You are on page 1of 16

Escola de Administrao Fazendria

Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

Concurso Pblico - 2012


(Edital ESAF n. 23, de 6/7/12)

Cargo:

Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil


rea:

Prova 2
Conhecimentos Especcos

Instrues

Informtica
N. de Inscrio:

1.

Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados.

Nome:

2. 3.

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra legvel, para posterior exame grafolgico:

A disciplina a parte mais importante do sucesso


4. 5. 6. DURAO DA PROVA: 4 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 9.7, do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A noobservncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

7. 8. 9. 10.

11. 12.

DIREITO TRIBUTRIO 1 - Responda s perguntas abaixo e em seguida assinale a opo correta. I. vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios cobrar imposto sobre o patrimnio, a renda ou os servios uns dos outros. Isso, em tese, impede lei de um Municpio atribuir Unio a condio de responsvel pela reteno na fonte do imposto sobre servios?

4 - Avalie as trs proposies abaixo, luz do Cdigo Tributrio Nacional, e responda questo correspondente, assinalando a opo correta. I. Em regra, a denio do fato gerador da obrigao tributria principal s pode ser estabe-lecida em lei, mas a denio do sujeito passivo dessa obrigao pode ser estabelecida em decretos e normas complementares.

II. Para combater o trfego de gado infectado de uma regio para outra, pode o Estado impor tributos interestaduais ou intermunicipais? III. Atende ao princpio da anterioridade a majorao de um imposto no dia 2 de dezembro de um ano, para ser cobrado no exerccio seguinte? a) Sim, no e no. b) Sim, sim e sim. c) No, no e sim. d) No, sim e no. e) No, no e no. 2 - O ouro, quando no for considerado como simples metal, mas denido em lei como ativo nanceiro ou instrumento cambial, sujeita-se exclusivamente incidncia do ____________________________. Esse imposto devido na operao _____________. Est sujeito alquota________________________, j estabelecida na Constituio. O produto da arrecadao pertence _________________________. a) ICMS / de origem / mxima / ao Estado. b) ICMS / de destino / mxima / ao Estado de destino. c) IOF / de origem / mnima / ao Estado e ao Municpio de origem. d) IOF / de origem / mxima / Unio e, compartilhadamente, ao Estado e Municpio de origem. e) IOF / de destino / mnima / ao Estado e ao Municpio de destino. 3 - Responda s perguntas abaixo e, em seguida, assinale a opo correta. Os decretos que apenas em parte versem sobre tributos compreendem-se na expresso legislao tributria? A cominao de penalidades para as aes ou omisses contrrias a seus dispositivos, ou para outras infraes nela denidas, relativa s obrigaes principais ou acessrias, somente se pode estabelecer mediante lei? Segundo o Cdigo Tributrio Nacional, a atualizao do valor monetrio da base de clculo, de que resulte maior valor do tributo, pode ser feita por ato administrativo, em vez de lei? a) No, no e no. b) Sim, sim e sim. c) No, no e sim. d) No, sim e no. e) Sim, no e no.
Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012 2

II. A obrigao acessria tem por objeto a prestao positiva de pagamento do tributo ou penalidade pecuniria e outras prestaes previstas no interesse da arrecadao. III. Podero ser desconsiderados pela autoridade os atos ou negcios jurdicos praticados com a nalidade de dissimular a ocorrncia do fato gerador do tributo. Contm ou contm erro: a) apenas as duas primeiras proposies. b) apenas a primeira. c) apenas a segunda. d) apenas a terceira. e) nenhuma, pois as trs esto certas. 5 - Avalie as trs proposies abaixo, luz do Cdigo Tributrio Nacional, e responda questo correspondente, assinalando a opo correta. I. No ICMS incidente sobre o ponto telefnico, decidiu o Superior Tribunal de Justia que o sujeito ativo da obrigao tributria a concessionria, titular da competncia para exigir o seu cumprimento.

II. Um menor de 10 anos de idade absolutamente incapaz do ponto de vista civil e tributrio. III. Salvo se a lei o previr, os contratos feitos entre o contribuinte do ITR e o arrendatrio do imvel, para excluir a responsabilidade daquele pelo pagamento desse imposto, embora vlido entre as partes, no ecaz em relao fazenda pblica. Contm ou contm erro: a) apenas a segunda proposio. b) apenas a terceira. c) apenas as duas primeiras. d) apenas a primeira. e) nenhuma, pois as trs esto certas.

Prova 2 / rea: Informtica

6 - Avalie as trs proposies abaixo, luz do Cdigo Tributrio Nacional, e responda a questo correspondente, assinalando a opo correta. I. Os condminos de um imvel so solidariamente obrigados pelo imposto que tenha por fato gerador a respectiva propriedade.

