You are on page 1of 10

ARTES VISUAIS

Bibliografia:
Da cor cor inexistente Israel Pedrosa DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. So Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 51-83. Editora Universidade de Braslia 3 edio GOMBRICH, Ernst H. A histria da arte; So Paulo: LTC. Editora, 2000; Psicodinmica da cores em comunicao Modesto Farina Editora Edgar Blucher Ltda 4 edio Arte & Percepo Visual Rudolf Arnheim Editora Livraria Pioneira 7 edio Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicaoes Ltda

Sites

sobre arte:

www.historiadaarte.com.br www.itaucultural.org www.pitoresco.com.br

APOSTILA CONTEDOS QUE SEROESTUDADOS DURANTE O ANO LETIVO ELABORADA PELA PROFESSORA : DULCINA LISBOA PASSOS Estabelecimento de Ensino_______________________________________ Nome Aluno___________________________________________________ Turma____________N aluno______________Ano 20____

O QUE ARTE? A arte existe desde que h indcios do ser humano na Terra. A arte registra as ideias e os ideais das culturas e etnias, sendo assim, importante para a compreenso da histria do Homem e do mundo. A arte pode trazer indcios sobre a vida, a Histria e os costumes de um povo, inclusive dos povos e naes j extintos. Assim, conhecemos vrias civilizaes por meio de sua arte. Sendo assim, podemos afirmar que a Arte uma forma de comunicao e expresso humana, portanto uma LINGUAGEM.

Atividades sobre DIMENSO 01-Utilizando formas geomtricas bsicas realizar colagem onde aparea a SOBREPOSIO : (utilize cores secundrias)

O QUE SO AS ARTES VISUAIS ? As artes que normalmente lidam com a viso como o seu meio principal de apreciao costumam ser chamadas de artes visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura,fotografia e cinema. Alm dessas, so consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalao, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decorao e o paisagismo.

02- Utilizando um mesmo tipo de desenho em tamanhos variados organiz-los por TAMANHO DAS FORMAS para dar iluso de profundidade (pode usar colagem ou desenhar usar preto e cinzas):

Elementos Bsicos da Comunicao Visual (Donis A. Dondis)


Sempre que alguma coisa projetada e feita, esboada e pintada, desenhada, rabiscada,construda, esculpida ou gesticulada, a substncia visual da obra composta a partir de umalista bsica de elementos. Os elementos visuais constituem a substncia bsica daquilo que vemos, e seu nmero reduzido: O PONTO, A LINHA, A FORMA, A DIREO, A COR, O TOM, A TEXTURA, A DIMENSO E A ESCALA.

A ESCALA
Todos os elementos visuais so capazes de se modificar e se definir uns aos outros. Em outras palavras,o grande no pode existir sem o pequeno. A escala pode ser estabelecida no s atravs do tamanho relativo das pistas visuais, mas tambm atravs das relaes com o campo ou com o ambiente. A escala muito usada nos projetos e mapas para representar uma medida proporcional real. A escala costuma indicar, por exemplo, que lcm:l0km, ou lcm:20k No globo terrestre so representadas distncias enormes atravs de medidas pequenas. Tudo isso requer uma certa ampliao de nosso entendimento, para que possamos visualizar, em termos da distncia real, as medidas simuladas num projeto ou mapa.

O PONTO
O ponto a unidade de comunicao visual mais simples e irredutivelmente mnima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substncia dura ou com um basto, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referncia ou um indicador de espao. Quando no centro do plano: gera equilbrio visual: Quando descentrado do plano: gera desequilbrio visual:

QUANTO RELAO DE GRANDEZA PODEM SER: Grandes: Pequenos:

QUANTO AO ASPECTO GRFICO PODEM ESTAR DISPOSTOS: Ao acaso Ordenados

FIGURATIVO A pintura figurativa representa temas como pessoas, objetos como um vaso ou uma garrafa, um animal, uma flor, uma paisagem, etc. Ela pode ser realista ou estilizada.
NO FIGURATIVO OU ABSTRATA - Todas as manifestaes artsticas (escultura, pintura, gravura, entre outras) nas quais o artista no representa imagens figurativas da realidade.Pode ser : GEOMTRICA quando usamos formas geomtricas nos trabalhos; INFORMAL rabiscos, desenhos cegos, respingos de tintas, etc.

