You are on page 1of 22

CONCORDATA ENTRE A SANTA S E A REPBLICA PORTUGUESA 2004

A Santa S e a Repblica Portuguesa, afirmando que a Igreja Catlica e o Estado so, cada um na prpria ordem, autnomos e independentes; considerando as profundas relaes histricas entre a Igreja Catlica e Portugal e tendo em vista as mtuas responsabilidades que os vinculam, no mbito da liberdade religiosa, ao servio em prol do bem comum e ao empenho na construo de uma sociedade que promova a dignidade da pessoa humana, a justia e a paz; reconhecendo que a Concordata de 7 de Maio de 1940, celebrada entre a Repblica Portuguesa e a Santa S, e a sua aplicao contriburam de maneira relevante para reforar os seus laos histricos e para consolidar a actividade da Igreja Catlica em Portugal em beneficio dos seus fiis e da comunidade portuguesa em geral; [o Estado Portugus no deve manifestar-se acerca da forma como um determinado texto legal (neste caso, um tratado internacional) 'beneficiou' ou 'consolidou' a actividade duma determinada organizao religiosa na sua sociedade] entendendo que se toma necessria uma actualizao em virtude das profundas transformaes ocorridas nos planos nacional e internacional: de modo particular, pelo que se refere ao ordenamento jurdico portugus, a nova Constituio democrtica, aberta a normas do direito comunitrio" e do direito internacional contemporneo, e, no mbito da Igreja, a evoluo das suas relaes com a comunidade poltica;

acordam em celebrar a presente Concordata, nos termos

seguintes:

Artigo 1

1. A Repblica Portuguesa e a Santa S declaram o empenho do Estado e da Igreja Catlica na cooperao para a promoo da dignidade da pessoa humana, da justia e da paz.

2. A Repblica Portuguesa reconhece a personalidade jurdica da Igreja Catlica.

3. As relaes entre a Repblica Portuguesa e a Santa S so asseguradas mediante um Nncio Apostlico junto da Repblica Portuguesa e um Embaixador de Portugal junto da Santa S. [tratando-se a Santa S dum estado independente e, como tal, igual em todos os aspectos aos Estados com os quais Portugal mantm relaes diplomticas, cabe somente aos governos do Estado Portugus a deciso de manter um representante permanente e exclusivo junto do governo da Santa S, mediante o consentimento deste ltimo. Por sua vez, o representante diplomtico da Santa S deve ser equiparado a qualquer outro membro do corpo diplomtico acreditado em Portugal, no possuindo qualquer outra designao oficial que no seja a de 'Embaixador']

Artigo 2

1. A Repblica Portuguesa reconhece Igreja Catlica o direito de exercer a sua misso apostlica e garante o exerccio pblico e livre das suas actividades, nomeadamente as de culto, magistrio e ministrio, bem como a jurisdio em matria eclesistica.

2. A Santa S pode aprovar e publicar livremente qualquer norma, disposio ou documento relativo actividade da Igreja e comunicar sem impedimento com os bispos, o clero e os fiis, tal como estes o podem com a Santa S.

3. Os bispos e as outras autoridades eclesisticas gozam da mesma liberdade em relao ao clero e aos fiis.

4. reconhecida Igreja Catlica, aos seus fiis e s pessoas jurdicas que se constituam nos termos do direito cannico a liberdade religiosa, nomeadamente nos domnios da conscincia, culto, reunio, associao, expresso pblica, ensino e aco caritativa.

Artigo 3

1. A Repblica Portuguesa reconhece como dias festivos os Domingos. [no cabe Repblica Portuguesa 'reconhecer' datas especificas duma determinada religio; o reconhecimento e disposio dessas datas cabe exclusivamente organizao e aos seus membros; os 'dias festivos' da Repblica so fixados nos termos da lei pelos orgos legislativos competentes] 2. Os outros dias reconhecidos como festivos catlicos so definidos por acordo nos termos do artigo 28. [ver alteraes ao artigo 3, n1] 3. A Repblica Portuguesa providenciar no sentido de possibilitar aos catlicos, no termos da lei portuguesa, o cumprimento dos deveres religiosos nos dias festivos.

