You are on page 1of 61

Estudo e Prtica da Mediunidade

Mdulo IV
Fundamentao Esprita: A Vida no Mundo Espiritual

Roteiro 4
As comunidades espirituais devotadas ao bem

SO LUS DE FRANA

O Esprito So Luiz, na questo 1019 de O Livro dos Espritos diz: (...) Predita foi a transformao da Humanidade e vos avizinhais do momento em que se dar, momento cuja chegada apressam todos os homens que auxiliam o progresso. Essa transformao se verificar por meio da encarnao de Espritos melhores, que constituiro na Terra, uma gerao nova. (1)

O progresso da Humanidade tem seu princpio na aplicao da lei de justia, de amor e de caridade, lei que se funda na certeza do futuro. (...) Dessa lei derivam todas as outras, porque ela encerra todas as condies da felicidade do homem. S ele pode curar as chagas da sociedade. (2)

1. As Esferas Espirituais

Muitos comunicantes da Vida Espiritual tem afirmado, em diversos pases, que o plano imediato residncia dos homens jaz subdividido em vrias esferas. Assim com efeito, no s do ponto de vista do espao, mas sim sob o prisma de condies, qual ocorre no globo de matria mais densa, cujo dorso o homem pisa orgulhosamente. (20)
Uma explicao se faz necessria a essa informao do Esprito Andr Luiz. Quando os Espritos nos informam que o mundo espiritual formado de esferas, a idia que primeiramente captamos a de que a espiritualidade constituda por camadas dispostas verticalmente, ou seja, da superfcie da Terra elevando-se para a Atmosfera, como se fosse um empilhamento de planos.

Todavia, esclarece Andr Luiz que essas esferas realmente existem, mas no mesmo plano horizontal, ou, pelo menos, podendo ser no mesmo nvel, variando apenas as condies de vida de um ncleo para o outro. Ficamos, dessa forma, com a idia de que podemos comparar as vrias esferas espirituais maneira como esto organizadas nossas cidades, num mesmo plano e no umas sobre as outras. O que vai variar o tipo de vida em cada ncleo. (3) Para justificar suas afirmativas, o autor espiritual faz uma comparao com a Terra. (...) a crosta terrestre, na maior parte dos elementos que a constituem, slida, mas conservando, aqui e ali, vastas cavidades repletas de liquido quente ou de material plstico. Guarda o orbe grande ncleo no seio, e que podemos considerar como sendo plasmado num ao de nquel natural, revestido por grossa camada de rocha basltica,

medindo dois mil quilmetros, aproximadamente, de raio, no tope da qual, ali e acol, surgem finas superfcies de rocha grantica, entre as quais a face basltica est recoberta de gua. Mais ou menos nessa superfcie, reside a zona mais apropriada para indicar o limite do solo que , conseqentemente, o leito do oceano. Temos desse modo, os continentes do mundo, como ligeira pelcula, com a propriedade de flutuar, maneira de barcaas imensas, sobre o macio basltico, pelcula essa que mantm a espessura de cinqenta quilmetros em mdia. (20)

Muitas so as atividades encontradas no ar, nas guas e nos continentes.


Encontramos, assim, na constituio material do planeta, desde a barisfera ionosfera, mltiplos crculos de foras e atividade da Terra, na gua e no ar, tanto quanto nos continentes identificamos as esferas de civilizao e nas civilizaes, as esferas da classe, a se totalizarem numa s faixa do espao. (3)

O grande vidente sueco do passado, Swedenborg, nos informa que (...) o outro mundo, para onde vamos aps a morte, consiste de vrias esferas, representando outros tantos graus de luminosidade e de felicidade; cada um de ns ir para aquela a que se adapta a nossa condio espiritual. (4) Arthur Conan Doyle entendia que, do outro lado da vida, os Espritos estariam situados em trs nveis, segundo o grau evolutivo de cada um. H os que se acham presos Terra e que trocaram os seus corpos mortais por corpos etricos, mas que so mantidos na superfcie deste mundo, ou prximos dela, pela grosseria de sua natureza ou pela intensidade de seu interesse mundano. To spera deve ser a contextura de sua forma extraterrena, que devem ser reconhecidos mesmo por aqueles que no possuem o dom especial da clarividncia.

