You are on page 1of 14

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund ., So Paulo, v. 14, n. 3, p.

485-498, setembro 2011

A psicopatologia como uma experincia da alma*

Anna Paula Zanoni Carlos Augusto Serbena

Este trabalho terico apresenta a viso do psiclogo arquetpico James Hillman sobre a psicopatologia. Ele defende que patologizar um movimento da psique vlido, necessrio e autntico, que permite um encontro com a alma e com os sentidos e que deve ser compreendido metaforicamente. Sua viso se contrape ao modelo mdico e nominalista dominante, que tem uma viso literal da psicopatologia e que acaba por afast-la dos sentidos, da alma e do prprio sujeito. A crtica maior de Hillman sobre a relao literal da psicologia com as palavras e termos psicopatolgicos. Palavras-chave: Psicologia arquetpica, psicopatologia, loucura, alma

485

* Baseado em monografia de graduao intitulada A psicopatologia como uma experincia da alma, apresentada em novembro de 2007 na Universidade Federal do Paran.

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

A psicopatologia O termo psicopatologia , em geral, utilizado para se referir ao estudo das doenas mentais, abrangendo desde a perspectiva descritiva e sintomtica at a teoria da origem e da manuteno dos funcionamentos psquicos chamados mrbidos (Pereira, 2002). Entretanto, ele abrange uma srie de diferentes definies, cada qual relacionada a um contexto, seja mdico, psicolgico, ou, ainda, ligado a distintos olhares dentro da prpria psicologia. Atualmente, a psicopatologia estudada principalmente pela psiquiatria e pela psicologia. Entretanto, o desenvolvimento de diferentes correntes e conceituaes acerca do psicopatolgico, trazem a possibilidade, segundo Beauchesne (2002), de uma ruptura entre as diferentes tendncias, at mesmo do desaparecimento das referncias psicopatolgicas. Passa-se, ento, a repensar o fenmeno psicopatolgico e tambm os modelos que caracterizam cada uma dessas diferentes tendncias, principalmente o modelo mdico que tentou unific-las, normalizando e classificando o indivduo que adoece. Surgem questionamentos sobre esse modelo, enfatizando a tica das singularidades e do processo psicopatolgico como uma possibilidade de restabelecer a sade psquica e no mais como degenerador. Segundo Ceccarelli (2005), a palavra psicopatologia composta por trs palavras gregas: psych , pathos e logos . Psych resultou em psique, psquico, psiquismo e alma. Pathos em paixo, excesso, passagem, passividade, sofrimento, assujeitamento e patolgico. E logos , em lgica, discurso, narrativa e conhecimento. Psico-pato-logia poderia ser, ento, um discurso ou um saber sobre a paixo da alma. Ou seja, um discurso representativo a respeito do sofrimento ou do padecer psquico.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

486

ARTIGOS

Para o contemporneo psiclogo arquetpico James Hillman1 (1999), a palavra pathos tambm representa algo que se experimenta, uma comoo e a capacidade de comover-se, assim como as trocas que a alma sofre. Para ele, a patologia est presente na vida de todas as pessoas e o sofrimento a sua imagem comum. Ela representa um movimento da psique (ou da alma) vlido, autntico e necessrio. Trata-se de um olhar diferenciado do tradicional modelo mdico de classificao das doenas mentais representado, atualmente, pelos conhecidos manuais, como o DSM (Manual de Diagnstico e Estatstica de Transtornos Mentais da Associao Psiquitrica Americana) e o CID (Classificao Internacional de Doenas) dominantes nos discursos dos profissionais da rea da sade e, inclusive, da psicologia. Uma das grandes crticas que se faz a esses manuais, principalmente pelas abordagens psicolgicas, o fato de no levar(em) em conta a subjetividade tanto daquele que est sendo classificado quanto daquele que classifica: o olhar de quem olha no imune sua prpria organizao subjetiva (Ceccarelli, 2005, p. 473). De forma semelhante, James Hillman compartilha dessa ideia e a desenvolve a partir de um ponto de vista: o da alma. A relao da psicologia com a psicopatologia, como acredita Hillman (1975, 1983), pode proporcionar diversos sentidos ao sofrimento humano. Para ele, os chamados fenmenos psicopatolgicos podem ser vistos de uma forma diferente da tradicional, desvinculada das ideias de algo errado ou de pecado e da conotao moral ou classificatria. Essa atitude possibilita uma elaborao e uma significao particular dos fenmenos vividos pelo indivduo que sofre, transformando acontecimentos em experincias. Em termos poticos, esse cuidado com relao psicopatologia uma forma de cultivo da alma ( soul-making), pois permite que ela trabalhe a si mesma sua maneira. Neste sentido, o trabalho da psicologia, de acordo com Hillman (1975), deve ser o de oferecer uma soluo e encontrar um lugar para a alma dentro do seu prprio campo de estudo, insistindo nos termos profundidade e intensidade, pois eles tratam de experincias subjetivas ou vivenciais. No devem ser entendidos como conceitos tericos, pois os indivduos sentem ou vivenciam a