8 - Analise as proposies a seguir e assinale a opo correta. I. Se a Constituio atribuir Unio a competncia para instituir certa taxa e determinar que 100% de sua arrecadao pertencer aos Estados ou ao Distrito Federal, caber, segundo as regras de competncia previstas no Cdigo Tributrio Nacional, a essas unidades federativas a competncia para regular a arrecadao do tributo.

II. Segundo entendimento do STJ, a expresso crdito tributrio no diz respeito apenas a tributo em sentido estrito, mas alcana, tambm, as penalidades que incidam sobre ele. III. No lanamento por homologao, a legislao impe ao sujeito passivo o dever de pagar, sem que o sco tenha previamente examinado a matria ou cobrado o tributo. Contm ou contm erro: a) apenas as duas primeiras proposies. b) apenas a primeira. c) apenas a segunda. d) apenas a terceira. e) nenhuma, pois as trs esto certas. 7 - incorreto dizer, em relao recuperao judicial, a) que a concesso desse regime de pagamento dos crditos depende da apresentao da prova de quitao de todos os tributos. b) que a alienao de unidade produtiva isolada acarreta para o adquirente a responsabilidade pelos tributos, relativos ao fundo adquirido, quando o adquirente for scio da transmitente. c) que condies de parcelamento dos crditos tributrios do devedor em recuperao judicial dependem de lei especca. d) que a inexistncia da lei estadual especca de parcelamento importa na aplicao das leis gerais, sobre o assunto, do Estado ao devedor. e) que a alienao judicial de lial acarreta para o adquirente a responsabilidade pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido.

II. Embora seja indelegvel a competncia tributria, uma pessoa jurdica de direito pblico pode atribuir a outra as funes de arrecadar e scalizar tributos. III. permitido, sem que tal seja considerado delegao de competncia, cometer a uma sociedade annima privada o encargo de arrecadar impostos. a) As duas primeiras armaes so corretas, e errada a outra. b) A primeira correta, sendo erradas as demais. c) As trs so corretas. d) A primeira errada, sendo corretas as demais. e) As trs so erradas. 9 - Responda s perguntas abaixo e, em seguida, assinale a opo correta. I. Se o lanamento no foi noticado ao sujeito passivo, pode ser livremente alterado pela autoridade?

II. A alterao de entendimento (modicao dos critrios jurdicos adotados pela autoridade administrativa) no exerccio do lanamento pode ser efetivada, em relao aos outros contribuintes, quanto a fato gerador ocorrido anteriormente sua introduo? III. A certido com efeito de negativa pode ser expedida em favor de contribuinte que tenha efetuado o depsito do montante integral do crdito tributrio, pois, em tal caso, este estar com sua exigibilidade suspensa? a) No, no e no. b) Sim, sim e sim. c) No, no e sim. d) No, sim e no. e) Sim, no e no. 10- O CTN prev que a importncia de crdito tributrio pode ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos de a) recusa de recebimento. b) cobrana ou pagamento espontneo de tributo indevido ou maior que o devido em face da legislao tributria aplicvel. c) subordinao do recebimento ao cumprimento de exigncias administrativas sem fundamento legal. d) subordinao do recebimento ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigao acessria legalmente estipulada. e) exigncia, por mais de uma pessoa jurdica de direito pblico, de tributo idntico sobre um mesmo fato gerador.

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 2 / rea: Informtica

11- Analise os itens a seguir e assinale a opo correta. I. A iseno, desde que concedida por prazo certo, e independentemente de ser condicionada a contrapartidas por parte do contribuinte, no poder ser revogada por lei.

14- Assinale a opo incorreta. Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: a) universalidade da cobertura e do atendimento, de modo. b) prevalncia dos benefcios e servios s populaes rurais. c) seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. d) irredutibilidade do valor dos benefcios. e) equidade na forma de participao no custeio. 15- segurado facultativo da Previdncia Social: a) a pessoa fsica que explora atividade agropecuria, em rea superior a quatro mdulos scais. b) a pessoa fsica, proprietria ou no, que explora atividade de extrao mineral - garimpo. c) o ministro de consso religiosa. d) a dona-de-casa, o sndico de condomnio no remunerado, o estudante e outros aludidos em lei ou em regulamento. e) o bolsista e o estagirio que prestam servios a empresa, em desacordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. 16- No se considera empresa, nem a ela se equipara, para ns de custeio da Previdncia Social, a) a rma individual que rene elementos produtivos para a produo ou circulao de bens ou de servios e assume o risco de atividade econmica urbana ou rural. b) a sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com ns lucrativos ou no, ainda que tenha durao temporria. c) a empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli) que assuma o risco de atividade econmica. d) a cooperativa, a misso diplomtica e a repartio consular de carreiras estrangeiras ou a entidade de qualquer natureza ou nalidade. e) aquele que admite empregado a seu servio, mediante remunerao, sem nalidade lucrativa, no mbito residencial de diretor de empresa. 17- No se destina integralmente ao nanciamento da Seguridade Social, at 2015: a) a COFINS Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social. b) Receita da Dvida Ativa da Contribuio Previdenciria do Segurado Obrigatrio Contribuinte Individual. c) Receita da Dvida Ativa da Arrecadao FIES Certicados Financeiros do Tesouro Nacional. d) Taxa de Ocupao de Terrenos da Unio arrecadada pelas unidades da Previdncia Social. e) Remunerao de Depsitos Bancrios percebida pelas unidades integrantes do Ministrio da Sade.
4 Prova 2 / rea: Informtica

