento, com Moiss, ensina a Sola Scriptura; que as tradies dos homens no so necessrias. Bem, Moiss o primeiro redator das Escrituras.

1 / 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura


Escrito por Matt

Antes de ns chegarmos a ele, contudo, devemos observar como o povo de Deus antes dele conheceu o que era a verdade. Se a Sola Scriptura verdadeira, e o nico mtodo de se transmitir a palavra de Deus, porque no h tal comando em lugar algum em Gnesis para o povo de Deus escrever Sua palavra? O povo de Deus no teria transmitido a verdade infalvel? Claro que sim, mas absolutamente nada foi escrito. De acordo com a Sola Scriptura, tudo deve estar escrito. Outro argumento comum no livro sobre a Sola Scriptura que a Igreja corrompeu a verdade divina, e por isto que ns devemos confiar somente na bblia; entretanto, Deus, no Antigo Testamento, estabeleceu alianas com Ado, No e Abrao, com Isaac e Jac e assim por diante. Deus no disse a nenhum deles para escrever nada! Como a aliana de Deus poderia ser conhecida pelas prximas geraes do povo? Tradio oral, e esta verdade deve ser infalvel, de outro modo Moiss teria acesso a erros. Contudo, os que acreditam na Sola Scriptura crem na infalibilidade desta tradio oral, de outra forma no acreditariam no livro do Gnesis. Dessa forma Sola Scriptura contraditria mesmo antes da lei ser escrita por Moiss.

Voc demonstrou Moiss como um exemplo claro da prtica da Sola Scriptura, porque ele escreveu a lei. Deixe dar uma olhada nos versculos que voc citou (assim como os seguintes) para provar a Sola Scriptura e veremos se sua anlise correta. Voc citou Dt 4,2 e 12,32 para dizer que no se deve acrescentar ou retirar nada da palavra de Deus. Claro que em nenhuma destas passagens Deus disse que somente se revelaria, Ele e Sua palavra, no presente ou para as geraes futuras, atravs de profetas que as escrevessem. Se lermos Dt 4 sobre no acrescentar ou retirar as palavras "que eu ordeno", Moiss quem est ordenando. Claro que ele est relatando o que Deus disse a ele, mas Dt 4 mostra que, em "eu vos ordeno", quem fala Moiss. Moiss tinha a autoridade do Magistrio. Isto est muito distante da Sola Scriptura. No h dvida de que palavra de Deus, mas vinda atravs de Moiss, o intrprete infalvel. Se voc de alguma forma mal-interpretou Dt 4 dizendo que "eu vos ordeno" quem fala Deus, ento, quando se fala de no acrescentar ou retirar nada da palavra de Deus, por conseqncia, no deveramos acreditar em nenhuma escritura depois do Deuteronmio. Isto aconteceria com 61 (66-5) livros da bblia [ou 68 (73-5)], se incluir os 7 livros que os protestantes retiraram. Voc escreveu, pode no significar isso, mas somente Deus pode acrescentar algo Sua palavra. Se voc admite isto, voc no achar em lugar nenhum da escritura Deus se revelando somente pela Sua palavra escrita. A Igreja Catlica no acrescenta nada palavra de Deus. Pelo contrrio, se voc limita a revelao bblia estar retirando palavra de Deus, igualmente condenada na bblia.

verdade que Deus falou a Moiss para escrever suas palavras (Dt 24,7;12;34,27); entretanto, no o que ensina a Sola Scriptura. Ela ensina que somente a bblia a autoridade final. Mesmo voc deve admitir que os judeus tiveram que seguir um lder, que no tempo era Moiss, um profeta de Deus. De acordo com a Sola Scriptura, tudo que voc tem de fazer ler a bblia, pedir ao Esprito Santo para gui-lo, e no h nenhuma outra autoridade igual bblia. Moiss disse a todos para escrever suas leis, estud-las pessoalmente e pedir ao Esprito Santo para gui-los? Este conceito no encontrado em nenhum dos versculos citados. O Livro da Lei foi posto junto da Arca da Aliana (Dt 31,26), no Santo dos Santos. As pessoas comuns no

2 / 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura


Escrito por Matt

podiam apreciar nada no Santo dos Santos, nem interpretar privadamente o Livro da Lei. Apenas o sumo sacerdote poderia entrar no Santo dos Santos, que continha a Lei, apenas uma vez ao ano (Hb 9,6-8). Isto est muito distante do conceito de Sola Scriptura.

