You are on page 1of 59

GUIA PARA ELABORAR ANLISE DE RISCO

INTRODUO: Considerando que todo o trabalho em altura deve ser precedido de uma anlise de risco e tendo em vista no existir uma publicao prtica que ajude os prevencionistas a identificar e controlar os riscos nas reas que mais acontecem acidentes, elaborei este GUIA PRTICO utilizando meus artigos didticos e pictogramas que j esto sendo usados na maioria das escolas tcnicas e de engenharia, resultado de minha experincia de atuao, desde 1975, na movimentao vertical e proteo contra queda, comparando as formas de trabalhos internacionais e as particularidades (culturais) de nosso pas. Este guia obedece as atuais exigncias do MTE, normas europeias e brasileiras da ABNT. NOTA: Para melhor identificar e controlar os riscos, em alguns assuntos, recomendamos assistir os vdeos disponveis no site: www.gulin.com.br

CONCEITO INTERNACIONAL DA PROTEO CONTRA QUEDA:

Onde houver risco de queda necessria a instalao da proteo coletiva correspondente. IMPORTANTE: A proteo coletiva deve receber prioridade sobre as medidas de proteo individual. No sendo possvel adotar a proteo coletiva deve-se utilizar a proteo individual (EPI).

NDICE: CAPTULO 1: Dispositivos de proteo coletiva usados durante a construo CAPTULO 2: Equipamentos de proteo individual contra queda CAPTULO 3: Equipamentos auxiliares para trabalho em altura CAPTULO 4: Principais reas de trabalho com risco de queda e solues CAPTULO 5: Fcil resgate distncia 54
2

13

24

38

CAPTULO 1
DISPOSITIVOS DE PROTEO COLETIVA USADOS DURANTE A CONSTRUO (Detalhamentos construtivos so dados pelas normas do MTE e da ABNT). 1. SISTEMA GUARDA CORPO RODAP

Destina-se a promover a proteo contra queda de pessoas, materiais e ferramentas. bastante usado em beirais, passarelas, plataformas, andaimes, escadarias e ao redor de aberturas de paredes e pisos.

formado por: - Travesso superior instalado a uma altura de 120 centmetros; - Travesso intermedirio a uma altura de 70 centmetros; - Rodap com altura mnima de 20 centmetros; - Tela para fechamento do espao entre travesses e rodap.
3

2. SISTEMA DE BARREIRA COM REDE

formado por dois elementos horizontais constitudos por cabo de ao ou tubo metlico rigidamente fixados estrutura da construo sendo que: - O elemento superior instalado a 120 centmetros do piso; - O elemento inferior instalado junto ao piso; - O vo entre eles fechado por tela.

3. PROTEO DE ABERTURAS NO PISO POR CERCADOS OU BARREIRAS COM CANCELAS

As aberturas no piso protegidas por cercado devem ter caractersticas construtivas idnticas ao sistema guarda corpo rodap.

4. DISPOSITIVOS PROTETORES DE PLANO HORIZONTAL

As aberturas nas lajes ou pisos no utilizadas para transporte vertical de materiais e equipamentos com fechamento provisrio devem ser construdas sem aberturas ou frestas e de forma que no seja possvel deslocamento acidental.

5. ESCADAS DE USO COLETIVO

So indicadas quando mais de 20 trabalhadores estiverem realizando um trabalho de longa durao. Suas laterais devem ter as mesmas caractersticas do sistema guarda corpo rodap e sua utilizao deve seguir a seguinte recomendao: - Escadas com largura de 80 centmetros so indicadas para at 45 pessoas; - 120 centmetros so indicadas para at 90 pessoas; - 150 centmetros so indicadas para mais de 91 pessoas.

6. RAMPAS DE USO COLETIVO

So indicadas quando mais de 20 trabalhadores tenham necessidade de transpor uma vala ou vo. As laterais das rampas de uso coletivo devem ter as mesmas caractersticas do sistema guarda corpo rodap e sua utilizao deve seguir a seguinte recomendao:

- Rampas com largura de 80 centmetros so indicadas para at 45 pessoas; - 120 centmetros so indicadas para at 90 pessoas; - 150 centmetros so indicadas para mais de 91 pessoas.

As rampas so indicadas para inclinao de at 15 . Rampas com inclinao entre 6 a 15 devem ter travessas fixas no piso a cada 40 centmetros.

7. PASSARELAS DE USO COLETIVO


O acesso temporrio que se destina passagem de operrios sobre uma vala ou vo, cujas margens esto em nvel a passarela. As passarelas possuem caractersticas construtivas iguais s rampas de uso coletivo devendo possuir guarda corpo rodap e a largura definida de acordo com o nmero de trabalhadores que as utilizam:

- Passarelas com largura de 80 centmetros so indicadas para at 45 pessoas; - 120 centmetros so indicadas para at 90 pessoas; - 150 centmetros so indicadas para mais de 91 pessoas.

8. DISPOSITIVOS DE PROTEO PARA LIMITAO DE QUEDAS

Em todo o permetro da construo de edifcios com mais de quatro pavimentos ou altura equivalente obrigatria a instalao de uma plataforma principal de proteo na altura da primeira laje e plataformas secundrias de proteo de trs em trs lajes. Todo o permetro da construo de edifcios, entre as plataformas de proteo, deve ser fechado com telas.

9. REDES DE SEGURANA

Como medida alternativa ao uso de plataformas secundrias de proteo (vide figura acima) pode ser instalado um sistema limitador de queda de altura com a utilizao de redes de segurana, desde que sejam obedecidas a exigncias dos itens 18.13.12.1 at 18.13.12.26 da NR-18.

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES E SOLUES


ERRADO CERTO

A Escada de uso coletivo est sem proteo lateral tipo guarda corpo rodap. Nesta situao, vemos os seguintes riscos: Queda de trabalhadores; Queda de materiais e ferramentas.

A proteo lateral precisa ter: Travesso superior com 120 cm de altura; Travesso intermedirio com 70 cm de altura; Rodap com, no mnimo, 20 cm de altura; Tela para proteo contra queda de materiais.

ERRADO

CERTO

Fitas de sinalizao no podem ser usadas como corrimo de passarelas.

As passarelas devem possuir proteo lateral do tipo guarda corpo-rodap com, no mnimo, 120 cm de altura.

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES E SOLUES


ERRADO CERTO

Cordas ou cabos de ao no so solues para substituir o corrimo. Rampas sem travessas transversais no piso s podem ser utilizadas quando tiverem uma inclinao de at 6 .

As rampas precisam ter: Proteo lateral dimensionada com 120 cm de altura; Tela de proteo contra queda de materiais; Travessas transversais no piso, para angulaes entre 6 a 15 .

ERRADO

CERTO

Utilizar uma travessa ainda que na altura recomendada de 120 cm, no uma proteo adequada e gera riscos aos trabalhadores.

O vo de acesso ao poo dos elevadores deve ter fechamento vertical provisrio com sistema guarda corpo rodap, construdo com material resistente com, no mnimo, 120 cm de altura.

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES E SOLUES


ERRADO CERTO

O uso de telas metlicas com alturas menores que 120 cm, para isolar o acesso ao poo dos elevadores, ineficiente e ainda gera riscos aos trabalhadores.