Artigo 4

A cooperao referida no n 1 do artigo 1 pode abranger actividades exercidas no mbito de organizaes internacionais em que Santa S e a Repblica Portuguesa sejam partes ou, sem prejuzo do respeito pelo direito internacional, outras aces conjuntas, bilaterais ou multilaterais, em particular no espao dos Pases de lngua oficial portuguesa. [a referncia aos paises de lngua oficial portuguesa abusiva e desnecessria, pois as relaes e actividades da Santa S e das organizaes pela mesma tuteladas nessas naes dizem respeito somente s respectivas autoridades nacionais]

Artigo 5

Os eclesisticos no podem ser perguntados pelos magistrados ou outras autoridades sobre factos e coisas de que tenham tido conhecimento por motivo do seu ministrio. [ necessria uma maior explicitao das situaes abrangidas por este artigo - se o objectivo proteger o chamado 'sacramento da confisso', ento este deve ser aqui referenciado]

Artigo 6

Os eclesisticos no tm a obrigao de assumir os cargos de jurados, membros de tribunais e outros da mesma natureza, considerados pelo direito cannico como incompatveis com o estado eclesistico. [no estando os membros do clero em funes abrangidas pelo seu ministrio, este impedimento discriminatrio em relao aos restantes cidados da Repblica Portuguesa no possui razo de ser]

Artigo 7

A Repblica Portuguesa assegura nos termos do direito portugus, as medidas necessrias proteco dos lugares de culto e dos eclesisticos no exerccio do seu ministrio e bem assim para evitar o uso ilegtimo de prticas ou meios catlicos.

Artigo 8

A Repblica Portuguesa reconhece a personalidade jurdica da Conferncia Episcopal Portuguesa, nos termos definidos pelos estatutos aprovados pela Santa S.

Artigo 9

1. A Igreja Catlica pode livremente criar, modificar ou extinguir, nos termos do direito cannico, dioceses, parquias e outras jurisdies eclesisticas.

2. A Repblica Portuguesa reconhece a personalidade jurdica das dioceses, parquias e outras jurisdies eclesisticas, desde que o acto constitutivo da sua personalidade jurdica cannica seja notificado ao rgo competente do Estado.

3. Os actos de modificao ou extino das dioceses, parquias e outras jurisdies eclesisticas, reconhecidas nos termos do nmero anterior, sero notificados ao rgo competente do Estado.

4. A nomeao e remoo dos bispos so da exclusiva competncia da Santa S, que delas informa a Repblica portuguesa.

5. A Santa S declara que nenhuma parte do territrio da Repblica Portuguesa depender de um Bispo cuja sede esteja fixada em territrio sujeito a soberania estrangeira.

Artigo 10

1. A Igreja Catlica em Portugal pode organizar-se livremente de harmonia com as normas do direito cannico e constituir, modificar e extinguir pessoas jurdicas cannicas a que o Estado reconhece personalidade jurdica civil.

2. O Estado reconhece a personalidade das pessoas jurdicas referidas nos artigos 1, 8 e 9 nos respectivos termos, bem como a das restantes pessoas jurdicas cannicas, incluindo os institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostlica canonicamente erectos, que hajam sido constitudas e participadas autoridade competente pelo bispo da diocese onde tenham a sua sede, ou pelo seu legtimo representante, at data da entrada em vigor da presente Concordata.

3. A personalidade jurdica civil das pessoas jurdicas cannicas, com excepo das referidas nos artigos 1, 8 e 9, quando se constiturem ou forem comunicadas aps a entrada em vigor da presente Concordata, reconhecida atravs da inscrio em registo prprio do Estado em virtude de documento autntico emitido pela autoridade eclesistica competente de onde conste a sua ereco, fins, identificao, rgos representativos e respectivas competncias.