Moiss era o lder autorizado para interpretar a lei ao povo. Todos os judeus eram submissos autoridade do seu lder. De fato, os que eram punidos por Deus eram aqueles que se rebelavam contra Moiss. Judas, em sua epstola, relata que os lderes autorizados por Deus devem ser seguidos no Novo Testamento (o que destri a Sola Scriptura) e relata isto especificamente a Moiss! No contexto que fala sobre o julgamento de Deus sobre os pecadores, Jd 11 observa que o povo no deve seguir o exemplo da Rebelio de Korah (Nm 16,1-35). Korah disse que ns podemos ter nossa prpria autoridade (Nm 16,1-3), ns no devemos seguir voc! (parece familiar?) Ele proclamou que era to santo quanto Moiss e Aaro e buscava o ministrio sacerdotal para si (Nm 16,3-10). Isto estava alm do sacerdcio universal dado aos judeus (Ex 19,6). Eles desejavam adorar por suas prprias autoridades e no queriam se submeter a Moiss. Deus puniu no somente Korah e seus seguidores (Nm 16,31-34), mas tambm aqueles que se queixavam sobre isto (Nm 16,46-49). Isto no foi um incidente somente do Antigo Testamento, mas Judas associa essa rebelio realidade do Novo Testamento. Para esta passagem ter tido alguma relevncia para Judas, significa que haviam lderes que deveriam ser seguidos e havia um grande risco de rejeio a eles. Os seguidores da Sola Scriptura assumem para si a autoridade de interpretar privadamente a palavra de Deus, como fizeram Korah e seus rebeldes, que foram condenados por Deus. Como voc explica o fato de que Judas estava avisando a Igreja contra aqueles que rejeitaram a autoridade da hierarquia da Igreja do Novo Testamento (como a Sola Scriptura ensina) se, para voc, no h hierarquia na Igreja do Novo Testamento?

Depois, voc falou de Josu como outro exemplo de Sola Scriptura. verdade que foi falado ao povo para meditar e seguir o Livro da Lei (Jos 1,7-8). Igualmente a Igreja Catlica nos ensina a estudar e meditar a bblia; entretanto esta passagem de Josu no diz s pessoas atriburem sua prpria interpretao da Lei de Moiss como autoridade final, como ensina a Sola Scriptura. Pelo contrrio, assim como o povo deveria seguir o que Moiss escrevia e falava, eles tambm deveriam seguir Josu como forma de manter o acordo com a lei de Deus. Voc, seletivamente, citou esta importante parte de Josu que se encaixa com a viso de autoridade da Igreja Catlica. Js 1,16-18 cita "tudo que nos ordenaste ns faremos, e onde quer que nos envie ns iremos. Assim como atendemos Moiss em todas as coisas, assim atenderemos a ti. Que o Senhor nosso Deus esteja com voc, como estava com Moiss. Aquele que contradisser tuas palavras e no atender a tudo o que lhe mandares, seja morto. Apenas seja forte e corajoso". Josu um lder e as pessoas devem segui-lo. erro de contexto dizer que Js 1 no diz nada, mas condena a Sola Scriptura. Aqueles que se rebelarem de alguma forma contra Josu (o que inclui interpretar a lei de uma forma no vlida) sero condenados.