487

1. James Hillman um psiclogo nascido nos Estados Unidos, em 1926, considerado um ps-junguiano e um ps-moderno. Estudou em Paris, na Sorbonne, no Trinity Colege de Dublin e na Universidade de Zurique. Em 1959, obteve seu Ph.D nesta ltima universidade e ganhou o diploma de analista no Carl Gustav Jung Institute, em Zurich, tornando-se Diretor de Estudos do instituto por dez anos (Hillman, 1993a). Os trabalhos de Hillman refletem a variedade de reas de suas investigaes. Alm de escrever sobre as questes com que a psicologia se ocupa, ele tambm faz uma anlise da prpria psicologia.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

profundidade e a intensidade de suas existncias, relacionamentos, afetos e sentimentos, e isto a base para constituir uma existncia significativa.

A alma como metfora do humano Desse modo, Hillman (1983, 1999) defende que metfora primria da psicologia deve ser a alma, que deve ser compreendida como uma perspectiva e um ponto de vista, e refere-se a uma metfora da profundeza, da interioridade e da descida em sentido vertical aos significados. Ela no deve ser definida, mas imaginada. Quando tentamos defini-la, afastamo-nos da sua natureza indefinvel e utilizamos o intelecto onde ele no cabe (1985, p. 17). Hillman (1975) aponta trs aproximaes na tentativa de compreender o termo alma:
Em primeiro lugar, alma faz referncia transformao, por aprofundamento, dos acontecimentos em experincias. Em segundo lugar, a significao que a alma faz possvel, tanto no que diz respeito ao amor quanto inquietude religiosa, procede de sua especial relao com a morte. E, em terceiro lugar, por alma quero dar a entender as possibilidades de imaginao presentes na nossa natureza, a experincia atravs da especulao reflexiva, o sonho, a imagem e a fantasia, essa modalidade que reconhece toda realidade como primordialmente simblica ou metafrica. (p. 39; traduo livre)

488

O termo alma tambm utilizado de forma intermitente com a palavra psique que provm da figura mtica grega Psiqu e que, segundo Hillman (1993b), um termo mais moderno e mais prximo da biologia e com a palavra anima, derivada do latim. A preferncia pelo uso da palavra alma, diferentemente de muitas psicologias que a evitam para se afastar do sentido mais comum e ligado religio, ocorre propositadamente para aproxim-la de algo incognoscvel, que est alm da compreenso formal e que se afasta do cientificismo (1983). Alma, anima e psique trazem a ideia de algo que envolve o ser humano e no somente algo que este possui. Elas tambm esto em tudo e em todos os lugares, na interioridade de todas as coisas e significam um movimento que situa o homem dentro delas e que rev toda a atividade humana como psicolgica. Toda realidade concreta, nessa perspectiva, torna-se tambm uma realidade psicolgica (1993b). Ao afirmar que a metfora primria da psicologia deve ser a alma, Hillman (1983) tem a inteno de dizer que o logos da alma a metfora e que se deve reconhecer que todas as afirmaes da psicologia sobre a alma so metforas, passando, assim, da preocupao da definio do termo para uma possibilidade imaginativa e no uma substancialidade.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund ., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