II. A anistia s abrange as infraes cometidas a partir da sua vigncia, devido ao princpio da irretroatividade das leis. III. A anistia dos crimes, concedida em lei penal, no estende seus efeitos matria tributria. a) Somente o item I est correto. b) Somente o item II est correto. c) Somente o item III est correto. d) Esto corretos os itens I e III. e) Esto corretos os itens II e III. 12- Analise os itens a seguir e assinale a opo correta. I. O comeo da alienao de bens por quem seja devedor perante a fazenda pblica por crdito tributrio inscrito na dvida ativa considerado fraudulento.

II. O crdito tributrio o n. 1 na ordem de prioridade de pagamento dos dbitos por empresa insolvente. III. Na falncia o crdito tributrio prefere aos crditos extraconcursais. a) Somente o item I est correto. b) Somente o item II est correto. c) Somente o item III est correto. d) Esto corretos os itens I e III. e) Esto corretos os itens II e III. 13- Assinale a opo que esteja em desacordo com o CTN. a) A regulao da competncia e dos poderes das autoridades administrativas em matria de scalizao tributria, segundo o CTN, prescinde de lei, bastando norma da legislao tributria. b) Mesmo quando no veiculadas em lei, as normas de scalizao aplicam-se s pessoas naturais ou jurdicas, contribuintes ou no, inclusive s que gozem de imunidade tributria ou de iseno de carter pessoal. c) A scalizao tributria ter amplos poderes de investigao, ressalvadas as disposies legais expressas excludentes ou limitativas do direito de examinar mercadorias, livros ou arquivos. d) Os livros obrigatrios de escriturao comercial e scal e os comprovantes dos lanamentos neles efetuados sero conservados at que ocorra a prescrio dos crditos tributrios decorrentes das operaes a que se reram. e) A obrigao de prestar informaes requisitadas pelo sco no abrange as relativas a fatos sobre os quais o informante esteja legalmente obrigado a observar segredo em razo de cargo, ofcio, funo, ministrio, atividade ou prosso.
Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

18- vedada a utilizao dos recursos provenientes das contribuies sociais do empregador incidentes sobre a folha de salrios para a realizao de despesas distintas das enumeradas na Constituio. Entre essas, veda-se a aplicao de recursos dessa origem a) na cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada. b) na proteo maternidade, especialmente gestante, nos termos da legislao pertinente. c) no aporte de recursos entidade de previdncia, tendo em vista as prioridades estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias. d) na proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio, como previsto na legislao respectiva. e) no pagamento de salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda. 19- Integra o salrio de contribuio: a) o valor recebido a ttulo de indenizao por despedida sem justa causa nos contratos de trabalho por prazo determinado. b) a parcela in natura recebida de acordo com programa de alimentao aprovado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, nos termos da Lei da Alimentao do Trabalhador. c) a importncia recebida a ttulo de frias indenizadas e respectivo adicional constitucional. d) o valor recebido como indenizao de 40% do montante depositado no FGTS, como proteo relao de emprego contra despedida arbitrria ou sem justa causa. e) a remunerao auferida, a qualquer ttulo, em uma ou mais empresas, por trabalhador avulso, durante o ms, destinado a retribuir o trabalho. 20- Avalie as armaes abaixo e marque a opo correspondente: I. a empresa desobrigada a arrecadar a contribuio do contribuinte individual;

CONTABILIDADE GERAL 21- A rma Equacionada S.A. apurou o seu patrimnio em 2011, computando os saldos iniciais e a movimentao do exerccio. Disto resultaram os valores abaixo listados: Bens Direitos Obrigaes Situao Lquida Aumentos de ativo Aumentos de passivo Redues de ativo Redues de passivo Obteno de ganhos e rendas Realizao de consumos R$ 200.000,00 R$ 150.000,00 R$ 215.000,00 R$ 135.000,00 R$ 100.000,00 R$ 120.000,00 R$ 45.000,00 R$ 80.000,00 R$ 95.000,00 R$ 70.000,00

Considerando que todo o movimento contbil dessa entidade est expresso na equao acima, pode-se dizer que o item que a completa ser um aumento de a) Aplicao no valor de b) Origem no valor de c) Aplicao no valor de d) Origem no valor de e) Reduo de origens no valor de R$ 10.000,00. R$ 10.000,00. R$ 5.000,00. R$ 5.000,00. R$ 5.000,00.