O sistema de proteo por tela metlica, para eliminar risco de queda no poo dos elevadores durante uma construo, pode ser utilizado desde que: construdo com 120 cm de altura, com boa fixao estrutura da

edificao, at a colocao definitiva das portas.

ERRADO

CERTO

A abertura do piso est fechada com soalho provisrio com frestas.

Um soalho provisrio adequado no deve ter frestas para evitar quedas de

materiais, alm de acidentes com os trabalhadores.

10

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES E SOLUES


ERRADO CERTO

Fita de sinalizao no proteo coletiva.

Se houver necessidade de transporte vertical, costuma-se utilizar o sistema guarda corpo rodap com cancela.

ERRADO

CERTO

Havendo possibilidade de queda de materiais e ferramentas, deve existir a tela de proteo.

O sistema guarda corpo rodap pode ser construdo com madeira ou tubos metlicos.

11

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES E SOLUES


ERRADO CERTO

O fechamento est errado: No houve fechamento total; As tbuas podem ser deslocadas acidentalmente.

Havendo necessidade de abertura para transporte cercado sinalizado. vertical, de pode ser usado

proteo

devidamente

ERRADO

CERTO

As escadas internas provisrias ou definitivas devem ter proteo lateral.

Geralmente utilizado o sistema guarda corpo rodap.

12

CAPTULO 2
EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL CONTRA QUEDA (Conceitos bsicos apresentados de forma simplificada). CINTURO PARAQUEDISTA

Havendo risco de queda em trabalhos a mais de dois metros de altura deve ser usado cinturo paraquedista com ligao, obrigatoriamente, pelas costas ou peito.

CONDIES IMPEDITIVAS DE USO:


As argolas ou alas na linha da cintura do cinturo paraquedista s devem ter seu uso para posicionamento durante o As argolas ou alas dos ombros do cinturo paraquedista s devem ser usadas para movimentao vertical com suporte de ombros.

trabalho ou limitao de distncia para no chegar perto da rea de risco.

13

SISTEMAS DE RETENO INDIVIDUAL DE QUEDA


Existem quatro sistemas de reteno de queda usados para ligar o cinturo paraquedista estrutura do local de trabalho.

1. Sistema com talabarte de segurana.

2. Sistema com travaqueda de cabo retrtil.

3. Sistema com travaqueda deslizante em cabo vertical.

4. Sistema com movimentao em linha de vida horizontal.

CONDIES IMPEDITIVAS DE USO DOS SISTEMAS DE RETENO DE QUEDA: PESO MXIMO DO TRABALHADOR: 100 quilos. Todos os cintures, talabartes e travaquedas aprovados pelo MTE foram ensaiados com massa de 100 quilos, sendo incorreto us-los para valores maiores que o ensaiado e aprovado. VIDA TIL DOS CINTURES: 4 anos. Internacionalmente, adota-se vida til de 4 anos para cintures, talabartes e cordas de fibras sintticas, mesmo que no tenham sido usados. IMPORTANTE: Cintures e outros materiais sintticos que aparentam estar perfeitos, porm tenham retido uma queda, ou tenham vida til vencida, devem ser inutilizados e descartados.
14

1. SISTEMA DE RETENO DE QUEDA COM TALABARTE

CONDIES IMPEDITIVAS DE USO (ABNT NBR 15834): O comprimento L de um talabarte simples (A), regulvel (B) ou duplo (C) no pode exceder a dois metros. Quando os talabartes tiverem mais de noventa centmetros e forem utilizados em sistema de reteno de queda devem possuir absorvedor de energia. TALABARTE SIMPLES indicado para proteo em trabalho com pouco deslocamento em relao ao ponto de fixao do talabarte, visto que a movimentao do usurio limitada pelo seu comprimento.

TALABARTE DUPLO usado em situaes que o usurio necessite efetuar movimentao com risco de queda maior que o comprimento do talabarte, por exemplo, descer, subir ou atravessar uma estrutura. IMPORTANTE: obrigatrio o uso de talabarte duplo pelos montadores de andaimes e estruturas equivalentes.
15

2. SISTEMA DE RETENO DE QUEDA POR TRAVAQUEDA TIPO RETRTIL CONDIES IMPEDITIVAS DE USO (ABNT NBR 14628): O travaqueda retrtil no pode ser fixado em ponto com resistncia menor que 15 kN (1500 quilos). O comprimento do cabo retrtil no pode ser aumentado por meio de elemento extra de ligao ao cinturo. TIPOS DE TRAVAQUEDAS RETRTEIS: a) TRAVAQUEDA DE PROTEO LOCALIZADA

a verso mais leve e simples do travaqueda tipo retrtil. Possui fita retrtil em torno de dois metros sendo assim, usado para trabalhos com pouco deslocamento em relao ao ponto de ancoragem do aparelho. Pode ter ou no absorvedor de energia. Aps reter uma queda no pode ser revisado, precisa ser inutilizado e descartado. IMPORTANTE: Obedea as instrues de uso fornecidas pelo fabricante, referentes correta fixao ao ponto de ancoragem.

b) TRAVAQUEDA TIPO RETRTIL DE USO GERAL

Figura 1

Geralmente possuem cabo de ao retrtil com comprimento entre oito e vinte metros.
16

So aparelhos de construo robusta, grande durabilidade e conforme exigncia da NBR 14628 da ABNT necessitam de reviso a cada doze meses ou aps reter uma queda.

Figura 2

Figura 3

O sistema de reteno de queda por travaqueda tipo retrtil o que oferece maior liberdade de movimentao horizontal pelos seguintes motivos: Quando fixado acima da cabea do usurio (figura 1) permite movimentao horizontal (L) de at um tero da distncia entre o ponto de ligao do cinturo e o solo (H). Quando fixado por meio de corrente ou cabo de ao vertical (figura 2) ou ainda por trole deslizante em cabo de ao horizontal (figura 3) ou trilho, aumenta bastante a mobilidade. c) TRAVAQUEDA RETRTIL RESGATADOR

Geralmente possuem cabo de ao retrtil com comprimento de at vinte metros. So aparelhos de construo robusta, grande durabilidade e conforme exigncia da NBR 14628 da ABNT necessitam de reviso a cada doze meses ou aps reter uma queda. CONDIO IMPEDITIVA DE USO: Possui manivela de resgate que s deve ser usada na emergncia, visto que o equipamento no projetado para movimentao constante de pessoa ou peso. NOTA: Para movimentao constante de pessoa deve-se usar o guincho de pessoas.
17

3. SISTEMA DE RETENO COM TRAVAQUEDA DESLIZANTE CONDIES IMPEDITIVAS DE USO (ABNT NBR 14626 E 14627): A corda ou cabo vertical do travaqueda deslizante no pode ser fixado em ponto com resistncia menor que 15 kN (1500 quilos). O extensor, ou seja, a ligao entre o travaqueda deslizante e o cinturo, no pode ter comprimento maior que o especificado no CA do MTE. O travaqueda deslizante em cabo de ao ou corda no pode ser revisado aps deter uma queda ou no passar na inspeo antes do uso e deve ser descartado e inutilizado. TIPOS DE TRAVAQUEDAS DESLIZANTES EM CABO VERTICAL: 1) TRAVAQUEDA DESLIZANTE EM CABO DE AO O travaqueda deslizante em cabo de ao utilizado geralmente, em escadas verticais, estruturas,

plataformas e torres. CONDIO IMPEDITIVA DE USO (ABNT NBR 14626) O travaqueda no pode ser usado em cabo de ao com a extremidade inferior solta, sem ter um peso,

especificado pelo fabricante. NOTA: Cabo solto sem peso na ponta compromete o desempenho dinmico do travaqueda e pode causar acidente.