ARTIGOS

A alma e a patologizao Hillman (1999) introduz o neologismo patologizar a fim de designar a capacidade autnoma da psique para criar enfermidades, morbidades, desordens, anormalidades e sofrimentos em qualquer aspecto de sua conduta, assim como para experimentar e imaginar a vida atravs desta perspectiva deformada e afligida. A sua inteno mostrar a necessidade psicolgica da alma de patologizar, referindo-se a esse movimento da psique como algo vlido, autntico e necessrio, que permite um contato com o material inconsciente.
A patologia o lugar que mantm a pessoa na alma, aquele tormento, aquela toro a qual voc no pode simplesmente ignorar, no pode simplesmente seguir adiante de uma maneira natural, pois h algo quebrado, torcido, doendo, que fora uma reflexo constante. (1984b, p. 32; traduo livre)

Desse modo, patologizar uma forma de libertar a alma da identificao com o ego e com os deuses ou imagens arquetpicas que servem de modelo ao ego. Serve para que a conscincia da alma de si mesma seja diferente da do ego, obedecendo s suas prprias leis de representao metafrica. A metfora uma modalidade de discurso que permite alma falar de si mesma (1999). A patologia revela os poderes que esto alm da vontade e do controle do ego, ou seja, revela a entrada dos deuses na psique, os quais mostram que cada dificuldade pode pertencer a vrios deuses e ser fantasiada de vrias maneiras diferentes. A mitologia, nesse caso, apresenta-se como uma narrativa dos mitos que a alma vive (1988). A individualidade apresenta inmeros aspectos psicopatolgicos, tais como depresses, manias, desejos, ansiedades, iluses, compulses e perverses, os quais so aspectos da alma que precisam ser reconhecidos. Estes so os deuses. Hillman (1984a, 1999) prope que talvez o grande medo que as pessoas sentem em ser o que realmente so, deve-se, em parte, ao temor do aspecto psicopatolgico da individualidade. um medo proveniente da fantasia egoica de autodominao presente na sociedade de hoje que v, na patologia, algo que afeta a imagem desejada e manaca de indivduos saudveis, felizes e bem-sucedidos. A patologia produz uma intensa conscincia da alma, isto , da subjetividade ou da realidade psquica, ao permitir que as partes ss e normais possam ver o que habitualmente no veem. uma forma pela qual se estabelece uma relao com a complexidade psquica, pois como afirma Hillman (1999) em meu sintoma est minha alma (p. 223). A grande questo que esse autor traz para a reflexo conceber a psicopatologia como uma necessidade psicolgica, e no como algo anormal, um desvio ou equvoco. Isto porque ela, a psicopatologia, no est presente somente
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

489

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

nos momentos de crises, mas tambm na vida cotidiana, na conscincia dos indivduos mortais e no sentimento de singularidade que inclui a sensao de loucura individual (1999). As vidas normais so construdas em meio a fantasias individuais do que a enfermidade mental, o louco, o demente. As pginas dos manuais psiquitricos oferecem a todos que as procuram critrios para identificao de enfermidades psiquitricas. Ainda que esses critrios variem entre as culturas e as pocas, as fantasias da patologizao, entretanto, sempre sero as mesmas, pois so de carter arquetpico universal ou coletivo e, desse modo, presentes em todos os seres humanos de forma atemporal. O que muda em diferentes contextos so os contedos que definem e reconhecem essas fantasias. As noes sobre o que uma pessoa transtornada remetem a uma imagem da psicopatologia, mas no so a verdadeira descrio da loucura. Essa descrio varivel no contexto de cada alma e seus contedos dependem, em parte, da ideia dominante do que a sensatez.