Nessa infeliz classe errante est a explicao de todos aqueles fantasmas, espectros e aparies, as casas assombradas que tem chamado a ateno da Humanidade em todas as pocas. (5) Estes Espritos nem conseguem perceber que esto desencarnados, uma vez que se mantm presos a pessoas, objetos e locais situados no plano fsico. Em conseqncia, participam ativamente da vida cotidiana dos encarnados, produzindo distrbios e perturbaes variveis segundo os tipos e graus que os caracterizam. Essa situao, entretanto, no permanente. (...) Os (Espritos) que no fizeram um esforo ascensional, entretanto, ficaro a indefinidamente, enquanto outros que do ouvidos ao ensino dos Espritos auxiliadores, (...) aprendem a lutar para subir a zonas mais brilhantes. (5)

O segundo nvel, ou esfera de vida dos desencarnados, seria representado pela que Doyle denomina de o alm normal So localidades onde o ar, as casas, o meio ambiente, as ocupaes, o cu seriam uma sublimada e etrea reproduo da Terra e da vida terrena, em condies melhores e mais elevadas. (...) No alm normal h, de fato, uma sociedade muito complexa, na qual cada um encontra o trabalho a que mais se adapta e que lhe causa maior satisfao. (7) O terceiro nvel, apesar de no estar claramente especificado pelo autor do livro, foi descrito por um Esprito, em uma reunio familiar, como um plano em que a felicidade, a beleza, a paz so caractersticas bsicas. Ningum se aborrece, porque todos so muito felizes. (8)

O Esprito Andr Luiz fornece-nos detalhes preciosos nos seus relatos a respeito das comunidades espirituais e dos seus habitantes.
Informa-nos que as comunidades devotas prtica do bem no esto, necessariamente, situadas em planos ou regies mais elevadas. Muitas delas esto encravadas em regies de sombras e de dor, representando verdadeiros osis para o viajor cansado e perdido nessas paragens. Essas comunidades, genericamente denominadas Postos de Auxilio, so pequenos agrupamentos de Espritos, normalmente vinculados a uma colnia situada em planos mais elevados, de onde recebem instrues, orientaes e cuidados, recebendo trabalhadores que ali estagiam em tarefas de devotamente, sacrifcio e amor ao prximo.

Uma dessas colnias chama-se Nosso Lar. de mediana evoluo, visto que seus habitantes, ainda que vinculados ao bem, so portadores de imperfeies. Nosso Lar est situado no limite superior do Umbral, abaixo das regies evoludas. uma colnia de transio.

2. As Colnias e os Ncleos Espirituais devotados ao bem


2.1 Caractersticas Gerais a) Organizacionais: - as pessoas esto reunidas em grupos ou em famlias, ligadas entre si por simpatias mutuas ou interesses comuns;

- h hierarquizao de poder ou nveis de autoridade, assim estabelecidos por uma ascendncia intelecto-moral;
- uma sociedade heterognea em nveis de saber e de moralidade, a partir de um patamar mnimo onde as atividades, os estudos, os trabalhos; as atividades esto comprometidos com o bem.

b) Dos seus habitantes

- Prtica do bem em qualquer atividade;


- labor intenso. - livre trnsito s esferas inferiores e aos limites da colnia; - locomoo por levitao ou motora (pernas e ps). H locomoo por meio de veculos ou mquinas; - h comunicao mental, mas ainda se utiliza a palavra articulada. - influencia sutil sobre os encarnados, havendo a preocupao de se respeitar o livre arbtrio destes. c) Do ambiente - a natureza rica e bela, contendo colorido e luminosidade prprios;

- h rios, lagos, oceanos, cascatas dgua, montanhas, campos, plancies;


- rvores, plantas, flores, arbustos retratam o equilbrio mental dos seus habitantes; - as edificaes primam pelo bom gosto e utilidade; - h escolas, hospitais, ministrios, centros de estudos e pesquisa, bibliotecas, bem como torres, setores de recuperao ou de reequilbrio (sobretudo nos postos de auxilio), templos religiosos, setores de lazer e recreao, etc.

