You are on page 1of 8

TIPOS DE SERVIDORES

Existem diversos tipos de servidores. Um servidor um sistema de computao que fornece servios a uma rede de computadores. Esses servios podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio electrnico. Os computadores que acedem aos servios de um servidor so chamados clientes. As redes que utilizam servidores so do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de mdio e grande porte (com muitas mquinas) e em redes onde a questo da segurana desempenha um papel de grande importncia. O termo servidor largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou at mesmo a uma mquina que no seja necessariamente um computador. Os mais conhecidos so: SERVIDOR DE FAX: Servidor para transmisso e recepo automatizada de fax pela Internet, disponibilizando tambm a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estaes da rede.

SERVIDOR DE ARQUIVO: Servidor que armazena arquivos de diversos usurios.

SERVIDOR WEB: Servidor responsvel pelo armazenamento de pginas de um determinado site, requisitados pelos clientes atravs de browsers.

SERVIDOR E-MAIL: Servidor responsvel pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrnico.

SERVIDOR DE IMPRESSO: Servidor responsvel por controlar pedidos de impresso de arquivos dos diversos clientes.

SERVIDOR DE BANCO DE DADOS: Servidor que possui e manipula informaes contidas em um banco de dados, como, por exemplo, um cadastro de usurios.

SERVIDOR DNS: Servidores responsveis pela converso de endereos de sites em endereos IP e vice-versa.

SERVIDOR PROXY; Servidor que atua como um cache, armazenando pginas da internet recm-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas pginas ao cham-las novamente.

SERVIDOR DE IMAGENS: Tipo especial de servidor de banco de dados, especializado em armazenar imagens digitais.

SERVIDOR FTP: Permite acesso de outros usurios a um disco rgido ou servidor. Esse tipo de servidor armazena arquivos para dar acesso a eles pela internet.

SERVIDOR WEBMAIL: Servidor para criar e-mails na web.

SERVIDOR VIRTUALIZAO: Servidor que permite a criao de mquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware, significa que, aumentar a eficincia energtica, sem prejudicar as aplicaes e sem risco de conflitos de uma consolidao real.

SERVIDOR PEER TO PEER (igual para igual): Neste tipo de servidor no existe diferena entre servidores e cliente, neste tipo de rede os computadores esto todos em p de igualdade uns com os outros. A principal caracterstica desta rede a possibilidade de partilha e acesso informao e aos recursos uns dos outros.

You might also like