490

Uma crtica ao modelo mdico e nominalista da Psicopatologia: a literalizao da experincia da alma A psicopatologia, no sentido psicolgico de uma experincia necessria para o aprofundamento da alma, pode ser negada, segundo Hillman (1999), de vrias formas. Dentre elas, aponta a negao niilista que, resumidamente, parte do nada (nihil) para defender que os fatos da psicopatologia so uma fico positivista e no uma realidade existencial, deixando o que est enfermo de lado. Tambm fala sobre a negao transcendente, representada pela psicologia humanista e que acaba por deixar na sombra os aspectos obscuros e profundos da alma, os quais so vistos como valores regressivos. Por fim, discorre sobre a negao nominalista, focada neste trabalho. A negao nominalista da psicopatologia centra-se nas palavras, na nominao e na classificao das doenas psquicas. A psicologia pode ser considerada nominalista quando considera os termos apenas como descries de fatos, comportamentos, atitudes ou sentimentos que podem ser descritos de outra forma. Assim, as imagens ou os quadros da psicopatologia podem ser modificados junto com as palavras, e a depresso, por exemplo, torna-se uma etiqueta e no uma experincia vital. De acordo com Hillman (1999), o modelo nominalista uma tentativa de classificar a mente, assim como se classificam as plantas e os animais, o que exige o domnio de um vocabulrio tcnico.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund ., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

ARTIGOS

Esse psiclogo, entretanto, no pretende descartar os termos psicopatolgicos e nem desestimar a importncia fundamental atual e histrica que conquistaram. No se pode negar a grande relevncia que o nominalismo tem e nem descontextualiz-lo da necessidade pela qual surgiu e que estava relacionada s explicaes no racionais, tais como maldies, bruxarias e demnios, no incio do perodo Iluminista (1999). Muitos termos do campo de estudo da psicologia, tais como neurose e complexos, funcionam como ferramentas para diferenciar e refletir sobre determinadas realidades da alma. Sem as classificaes, as denominaes e as objetivaes que so consideradas exteriores ao sujeito no seria possvel acumular conhecimentos e nem fazer previses. Entretanto, a principal tarefa do psiclogo, para Hillman (1999), conseguir manter a ligao entre essas questes externas relacionadas coletividade (o termo neurose, por exemplo, um termo geral e externo individualidade do sujeito) e o interior, no perdendo de vista a metfora bsica: a alma. O que Hillman pretende ao refletir sobre o tema desvincular as palavras tcnicas nominalistas do pensamento mdico literal e mostrar que, nesse contexto, elas acabam por carecer de uma necessidade psquica inerente, pois no fazem referncia ao que uma pessoa tem, ao que ela ou s suas fantasias. A necessidade que o nominalismo tem de definir os termos, estabelece o que algo e o que no , eliminando o que no pertence. Sua lgica acredita que quanto mais exatamente pode-se definir algo, mais esse algo pode ser conhecido. Entretanto, grande parte do que diz respeito alma e entre ela est a psicopatologia ambgua e no pode ser completamente conhecida, tornando qualquer definio prematura (1993b). Os termos tcnicos, que em muitos casos tornaram-se insultos populares, muitas vezes so aplicados em forma de etiquetas nas pessoas, sem conexo com a realidade psquica (1999).
Etiquetas tais como psicopata ou manaco-depressivo, ainda que introduzam uma claridade intelectual, selam tambm em recipientes hermticos o contedo do que se nomeia, e a pessoa assim nomeada relegada a uma estante com o rtulo de psicologia anormal. (p. 155; traduo livre)

491

Uma etiqueta diagnstica, como afirmou Hillman (1999), um peculiar enlaar de ao menos quatro sries de circunstncias: uma nomenclatura, um contexto, um mdico e um paciente. Desde o incio do interesse da humanidade pelo estudo das psicopatologias possvel perceber que as mudanas nas nomenclaturas so sutis e que aquilo que se nomeia permanece incerto. A grande questo colocada por Hillman (1993b) que essas classificaes geralmente no apontam a lugar nenhum por no adentrarem na alma. As palavras
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

utilizadas pelo modelo mdico no fazem relao com os fatos que supostamente representam. So nomina vazios e no tm nenhuma razo intrnseca com as doenas que as definies descrevem. Podem, inclusive, descrever uma patologia sem haver, em absoluto, qualquer enfermidade. As descries acabam por no apresentar nada real porque pertencem a uma lgica adequada para os objetos inanimados e despersonificados, para a cincia e no para o mundo da alma, do qual faz parte a psicopatologia.
As palavras utilizadas para descrever suas aflies requerem uma subjetividade que expresse e contenha as dolorosas e estranhas afeces da alma, se realmente querem se ajustar ao que pretendem descrever. Entretanto, para isso necessitamos de uma psicologia arquetpica. Enquanto no descobrimos a persona arquetpica presente nestas palavras, dando-lhes um significado psicolgico ao conectar as sndromes com os arqutipos, o nominalismo encher seus termos vazios personalizando-os com gente real. (1999, p. 155; traduo livre)

