You are on page 1of 28

1 Histria do Direito Romano:

Conceitos - Dar / Datio atribuir propriedade poder jurdico, um poder de direito - Entregar / traditio atribuir posse poder de facto - usucapio instituto de quem possui durante um certo tempo e vir a adquirir a propriedade - Aluguer / arredamento locao (art. 1022 do c.c.) contracto geral, algum permite a algum gozar de uma coisa mediante retribuio. Aluguer bens mveis Arrendamento bens imveis

- Repetir (re petere) pedir de volta, exigir a devoluo de algo que foi indevidamente pago (porque no se devia). Direito Romano o conjunto de normas jurdicas que vigoram em Roma desde o Incio ( 753a.c. at 565 d.C.) - 565 d.C. corresponde a morte do Imperador Justino - 530 at 565 d.C. corpo jurdico Romano compila todo o direito Romano Noo de Direito Romano em sentido amplo: Todas as normas jurdicas deviam de obedecer a trs normas fundamentais:

Honeste vivere viver honestamente, no abusar dos seus direitos (ainda actual no art. 334 do c.c.) o abuso da liberdade libertinagem, o abuso do direito no direito. Alterum non laedere no prejudicar os outros o exerccio do meu direito no pode prejudicar o direito de outra pessoa ex: a liberdade de expresso. Suum cuique tribuere atribuir a cada um o que seu Dar Entregar Dar e entregar Ius Direito

Vrias ascenses:

1 Ascenso normativa Ius a norma jurdica ou o conjunto de normas jurdicas, ou o ordenamento jurdico, ou ainda os princpios jurdicos fundamentais. 2 Ius em sentido subjectivo a situao jurdica, o poder ou a faculdade que algum tm de exigir, fazer, possuir ou simplesmente reter uma coisa. neste sentido que se diz que o vendedor tem direito ao preo da coisa vendida e o comprador tem direito ao objecto situao subjectiva 3 Ius como local Ius tm o sentido de local onde se administra a justia, o tribunal. neste sentido que se diz que quem no cumpre deve ser chamado ao direito. 4 Ius como saber jurdico Quando se diz: o Mrio estuda direito.

2
5 Ius em sentido patrimonial Ius significa o patrimnio de uma pessoa 6 Ius a partir do Sec. XIV passou a significar o conjunto de fragmentos de obras de juristas clssicos. O direito Romano desde o seu incio at ao fim, tm diferenas, fases: Critrios: a) Critrio Poltico Segundo o qual as fases do Direito Romano, so tantas quantos os perodos da histria poltica de Roma. Monarquia 753 a.C. at 510 a.C. Repblica 510 a.C. at 27 a.C. Principiado 27 a.C. at 284 d.C. Dominado 284 d.C. at 565 d.C. b) Critrio Normativo segundo o qual h tantas pocas do Direito Romano quantas os modos de formao das normas jurdicas. Costume Lei A jurisprudncia As constituies Imperiais c) Critrio Jurdico atende h prpria vida do direito Romano e s manifestaes dessa vida. Dentro do critrio jurdico adoptamos o critrio jurdico interno que atende ao valor do Direito Romano, perfeio jurdica das suas instituies, examinando atentamente como esse direito nasce, cresce, atinge o apogeu e se codifica. pocas: poca poca poca poca Arcaica 753 a.C. at 130 a.C. Clssica 130 a.C. at 230 ps-clssica 230 at 530 Justimaneira 530 at 565 poca Arcaica de 753 a.C. at 130 a.C.: - Localizao temporal: Situa-se entre 753 a.C. ( data que tradicionalmente se classifica a fundao de Roma) - Caracterizao da poca Arcaica: Trata-se do perodo de formao e do estado rudimentar das instituies jurdicas Romanas, sobre as quais muitas vezes somente podem formular-se hipteses, devido escassez de documentos, esta fase caracteriza-se pela impreciso, misturando-se o religioso, o jurdico e o moral.

Sub-pocas:

3
Nesta fase possvel assinalar duas etapas ou duas sub-pocas no desenvolvimento do Direito Romano: O perodo do Ius civile exclusivo o direito que se aplica aos cives, ou seja aos cidados Romanos, aplicvel pelo pretor urbano que vai at 242 a.C. O perodo do Ius gentium no qual o Direito Romano passou a regulamentar as relaes entre cives e peregrino e entre os prprios peregrino (estrangeiros) esta fase comeou em 242 a.C. com a criao do pretor peregrino, uma poca universalista. Algumas leis da poca Arcaica: Lei das XII tbuas primeira lei que existiu, 450 a.C. que contm preceitos ainda hoje consagrados nos direitos contemporneos que regem os povos civilizados. Ex. proibio da justia privada. Lex poetelia papiria de nexus dar sem nexo, significa auto-penhoramento da pessoa do devedor, o devedor entregava-se ao credor para todos os servios, ou seja, pagava a dvida com a fora do seu trabalho. Esta lei foi proibida em nome da moralidade Romana, os credores abusavam sexualmente dos devedores. Lex aquila de dammo (286 a.C.) instituir a responsabilidade civil extra contratual (art. 483 do c.c.) segundo esta lei quem mata-se ou causa-se danos sem justificao num escravo ou outra coisa alheia, era obrigado a indemnizar os prejuzos causados.

Jurisprudncia da poca Arcaica A jurisprudncia era a cincia do justo e do injusto, tinha trs funes:

respondere elaborar uma responsa, dar pareceres sobre litgios cavere orientar as partes na realizao dos negcios jurdicos agere orientar as partes nos processos judiciais

A actividade da jurisprudncia era uma actividade de interpretao das normas jurdicas vigentes, e era um processo criativo, um trabalho intelectual destinado a ficar o contedo e o alcance das normas jurdicas. A interpretao consistia: 1) em descobrir o Ius (direito) no costume mores maiorum na lei das XII tbuas (450 a.C.) 2) adaptar o Ius descoberto s novas condies sociais # A jurisprudncia desenvolvia a Interpretatio e esta era um trabalho Como de incio religio, moral e direito constituam um todo nico, a primitiva interpretatio estava a cargo dos sacerdotes pontfices, isto dos sacerdotes de grau superior. A jurisprudncia desta poca foi notvel ainda na criao de novos Institutos, por exemplo a adopo, a emancipao e o testamento.