Artigo 11

1. As pessoas jurdicas cannicas reconhecidas nos termos dos artigos 1, 8, 9 e 10 regem-se pelo direito cannico e pelo direito portugus, aplicados pelas respectivas autoridades, e tm a mesma capacidade civil que o direito portugus atribui s pessoas colectivas de idntica natureza.

2. As limitaes cannicas ou estatutrias capacidade das pessoas jurdicas cannicas s so oponveis a terceiros de boa f desde que constem do Cdigo de Direito Cannico ou de outras normas, publicadas nos termos do direito cannico, e, no caso das entidades a que se refere o n 3 do artigo 10 e quanto s matrias a mencionadas, do registo das pessoas jurdicas cannicas.

Artigo 12

As pessoas jurdicas cannicas, reconhecidas nos termos do artigo 10, que, alm de fins religiosos, prossigam fins de assistncia e solidariedade, desenvolvem a respectiva actividade de acordo com o regime jurdico institudo pelo direito portugus e gozam dos direitos e benefcios atribudos s pessoas colectivas privadas com fins da mesma natureza.

Artigo 13

1. O Estado portugus reconhece efeitos civis aos casamentos celebrados em conformidade com as leis cannicas, desde que o respectivo assento de casamento seja transcrito para os

competentes livros do registo civil.

2. As publicaes do casamento fazem-se, no s nas respectivas igrejas paroquiais, mas tambm nas competentes reparties do registo civil.

3. Os casamentos in articulo mortis, em iminncia de parto, ou cuja imediata celebrao seja expressamente autorizada pelo ordinrio prprio por grave motivo de ordem moral, podem ser contrados independentemente do processo preliminar das publicaes.

4. O proco envia dentro de trs dias cpia integral do assento do casamento repartio competente do registo civil para ser a transcrita; a transcrio deve ser feita no prazo de dois dias e comunicada pelo funcionrio respectivo ao proco at ao dia imediato quele em que foi feita, com indicao da data.

5. Sem prejuzo das obrigaes referidas no n 4, cujo incumprimento sujeita o respectivo responsvel efectivao das formas de responsabilidade previstas no direito portugus e no direito cannico, as partes podem solicitar a referida transcrio, mediante a apresentao da cpia integral da acta do casamento.

Artigo 14

1. O casamento produz todos os efeitos civis desde a data da celebrao, se a transcrio for feita no prazo de sete dias. No o sendo, s produz efeitos. relativamente a terceiros, a contar da data da transcrio.

2. No obsta transcrio a morte de um ou de ambos os cnjuges.

Artigo 15

1. Celebrando o casamento cannico os cnjuges assumem por esse mesmo facto, perante a Igreja, a obrigao de se aterem s normas cannicas que o regulam e, em particular, de respeitarem as suas propriedades essenciais.

2. A Santa S, reafirmando a doutrina da Igreja Catlica sobre a indissolubilidade do vnculo matrimonial, recorda aos cnjuges que contrarem o matrimnio cannico o grave dever que lhes incumbe de se no valerem da faculdade civil de requerer o divrcio. [o Estado Portugus no tem qualquer influncia nem se pronuncia sobre as regras internas duma organizao religiosa, que vinculam aqueles a que elas se sujeitarem - ou seja, apenas os cidados da Repblica Portuguesa que assim o desejarem, no havendo razo para tais regras ficarem registadas num tratado internacional]

Artigo 16

1. As decises relativas nulidade e dispensa pontifcia do casamento rato e no consumado pelas autoridades eclesisticas competentes, verificadas pelo rgo eclesistico de controlo superior, produzem efeitos civis, a requerimento de qualquer das partes, aps reviso e confirmao, nos termos do direito portugus, pelo competente tribunal do Estado.

2. Para o efeito, o tribunal competente verifica: a) Se so autnticas; b) Se dimanam do tribunal competente; c) Se foram respeitados os princpios do contraditrio e da igualdade; e d)Se nos resultados no ofendem os princpios da ordem pblica internacional do Estado Portugus.

