You are on page 1of 6

A avaliao da Educao Fsica em debate: esclarecimentos

Eduardo Kokubun *
* UNESP - Rio Claro ekokubun@rc.unesp.br

Resumo uma resposta ao artigo Avaliao da Educao Fsica em debate: implicaes para a subrea pedaggica e sociocultural, publicado neste nmero. Apresenta uma sntese do trabalho comentado pelos autores, contesta algumas das anlises feitas e traz esclarecimentos que podem subsidiar os debates sobre a ps-graduao em Educao Fsica. Palavras-chave: educao fsica; ps-graduao; poltica de ps-graduao.

Abstract This paper offers a response to the article intitled Avaliao da Educao Fsica em debate: implicaes para a subrea podaggica e scio-cultural, published in the present volume. It sumarizes and comments on the work, contests some of analyses presented by the authors, and provides clarifications that should contribute to the debates about graduate study in Physical Education. Keywords: physical education; graduate study; graduate education policy.

Introduo As avaliaes da Capes so, antes de tudo, processos de coleta e julgamento de informaes para a tomada de decises e no podem reduzir-se apenas ao conceito final dos programas. O conjunto de informaes deve ser analisado e interpretado a fim de orientar a formulao de polticas e aes estratgicas para o desenvolvimento de um sistema de ps-graduao que contribua efetivamente para o desenvolvimento da sociedade. Alm disso, a implementao da avaliao, de polticas, de programas estratgicos e outras aes devem contar com o efetivo envolvimento dos diversos agentes que integram os sistema de ps-graduao. Sem esse envolvimento, que pressupe transparncia e debate, h o risco dessas aes serem incuas. So essas as premissas que tm norteado as diversas aes da Capes em geral e da comisso de avaliao da rea de Educao Fsica em particular, as quais tm sido bastante enfatizadas desde a gesto do professor dr. Go Tani como representante. Nesse contexto que foi publicado o artigo de
R B P G, v. 1, n. 2, p. 195-200, nov. 2004. debates 195

minha autoria: Ps-Graduao em Educao Fsica: indicadores objetivos dos desafios e das perspectivas (Kokubun, 2003) em um nmero dedicado ao tema ps-graduao da Revista Brasileira de Cincias do Esporte. Aquele nmero da revista consiste, certamente, em um importante marco para o debate da ps-graduao na rea, na medida em que contou com valiosas contribuies de pesquisadores que expressaram seus pontos de vista sobre o sistema. Os dados contidos no artigo foram amplamente divulgados em eventos cientficos e em reunies da rea e objeto de acalorados e enriquecedores debates. Os professores Betti, Carvalho, Daolio e Pires, em diversas oportunidades, apresentaram suas inquietaes com relao quele artigo e, atendendo provocao desse representante, decidiram escrever uma crtica a oito mos, cuja verso final apresentada neste nmero da Revista Brasileira de Ps-Graduao. Acompanhei a elaborao do manuscrito, quer prestando esclarecimentos sobre o contedo do artigo original, quer apresentando sugestes, quer rebatendo crticas que foram formuladas ou apresentando outras. O artigo reflete um debate recorrente na Educao Fsica que contrape pesquisas que se valem dos conhecimentos oriundos das cincias naturais (s quais se convencionou denominar de Biodinmica) quelas que buscam seu alicerce nas cincias sociais e humanidades (denominada de socioculturais). Betti, Carvalho, Daolio e Pires defendem que os critrios de avaliao utilizados na grande rea de Sade no atendem s especificidades da subrea sociocultural.

O artigo original O artigo em debate (Kokubun, 2003) procurou analisar e interpretar dados sobre a ps-graduao na rea e sem pretender esgotar o tema, levantou questes que pudessem servir como ponto de partida para reflexes sobre os rumos da ps-graduao em Educao Fsica. A ps-graduao foi apresentada como um sistema inter-relacionado com a formao de recursos humanos para a sociedade, o ensino superior e a pesquisa. Os debates recentes sobre ps-graduao tm enfatizado a formao de pesquisadores que ensinam, em vez de professores que pesquisam. O envolvimento do mestrando e doutorando em um slido sistema de pesquisa e desenvolvimento potencializaria o ciclo de produo de conhecimentos, alm de proporcionar-lhes as experincias necessrias para sua capacitao como pesquisador e como formador de recursos humanos crticos, reflexivos e inovadores. Por esse motivo, entendo que a pesquisa um requisito necessrio para a implantao da ps-graduao e no o inverso. Dados de formao de mestres e doutores foram utilizados para estimar a demanda de docentes titulados no ensino superior de graduao. Elas apontaram a possibilidade de haver equilbrio entre essa demanda com a oferta at o final da dcada de 10 deste sculo. O artigo alertou para a necessidade de definir-se, com a maior brevidade possvel, o perfil do ps-graduado: se apenas voltado para o magistrio superior ou considerar a sua atuao para outros segmentos da sociedade.
debates 196 R B P G, v. 1, n. 2, p. 195-200, nov. 2004.