3 / 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura


Escrito por Matt

Voc rapidamente cita James White mostrando que muitos na Igreja primitiva acreditavam na Sola Scriptura. Algum pode facilmente, de forma seletiva, citar os Padres da Igreja, e voc pode retirar muitas coisas ditas por eles; porm estes mesmos padres da Igreja afirmaram estar a Tradio lado a lado ao respeito que tinham com a bblia. Todos os que foram citados por James White tambm acreditavam que os ensinamentos oficias da Igreja deveriam ser obrigatrios para todos os crentes.

Os ataques desprezveis que voc faz Imaculada Conceio, Assuno, etc., exigiria uma explicao bblica detalhada, a qual eu no tenho tempo para desenvolver. Eu encaminharia voc "Refutando os ataques a Maria", do site "Catholic Answers", que so curtas, mas so refutaes completas aos ataques Me de Deus (Lc 1,43) que deve ser proclamada por todas as geraes como bem-aventurada.

2 Tm 3,15-17 Esta passagem supostamente a que, magistralmente, prova a Sola Scriptura. Esta a nica passagem a qual qualquer protestante bem informado, com lucidez, ir afirmar que ensina a Sola Scriptura (a propsito, embora 1 Cor 4,6 diga para no ir alm do que est escrito, no se refere Bblia. Paulo est escrevendo sobre o livro da vida, referindo-se eternidade, sobre aqueles que so absolvidos ou condenados diante de Deus, no se tornando arrogantes). Lembre que o ponto principal da Sola Scriptura que ela a nica autoridade em relao ao entendimento da salvao. Isto foi uma "bala mgica" em seu captulo, porque no somente voc a utilizou para afirmar a Sola Scriptura, mas tambm para refutar a interpretao catlica de 1 Cor 11,2 e 2 Ts 2,15. Se no ensina suficientemente nem confirma a Sola Scriptura, irrelevante a refutao de 1 Cor 11,2 e 2 Ts 2,15. Deixe analisar corretamente o contexto.

Em toda esta carta Paulo fala sobre as vrias coisas necessrias para formar o crente. No contexto imediato ele escreve, no versculo 10: ?...mas voc tem seguido cuidadosamente minha doutrina, modo de vida, objetivo, pacincia, amor, perseverana...?. Ele diz no versculo 10 que a nica fonte de doutrina o Esprito? No! bvio que o modo como Timteo primeiramente recebeu a doutrina de Paulo foi oralmente, pelo seu estilo de vida e ensino oral. No verso 14 ele diz para perseverar no que a Timteo foi confiado. Ento, quando chegamos aos versculos 15-17, a concluso, no que diz respeito a estar devidamente preparado para qualquer boa obra, inclui esta tradio oral explicada no versculo 10. Este o acontecimento que explica os versculos 15-17.

V.15: Voc declara que o v.15 "afirma que a Escritura suficiente para a salvao". Na realidade, este versculo mostra que a Escritura auxilia a tornar Timteo ciente salvao. Voc notar que ele no diz que somente a escritura a fonte de autoridade para Timteo.

