You are on page 1of 10

APRESENTAO

O desporto contemporneo, nas suas variadas formas tericas de interpretao, caracteriza-se pelo seu elevado grau de diferenciao na pratica e pelo fato de se ter um componente cultural da vida de todos os pases, um fenmeno global.

As praticas desportivas, atravs de suas diferenciadas formas de expresso, propiciam diversas intencionalidades que diferem a partir dos objetivos, dos sentidos e das necessidades de seus praticantes.

No desporto de rendimento, predominam os aspectos parciais do comportamento corporal-motora onde se evidencia um fluxo continuo de aes com componentes ordenados e estveis, aos quais se aplicam os propsitos fundamentais da padronizao, sincronizaes e maximizao. No deporto de crianas e jovens, primam s responsabilidades da ao normativa na formao sobre valores, atitudes, habilidades e condutas.

No desporto de lazer, ao enfatizar as tarefas higinicas, de sade, minimizase a formalidade e o rigor tpico dos regulamentos institucionalizados e abre-se oportunidade para modificaes na forma, no espao, na tcnica e na participao. No desporto de reabilitao e reduo, que se configura um coadjuvante de elevado significado nas estratgias de sade publica e promoo da sade.

Como tal, o desporto plural nas suas concepes, contedos e formas procuram corresponder ampla diversidade de estados, de condies, de motivaes, de emoes e cognies. um convite ao desenvolvimento e aperfeioamento de modelos paralelos diferenciados e autnomos com estruturas prprias e

distintas de valores, de princpios e finalidades. uma expresso cultural variada, multidimensional e como tal, ocupa na sociedade contempornea posio de relevncia como fenmeno scio-cultural e poltico suscetvel de abordagem cientifica. Projeto integrado de cunho multidisciplinar e interinstitucional, que se executa na rea da educao fsica e que se dedica primordialmente a duas vertentes do desporto de crianas e jovens claramente delineadas: (a) desporto referenciado a sade ESCOLAR e, (b) desporto referenciado a performance PERFORMANCE.

Na vertente do desporto referenciado a sade/ESCOLAR, nossa ao desencadeada no espao claramente definido da educao fsica escolar. Neste campo de atuao nosso pressuposto o de que cad a educao fsica enquanto componente curricular dedicar-se, dentre seus tantos objetivos, a promoo da sade. Portanto, incentivar uma vida fisicamente ativa, desportivamente rica, desenvolver conhecimentos sobre as relaes do desporto e sade, proporcionar hbitos de lazer fisicamente ativos, desencadear alternativas para a democratizao das praticas desportivas, em nossa opinio configura-se num dos papeis centrais da educao fsica escolar.

Na vertente do desporto de rendimentos PERFOMANCE, o projeto de pesquisa situa-se com preocupaes inerentes a temtica da deteco, seleo e monitoramento de provveis talentos desportivos. Em outras palavras, o projeto parte do pressuposto que a prontido desportiva dever manifesta-se ao nvel de todas as estruturas e funes implicadas na performance.

O ESCOLAR e PERFORMANCE tm um enquadramento multidisciplinar inerente as cincias do desporto e sua orientao metodolgica tem por objetivo medir e avaliar

os aspectos fsicos e motores, diagnosticar constritos comportamentais de cunho psicolgico e sociolgico relacionados a pratica esportiva.

ESCOLAR Executando no mbito da educao fsica o desporto escolar, o presente projeto tem os seguintes objetivos:

1. Delinear o perfil somato-motor, estando nutricional e os fatores de prestao

desportiva em crianas e adolescentes submetidos a programas regulares de educao fsica escolar e desporto escolar. 2. Correlacionar essas variveis cineatropomtrica com hbitos e estilos de vida, com as motivaes para a prtica desportiva, com o desenvolvimento motor e aptido fsica. 3. Identificar os nveis de aptido fsica da populao escolar do Extremo Sul da Bahia referenciadas sade e compar-las com ndices de referencia da Organizao Mundial da Sade e com outras regies do pais e com outros pases.