- os animais compartilham a companhia dos humanos, sendo por estes estimados, e participam das tarefas benemritas de, por exemplo, resgate, vigilncia, etc.

2.2 Exemplos de colnias espirituais


Nosso Lar Fonte: Livro Nosso Lar, ditado pelo Esprito Andr Luiz, psicografia de Francisco Candido Xavier, edio FEB. Nas demais obras da srie Andr Luiz, h referencias diretas e indiretas a respeito das atividades desta Colnia Espiritual. Nosso Lar o exemplo de uma comunidade espiritual, situada na parte superior do Umbral e abaixo das regies superiores. , portanto, uma colnia de transio. Ali ainda existe sofrimento, mas os seus habitantes, sendo de mediana evoluo, so mais esclarecidos. Essa posio espiritual favorece a natureza, caracterizada por belezas e harmonias inexistentes nos planos inferiores.

A colnia possui vastas avenidas, enfeitadas de rvores frondosas. Ar puro, atmosfera de profunda tranqilidade espiritual. No h, porm, qualquer sinal de inrcia ou de ociosidade, visto que as vias pblicas esto sempre repletas de entidades numerosas em constantes atividades, indo e vindo. (23) H tambm um bosque, em florao maravilhosa, que embalsama (...) o vento fresco de inebriante perfume. Tudo em prodgio de cores e luzes cariciosas. Entre margens bordadas de grama viosa, toda esmaltada de azulneas flores, deslizava em rio de grandes propores. A corrente rolava tranqila, mas to cristalina que parecei tonalizada em matiz celeste, em vista dos reflexos do firmamento. Estradas largas cortavam a verdura da paisagem. Plantadas a espaos regulares, rvores frondosas ofereciam sombra amiga, maneira de pousos deliciosos, na claridade do Sol confortador. Bancos de caprichosos formatos convidavam ao descanso. (27)

A Colnia, que essencialmente de trabalho e realizao, dividese administrativamente em seis Ministrios, orientados, cada qual, por dozes ministros. So os Ministrios da Regenerao, do Auxilio, da Comunicao, do Esclarecimento, da Elevao e da Unio Divina. Os quatro primeiros aproximam-se das esferas terrestres, e os dois ltimos ligam-se ao plano Superior, visto que a cidade espiritual zona de transio. Os servios mais grosseiros localizam-se no Ministrio da Regenerao, e os mais sublimes, no da Unio Divina. (23) A Colnia dirigida por um governador e por setenta e dois colaboradores diretos, ou ministros (23), aos quais esto vinculados cerca de 3.000 funcionrios. (24) A alimentao algo diferente da que comumente ingerimos na Crostas. Conta-se que, em determinado momento da histria de Nosso Lar, (...) a pedido do governador, vieram duzentos instrutores de uma esfera muito elevada, a fim de espalharem novos conhecimentos, relativos cincia da respirao e da absoro de principio vitais da atmosfera. (25)

O alimento sacia a fome, ou a sensao desta, mas os seus habitantes se alimentam, basicamente, pela inalao dos princpios vitais contidos na atmosfera, por meio da respirao e da gua misturada a elementos solares, eltricos e magnticos. No entanto, existe fornecimento de alimentos, semelhantes aos nossos, destinados ao grande nmero de necessitados, que esto vinculados aos ministrios da Regenerao e do Auxilio. (26) Vinculados a cada ministrio, existem os edifcios onde os trabalhadores executam os trabalhos que lhes competem e as unidades residenciais onde habitam. A vivem as pessoas que recebem auxilio ou prestam servios; h instituies e abrigos, ligados jurisdio ou rea de atuao de cada ministrio. (23)

No Ministrio do Auxlio h, por exemplo, edificaes e moradias que representam a infra-estrutura fsica para o trabalho de atendimento aos doentes; ao servido de prece; preparao das reencarnaes terrestres; organizao de turmas de socorro aos habitantes do Umbral ou aos encarnados; soluo dos processos que se prendem ao sofrimento em geral. (23)