Artigo 17

1. A Repblica Portuguesa garante o livre exerccio da liberdade religiosa atravs da assistncia religiosa catlica aos membros das foras armadas e de segurana que a solicitarem, e bem assim atravs da prtica dos respectivos actos de culto.

2. A Igreja Catlica assegura, nos termos do direito cannico e atravs da jurisdio eclesistica de um ordinrio castrense, a assistncia religiosa aos membros das foras armadas e de segurana que a solicitarem.

3. O rgo competente do Estado e a autoridade eclesistica competente podem estabelecer, mediante acordo, as formas de exerccio e organizao da assistncia religiosa nos casos referidos nos nmeros anteriores. 4. Os eclesisticos podem cumprir as suas obrigaes militares sob a forma de assistncia religiosa catlica s foras armadas e de segurana, sem prejuzo do direito de objeco de conscincia. [sendo todos os cidados iguais perante a lei, no se compreende a razo desta discriminao dos cidados que exeram funes sacerdotais em relao aos restantes cidados da Repblica Portuguesa]

Artigo 18

A Repblica Portuguesa garante Igreja Catlica o livre exerccio da assistncia religiosa catlica s pessoas que, por motivo de internamento em estabelecimento de sade, de assistncia, de educao ou similar, ou deteno em estabelecimento prisional ou similar, estejam impedidas de exercer, em condies normais, o direito de liberdade religiosa e assim o solicitem.

Artigo 19

1. A Repblica Portuguesa, no mbito da liberdade religiosa e do dever de o Estado cooperar com os pais na educao dos filhos, garante as condies necessrias para assegurar, nos ternos do direito portugus, o ensino da religio e moral catlicas nos estabelecimentos de ensino pblico no superior, sem qualquer forma de discriminao.

2. A frequncia do ensino da religio e moral catlicas nos estabelecimentos de ensino pblico no superior depende de declarao do interessado, quando para tanto tenha capacidade legal, dos pais ou do seu representante legal.

3. Em nenhum caso o ensino da religio e moral catlicas pode ser ministrado por quem no seja considerado idneo pela autoridade eclesistica competente, a qual certifica a referida idoneidade nos termos previstos pelo direito portugus e pelo direito cannico.

4. Os professores de religio e moral catlicas so nomeados ou contratados, transferidos e excludos do exerccio da docncia da disciplina pelo Estado de acordo com a autoridade eclesistica competente.

5. da competncia exclusiva da autoridade eclesistica a definio do contedo do ensino da religio e moral catlicas, em conformidade com as orientaes gerais do sistema de ensino portugus.

Artigo 20

1. A Repblica Portuguesa reconhece Igreja Catlica o direito de constituir seminrios e outros estabelecimentos de formao e cultura eclesistica.

2. O regime interno dos estabelecimentos de formao e cultura eclesistica no est sujeito a fiscalizao do Estado. [no se compreende esta discriminao relativamente a outros estabelecimentos de formao particulares - a actividade de fiscalizao por parte das autoridades competentes do Estado Portugus independente dos principios religiosos, doutrinrios ou politicos dos estabelecimentos visados]

3. O reconhecimento dos efeitos civis dos estudos, graus e ttulos obtidos nos estabelecimentos de formao e cultura eclesistica regulado pelo direito portugus, sem qualquer forma de discriminao relativamente a estudos de idntica natureza.

Artigo 21

1. A Repblica Portuguesa garante Igreja Catlica e s pessoas jurdicas cannicas reconhecidas nos termos dos artigos 8 a 10, no mbito da liberdade de ensino, o direito de estabelecerem e orientarem escolas em todos os nveis de ensino e formao, de acordo com o direito portugus, sem estarem sujeitas a qualquer forma de discriminao.

2. Os graus, ttulos e diplomas obtidos nas escolas referidas no nmero anterior so reconhecidos nos termos estabelecidos pelo direito portugus para escolas semelhantes na natureza e na qualidade.