Negcios jurdicos da poca Arcaica: traditio transferncia de posse

4
mancipatio destinado transferncia da propriedade res (coisas) mancipi

Res mancipi - coisas (res) socialmente importantes, imveis, escravos, coisas com valor religioso nec mancipi todas as outras coisas Mancipcio um contrato destinado transferncia da propriedade, da res - mancipi. Revestia o seguinte cerimonial, o adquirente tomava a res se fosse mvel ou algo que a simboliza-se, se fosse imvel (ex. chave de uma casa, um escravo) e afirmava: Afirmo que este homem meu segundo o Direito de Quirites (primitivos habitantes de Roma costumes antigos de Roma) e que o compro com este cobre e com esta balana seguidamente o indivduo que segurava a balana pesava o cobre que o adquirente d-va ao alienante a titulo de preo. Foi originalmente uma venda real, porm com a introduo da moeda, transformou-se numa venda imaginria, isto , em vez de pesagem do cobre o adquirente tocava na balana com uma pequena barra de cobre que entregava ao alienante como preo simblico. A In iuri cessio este negcio era um acto processual aparente (como se estivesse no tribunal) As partes compareciam perante um magistrado, e o adquirente tomando a res se fosse mvel ou algo que a simbolizasse se fosse imvel e afirmava: afirmo que este homem meu segundo o direito dos Quirites. em seguida o magistrado interrogava a outra parte perguntando-lhe se contestava e em face da resposta negativa ou do silncio, atribua a res ao adquirente. Era aplicvel na transferncia de propriedade res mancipi e res nec mancipi. Stipulatio matria a dar mais tarde Procedimento das Leges Actiones Podemos dizer que o sistema em Roma era bipartido, tinha duas fases:

As partes iam junto de uma autoridade imparcial e independente que era o pretor (o magistrado encarregado de administrar a justia de forma corrente) fase In iuri em que se discutiam as questes de direito, era analisado o aspecto jurdico da causa e era uma fase decisiva para a vida do processo, ai se verificava um Ius dicere, ou seja, uma afirmao solene da existncia ou no do direito e para isso o pretor tinha o poder de Iurisdictio (o poder de administrar a justia de forma normal ou corrente. A segunda fase decorria perante o juiz, a fase apud iudicem, nesta fase apreciava-se a questo de facto, sobretudo o problema de prova e dava-se a sentena, era uma fase que decorria perante um iudex (juiz) que no era um magistrado, mas um pretor muitas vezes era escolhido pelas partes, nesta fase no h um Ius dicere, mas sim um iu dicare, isto um aplicar de direito, julgar ou decidir conforme uma ordem jurdica anterior com uma iudicatio, a sentena.

Na poca arcaica, o perodo judicial era o das leges actiones, era um sistema processual com quatro caracterstica: Oral porque tudo decorria oralmente

5
Escasso era extremamente limitado nas suas aces, s havia cinco aces para todos os litgios, dessas cinco aces trs eram declarativas: - actios sacramentum, tinha um valor residual, ou seja, tutelava indirectamente qualquer direito no contemplado por outra aco. Actio per iudicio postulationum, era aplicado na diviso de heranas e bens comuns. - Actio per condictionem, era aplicada nas dvidas de dinheiro de quantia certa, e nas dvidas de coisas (res) igualmente certas. Duas aces executivas (servem para dar realizao material coactiva s decises judiciais). - Actio per manus iniectio, significa lanar a mo e uma forma de execuo pessoal do devedor. - Actio per pignoris capionem, significa tomar os bens e uma forma de execuo patrimonial. Solene era muito exigente nos seus rituais Rgido porque o mais leve erro provocava a perda do litgio. Ex. bastaria que o autor lesado pelo corte de videiras (vides) afirmar-se que o demandado lhe cortou vides, para perder o litgio, com efeito na lei das XII tbuas, que s referia arbores (arvores) e portanto o autor deviria falar de arbores e no de vides. poca Clssica de 130 a.C. at 230:

Caracterizao: o perodo do apogeu do ordenamento jurdico Romano, a caracterstica geral desta poca a exactido (a preciso), o Direito Romano da poca Clssica o modelo. Localizao Temporal 130 a.C. at 230 Em 130 a.C. foi aprovada a Lex aebutia de formulis, que institui um novo sistema processual agere per formulis agir atravs de formulas. A formula era um documento escrito em que o pretor ordenava ao juiz que condenasse ou absolve-se o demandado consoante se provasse ou no determinado facto, a sua elaborao terminava a fase In uiri.

Formula Processual: Estrutura: A formula comea pela nomeao do juiz, geralmente escolhido pelas partes e que era um particular, no um magistrado. Ex. Titius seja juiz Partes ordinrias (que aparecem sempre) da formula:

6 Intentio a pretenso do demandado (o que se quer) Condennatio a clausula que manda condenar ou absolver o ru consoante se verifique ou no determinado facto. Ex. se provares que A deve a B 10.000 sestrcios condena-o se no provares absolve-o Exeptio parte extraordinria da forma, uma clausula concebida directamente a favor do demandado (ru)

A exeptio uma forma de defesa do ru, que consiste em contrapor ao pedido do autor no uma negao do seu direito, mas um certo facto ou um certo outro direito que a provar-se h-de paralisar a eficcia do seu pedido. Sub-pocas da poca Clssica: poca pr-Clssica: Localizao Temporal: Esta poca que vai de 130 a.C. at 30 a.C. No ano 30 a.C. deu-se a generalizao definitiva do processo das formulas deuse a passagem da forma poltica Repblica para o principiado, em 27 a.C. e deu-se a incorporao do Egipto no Imprio Romano. Foram lanadas nesta poca as bases para o direito Clssico, avanando a Jurisprudncia para o mximo esplendor que viria a atingir nesse perodo, houve um desenvolvimento ascensional muito significativo, a actividade da jurisprudncia continuou a mesma direco seguida pela jurisprudncia Arcaica: - Respondere - Cavere - Agere poca Clssica Central: Localizao temporal: de 30 a.C. at 130 Na poca pr-clssica a Repblica Romana passou por algumas crises, a decadncia da antiga moralidade, consequncia do influxo de estrangeiros, do incremento do nmero de escravos e do aumento da riqueza. A decadncia da famlia, com o divorcio e a limitao da natalidade, no surpreende pois que na base do xito de Augusto esteja a sua poltica de recuperao dos mores maiorum antigos costumes Romanos a sua obra legislativa e de governo teve um fim preciso, a restaurao em todos os campos, do pblico ao privado do mores (costumes) que tinham criado o poderio de Roma. No pensamento de Augusto, a lei devia atacar a decadncia dos costumes, esta poca caracteriza-se pela perfeio, a jurisprudncia atingiu o seu mximo esplendor na estilizao da casustica (o saber separar o que no juridicamente importante, do que o ) Estilizao casustica o saber abstrair no caso concreto apresentado ou inventado, mas sem nunca o perder de vista, todos os elementos no jurdicos ou jurdicos no essenciais, com vista criao de figuras concretas e no de conceitos gerais e abstractos. Ao xito da jurisprudncia est intimamente ligada a existncia de escolas, onde se examinavam os casos da vida prtica, as diferentes solues eram confrontadas e por fim era escolhida uma delas, as escolas eram clubes de discusso, onde os jurisprudentes ensinavam oralmente e sem textos, grupos de discpulos reunidos sua volta. Tornaram-se famosas: - Escola Proculeiana, fundada por Labeo - era mais audaz e inovadora - Escola Sabiana, fundada por Capito - era mais conservadora e tradicionalista