Em escadas verticais, geralmente, o cabo de ao instalado de forma permanente, distanciado cerca de 10 centmetros dos degraus. A extremidade inferior do cabo deve ser mantida tensionada por meio de um esticador, conforme a figura ao lado.

18

2) TRAVAQUEDA DESLIZANTE EM CORDA

O travaqueda deslizante em corda utilizado, principalmente, em servios temporrios realizados em andaimes suspensos, estruturas, escadas verticais, cadeiras suspensas, telhados e coberturas, conforme exemplos dados no captulo 4. Devem ser utilizados, obrigatoriamente, com a corda de poliamida com 12 milmetros de dimetro, especificada no anexo I da NR 18 do MTE.

COMO USAR ESCADA MVEL COM SEGURANA? Em locais altos, com frequente necessidade de serem acessados para manuteno como luminrias e outros, costuma-se deixar instalado um ponto de ancoragem para poder ser usada a escada mvel em conjunto com um travaqueda e com sua corda ligada na vara de ancoragem, conforme mostra a sequncia a seguir:

COMO UTILIZAR A VARA DE ANCORAGEM: 1) Colocar a vara telescpica na posio vertical abaixo do ponto de ancoragem onde ser conectada a corda (Fig. 1). 2) Distender a vara telescpica pelos seus elementos at atingir a altura de conexo ao ponto de ancoragem (Fig. 2). 3) Abrir o mosqueto por meio da fina corda de nylon e conect-lo ao ponto de ancoragem (Fig. 3). 4) Manter a corda do travaqueda esticada por um pequeno peso (aproximadamente 2 kg) ou amarrada ao p da escada (Fig. 4). 5) Conectar o travaqueda na corda e no cinturo paraquedista para subir com segurana na escada mvel (Fig. 5).
19

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Figura 4

Figura 5

3) TRAVAQUEDA DESLIZANTE EM TRILHO

O travaqueda deslizante em trilho instalado de forma permanente em escadas de

montantes no retilneos, conforme figura ao lado.

Este sistema de proteo possibilita, tambm, a movimentao horizontal em beirais, sendo bastante usado nas instalaes industriais em regies sujeitas a ventos fortes e ocorrncia de neve.

20

4. SISTEMA DE RETENO DE QUEDA COM MOVIMENTAO EM LINHA DE VIDA HORIZONTAL

CONDIES IMPEDITIVAS DE USO (Baseado em normas internacionais, visto que a norma da ABNT ainda est em estudo): As extremidades da linha de vida horizontal constituda de cabo de ao ou corda sinttica no podem ser fixadas em pontos com resistncia menor que 22 kN (2.200 quilos).

TIPOS DE LINHA DE VIDA HORIZONTAL: a) LINHA DE VIDA HORIZONTAL EM CORDA SINTTICA

um sistema temporrio de segurana para movimentao em beirais, estruturas, taludes, rampas, telhados e pontes ferrovirias. Possui um esticador de corda que possibilita, com giro da manivela, tension-la com facilidade. Dependendo do comprimento da linha, tipo da corda e quantidade de usurios na mesma linha, poder ser necessrio ter absorvedor de energia numa das extremidades da corda e a mesma dever ser tensionada at o valor indicado pelo fabricante.

CONDIO IMPEDITIVA DE USO: Na instalao e durante o uso da linha de vida horizontal em corda, o responsvel tcnico pelo trabalho deve assegurar que em qualquer ponto da linha, no caso de ocorrer uma queda, o usurio tenha uma distncia livre de queda de, no mnimo, a somatria de A + B + C + D. Exemplo: Clculo da distncia livre de queda necessria para poder usar o sistema.
21

ANTES DA QUEDA

DEPOIS DA QUEDA

A = 2,1 m (Deflexo mdia da corda na Linha de Vida Valor informado pelo fabricante do sistema em funo das caractersticas do projeto). B = 0,9 m (Comprimento do talabarte aps a queda Valor informado pelo fabricante). C = 2,0 m (Distncia da argola dorsal at os dedos do p, conforme normas internacionais) D = 1,0 m (Vo livre necessrio aps queda, conforme normas internacionais)

A + B + C + D = 6.0 CONCLUSO: Para ser possvel usar a linha flexvel necessrio que, em qualquer ponto da linha, haja uma distncia livre de queda de, no mnimo, 6,0m. b) LINHA DE VIDA HORIZONTAL EM CABO DE AO ANTES DA QUEDA DEPOIS DA QUEDA

22

Sistema de segurana de uso obrigatrio pelo Ministrio do Trabalho em telhados e coberturas. Muito usado em estruturas, beirais, fachadas, pontes rolantes e ferrovirias. CONDIES IMPEDITIVAS DE USO: 1) Nas estruturas em que os pontos de ancoragem foram projetados para resistir at 22 kN, a linha de vida horizontal em cabo de ao deve possuir um absorvedor de impacto, visto que, na reteno de queda, a linha de vida sem absorvedor poder exercer, nos pontos de ancoragem, fora instantnea superior a 20 kN. NOTA: os absorvedores de impacto dos principais fabricantes internacionais limitam a fora de impacto nos pontos de ancoragem da estrutura em torno de 10 kN.

2) Na instalao e durante o uso da linha de vida horizontal em cabo de ao, o responsvel tcnico pelo trabalho deve assegurar que em qualquer ponto da linha, no caso de ocorrer uma queda, o usurio tenha uma distncia livre de queda de, no mnimo, a somatria de A + B + C + D.

c) LINHA DE VIDA HORIZONTAL EM TRILHO ANTES DA QUEDA DEPOIS DA QUEDA

Sistema permanente de segurana para movimentao em fachadas, beirais de fachadas, pontes rolantes e trabalho sobre caminhes, nibus e vages.

CONDIES IMPEDITIVAS DE USO: Na instalao e durante o uso da linha de vida horizontal em trilho, o responsvel tcnico pelo trabalho deve assegurar que, em qualquer ponto da linha, no caso de ocorrer uma queda, o usurio tenha uma distncia livre de queda de, no mnimo, a somatria de A + B + C + D, sendo que A = 0 (deflexo do trilho depois da queda).
23

CAPTULO 3
EQUIPAMENTOS AUXILIARES PARA TRABALHO EM ALTURA (Detalhamentos construtivos so dados pelas normas do MTE e da ABNT).
1. ANDAIME SIMPLESMENTE APOIADO SOBRE CAVALETE

So utilizados em servios que no depositam cargas pesadas sobre a plataforma de trabalho como, por exemplo: Trabalhos de pinturas e carpintarias.

CONDIES IMPEDITIVAS DE USO:

Os andaimes simplesmente apoiados sobre cavaletes no podem ter altura superior a dois metros e largura inferior a noventa centmetros. Pelo disposto na NR-35 este tipo de andaime, de forma geral, no necessita de proteo contra queda, porm, em certas situaes de uso (Trabalho prximo a escadarias, etc.) existe a necessidade de se efetuar uma anlise de risco para adotar medidas de proteo adequadas para eliminar, reduzir ou neutralizar os riscos.