492

O que Hillman (1999) pretende dizer que esses termos se aderem s pessoas e estas acabam por converter-se em alcolicas, suicidas ou esquizofrnicas, parecendo assim fortalecer essas palavras e conferir uma realidade psquica emprica a elas. Entretanto, essas pessoas apenas recebem etiquetas classificatrias e nenhum movimento de profundidade e interioridade realizado. A busca pelo tratamento mdico adequado ou pela cura imediata da doena literaliza a patologizao, apresentando um modelo que j est pronto na mente antes mesmo de o caso se mostrar. Na perspectiva arquetpica no se pode mais falar em tratamento psicolgico, pois tratar significa tentar separar a alma e a patologia. A palavra cuidado se mostra muito mais adequada ao objetivo do cultivo da alma (1993b, 1999). Quando somos psicolgicos com respeito patologizao, no a estamos tratando; quando tratamos a patologizao, no estamos sendo psicolgicos com respeito a ela (1999, p. 177; traduo livre). Ser psicolgico significa cuidar da alma e no trat-la; servir a ela e deix-la guiar. se manter dentro daquilo que confuso, mrbido e fantstico, abandonando o modelo clnico, racional e fsico, e adotando em seu lugar o mtodo da imaginao, ou seja, estar no meio da desordem ao mesmo tempo em que se observa o que est ocorrendo numa perspectiva mtica. A loucura nos ensina o mtodo (p. 178; traduo livre). O modelo mdico e nominalista lida com as patologias como problemas a serem curados, sanados, tratados. No v o patologizar como uma forma pela qual a alma ou psique trabalha a si mesma. Todo campo deve ter sua prpria linguagem e a psicologia necessitou de um modo de falar que fosse adequado ao seu domnio. Entretanto, a crtica de Hillman
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

ARTIGOS

reside sobre a relao literal da psicologia com as palavras: a crena de que as palavras se referem diretamente s coisas (1984b, p. 180). O Iluminismo, ao criar os nomina, captou elementos no ar da fantasia, racionalizando-os, enrijecendo-os e destacando-os de sua raiz mtica, visto que os nomina tambm so expresses da imaginao mtica. Dessa forma, a inteno da psicologia arquetpica resgatar a substncia arquetpica dos nomina aquela que surge da fantasia e que se perpetua no tempo atravs das vrias imagens loucas atravs da imaginao. Assim, os termos perdem o seu nominalismo puramente descritivo e passam a ser conceitos vistos como metforas (1984b). Para Hillman (1984b), os nomina podem ser preservados, mas com a condio de no serem acreditados do mesmo modo que antes, a fim de evitar o risco de perda da alma, isto , de realizar uma literalizao das experincias, significando a predominncia do pensamento egoico e racional. Consequentemente, isto no permite o aprofundamento das imagens da psique e o trabalho pessoal de estabelecer relaes significativas e laos afetivos consigo prprio, com os outros e com o mundo. A psicopatologia representada pela distoro, o que pressupe que existe algo que considerado ideal ou normal e que pode sofrer uma deformao. Esses ideais e essas normas proporcionam uma srie de meios para ver a patologizao, mas no devem ser interpretados como uma srie de instrumentos para medi-la. Assim, a norma ideal perde sua importncia no que se refere ao valor de uma experincia patologizada. As normas e os nomina so modos perceptuais de ver os contrastes e ajudam a notar os desvios com mais nitidez, assim como a perceber rapidamente o alto grau de patologizao de um fato. Porm, o valor psicolgico da psicopatologia no expresso nem pela norma ou pelo desvio, mas pela aflio manifestada pelas imagens fantsticas. Isso porque a individualidade essencialmente desigual, diversa e est relacionada complexidade da composio da alma (1984b, 1975). O prprio conceito de individuao proposto por Jung traz essa ideia: a da diferenciao das partes da psique em relao ao todo. Isso significa que no possvel estabelecer uma norma nem sequer para um mesmo indivduo, pois uma norma requer uma vigncia absoluta e um indivduo guiado por inmeras personas e deuses que seguem diferentes caminhos. A aflio manifestada, por sua vez, a forma como os deuses alcanam os indivduos. Hillman (1999) afirma que dentro da aflio existe um complexo, que dentro deste existe um arqutipo que, por sua vez, faz referncia a um deus. Dessa forma, patologizar atravs da aflio abre as portas da psique para que os deuses entrem (1999). No possvel afirmar a existncia de um ideal de homem e de uma norma de homem, como o modelo mdico prope. O estudo profundo da patologizao
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