Ex. para a escola Proculeiana a puberdade no homem deveria ser fixada aos 14 anos enquanto que para a escola Sabiana a puberdade no homem deveria ser fixada mediante uma inspeco corporal. poca Clssica Tardia: Localizao temporal: de 130 at 230 Por volta de 130 ocorreu a promoo da cognitio oficial, a burocratizaro da jurisprudncia e o triunfo da administrao tcnica. Cognitio oficial ou extraordinria um novo sistema de processar (processual), instaurvel, junto de uma autoridade jurisdicional, que realizava as funes normalmente desempenhadas pelo pretor e pelo juiz. Nesta poca a jurisprudncia inicia a decadncia que iria marcar o seu fim. O trabalho criador foi substitudo pelas longas exposies de Ius civile. o tempo dos comentrios e das monografias sobre matrias especficas, muitas das quais simples realaboraes de obras mais vastas, a partir de Adriano Imperador entre 117 at 138 os juristas esto ao servio do Imperador, e como seus acessores, respondem s perguntas que lhes so feitas a jurisprudncia burocratizou-se, nestas funes interessam-se pelas questes mais diversificadas, respeitante ao direito, interessavam-se pelas respeitantes administrao em geral, a ateno dos juristas volta-se para o direito pblico onde se destacam: o Direito Administrativo, Militar, Fiscal, Penal e o Processo Civil. poca Ps-Clssica: Localizao Temporal: de 230 at 530 Em 230 porque o agere per formulas foi substitudo pela cognitio oficial no aspecto poltico Diocliciano estabeleceu em 284 uma nova Constituio Poltica, o Dominato, na qual, o Imperador se dominava Dominus e se faz aclamar como Deus. Em 395 Teodosio estabeleceu a definitiva diviso do Imprio, que acentuou a diferena entre os Direitos do Ocidente e do Oriente, pelo que se justifica o tratamento da poca ps-clssica em duas etapas: 1 Etapa da poca Ps-Clssica: Localizao temporal: de 230 at 395 A decadncia j visvel no ltimo perodo clssico, acentuou-se a confuso de terminologias, de conceitos, de instituies e at de textos ao discurso tcnico sucedeu o raciocnio, baseado em sentimentalismos. A jurisprudncia perdeu a sua funo criadora, sucedendo a escola, as escolas jurdicas nasceram da conjugao de duas necessidades: 1) a de formar um elevado nmero de juristas, que aplicassem o Direito Romano no Imprio depois da Constituio de Caracala, de 212, e que uma constituio que estendeu a cidadania Romana a todos os habitantes do Imprio. 2) A de formar professores em virtude de os jurisconsultos se encontrarem absorvidos na administrao Imperial. Dentro das escolas merecem destaque as de Beirute e de Constantinopla. 2 Etapa da poca Ps-Clssica:

8
Localizao temporal: de 395 at 530 Implica a distino do Imprio do Oriente e do Ocidente: No Ocidente, esta poca vai s t 476, altura em que caiu o Imprio Romano no Ocidente. A partir de 395 a confuso acentuou-se no ocidente principalmente devido decadncia do ensino do Direito nas suas escolas. Os homens do Direito no recebem uma formao especializada, pois em geral o Direito era ensinado juntamente com a Retrica, a Gramtica ou at com a Medicina, desta orientao resultou a vulgarizao do Direito Romano. Direito Romano Vulgar um Direito de origem Romana corrompido e aplicado em Itlia e nas provncias Ocidentais, trata-se de um Direito naturalista funcional e emocional, fruto da simplificao e da corrupo do Direito Romano Clssico, tratase de: - um Direito natural, porque impregnado de conceitos naturais juridicamente no elaborados, funcional porque intimamente ligado burocratizao da jurisprudncia, conceito que lhe transmitiu novos conceitos e construes cuja flutuao prejudicial, um Direito emocional porque determinado por um discurso retrico e sentimentalista oposto linguagem rigorosa certa jurdica. No Oriente pelo contrrio houve uma reaco contra a vulgarizao do Direito Romano, esta reaco chama-se Classicismo. Classicismo a tendncia intelectual destinada a valorizar e a imitar o clssico. Na reaco Classicista, destacaram-se as escolas especializadas de Direito, nomeadamente a de Beirute, a de Alexandria e a de Constantinopla, aqui floresceu a cultura acadmica e a conservao da antiga jurisprudncia Romana. Alm de tentar imitar o clssico a cultura jurdica procurou ainda sublimar a tecnologia e certas construes jurdicas informando-as de certos princpios e de ideias filosficas Gregas, atitude conhecida por Helenizao. Helenizao introduo de certos princpios e de ideias filosficas Gregas em certas construes jurdicas.

poca Justinianeira: Localizao Temporal: de 530 at 565 530 ano em que se iniciou a elaborao do corpus iuris civiles. 565 ano da morte do Imperador A poca Justinianeira exclusivamente Oriental e caracteriza-se pelas duas mesmas atitudes que no Oriente marcaram a segunda etapa da poca ps-clssica: - Classicismo - Helenizao Por isso no tendo uma verdadeira especificidade careciam de autonomia, se no fosse a circunstncia de ter sido feita a maior compilao jurdica de todos os tempos - o corpus Iuris civiles com o evoluir das relaes sociais surgem novos problemas cuja soluo os textos clssicos nem sempre ofereciam, da que

9
necessitassem obviamente de actualizao, por isso a par das caractersticas assinaladas Classicismo, Helenizao a poca Justianeira ainda distinguida como uma poca de compilao e actualizao. Lex Rogata: Lex Rogata declarao solene, feita pelo povo pelo facto de aprovar em comum nos comcios com uma autorizao responsvel ( issum ) uma proposta feita pelo magistrado. Processo formativo de uma lex rogata: 1) promulgatio a fase em que o magistrado ( cnsul ou pretor ) prope uma lei, a lei vai ser afixada durante trs semanas e a partir de agora inaltervel 2) conciones so reunies na praa pblica onde se discutia o projecto, nestas reunies ningum podia falar antes de lhe ser concedida a palavra, e no se podia ir alm do pr do sol 3) rogatio pedido de aprovao da proposta 4) votao trs possibilidades de voto: - ute rogas voto favorvel - antiquo voto no favorvel - non liquet abster-se 5) aprovao pelo senado 6) afixao no frum em tbuas de madeira ou bronze fase facultativa Estrutura da Lex Rogata: praescriptio uma espcie de prefcio da lei onde se indica o nome do magistrado que a props, a assembleia que a votou, a pessoa que a votou primeiro e.t.c. rogatio estabelece os termos da sua eficcia sanes ( sanctio ): - perfeitas quando estabelece nulidade do acto que a contraria - menos que perfeitas quando apenas estabelece uma multa para o acto contrrio - imperfeitas quando no estabelece multa, nem sequer a nulidade do acto contrrio Exemplos de Lex Rogata: Lex Poetelia de nexus 326 a.C. Lei Imperfeita lex Cincia 204 a.C. proibiu as doaes para alm de um determinado montante excepto a parentes prximos. Lex Falcidia 40 a.C. # a Lex Rogata era a principal fonte de Direito, deposi da Lei das XII Tbuas. Direito Sucessrio: De cuis o indivduo que deixa a herana