24

2. ANDAIMES SIMPLESMENTE APOIADOS SOBRE SAPATAS

So utilizados em servios que depositam cargas pesadas sobre a plataforma de trabalho como, por exemplo: alvenaria, concretagem e montagens metlicas. A estrutura dos andaimes deve ser fixada construo por meio de amarrao e entroncamento. A altura do andaime simplesmente apoiado no pode exceder quatro vezes a menor dimenso da base de apoio, quando no estaiadas.

CONDIES IMPEDITIVAS DE USO:

proibido o trabalho em andaimes na periferia da edificao sem que haja proteo adequada fixada estrutura da mesma. Geralmente na lateral externa destes andaimes, so usadas telas de proteo com o objetivo de impedir queda de pessoas, materiais ou ferramentas.

25

3. ANDAIMES FACHADEIROS

So muito utilizados em construes e manuteno de fachadas, principalmente, quando no possvel o acesso pela parte interna da obra. No devem receber carga superior especificada pelo fabricante. Os acessos verticais devem ser feitos por escadas incorporadas sua prpria estrutura.

CONDIES IMPEDITIVAS DE USO:

O andaime fachadeiro no pode ser usado sem ter em toda lateral externa tela de proteo com o objetivo de impedir queda de pessoas, materiais ou ferramentas.

26

4. ANDAIMES MVEIS

Os rodzios dos andaimes devem ser providos de travas, de modo a evitar deslocamentos acidentais. A altura do andaime mvel no poder exceder a quatro vezes a menor dimenso da base de apoio, quando no estaiadas.

MEDIDAS DE PROTEO CONTRA QUEDA: Os andaimes devem dispor de sistema guarda corpo - rodap em todo o permetro, com exceo do lado da face de trabalho.

Durante a montagem e desmontagem de andaimes obrigatrio o uso de cinturo tipo paraquedista com talabarte duplo que possua mosquetes de dupla trava com abertura de, no mnimo, cinquenta milmetros.

CONDIES IMPEDITIVAS DE USO: proibido o deslocamento de andaimes mveis com trabalhadores sobre os mesmos.

27

5. ANDAIMES EM BALANO

Andaimes em balano devem ter sistema de fixao estrutura da edificao capaz de suportar trs vezes os esforos solicitantes e eliminar quaisquer oscilaes.

MEDIDAS DE PROTEO CONTRA QUEDA:

Durante a montagem e desmontagem de andaimes obrigatrio o uso de cinturo tipo paraquedista com talabarte duplo que possua mosquetes de dupla trava com abertura de, no mnimo, cinquenta milmetros.

Os andaimes devem dispor de sistema guarda corpo - rodap.

28

6. ANDAIMES SUSPENSOS

Os sistemas de fixao, sustentao e as estruturas de apoio dos andaimes suspensos, devero ser precedidos de projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado. Sobre os andaimes suspensos somente permitido depositar material para uso imediato.

MEDIDAS DE PROTEO CONTRA QUEDA: O trabalhador deve utilizar cinturo de segurana tipo paraquedista, ligado ao travaqueda. O cabo do travaqueda deve ser fixado em estrutura independente da estrutura de fixao e sustentao do andaime suspenso.

29

7. CADEIRA SUSPENSA

Figura 1

Figura 2

proibida a sua improvisao (NR 15.15.54). A cadeira suspensa deve obedecer norma construtiva NBR 14751 da ABNT e dispor de dispositivo que impea sua descida acidental operado por duas travas de segurana independentes. MEDIDAS DE PROTEO CONTRA QUEDA: A cadeira suspensa deve ser usada em conjunto com travaqueda em cabo independente conforme figuras 1 e 2. Para detalhes comparativos, veja pgina 43.

1. Desde 09/07/2002, por meio da portaria n 13 do MTE, a cadeira suspensa deixou de ser EPI e, consequentemente, no necessita mais do certificado de aprovao (CA) exigido na NR6, item 6.9. 2. At 09/07/2002, para o fabricante obter CA, necessitava apresentar ao MTE relatrio de ensaio comprovando que o equipamento obedecia norma construtiva da NBR 14751 da ABNT. 3. Atualmente a comprovao da qualidade da cadeira suspensa dada por relatrio de ensaio emitido por laboratrio acreditado pelo INMETRO que atesta que o equipamento obedece s exigncias construtivas da NBR 14751 inclusive o desempenho dinmico das duas travas de segurana obrigatrias pelo MTE.

Maiores detalhes: www.gulin.com.br vdeos 1, 3, 9 e 22.

30

8. ESCADAS MVEIS

Figura 3

Figura 4

A escada de mo deve ter seu uso restrito para acessos provisrios e servios de pequeno porte. Pode ter at 7 metros de extenso. Deve ser fixada nos pisos inferior e superior ou ser dotada de dispositivo que impea o seu escorregamento (Figura 3). A inclinao de uma escada mvel deve ser tal que a distncia de sua extremidade inferior ao plano vertical de apoio no seja maior que um quarto do comprimento da escada. Ao se utilizar uma escada mvel, prxima a portas, aberturas no piso, reas de circulao e vos desprotegidos, deve-se isolar e sinalizar o local informando sobre o risco de acidentes. A escada de abrir deve ter comprimento mximo de seis metros quando fechada. Para o seu uso, deve estar totalmente aberta e travada. A escada de plataforma (Figura 4) deve ser dimensionada por profissional legalmente habilitado.

31

9. PLATAFORMAS DE TRABALHO AREO (PTA)

TIPOS DE PTA:

TESOURA

TELESCPICA

LANA ARTICULADA

A Plataforma de Trabalho Areo (PTA) um equipamento motorizado, dotado de cesto com guarda corpo, capaz de movimentar o trabalhador do solo at o local de trabalho elevado. Devem obedecer s exigncias de segurana, operao e manuteno do Anexo IV da NR-18 do MTE. Todos os trabalhadores na PTA devem utilizar cinturo paraquedista ligado ao guarda corpo do equipamento ou a outro dispositivo especfico previsto pelo fabricante.

10. ELEVADORES DE OBRA

Os equipamentos de transporte vertical de materiais e pessoas devem ter os servios de instalao, montagem, manuteno e desmontagem executados por profissionais qualificados e sob a superviso de profissional legalmente habilitado.

32

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES E SOLUES


ERRADO CERTO

Andaimes sobre

simplesmente no

apoiados devem ser

Em locais com risco de queda superior a dois metros, devem ser montados

cavaletes

montados prximos a escadarias e beirais.

andaimes com proteo guarda corpo.

ERRADO

CERTO

proibida a improvisao de cadeira suspensa (NR 18.15.54).

As cadeiras suspensas devem obedecer s exigncias da NR 18 do MTE e NBR 14751 da ABNT.

33

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES E SOLUES


ERRADO CERTO

Escada de mo deve ultrapassar um metro o piso superior.

A parte dos montantes que ultrapassam o piso superior usada como corrimo para maior segurana na movimentao.

ERRADO

CERTO

Escada de mo de uso individual.

Deve ser

usada para movimentar uma

pessoa por vez.