PERFORMANCE O presente projeto de pesquisa situa-se com preocupaes inerentes e temticas da deteco, seleo e monitoramento de provveis talentos desportivos. realizados no mbito das prticas esportivas extras-escolares, em escolinhas esportivas e clubes esportivos, nas diversas modalidades e categorias de prticas esportivas. Embora considerando as dificuldades inerentes a esta rea de estudo, os objetivos que nos propomos atingir so:

cineantropomtricos, maturacionais, de aptido fsica referenciada a performance desportiva dos fatores motivacionais para o rendimento desportivo, dos hbitos de vida em jovens atletas de diversas modalidades desportivas ( futebol, tnis, voleibol, handebol, atletismo, natao e basquete) estratificados por gnero sexual e idade; 2. Analisar comparativamente a estrutura hierrquica da performace desportiva considerando variveis de maturao, antropomtrica, aptido fsica, motivao para as prticas desportivas de rendimento e estilo de vida em atletas de ambos os sexos;

1. Traar um perfil sobre os indicadores

3. Identificar a estrutura hierrquica da performance em diversas modalidades

desportivas, tendo como referencia os procedimentos seletivos veiculados por treinadores e selecionadores; 4. Analisar a robustez de uma estrutura conceitual que explique, a partir da informao emprica obtida, a seleo dos provveis talentos desportivos; 5. Sugerir um conjunto de indicadores somticos e os respectivos critrios para a seleo de possveis talentos para as modalidades de futebol, tnis, voleibol, handebol, natao, basquete e atletismo; 6. Sugerir um programa para a seleo de atletas para as modalidades desportivas referidas, para ambos os sexos, na faixa etria entre 12 ( doze) a 17 ( dezessete) anos.

O objetivo primordial do projeto desportivo atrair crianas, jovens e adultos de

todas as classes para a prtica de esportes de forma saudvel e prazerosa, de forma que isto reflita em sua vida social, tanto para a participao em eventos e competies, quanto para melhorar a suas relaes sociais com os outros indivduos da sociedade.

Dessa forma visa- se buscar em todas as quadras e locais, quer seja na zona urbana, quer seja na zona rural, as pessoas com menos condies de acesso aos servios de esportes e lazer, para as unidades esportivas que sero criadas ou remodeladas para este fim e, nos casos em que isso muito difcil, criar novas alternativas para incentivar a prtica de esportes e facilitar o acesso dessa parcela da populao aquelas estruturas e eventos. Dessa forma o projeto desportivo em nvel macro-social visa dar nfase aos projetos sociais, atravs de aes na rea dos esportes e lazer, objetivando ampliar a participao principalmente das crianas e jovens carentes nas estruturas e nos eventos promovidos.

JUSTIFICATIVA O Projeto Desportivo no apenas um projeto para encontro de crianas e jovens, mas antes um movimento de integrao da comunidade, atravs do resgate de talentos esportivos da cidade. No apenas do jovem que est desestimulado a margem da sociedade, mais est margem da informao e dos recursos disponveis para seu aperfeioamento.

A importncia que o desporto assume na sociedade moderna, como demonstra o progressivo e extraordinrio aumento de praticantes desportivos, no tem sido acompanhada pela correspondente evoluo das estruturas desportivas. Dessa forma o presente projeto visa organizar e dinamizar os complexos desportivos da cidade, de maneira a proporcionar estruturas materiais de acolhimento a formao

e tambm a pratica desportiva, quer na sua vertente de alta competio, quer de recreao. A ocupao saudvel dos tempos livres, designadamente da prtica de um deporto, constitui um contributo inequvoco na formao e desenvolvimento psicossocial das crianas e jovens. Assim o desporto de recreao, lazer e mesmo de competio pode e deve ser praticado pelos alunos. Espera-se a expanso do projeto desportivo para vrios locais externos, de forma que algumas modalidades possam ser

atendidas. Essa expanso externa inclui mdulos esportivos, praas, quadras de esportes polivalentes e muitos outros espaos que existem em grandes quantidades. Como seqncia desta expanso, a administrao regional revitalizar todos os espaos, de forma que sejam compatveis com as prticas desportivas que ali sero realizadas.

