You are on page 1of 40

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

A POLTICA INTERNACIONAL NO PS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

NDICE: Introduo....................................................................................................3 As repercusses da Segunda Guerra Mundial..................................................4/5 As Conferncias de Paz...................................................................................6 Conferncia de Teero..................................................................6/7 Conferncia de Ialta....................................................................7/8 Conferncia de Potsdam...............................................................8/9 A consolidao de um mundo bipolar....................................................10/11/12 O mundo capitalista...................................................12/13/14/15/16 O mundo comunista.........................................16/17/18/19/20/21/22 Conflitos, a escalada armamentista e a era espacial............22/23/24/25 As vagas de descolonizao......................................................................25/26 A primeira vaga de descolonizao.............................................26/27 A questo israelo-rabe........................................................28 A segunda vaga de descolonizao......................................29/30 A ascenso da Europa.........................................................................30/31/32 O galopante crescimento nipnico....................................................32/33/34/35 O afastamento da China relativamente metrpole sovitica........................35/36 A Poltica de No-Alinhamento..................................................................37/38 Concluso...................................................................................................39 Bibliografia..................................................................................................40

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

INTRODUO: passvel de ser afirmado que a importncia das relaes internacionais acresceu consideravelmente aps o segundo conflito escala mundial. A promoo do Direito Internacional, rede de relaes que dever ser constituda por todos os pases do planeta, afigura-se fulcral para a manuteno da paz mundial nos dias de hoje. Contudo e apesar das tentativas empregues em prol de um ambiente internacional sadio, a paz mundial revela-se um conceito abstrato e aparentemente inatingvel. Um dos conflitos que marcam o panorama mundial a questo israelo-rabe, disputa que revela os seus primrdios na segunda metade do sculo vinte. A fim de entender as motivaes e o contexto que lideraram esta eterna guerra, analisar a poltica internacional do segundo ps guerra importantssimo para traar concluses pertinentes acerca desta rivalidade, que responsvel por um nmero infindvel de mortes. Deste modo, elaborar um trabalho escrito e prtico acerca desta temtica consiste numa alternativa ldica e diferente de apreender conceitos e noes alusivas ao ramo do Direito Internacional e alargar largamente conhecimentos a nvel da cultura geral, incrementando o sentimento de cidadania mundial. Assim sendo, a pesquisa foi realizada em livros de Histria e inclusive manuais relativos a cincias polticas e, de igual modo, na Internet. Recolhida a informao e devido multiplicidade de contedos encontrados aps uma profcua pesquisa, revelou-se necessria uma eficiente gesto dos tpicos a abordar, a fim de manter o interesse mas abranger todo o teor essencial para aditar qualidade ao trabalho.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

AS REPERCUSSES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: Se a Primeira Guerra Mundial foi um conflito que se denominou mundial graas dimenso que adquiriu; pelos prejuzos aprontados; pela interveno dos Estados Unidos da Amrica, que haviam rompido com a sua poltica de distanciamento internacional pela primeira vez, numa guerra extra-nacional, a Segunda Guerra Mundial revelou-se verdadeiramente mundial e pode ser apelidada de um conflito total.

Ilustrao 1 A mundializao da Segunda Guerra Mundial, representada em dois grupos: os Aliados (cor-de-rosa) e os membros do Eixo (lils).

Enquanto conflito mundial, as suas repercusses pautaram-se pelo seu conceito de catstrofe global. As estimativas relacionadas com o nmero de mortos devido a esta guerra suscitam diversas incertezas, pelo facto de muitos falecimentos terem sido ocultados. Todavia, os clculos efetuados apontam um nmero de mortes que aproximado aos sessenta milhes de unidades sendo vinte milhes dos falecidos soldados e quarenta milhes civis. O continente europeu registou trinta e seis milhes de mortos e a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas perdeu aproximadamente cerca de vinte e sete milhes de pessoas devido a este conflito, vigente entre a primeira metade da dcada de quarenta, devido s condies Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

climatricas adversas, s polticas desfavorveis ao consumo de bens de primeira necessidade em detrimento da canalizao de fundos para o conflito armado, genocdios e massacres, bem como presena de campos de concentrao gulags (administrao geral dos campos de trabalho correcional e colnias). fundamental salientar que muitas desses bitos foram consequncia de crimes de guerra cometidos pelas foras alems e japonesas nos territrios ocupados pelos seus exrcitos. Demarca-se, obviamente, o extermnio de seis milhes de judeus, ciganos, eslavos, homossexuais, negros e outras minorias tnicas/grupos minoritrios durante o Holocausto. Do lado japons, a atrocidade mais conhecida constituiu o Massacre de Nanquim, tendo um saldo de centenas de milhar de torturas e mortes chinesas. Dotadas de poder econmico e cientfico, as foras do Eixo fizeram uso de armas biolgicas e qumicas, utilizando-as para exercer supremacia militar face aos povos subjugados. Assinalam-se ainda os bombardeios massificados em reas civis do Eixo Tquio (capital do Japo), Dresden, Hamburgo e Colnia (cidades alems) por parte das foras aliadas.

Ilustrao 2 Prisioneiros famintos e exaustos do campo de concentrao de Mathausen (ustria).

Os danos materiais revelaram-se gigantescos e avaliados em bilies de dlares! Por outro lado, as alteraes ambientais devido ao conflito traduziram-se no desaparecimento de florestas e na desertificao de terrenos outrora arveis. As bombas atmicas largadas nas cidades nipnicas de Hiroshima e Nagasaki implicaram tambm severas mudanas ambientais. Devido aos fatores acima enumerados, as economias beligerantes vacilaram. Urgia reconstruir as cidades destrudas e potenciar novamente os capitais humanos, econmicos e polticos. Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

AS CONFERNCIAS DE PAZ: Os dirigentes polticos dos trs Aliados com maior destaque global (os Estados Unidos da Amrica, a Inglaterra e a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas) principiaram a estruturar a nova ordem mundial ps-conflito antes do fim da guerra em questo.

Ilustrao 3 Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Josef Stalin aquando da conferncia de Ialta.

Cientes de que a vitria final por parte dos Aliados se tratava de uma mera questo de tempo, realizaram diversas conferncias durante os trs anos finais da Segunda Guerra Mundial. Evidenciam-se, no que respeita edificao da nova ordem internacional, as Conferncias de Teero, de Ialta e de Potsdam. Conferncia de Teero: Entre 28 de novembro a 1 de dezembro de 1943, a capital do Iro recebeu Franklin Roosevelt (presidente norte-americano), Winston Churchill (primeiro-ministro ingls) e Josef Stalin (lder mximo da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas). Nesta conferncia foram delineadas, discutidas e esboadas as seguintes questes: 1. As linhas mestras do Desembarque da Normandia, vulgarmente designado como o Dia D; 2. A diviso da Alemanha; 3. As fronteiras da Polnia; Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