34

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES E SOLUES


ERRADO CERTO

Jamais

movimentar-se

estando

de

Sempre use os montantes como corrimo para maior segurana na subida ou descida.

costas para os montantes.

ERRADO

CERTO

Escada

muito

inclinada

pode

fletir,

A inclinao deve ser tal que a distncia da extremidade inferior ao plano vertical de apoio no seja maior que um quarto do comprimento da escada.

escorregar e causar acidentes.

35

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES E SOLUES


ERRADO CERTO

Escadas acima de trs metros no devem ser movimentadas por apenas um trabalhador.

Para maior facilidade de movimentao e melhor distribuio do peso, elas devem ser operadas por dois trabalhadores.

ERRADO

CERTO

A escada deve ser transportada sempre com a frente mais elevada.

Mantendo a frente mais elevada, evita-se choque contra outros trabalhadores.

36

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES E SOLUES


ERRADO CERTO

Para maior facilidade de transporte e distribuio de peso, recomenda-se que a escada acima de trs metros, seja transportada por duas pessoas.

Durante a movimentao deve-se manter a frente da escada mais elevada para evitar choque contra outros

trabalhadores.

ERRADO

CERTO

Escadas no devem ser deixadas na posio vertical.

As escadas de mo devem ser guardadas abrigadas das intempries na posio horizontal.

37

CAPTULO 4
PRINCIPAIS REAS DE TRABALHO COM RISCO DE QUEDA E SOLUES 1. TRABALHO EM TELHADOS E COBERTURAS
PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES: Rompimento de telhas por baixa resistncia mecnica; Tbuas mal posicionadas, danificadas, deformadas e/ou escorregadias; Mal sbito do funcionrio ou intoxicao decorrentes de gases, vapores ou poeiras no telhado; Calados inadequados e/ou impregnados de leo ou graxa; Inadequado iamento de telhas e transporte sobre o telhado; Locomoo sobre coroamento dos prdios; Escadas de acesso ao telhado sem a devida proteo; Ofuscamento por reflexo do sol; Falta de sinalizao e isolamento no piso inferior; Trabalho com chuva ou vento; Escorregamentos em telhados midos, molhados ou com acentuada inclinao; Precariedade nos acessos aos telhados.

PLANEJAMENTO DO TRABALHO:

Figura 1

Figura 2

Todo

servio

realizado

sobre

telhado

exige

um

rigoroso

planejamento,

devendo

necessariamente ser verificado os seguintes itens: Tipo de telha, seu estado e resistncia. Materiais e equipamentos necessrios realizao dos trabalhos;

38

Definio de trajeto sobre o telhado visando deslocamento racional, distante de rede eltrica ou rea sujeita a gases, vapores e poeiras; Sinalizao e isolamento da rea prevista para iamento e movimentao de telhas; Definio dos materiais, ferramentas e equipamentos (EPIs) necessrios realizao do trabalho; Necessidade de montagem de passarelas, escadas (figura 1), guarda-corpos (figura 2) ou estruturas sobre o telhado para facilitar a manuteno de telhas, calhas, claraboias, chamins, lanternins, etc; Definio dos locais para instalao de cabo-guia ou cabo de segurana para possibilitar o uso do cinturo de segurana, conforme exigncia do MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego); Condies climticas satisfatrias para liberar trabalho em telhado, visto que proibido com chuva ou vento; programar desligamento de forno ou outro equipamento do qual haja emanao de gases e esto sob o telhado em obras; Orientar os trabalhadores e proibir qualquer tipo de carga concentrada sobre as telhas, visto que o motivo principal de graves acidentes.

DURANTE O TRABALHO: Para execuo do trabalho em telhados importante considerar alguns aspectos:

1) PROIBIR CARGA CONCENTRADA: (Exigncia do MTE NR-18 item 18.18.5.1) as telhas de fibrocimento, alumnio ou barro no foram projetadas para suportar cargas concentradas. Seus fabricantes advertem para no pisar ou caminhar diretamente sobre elas. Considerando que a maior parte dos acidentes em telhados ocorrem por rompimento mecnico de seus componentes, motivados por concentrao excessiva de pessoas ou materiais num mesmo ponto, recomendamos: Nunca pisar diretamente nas telhas; Nunca pisar, apoiar passarelas metlicas ou tbuas sobre telhas translcidas flexveis, visto que elas no foram projetadas para suportar pesos; Nunca permitir concentrar mais de uma pessoa num mesmo ponto do telhado ou mesma telha; O beiral do telhado no suporta peso de pessoas ou cargas; Todo material usado deve ser imediatamente removido aps concluso do servio.

39

2) IAMENTO DE TELHAS

3) ESCADAS DE ACESSO AOS TELHADOS

As telhas devem ser suspensas uma a uma, amarradas como mostra a figura acima. Note-se o n acima do centro de gravidade da carga que evitar seu tombamento.

Devem ser equipadas com linhas verticais de segurana para uso de travaquedas. Nas escadas possvel fazer instalao permanente de cabo de ao galvanizado ou inox.

4) MOVIMENTAO NO TELHADO E COBERTURAS

O Ministrio do Trabalho e Emprego exige por meio da NR 18.18 que, nos telhados, seja instalada a linha de segurana (1) para movimentao do trabalhador com cinturo de segurana tipo paraquedista. O seguro deslocamento de subida ou descida no telhado ou rampa feito com manuseio de um travaqueda deslizante (modelo indicado para trabalho em telhado) em sua corda (2) especificada pelo anexo I da NR-18 do MTE com 12 milmetros de dimetro. IMPORTANTE: Usar passarelas (3). Nunca pisar diretamente nas telhas.
40

2. TRABALHO EM FACHADAS PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES: Utilizao de andaimes e cadeiras suspensas por pessoas no habilitadas; Andaimes ou cadeiras improvisados ou em mal estado de uso; Uso de andaimes ou cadeira suspensa sem travaqueda; Uso de travaqueda com extensor errado; Passagem do telhado ao andaime ou cadeira suspensa sem a devida proteo; Movimentao sem proteo nos beirais da fachada; Trabalho com chuva ou vento; Rompimento do ponto de ancoragem por baixa resistncia mecnica; Cabo de ao e cordas danificados; Pisos escorregadios; Precariedade nos acessos cobertura.

PLANEJAMENTO DO TRABALHO Todo servio realizado em fachadas exige um rigoroso planejamento, devendo

necessariamente ser verificado os seguintes itens: Definio do tipo de cadeira suspensa ou andaime em funo das caractersticas da fachada,
acessos cobertura e interferncias para execuo do trabalho;

Definio da movimentao nos beirais visando deslocamento racional, distante de rede eltrica
e garantindo-se resistncia mecnica de todos os pontos de ancoragem de, no mnimo, 1500 quilos para cargas verticais ou 2200 quilos para carga horizontal (Linha de vida horizontal);

Definio dos materiais, ferramentas e equipamentos (EPIs), necessrios realizao do


trabalho;

Os andaimes e cadeiras suspensas devem ser usados em conjunto com o travaqueda;

Na passagem do telhado ao andaime ou cadeira ou durante a movimentao pelos beirais, deve


ser usado cinturo de segurana tipo paraquedista ligado, por meio de talabarte, a um ponto de ancoragem;

Controle mdico e qualificao tcnica dos trabalhadores, dentro do prazo de validade, para
servio nesta rea com alta periculosidade;

Deve ser usada cadeira suspensa com Certificado de Reviso do fabricante, dentro do prazo de
validade (doze meses, conforme NBR 14.751);

Condies climticas satisfatrias para liberar trabalho em fachada, visto que


proibido com chuva e/ou vento.