4 / 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura


Escrito por Matt

Afinal de contas, voltando ao v.10, ele diz que o ensino oral (i.e. tradio) a fonte de sua doutrina. Isto confirmado em 2 Tes 2,13-15, onde, depois de afirmar a tradio oral lado a lado tradio escrita (refutarei a sua anlise a esta carta), ele menciona a salvao (v.13). Afirma que a tradio oral tambm explica a salvao de modo mais claro. Depois, Paulo escreve que as escrituras que ensinam Timteo sobre a salvao so Escrituras que ele j conhece desde a infncia. James White diz nos seus debates que Paulo no est falando sobre perodo, mas da natureza das escrituras, e apenas parcialmente isto pode ser verdade, mas isto no anula o fato de que Paulo est falando exclusivamente do Antigo Testamento. A defesa da Sola Scriptura afirma que, alm de no se precisar de tradio oral, tambm no se precisa do Novo Testamento, pois a passagem se refere exclusivamente ao Antigo Testamento. verdade que o Antigo Testamento ensina a salvao (Nm 25,1-16; Pv 24,12;17,15), que a propsito rebate a posio Calvinista de justificao, mas a salvao pregada mais claramente na Nova Aliana. Um outro ponto que em lugar nenhum Paulo afirma que o que ele escreve Escritura! Como saberemos que o que Paulo escreveu Escritura? Como Timteo soube que aquela carta Escritura? Quando Pedro menciona os escritos de Paulo como Escritura (2 Pe 3,16), ele no menciona nenhuma carta especificamente. A Igreja preservou estas cartas e por isso voc as tm. Isto o prprio Lutero reconheceu. Tambm quando Pedro escreve sobre as epstolas que so difceis de entender (2 Pe 3,16), o versculo anterior (v.15) mostra que as coisas que so difceis de entender tem relao com a salvao! Isto mostra que o conceito protestante sobre a claridade da Escritura em relao salvao falsa. Mesmo se eu concedesse a voc, James White ou Robert Godfrey a interpretao dos versculos 16 e 17, estes mesmos pontos refutam a interpretao da Sola Scriptura no restante destes versculos.

V.16: Voc declara: "o versculo 16 afirma a absoluta autoridade da Escritura". H dois problemas com essa anlise. Primeiro que este versculo no mostra que somente a Escritura dada sob inspirao divina. No diz que somente a Escritura necessria para servir a estes fins. Por essa razo, este verso no importante para a Sola Scriptura neste ponto. O outro fato que a escritura til para doutrinar, repreender, corrigir e educar na retido. Se eu beber gua, til mas no o suficiente para me manter vivo. A comida tambm necessria. A Igreja da mesma forma declara que a Escritura til para estes fins, entretanto o ttulo do seu captulo "A suficincia da palavra escrita". Mais tarde, quando ele fala sobre se tornar plenamente preparado para toda boa obra, devemos lembrar que a escritura somente til para aqueles fins.

v.17 - "Que o homem de Deus deve ser completo, inteiramente preparado para toda boa obra". Isso no significa suficincia? Paulo utiliza sempre este tipo de linguagem sobre outras coisas? De fato em toda a carta ele usa a mesma frase. Ele escreve em 2,21 "...se algum se purificar destas coisas, ser um vaso de honra, santificado e til ao Mestre, preparado para toda boa obra". O contexto sobre a santificao. Paulo est falando sobre santificao, e libertao dos desejos da juventude (v. 22) suficiente para preparar Paulo? Usando a lgica empregada pelos apologistas protestantes, para ser consistente com a interpretao de 2 Tm 3,15-17, logo

5 / 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura


Escrito por Matt

voc no necessita de nada mais para lhe preparar, com exceo da santificao. Outro ponto que para a escritura ser suficiente, Timteo deve esquecer tudo o que Paulo disse. "Ignore 2 Tm 2,2 onde ele especificamente diz para ele passar adiante o que eu falei (no escrevi) para voc". "Ignore 2,21. Ignore 2 Tm 3,8 que mostra reconhecimento da tradio oral nos nomes dos Faras mgicos, Jannes e Jamberes (inexistentes no AT)". Ele no precisa discutir que isto um fato, ele assume como autoridade, mostrando dependncia da tradio oral. Para 2 Tm 3,15-17 significar Sola Scriptura, ele deve dizer para eles agirem assim. O que Paulo est escrevendo nesta seo que a escritura realmente inspirada por Deus, e til para preparar-nos para toda boa obra. Entretanto, no contexto imediato (vv.10-14) em relao salvao, assim como reas de desenvolvimento espiritual, na mesma epstola h vrias coisas que preparam, includo a tradio oral. Eu tenho o mesmo amor s Escrituras que voc tem. Contudo, esta apenas uma de vrias coisas que nos preparam.