22- Considere uma operao de compra de materiais para revender, constante de 300 unidades ao preo unitrio de R$ 600,00, com incidncia de ICMS a 12% e de IPI a 8%. Se a operao for realizada a prazo, vai gerar uma dvida, com fornecedores, no valor de a) R$ 172.800,00. b) R$ 180.000,00. c) R$ 194.400,00. d) R$ 201.600,00. e) R$ 216.000,00. 23- A empresa Metalno Ltda. no sofre tributao nas operaes de compra e venda de mercadorias; s opera com transaes extra-caixa; utiliza o mtodo de controle permanente de estoques, com avaliao a preo mdio ponderado. Em 15 de outubro a empresa realizou a venda de 120 unidades ao preo unitrio de 12 reais. As compras do ms foram: 150 unidades a 8 reais cada uma em 05/10 e 60 unidades a 11 reais, em 18/10. Sabendo-se que em 30 de setembro desse ano j havia um estoque de mercadorias no valor de R$ 500,00 correspondentes a 100 unidades, pode-se armar que o custo das mercadorias vendidas em outubro foi de a) R$ 600,00. b) R$ 660,00. c) R$ 780,00. d) R$ 816,00. e) R$ 960,00.
5 Prova 2 / rea: Informtica

II. a empresa obrigada a arrecadar a contribuio do segurado empregado e do trabalhador avulso; III. contribuinte individual, quando exercer atividade econmica por conta prpria obrigado a recolher sua contribuio, por iniciativa prpria, at o dia quinze do ms seguinte quele a que as contribuies se referirem. a) As duas primeiras armaes so corretas, e errada a outra. b) A primeira armao correta, sendo erradas as demais. c) As trs armaes so corretas. d) A primeira armao errada, sendo corretas as demais. e) As trs armaes so erradas.
Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

24- A empresa Conante Ltda. apresenta a seguinte movimentao com crditos a receber e clientes: No balano de 2010, em 31/12: tinha crditos a receber de R$ 2.800,00 e proviso para perdas provveis de R$ 84,00. Durante o exerccio de 2011, contabilizou o recebimento de crditos R$ 980,00; a baixa por no recebimento R$ 120,00; a incorporao de novos crditos a receber R$ 1.700,00; o desconto de duplicatas no banco R$ 500,00. Em 31/12/2011, para ns de balano, dever fazer um nova proviso para perdas provveis, no montante de a) R$ 51,00. b) R$ 84,00. c) R$ 87,00. d) R$ 102,00. e) R$ 171,00. 25- A empresa Merendaria Maria Ltda. realizou, no banco em que correntista, uma operao de desconto de ttulos com incidncia de juros. O lanamento necessrio para contabilizar essa operao no Dirio da empresa dever ser a) Bancos c/Movimento a Diversos a Duplicatas Descontadas xxx,xx a Encargos da Operao b) Diversos a Duplicatas Descontadas Bancos c/Movimento Encargos da Operao c) Bancos c/Movimento a Diversos a Duplicatas a Receber a Encargos da Operao d) Diversos a Duplicatas a Receber Bancos c/Movimento Encargos da Operao e) Duplicatas Descontadas a Duplicatas a Receber e Encargos da Operao a Bancos c/Movimento x,xx xxx,xx xxx,xx x,xx xxx,xx xxx,xx x,xx xxx,xx xxx,xx x,xx xxx,xx x,xx xxx,xx

rea para rascunho

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 2 / rea: Informtica

26- A companhia Metalgrosso S.A. apresenta como extrato de seu Livro Razo, em 31.12.2011, a seguinte relao de contas e respectivos saldos: Contas 01 - Aes de Coligadas 02 - Aes em Tesouraria 03 - Aluguis Passivos 04 - Amortizao Acumulada 05 - Bancos c/ Movimento 06 - Caixa 07 - Capital a Realizar 08 - Capital Social 09 - Clientes 10 - Comisses Ativas 11 - Custo das Vendas 12 - Depreciao 13 - Depreciao Acumulada 14 - Descontos Concedidos 15 - Descontos Obtidos 16 - Despesas de Organizao 17 - Duplicatas a Receber 18 - Duplicatas a Pagar 19 - Duplicatas Descontadas 20 - Fornecedores 21 - Mquinas e Equipamentos 22 - Mercadorias 23 - Mveis e Utenslios 24 - Obrigaes Trabalhistas 25 - Prmio de Seguros 26 - Prejuzos Acumulados 27 - Proviso para Devedores Duvidosos 28 - Proviso para Imposto de Renda 29 - Receitas de Vendas 30 - Reservas de Capital 31 - Reservas de Lucro 32 - Salrios e Ordenados 33 - Seguros a Vencer 34 - Ttulos a Pagar 35 - Veculos saldos 60 10 32 25 100 80 45 335 120 46 200 28 45 18 17 90 85 115 35 195 130 145 40 18 40 12 30 22 350 65 125 60 28 20 180