41

DURANTE O TRABALHO: No trabalho em fachadas temos constatado, com frequncia, procedimentos errados possveis de provocar graves acidentes, conforme apresentamos: ANDAIMES SUSPENSOS EXIGNCIA DO MTE (NR 18.15.31): O trabalhador deve utilizar cinto de segurana tipo paraquedista ligado ao travaqueda, este ligado a cabo-guia fixado em estrutura independente da estrutura de fixao e sustentao do andaime suspenso.

Figura 1

Figura 2

Exigncia do MTE: Cinturo paraquedista ligado ao travaqueda, este ligado em cabo independente do andaime. IMPORTANTE: O extensor do travaqueda deve ter comprimento de, no mximo, o especificado no CA.

Exemplo de correto uso:

Travaqueda para corda usado em andaime suspenso: (ligao Modelo entre de, e XN com e extensor travaqueda dois

cinturo no seis

constitudo mosquetes

mximo, elos de

corrente

(Especificao constante do CA 7025).


Exemplo de uso errado:

A figura 3 mostra que o trabalhador, para ter maior mobilidade, por sua conta e risco, costuma aumentar o comprimento do

extensor do travaqueda ou substitu-lo por um talabarte longo. Havendo uma queda, provavelmente haver um acidente, pois o travaqueda no foi fabricado e ensaiado para funcionar nas condies montadas
Figura 3 NOTAS:
1 Este procedimento errado e perigoso pode ser visto no vdeo n 22 (O mximo da insegurana); 2 Desejando-se maior mobilidade, sugerimos o uso de travaqueda tipo retrtil (Vide pg. 16 e 17).

erradamente.

42

CADEIRAS SUSPENSAS EXIGNCIA DO MTE (NR 18.15.52): O trabalhador deve utilizar cinto de segurana tipo paraquedista, ligado ao travaqueda em cabo independente da cadeira.

Figura 1

Figura 2

At o final do sculo passado, todos os grandes fabricantes de cadeiras

Havendo ruptura do cabo de sustentao da cadeira suspensa, h a necessidade de ser efetuado o rpido resgate do trabalhador que est suspenso inerte em uma posio curvada e retendo o peso da cadeira (Fig. 2)

suspensas indicavam o uso do travaqueda ligado argola dorsal do cinturo tipo paraquedista (Fig.1).

Figura 3

Figura 4

Visando eliminar o possvel cenrio de emergncia com acidentado em suspenso inerte apresentado na figura 2, os grandes fabricantes internacionais de cadeiras suspensas como, por exemplo, a SALA PROTECTA (EUA / Europa), a MITTELMANN (Alemanha) e a TRACTEL (Frana), atualmente, usam o sistema de reteno por travaqueda que atua de forma integrada (Fig. 3), ou seja, em caso de rompimento do cabo da cadeira o trabalhador continua mantido na mesma condio confortvel de trabalho (Fig. 4), aguardando o resgate.
43

3. TRABALHO EM REAS DE CARGA PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES: Nos trabalhos de carga, descarga e enlonamento em caminhes e vages, os acidentes de quedas com diferena de nvel so causados, basicamente, pelos seguintes motivos: - movimentao sobre cargas e pisos irregulares; - movimentao sobre superfcies impregnadas de leos e graxas; - calados e luvas inadequados e/ou impregnados de leos e graxas; - acesso difcil e perigoso ao topo da carga; - movimentao sbita do caminho ou vago; - mal sbito do trabalhador.

PLANEJAMENTO DO TRABALHO: Na rea de carga sobre caminhes, para proteo contra queda dos trabalhadores, o uso de travaquedas retrteis a melhor e mais usada soluo.

A SISTEMAS ATUAIS DE TRABALHO EM REAS DE CARGA:

Fig. 1

Fig. 2

O espao sobre caminhes usado para instalao de cabos de ao (Fig.1) ou trilhos de ao (Fig.2), por onde os trabalhadores deslocam-se com segurana equipados de cintures de segurana ligados a travaquedas retrteis. A movimentao das cargas entre caminhes e depsitos feita por empilhadeiras motorizadas que acessam as laterais dos caminhes.
44

Fig. 3

Fig. 4

Os travaquedas movimentam-se por meio de troles nos cabos de ao (Fig.3) ou trilhos de ao (Fig.4). B NOVA PROPOSTA DE TRABALHO EM REA DE CARGA: Visando oferecer uma alternativa de movimentao de carga sem a utilizao das empilhadeiras motorizadas, existe no mercado o novo sistema de trabalho denominado MONOVIA TOTALFLEX, que possibilita integrar, num nico trilho horizontal suspenso, a proteo do trabalhador e a fcil movimentao de carga, sem necessidade de motores.

VANTAGENS DO NOVO SISTEMA DE TRABALHO: 1. Perfeita movimentao do homem e da carga na reta e na curva. O trabalhador desloca uma carga com uma fora horizontal de apenas 2% de seu peso. Por exemplo: uma carga de 300 kg empurrada com uma fora horizontal de apenas 6 kg. Durante o deslocamento horizontal, o trabalhador nem percebe a presena do travaqueda retrtil ligado nas suas costas. 2. Movimentao suspensa da carga elimina dificuldade de movimentao por rodas sobre irregularidades do piso: desnvel entre pisos da carroceria do caminho e armazm, degraus, rampas, etc. 3. Facilidade de montar a monovia: s necessrio usar parafusos na base ou laterais dos trilhos.
45

4. TRABALHO EM ESTRUTURAS, TANQUES E SILOS PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES: Locomoo sobre as estruturas sem proteo contra queda; Inadequado iamento e transporte de material no local; Escorregamentos em estruturas midas, molhadas ou com acentuada inclinao; Precariedade nos acessos s estruturas; Trabalho com chuva ou vento; Tbuas mal posicionadas, danificadas, deformadas e/ou escorregadias; Escadas de acesso sem a devida proteo; Falta de sinalizao e isolamento na rea; Ofuscamento por reflexo do sol; Calados inadequados e/ou impregnados de leo ou graxa; Mal sbito do funcionrio ou intoxicao decorrentes de gases, vapores ou poeiras no local.

TRABALHO EM ESTRUTURAS LINHA DE VIDA HORIZONTAL: um prtico sistema de trabalho que permite movimentao dos trabalhadores com segurana sobre vigas e beirais de estruturas. constituda de corda de polister ou cabo de ao. Pode ser montada em poucos minutos por prticos suportes de ancoragem.

46

Um exemplo de aplicao da LINHA DE VIDA HORIZONTAL em estruturas no trabalho sobre pontes ferrovirias,

conforme figura ao lado.

CINTURO PARAQUEDISTA COM ALEATRIA:

TALABARTE

DUPLO

PARA

MOVIMENTAO

Para executar trabalho em estruturas, o trabalhador, geralmente, necessita de

movimentaes deslocamento

aleatrias esquerda e

(subida, direita,

descida, etc.) e o uso do cinturo de segurana com talabarte duplo tem se mostrado o mais prtico sistema para movimentao em qualquer direo.