QUANTO AO NMERO DE PONTOS QUE UMA SUPERFCIE CONTM, PODEM CONSIDERAR-SE: Concentrados: Dispersos: Saturados

Porm, tanto a pintura figurativa como a pintura abstrata, podem expressar estados emocionais.

TERMO USADO EM ARTE AUTORRETRATO Retrato de um indivduo feito por ele prprio. O PONTO A UNIDADE MNIMA DO ALFABETO VISUAL. PONTILHISMO um estilo de pintura na qual as cores no primrias, so geradas pelo efeito visual produzido pela proximidade dos pontos pintados na tela com as cores primrias. EXERCCIO DE FIXAO 01-Responda: O que ponto? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________
02- No espao abaixo faa um desenho utilizando PONTO (utilize as variaes do ponto ) use lpis 6B e HB

A DIMENSO
Elemento que pode se manifestar de modo real ou ilusrio. Quando falamos em dimenso real, referimo-nos ao elemento dominante no artesanato, na escultura, na arquitetura... em expresses em que se lida com altura, largura e volume. J, a dimenso implcita, se d em representaes bidimensionais da realidade, como a pintura, a fotografia, a televiso... podendo ser reforada de muitas maneiras, principalmente atravs da tcnica da perspectiva.
TRIDIMENSIONAL: o espao real, onde as obras de arte tridimensionais esto situadas. BIDIMENSIONAL: a representao do espao tridimensional em uma superfcie bidimensional, como a superfcie do papel ou a tela da pintura. ILUSO DE TRS DIMENSES NO ESPAO BIDIMENSIONAL As formas desenhadas em superfcies bidimensionais podem criar a iluso de ter trs dimenses. Para isso podemos usar os seguintes recursos: PERSPECTIVA ATMOSFRICA Na perspectiva atmosfrica o que est mais perto tem mais detalhes, contraste, textura e est desenhado na metade inferior do desenho. Normalmente a maioria dessas qualidades so usadas em combinao e nos do a impresso de profundidade, de trs dimenses. SOBREPOSIO Quando duas formas esto sobrepostas em um desenho, aquela que tem o contorno completo a que est na frente, e isso nos d a impresso de existirem vrios planos. TAMANHO DAS FORMAS Em um desenho, as formas maiores parecem estar mais perto de ns e as menores, mais distantes. Aspessoas maiores parecem estar mais prximas de ns e as menores mais distantes, criando uma iluso de profundidade.

A Linha
02-Desenhe uma Paisagem Rural (lpis 6B) e use TEXTURA VISUAL: Quando os pontos esto to prximos entre si que se torna impossvel identificlos individualmente,aumenta a sensao de direo, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha.Tambm poderamos definir a linha como um ponto em movimento. Nas artes visuais, a linha tem, por sua prpria natureza, uma enorme energia. Nunca esttica; o elemento visual inquieto. Onde quer que seja utilizada, o instrumento fundamental da prvisualizao. Dessa maneira, contribui enormemente para o processo visual. Sua natureza linear e fluida refora a liberdade de experimentao. Contudo,apesar de sua flexibilidade e liberdade, a linha no vaga: decisiva, tem propsito e direo,vai para algum lugar, faz algo de definitivo. A linha o meio indispensvel para tornar visvel o que ainda no pode ser visto, por existir apenas na imaginao. A linha tambm um instrumento nos sistemas de notao, como, por exemplo, a escrita. A escrita, a criao de mapas, os smbolos eltricos e a msica so exemplos de sistemas simblicos nos quais a linha o elemento mais importante. Na arte, porm, a linha o elemento essencial do desenho.Proporciona um efeito extraordinrio em desenhos ou pontas-secas, xilogravuras, guas-fortes e litografias. A linha reflete a inteno do artfice ou artista, seus sentimentos e emoes mais pessoais e, mais importanteque tudo, sua viso. A linha raramente existe na natureza, mas aparece no meio ambiente: na rachadura de uma calada, nos fios telefnicos contra o cu, nos ramos secos de uma rvore no inverno, nos cabos de uma ponte.