4. A possvel criao de um rgo capaz de promover a manuteno da paz mundial e colmatar o fracasso da Sociedade das Naes. Conferncia de Ialta: Situada na Crimeia, regio ucraniana, a cidade de Ialta acolheu os trs representantes mximos das principais potncias entre 4 e 11 de fevereiro de 1945. Nesta conferncia foram tomadas, relativamente ao novo quadro geopoltico europeu, as seguintes decises: 1. A definio das fronteiras polacas foi novamente alvo de controvrsia. Deve ser relembrado que a invaso a este pas por parte das foras de Hitler havia sido a principal causa para o incio do conflito. Este assunto revelava-se, por si s, extremamente sensvel: a potncia sovitica ansiava incorporar parte considervel da Polnia Oriental, um meio eficaz de controlar uma maior parte do continente europeu e promover o regime comunista aos pases prximos, condenando o modo de vida capitalista e liberal. Esta pretenso desagradava aos Estados Unidos da Amrica, Inglaterra e Polnia. certo que, futuramente, o chefe sovitico Josef Stalin viu a sua ambio concretizada: a Polnia incorporou territrios alemes, nomeadamente da Prssia Oriental, Pomernia e Silsia e cedeu parte do seu territrio a leste Unio Sovitica; 2. A diviso da Alemanha e da sua capital, Berlim, em quatro zonas de ocupao constituiu uma das principais decises resultantes. Cada um dos trs pases ficaria com a tutela de uma zona, tal como a Frana, pas que possua assento no Conselho de Controlo Aliado. Como j referido acima, tambm Berlim dividida em quatro zonas de ocupao, apesar de se situar na esfera sovitica, ou seja, na zona territorial que se encontrava sob a sua tutela; 3. O estabelecimento de eleies nos pases de Leste, controladas pelos Aliados, que se regessem por princpios democrticos com o intuito de definir as Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

instituies que iriam governar o pas. Todavia, esta pretenso saiu gorada. medida que o Exrcito Vermelho avanava em direo a Berlim, as naes do leste europeu eram libertadas do jugo nazi e passavam a constituir parte integrante da rede de Estados Satlites da Unio das Repblicas Soviticas; 4. Cr-se que nesta conferncia a Europa foi dividida em duas reas de influncia: o ocidente europeu, sob a gide dos Estados Unidos da Amrica, e o leste europeu, sob a tutela sovitica; 5. A calendarizao da Conferncia de So Francisco, com a inteno de instituir uma organizao onde deviam ter assento todas as Naes do Mundo; 6. Delineao das indemnizaes de guerra alems. Conferncia de Potsdam: Desde 17 de julho e at 2 de agosto de 1945, os Aliados realizaram a derradeira conferncia. Celebrada aps o fim da Segunda Guerra Mundial e congratulando-se com a vitria, Harry Truman (presidente dos Estados Unidos da Amrica), Richard Clement Atlee (primeiro-ministro ingls) e Josef Stalin reuniram-se na cidade alem de Potsdam. O clima vivenciado no auspiciava a unio de guerra outrora registada. Alis, as tenses entre as partes capitalistas e a parte comunista fizeram-se sentir. Apesar de um consenso final parecer uma utopia, reiteram-se importantes decises: 1. A diviso alem e da sua capital em quatro zonas de ocupao; 2. Seguindo o modelo alemo, tambm a ustria e Viena foram divididas em quatro zonas de ocupao partilhadas pelas potncias vencedoras do segundo conflito escala mundial; 3. As indemnizaes de guerra geraram cises bastante explcitas. Apesar disso, estas acabaram por ficar definidas nesta Conferncia e avaliadas em cerca de vinte mil milhes de dlares;

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

4. O principal consenso existente tratou-se da urgncia que implicava a desnazificao alem e austraca, dois dos pases mais lesados pelo regime nazi de Adolf Hitler e aonde vigoravam ainda estruturas relacionadas com este regimento fascista; 5. Afigurava-se premente desmilitarizar a Alemanha para que perdesse o seu poder militar, evitando-se possveis represlias e atos de vingana; 6. O estabelecimento de um tribunal capaz de julgar o squito hitleriano pelos crimes praticados contra a Humanidade o Tribunal de Nuremberga. Como o demonstram as decises tomadas nestas trs Conferncias, os reajustes territoriais na sequncia da segunda guerra revelaram-se considerveis. Deste modo, assinalam-se ainda: Territrio: stria Rodes Bessarbia Transilvnia Parte do territrio da Checoslovquia Parte do territrio da Finlndia Estnia Letnia Litunia Kaliningrado Parte do territrio blgaro (zona do Bulgria Grcia mar Egeu) A CONSOLIDAO DE UM MUNDO BIPOLAR: Finlndia Estnia Letnia Litunia Prssia Oriental Checoslovquia Pertencente a: Itlia Itlia Romnia Hungria Anexado por: Jugoslvia Grcia Unio Sovitica Romnia Unio das Repblicas Socialistas Soviticas Unio das Repblicas Socialistas Soviticas Unio Sovitica Unio Sovitica Unio Sovitica Unio Sovitica

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

As principais potncias vencedoras do segundo conflito escala mundial, a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas e os Estados Unidos da Amrica, e outrora aliadas, deixaram e o evidenciar, comunismo na Conferncia pela de Potsdam, as divergncias anulavam-se ideolgicas que os separavam. De facto, o sistema liberal capitalista norteamericano advogado Unio Sovitica completamente, tornando-se teorias irreconciliveis. Contudo, a sua supremacia global era indiscutvel. Durante a segunda metade do sculo vinte, as decises sadas de Washington, a capital dos Estados Unidos da Amrica, e Moscovo, o centro poltico sovitico e atual capital da Rssia, afiguravam-se ininterruptamente imperativas e causadoras de dependncia por parte das restantes Naes. Pouco tempo aps o trmino da Segunda Grande Guerra, os Estados Unidos da Amrica consciencializaram-se do evidente desrespeito de um dos preceitos consagrados na Conferncia de Ialta. O estabelecimento de eleies democrticas tardava em suceder e tal circunstncia devia-se aspirao sovitica de impor o seu regime poltico e econmico aos pases de leste europeu. A sovietizao do leste da Europa desagradava profundamente aos Estados Unidos da Amrica. Igualmente, a expanso do comunismo era manifestamente desagradvel para esta nao capitalista, que receava que a aparente utopia de uma sociedade perfeita e igual inerente a este regime de esquerda implicasse uma propagao em massa deste regime a sociedades vitimizadas pela guerra, num contexto de grave crise econmica, poltica e social e obviamente desejosas de um rumo diferente ao vivido. A fim de prevenir o expansionismo comunista, duas potncias capitalistas (Reino Unido e Estados Unidos) servem-se dos seus lderes para repulsar o regime marxista-leninista, promovendo discursos que apresentam simultaneamente a condenao do comunismo e a diviso do mundo em dois polos opostos. Por seu lado e durante a conferncia de formao do Kominform (Secretariado de Informao Comunista), Andrei Jdanov ilustrou o parecer sovitico relativamente ao inimigo americano e, obviamente, ao regime capitalista que constitua um principal inimigo a abater: Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

Winston Churchill: De Stettin, no Bltico, a Trieste, no Adritico, tombou sobre o continente uma cortina de ferro discurso proferido a maro de 1946. Harry Truman: Quase todas as naes tm de escolher entre dois modos de vida alternativos. E essa escolha no , normalmente, livre. Um dos modos de vida baseia-se na vontade da maioria e distingue-se pelas suas instituies livres, por um governo representativo, por eleies livres, pelas garantias de liberdade (). O segundo modo de vida baseia-se na vontade da minoria imposta pela fora maioria. Assenta no terror e na opresso discurso perante o Congresso a 12 de maro de 1947. Andrei Jdanov: Os Estados Unidos so a principal fora dirigente do campo imperialista. A Inglaterra e a Frana esto unidas aos Estados Unidos. () As foras anti-imperialistas e antifascistas formam outro campo. A URSS e os pases da nova democracia so o seu fundamento discurso proferido em outubro de 1947. Sob a voz do seu presidente, os Estados Unidos julgavam ser a sua principal misso apoiar os povos livres (subentendendo-se a Grcia e a Turquia) que se encontram a desenvolver aes de resistncia contra as tentativas de subjugao lanadas por minorias armadas e apoiadas por presses externas (discurso de Harry Truman). Atravs do auxlio econmico e financeiro, os Estados Unidos da Amrica procuraram conter o socialismo. Deste modo, puseram em marcha o Plano Marshall, cujo nome provm do secretrio de Estado americano George Marshall, no ms de junho do ano de 1947. Com o intuito de fomentar a recuperao econmica do velho continente e melhorar as condies de vida das populaes, os Estados Unidos da Amrica disponibilizaram bens essenciais, equipamentos, matrias-primas, energia e, simultaneamente, injetaram capitais. Este auxlio americano no se confinava meramente ao ocidente europeu. Pelo contrrio, a ajuda da superpotncia rival foi recusada pela Unio das Repblicas Soviticas e respetivos estados-satlite, bem como pela Checoslovquia, pas de ndole comunista.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