Alvorada Nova

Fonte: Livro Conversando sobre a mediunidade, ditado pelo Esprito Caibar Schutel, pela mediunidade de Abel Glaser.
Esta Colnia espiritual abrange, do ponto de vista geogrfico, rea equivalente s das cidades de Santos, So Vicente, Praia Grande e Cubato, no litoral do Estado de So Paulo, em cujo ngulo de inclinao se situa, [a Colnia] no obstante a sua abrangncia tender a se expandir progressivamente, como conseqncia direta da higienizao das localidades umbralinas que lhe so vizinhas. (9) uma colnia devotada ao estudo da Doutrina Esprita, segundo a tica do Evangelho de Jesus, possuindo, para tanto, centros de estudo e de cultura. O estudo da mediunidade a merece destaque, por propiciar a preparao de mdiuns para futuros trabalhos na crosta, o acompanhamento e o auxilio a encarnao e a formao de trabalhadores que atuaro no campo da desobsesso. (10)

A cidade de Castrel

Fonte: Livro A Vida Alm do Vu, ditado por vrios Espritos, recebido pela escrita medinica mecnica do reverendo ingls G Vale Owen, edio FEB, traduo de Carlos Imbassahy.
Esta Colnia espiritual, cujas informaes nos chegaram com a primeira edio do livro acima citado (1920), tem como tarefa bsica o atendimento infncia. Recebe Espritos desencarnados na infncia, prepara-os para a nova realidade da vida, reintegra-os aos planos que lhes so destinados aps terem retornado forma adulta, ou prepara Espritos para reencarnao, acompanhando-os na fase infantil.

Apesar de a linguagem predominante no livro no ser atual, uma obra de leitura agradvel, que muito nos esclarece.
A Colnia, situada entre montanhas, possui uma cpula dourada no centro, cercada por um terrao cheio de colunas. (12)

Uma longa rua corta a cidade de um extremo ao outro, formando uma alameda, onde esto localizadas as residncias dos seus dirigentes. H muitos terrenos, espaosos edifcios e construes para o atendimento criana. (12) Vivem a muitos trabalhadores do campo, dedicados horticultura, e muitos da cidade, dedicados a tarefas juntos infncia. uma localidade muito bela e iluminada; h muitas fontes de gua e predominncia de ambiente harmnico. O desejo do bem a nota reinante. (13)

O Lar da Bno

Fonte: Livro Entre a Terra e o Cu, ditado pelo Esprito Andr Luiz, psicografia de Francisco Candido Xavier, edio FEB.
uma (...) importante Colnia educativa, misto de escola de mes e domiclio dos pequeninos que regressam da esfera carnal. (18) Essa Colnia, situada no espao espiritual corresponde s terras brasileiras, tem como objetivo preparar mes para a maternidade responsvel e atender s crianas que desencarnam e encarnam. Tais crianas encontram a o apoio necessrio ao seu reajustamento espiritual. Assim que, nos primeiros momentos como libertas do corpo fsico, ou enquanto lhes dure o equilbrio, so abenoadas pela assistncia superior e amiga dos benfeitores espirituais do Lar da Bno e pelo afeto inesquecvel daquelas que foram suas genitoras, as quais, ainda presas aos liames da carne, so, no entanto, levadas Colnia para auxiliar e acompanhar o reerguimento dos filhos. (19)

Manso da Paz

Fonte: Livro Ao e reao, ditado pelo Esprito Andr Luiz, psicografia de Francisco Candido Xavier, edio FEB.
A Manso da Paz uma escola de reajuste espiritual, sob a jurisdio de Nosso Lar. O Esprito Andr Luiz assim se expressa sobre ela: O estabelecimento, situado nas regies inferiores, era bem uma espcie de mosteiro So Bernardo, em zona castigada por natureza hostil, com a diferena de que a neve, quase constante em torno do clebre convento encravado nos desfiladeiros entre a Sua e a Itlia, era ali substituda pela sombra espessa, que (...) se adensava, movimentada e terrvel, ao redor da instituio, como que se tocada por ventania incessante. (17)

uma instituio destinada (...) a receber Espritos infelizes ou enfermos, [mas] decididos a trabalhar pela prpria regenerao, criaturas essas que se elevam a colnias de aprimoramento na Vida Superior ou que retornam esfera dos homens para a reencarnao retificadora