Vinte e seis por cento dos NRD6, que atuavam na ps-graduao em Educao Fsica brasileira em 2000, tiveram sua formao de doutorado na prpria rea no exterior e 17 % no Brasil. Outros 16% obtiveram o ttulo no Pas em Cincias Humanas e 15% em Cincias Biolgicas, o que foi interpretado como uma formao exgena, o que dificultaria o estabelecimento de uma identidade epistemolgica, um problema freqentemente levantado por pesquisadores da rea de Educao Fsica. Valemo-nos do trabalho realizado por Guimares e Gomes (2000) para avaliar a capacidade instalada de pesquisa na rea no Pas. Dados disponveis na base dos grupos de pesquisa do CNPq revelaram uma proporo adequada entre o nmero de grupos de pesquisas atuantes e o de programas existentes de ps-graduao, comparativamente a todas as reas de conhecimento no Pas. Entretanto, a maioria das IES apresentavam nmero de grupos de pesquisas insuficientes para dar sustentao a programas de ps-graduao. A comparao de dados de produo intelectual da Educao Fsica com os de outras grandes reas do conhecimento indicou: 1) dramtica reduo na proporo de artigos em peridicos com ndice de impacto entre 1996 e 2000; 2) que 34 % dos docentes NRD6 da ps-graduao em Educao Fsica nada publicaram entre 1998 e 2000; 3) proporo reduzida de trabalhos publicados internacionalmente, mesmo quando as bases de comparao eram a grande rea de Cincias Sociais e Aplicadas, Humanidades ou Letras/Lingstica/Artes. 4) o artigo apontou como falso o argumento de que, trabalhos que tm relaes com aspectos socioculturais seriam predominantemente disseminados por meio de livros e captulos, j que a proporo desses trabalhos nas grandes reas de Humanidades, Cincias Sociais Aplicadas, Lingstica e Artes era menor do que aqueles publicados como artigos em peridicos.

As crticas de Betti, Carvalho, Daolio e Pires Betti, Carvalho, Daolio e Pires (2005) apresentam uma srie de questionamentos ao artigo original e outros temas diretamente relacionados com a avaliao dos programas de ps-graduao, sobretudo para a subrea sociocultural. Certamente o fazem, como explicitam em seu trabalho, com o intuito de contribuir com o debate sobre a poltica de avaliao da psgraduao. Muitos dos aspectos apontados tm sido discutidos nas vrias instncias da Capes e outros rgos envolvidos com a ps-graduao. Entretanto, considero pertinente tecer comentrios a alguns dos questionamentos apresentados pelos autores, da mesma forma que somente alguns dos aspectos tratados no artigo original foram por eles criticados. Os autores criticam o uso excessivo, ou exclusivo, de nmeros para a argumentao, sugerindo que outras leituras podem ser realizadas. Concordo que nmeros no tm alcance ilimitado e podem ser desprovidos
R B P G, v. 1, n. 2, p. 195-200, nov. 2004. debates 197

de sentido sem a devida interpretao. Por outro lado, palavras tambm podem distorcer o sentido que poderia ser dado aos nmeros. Entretanto, prefervel utiliz-los quando possvel para evitar algumas armadilhas do relativismo. Sob o pretexto de que nmeros podem ter outra leitura, os autores apontam as premissas que norteariam o artigo em debate. Ao discutirem a primeira das premissas que eles identificaram no meu artigo, segundo a qual a capacitao de recursos humanos para a produo de conhecimentos seria colocada em segundo plano, os autores deixam de lado a leitura dos nmeros e apresentam uma srie de argumentos que concordam com os meus argumentos:
Na Educao Fsica brasileira, a ps-graduao tem sido considerada primordialmente um meio para formao de recursos humanos para o magistrio superior. Esta nfase tem obscurecido o outro aspecto, talvez mais importante, da funo da ps-graduao que o de capacitar recursos humanos qualificados para a produo de conhecimentos relevantes e inovadores para o desenvolvimento da rea.