2 Tm 2,2 - "As que voc ouviu de mim na presena de muitas testemunhas, confie a homens fiis, que sero capazes de ensinar a outros":

1) Aqui voc escreveu que Paulo est somente orientando Timteo para o discipulado, e no para uma sucesso apostlica.

2) Voc citou 2 Tm 3,15-17 para refutar a interpretao catlica.

3) Insiste que somente a Escritura deve ser transmitida infalivelmente.

A afirmao que Timteo est sendo orientado somente para o discipulado equivocada. O contexto desta afirmao demonstra que a tradio oral transmitida adiante. Poucos versculos antes (2 Tm 1,13), Paulo fala a Timteo: "Mantenha firme o caminho das palavras que tens ouvido de mim, na f e no amor que h em Cristo Jesus As boas coisas que foram confiadas a ti, mantenha pelo Esprito Santo que habita em ns". Um interessante comentrio sobre este versculo (2 Tm 1,13) o de So Joo Crisstomo, em seu comentrio sobre a carta a Timteo.

Paulo no instruiu seu discpulo apenas por carta, mas tambm por palavras, algo que ele mostra em muitas outras passagens onde fala "seja por palavra ou epstola" (2 Ts 2,15), sendo este o principal. Isto nos deixa crer que no h imperfeio na doutrina que foi falada. Muitas

6 / 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura


Escrito por Matt

coisas foram confiadas a Timteo sem terem sido escritas. Por isso, ento, Paulo relembra "Mantenha firme o caminho das palavras que tens ouvido de mim" (2 Tm 1,13). (Homilias sobre Timteo, Padres Nicenos e ps-Nicenos, Primeiras Sries, vol 13, p. 484).

1 Tm 1;14 nos mostra que Paulo conta com o bispo Timteo (1 Tm 4,14; 2 Tm 1,6) para manter firme as tradies do Esprito Santo. E isto est em perfeita sintonia com o magistrio infalvel da Igreja. E por isso que Paulo coloca os fundamentos de 2 Tm 2,2. Quando examinamos 2 Tm 2,2 notamos que trs geraes de cristos so citadas a transmitir a tradio oralmente. Em 2 Tm 2,1 Paulo chama Timteo de seu filho. Paulo da primeira gerao apostlica que transmite oralmente seu conhecimento a Timteo, da segunda gerao. Ento, ele pede ao lder da segunda gerao, Timteo, para confiar a mesma tradio oral terceira gerao (os filhos espirituais de Timteo). Dizer que isto no tem nada a ver com sucesso apostlica ignorar as palavras de Paulo. Paulo tambm mostrou em 2 Tm 1,13-14 que a tradio oral a base dos referidos versculos. O prprio 2 Tm 2,2 fala sobre o que confiado a Timteo. Individualmente estes versculos falam sobre a tradio oral como ocorre na Igreja Catlica. Entretanto, quando estes versos so combinados, um leitor atento ver que a Sola Scriptura o tema mais distante da mentalidade de Paulo. No mero sacerdcio, ensinamento. Quando a base destes versos mostram ser Timteo (2 Tm 1,13-14) quem deve manter firme a tradio oral de Paulo, fica claro que este ensinamento oral fica a cargo no s de Timteo, mas a todos os seus sucessores.

Esta passagem de 2 Tm 3,15-17 totalmente irrelevante, no havendo contexto com a Escritura (2 Tm 2). O que relevante que durante a transmisso do conhecimento no h referncia Escritura. Sua concluso sobre 2 Tm 2 de que assegurado a Timteo que somente a Escritura um mtodo seguro de transmitir os ensinamentos no habita em lugar nenhum do contexto. De fato 2 Tm 3,15-17 no diz nada sobre transmitir a Escritura, enquanto que em 2 Tm 2,2 o ensino oral deve ser transmitido.