3. Os Postos de Auxilio Os Postos, ou Ncleos de Auxilio, esto situados nas esferas inferiores da regio espiritual. Representam um campus avanado de uma colnia espiritual. Segundo nos informa Conan Doyle, os Espritos esclarecidos e devotados ao bem realizam nessas localidades trabalhos missionrios, caracterizados por grandes dificuldades e perigos, semelhantes aos que rodeariam o homem que tentasse evangelizar as mais selvagens raas da Terra. (6) Os Espritos missionrios travam lutas rduas com os habitantes das regies tenebrosas, principalmente com os seus dirigentes, verdadeiros prncipes do mal que so formidveis em seus prprios reinos. (...)

Essas esferas so as salas de espera hospitais para almas doentes onde a experincia punitiva intentada para trazer o sofredor sade e felicidade. (6) Os postos de auxlio representam a grande expresso de amor ao prximo. Algumas dessas organizaes so fixas; outras so mveis, deslocando-se de um local para outro, quando se faz necessrio. Alguns exemplos serviro para ilustrar, ainda que imperfeitamente, a dimenso dos trabalhos realizados pelos obreiros da vida eterna.

Posto de Socorro da Colnia Campo da Paz Fonte: Livro Os Mensageiros, ditado pelo Esprito Andr Luiz, psicografia de Francisco Candido Xavier, edio FEB.

Campo da Paz, localizada em pleno Umbral, tem como misso receber Espritos enfermos, mais desequilibrados do que maus, pelo choque da morte fsica, pelo apego relativo que ainda demonstram ter a pessoas e coisas deixadas na Crosta. (21),
Neste Posto, os desencarnados so recebidos, tratados, reajustados e depois encaminhados a outros planos. Muitos desses Espritos chegam ao Ncleo de Auxlio completamente dementados, alheios realidade do lugar onde esto inseridos. (21) Muitos permanecem em estado de profundo sono. (22)

A Casa Transitria de Fabiano Fonte: Livro Obreiros da Vida Eterna, ditado pelo Esprito Andr Luiz, psicografia de Francisco Candido Xavier, edio FEB. A Casa Transitria de Fabiano um Posto de Auxlio mvel, que se desloca quando se faz necessrio, ao longo das regies umbralinas. Trata-se de grande instituio piedosa, no campo de sofrimentos mais duros em que se renem almas recm desencarnadas, nas cercanias da Crosta Terrestre, a qual (...) fora fundada por Fabiano de Cristo, devotado servo da caridade entre antigos religiosos do Rio de Janeiro, desencarnado h muitos anos. Organizada por ele, era confiada, periodicamente, a outros benfeitores de elevada condio, em tarefa de assistncia evanglica, junto aos Espritos recm desligados do plano carnal. (29)

A finalidade essencial da Casa Transitria prestar auxlio urgente e, devido a sua localizao, em plena regio trevosa, sofre (...) permanente cerco de Espritos desesperados e sofredores, condenados pela prpria conscincia revolta e dor. (30) um asilo mvel que, para garantir suas defesas magnticas, exige grande nmero de servidores e de amigos piedosos, que a permanecem, dia e noite, ao lado do sofrimento. (...) Todavia, o trabalho desta Casa dos mais dignos e edificantes. Neste edifcio de benemerncia crist, centralizam-se numerosas expedies de irmos leais ao bem, que se dirigem Crosta Planetria ou s esferas escuras, onde se debatem na dor seres angustiados e ignorantes, em trnsito prolongado nos abismos tenebrosos. (31)