493

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

implica a derrubada de qualquer psicologia normativa derivada de critrios externos, no pertencentes ao indivduo singular. A sade idealizada
... uma imagem sobre-humana de um homem-Deus que domina as fantasias de um ego que v a si mesmo como um heri de mrmore, intacto e imaculado, talhado em uma s pea, perpetuamente equilibrado sobre seu centro de gravidade. (1999, p. 204; traduo livre)

O sintoma o que afasta os seres humanos da fantasia da sade idealizada e que deforma, humilha e os transforma em homens psicolgicos, com conscincia da alma e com o poder do ego relativizado. A reflexo acerca do sintoma essencial: o que ele significa? O que est acontecendo, que modelo arquetpico est presente, que ideia est se apresentando nesse momento, qual deus est no governo? Enfim, a questo central, no lugar dos clssicos por qus ou do como : o que isso que acontece? (1999). Essas perguntas permitem que os acontecimentos digam o que so, sem buscar causas, solues, explicaes ou propsitos. Trata-se de uma forma de aprofundamento e interiorizao, que acolhe a psicopatologia e permite que ela seja ouvida e elaborada. Patologizar incita a psicologizar (1999, p. 186) e psicologizar

494

... analisar no somente as nossas personalidades e nosso material psicolgico, como nossos sonhos e problemas, mas tambm analisar as ideias com as quais examinamos nossas personalidades e nosso material psicolgico. Mais ainda: a psicologizao arquetpica significa examinar nossas prprias ideias, remetendo-as aos arqutipos; significa observar as molduras da nossa conscincia, as jaulas que ocupamos e as barras de ferro que formam as grades e as defesas da nossa percepo. (p. 267; traduo livre)

A psicologizao significa a produo de reflexes distintas daquilo que est evidente, que busca uma inteno interior, um mecanismo oculto, algo que no possvel enxergar atravs das lentes habituais. Ela faz com que atravs do ato reflexivo as prprias ideias se questionem para que possa transparecer sua importncia para a alma, o que tambm um cultivo da alma. Ela transforma qualquer ao literal poltica, cientfica, pessoal em uma representao metafrica. Os problemas passam a ser vistos como fantasias literalizadas, as quais no se tornaram visveis e no vieram luz anteriormente.

Consideraes finais A psicopatologia passou por diversos caminhos at adquirir a forma classificatria e nominalista predominante nos discursos mdicos e psicolgicos
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund ., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