3. A Universidade Catlica Portuguesa, erecta pela Santa S em 13 de Outubro de 1967 e reconhecida pelo Estado portugus em 15 de Julho de 1971, desenvolve a sua actividade de acordo com o direito portugus, nos ternos dos nmeros anteriores, com respeito peja sua especificidade institucional. [estando a situao dos estabelecimentos de ensino j abraangida pelo n1 do artigo 21, no se compreende esta referncia particular Universidade Catlica Portuguesa]

Artigo 22

1. Os imveis que nos termos do artigo VI da Concordata de 7 de Maio de 1940, estavam ou tenham sido classificados como monumentos nacionais ou como de interesse pblico continuam com afectao permanente ao servio da Igreja. Ao Estado cabe a sua conservao, reparao e restauro de harmonia com plano estabelecido de acordo com a autoridade eclesistica, para evitar perturbaes no servio religioso; Igreja incumbe a sua guarda e regime interno, designadamente no que respeita ao horrio de visitas, na direco das quais

poder intervir um funcionrio nomeado pelo Estado. [ao abrigo do direito civil portugus e sendo os imveis classificados como monumentos nacionais ou como de interesse pblico propriedade do Estado Portugus conclui-se que: (1) a sua afectao a uma organizao no deve ser permanente, pois a autoridade e a vontade do Estado sobre bens que detm no pode ser eternamente reestricta - prope-se assim a eliminaao do termo 'permanente'; (2) as actividades de conservao, reparao e restauro que as autoridades pblicas competentes desejem realizar nesses espaos devem obrigatoriamente ser comunicadas autoridade eclesistica respectiva, no tendo esta todavia poder para impedir ou recusar a sua realizao]

2. Os objectos destinados ao culto que se encontrem em algum museu do Estado ou de outras entidades pblicas so sempre cedidos para as cerimnias religiosas no templo a que pertenciam, quando este se ache na mesma localidade onde os ditos objectos so guardados. Tal cedncia faz-se a requisio da competente autoridade eclesistica, que vela pela guarda dos objectos cedidos, sob a responsabilidade de fiel depositrio. [a cedncia dos objectos destinados ao culto que se encontrem em algum museu do Estado s deve poder ser realizada quando o objecto em questo estiver num estado de conservao compativel com a utilizao que lhe for destinada e quando a segurana do objeto estiver garantida]

3. Em outros casos e por motivos justificados, os responsveis do Estado e da Igreja podem acordar em ceder temporariamente objectos religiosos para serem usados no respectivo local de origem ou em outro local apropriado.

Artigo 23

1. A Repblica Portuguesa e a Igreja Catlica declaram o seu

empenho na salvaguarda, valorizao e fruio dos bens, mveis e imveis, de propriedade da Igreja Catlica ou de pessoas jurdicas cannicas reconhecidas, que integram o patrimnio cultural portugus.

2. A Repblica Portuguesa reconhece que a finalidade prpria dos bens eclesisticos deve ser salvaguardada pelo direito portugus, sem prejuzo da necessidade de a conciliar com outras finalidades decorrentes da sua natureza cultural, com respeito pelo princpio da cooperao.

3. As autoridades competentes da Repblica Portuguesa e as da Igreja Catlica acordam em criar uma Comisso bilateral para o desenvolvimento da cooperao quanto a bens da Igreja que integrem o patrimnio cultural portugus.

4. A Comisso referida no nmero anterior tem por misso promover a salvaguarda, valorizao e fruio dos bens da Igreja, nomeadamente atravs do apoio do Estado e de outras entidades pblicas s aces necessrias para a identificao, conservao, segurana, restauro e funcionamento, sem qualquer forma de discriminao em relao a bens semelhantes, competindo-lhe ainda promover, quando adequado, a celebrao de acordos nos termos do artigo 28.