Alis, a resposta sovitica no tardou a fazer-se suplantar face ao Plano Marshall. E assim, em janeiro de 1949, surge o Plano Molotov. Este programa visava a recuperao econmica e social dos pases de leste europeu. De seguida, integrouse a Europa Oriental no COMECON (Conselho para a Assistncia Econmica Mtua), que apenas constituiu mais uma forma de controlo repressivo de Stalin. A Europa estava realmente dividida. Instaurava-se no mundo um clima de tenso latente entre as duas superpotncias: a Guerra Fria. Prolongando-se durante quatro dcadas, materializou-se na corrida ao armamento, na propaganda contra o inimigo e na interveno em conflitos localizados. Apesar de nunca se confrontarem diretamente, a intimidao constante entre os dois blocos fazia prever que a qualquer momento o conflito eclodisse.

Ilustrao 4 A diviso mundial durante o perodo da Guerra Fria: o capitalismo contra o comunismo.

O MUNDO CAPITALISTA: A poltica externa dos Estados Unidos da Amrica teve a particular caracterstica de se estender a todo o mundo, em forma de mltiplos pactos com inmeros pases dos vrios cantos do globo. O plano Marshall constituiu a primeira grande etapa desta poltica expansionista, dado aproximar ainda mais a Europa Ocidental deste pas e permitir o ressurgimento europeu sob o signo do capitalismo. de salientar que, devido ao quadro de guerra intermitente entre as duas superpotncias, sentiu-se a necessidade de constituir alianas poltico-militares e

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

reforar os laos com os aliados do ocidente europeu e de outros continentes. Destacam-se os seguintes pactos e organizaes: 1. O Pacto do Atlntico, celebrado na cidade de Washington em abril de 1949,

deu origem OTAN (Organizao do Tratado do Atlntico Norte), uma organizao poltico-militar europeia e norte-americana. Fundada pelos Estados Unidos da Amrica, Canad e outros dez pases europeus, tinha como objetivo mximo a garantia de auxlio militar por parte de todos os membros da organizao em caso de ataque externo; 2. O Pacto do Rio, assinado no ano de 1947, originou a Organizao dos

Estados Americanos, fundada em 1948. Promovia a defesa do territrio americana na iminncia de um possvel ataque sovitico; 3. Na Ocenia, surgiu a ANZUS (Australia, New Zealand and United States),

no ano de 1954; 4. No Sudeste Asitico, evidencia-se a OTASE (Organizao do Tratado da sia

e do Sudeste), fundada em 1954; 5. 1955. Por outro lado, a impossibilidade de criar um pacto que conseguisse abranger toda a zona do oceano Pacifico levou a que os Estados Unidos da Amrica assinassem acordos e tratados bilaterais com mais de cinquenta pases diferentes. Tal fator abriu a possibilidade de construo de bases militares em inmeros locais e assim cercar o mundo comunista. A nvel poltico, os problemas econmicos e a constante tenso entre as duas superpotncias levaram ao aparecimento de democracias pluralistas que fundiam valores democrticos e liberais (a liberdade individual, o sufrgio universal e o multipartidarismo) com a ideologia socialista (bem-estar dos cidados e justia social). Assim, surgem duas novas correntes polticas: No Mdio Oriente, criada a CENTO (Organizao do Tratado Central) em

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

1.

Social-democracia: defendendo a coexistncia das instituies democrticas

com a ideologia igualitria socialista, rejeita o cariz revolucionrio do marxismo e advoga o reformismo como meio para alcanar o poder. Fortemente imbuda de preocupaes sociais mostra-se disposta e empenhada em proporcionar bemestar e qualidade de vida s classes trabalhadoras; 2. Democracia Crist: constitui uma corrente poltica influenciada pela

doutrina social da Igreja. O seu objetivo concerne em incutir no regime valores tradicionalmente cristos justia, solidariedade e humanismo atravs de uma participao mais ativa dos fiis cristos na vida poltica. Pretendia ainda introduzir ajuda social para os menos afortunados. Conhecendo o estado do mundo no ps-guerra (campos devastados, cidades destrudas e fbricas apenas destinadas para a produo blica), revelou-se necessrio tomar medidas a nvel social e a nvel econmico. Com base nos princpios keynesianos dos anos trinta, surge a noo de Estado-Providncia. O Welfare State consolidou-se em diversos pases, tendo sido a Inglaterra um dos pases pioneiros. Afigurava-se ento importante assegurar uma maior interferncia do Estado nas atividades econmicas do pas em questo, pautando-se por medidas como: 1. Nacionalizao dos principais setores produtivos (energia, transportes, mineira, siderurgia) e de bancos, companhias de seguros e

extraco

comunicaes; 2. Garantia de empregabilidade e respetiva criao de uma poltica de

salrios; 3. Existncia de um sistema de Segurana Social, passvel de abranger

questes relacionadas com a maternidade, doenas, carncias, desemprego, velhice, habitao, assistncia mdica e morte.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

Os trinta anos (de 1945 a 1973) de prosperidade de pases capitalistas, perodo conhecido como os Trinta Gloriosos, foram fruto de diversos fatores que foram capazes de contrariar as tradicionais crises cclicas associadas ao capitalismo: 1. A inovao tcnica agrcola e industrial foi indispensvel para reestruturar

equipamentos e processos de produo que haviam sido destrudos. Esta inovao atingiu todos os setores, nomeadamente a indstria qumica, automvel, electrnica, assinalvel; 2. 3. 4. A expanso do Taylorismo; A melhoria nas redes ferroviria e rodoviria de distribuio; A substituio do carvo pelo petrleo, um recurso energtico mais aeronutica, e nuclear e gerou um incremento produtivo

abundante e acessvel; 5. A expanso demogrfica, ou seja, o baby-boom sentido entre os anos

trinta e quarenta aumentou o nmero de consumidores e fomentou a construo de novos equipamentos sociais capazes de albergar o aumento da natalidade. Ocorreu um aumento de postos de trabalho nos pases desenvolvidos; 6. 7. O xodo rural; O crescimento da populao ativa (devido ao aumento do nmero de

mulheres e emigrantes no mercado de trabalho) e do setor tercirio. Este desenvolvimento foi de tal forma acentuado que as sociedades europeias reorganizaram-se seguindo o modelo americano ou american way of life, promovido atravs do reforo da classe mdia e das condies de vida presentes: 1. Um lar confortvel e bem equipado (com electrodomsticos, rdio,

televiso, telefone e aquecimento); 2. 3. Um automvel para os passeios familiares e momentos de lazer; Consumo de certos produtos outrora considerados suprfluos e divulgados

de forma massificada pela publicidade. Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

Ilustrao 5 Consumidora com o carro cheio de compras de Duane Hanson.