O fato de que somente a Escritura considerada inspirada ignora o fato de que foi a Igreja Catlica quem afirmou que a Escritura era inspirada. Ns no defendemos que qualquer tradio transmitida inspirada, entretanto, as palavras que Paulo falou eram inspiradas. O que os 12 apstolos falaram e escreveram eram inspirados da mesma forma. Por exemplo, um dos vrios exemplos onde o termo "Palavra de Deus" usado em Atos 13,5 quando ela ensinada, mas no registrada. Eu sugiro a voc localizar quantas vezes o termo "Palavra de Deus" aparece em Atos e notar que este termo na maioria das vezes se refere ao que os apstolos falam, e no o que eles escrevem, pois so to inspiradas quanto o que escrito. Sero estas palavras de Deus que Paulo ensina em 2 Tm 2,2 que sero transmitidas atravs de trs geraes e em lugar algum ele diz que a tradio oral deve ser interrompida.

7 / 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura


Escrito por Matt

Paulo escreveu esta carta no final de sua vida (2 Tm 4,6-8). Isto torna esta afirmao mais um ponto nevrlgico doutrina da Sola Scriptura. Voc escreveu que aps a morte dos apstolos, a nica coisa que foi transmitida foi a tradio oral, mas o que transmitido de forma oral no pode ter autoridade. Se ele, Paulo, acreditasse em Sola Scriptura, a hora de sua morte no seria a hora ideal para afirmar tal coisa? Mas o que foi que ele falou sobre o que deve ser transmitido nas geraes seguintes? A Tradio Oral. Ele nada diz sobre Somente a Escritura.

Atos 2,42 Voc reconhece que esta passagem mostra que o povo estava unido doutrina oral dos apstolos. Desta forma voc tambm deve reconhecer que a Igreja precedeu a bblia e que a autoridade da Igreja no deriva da bblia. Voc tambm escreveu que a palavra inerrante dos apstolos foi ensinada s pessoas. Contudo a sua concluso de que a palavra foi ensinada somente aos ouvintes erra em um importante ponto. Em lugar algum encontramos, na bblia, que esta palavra inerrante ser somente ensinada s geraes futuras pela bblia.

1 Cor 11,2 A sua anlise deste versculo faz outro reconhecimento no que se refere transmisso de doutrina. Entretanto voc refuta o argumento catlico dizendo que os catlicos no podem faz-lo. Voc escreveu que a nica maneira que ajudaria o argumento catlico seria se Paulo estivesse transmitindo a tradio que ele recebeu dos apstolos e esta seria uma segunda transmisso (o mesmo argumento voc utilizou para refutar 2 Ts 2,15 e 3,6). Apesar deste argumento nos ajudar muito, ns no dependemos dele. Paulo um apstolo. Se ele ensina alguma coisa, seja por carta ou por palavra (oralmente), ns as aceitamos como tradio apostlica. Sobre esta tradio que ele est escrevendo neste versculo , de fato, tradio apostlica em sua origem. E isto suficiente para o argumento catlico. Todavia, neste mesmo captulo, Paulo relata a tradio que ele, de fato, recebeu dos apstolos. Ele escreve sobre a tradio da Eucaristia (1 Cor 11,23-32). Recebeu esta tradio pelos apstolos e considera tal tradio de tamanha autoridade que quem comer e beber o corpo do Senhor de maneira indigna ser condenado. Esta tradio que recebeu dos apstolos de tal confiana que a aceita como vindas do prprio Jesus.