Artigo 24

1. Nenhum templo, edifcio, dependncia ou objecto afecto ao culto catlico pode ser demolido, ocupado, transportado, sujeito a obras ou destinado pelo Estado e entidades pblicas a outro fim, a no ser mediante acordo prvio com a autoridade eclesistica competente e por motivo de urgente necessidade

pblica. [ver alteraes ao artigo 22]

2. Nos casos de requisio ou expropriao por utilidade pblica, ser sempre consultada a autoridade eclesistica competente, mesmo sobre o quantitativo da indemnizao. Em qualquer caso, no ser praticado acto algum de apropriao ou utilizao no religiosa sem que os bens expropriados sejam privados do seu carcter religioso.

3. A autoridade eclesistica competente tem direito de audincia prvia, quando forem necessrias obras ou quando se inicie procedimento de inventariao ou classificao como bem cultural.

Artigo 25

1. A Repblica Portuguesa declara o seu empenho na afectao de espaos a fins religiosos.

2. Os instrumentos de planeamento territorial devero prever a afectao de espaos para fins religiosos.

3. A Igreja Catlica e as pessoas jurdicas cannicas tm o direito de audincia prvia, que deve ser exercido nos ternos do direito portugus, quanto s decises relativas afectao de espaos a fins religiosos em instrumentos de planeamento territorial.

Artigo 26

1. A Santa S, a Conferncia Episcopal Portuguesa, as dioceses e demais jurisdies eclesisticas, bem como outras pessoas jurdicas cannicas constitudas pelas competentes autoridades eclesisticas para a prossecuo de fins religiosos, desde que lhes tenha sido reconhecida personalidade civil nos termos dos artigos 9 e 10, no esto sujeitas a qualquer imposto sobre: a) As prestaes dos crentes para o exerccio do culto e ritos;

b) Os donativos para a realizao dos seus fins religiosos;

c) O resultado das colectas pblicas com fins religiosos;

d) A distribuio gratuita de publicaes com declaraes, avisos ou instrues religiosas e sua afixao nos lugares de culto.

2. A Santa S, a Conferncia Episcopal Portuguesa, as dioceses e demais jurisdies eclesisticas, bem como outras pessoas jurdicas cannicas constitudas pelas competentes autoridades eclesisticas para a prossecuo de fins religiosos, s quais tenha sido reconhecida personalidade civil nos termos dos artigos 9 e 10, esto isentas de qualquer imposto ou contribuio geral, regional ou local, sobre:

a) Os lugares de culto ou outros prdios ou parte deles directamente destinados realizao de fins religiosos;

b) As instalaes de apoio directo e exclusivo s actividades com fins religiosos;

c) Os seminrios ou quaisquer estabelecimentos destinados formao eclesistica ou ao ensino da religio catlica;

d) As dependncias ou anexos dos prdios descritos nas alneas a) a c) a uso de instituies particulares de solidariedade social;

e) Os jardins e logradouros dos prdios descritos nas alneas a) a d) desde que no estejam destinados a fins lucrativos;

f) Os bens mveis de carcter religioso, integrados nos imveis referidos nas alneas anteriores ou que deles sejam acessrios.

[dado que nos termos da alnea n) do n 1 do artigo 44 do Estatuto dos Benefcios Fiscais, os prdios que, nos termos da legislao aplicvel, sejam classificados como monumentos nacionais e os prdios individualmente classificados como de interesse pblico, de valor municipal ou patrimnio cultural, gozam de iseno de IMI, no se entende esta iseno fiscal discriminatria; aps revogao do n1 do artigo 32 da Lei n 16/2001 de 22 de Junho, prope-se a imediata suspenso desta exepcionalidade fiscal]

3. A Santa S, a Conferncia Episcopal Portuguesa, as dioceses e demais jurisdies eclesisticas, bem como outras pessoas jurdicas cannicas constitudas pejas competentes autoridades eclesisticas para a prossecuo de fins religiosos, desde que lhes tenha sido reconhecida personalidade civil nos termos dos artigos 9 e 10, esto isentas do imposto de selo e de todos os impostos sobre a transmisso de bens que incidam sobre:

a) Aquisies onerosas de bens imveis para fins religiosos; b) Quaisquer aquisies a ttulo gratuito de bens para fins religiosos; c) Actos de instituio de fundaes, uma vez inscritas no competente registo do Estado nos termos do art 10. [ luz do direito fiscal portugus no se compreende esta discriminao, propondo-se assim a suspenso da mesma no momento em que o n2 do artigo 32 da Lei n 16/2001 de 22 de Junho seja revogado]