27- Assinale a opo correta. a) So coligadas as empresas quando uma participa com 10% ou mais do capital social da outra sem exercer o controle acionrio. b) O investimento considerado relevante quando atinge ou ultrapassa 20% do patrimnio lquido da investida (ou 15% se for considerado um grupo de empresas). c) Capital Social o capital subscrito e pago pelos acionistas quando adquirem aes, seja no incio da sociedade ou quando ela promove aumento de capital durante seu funcionamento. d) A operao de leasing um arrendamento mercantil ou aluguel de bens mveis; a sociedade de leasing concede um bem empresa e essa lhe paga um aluguel mensal; o bem no dever ser contabilizado como ativo. e) A expresso impostos a recolher adequada ao nome da conta Impostos a Pagar porque, na verdade, quem paga o imposto o consumidor; a empresa apenas entrega ou recolhe o imposto ao governo.

rea para rascunho

Elaborando um balancete de vericao com os saldos acima, certamente encontraremos saldos credores no montante de a) R$ 1.065,00. b) R$ 1.308,00. c) R$ 1.338,00. d) R$ 1.373,00. e) R$ 1.443,00.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 2 / rea: Informtica

28- Uma empresa, cujo livro Razo contm essas contas, apresentou os seguintes saldos para compor o balano patrimonial em 31/12/2011. 01 - Aes de Coligadas 02 - Aluguis pagos Antecipadamente 03 Bancos c/Movimento 04 Bancos c/Poupana 05 Caixa 06 Capital a Integralizar 07 Capital Social 08 Clientes 09 Contas a Receber 10 Depreciao Acumulada 11 Despesa de Organizao 12 Despesas Pr-Operacionais 13 Duplicatas a Pagar 14 Duplicatas a Receber 15 Duplicatas Descontadas 16 Emprstimos a Coligadas 17 Emprstimos Bancrios 18 Endosso para Desconto 19 Mveis e Utenslios 20 Prov. p/Crditos de Liquidao Duvidosa 21 Proviso para Frias 22 Proviso para Imposto de Renda 23 Reserva Legal 24 Seguros a Vencer 25 Ttulos Endossados 26 Ttulos a Receber 10.000,00 1.200,00 20.000,00 6.000,00 3.000,00 12.000,00 55.000,00 9.000,00 11.000,00 3.500,00 2.500,00 2.000,00 25.000,00 15.000,00 8.000,00 6.500,00 32.000,00 8.000,00 21.000,00 1.000,00 3.000,00 4.500,00 2.000,00 1.800,00 8.000,00 13.000,00

rea para rascunho

Ao elaborar o balano patrimonial a empresa vai apresentar um Ativo Circulante no valor de a) R$ 58.000,00. b) R$ 68.000,00. c) R$ 69.800,00. d) R$ 71.000,00. e) R$ 79.000,00.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 2 / rea: Informtica

29- A rma Mobiliada S.A. possui mveis e utenslios adquiridos em dezembro de 2010 por R$ 40.000,00. Incorporados ao grupo imobilizado em janeiro de 2011, esses bens so depreciados com valor residual de 5%, considerando-se uma vida til de 10 anos como costumeiro. No exerccio de 2012, no balano de 31 de dezembro, a empresa dever apresentar esses mveis com valor contbil de a) R$ 40.000,00. b) R$ 32.400,00. c) R$ 32.000,00. d) R$ 30.400,00. e) R$ 30.000,00. 30- A S.A. Sociedade Abraos, no exerccio de 2011, evidncia um prejuzo contbil e scal de R$ 4.300,00; uma proviso para imposto de renda de R$ 5.000,00; e um resultado positivo do exerccio antes do imposto de renda e da contribuio social sobre o lucro e das participaes no valor de R$ 35.000,00. Deste resultado a empresa dever destinar R$ 3.000,00 para participao estatutria de empregados; R$ 2.700,00 para participao estatutria de administradores; R$ 2.000,00 para reserva estatutria; alm da reserva legal de R$ 1.000,00. Aps a contabilizao correta desses procedimentos, pode-se dizer que o encerramento da conta de resultado do exerccio foi feito com um lanamento a dbito no valor de a) R$ 17.000,00. b) R$ 19.000,00. c) R$ 20.000,00. d) R$ 24.300,00. e) R$ 25.700,00.