O trabalho ao longo de torres e estruturas verticais, geralmente, complementado com o uso de travaqueda guiado deslizante em cabo de ao vertical, conforme figura ao lado.

47

TRABALHO EM TANQUES E SILOS:

O trabalho em fachadas externas e internas de tanques e silos pode ser realizado, com segurana, facilidade e rapidez, utilizando cadeira suspensa movimentando-se em trilho conforme a figura ao lado. Nas fachadas internas de tanques e silos, devem ser consideradas todas as

exigncias adicionais para trabalho em espao confinado (NR-33).

5. TRABALHO EM ESPAO CONFINADO O MTE exige, para servios em espaos confinados, equipamentos adequados que garantam em qualquer situao, conforto e segurana do trabalhador nas trs operaes fundamentais: a) Fcil movimentao em escadas que obedeam as exigncias do item 18.12.5 da NR-18 do MTE; b) Proteo contra queda por meio de dispositivo travaqueda, conforme exigncia do Anexo I da NR-6 do MTE; c) Rpido e fcil resgate por um s vigia, por meio de um guincho, conforme exigncia do item 33.4 da NR-33 do MTE. CRITRIOS PARA ESCOLHER EQUIPAMENTOS COM CABO DE AO OU CORDA: Para escolha adequada, devem ser considerados os seguintes aspectos: 1) Para segurana contra perigo de fasca em espao confinado com atmosfera potencialmente explosiva, comum usar equipamentos com corda sinttica ou cabo de ao com revestimento sinttico; 2) Em servios envolvendo solda, mquinas de corte ou produtos cidos, costuma-se usar cabo de ao; 3) Em locais com risco de contato com fiao energizada, costuma-se usar corda, devido sua baixa condutividade eltrica;
48

4) Nas indstrias farmacuticas e alimentcias normal usar cabo de ao inoxidvel; 5) Em locais com risco de haver movimentao do cabo sobre quinas cortantes de concreto ou ao, durante uma emergncia, adota-se o robusto cabo de ao com 8 mm de dimetro, carga de ruptura de 3480 kg. CRITRIOS PARA ESCOLHER OS EQUIPAMENTOS DE PROTEO CONTRA QUEDA E RESGATE: ESPAO CONFINADO COM ESCADA: Existem duas alternativas de trabalho: 1) Usar um s aparelho denominado travaqueda resgatador. 2) Usar um guincho para pessoa em conjunto com um travaqueda deslizante. Vejamos em detalhes as caractersticas, vantagens e restries de cada sistema de trabalho:
1 ALTERNATIVA:

TRAVAQUEDA RESGATADOR:

Manivela de resgate normalmente fica desativada

Manivela de resgate s deve ser usada para efetuar resgate

PROTEO CONTRA QUEDA NA ESCADA: O trabalhador pode movimentar-se com facilidade na escada, sem risco de queda. O cabo retrtil nunca fica frouxo, devido ao de uma mola de retorno. Havendo movimento brusco ou desiquilbrio do trabalhador, o equipamento trava-se imediatamente e evita a queda da pessoa.
Maiores detalhes: www.gulin.com.br vdeos 12 e 13.

49

RPIDO E FCIL RESGATE POR UM S VIGIA: Havendo necessidade de resgatar o trabalhador durante a sua movimentao na escada ou no piso do espao confinado, bastar o vigia ativar e movimentar a manivela de resgate. Importante: durante a movimentao normal do trabalhador, na escada ou no piso, o travaqueda resgatador libera ou recolhe o cabo automaticamente, sem auxlio do vigia. Este s tem o trabalho de ativar a manivela de resgate e gir-la quando efetua o resgate. LIMITAES DE USO DO TRAVAQUEDA RESGATADOR: Para trabalho constante de iar ou descer pessoa ou material, deve ser usado um guincho, visto que a manivela de resgate do travaqueda resgatador s deve ser usada na emergncia. 2 ALTERNATIVA: GUINCHO PARA PESSOAS EM CONJUNTO COM UM TRAVAQUEDA DESLIZANTE:

PROTEO CONTRA QUEDA NA ESCADA: O trabalhador pode movimentar-se com

facilidade na escada, sem risco de queda. O cabo de ao ou corda do travaqueda deslizante preso no suporte externo ao espao confinado, mantido esticado por um pequeno peso.

Havendo movimento brusco ou desequilbrio do trabalhador, o equipamento trava-se

imediatamente e evita a queda da pessoa.

RPIDO E FCIL RESGATE POR UM S VIGIA: Havendo necessidade de resgatar o trabalhador durante a sua movimentao na escada ou no piso do espao confinado, bastar o vigia movimentar a manivela do guincho no sentido de iamento.

Maiores detalhes: www.gulin.com.br vdeos 12 e 13.

50

VANTAGENS DOS GUINCHOS PARA PESSOAS: * Podem usar cabos de ao ou cordas de grande comprimento. * Resgate instantneo, sem necessidade de ativar a manivela. ESPAO CONFINADO SEM ESCADA: No havendo escada, obrigatrio utilizar um guincho para movimentao de pessoas, aprovado pela NBR 14.751 da ABNT.

O suporte de ombros deve ser utilizado apenas para pouca profundidade devido Serve e ao para

pequenas desconforto

dimenses, da posio.

ligao do cabo do guincho s argolas


GUINCHO PARA PESSOAS

dos ombros do cinturo paraquedista

Durante a movimentao do guincho pelo vigia, o trabalhador poder deslocar-se sentado em uma cadeira suspensa (Fig. 1) ou na posio vertical pelo suporte de ombros (Fig. 2).

Figura 1

Figura 2

O uso da cadeira suspensa oferece mximo conforto e permite pendurar material, sendo que o peso total, trabalhador mais carga, no ultrapasse 140 kg. O uso da cadeira suspensa oferece desempenho eficiente, principalmente para trabalho nas paredes ao longo do espao confinado.
51

PROTEO CONTRA QUEDAS: Usando-se cadeira suspensa ou suporte de ombros obrigatrio utilizar um travaqueda em linha independente. O cabo de ao ou a corda do travaqueda deve ser preso no trip e mantido esticado por um pequeno peso. Havendo movimento brusco do trabalhador ou rompimento do cabo de sua sustentao, o travaqueda bloqueia imediatamente a movimentao e evita o acidente. RPIDO E FCIL RESGATE POR UM S VIGIA: Havendo necessidade de resgatar o trabalhador durante a sua movimentao no espao confinado, bastar o vigia movimentar a manivela do guincho no sentido de iamento. 6. TRABALHO EM GRANDES REAS INTERNAS

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES: Utilizao de andaimes, plataformas de trabalho areo e cadeiras suspensas por pessoas no habilitadas; Andaimes ou cadeiras improvisados ou em mal estado de uso; Uso de andaimes, cadeira suspensa ou escadas mveis sem travaqueda; Uso de travaqueda com extensor errado; Acesso ao andaime ou cadeira suspensa sem a devida proteo; Movimentao sem proteo nos beirais ou teto; Rompimento do ponto de ancoragem por baixa resistncia mecnica; Cabo de ao e cordas danificados; Pisos escorregadios; Precariedade nos acessos aos pontos mais altos.
52