Para os autores, os cursos de ps-graduao continuaro a ser procurados por candidatos que buscam melhores colocaes no ensino superior. Alm disso, questionam a possibilidade dos egressos engajarem-se efetivamente com a produo de conhecimentos. Ora, isso suscita uma questo fundamental: qual o perfil desejvel do egresso? Aquele que busca a titulao como fim em si mesmo e que quando produz o conhecimento o faz por exigncia trabalhista, ou outro que faz da titulao e do ensino, uma conseqncia de sua insero na produo do conhecimento? Aceitar o primeiro perfil certamente admitir a incapacidade do sistema de psgraduao em transformar pessoas. Temos sim que admitir que a soluo ideal possvel, e nos esforarmos para que isso se concretize. Uma vez aceita essa premissa, o sistema de avaliao da ps-graduao deve ser capaz de identificar se ela est efetivando-se. A segunda premissa questionada pelos autores diz respeito demanda por docentes titulados no ensino superior. O tempo necessrio para equilibrar a oferta e demanda de titulados no ensino superior foi estimado com base na obrigatoriedade imposta pela LDB de manter pelo menos um tero de titulados no seu corpo docente. Entretanto, alertamos que essa estimativa necessitava ser vista com cautela e que mais dados seriam necessrios para o correto dimensionamento. Argumentam os autores, com o que concordo, que o ideal seria ter a totalidade dos docentes em ensino superior com doutorado. A partir da projeo acima, apontamos a possibilidade do mercado do ensino superior saturar-se ainda nesta dcada, razo pela qual, necessitaramos repensar no perfil do egresso. Os autores apontam, e com isso concordo, que a questo do titulado para atuar em outros segmentos da sociedade no necessariamente vinculada. Entretanto, nossas opinies convergem quanto necessidade de pensarmos em egressos do sistema de ps-graduao que tenham condies de atuar no segmento noacadmico.
debates 198 R B P G, v. 1, n. 2, p. 195-200, nov. 2004.

Betti, Carvalho, Daolio e Pires (2005) apresentaram crticas s premissas que fundamentaram a comparao da proporo do tipo de publicaes da rea de Educao Fsica com as grandes reas que compem a Capes. Para eles o desejvel seria comparar uma rea contra outra, por exemplo Educao ou Medicina. Ora, os prprios autores fornecem subsdios que suportam a legitimidade desse tipo de comparao, ao argumentarem por exemplo que preciso compreender que, na rea de Humanas... ou tal no parece ocorrer nas Biolgicas ou Exatas... Escrevi ainda:
Freqentemente tem-se argumentado que a produo de algumas subreas da Educao Fsica, notadamente as relacionadas com as humanidades e educao, ocorreria predominantemente em forma de livros e captulos de livros.