ARTIGOS

de hoje. Passou por olhares transcendentais, romnticos, interessados, indiferentes e atualmente se encontra sob o olhar racionalista. Entretanto, se a psicologia se atm somente a esse olhar, de forma unilateral, conforme Hillman alerta, ela acaba por se afastar da sua tarefa principal: cuidar do discurso da alma, porque a alma no se expressa de forma objetiva e literal, mas metaforicamente. A sociedade moderna ignora os aspectos relativos alma: a inferioridade, a interioridade, a profundidade das experincias, as fraquezas e as inseguranas. No h lugar para a alma nos interesses modernos. Pouco se permite imaginar ou fantasiar: os acontecimentos tornam-se fatos literais e sem profundidade. Entretanto, a alma no pode ser simplesmente ignorada, porque uma perspectiva manifestada em todas as coisas e que reclama por seus interesses, como o caso da psicopatologia, que aponta para uma necessidade. Nessa perspectiva da alma, o indivduo passa a compreender e admitir que no totalmente autnomo, ou, ainda, que existem outras foras alm da vontade, da razo e da situao socioeconmica que so responsveis pela sua vida. A separao entre os sentimentos, o mundo interno e a suposta razo apresenta-se como insustentvel. Os seres humanos possuem e so possudos por muitos deuses que governam seus destinos, que transformam toda realidade concreta em realidade psicolgica. So seres complexos que possuem uma diversidade psquica e a psicopatologia enquanto uma possibilidade de contato com a alma, de quebra da noo autocentrada de eu da modernidade , uma clara representante dessa complexidade. Hillman nos mostra que no se pode pensar que as imagens da psicopatologia no deveriam existir, ou pensar que sempre requerem uma ao porque sempre diagnosticam um perigo. Se h algo errado ou perigoso em relao s fantasias patologizadas, esse algo precisamente a maneira de trat-las. A atitude em relao a elas pode se apresentar como um caminho de construo ou destruio. Desse modo, patologizar um movimento vlido, necessrio e autntico, que permite que a alma fale de si mesma na sua prpria linguagem. Com isso, Hillman prope uma reviso da psicologia, mostrando a importncia de se desliteralizar a viso que ela tem da psicopatologia e adoo de uma viso metafrica, pois dessa forma que a alma se expressa. Para ele, a psicologia no precisa abandonar os termos que criou ou que emprestou da medicina, e nem se desfazer dos conhecimentos proporcionados pelo modelo mdico e nominalista. O que ela precisa fazer sempre manter a conexo entre esses conhecimentos exteriores e o mundo interior de cada pessoa, sem tentar explicar ou definir as aflies, mas simplesmente ouvindo o que elas tm a dizer. A partir da, a psicologia torna-se capaz de adentrar nas profundidades da alma e de ampliar o espao psicolgico.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

495

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

A conscincia do ego no capaz de refletir toda a realidade e nem todos os seus aspectos. Um caminho apontado por Hillman conhecer as prprias imagens, passear pela alma, pela profundidade do espao psicolgico e no somente pela sua extenso. A alma tem se encolhido porque sua imaginao est enfraquecida, devido ao pouco espao dado para fantasiar ou refletir sobre as coisas. A unilateralidade das perspectivas mdicas ou teolgicas no do lugar para a imaginao, pois reduzem-na a simples fantasia e fazem-na parecer irreal, sem relao com o mundo e, nesse sentido, desalmada, pois a aventura humana consiste em vagar pelo vale do mundo com o fim de fazer a alma. Nossa vida psicolgica, e o propsito da vida criar uma psique com ela, encontrar conexes entre a vida e a alma (1999, p. 38; traduo livre).

Referncias
AVENS, R. Imaginao realidade. Petrpolis, RJ.: Vozes, 1993.

496

BEAUCHESNE, H. Histria da psicopatologia . 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2002. CECCARELLI, P. O sofrimento psquico na perspectiva da psicopatologia fundamental. Psicologia em Estudo. Maring, v. 10, n. 3, 2005. Disponvel em: <http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141373722005000300015&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 23/3/07. HART, D.L. Introduo: Jung e os ps-junguianos. In: YOUNG-EINSENDRATH, P.; DAWSON, I. (Orgs.). Manual de Cambridge para estudos junguianos . Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 101-125. HILLMAN, J. (1975). Re-imaginar la psicologa. Madrid: Ediciones Siruela, 1999. ____ . (1983). Psicologia arquetpica. So Paulo: Cultrix, 1988. ____ . Uma busca interior em psicologia e religio . So Paulo: Paulus, 1984a. ____ . O mito da anlise: trs ensaios de psicologia arquetpica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984b. ____ . Anima: anatomia de uma noo personificada. So Paulo: Cultrix, 1985. ____ . Cidade e alma. So Paulo: Studio Nobel, 1993a. ____ . Suicdio e alma. Petrpolis, RJ.: Vozes, 1993b. PEREIRA, M.E.C. Psicopatologia fundamental e psiquiatria. In: QUEIROZ, E.F.; SILVA, A. R.R. (Orgs.). Pesquisa em psicopatologia fundamental. So Paulo: Escuta, 2002. p. 28- 49.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

ARTIGOS SAMUELS, A. Introduo: Jung e os ps-junguianos. In: YOUNG-EINSENDRATH, P.; DAWSON, I. (Orgs.). Manual de Cambridge para estudos junguianos. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 27-35.