INFORMTICA 31- Com relao ao Escritrio de Projetos (Project Management Ofce, PMO), a verso 4 do Guia PMBOK informa que ele um corpo ou entidade organizacional a que so atribudas varias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento a) descentralizado e coordenado dos projetos sob seu domnio. b) descentralizado e independente dos projetos sob seu domnio. c) descentralizado e autnomo dos projetos sob seu domnio. d) centralizado e autnomo dos projetos sob seu domnio. e) centralizado e coordenado dos projetos sob seu domnio. 32- Na verso 4 do Guia PMBOK, o grupo de processos de planejamento inclui o processo a) Identicar as partes interessadas. b) Coletar os requisitos. c) Mobilizar a equipe do projeto. d) Distribuir informaes. e) Vericar o escopo. 33- O Guia PMBOK na sua verso 4 apresenta as reas de conhecimento. Uma delas a de gerenciamento da integrao do projeto. So processos desta rea: a) Desenvolver o termo de abertura do projeto; Encerrar o projeto ou fase. b) Orientar e gerenciar a execuo do projeto; Coletar os requisitos. c) Sequenciar as atividades; Realizar o controle integrado de mudanas. d) Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; Desenvolver o cronograma. e) Realizar o controle integrado de mudanas; Controlar os custos. 34- Quanto ao diagrama entidade-relacionamento, correto armar que a notao E-R a) constitui um mecanismo que associatividade entre os objetos. representa a

b) constitui uma especicao de entidades de relaes. c) constitui um mecanismo que representa a similaridade entre os objetos. d) prioriza a reciprocidade dos objetos por relaes. e) busca minimizar a associatividade entre os objetos no priorizados. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

Prova 2 / rea: Informtica

35- Assinale a opo correta relativa a diagrama de uxo de dados (DFD). a) Descreve gracamente o uxo em depsitos de dados e as transformaes dos processos que interferem nas entradas a partir de entidades externas. b) Modela os objetos relativos a uxo de informaes e as categorias de dados relevantes para as sadas. c) Descreve gracamente o uxo de informaes e as transformaes que so aplicadas medida que os dados se movimentam da entrada para a sada. d) Descreve gracamente a estrutura das informaes em que se organizam os dados inerentes a processos. e) Descreve gracamente o uxo de dados transformados segundo atributos das entidades externas. 36- Em UML, um atributo tpico requer duas operaes padres: a) Inserir (insert) e detalhar (detail). b) Colocar (input) e ajustar (t). c) Obter (get) e especicar (set). d) Obter (get) e ajustar (t). e) Inserir (input) e atribuir (assign). 37- Na metodologia Scrum de desenvolvimento gil, as regras SMART signicam a) Specic. Maintainable. Achievable. Relevant. Timedependent. b) Set-up. Measurable. Accomplishment. Realistic. Top. c) Source. Milestone. Achievable. Recoverable. Turnback. d) Specic. Measurable. Achievable. Realistic. Timebased. e) Specic. Measurable. Allowable. Realistic. Taskbased. 38- Uma descrio de servio WSDL composta de duas sees principais de denio, a saber a) de interface de desenvolvimento e de planejamento de servio. b) de concepo de servio e de avaliao de servio. c) de interface de desenvolvimento e de monitoramento de desenvolvimento. d) de interface de servio e de implementao de servio. e) de interface de servidores e de integrao de servidores.

39- Assinale a opo correta. a) Um banco de dados relacional consiste em uma coleo de estruturas, cada uma com um atributo. b) Um banco de dados de relacionamentos consiste em uma ordenao de tabelas, cada uma com mltiplos nomes atribudos. c) Um banco de dados relacional consiste em uma coleo de tabelas, cada uma com um nome nico atribudo. d) Um banco de dados relacional consiste em um mapeamento de tabelas de instrues de manipulao de dados. e) Um banco de dados relacional prescinde de tabelas para sua implementao. 40- So componentes principais de um processo de data warehousing: a) Fontes de dados. Extrao de dados. Carregamento de dados. Banco de dados abrangente. Metadados. Ferramentas de middleware. b) Fontes de usurios. Extrao de relaes. Carregamento de dados. Banco de dados focalizado. Metadados. Ferramentas de upperware. c) Fontes de dados. Extrao de dados. Monitoramento de dados. Banco de dados abrangente. Mtodos de dados. Usurios de middleware. d) Fontes de dados homogneos. Manipulao de dados. Carregamento de programas. Banco de dados equivalente. Polidados. Ferramentas de middleware. e) Fontes de dados. Transformao de dados. Carregamento de sites de dados. Banco de dados abrangente. Meta-relaes. Ferramentas de middlehousing. 41- A cardinalidade de mapeamento expressa o a) nmero de entradas mapeadas por entidade atribuda. b) nmero de entidades ordenadas no mapeamento de um conjunto de relacionamentos primrios. c) nmero de mapeamentos ao qual se associa uma relao de cardinalidade. d) nmero de entidades ao qual outra entidade pode ser associada por um conjunto de relacionamento. e) mapeamento de entidades ao qual outra entidade pode ser mapeada por um conjunto de atributos numricos.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).
Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012 10 Prova 2 / rea: Informtica