A ideia exacerbada desta sociedade de consumo consiste na utilizao perdulria de fundos monetrios. O choque de dois conflitos mundiais e a efemeridade da vida levam as pessoas a desejar viver a sua vida intensamente. Todo este consumismo s era possvel devido ao pleno emprego, a salrios altos e promoo social, assentes no direito ao bem-estar social e felicidade individual, prprias de uma sociedade desenvolvida.

O MUNDO COMUNISTA: Aps a Segunda Guerra Mundial, o reforo da posio militar sovitica e o desencadear do processo de descolonizao criaram condies favorveis quer extenso do comunismo, quer ao estreitamento dos laos de amizade e cooperao entre Moscovo e os pases recentemente independentes, alargando a sua influncia a quatro continentes:

O Expansionismo Sovitico na Europa: Jugoslvia: em 1945, a maioria arrecadada pelo Partido Comunista deste pas traduziu-se na formao da Repblica Popular. A rutura com o regime estalinista sucedeu no ano de 1948. O dirigente jugoslavo, Josif Tito, optou ento, tendo em conta a expulso do Kominform, em seguir o seu prprio rumo. Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

Bulgria: no ano de 1946, o Partido Comunista obteve a maioria dos votos nas eleies, dando-se incio formao da Repblica Popular da Bulgria. Albnia: a Repblica Popular da Albnia surgiu no ano de 1946. Em 1961, as relaes entre o dirigente albans e Nikita Krushv azedaram, gerando o corte das relaes diplomticas. Romnia e Polnia: os governos de coligao que ocupavam o poder sofreram um significativo abalo com a expulso dos no-comunistas. Tendo isto sucedido em 1947, pode afirmar-se que a partir deste momento se procedeu instaurao das Repblicas Populares da Romnia e da Polnia. Hungria: em 1948, surgiu a Repblica Popular da Hungria. Checoslovquia: aps a libertao da liderana nazi por parte do Exrcito Vermelho, o regime posteriormente adotado foi a democracia pluripartidria. A partir de 1946, a influncia comunista assumia-se flagrante e, lentamente mas incisivamente, o poder foi-se concentrando nas foras de esquerda. O golpe de Praga estava consagrado. A Repblica Democrtica da Alemanha formou-se no ano de 1949.

Como se encontra patenteado no quadro acima transcrito, a primeira vaga da extenso do comunismo atingiu a Europa Oriental e fez-se sob a presso directa da URSS. Os novos pases socialistas receberam a designao de democracias populares, ou seja, satlites de matriz sovitica, subjugados ao poder do gigante comunista. Apenas vigorava um partido, o Partido Comunista, o nico capaz de defender os interesses do povo e constituir uma vanguarda relativamente ao proletariado. Tal como na metrpole russa, evidenciava-se a forte represso e controlo exercidos pelo Estado nestes pases. As liberdades individuais e de expresso encontravam-se coartadas e quaisquer desvios relativamente ao modelo poltico-econmico predefinido eram desencorajados, assim como sublevaes que pudessem colocar em causa o domnio sovitico. Apesar de serem rapidamente

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

reprimidas e abafadas, causaram um impacto significativo a mdio e longo prazo. Deste modo, demarcam-se os seguintes movimentos: 1. Em 1956, um grupo consistente de estudantes hngaros derrubaram uma esttua de Stalin, atitude que constituiu uma clara provocao s hostes comunistas que to duramente controlavam o pas. O regresso do primeiroministro Nagy concretizou-se e afigurava-se at a instaurao de uma democracia pluripartidria. Porm, a ira sovitica materializou-se na invaso do pas. Sem hesitarem na altura de empregar a violncia, rapidamente a situao se estabilizou: o poder voltou a ser assumido por um lder sovitico; 2. Em abril de 1968, o Partido Comunista checo demonstrou vontade de implementar um conjunto de medidas que iriam implementar maior liberdade. Contudo, a intelligentsia checa deseja pr fim longevidade comunista neste pas. Temendo a perda total de poderes, a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas procurou intervir militarmente. Invadindo a Checoslovquia, deu-se o fim da Primavera de Praga. Com o intuito de promover a unio entre a metrpole e os seus Estados-satlite e salvaguardar os pases de provveis ataques norte-americanos, foi proclamado, em 1955, o Pacto de Varsvia. Enquanto resposta Organizao do Tratado do Atlntico Norte, o Pacto de Varsvia promovia a ajuda mtua entre os pases comunistas do leste europeu. Contudo, no foi s no contexto europeu de leste que as foras de ndole comunistas se afirmaram. Destaca-se ainda a sua presena na sia, na Amrica Latina e na frica.

O Expansionismo Sovitico na sia: Coreia do Norte: no ano de 1948, um regime comunista imps-se, sob a gide da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas. China: a Repblica Popular da China foi proclamada a 1 de outubro de 1949, Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

aps a implantao do comunismo. Birmnia: o regime comunista foi instaurado em 1962. Laos: o comunismo instaurou-se em 1975. Vietname do Norte: o regime comunista surgiu em 1954. Vietname do Sul: no ano de 1976, o comunismo imps-se. Cambodja: o comunismo assumiu-se neste pas no ano de 1954.

No contexto da Amrica Latina evidencia-se, sobretudo, o exemplo cubano. No ano de 1959, Fidel Castro tomou o poder deste pas sul-americano. Apesar de desejar manter a sua independncia face ao projeto sovitico, v-se obrigado a recorrer ao auxlio desta superpotncia. Apesar de tudo, aps a Crise dos Msseis, o regime castrista adquiriu independncia. evidente a difuso do regime comunista em pases como Guatemala, El Salvador e a Nicargua. E em pases africanos como a Etipia, Angola e Moambique, a ideologia comunista foi difundida no contexto de descolonizao e da ludibriosa atratividade exercida pela ideia utpica de uma sociedade plenamente igualitria. Contudo, a afirmao sovitica em pleno quadro geopoltico infligira duras perdas em termos humanos e uma difcil situao econmica. O caos patenteado no sistema produtivo afigurava-se profundo. Por toda a parte do seu vasto territrio, proliferavam os campos e terrenos agrcolas plenamente devastados e os nveis produtivos a nvel industrial tinham cado abruptamente. A penria e misria extremas no eram uma caracterstica tipicamente russa, alastrando-se de igual modo a pases de leste sob a gide sovitica e outrora sob o domnio nazi e tambm em pases como a Polnia e na Repblica Democrtica da Alemanha. Acreditando retomar o caminho do sucesso que prognosticara com a

implementao dos planos quinquenais, Josef Stalin recupera este projeto

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

econmico. Deste modo, cria que iria consolidar a sua posio enquanto segunda maior potncia industrial do Mundo. Como tal, entre 1946 e 1950, o IV Plano Quinquenal foi posto em prtica com o intuito de reerguer a economia sovitica. Como se havia registado desde 1928, a indstria pesada era tida como prioritria, em detrimento dos bens de consumo. Para o chefe sovitico, os objetivos primordiais pautavam-se pela solidificao do poderio industrial da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas, bem como a produo estandardizada e macia de material blico para suprir as necessidades expressas em caso de afrontamento com o antagonista americano. Empenhava, de igual modo, esforos em prol da produo de carvo, petrleo e ao, tidas como essenciais para afigurar a afirmao industrial da superpotncia. No entanto, a par destas realizaes, as economias da direo central, dirigidas pelo Estado, que abolia a iniciativa privada, evidenciavam fraquezas estruturais que comprometiam a longo prazo o seu sucesso. de assinalar que o nvel de vida sovitico no acompanhava a evoluo econmica que havia sucedido devido ao xito do plano estalinista. De facto, inegvel que os pases europeus orientais sob o jugo sovitico se desenvolveram industrialmente, mas igualmente indiscutvel que as suas condies de vida eram significativamente inferiores s dos pases capitalistas: 1. O horrio de trabalho revela-se deveras excessivo; 2. Numa corrente oposta s horas de trabalho, salienta-se o fraco valor dos salrios; 3. A escassez de bens essenciais de consumo; 4. A falta de condies mnimas de higiene e conforto nas habitaes do povo; 5. A evoluo lenta da agricultura, da construo habitacional, das indstrias de consumo e do setor tercirio; 6. A industrializao a um ritmo esfuziante nas cidades levou a que a populao se amontoasse em bairros perifricos.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

Ilustrao 6 a pobreza vivenciada nos terrenos agrcolas russos.

