You are on page 1of 3

APS DIREITO TRIBUTRIO

QUESTO 03 (DUPLA 02 JOSIANE DOS SANTOS E RENATHA DUDEQUE CORREA)

3. A Tbua Maneira Ltda., empresa madeireira regularmente estabelecida e em dia com suas obrigaes fiscais, recebeu, h pouco, boleto para pagamento de duas taxas: a Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental (TCFA), instituda por lei federal, que confere ao Ibama poderes para controlar e fiscalizar atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais, que deve ser paga trimestralmente, e a Taxa de Conservao das Vias e Logradouros Pblicos (TCVLP) do municpio onde a Tbua Maneira Ltda. est sediada, esta com exao anual. Aps uma breve pesquisa, o departamento jurdico da empresa atesta que, no ltimo ano, o Ibama, apesar de manter o rgo de controle em funcionamento, no procedeu a qualquer fiscalizao da empresa e que o municpio efetivamente mantm rgo especfico responsvel pela conservao das vias e logradouros pblicos.

Com base no caso acima, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurdicos apropriados e a fundamentao legal pertinente ao caso.

a) Qual a principal diferenciao entre a natureza jurdica da TCFA e a TCVLP e como ela influencia o caso em tela? (Valor: 0,85)

b) As taxas so devidas? (Valor: 0,40)

RESPOSTA

a) A Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental (TCFA) foi instituda pela Lei n. 10.165/2000, e tem como fato gerador o exerccio do Poder de Polcia conferido ao IBAMA (art.145, II da CF e Art. 78 do CTN) para controle e fiscalizao de empresas que utilizem recursos naturais e/ou que operem atravs de atividades potencialmente poluidoras. J a Taxa de Conservao das Vias e Logradouros Pblicos (TCVLP) tem como fato gerador a prestao de servio no mensurvel, ou seja, no h a possibilidade de aludir esta taxa determinado contribuinte. Por isso, dever ser custeada por meio de arrecadao de imposto.
1

b) A TCFA pode ser cobrada pelo IBAMA. Isso porque o art. 77 da CTN determina que As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio.
1

Tendo em vista que IBAMA rgo Federal da Administrao Direta e a competncia para a guarda e conservao do meio ambiente comum a todos os membros da Federao (art. 23, VI e VII, da Constituio). Ora, como o IBAMA rgo integrante da Unio, no h impedimento constitucional para que a entidade, ao desempenhar regularmente as respectivas funes legais pertinentes proteo do meio ambiente, tambm seja destinatria parafiscal do tributo que cobrado justamente com base em tal poder de polcia.
2

Ressalta-se ainda que independente a efetividade do exerccio do poder de polcia no depende to-somente da realizao de vistorias locais, mas compreende tambm todos os atos necessrios averiguao da conformao da atividade desempenhada pelo contribuinte s normas ambientas.
3

Assim, no necessrio que o IBAMA efetivamente realize as fiscalizaes na empresa para que possa cobrar as taxas. Isso porque, existe um rgo estruturado e em efetivo funcionamento o que viabiliza a exigncia da taxa.

J a cobrana da TCVLP inconstitucional. Isso porque as taxas podem ser cobradas apenas quando o servio pblico prestado for especifico e divisvel. Conforme dispe o art. 145, ii, do CF, in verbis: A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municp ios podero instituir os seguintes tributos: II - taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio;
1

RE 416601 DF. STF. Relator: Min. Carlos Velloso. RE 416601 DF. STF. Relator: Min. Carlos Velloso. RE 416601 DF. STF. Relator: Min. Carlos Velloso.

Tendo em vista a impossibilidade de mensurar a parcela de uso da via de cada cidado, ou seja, por estarmos diante de uma prestao de servios indivisvel e inespecfica, a cobrana da TCVLP inconstitucional, pois representa afronta direta ao art. 145, II, da CF.

You might also like