Resumos
(Psychopathology as experience of the soul) This theoretical discussion presents the views of the archetypical psychologist James Hillman on psychopathology. He says that becoming pathological is a correct, necessary and authentic movement of the psyche that provides an encounter with the soul and with meanings, and that must be understood metaphorically. His view is in disaccord with the medical and nominal model, which has a literal view of psychopathology and sets aside meanings, the soul and even the person. Hillmans strongest criticism is toward the literal relationship of psychology with terms and concepts used in psychopathology. Key words: Archetypical psychology, psychopathology, madness, soul (La Psychopathologie comme une exprience de lme) Ce document prsente la vision du psychologue archtypique James Hillman sur la psychopathologie. Il dfend que pathologiser est un mouvement valide, appropri et authentique de la psych qui permet une rencontre avec lme et les sens et qui doit tre compris mtaphoriquement. Son point de vue est oppos au modle mdical et nominaliste dominant qui prsente son tour une vision littrale de la psychopathologie et qui lloigne des sens, de lme et du sujet lui-mme. La plus importante critique de Hillman concerne le rapport littral de la psychologie avec les mots et les termes psychopathologiques. Mots cls: Psychologie archtypique, psychopathologie, folie, ame (La psicopatologa como experiencia del alma) Este artculo presenta la visin terica de la psicopatologa del psiclogo arquetpico James Hillman. El defiende que patologizar es un movimiento vlido de la psiquis, necesario y autntico, que permite un encuentro con el alma y con los sentidos, y que debe ser entendido metafricamente. Su visin se contrapone al modelo mdico y nominalista dominante, que tiene una visin literal de la psicopatologa y que termina apartndola de los sentidos, del alma y de mismo sujeto. La mayor crtica que hace Hillman se refiere a la relacin literal de la psicologa con las palabras y los trminos psicopatolgicos. Palabras clave: Psicologa arquetpica, psicopatologa, locura, alma
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund ., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

497

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L

Citao/Citation: ZANONI, A.P.; SERBENA, C.A. A psicopatologia como uma experincia da alma. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, set.2011. Editor do artigo/Editor: Prof. Dr. Manoel Tosta Berlinck Recebido/Received: 9.9.2010 / 9.9.2010 Aceito/Accepted: 25.11.2010 / 11.25.2010

Copyright: 2009 Associao Universitria de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental/ University Association for Research in Fundamental Psychopathology. Este um artigo de livre acesso, que permite uso irrestrito, distribuio e reproduo em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam citados/This is an open-access article, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original author and source are credited. Financiamento/Funding: Os autores declaram no ter sido financiados ou apoiados/The authors have no support or funding to report. Conflito de interesses/Conflict of interest: Os autores declaram que no h conflito de interesses/The authors declare that has no conflict of interest.

498

ANNA PAULA ZANONI Psicloga Clnica graduada em psicologia pela Universidade Federal do Paran UFPR (Curitiba, PR, Br) e especialista em Psicologia Analtica pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran PUC-PR (Curitiba, PR, Br). Rua Des. Hugo Simas, 1110 Bom Retiro 80520-250 Curitiba, PR, Br Fone: (41) 9929-4730 e-mail: annapaulazanoni@yahoo.com.br CARLOS AUGUSTO SERBENA Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paran UFPR (Curitiba, PR, Br); Doutor em Cincias Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (Florianpolis, SC, Br). Praa Santos Andrade, 50 Centro UFPR Departamento de Psicologia 80060-246 Curitiba, PR Fone: (41) 9191-6886 e-mail: caserbena@yahoo.com
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund ., So Paulo, v. 14, n. 3, p. 485-498, setembro 2011

You might also like