Colnia Correcional da Legio dos Servos de Maria


Fonte: Livro Memrias de um suicida, relatado pelo Esprito Camilo Candido Botelho, pela mediunidade de Yvone A. Pereira
A Colnia Correcional da Legio dos Servos de Maria uma obra evanglica assistencial, que atende aos suicidas. Os seus dirigentes e servidores agem em nome de Maria Santssima, sua mentora e orientadora maior. A Colnia representada por uma fortaleza, cercada por um conjunto de muralhas fortificadas, situada em (...) regio triste e desolada, envolvidas em neblinas como se toda a paisagem fora recoberta pelo sudrio de continuadas nevadas, conquanto oferecendo possibilidades de viso. (14) Esta fortaleza lembra os castelos medievais, com fosso, torres e ponte movedia (15) Dentro da fortaleza h inmeros edifcios com seus respectivos departamentos de servios, que se desdobram, constituindo uma verdadeira cidade nas regies trevosas, oferecendo ao rprobo a assistncia necessria ao comeo do seu reerguimento moral. (15)

4. Os Postos de Trabalho

Finalmente, importante lembrar que os trabalhadores do mundo espiritual contam com outros ncleos de auxlio ou socorro aos Espritos sofredores encarnados e desencarnados. Estes ncleos ou postos de trabalho so os Centro Espritas, localizados no plano material e que podem estar vinculados diretamente a Postos de Auxlio Espiritual, ou a uma Colnia. importante acrescentar que todos os agrupamentos orientados para o bem so postos de trabalho da Espiritualidade Superior aqui na Terra.
O Esprito Caibar Schutel nos informa que a Colnia Alvorada Nova, a qual dirige, possui na Crosta Terrestre cerca de 1060 Unidades espalhadas pelo Globo, sendo duzentas delas apenas em nosso pas (11). Muitas colnias espirituais devem possuir, igualmente, inmeras unidades na Terra.

Compreendendo, assim, a importncia do Centro Esprita como educandrio das almas, lembramos que o (...) Espiritismo comeou o inaprecivel trabalho de positivar a continuao da vida alm da morte, fenmeno natural do caminho de ascenso. Esferas mltiplas de atividade espiritual interpenetram-se nos diversos setores da existncia. A morte no extingue a colaborao amiga, o amparo mtuo, a intercesso confortadora, o servio evolutivo. As dimenses vibratrias do Universo so infinitas, como infinitos so os mundos que povoam a Imensidade. Ningum morre. O aperfeioamento prossegue em toda parte.

A vida renova, purifica e eleva os quadros mltiplos de seus servidores, conduzindo-os, vitoriosa e bela, Unio Suprema com a Divindade. (28)

Estudo e Prtica da Mediunidade

Prtica IV
Percepo Psquica

Roteiro 4
Ouvindo a Natureza Percepo de qualidades/habilidades

1. KARDEC, Allan. O Livro dos Espritos. Quarta Parte, questo 1019 2. ________, Concluso IV

3. BEARZOTI, Paulo, Ciclo de Estudos Sobre a Obra Evoluo em Dois Mundos.


4. DOYLE, Arthur Conan, A Histria de Swedenborg, Histria do Espiritismo, p 38 5. ________, O depois da morte visto pelos Espritos, p 474-475 6. ________, p 476

7. ________,p 476-477
8. ________,p 479 9. GLASER, Abel. Retratos de Alvorada Nova, Conversando Sobre Mediunidade, p 28 10. ________, p 28-43

11. ________, Os postos de trabalho, p 73


12. OWEN, Vale G.A cidade e os domnio de Castrel. A Vida Alm do Vu, Cap IV, p 127 13. ________, p 127-142 14. PEREIRA, Yvone A. No Hospital Maria de Nazar. Memrias de um Suicida, Cap III, p 54

15. ________, p 55
16. ________,p 54-82 17. XAVIER, Francisco C. Ao e Reao. Cap 1, p 14 18. ________,Entre a Terra e o Cu, Cap IX, p 71

19. ________, Cap IX-XI, p 71-94

20. XAVIER, Francisco C & VIEIRA, Waldo. Evolucao em Dois Mundos, Primeira Parte, Cap XIII 21. ________, Os Mensageiros. Cap 21, p 132 22. ________, cap 22, 9 134-138 23. ________,Nosso Lar. Cap 8, p 55-59

24. ________, p 56
25. ________, cap 9, p 62 26. ________, p 65 27. ________, Cap 10, p 68

28. ________, Obreiros da Vida Eterna, p 9


29. ________, Cap IV, p 63 30. ________, p 64-65 31. ________, p 65

You might also like