4. A autoridade eclesistica responsvel pelas verbas que forem destinadas Igreja Catlica, nos termos do artigo seguinte, est isenta de qualquer imposto sobre essa fonte de rendimento. [prope-se a elimnao desta discrimanao fiscal relativamente pessoas colectivas abrangidas]

5. As pessoas jurdicas cannicas, referidas nos nmeros anteriores, quando tambm desenvolvam actividades com fins diversos dos religiosos, assim considerados pelo direito portugus, como, entre outros, os de solidariedade social, de educao e cultura, alm dos comerciais e lucrativos, ficam sujeitas ao regime fiscal aplicvel respectiva actividade.

6. A Repblica Portuguesa assegura que os donativos feitos s pessoas jurdicas cannicas, referidas nos nmeros anteriores, s quais tenha sido reconhecida personalidade civil nos termos desta Concordata, produzem o efeito tributrio de deduo colecta, nos termos e limites do direito portugus.

Artigo 27

1. A Conferncia Episcopal Portuguesa pode exercer o direito de incluir a Igreja Catlica no sistema de percepo de receitas fiscais previsto no direito portugus.

2. A incluso da Igreja Catlica no sistema referido no nmero anterior pode ser objecto de acordo entre os competentes rgos da Repblica e as autoridades eclesisticas competentes.

[dadas as sugestes de supresso das execionalidades previstas nos artigo 26, o disposto neste artigo deixa de fazer sentido]

Artigo 28

O contedo da presente Concordata pode ser desenvolvido por acordos celebrados entre as autoridades competentes da Igreja Catlica e da Repblica Portuguesa.

Artigo 29

1. A Santa S e a Repblica Portuguesa concordam em instituir, no mbito da presente Concordata e desenvolvimento do princpio da cooperao, uma Comisso paritria.

2. So atribuies da Comisso paritria prevista no nmero anterior:

a) Procurar, em caso de dvidas na interpretao do texto da Concordata, uma soluo de comum acordo;

b) Sugerir quaisquer outras medidas tendentes sua boa execuo.

Artigo 30

Enquanto no for celebrado o acordo previsto no artigo 3, so as seguintes as festividades catlicas que a Repblica Portuguesa reconhece como dias festivos: Ano Novo e Nossa Senhora, Me de Deus (1 de Janeiro), Corpo de Deus, Assuno (15 de Agosto). Todos os Santos (1 de Novembro), Imaculada Conceio (8 de Dezembro) e Natal (25 de Dezembro). [dada a no-confessionalidade do Estado portugus, no se compreende a relevncia de ter que reconhecer dum tratado internacional certas festividades religiosas como 'dias festivos']

Artigo 31

Ficam ressalvadas as situaes jurdicas existentes e constitudas ao abrigo da Concordata de 7 de Maio de 1940 e do Acordo Missionrio.

Artigo 32

1. A Repblica Portuguesa e a Santa S procedero elaborao, reviso e publicao da legislao complementar

eventualmente necessria.

2. Para os efeitos do disposto no nmero anterior, a Repblica Portuguesa e a Santa S efectuaro consultas recprocas.

Artigo 33

A presente Concordata entrar em vigor aps a troca dos instrumentos de ratificao, substituindo a Concordata de 7 de Maio de 1940.

Assinada em trs exemplares autnticos em lngua portuguesa e em lngua italiana, fazendo todos f, aos 18 dias do ms de Maio do ano de 2004.

Pela Santa S Angelo Cardinale Sodano Secretrio de Estado

Pela Repblica Portuguesa Jos Manuel Duro Barroso Primeiro Ministro de Portugal

You might also like