PLANEJAMENTO DO TRABALHO: Todo servio realizado em grandes reas internas exige um rigoroso planejamento, devendo necessariamente ser verificado os seguintes itens: Definio do equipamento a ser usado: escada mvel, cadeira suspensa, andaime ou plataforma de trabalho areo, em funo das caractersticas do local e interferncias para execuo do trabalho; Definio da movimentao nos beirais, visando deslocamento racional, distante de rede eltrica e garantindo-se resistncia mecnica de todos os pontos de ancoragem de, no mnimo, 1500 kg para cargas verticais e 2200 kg para cargas horizontais. Definio dos materiais, ferramentas e equipamentos (EPIs), necessrios realizao do trabalho; Os andaimes, cadeiras suspensas e escadas mveis devem ser usados em conjunto com o travaqueda; Deve ser usada cadeira suspensa com Certificado de Reviso do fabricante, dentro do prazo de validade (doze meses, conforme NBR 14.751). EQUIPAMENTOS USADOS EM GRANDES REAS INTERNAS:

1) ESCADAS MVEIS: Devem obedecer as exigncias construtivas do MTE, indicadas na pgina 31. 2) PONTOS DE ANCORAGEM EM LOCAIS ESTRATGICOS: Veja informaes das pginas 19 e 20. 3) CADEIRAS SUSPENSAS: Na manuteno de grandes reas internas, a cadeira suspensa manual usada em trilho horizontal oferece as seguintes vantagens operacionais: No possuem limitao para deslocamento vertical e horizontal; Operam em mnimos espaos: em reas inferior a um metro quadrado; Mais rpida forma de limpeza de fachadas e tetos (fator importante em locais com grande circulao de pessoas como, por exemplo, shoppings); Podem operar com facilidade sobre obstculos no solo (mquinas, escadas, balces, divisrias, etc.); Podem ser equipadas com cesto para transportar materiais de limpeza, pintura, luminrias, lmpadas, etc.; 4) ANDAIMES MVEIS: Veja informaes na pgina 27. 5) PLATAFORMAS DE TRABALHO AREO (PTA): Veja informaes na pgina 32.
53

CAPTULO 5
FCIL RESGATE DISTNCIA
O EMPREGADOR DEVE DISPONIBILIZAR RECURSOS PARA RPIDOS RESGATES. A NR 35 do MTE determina que todo trabalho em altura deve ser precedido de anlise de risco incluindo o planejamento do rpido resgate do trabalhador que fica suspenso pelo equipamento de proteo contra queda.

RESGATE CONVENCIONAL O mtodo de resgate convencional exige que o resgatador faa rapidamente as seguintes operaes:

1. Acessar ao ponto que est ancorado o cabo do acidentado; 2. Descer at o acidentado e transferir sua sustentao para a corda do resgatador (a grande dificuldade do resgate); 3. Concluir a descida at o solo, controlando seu peso e do acidentado.

Um completo resumo das dificuldades encontradas para efetuar um resgate convencional apresentado no nosso vdeo n 2 onde se conclui:

54

O resgate convencional difcil, demorado e perigoso de ser efetuado at por experientes bombeiros. Exige do resgatador timo preparo fsico, contato com o acidentado, risco de queda e outros riscos que tenham provocado o acidente (Eletricidade, gases, etc). RESGATE DISTNCIA O mtodo de resgate distncia no expe o resgatador a risco. Pode ser operado por qualquer trabalhador treinado. Utiliza o resgatador RG-1 tendo o travacabo TG-1 na extremidade de sua corda (Pat.Req.)

O resgate distncia fcil, rpido e seguro conforme pode ser observado no nosso vdeo n 2, serve para resgate de alturas at 100 metros.

CARACTERSTICAS DO RESGATADOR RG-1

um sistema de resgate e descida. Controla automaticamente a velocidade de descida do acidentado (peso at 100 quilos) em torno de 0,5m / s. Possui volante com manopla para iar ou descer o acidentado manualmente e trava por meio de botes para bloqueio da movimentao do sistema durante cuidados com o acidentado ou transferncia do seu peso para a corda de resgate.

Utiliza a mesma corda exigida pelo MTE para travaquedas e cadeiras suspensas: corda de poliamida, 12 milmetros de dimetro, resistncia de 2.200 quilos, especificao construtiva dada pelo anexo I da NR 18.16.6. O equipamento atende s exigncias da norma EN 341 classe A: 2011 e permite resgate de vrias pessoas conforme detalhado logo a seguir.

55

CARACTERSTICAS DO TRAVACABO TG-1 Dispositivo automtico (patenteado) para conexo instantnea, sem uso de ferramentas, da extremidade da corda do resgatador RG-1 no cabo de ao ou corda que mantem o acidentado em suspenso inerte. Conecta-se a qualquer cabo de ao ou corda com dimetro de at 16 milmetros. NOTA: Em situaes de difcil acesso manual ao cabo do acidentado deve ser usado o travacabo modelo TG-2 que operado por meio de uma vara telescpica com comprimento ajustvel entre 1,5 a 4,5 metros, com desengate rpido por fina corda, conforme pode ser visto no vdeo n 2.

SEQUNCIA DE OPERAES PARA EFETUAR O RPIDO RESGATE DISTNCIA


(DETALHADA NO VDEO N2)

1. Fixar o resgatador RG-1 junto ao ponto que est ancorado o cabo do acidentado; 2. Conectar o travacabo TG-1 em qualquer ponto do cabo do acidentado; 3. Acionar o volante do resgatador at que a conexo do cabo do acidentado fique sem carga; 4. Travar o volante e desconectar a ponta do cabo do acidentado; 5. Para efetuar a descida automtica do acidentado basta fechar a manopla preta e destravar o volante.

56

DESCIDA AUTOMTICA DE EMERGNCIA


O equipamento RG-1 indicado tambm para descida de emergncia de uma ou mais pessoas de torres, guindastes, ponte-rolantes, silos, edifcios, de escritrios / apartamentos, de forma automtica segura e suave. Satisfaz s exigncias da norma europeia EN 341 classe A: 2011. Uso faclimo, dispensa treinamento.Utiliza corda de poliamida com 12mm de dimetro e dois cintos de resgate tipo abdominal com ajuste rpido. Funcionamento simples, rpido e seguro: Desce uma pessoa por uma ponta da corda e simultaneamente sobe a outra ponta para a prxima utilizao. Permite descida de dezenas de pessoas em poucos minutos. (Veja vdeo n2) Velocidade automtica de descida igual ao do elevador convencional: cinco segundos por andar.

INSTRUO DE USO

1. Instalar o aparelho em local prdeterminado que resista a, no mnimo, carga de 1.000 quilos e soltar a corda. Para maior facilidade de utilizao, o equipamento deve ser fixado cerca de 180 cm do piso e 30 cm de distncia da parece. O comprimento da corda dever ser no mnimo, igual distncia entre o ponto de instalao do aparelho ao solo.

57

2. Vestir e ajustar o cinto;

3. Puxar a corda at ficar esticada com o cinto prximo ao aparelho;

4. Soltar a corda para descer com velocidade constante;

5. Aps a descida da primeira pessoa, o segundo cinto j estar disponvel para usado pela prxima pessoa.

58

59

You might also like