Assim como faziam prever as condies degradantes em que vivia a sociedade sovitica, o projeto Aps encontrava-se um primeiro comprometido impulso pela sua as elaborada economias burocratizao. industrializador,

planificadas evidenciam, de forma mais evidente, as suas significativas debilidades: 1. A planificao excessiva retira autonomia s empresas. Incapazes de tomar as suas prprias decises, perdem a sua vivacidade e cariz empreendedor. Automaticamente, a atividade empresarial altamente condicionada pela ausncia de livre investimento; 2. A gesto burocrtica limitava-se apenas a procurar cumprir as quantidades previstas no respetivo plano quinquenal, sem atender qualidade dos produtos ou ao potencial de rentabilidade dos equipamentos e da inmera mo-de-obra; 3. A falta de investimento, a m organizao e o desalento dos camponeses refletem-se de forma severa na produtividade agrcola. O fluxo de importaes teve de ser aumentado, gerando desequilbrios significativos. Com o falecimento do lder Josef Stalin, no ano de 1953, Nikita Krushv procedeu a medidas alternativas com o intuito de solucionar os problemas econmicos estruturantes da populao. Estas medidas deveria ter igual impacto nos satlites soviticos da Unio Sovitica. Deste modo, foram promovidas medidas como: 1. A existncia do VI Plano Quinquenal, realizado entre 1956 e 1960, refora o investimento nas indstrias de consumo, na habitao e no consumo; Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

2. A obteno de reforma por parte dos agricultores; 3. Reduo do horrio semanal de trabalho. As quarenta e oito horas outrora obrigatrias reduzem para quarenta e duas horas; 4. A idade para obteno de reforma diminuda. Porm, com a liderana de Leonidas Brejnev, o culto da personalidade e a corrupo, assim como a burocracia agravaram-se. A estagnao agudizou-se, tanto na Unio Sovitica como nos seus pases de cariz satlite, refletindo as falhas sistemticas que se vinham a agravar firmemente ao longo das dcadas. CONFLITOS LOCALIZADOS, A ESCALADA ARMAMENTISTA E A ERA ESPACIAL: Ao servio desta guerra de ideologias irreconciliveis esteve a mais moderna tecnologia, para que ambas as superpotncias conseguissem colocar-se na linha da frente no que concerne a material blico e conquista do espao. Os dois blocos antagonistas procuraram ainda estender as suas reas de influncia e promover a difamao do inimigo, atravs de propaganda, com o intuito de angariar aliados para a sua causa. Tambm durante a Guerra Fria se salienta o desempenho dos servios secretos americanos (CIA Central Intelligence Agency) e soviticos (KGB Komitet Gosudarstvennoi Bezopasnosti SSSR). Disseminavam-se, por todo o mundo, os agentes secretos que espiavam as movimentaes do Estado inimigo. Apesar de nunca se terem enfrentado diretamente, as duas superpotncias intervierem em conflitos localizados em vrias partes do globo, causando sobressaltos a nvel da poltica internacional: 1. Bloqueio de Berlim (junho de 1948 a maio de 1949): perante o avano do comunismo na Europa, as foras anglo-americanas perceberam que era premente tomar medidas enrgicas a fim de impedir que os germnicos ocidentais aderissem fao comunista. Assim sendo, para estes dois povos, Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

a soluo consistia em unificar as trs zonas de ocupao das potncias capitalistas em solo alemo. Nesta nova rea (e inclusivamente na sua respetiva parte da cidade de Berlim), foi promovida uma reforma monetria com a implementao de uma nova moeda (Deutsche Mark) a fim de promover a recuperao econmica desta regio. Estas aes geraram preocupao junto das hostes soviticas. Descontente, Josef Stalin decidiu bloquear a cidade de Berlim aos acessos rodovirios e ferrovirios por parte da Frana, Estados Unidos da Amrica e Inglaterra, com o fim de dissuadir a presena ocidental na capital do ex-Reich. Contudo, este bloqueio no surtiu os efeitos desejados. Estas naes criaram uma ponte area com o intuito de fornecer bens essenciais s suas zonas de ocupao. Resignadamente, Stalin levantou o bloqueio a maio de 1949, aps acordo mtuo. Nesse mesmo ms, surge a Repblica Federal da Alemanha e, em outubro do mesmo ano, a Repblica Democrtica da Alemanha; 2. Guerra da Coreia (entre 1950 e 1953): aps o trmino do controlo nipnico, as foras militares dos Estados Unidos da Amrica e da Unio Sovitica ocuparam o seu territrio. As incompatibilidades ideolgicas condenaram a diviso da Coreia em dois Estados independentes: a Norte, a Repblica Popular da Coreia e, a Sul, a Repblica Democrtica da Coreia, de ndole pr-ocidente. Contudo, as ambies de expanso do comunismo levaram a Coreia do Norte a invadir, em junho de 1950, a Coreia do Sul. Em socorro, seguiram para o pas militares da Organizao das Naes Unidas. Do lado sovitico, registou-se o apoio da China. Em 1953, deu-se o fim das hostilidades, tendo-se mantido a Coreia dividida; 3. Crise dos msseis de Cuba (1962): a URSS instalou na ilha de Cuba uma base de msseis nucleares, o que levou o presidente americano John Kennedy a lanar-lhe um ultimato, exigindo o desmantelamento dos msseis. Caso contrrio, atacaria Cuba. O acordo alcanado entre o dirigente da Unio Sovitica, Nikita Krushv, e o presidente Kennedy dos Estados Unidos da

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

Amrica, a fim de serem retirados os msseis, evitou uma possvel guerra nuclear; 4. Guerra dos Euromsseis: no ano de 1977, a Unio Sovitica decidiu instalar, nos seus satlites de leste europeu, msseis nucleares de mdio alcance apontados Europa ocidental. A resposta da OTAN no tardou e, em 1983, foram colocados msseis Pershing-2 no ocidente europeu. Apenas em 1987, foi deliberada a eliminao destas armas nucleares, por intermdio de Reagan e Gorbachv. Alis, vrios acordos foram concertados em prol da limitao do arsenal nuclear, por questes de paz mundial e de ordem financeira. A corrida incessante s armas convencionais e a produo massiva de armamento nuclear era, na altura, uma parte importante da canalizao dos Oramentos de Estado. A nvel da era espacial, possvel afirmar com certeza que a disputa da conquista do Espao afigurava-se enquanto um smbolo de superioridade cientfica e tecnolgica. Unio Sovitica: 1957: - 1 de julho: lanamento do Sputnik I, o primeiro satlite artificial colocado em rbita; - 3 de novembro: lanamento do Sputnik II com a cadela Laika a bordo. 1961: - 12 de abril: Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a orbitar em redor da Terra. 1965: 1968: - 21 a 27 de dezembro: Apollo VIII realizou a primeira viagem tripulada em rbita da Lua. 1969: Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012. Estados Unidos da Amrica: 1958: - 31 de janeiro: lanamento do primeiro satlite americano, o Explorer I; - Outubro: criao da NASA.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

- 18 de maro: Alexei Leonov fez o primeiro passeio no Espao. Este durou cerca de dez minutos. 1971: - Abril: primeira estao espacial em rbita.