42- Um data mining inteligente descobre informaes em data warehouses onde consultas e relatrios no conseguem revela-las. Ferramentas de data mining encontram padres em dados e podem at deduzir regras a partir deles. Os mtodos usados para identicar padres em dados so a) modelos simples, modelos intermedirios e modelos complexos. b) modelos simples, integrados. modelos fsicos e modelos

46- Com relao aos componentes do MVC, assinale a opo correta. a) Modelo: encapsula estado de aplicao; responde a consultas de estado; expe funcionalidade de aplicao; notica Viso sobre alteraes. b) Viso: exibe aes do Modelo gracamente; impede atualizaes ao Modelo; impede que o Controlador selecione a Viso. c) Controlador: tem comportamento pautado pela aplicao; modela aes do usurio vinculando requisitos a estruturas; seleciona a Viso para a funcionalidade da aplicao. d) Viso: exibe dados do Controlador gracamente; pede atualizaes ao Modelo; permite que a Viso selecione o Controlador. e) Controlador: dene encapsulamento do Modelo; transforma requisitos do usurio em atualizaes da Viso; seleciona a Viso para o usurio. 47- O Decreto n. 2.271, de 7 de julho de 1997, no seu artigo 50, pargrafo nico, determina que, efetuada uma repactuao, o rgo ou entidade divulgar, imediatamente, os novos valores e a variao ocorrida por intermdio do a) SIAFI. b) SIGS. c) SIASG. d) SIAD. e) SIARE. 48- O Decreto n. 7.174, de 12 de maio de 2010, no artigo 90, pargrafo 30, estabelece que, nas aquisies de bens e servios que no sejam comuns, em que o valor global estimado for igual ou inferior ao da modalidade convite, no ser obrigatria a utilizao da licitao do tipo a) Concorrncia. b) Prego presencial. c) Prego eletrnico. d) Tcnica e Preo. e) Menor preo. 49- A Instruo Normativa n. 04, de 12 de novembro de 2010, estabelece, no seu art. 11, que a Anlise de Viabilidade da Contratao ser aprovada e assinada apenas por a) Integrante Tcnico e Fiscal Requisitante do contrato. b) Demandante e Integrante Administrativo. c) Integrante Tcnico e Integrante Requisitante. d) Fiscal Tcnico do contrato, Integrante Administrativo e Demandante. e) Integrante Tcnico, Integrante Integrante Requisitante. Administrativo e

c) modelos hbridos, modelos top-down e modelos bottom-up. d) modelos lgicos, modelos fsicos e modelos interativos. e) modelos bsicos, modelos genricos e modelos complementares. 43- Assinale a opo correta. a) Uma la um tipo de lista linear em que todas as categorias so inseridas em um extremo, cando as classes restritas ao outro extremo. b) Uma pilha um tipo de lista linear em que todas as operaes de insero e remoo so realizadas numa mesma extremidade. c) Uma la um tipo de lista colinear em que inseres parametrizadas so realizadas no mesmo extremo que as remoes. d) Uma pilha um tipo de lista encadeada em que todas as operaes de insero e retrieve so realizadas na extremidade mais prxima. e) Uma pilha um la linear em que todas as operaes de carry e stand so realizadas numa mesma extremidade. 44- Em programao Java, o comando while a) executa um bloco exclusivamente de comandos de atribuio. b) executa um bloco de comandos enquanto sua condio for verdadeira. c) executa um bloco de comandos at que sua condio seja verdadeira. d) equivale ao comando what-if. e) idntico ao comando do while. 45- Os padres de projeto (Design classicados nas categorias: Patterns) so

a) Situacional. Estrutural. Complementar. b) Criacional. Evolutiva. Contingencial. c) Compartimental. Vinculada. Comportamental. d) Criacional. Step-by-step. Orientada a requisitos. e) Criacional. Estrutural. Comportamental.