10
Herana um conjunto indiscriminado de bens, contrapem-se ao legado que consiste num bem certo e determinado. Herdeiro - aquele que sucede na totalidade ou numa cota indiscriminada dos bens do de cuis Legatrio sucede num bem certo e determinado Quanto sucesso temos dois ttulos de vocao sucessria ( chamamento ) 1- sucesso testamentria 2- sucesso legtima ( o ttulo sucessrio, a lei ) # Estes ttulos so incompatveis porque a sucesso testata exclui a intestata # Ningum pode morrer em parte com testamento e em parte sem ele Herdeiros Necessrios so aqueles que no podem recusar a herana , so heredes sui. Ao morrer o paterfamilias, tornam-se sui iuris, e podem constituir nova famlia. Heredes sui - filhos, filhas - Uxor ( mulher ) - netos, netas descendentes de filho pr-falecido

Uxor casa e fica a depender do marido, juridicamente vista como filha do marido. Casar in manu ficar sujeita a estar dependente do marido Herdeiros tambm necessrios: Escravos - manumitidos no testamento - Institudo herdeiro Herdeiros voluntrios so aqueles que podem recusar a herana, tornam-se herdeiros por um acto de aceitao da herana. Uxor in manu pertence ao marido Uxor sine manu pertence ao pai

Em relao aos herdeiros voluntrios necessrio distinguir dois momentos: 1 momento a herana -lhes oferecida, que o momento da morte do de cuis 2 momento em que entram na herana e se tornam herdeiros, que o momento da aceitao. # entre o primeiro e o segundo momento diz-se que a herana est jacente.

1 Esquema I.C.:

11

1- heredes sui 2- outros agnados 3- Gentis # Este esquema em Roma no d resultado 2 Esquema I.P.: 1- heredes sui 2- outros agnados 3- consanguneos

4- Uxor sine manu

1 1 2 2 3 4 3

I.C. I.P. I.C I.P. I.P I.P. I.C.

Caso Prtico: Titius morreu e deixou 300.000 sestrcios

Agrippine me consangunea 3 I.P. Marina caius (neto) 3 I.P. Cadia irm 2 I.C. Valerius irmo 2 I.C. Sempronius julianus (sobrinho) 2 I.C. # no esto no mesmo grau sucessrio, se estivessem a herana era distribuida per capita, como no est distribuida per propiriquioum, ou seja o parente mais prximo exclui o mais afastado. # os irmos excluem o sobrinho da herana, como temos dois parentes com o mesmo grau sucessrio, divide-se per capita: Cadia 150.000 sestrcios Valerius 150.000 sestrcios

12

Caso prtico: Titius morreu e deixou 300.000 sestrcios Agrippine me consangunea Marina Caius (neto) Resoluo per propinquioum (excluso): # a me vai excluir o neto Agrippine me consangunia 300.000 sestrcios Caso prtico: Sempronius faleceu no ano 30 d.C. e deixou 400.000 sestrcios sobrevivem-lhe os seguintes parentes: Paulos irmo 2 I.C. Maria uxor sine manu 4 I.P. Marina irm 2 I.C. Titius Laius sobrinho 2 I.C. Marcelus celia sobrinha 2 I.C. Agrippine me consangunea 3 I.P. 1 regra distribui-se per propinquioum, parente mais prximo exclui o mais afastado. Resoluo: # Titius e Marcelus e seus filhos foram excludos # Paulos 200.000 sestrcios Marina 200.000 sestrcios

Caso prtico: Titius faleceu intestato com 300.000 sestrcios, sobreviveram-lhe os seguintes parentes:

Maria uxor in manu Paula filha Agrippine me consangunea Marina Caius neto

13
Celia irm Distribuio da herana: 1 regra distribui-se por grupos, portanto no se passa a um grupo posterior havendo elementos do grupo anterior 2 regra dentro de cada grupo s h apenas um representante, -lhe atribuda toda a herana, se h vrios representantes temos de distribuir. Se esto todos no mesmo grau sucessrio a herana distribui-se per capita, se os parentes esto em grau sucessrio diferente, no primeiro grupo a herana distribui-se per stirpes. Resoluo do caso prtico: Paula 100.000 sestrcios Maria 100.000 sestrcios Marcellus lucilius 50.000 Paulus 50.000 Sucesso Testamentria: Para o testamento ser vlido necessrio que se verifique os seguintes requisitos: 1- necessrio que haja instituio de herdeiros 2- o de cuis no pode ter cometido a praeterito ( tem que mencionar, no testamento todos os heredes sui ) 3- Aceitao da herana caso o herdeiro seja voluntrio Lex falcdia - de 40 a.C. esta lei determinou que pelo menos 1\4 da herana pertencia ao herdeiro testamentrio que fosse voluntrio, quer fosse necessrio. Se o testador tivesse legado mais do que 3\4 da herana esses legados embora continuassem vlidos, eram reduzidos ipso iuri que significa proporcionalmente at se encontrar livre a cota do herdeiro testamentrio, ou seja 1\4 da herana. Quanto aos herdeiros voluntrios, pretendiam evitar a inutilidade dos testamentos por falta de aceitao da herana, quanto aos herdeiros necessrios que no podiam recusar a herana pretendiam evitar o seu prejuzo. A faculdade de legar, chegou a converter-se de um modo abusivo de ostentao de liberalidades que por vezes eram satisfeitas custa dos prprios bens dos herdeiros institudos no testamento, pois os bens deixados pelo de cuis eram inferiores aos legados. Ex.: de cuis deixo 90.000, 60.000 a seu filho e 30.000 a sua irm, ms s podia deixar 75.000: Deixou 60.000 mas quanto podia deixar? 90.000 ----------------------------------- 75.000 60.000 ----------------------------------- X X = 50.000 Deixou 30.000 mas quanto podia deixar? 90.000 ---------------------------------- 75.000

14
30.000 ---------------------------------- X X = 25.000

S.c. Tertullianum 120 d.C. 1 alterao reafirmou a superioridade da linha masculina 2 alterao estabeleceu excepcionalmente o direito de representao na linha feminina, no segundo grupo 3 alterao permitiu a passagem da me consangunia do 3 I.P. para o 2 I.C. desde que se verificassem cumulativamente dois requisitos: a) de cuis, no tivesse deixado descendentes, nem irmos homens ou seus descendentes b) a me consangunia goza-se do ius liberorum ( direito de filhos ) ou seja no caso de ser mulher livre e que sempre o tenha sido, tinha de ter 3 filhos, no caso de ser liberta ( nasceu escrava e adquiriu a liberdade ) tinha de ter 4 filhos 4 alterao se a me consangunea passar ao 2 grupo I.C. tem direito a metade da herana Caso prtico: A faleceu Intestato, sobreviveram-lhe os seguintes parentes: irm agripinne 2 I.C. irmo Fbius 2 I.C. Irm pr falecida Ceia sobrinho celleius 2 I.C. Irmo pr falecido Caius sobrinha Marta 2 I.C. Me consangunea Marina 3 I.P.