- 16 a 21 de julho: a bordo do Apollo XI, Michael Collins, Neil Armstrong e Edwin Aldrin chegaram Lua. 1973: - 14 de maio: primeira estao espacial em rbita.

AS VAGAS DE DESCOLONIZAO: Os motivos que impulsionaram as vagas de descolonizao foram inmeros e afiguraram as principais mudanas sentidas a nvel geopoltico ps-Segunda Guerra Mundial. Como j foi referido, neste conflito digladiaram-se os regimes imperialistas, ansiando edificar futuros imprios de forma violenta, e os Aliados, promotores da liberdade mundial. Primeiramente, deve ser realado que os esforos de guerra foram de tal modo elevados que obrigaram os pases a recorrer ao apoio que as suas colnias proporcionavam. Porm, estas, ao aperceberem-se do mote de liberdade dos Aliados, desejaram a sua prpria autonomia. Desta forma, em troca do apoio concedido s metrpoles, eram exigidas concesses. Algumas cedncias passavam at pela igualdade de direitos entre colonos e colonizadores e at pela autonomia, s quais, muitas vezes, os pases colonizadores se viam obrigados a assentir. Por outro lado, evidenciam-se os esforos das foras do Eixo para acicatar o dio dos colonos, promovendo autnticas campanhas contra as metrpoles. Paralelamente, os dois gigantes do tabuleiro geopoltico da poca ps-conflito colocaram-se contra a manuteno do regime colonial. 1. Os Estados Unidos da Amrica faziam aluso ao seu passado histrico (haviam estado sob o domnio ingls ao longo do sculo XVIII e, apenas pela ecloso de um conflito militar na sequncia da sua Declarao de Independncia unilateral, conseguiram ver-se independentes); Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

2. Por seu lado, a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas apoiava-se na ideologia marxista-leninista a fim de repudiar o imperialismo. Ironicamente, ambas exerciam uma forma de imperialismo sobre a Europa. A perda de colnias por parte de pases antagonistas europeus constitua um sinnimo da sua reduo de poder, fator que agradava aos dois grandes. Poderiam exercer o seu domnio ideolgico, poltico e econmico s ex-colnias europeias. Por fim, tambm a Organizao das Naes Unidas repudiava qualquer forma de colonialismo, reconhecendo nos seus documentos o direito autodeterminao e impelindo os Estados-membros a concederem a autonomia s suas colnias e promoveu a integrao dos novos pases descolonizados.

A PRIMEIRA VAGA DE DESCOLONIZAO: Com o fim da guerra, os movimentos independentistas comearam a mostrar objetivamente a sua vontade em obter a autonomia em relao metrpole. Os pases europeus, esmagados pelos fardos inerentes guerra, no se sentiram capazes de suprimir estas revoltas e acabaram por ceder e formalizar a independncia dos territrios que haviam dominado. O continente asitico foi o palco desta primeira vaga de descolonizao. A primeira vaga de descolonizao: Domnio Ingls: 1946: o domnio sob a Transjordnia terminou; 1947: a ndia inglesa reclamava a sua independncia h muito. Gandhi negociou a ajuda da colnia metrpole e obteve assim a garantia de que o domnio ingls iria terminar brevemente. Assim, esta regio viu a sua independncia ser formalizada em 1947, originando dois Estados: a Unio Indiana (de maioria hindu) e o Paquisto (maioritariamente muulmano); 1948: formalizada a independncia do Ceilo e da Birmnia. Domnio Francs: Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

1946: o domnio sob a Sria e o Lbano terminou; 1949/1953/1954: aps a rendio japonesa, a Frana exerceu novamente o seu domnio sob a Indochina. Contudo, o dio pelos franceses havia sido acicatado durante a presena nipnica nesta pennsula. O domnio estrangeiro nunca mais seria aceite. A Liga Revolucionria para a Independncia do Vietname, de ndole comunista, proclamou a independncia vietnamita. Mesmo contando com o auxlio americano, os franceses foram derrotados militarmente. Nasceram trs estados independentes: o Laos, o Cambodja e o Vietname. Domnio Holands: 1949: a independncia da Indonsia foi proclamada em 1945 pelos nacionalistas. Os Holandeses no aceitaram de bom grado esta ousadia e decidiram conter os nimos independentistas, por meio de uma guerra. No ano de 1949, foram coagidos pela Organizao das Naes Unidas a conceder a independncia Indonsia. Domnio Americano: 1946: concederam a independncia s Filipinas.

A QUESTO ISRAELO-RABE: Na sequncia do domnio romano sob a Palestina, muitos foram os judeus que se sentiram coagidos a abandonar este territrio. Acalentando desde sempre o sonho de regressar sua ptria, os Judeus viveram, ao longo de sculos, sob o jugo de Estados estrangeiros. Todavia, o antissemitismo, fenmeno que se impunha h longos perodos de tempo, ganhou fortes contornos a partir do sculo dezanove. O povo judeu chegou concluso que uma vida melhor e plenamente livre s seria atingida por meio da criao de um Estado por parte Nao judaica. Tal ao dava cumprimento ao princpio das nacionalidades.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

No dealbar do sculo vinte e aquando da represso antissemita hitleriana, ocorreu uma fuga massificada por parte da comunidade judaica para a Palestina. medida que o contingente judeu crescia no pas, os protestos muulmanos aumentavam. A assinatura do Tratado de Svres, em agosto de 1920, levou a que a Palestina, posteriormente integrada no Imprio Otomano, passa-se a estar sob a tutela da Inglaterra. A potncia europeia prometeu atender ambas as reivindicaes. Mas as vrias solues encetadas a fim de sanar o conflito revelaram-se insuficientes para circundar as recusas veementes de uma aliana entre Muulmanos e Judeus. O holocausto fez engrossar substancialmente o nmero de vozes a favor da criao de um Estado judaico, por causa dos horrores da ira nazi. Em 1947, a Inglaterra quis que as reivindicaes rabes e judaicas acerca da Palestina fossem discutidas na Assembleia-geral da Organizao das Naes Unidas. Esta organizao decidiu que o territrio palestiniano deveria ser dividido em dois Estados independentes: um judeu e outro rabe. Jerusalm deveria ficar sob o controlo internacional. Apesar da oposio, Bem Gurion proclamou a independncia de Israel em 1948. O desagrado rabe manifestou-se pela invaso ao novo Estado. Oito meses volvidos, os Muulmanos foram derrotados. Contudo, esta rivalidade ainda hoje visvel. A SEGUNDA VAGA DE DESCOLONIZAO: A Conferncia de Bandung constituiu uma alavanca para a segunda vaga de descolonizao, cujo palco principal foi, contrariamente ao ocorrido durante a primeira vaga, o continente africano. Nesta conferncia, o colonialismo foi duramente condenado e os vinte e nove pases afro-asiticos reiteraram o apelo para que fosse concedida a independncia e a liberdade aos povos que ainda se encontravam subjugados. A partir de Bandung, os movimentos nacionalistas ganharam expresso

significativa, apesar das dificuldades de coeso devido existncia de diferentes etnias, pautadas por sculos de rivalidades tribais, dentro de cada movimento. Imbudos de uma panplia de ideais democrticos e de um forte sentido do valor Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