De fato h outros exemplos em que Paulo recebe ensinamentos oficiais, oralmente, dos apstolos, e ele nos mostra isto. Por exemplo, peo a voc que leia At 20,36. Aqui Paulo cita o prprio Jesus, " maior ventura dar que receber". Tal coisa no encontrada em lugar nenhum nos Evangelhos. bvio, ento, que Paulo ouviu tal coisa dita por Jesus atravs dos apstolos, e no dos Evangelhos escritos. Ele ainda diz que uma palavra oficial de Jesus. Passou, ento, esta tradio oral para os demais. E o que dizer de 1 Cor 15,3-7? Como ele soube o que Jesus fizera em relao aos demais apstolos? No v.3 ele escreveu sobre o que escutou e assim transmitiu. Esta uma boa definio sobre o que seja Tradio. Fala sobre Jesus ter sido visto por Pedro, os demais apstolos, e cerca de 500 irmos. Paulo cita este fato como verdade, pois recebeu esta tradio oral dos apstolos. Estes exemplos demonstram de fato que Paulo confiou tais tradies como oficiais e as transmitiu tambm como oficiais,

8 / 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura


Escrito por Matt

exatamente o que voc negou que ele fez. E isto no inclui os demais casos no Novo Testamento mostrados no artigo "Tradio Oral no Novo Testamento" que demonstra como Jesus, Mateus, Judas e Paulo usaram tradies orais que poderiam ser localizadas nos tempos do Antigo Testamento e foram usadas como tradio oficial.

De volta a 1 Cor 11,2: este versculo mal interpretado d a falsa idia de que Paulo depende das Escrituras. Da mesma forma que nas outras passagens, quando ele tenta transmitir uma tradio oficial ele no faz nenhum esforo para reivindicar que esta tradio vlida somente quando estiver escrita. No escreveu "bem, isto est escrito, ento vocs podem esquecer aquelas tradies orais quando eu morrer, e sigam somente o que eu escrevi". O simples fato de ele usar a palavra tradio quando escreve sobre a transmisso oral da doutrina significa que esta a forma como ele pretende que a doutrina seja transmitida. Se ele chama a Igreja de base e fundamento da verdade (1 Tm 3,15), de fato acredita que tal transmisso no somente , mas ser, infalvel.

2 Ts 2,14 "Ento, irmos, permaneam firmes e mantenham as tradies que foram ditas a vocs, seja pela palavra da boca ou por carta nossa". Concordo com algumas de suas anlises sobre este versculo. Aqui esto coisas definitivas que inquietam os crentes em relao vinda de Jesus. Voc citou 2,5 que refora a concluso catlica. O que que mantm firmes estes crentes? O v.5 mostra que estas so as coisas que ele os falou. No escreveu "o que agora estou escrevendo escritura, e deixem ser o que vai firmar vocs". No v.6 escreve "agora vocs sabem o que que o retm". Ele no detalhou o que retm o homem do pecado. Para que entendamos este versculo, no seu significado real, a tradio oral necessria. Isto determina a base para uma forte afirmao positiva sobre a tradio oral.

Os Vv. 13-14 nos mostram que a tradio a que Paulo est se referindo inclui salvao e o Evangelho. (A propsito, a salvao somente alcanada pela santificao pelo Esprito Santo, no uma retido declarada, na qual a santificao somente um subproduto da salvao). Isto expe a falcia que a Escritura a nica forma de saber como uma pessoa salva.

Voc escreveu que Paulo entende que somente a bblia infalvel, enquanto a Igreja falvel. Se Paulo entendeu isto como sendo verdade, ento porque Paulo no escreveu nada sobre isso? Voc deveria esperar que Paulo escrevesse: "Mantenham firmes as tradies orais e escritas, mas desde que somente a tradio escrita infalvel, assim como todos aqueles que seguirem vocs sero assistidas pela escritura. Quando eu morrer, somente se firmem tradio oral que eu dei a vocs. Depois de minha morte, ignorem toda a tradio oral, porque no devem segui-la". Entretanto, Paulo no faz nenhuma afirmao parecida para diferenciar a

9 / 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura


Escrito por Matt

tradio oral da escrita. Ele diz para seguirem ambas. Voc fez uma grande coisa dizendo que somente a escritura era inspirada (2 Tm 3,16) e a tradio oral nunca foi. Mesmo que aqui a tradio oral no seja chamada de inspirada o fato que posta em paralelo nestes versculos. Isto d muita garantia que a tradio que Paulo passou oralmente de fato inspirada. Ns no estamos dizendo que as geraes que se sucederam era inspiradas. No estamos dizendo que o Papa ou os Padres da Igreja foram ou so inspirados em suas interpretaes sobre este depsito original da verdade. Ns estamos afirmando que esta verdade foi transmitida infalivelmente.