03 Faa uma TEXTURA TTIL, utilizando colagem, na reproduo do quadro de Di Cavalcantti:

TERMOS USADOS EM ARTE


RETRATO - a reprtesentao de uma pessoa por meio de desenho, pintura, gravura ou fotografia. Em geral, o retrato limita-se a representar a cabea, as espduas e, s vezes, as mos para caracterizar o indivduo retratado. MARINHA - Termo que designa, quadro de paisagem cujo principal elemento de composio o mar e, por extenso, cenas da vida martima.

Quanto ao aspecto visual,a LINHA pode ser:

A TEXTURA As texturas so aparncias tteis e ou visuais das superfcies ou dos tratamentos grficos dados a estas. Assim, as texturas podem apresentar ou ento insinuar, rugosidade, aspereza, suavidade, brilho, opacidade, homogeneidade e diferenciaes possveis de serem percebidas pelo tato e ou pela viso. Ns podemos desenhar texturas usando pontos e linhas. A maior parte de nossa experincia com a textura tica,no ttil. A textura no s falseada de modo bastante convincente nos plsticos, nos materiais impressos e nas peles falsas, mas, tambm, grande parte das coisas pintadas, fotografadas ou filmadas que vemos nos apresentam a aparncia convincente de uma textura que ali no se encontra. O julgamento do olho costuma ser confirmado pela mo atravs da objetividade do tato. realmente suave ou apenas parece ser? No de admirar que sejam tantos os letreiros onde se l "Favor no tocar"! A textura deveria funcionar como uma experincia sensvel e enriquecedora. Infelizmente, nas lojas caras, os avisos "No tocar" coincidem, em parte, com o comportamento social, e somos fortemente condicionados a no tocar as coisas ou pessoas. O resultado uma experincia ttil mnima; o sentido do tato cego cuidadosamente reprimido naqueles que vem. Agimos com excessiva cautela quando estamos de olhos vendados ou no escuro, avanando s apalpadelas, e, devido limitao de nossa experincia ttil, com freqncia somos incapazes de reconhecer uma textura. TEXTURA VISUAL percebida pela viso TEXTURA TTIL percebida pelo tato (toque, pele)

LONGA OU CURTA:

ESTREITA OU LARGA:

ABERTA OU FECHADA:

CURVA:

RETA:

QUEBRADA:

ESPIRAL:

ENCARACOLADA:

MISTA:

TERMOS USADOS EM ARTE


PAISAGEM- toda representao pictrica de espaos naturais(PAISAGEM RURAL) ou urbanos(PAISAGEM URBANA). Na origem, serviu apenas como pano de fundo para figuras de pessoas ou animais.

ATIVIDADES: 1-Recorte e cole um RETRATO colorido com cores quentes:

2- Pinte o Figurativo com as cores Complementares e o No Figurativo com as cores Neutras:

Van Gogh

Paul Klee

A FORMA
A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem trs formas bsicas: o quadrado, o crculo e o tringulo eqiltero. O quadrado uma figura de quatro lados, com ngulos retos rigorosamente iguais nos cantos e lados que tm exatamente o mesmo comprimento. O crculo uma figura continuamente curva, cujo contorno , em todos os pontos, equidistantede seu ponto central. O tringulo eqiltero uma figura de trs lados cujos ngulos e lados so todos iguais.

Ao quadrado se associam enfado, honestidade, retido e esmero; ao tringulo, ao, conflito,tenso; ao crculo, infinitude, calidez, proteo.

A partir de combinaes e variaes infinitas dessas trs formas bsicas, derivam todas as formas fsicas da natureza e da imaginao humana.

TERMOS USADOS EM ARTES INTERIOR- So imagens (pinturas, desenhos, gravuras) onde so representados os espaos internos (Ex: Quarto, sala, escritrio, estao de trem, etc.)

A DIREO
Todas as formas bsicas expressam trs direes visuais bsicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical;o tringulo, a diagonal; o crculo, a curva.