dos direitos humanos, os principais lderes de movimentos nacionalistas foram capazes de promover e revalorizar as razes ancestrais dos povos africanos como catalisador para a unio por uma causa comum. Os povos africanos deveriam desembaraar-se do jugo poltico dos Estados dominadores e deveriam empenhar esforos com vista ao desenvolvimento econmico, a fim de combater as sequelas do colonialismo. Deste modo, possvel afigurar que o processo independentista comeou no Norte de frica e se alastrou gradativamente frica Subsariana. A segunda vaga de descolonizao: Domnio Francs: 1956: concedida a independncia de Marrocos e da Tunsia; 1958: a Guin-Conacri torna-se independente; 1960: independncia dos Camares, Togo, Madagscar e Senegal; 1962: aps oito anos de guerra, concedida a independncia Arglia. Domnio Ingls: 1957: independncia do Gana; 1960: a Nigria torna-se independente; 1961: independncia da Serra Leoa; 1962: concedida a independncia ao Uganda; 1963: o Qunia torna-se um Estado independente; 1964: independncia da Tanznia, Zmbia e Malawi; 1965: a Rodsia do Sul (atual Zimbabu) declarou unilateralmente a sua independncia. independente. Domnio Belga: 1960: independncia do Congo Belga (atualmente reconhecido como Repblica do Congo); 1962: o Ruanda e o Burundi tornaram-se independentes. Embora as naes africanas, bem como as asiticas tenham conseguido assegurar a sua independncia face s metrpoles dominadoras, possvel afirmar com Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012. Apenas em 1980, este territrio se tornou formalmente

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

preciso que o colonialismo deu lugar ao neocolonialismo domnio econmico e, por vezes, poltico e ideolgico exercido pelas ex-metrpoles sobre as suas antigas colnias e a pases em vias de desenvolvimento.

A ASCENSO DA EUROPA: No final do segundo conflito escala mundial, e tal como havia sucedido no final do primeiro, a perda de prestgio internacional e econmico. Numa escala superior, a dependncia face aos Estados Unidos da Amrica aumentava graas fragilidade sentida. A fim de se afirmar novamente no quadro internacional, era primordial promover a unidade europeia. Ombrear com as principais potncias mundiais e recuperar o peso poltico perdido eram os principais objetivos. Do apelo de Winston Churchill relativamente edificao dos Estados Unidos da Europa, resultava a necessidade de expirar os nacionalismos latentes e condicionadores existentes no continente europeu. Para promover a unio europeia, o Comit Internacional da Coordenao dos Movimentos de Unidade Europeia foi criado no ano de 1947. A coeso europeia comeou a ganhar contornos mais definidos com as seguintes iniciativas, sob a forma de tratados, conferncias e organizaes prprias para o efeito: 1. O Pacto de Bruxelas, em maro de 1948, foi firmado pelo Reino Unido, Frana, Blgica, Holanda e Luxemburgo; 2. A Organizao Europeia de Cooperao Econmica foi criada, em abril do mesmo ano, por intermdio dos pases que usufruam do Plano Marshall com o intuito de ser um organismo de gesto dos fundos disponibilizados pelos Estados Unidos da Amrica;

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

3. Em maio de 1949, teve lugar a Conferncia de Haia, promovida pelo Comit Internacional de Coordenao dos Movimentos de Unidade Econmica. Foram discutidos os moldes que pressupunham o processamento da unificao europeia. Algumas vozes eram favorveis a uma unio europeia que no colocasse em causa a soberania dos Estados. Por outro lado, defendia-se a criao de uma federao de Estados, semelhana do exemplo norteamericano, o que pressupunha uma perda relativa de soberania; 4. A fundao do Conselho da Europa em 1949 materializou o entendimento relativamente ao tipo de unio poltica a nvel europeu; 5. Em 1951, surge a CECA (Comunidade Europeia do Carvo e do Ao) que foi integrada inicialmente pela Repblica Federal da Alemanha, Frana, Itlia, Blgica, Holanda e Luxemburgo (os trs ltimos j haviam assinado um acordo que estabeleceu a criao do BENELUX, em funcionamento desde 1948, cujo objetivo era a extino das taxas alfandegrias entre os trs pases). A produo e comercializao de carvo e de ao ficava sob a gide de uma Alta Autoridade, eleita pelos seis pases integrantes; 6. No ano de 1957, a proclamao dos Tratados de Roma instituiu a Comunidade Econmica Europeia, embrio da atual Unio Europeia, e a EURATOM (Comunidade Europeia de Energia Atmica). Integrada pelos mesmos membros da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao, a Comunidade Econmica Europeia pretendia: a) Estabelecer um mercado comum; b) Eliminar os direitos aduaneiros entre os Estados-membros; c) Estabelecer uma pauta aduaneira comum; d) Estabelecer uma poltica comercial comum em relao ao Estados terceiros;

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

e) Abolir, entre os Estados-membros, os obstculos livre circulao de pessoas, de servios e de capitais; f) Adotar uma poltica comum no domnio da agricultura (neste contexto, compreendida a criao da PAC Poltica Agrcola Comum) e dos transportes; 7. Em 1960, nasceu a EFTA (European Free Trade Association ou Associao Europeia de Comrcio Livre). Esta integrada pelo Reino Unido, Portugal, ustria, Dinamarca, Noruega, Sucia e Sua. A fim de salvaguardarem os seus interesses econmicos, os pases acima listados criaram uma rea de comrcio livre; 8. Os direitos alfandegrios entre os Estados-membros da Comunidade

Econmica Europeia foram suprimidos a 1 de julho de 1968, contribuindo para uma considervel intensificao das trocas comerciais entre estes pases.

O GALOPANTE CRESCIMENTO NIPNICO: Quando os Americanos lanaram as bombas atmicas sobre Hiroshima e Nagasaki, o Imperador Hirohito, inteligentemente, apresentou a rendio incondicional do Japo. Esta to sensata atitude por parte do imperador japons impediu a aniquilao total do seu povo.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

Ilustrao 7 o lanamento de uma bomba atmica em Hiroshima.

Publicado o dito Imperial, a quinze de agosto de 1945, salientada a vontade de chegar a um acordo com os americanos, situao que poderia ser deveras benfica para o futuro japons. Deste modo, o orgulho japons posto de lado e so considerados os supremos interesses do Japo, ou seja, a recuperao do caos em que se encontra no ps-guerra. Aps a capitulao nipnica, o Japo ficou sob a gide americana (tendo sido apenas uma pequena parte do pas ocupada pelos Britnicos), sob o comando do general MacArthur at ao ano de 1952. Posteriormente recuperou a sua soberania. Os japoneses cedo se aperceberam que os sentimentos anti-ocidentais, bem como os sonhos imperialistas tinham de ser esquecidos. Era notria a ajuda que os americanos poderiam conceder no que concerne ao aliviamento das perdas econmicas, demogrficas e territoriais. Por seu lado, podemos assinalar que o interesse americano em auxiliar o arquiplago nipnico se devia necessidade de marcar territrio no Oriente para precaver a ascenso do Comunismo. Ao longo da sua ocupao pacfica, os Estados Unidos da Amrica promoveram uma srie de reformas de carcter liberal como o direito de voto para as mulheres, o estabelecimento de sindicatos, a extino da polcia secreta e a liberalizao do sistema econmico. Relativamente educao, acentua-se a aposta na formao de uma mo de obra altamente qualificada e na exigncia e disciplina. Em termos econmicos, salienta-se a transferncia de cerca de um tero da rea cultivada Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