Quid Iuris sabendo que a herana valia 100.000 sestercios? Distribuio da herana per propinquiorem os parentes mais prximos excluem os mais afastados os irmos afastam os sobrinhos Caso remete-nos para o S.C. Tertullianum superioridade da linha masculina Irmo leva tudo

# se no existisse o irmo, herdava Marta porque a nica descendente de linha masculina Intercessio Consiste em algum se responsabilizar de qualquer modo pela dvida de terceiro Cumulativa quando algum se responsabiliza pela dvida de um terceiro conjuntamente com ele. Privativa quando algum se responsabiliza pela dvida de um terceiro em vez dele ou em sua substituio.

15
Tcita ( ab inetio ) quando algum se responsabiliza no incio pela dvida de um terceiro que seria naturalmente o devedor principal, para que este nem sequer aparea como obrigado.

Cumulativa .

- obrigao correal ou solidria perfeita, o intercedente obriga-se perfeitamente in solidum com o devedor desde o incio - garantia pessoal - garantias reais ( adpromissio )

# Na Intercessio cumulativa temos sempre dois devedores Garantia a garantia o aumento de segurana de que a dvida ser cumprida e que portanto o devedor ser satisfeito. Existem dois tipos de garantias: garantias pessoais um actio personalis em que o credor respondia com a sua pessoa e o seu patrimonio, por isso no Direito Romano tinham um maior valor que as garantias reais Duas garantias pessoais: adpromissio expromissio

garantias reais o credor garante com um bem certo e determinado, fidcia, penhor, hipoteca.

# nas garantias reais o credor tem ( o garante concede ) um direito sobre uma coisa mvel ou imvel de forma a assegurar o cumprimento da obrigao credor garante com um bem certo e determinado # nas garantias pessoais o garante responde com a sua pessoa e o seu patrimonio adpromissio forma de Intercessio cumulativa em que surge um novo devedor que por uma nova Stipulatio se junta ao devedor principal, com adpromissio ficam a existir duas obrigaes, a do devedor principal, em que o objecto da obrigao o debitum, a segunda obrigao a do fiador ( adpromitente ) em que o objecto da obrigao a promessa de o devedor principal cumprir o seu dbito. O adpromitente no fica responsvel directamente pela dvida, mas pelo devedor, fica responsvel pela promessa que o devedor principal pagar, h portanto duas obrigaes com igual contedo, mas no com o mesmo contedo. Expromissio o mesmo que a Intercessio privada, uma garantia pessoal em que o novo devedor por uma nova Stipulatio, substitui o devedor inicial e produz uma novaio ( novao por mudana do devedor ) Trs modalidades adpromissio:

16
1- sponsio: modalidade mais antiga de adpromissio, promessa solene de origem sucral, feita com a invocao dos deuses das partes contratantes e exclusive dos cives. 2- fidepromissio: promessa solene de origem sacral, feita com a invocao da deusa Fides e acessvel aos cives e no cives 3- Fideiussio: surgiu no sec. I a.C. no uma promessa solene mas sim uma autorizao responsvel ( iussum ) acessvel a cives e no cives, permite garantir obrigaes naturais, condicionais e futuras. #A adpromissio acessria da obrigao principal, dois devedores e duas obrigaes para com o credor. Devedor Garante Caractersticas da adpromissio: 1- a adpromissio acessria da obrigao pessoal: a) adpromissio temporalmente posterior obrigao pessoal b) a adpromissio no pode ser maior nem mais gravosa do que a obrigao principal, podendo ser menos gravosa, porm se for maior ou mais gravosa a obrigao adpromissio no ser nula, mas ser reduzida aos limites da obrigao principal c) da validade ou invalidade da obrigao principal depende a validade ou invalidade da obrigao adpromissio caracterstica. 2- A adpromissio no vm depois da obrigao principal, no subsidiria ( algo que vm depois de...) da obrigao principal # significa que o credor pode demandar quem quiser # em geral quem pagava a dvida era o garante # o credor ( em Roma ) demandava em geral o garante

Credor

Na poca justinianeira que a adpromissio passou a ser subsidiria: 1 processo: - Em 531 justiniano acabou com o caracter consultivo concluir

17

2 processo - Em 535 criouum benefcio excusso ( excutir executar judicialmente os bens do devedor principal ) # ou seja a partir de 535 o garante passa a gozar do benefcio de excusso # a obrigao passa a ser subsidiria # beneficirio = garante # o garante s era chamado se o devedor no tivesse bens para o pagamento da dvida Assuriedade da fiana, benefcio da execuo: Fidcia garantia real Verificava-se uma datio, tranferimento da propriedade a Favor do credor, prope que deve cessar logo que se Verifique o cumprimento da obrigao Garantias Reais Penhor garantia real

Hipoteca garantia real # se a garantia for uma fidcia, transfere s propriedade para o credor actio fiducial serve para obrigar o credor a devolver o bem aps o pagamento da obrigao penhor verifica-se apenas uma traditio atravs do credor traditio transferncia da posse, se aps o cumprimento da obrigao o credor se recusar a posse do escravo, ento tem uma actio pigneraticia Dois tipos de actios:

actio in Concluir o demandado obrigado a entregar a coisa actio impersonam o demandado obrigado a entregar a coisa ou pagar o valor da coisa ( tem a escolha )

Hipoteca especial afectao dos bens Usucapio especial usureceptio ex fiduciale o risco, se o garante mantm a posse da coisa, ao fim de um ano readequire a posse do bem S.C. Velleianum

18

- Este S.C. do ano 58 d.C. assim denominado por ter sido proposto ao Senado pelo cnsul Velleus. - Proibiu a todas as mulheres a prtica de actos Intercessio a favor de qualquer homem ou seja, proibiu que elas se responsabilizassem de qualquer forma pela dvida ou por dvidas contradas por um homem. - Justificao oficial: no conveniente as mulheres desempenharem cargos viris, j que constituem o sexo frgil, por outro lado uma vergonha para os homens serem garantidos por uma mulher. - Justificao verdadeira: a verdadeira finalidade deste S.C. proteger as mulheres levadas, que no Direito Romano os intercedentes demandavam-se em primeiro lugar pois tinham mais valores econmicos. As mulheres muitas vezes com base em promessas de casamento intercediam a favor dos homens, pagavam as suas dvidas e ficavam na misria, dedicando-se prostituio, da que na origem deste S.C. esteja uma questo de moralidade pblica. Efeitos do S.C. Velleianum: Se apesar de proibir a mulher de interceder a favor de um homem, essa Intercessio vlida mas totalmente ineficaz, ou seja no produzia efeitos, se pagasse podia reclamar o que pagou atravs de uma condictio indebiti ( pode repetir porque pagou indevidamente, ou no devia ) # este S.C. vem proteger as mulheres # animus donandi age com espirito de liberalidade Casos de no aplicao do S.C. Velleianum: 1) quando se constatava que a mulher agiu com interesse patrimonial prprio Ex. Se a mulher garantiu uma dvida alheia mas para esse acto recebeu uma quantia do devedor Ex. Se a mulher intercede para que o devedor que era credor dela no lhe exigisse to rapidamente uma dvida 2) se a mulher tinha agido com a inteno de prejudicar o credor # O S.C. protege as mulheres enganadas e no as enganadoras 3) a mulher podia renunciar proteco cedida pelo S.C.