O TOM
O tom uma importante ferramenta para indicar e expressar as dimenses de um objeto. Os nossos olhos enxergam as coisas graas presena ou ausncia relativa de luz, luz essa que no se irradia uniformemente no meio, e isso que cria o Tom. O tom outra maneira de descrever a luz, graas a ele, e exclusivamente a ele, que enxergamos. As variaes de luz ou de tom so os meios pelos quais distinguimos oticamente a complexidade da informao visual do ambiente.

3-Desenhe usando as trs FORMAS GEOMTRICAS BSICAS, um meio de locomoo e um personagem:

Pinte usando cinzas:(do branco ao preto (a) do preto ao branco (b):

A COR
A cor se constitui em uma realidade da luz, uma sensao visual que a natureza oferece atravs dos raios de luz processados no crebro. Quando a luz atinge um objeto, uma parte dos raios luminosos absorvida pelo objeto e se transforma em calor, enquanto a outra parte refletida e atinge a nossa viso que a recebe em forma de cor.

b
B-Relacione a 1 coluna de acordo com a 2coluna: ( ) amarelo , azul e vermelho (1)cor terciria ( ) azul arroxeado (2)cor primria ( ) vermelho (3)cores fundamentais ( ) verde e vermelho (4)cor secundria ( ) vermelho+azul= (5)cores complementares C-Pinte os pares das cores complementares nos retngulos abaixo :

COR-LUZ E COR -PIGMENTO


As cores-luz so as que provm de uma fonte luminosa direta, estudadas mais detalhadamente na rea da Fsica. As cores-pigmento tm a sua trade primria formada de dois modos: as primrias opacas (vermelho, amarelo e azul) e as primrias transparentes (magenta, amarelo e azul ciano). CLASSIFICAO DAS CORES PIGMENTO CORES PRIMRIAS As cores primrias, tambm conhecidas por cores fundamentais so aquelas que no podem ser obtidas a partir de misturas.Tambm conhecidas como cores puras.

D- Desenhe uma NATUREZA-MORTA e pinte-a usando cores frias.

CORES SECUNDRIAS
As secundrias so formadas a partir da mistura de duas primrias: azul+amarelo = verde; azul+vermelho = violeta (roxo); amarelo+vermelho = laranja.

CORES TERCIRIAS
As cores tercirias so aquelas compostas a partir da mistura de uma cor secundria com uma primria.

CORES ACROMTICAS OU NEUTRAS


Cores Acromticas: So as cores chamadas neutras: o branco, o preto, as cinzas e os marfins.

DIMENSES DA COR
Primeira dimenso - Matiz , a cor em si, existindo trs matizes primrios (amarelo, vermelho e azul). Segunda dimenso - Saturao que relativa ao grau de pureza de uma cor, ou seja, o nvel de mistura desta cor com o preto ou branco. A terceira dimenso - Brilho, Valor ou Luminosidade de uma cor, sua capacidade de refletir a luz.

CORES QUENTES
As cores quentes referem-se ao vermelho, ao amarelo e a todas aquelas cores que contm predominncia percentual destas duas cores primrias em sua composio.

POLICROMIA "Cromar" significa colorir. Quando usamos vrias cores (mais do que trs) em uma composio, dizemos tratar-se de uma policromia. MONOCROMIA Quando usamos uma nica cor em uma composio, mas com vrias tonalidades, dizemos tratar-se de uma monocromia. Por exemplo: usamos o preto e o branco para dar a variedade de tons, mais escuros ou mais Atividades : A)- PINTE O CRCULO DAS CORES:

CORES FRIAS
As cores frias referem-se ao azul e a todas as cores que contm predominncia percentual dele em sua composio.

CORES ANANLOGAS
So aquelas que se encontram vizinhas no crculo das cores. CORES COMPLEMENTARES As cores complementares so aquelas obtidas a partir da soma de duas primrias e constituem em complementar da primria que no entrou na composio. Por exemplo: vermelho+amarelo = laranja (laranja complementar do azul); azul+amarelo = verde (verde complementar do vermelho); vermelho+azul = violeta (violeta complementar do amarelo).

TERMOS USADOS EM ARTE - NATUREZA-MORTA a desenho, pintura, gravura em que se representam coisas ou seres inanimados(objetos, de qualquer espcie,flores, frutos e animais), no necessariamente mortos, mas imveis.

You might also like