japonesa

foi

transferida,

por

meio

de

venda

compulsiva,

dos

anteriores

proprietrios para as mos de quem trabalhava as terras. O problema endmico da pobreza rural foi, assim, solucionado. Todos os esforos de liberalizar o Japo e as suas estruturas culminaram na Constituio que entrou em vigor a 3 de maio de 1947. Foram consagrados o sufrgio feminino, a idade mnima para exercer o poder de voto (reduzida para vinte anos), a diviso de poderes (legislativo, executivo e judicial) e a soberania popular. Para alm do evidente desarmamento, desmilitarizao e democratizao do pas, era primordial apoiar tambm a recuperao econmica do Japo. Injetaram capital no pas, mas tambm maquinaria, matrias-primas e ajuda tcnica, constituindo este um plano que beneficiou o Japo mesmo aps do trmino da ocupao japonesa. Os Estados Unidos da Amrica contriburam para a rpida modernizao nipnica, tendo sido a mo de obra japonesa fulcral para esse crescimento. Denotava-se a sua abundncia, o esprito de sacrifcio intercalado com esprito de inovao, o baixo custo pelos seus servios, a disciplina, a obedincia e uma devoo quase paternal pelo trabalho, respeitando extremamente as hierarquias e possuindo incondicional lealdade. Tambm o Estado contribuiu para o fortalecimento de grandes grupos econmicos, com quem colaborou estritamente, e a coexistncia prspera entre grandes e pequenas empresas. Investiu ainda dinheiros pblicos no setor produtivo, criou medidas de proteo da produo nacional e dispensou os trabalhadores japoneses das despesas com a Segurana Social. O milagre japons pautou-se pela ecloso do espetacular crescimento econmico, dividido em duas etapas: a primeira deu-se entre 1955 e 1961 e a segunda ocorreu desde 1966 at 1971. Na sequncia deste segundo surto de crescimento, o Japo ascendeu a terceira maior potncia econmica do Mundo.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

O AFASTAMENTO DA CHINA RELATIVAMENTE METRPOLE SOVITICA: No ano de 1949, Mao Ts-Tung fundou a Repblica Popular da China. Para alm disto, firmou um Tratado de Amizade, Paz e Assistncia em fevereiro de 1950. De facto, o auxlio sovitico afigurava-se essencial para reerguer economicamente a China. No obstante as divergncias existentes entre Mao e Stalin, as relaes entre a China e a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas mantiveram-se relativamente estveis. Contudo, com a subida ao poder de Krushv as relaes entre os dois pases tornaram-se tensas: 1. Quando o novo lder sovitico denunciou os crimes praticados durante a era estalinista, Mao saiu em defesa do malogrado lder da Unio Sovitica; 2. A aproximao ao Ocidente por parte da Unio Sovitica no teve a aceitao de Mao, que acusava Krushv de no empenhar os esforos necessrios para combater o imperialismo. A partir de 1957, a China optou por seguir uma via singular do comunismo, o maosmo. Imortalizada pelo Livro Vermelho, esta adaptao da teoria marxista realidade chinesa pressupunha que o papel de destaque fosse atribudo aos camponeses, dado o atraso industrial colossal do pas. Mao Ts-Tung inverteu tambm a sua poltica econmica, desembaraando-se dos padres soviticos. Foi posto em prtica O Grande Salto em Frente, plano econmico de cariz socializante, em que a agricultura assumia um papel preponderante, embora a indstria tambm fosse contemplada. Este novo projeto implicou: 1. A coletivizao forada; 2. Novas nacionalizaes;

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

3. A criao de comunas populares. Os camponeses deviam trabalhar na agricultura e nas indstrias locai, dividindo-se entre trabalho agrcola e industrial. O Grande Salto em Frente pretendia igualmente contribuir para a arregimentao das massas, semelhana de campanhas anteriores. Porm, as expetativas do lder chins saram goradas: a produo agrcola diminuiu drasticamente e o atraso industrial manteve-se. Surgiram a fome e as epidemias. Por outro lado, a Unio Sovitica exigiu o regresso ao pas dos seus tcnicos industriais. Durante a dcada de sessenta, a frico entre os dois pases intensificou-se, patenteando-se as crticas e acusaes por parte de ambas as faes. Se o fosso que separava a China do bloco sovitico era cada vez maior, as relaes com os Estados Unidos estreitavam-se. Em 1971, a China integrou finalmente a Organizao das Naes Unidas. No ano de 1972, a visita do presidente norte-americano Richard Nixon ao pas comunista de Mao comprovou o estreitamento de ligaes.

Ilustrao 8 Mao Ts-Tung e Richard Nixon aquando da visita do presidente norte-americano China.

A POLTICA DE NO-ALINHAMENTO: A descolonizao deu surgimento ao Terceiro Mundo analogia com a expresso Terceiro Estado generalizada durante a Revoluo Francesa e epteto com Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

conotao geopoltica: o Terceiro Mundo assumia-se como independente dos dois blocos formados aps a guerra, iniciando uma terceira via designada por poltica de no-alinhamento. Assim, entre 18 a 24 de abril de 1955, a Conferncia de Bandung, na Indonsia, reuniu vinte e nove pases afro-asiticos e adotou os seguintes princpios: 1. A condenao do colonialismo; 2. A rejeio da poltica dos dois blocos; 3. O apelo interdio das armas nucleares; 4. O apelo resoluo pacfica de todos os conflitos internacionais. Embora sem quaisquer medidas prticas sugeridas durante a sua realizao, esta conferncia teve um efeito notvel no processo descolonizador e desembocou na criao oficial do Movimento dos No-alinhados, aquando da Conferncia de Belgrado. Realizada entre um a dezasseis de setembro de 1961, esta conferncia pautou-se pela defesa do Terceiro Mundo por parte de Nasser, Nehru e Tito. O no-alinhamento foi atraindo cada vez mais pases. Comeando com cerca de vinte e cinco pases em 1961, atingiu a meta de cento e treze pases no ano de 1995. Infelizmente, no conseguiu unir os pases do Terceiro Mundo no caminho do desenvolvimento e da paz. A independncia face aos dois blocos tambm se foi sombreando novas formas de dependncia econmica, tecnolgica, cientfica e militar foram impostas pelas naes mais desenvolvidas e o colonialismo foi substitudo por um imperialismo econmico dominador.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

Ilustrao 9 os Estados-membros do Movimento dos No-Alinhados (patentes a azul escuro) e os Estados observadores (representados a azul claro).

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

CONCLUSO: O que sucedeu imediatamente aps a Segunda Guerra Mundial possui ainda bastantes repercusses na atualidade. Compreender as origens e o contexto que lideraram ao panorama mundial atual analisar a poltica internacional do segundo ps guerra. Como seria o mundo em que vivemos se no tivesse existido a Guerra Fria? Seria o mundo o mesmo caso as vagas de descolonizao no se tivessem dado? Obviamente que no. Cada momento ocorrido no passado histrico carrega consigo enormes e nicas repercusses que hoje se mantm e se mantero para a posterioridade. Pelos motivos acima explanados so evidentes as razes que levam a que este tema seja to pertinente e atual. Abordar a poltica internacional do segundo ps guerra constitui uma temtica interessante e que deve fazer parte da cultura geral de qualquer cidado.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

Prticas de Servios Jurdicos: A poltica internacional no ps segunda guerra mundial.

BIBLIOGRAFIA: 1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial#P.C3.B3s-guerra; 2. Manual de Histria do dcimo segundo ano de escolaridade: Nova Construo de Histria, Edies Asa; 3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_N%C3%A3o_Alinhado; 4. Google Imagens.

Catarina Capelo, nmero 10578, 12 LRJ2. 05/03/2012.

You might also like