Aps apontar que o nmero de publicaes de artigos em peridicos na Educao Fsica era de 38% e que em Cincias Sociais e Aplicadas, Humanidades e Lingstica e Artes essa proporo estava entre 60% a 70%, concluo que falso o argumento de que a produo em temas Scio-Culturais (sic) e Pedaggicos deveria ser veiculado predominantemente em forma de livros e captulos. Os autores constatam, a partir dos dados, que a proporo de livros e captulos publicados em Educao Fsica semelhante quelas encontradas naquelas grandes reas (16% em Humanidades note que realizam a comparao que antes era considerada inadequada: rea x grande rea) e concluem no nos parece excessiva a proporo de livros/captulos publicados na Educao Fsica. Ora, a afirmao que fiz refere-se ao argumento de que nessas reas no foi constatada a predominncia de publicaes de livros e captulos. Para aqueles que gostam de nmeros, 16 % no sinnimo de predominncia. Os autores detectam, nos dados apresentados, a existncia de um grande nmero de trabalhos em eventos cientficos e que consideram importantes para a existncia de uma comunidade acadmica. A relevncia dos eventos cientficos inquestionvel. Ocorre que a comparao de dados com outras grandes reas foi pertinente para sustentar a relevncia de publicaes de livros e captulos. Entretanto, ao defenderem a veiculao de trabalhos em congressos, esse mesmo tipo de comparao no foi considerado. O mesmo equvoco cometem os autores ao defenderem a baixa internacionalizao das publicaes (5% em Educao Fsica contra 11% a 13 % nas grandes reas de Humanas, Cincias Sociais e Aplicadas e Artes/Letras/Lingstica). Ao interpretarem esses nmeros, Betti, Carvalho, Daolio e Pires (2005) argumentam que esses dados confirmam que, s vezes, a pesquisa pedaggica e sociocultural produz trabalho de natureza local. Minha constatao com base nesses nmeros foi: Esse panorama da produo intelectual da Educao Fsica, comparativamente s demais reas do conhecimento ilustram a grande deficincia que vem, h anos, sendo apontada como o maior desafio da rea. No foi feita, portanto, nenhuma distino entre as diferentes subreas da Educao Fsica. A baixa produtividade e o baixo grau de internacionalizao foram apontados como problema crnico da rea.
R B P G, v. 1, n. 2, p. 195-200, nov. 2004. debates 199

Consideraes finais O artigo apresentado por Betti, Carvalho, Daolio e Pires (2005) uma resposta ao convite ao debate sobre os rumos da ps-graduao na rea de Educao Fsica. A construo de uma rea de conhecimento, alm do desenvolvimento de projetos bem elaborados que atendam ao rigor exigido pelo universo acadmico, deve passar por debates acerca do seu significado e relevncia para a sociedade. A rea de Educao Fsica, assim como muitas outras reas do conhecimento, sobretudo aquelas que envolvem algum tipo de interveno no homem e na sociedade, plural e multifacetada. Nesse contexto, temos que admitir a existncia de diferentes abordagens e possibilitar um dilogo franco e aberto entre os diversos interlocutores. Convm mencionar que o artigo original que desencadeou essa discusso foi elaborado com dados relativos ao final do trinio 19982000. O trinio seguinte, cuja avaliao foi concluda em 2004, foi marcado por intenso envolvimento dos programas no processo de avaliao da Capes e que culminou com a criao de um Frum de Coordenadores. Os dados da avaliao no perodo 2001-2003 revelaram o enorme crescimento da produtividade docente, que duplicou entre 2000 e 2003 (de 1,9 para 3,8 autorias por ano por NRD6), sobretudo em artigos completos, alm de indicar um maior grau de internacionalizao (de 4% para 20% dos docentes em NRD6 publicaram pelo menos um artigo Qualis Internacional A ou B por ano). Alm disso, a comisso de avaliao, em seu documento de rea, aponta explicitamente a valorizao da produo intelectual proveniente das subreas socioculturais como um desafio a ser enfrentado. Est em curso, um estudo para a elaborao de um Qualis Livro, com ampla participao dos programas de ps-graduao. O modelo de avaliao da ps-graduao da Capes tem o grande mrito de fornecer parmetros desafiadores aos programas, introduzindo uma dinmica necessria para a evoluo das diferentes reas. Ela pautase, entre outras, na premissa de que prefervel correr o risco de errar ao realizar avaliaes do que no faz-las. Tambm reconhece que nenhum sistema de avaliao perfeito, devendo ser constantemente revisto e aperfeioado. A transparncia e o debate em anverso certamente o caminho adequado para esse aperfeioamento. Tudo indica que, essas premissas esto corretas, se consideramos o sucesso do sistema de psgraduao stricto sensu no Pas.

Referncias BETTI, M.; CARVALHO, Y. M.; DAOLIO, J.; PIRES, G. D. L. A avaliao da ps-graduao em Educao Fsica em debate, 2005. GUIMARES, J. A.; GOMES, J. Ps-graduao 2001: Desempenho, perspectivas, desafios e riscos. Infocapes. v. 8, n. 4, p. 6-29, 2000. KOKUBUN, E. Ps-graduao em educao fsica no Brasil: indicadores objetivos dos desafios e das perspectivas. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, v. 24, n. 2, p. 9-26, 2003.
debates 200 R B P G, v. 1, n. 2, p. 195-200, nov. 2004.

You might also like