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

11

Prova 2 / rea: Informtica

50- No Cobit 4.1 so denidos critrios de informao. O critrio de informao que se relaciona com a entrega da informao atravs do melhor (mais produtivo e econmico) uso dos recursos a a) otimizao. b) ecincia. c) efetividade. d) integridade. e) conformidade. 51- Nos domnios do Cobit 4.1, so apresentadas questes de gerenciamento. O domnio que aborda a questo da existncia de controles adequados para garantir condencialidade, integridade e disponibilidade das informaes a) Planejar e Organizar. b) Adquirir e Implementar. c) Entregar e Suportar. d) Monitorar e Avaliar. e) Controlar e Governar. 52- A publicao Service Operation da OGC, referente ao ITIL v3, detalha os processos da operao de servios. Um deles o processo de a) Gerenciamento de Aplicativo. b) Gerenciamento Tcnico. c) Cumprimento de Requisio. d) Gerenciamento de Mudana. e) Gerenciamento de Nvel de Servio. 53- So objetivos da Modelagem de Processos a) modelar a representao de entendimentos heterogneos da empresa. Suportar o projeto de partes complementares da organizao. Adotar um modelo de controle externo da empresa. b) atingir um paradigma de consenso e representao uniforme da empresa. Limitar projetos no inovadores da organizao. Adotar um modelo utilizado para controlar e monitorar as operaes no mbito da Tecnologia da Informao. c) atingir um melhor entendimento e representao, respeitando as peculiaridades de cada setor da empresa. Suportar as expectativas dos fornecedores da organizao. Adotar um modelo utilizado para controlar e expandir as operaes da empresa. d) atingir um entendimento recproco e estruturado de conformidade da empresa. Selecionar projetos efetivos para a organizao informal. Modelar aes para dinamizar as operaes restritas da empresa. e) atingir um melhor entendimento e representao uniforme da empresa. Suportar o projeto de novas partes da organizao. Adotar um modelo utilizado para controlar e monitorar as operaes da empresa.

54- Em Mensurao de Processos, correto armar que a) os processos podem ser utilizados para a denio de atuadores de ecincia, ligados ao direcionamento da utilizao de recursos pelos processos, e de eccia, ligados otimizao dos processos. b) os processos podem ser utilizados para a denio de indicadores de efetividade, ligados ao comprometimento da utilizao de recursos pelos processos, e de acurcia, ligados ao alcance de objetivos e resultados dos processos. c) os processos podem ser utilizados para a denio de indicadores de ecincia, ligados ao rendimento da utilizao de recursos pelos processos, e de eccia, ligados ao alcance de objetivos e resultados dos processos. d) os processos podem ser utilizados para a denio de indicadores de ecincia, ligados ao planejamento da utilizao de recursos pelos empregados, e de eccia, ligados ao alcance de objetivos independentes dos resultados dos processos. e) os processos podem ser utilizados para a denio de seletores de ecincia, ligados ao resultado da utilizao de recursos pelos processos, e de eccia, ligados ao rendimento de impulsores dos processos. 55- O Modelo de Referncia ISO OSI (Open Systems Interconnection) trata da interconexo de sistemas abertos. A camada do modelo OSI responsvel pelo gerenciamento de token a camada de a) Gerenciamento. b) Transporte. c) Apresentao. d) Aplicao. e) Sesso. 56- A virtualizao a tecnologia central de um Data Center e, basicamente, transforma um servidor fsico em vrios servidores virtuais. De maneira simples, isto realizado por meio da camada de virtualizao que entrega para o sistema operacional convidado um conjunto de instrues de mquina equivalente ao processador fsico. A camada de virtualizao de servidores mais conhecida o a) Virtual Supervisor. b) Mega Supervisor. c) Megavisor. d) Opervisor. e) Hypervisor.

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

12

Prova 2 / rea: Informtica

57- Computao em Nuvem um conjunto de recursos virtuais facilmente utilizveis, tais como hardware, software, plataformas de desenvolvimento e servios. Esses recursos podem ser dinamicamente recongurados para se ajustarem a uma carga de trabalho varivel, permitindo a otimizao do seu uso. O modelo de implantao em que a infraestrutura uma composio de duas ou mais nuvens que continuam a ser entidades nicas, porm conectadas, a nuvem a) Hbrida. b) Comunitria. c) Pblica com IaaS. d) Pblica com PaaS. e) Compartilhada. 58- A Ethernet de gigabit foi raticada pelo IEEE em 1998, com o nome 802.3z. A Ethernet de gigabit com 4 pares de UTP categoria 5 e distncia mxima de segmento de 100m denominada a) 1000Base-CX. b) 1000Base-T. c) 1000Base-LX. d) 1000Base-UTP. e) 1000Base-SX. 59- No processo de vericao de assinatura digital, o destinatrio recebe a mensagem assinada e utiliza, para vericar a assinatura, a) sua chave pblica. b) a chave pblica do remetente. c) a chave privada do remetente. d) sua chave privada. e) a chave privada do remetente e a sua chave pblica. 60- Uma das tecnologias de rewall o ltro de pacotes baseado em estados (stateful packet lter). Nesta tecnologia, as decises de ltragem tm como referncia: a) informaes do contedo dos pacotes de dados e uma tabela de estados das conexes. b) apenas uma tabela de estados das conexes. c) apenas as informaes dos cabealhos dos pacotes de dados. d) informaes dos cabealhos dos pacotes de dados e uma tabela de estados das conexes. e) apenas informaes das conexes.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

13

Prova 2 / rea: Informtica

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

14

Prova 2 / rea: Informtica

Concurso Pblico: Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil - 2012

15

Prova 2 / rea: Informtica

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

You might also like