Caso prtico S.C. Velleianum No ano 70 d.C. Titius pediu emprestados a Sempronius 500.000 sestrcios por 2 anos. Para garantir o pagamento desta dvida Marta transferiu a propriedade

19
de um fundos para Sempronius, que todavia ficou na sua posse. Em 72 d.C. Sempronius vem ao pretor porque Titius no paga e Marta tambm no. Quid Iuris? sabendo que Marta era credora de 400.000 sestrcios de Sempronius que este se recusava a pagar embora j estivesse em dvida mais de 3 anos. Resoluo: Este caso remete-nos para o S.C. Velleianum do ano 58 d.C. assim denominado por ter sido proposto ao Senado pelo cnsul Velleus. Este S.C. Proibiu a todas as mulheres a prtica de actos Intercessio a favor de qualquer homem ou seja, proibiu que elas se responsabilizassem de qualquer forma pela dvida ou por dvidas contradas por um homem. Teve como Justificao oficial que no conveniente as mulheres desempenharem cargos viris, j que constituem o sexo frgil, por outro lado uma vergonha para os homens serem garantidos por uma mulher. Mas a Justificao verdadeira era que a verdadeira finalidade deste S.C. proteger as mulheres levadas, que no Direito Romano os intercedentes demandavam-se em primeiro lugar pois tinham mais valores econmicos. As mulheres muitas vezes com base em promessas de casamento intercediam a favor dos homens, pagavam as suas dvidas e ficavam na misria, dedicando-se prostituio, da que na origem deste S.C. esteja uma questo de moralidade pblica. Se ela interceder a favor de um homem a Intercessio vlida mas ineficaz, no produz efeitos jurdicos. um caso de excepo porque Sempronius deve 400.000 sestrcios a Marta, tendo Marta agido com inteno de prejudicar o credor, portanto a Intercessio vlida e eficaz, pois Marta no est protegida pelo S.C. Houve uma transferncia de propriedade, uma garantia real ( fundos ), uma fidcia. Marta readquiriu a propriedade do fundos atravs do usucapio especial que ao fim de um ano devolve a propriedade, portanto em 71 Marta deixou de ser garante e assim Sempronius s pode exigir o pagamento a Titius. # fundos Quinta, propriedade, terreno Caso prtico S.C. Velleianum Marcellus, paterfamilias Romano, pediu e obteve de Claudius, tambm paterfamilias Romano, um emprstimo de 20.000 sestrcios por 6 meses, a dvida foi garantida por Clia com quem Marcellus mantinha uma relao amorosa, atravs de uma sponsio. Sabendo que a dvida acabou por ser paga por Clia, mas que ela agora separada por Marcellus pretende repetir. Quid Iuris?

S.C. Macedonianum Este S.C. data de 75 d.C. e proibiu o emprstimo de dinheiro a todos os filiusfamilias ( filhos ) ainda que estes ocupassem um alto cargo.

20
assim designado em virtude do comportamento gravemente escandaloso de um tal macedonio, filiusfamilias, devido ao dinheiro que tinha e que tinha obtido atravs de emprstimos, entregava-se s maiores imoralidades e prtica de crimes gravssimos, at mandou assassinar o seu pateres que era tambm o seu genitor ( pai de sangue ) para mais depressa ficar sui iuris e receber a herana. A finalidade deste S.C. foi evitar a devassido dos filiusfamilias e por conseguinte protege-los contra esse perigo. # este S.C. tem carcter pblico, ou seja o filho no pode renunciar proteco por ele concedida. Obrigao civil existe uma obrigao, o credor tm a aco e o devedor tm a obrigao Obrigao natural o credor no tem aco, ou seja, no pode exigir de volta o dinheiro, no pode repetir. Efeitos deste S.C. Os emprstimos de dinheiro contrados por um filiusfamilias originavam simplesmente uma obrigao natural, aquela cujo cumprimento no pode ser exigido judicialmente, o credor no tem uma actio ( aco), todavia se o devedor pagar entende-se que realizou um verdadeiro pagamento e no pode repetir, o credor goza do direito de fazer seu aquilo que recebeu a ttulo de pagamento ( solutio retetio ), o devedor no pode repetir, isto , no tem a seu favor uma condictio indebiti # quanto sua natureza a obrigao natural uma obrigao jurdica porque produz efeitos jurdicos se o devedor pagar, no pode repetir. Estas dvidas podem ser garantidas Consequncias do S.C. Macedonianum: Se o credor demandava o filiusfamilias o pretor podia logo de incio solucionar radicalmente a questo, no reconhecendo a existncia de uma actio a favor do credor ( denegatio actiones ), em geral no procedia dessa forma pois era conveniente averiguar se esse emprstimo de dinheiro podia no caso concreto ser exigvel e isso efectuava-se somente na fase apud iudici, normalmente o pretor concedia a actio ao credor mas na formula colocava uma clausula ( exeptio ) a favor do demandado, uma exeptio que inutilizava a pretenso do demandante. Casos em que era negada a proteco do S.C. Macedonianum: se o S.C. tirar a proteco a obrigao passa a civil se o filiusfamilias se fez maliciosamente o filiusfamilias fazer-se passar por sui iuris se o filiusfamilias uma vez sui iuris reconhece espontaneamente a dvida ainda que de uma forma tcita se o pater consente ou rectifica a dvida ainda que de uma forma tcita se quem emprestou dinheiro tinha motivos plausveis para julgar o filiusfamilias um sui iuris se o dinheiro foi para proveito do pater ou para pagar um dbito do pater

21
se o emprstimo se destinou e foi efectivamente gasto para finalidades no abrangidas pelo S.C. ou seja no destinadas a fins imorais

A quem era concedida a proteco do S.C. Macedonianum: Em e Em Em Em primeiro lugar a todo o filiusfamilias mesmo depois de se tornar sui iuris, segundo lugar ao pater terceiro lugar aos herdeiros quarto lugar ao garante

Fraude ao S.C. Macedonianum: Fraude negcio em fraude lei, no h violao directa mas sim indirecta, procura-se atingir fins proibidos pela lei atravs de um meio no proibido. Ex. Em vez de algum emprestar dinheiro ao filiusfamilias, emprestar gneros que ele possa vender. Caso prtico: Em Maio de 90 Paullus filiusfamilias de 27 anos pediu a Caius 15.000 sestercios por um ano, este dinheiro serviu para comprar uma jia para Clia com quem Paullus levava uma vida devassa, a dvida foi garantida por Marta, amiga de Paullus atravs de uma sponcio. Vencida a dvida Paullus no pagou, Quid iuris? Explicar os pontos do S.C. Macedonianum Explicar que Paullus tem uma obrigao natural Definir obrigao natural Caius no pode exigir voluntariamente a dvida a Paullus Marta protegida pelo S.C. Velleianum e pelo Macedonianum A sponcio nula porque a nica garantia que se podia usar era uma fideiussio A garantia vlida mas ineficaz