Tendo Paulo usado a palavra tradio, assim como voc citou, significando transmitir, isto implica em dizer tal coisa deve ser transmitida. Entretanto, novamente voc afirma que somente a tradio escrita deve ser passada adiante, e a tradio oral no. Peo a voc que releia a passagem! Diz para firmarem-se em ambas. Se uma deve ser transmitida, a outra tambm deve. Se uma no deve ser transmitida, a outra tambm no. Ento, j que voc, muito seguramente, escreveu que a tradio escrita, de fato, deve ser transmitida e oficial, por ser consistente com a linguagem de Paulo, ento ns devemos entender que a tradio oral tambm deve ser transmitida, e tambm como oficial. Se uma infalvel, a outra tambm , usando a linguagem de Paulo.

So Joo Crisstomo entendeu qual deve ser a nica e verdadeira interpretao deste versculo: " Por esta razo isto revelado, que eles no proferiram todas as coisas por epstola, mas muitas coisas no-escritas, e de tal modo ambos so merecedores de honra. Ento deixe-nos pensar que a tradio da Igreja da mesma forma merece honra. Isto tradio" (Crisstomo, Homilias sobre Tessalonicenses, Primeiras Sries, vol 13, p. 390) .

A razo porque eu citei especificamente Crisstomo aqui e em minha anlise de 2 Tm 2,2 porque Robert Godfrey alegou que Crisstomo, em sua anlise de 2 Tm 3,16, aceitava a Sola Scriptura. A anlise de Crisstomo sobre 2 Tm 3,16 obviamente no admite a Sola Scriptura. Ele no concorda com esse conceito (claro que ningum nunca falou sobre ele at Wycliff, e ento Lutero) e mostrou que verifica ser a tradio apostlica oficial. James White igualmente, e isoladamente, citou Irineu e Atansio. Claro que White no citou que Atansio escreveu que a Igreja ensina infalivelmente e pelos seus atos constantemente se dirige a Roma para decidir uma disputa. Em relao a Irineu, eu o convido a ler sua obra (Contra as Heresias, livro III, captulos 1 ao 4, especialmente o 3. Os Padres Ante-Nicenos, vol 1, pp. 414-417).

Nesta crtica sobre seu captulo eu abordei os pontos principais, e creio ter mostrado porque ambas as suas tentativas de apoiar a Sola Scriptura usando a bblia, e atacar a tradio oral no podem opor-se a um verdadeiro exame bblico. Esta apenas uma pequena crtica da

10 / 11

Os Erros de John McArthur sobre a Sola Scriptura


Escrito por Matt

Sola Scriptura mediante a sua defesa e uma resposta aos ataques base bblica da tradio oral. Tenho lido todos os livros sobre Sola Scriptura e muitas das fraquezas desta doutrina no so bem abordados. Eu gostaria que voc respondesse a algum dos meus escritos, este especialmente. Se voc, algum do seu grupo, ou algum aluno de sua escola est de acordo com o que eu escrevi, apreciarei qualquer correspondncia. Tenho escrito a muitos pastores protestantes sobre Sola Scriptura e Sola Fide. Ficaria contente se algum pudesse estar de acordo com esta exegese. Gostaria que algum me mostrasse que a anlise que eu fiz est errada. Em Cristo,

Traduzido para o Veritatis Splendor por Rondinelly Rosa Ribeiro.

11 / 11

You might also like