OBJETOS ESPECFICOS Integrar a comunidade atravs da prtica desportiva sadia; Descobrir novos talentos desportivos; Possibilitar a integrao das prticas desportivas com outras manifestaes culturais e vocacionais da sociedade com instalao e equipamentos adequados; Possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades motoras de crianas, jovens, aumentando as suas condies pessoais para a aquisio de conhecimentos e atitudes favorveis para a consolidao de hbitos sadios e sistemticos de prticas fsicas. Proporcionar a educao para o esporte, pelo potencia humanstico e social que o fenmeno sociocultural esportivo representa com um estimulo e promoo em todos os processos de educao desportiva;

Possibilitar a criao de uma sociedade pacifica de preservao da dignidade humana atravs de iniciativas privada e pblica, com programas que promovam cooperaes e intercmbios nacionais e internacionais, principalmente os relacionados participao esportiva em todas as suas modalidades; Incluir um maior nmero de alunos em atividades esportivas nas escolas ou fora delas, democratizando o processo das prticas e do desenvolvimento e conhecimento do esporte; Combater a discriminao de habilidades, raas, gnero, cor e deficincias no esporte educacional; Preservar a integridade fsica e moral de crianas e adolescentes; Melhoria da capacidade e habilidade motoras dos participantes; Melhoria do rendimento escolar dos alunos envolvidos; Bom relacionamento com a comunidade carente, diretores de escolar, professores e pais de alunos; Temtica do trabalho profiltico no terceiro setor.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

Profissionais envolvidos na estruturao

Apresentaremos uma proposta com numero adequado de profissionais para

a realizao de um trabalho com qualidade, nas diversas categorias que, normalmente, compe um clube.

O profissional de Educao Fsica uma funo relativamente nova no cenrio

esportivo, tendo surgido com a necessidade de melhor estruturao do processo de treinamento. fundamental que o profissional tenha uma formao acadmica, experincia e conhecimento prtico tanto do processo de treinamento como de formao, alm da formao que disponha de uma experincia prtica apresentado os requisitos citados e disponha de tempo para exercer outras funes como diretoras tcnico, assistentes tcnicos, treinadas ou preparador fsico.

So suas funes: - Coordenao e elaborao juntamente com a comisso tcnica do planejamento macro do clube, bem como dos planos de expectativas e planos anuais de treinamento; - Execuo, controle e avaliao do processo de treinamento de todas as categorias do clube, das formativas ao profissional; - Seleo, juntamente com o mdico, dos profissionais que iro compor a comisso da equipe de apoio; - Responsvel pela integrao e rotatividade da comisso tcnica; - Responsvel pela intermediao tcnicas e administrativas representada pela diretoria do clube.

O Fisioterapeuta responsvel pela aplicao mdica dos exerccios fsicos. O termo fisioterapia usado para exerccios teraputicos em conexo com banhos, massagens e outras aplicaes curativas. tambm de sua responsabilidade o tratamento e recuperao das funes do sistema msculo-esqueltico e circulatrio dos atletas.

responsvel pela elaborao dos cardpios dos atletas. indicada pela administrao a quantidade e qualidade de suprimentos e ingesto das substncias

necessrias para o metabolismo do corpo. O Nutricionista esta ligado diretamente com o preparador fsico no momento da elaborao do planejamento e periodizao, pois cada etapa do treinamento deve ser elaborado um cardpio que atenda as exigncias de reposio dos gastos energticos para aquela etapa.

O Mdico deve conhecer os aspectos do treinamento, a fim de entender melhor os atletas, melhorando assim suas praticas dirias, tendo tambm o Controle das substancias proibidas e que podem vir a ser consideradas como

doping, pondo por terra, muitas vezes por descuido, um trabalho bem elaborado e organizado.

PLANO DE DESPESAS - 01 Coordenador/ suporte tcnico - 02 Professores de Ed. Fsica - 02 Assistentes de Ed. Fsica

CONCLUSO Com implantao do projeto que abrange varias modalidades desportivas sejam coletivas ou individuais, onde muitas crianas da regio sero atendidas sem custo prprio, atravs de profissionais de qualidade no seu atendimento e tendo como retorno a divulgao do clube ou empresa com exclusividade reconhecimento da responsabilidade social da empresa ou clube, exposio da marca no individuo com longo perodo de consumo pela frente, j que o projeto abrange alunos a partir de 7 (sete) a 17 (dezessete) anos de idade dentro de um perodo de 2 (dois) anos teremos equipes adultas para disputar jogos regionais, 4 (quatro) anos para jogos

estaduais e 5 (cinco) a 6 (seis) anos para jogos nacionais e internacionais.

Esses alunos sero cidados com formao e conhecimento diferenciado representando uma cidade, clube ou empresa em qualquer lugar que seja a competio.

You might also like