Fontes do Direito Romano:

22

Costume Ius civile Lex ( lex rogata, S.C. , constituies Imperiais Jurisprudncia Constituies Imperiais: As constituies Imperiais so decises de caracter jurdico proferidas directamente pelo imperador, directamente no sentido de que o imperador no necessita da cooperao quer do senado, quer do povo, so decises que procedem do Imperador unileteralmente, com o Principiado, que surgiu em 27 A.C. E prolongouse at 284 princeps tornou-se a grande figura da constituio poltica de Roma, tm um poder quase absoluto, as antigas magistraturas Republicanas, sobretudo os Cnsules e os Pretores transformam-se em funcionrios executivos, surge o funcionalismo. Evoluo das Constituies Imperiais: No sec. I as Constituies Imperiais tm um valor jurdico de ordem prtica, o povo acata os seus preconceitos e observa-os porque so decises do Imperador. No sec. II so equiparadas s leis, isto , tm fora da lei mas ainda no so leis. No sec. III j so consideradas leis, a partir do sec. IV as Constituies Imperiais so a nica fonte de direito ento Constituies e leis so sinnimos. Estrutura de uma Constituio Imperial: A Constituio Imperial est dividida em 3 partes: Inscriptio Corpus Subscriptio

A Inscriptio contm um nome ou nomes dos Imperadores, autores da Constituio e a pessoa a quem dirigida. O Corpus a parte dispositiva, onde est a matria ou contedo da Constituio. A Subscriptio a parte final, contm a data e a indicao do lugar onde foi escrita, o conhecimento do lugar tm muita importncia para mais tarde, depois da diviso definitiva do Imprio Romano em 395, saber a que Imperador pertencia a constituio, uma vez que na Inscriptio tinha o nome dos dois. Vrios tipos de Constituies Imperiais: Edicta so Constituies de carcter geral, proferidas pelo Imperador, que se aplicam a todo o Imprio Romano.

Ex. Edicto de Caracala, do ano 212 estabeleceu a cidadania a todos os habitantes do Imprio. Decreta decises judiciais pronunciadas pelo Imperador

Aplicaes das Constituies Imperiais no espao:

23
At 1959 a opinio comum era de que as leges generales ( so os Edicta ) vigoram indistintamente nas duas partes do Imprio, fosse qual fosse a sua procedncia, esta opinio baseava-se principalmente em duas razes: uma de caracter geral o Imprio divide-se mas a ideia de unidade do Imprio no morreu. Uma de caracter formal na Inscriptio das vrias Constituies figuram o nome dos dois Imperadores, embora se saiba que s um que foi o seu autor.

Portanto as Constituies de tipo geral deviam aplicar-se tanto no Ocidente como no Oriente. Modernamente segue-se a opinio contrria: s Constituies Imperiais tinham carcter local, cada Imperador legislava para a sua parte do Imprio, em primeiro lugar porque o autor das Constituies era um Imperador e no os dois, pois cada Imperador tinha a sua chancelaria prpria, os seus servios administrativos, em segundo lugar atravs da anlise interna das Constituies numa parte do Imprio outra, pois em regra os problemas econmicos e sociais eram totalmente diferentes. Como se explica ento que na Inscriptio fiquem os nomes dos dois Imperadores, quando o seu autor apenas um, e as constituies se destinavam a vigorar numa s parte do Imprio? Trata-se de uma interpolao ( acrescentar algo ) que se deve a Teodsio II, que como pretendia a unificao jurdica do Imprio, ordenou que no seu cdigo de leis de 438, na Inscriptio das constituies Imperiais, a coligir (unir) no seu codex e se colocasse ao lado do nome do Imperador, autor da Constituio, um nome do Imperador da outra parte do Imprio, como o cdigo Teodosiano foi a base das futuras colectneas de leges. Chegou at ns a indicao colegial dos Imperadores na Inscriptio das Constituies, para sabermos a que Imperador pertence uma Constituio temos sobretudo de nos guiar pela Subscriptio, visto l se encontrar indicada a localidade. A Jurisprudncia: Jurisprudncia a cincia do justo e do injusto, o Direito como cincia ensina-nos o que justo e o que injusto, como tcnica ensina-nos a alcanar o justo e a evitar o injusto. A jurisprudncia comeou por constituir um privilgio dos sacerdotes pontfices, com o tempo laicizou-se, mas ficou sempre reservada aos nobres ou certas classes consideradas superiores. Reconhecimento legal da jurisprudncia: Na poca Republicana a jurisprudncia no considerada oficialmente fonte imediata de Direito. De Augusto at Adriano, houve alteraes, Augusto concedeulhes o Ius respondendi ( ex auctoritate princeps ) quer dizer, os pareceres dados por esses jurisprudentes privilegiados aos seus consulentes ( pedem uma consulta ) tinham tanto valor como se fossem respostas dadas pelo prprio Imperador, portanto um valor igual aos das Constituies Imperiais. No sec. I que era apenas de carcter prtico mas muito importante, a partir de Adriano a jurisprudncia considerada fonte imediata de Direito de carcter geral.

Ius Pretorium:

24

Ius Pretorium - Tem como funo interpretar, integrar e corrigir o Ius civile. Ius Pretorium

Imperium - Stipulatio praetorium - Restitutio in integrum

Iurisdictio

Stipulatio Prectoria uma stipulatio como outra qualquer, que tem de especfico ser imposta pelo Pretor, afim de proteger uma situao social no prevista pelo Ius civile e que merecia proteco. Stipulatio um negcio jurdico tipicamente obrigacional, consiste estruturalmente numa pergunta spondes mili dare X ? e numa resposta spondes dada pelo devedor. Unem-se de tal forma que geram algo totalmente novo, a obligatio. A stipulatio deve ser um acto contnuo, realizado entre presentes e no entre ausentes. A stipulatio realizado sob coaco era vlida para o Ius civile, que o efeito opera-se naturalmente e no por fora da vontade

Efeitos da Stipulatio: Da stipulatio surge uma obligatio para o devedor e uma actio para o credor, afim de obrigar o devedor a cumprir, se ele no o fizer voluntariamente. Esta actio pode denominar-se actio ex stipulatio. Caractersticas da Stipulatio: um negcio solene porque era feito com a invocao e a presena espiritual dos Deuses era um negcio formal porque tinha uma forma jurdica um negcio verbal, oral porque deviam empregar-se palavras no escritas mas orais, no podem efectuar a stipulatio nem o surdo nem o mudo, nem o menor de 7 anos porque no entende o sentido das palavras, nem o ausente um negcio jurdico abstracto porque um negcio jurdico em que se prescinde da sua causa jurdica, a causa negocial o motivo juridicamente relevante, abstracto porque no se indica a causa do negcio

Restitutio in integrum: Restitutio in integrum um expediente do Pretor baseado no seu poder de Imperium, a considerar como inexistente o negcio jurdico injusto mas vlido face ao Ius civile, fundando-se o Pretor em circunstncias de facto para tomar essa deciso. # Restitui-se a situao anterior ao negcio, volta-se a trs, o negcio inexistente, como se no tivesse existido

25
Situaes em que o Pretor declara o negcio inexistente:

ob meteum esta restitucio era concedida atravs de aquele que celebrou o negcio jurdico sob coaco grave, o simples temor reverencial no tem relevo jurdico, a ameaa tem de ser consistente. Ob dolo era concedida a restitucio quele que realizou o negcio jurdico em virtude de dolo, quer dizer, porque foi enganado o dolo como vcio da vontade Ob errarem era concedido ao que efectuou o negcio jurdico em virtude de erro desculpvel Ob aetaten era concedida ao menor de 25 anos relativamente aos negcios jurdicos que fossem lesivos dos interesses desses menores Ob fraudem creditorium esta restitucio era concedida a favor de um credor contra o devedor, mas sobretudo contra o directo adquirente dos bens do devedor, por este o ter alienado para defraudar o credor.

A ------------------------------------- B ----------------------------------------- C

Emprestou a B-- 30.000 Devedor Credor

-B- transmite todos os seus bens a -C-

# se o Pretor considerar o negcio fraudulento, o negcio invlido e C devolve os bens a B para que este possa pagar a dvida. # havendo um garante ou o devedor tenha meios para pagar no se considera o negcio de B para C invlido Requisitos para ob fraudem creditorium: necessrio que haja fraude um prejuzo doloso inteno de prejudicar algum necessrio que haja m f conhecimento da fraude

Interdictum Frauditerum: A ----------------------------------- B -------------------------------- C --------------------------------------- D -------------------------------------- E

26
Credor ulterior Devedor Directo Adquirente ulterior Adquirente Adquirente

Contra os ulteriores adquirentes: Se estavam de m f havia um:

interdictum frauditorium uma ordem de tipo sumrio baseada no Imperium do poder do Pretor, e justifica-se pela fraude causada ao credor e pela m f do ulterior adquirente, para que os bens regressem imediatamente ao patrimnio do devedor. Utilizava-se o interdictum frauditorium porque na restitucio eram as prprias partes que desfaziam o negcio jurdico por imposio do Pretor, desfazer o negcio jurdico era muito fcil, realizava-se entre o devedor alienante e o directo adquirente, mas quando fossem vrios ulteriores adquirentes tornava-se muito difcil ou at impossvel, ento o Pretor d uma ordem sumria para que os bens estejam em mos de que ulterior adquirente estiverem, voltem para a propriedade e posse do devedor a fim de que este j possa pagar as suas dvidas.

Se estavam de boa f: Se o negcio era oneroso, por exemplo uma venda ou uma troca, ento permanecia eficaz se o negcio era gratuito, o pretor aplicava um: interdictum utile uma ordem sumria para que os bens alienados regressassem imediatamente ao patrimnio do devedor, um interdictum utile porque de utilidade pblica que se proteja mais um credor prejudicado do que se beneficie um donatrio, ainda que de boa f.

Missio in possessione - uma ordem dada pelo pretor baseada no seu poder de imperium, a autorizar algum a apoderar-se dos bens de outrem durante um certo tempo com poderes de administrao e fruio. Espcies de Missio in possessione: In Ren se recaia sob uma coisa determinada ou sob um conjunto determinado de bens In bona se recaia sob todo o patrimnio de uma pessoa ou sob um conjunto indeterminado de bens

Modalidades de Missio possessione quanto finalidade: 1 finalidade rei servandre gracia conservar a coisa, uma medida preventiva de preservar os bens 2 finalidade ex secundo decreto quando o pretor j tinha ordenado alguma coisa e o destinatrio dessa ordem no tinha cumprido, ento o pretor fora-o a cumprir atravs de uma missio in possessione

27
3 finalidade executiones o modo normal de executar as sentenas ou as confessiones in uri ( nas dvidas de dinheiro ) se os responsveis no cumpriam voluntariamente, o pretor ordenava uma missio in bona sobre todo o patrimnio daquele que confessou ou foi condenado, corresponde penhora

# quem no cumpre as ordens do pretor est sujeito a ficar temporariamente sem os bens. Interdictum ou Interdicta os interdictos eram uma ordem sumria dada pelo pretor baseada no seu poder de imperium para resolver de momento uma situao que tem a proteger, ficando porm essa ordem condicionada a uma apreciao ulterior. Fumus bonus Iuris ( procedimento cautelar ) o interdicto era concedido, ou a pedido de um interessado, ou ainda em caso d interesse pblico a pedido de qualquer cidado e esses interdictos denominavam-se populares # Os interdictos eram redigidos em termos Imperativos Espcies de Interdictos: Interdictos restitutrios cuja finalidade era ordenar a devoluo ou restituio de uma coisa Interdicto exibitrios se a ordem do pretor se destinava a que algum apresenta-se ou mostra-se ou exibisse uma coisa Interdicto proibitris se o seu destino era impedir que algum fosse perturbado no gozo de um direito que est desfrutando pacificamente.

Expedientes do Pretor baseados na sua Iurisdictio: aces do Pretor Denegatis actiones nega liminarmente uma aco ao credor, negar a concesso de uma actio Exeptio uma clausula concedida directamente a favor do demandado que inutiliza a pretenso do demandante.

Aces do Pretor: Actio ficticia aco formalmente pretorias, aco materialmente civil porque se aplica Ius Civile o pretor para no alterar o Ius Civile, vai fingir Actio in factum concepta aces formalmente e materialmente pretorias, exemplo a lex aquilia de danno a aco concedida no ao proprietrio do escravo mas ao usufruturio Actio translativa o pretor diz ao juiz: se provares que A (escravo) deve a B ( credor ) condena C ( paterfamilias ) a pagar a dvida Actio utile uma aco do pretor alterada num ponto qualquer actio quod iussiu esta aco dada a favor do credor visando a condenao de um pater que autorizou um filho ou um escravo a contrair uma certa dvida, atravs de um iussum autorizao responsvel

28
actio Iustitoria nesta aco um indivduo dono de um estabelecimento comercial terrestre nomeou como seu gerente um escravo ou um filho, o pretor concede esta aco ao terceiro desde que se verifica-se comulativamente dois requesitos:

A) prepositos uma placa ou tabuleta colocada no estabelecimento a indicar o gerente B) que a dvida tivesse sido contrada no mbito da gerncia do estabelecimento actio exercitoria igual Iustitoria mas trata-se de um estabelecimento comercial martima actio de Peculio era uma aco concedida ao credor para demandar o pater ou dominus que atribuira um peculio ao fillius ou servos, o peculio era um capital constituido pelo pater ou dominus com bens seus, de modo a fornecer ao fillius ou ao escravo os meios necessrios ao desenvolvimento da sua actividade econmica. Actio in Rem Verso o nico requesito era existir uma dvida que tivesse enriquecido o demandado ( pater ou dominus ), se ele tiver proveito responsabilizado por isso.

The End

You might also like