You are on page 1of 3

13

Joel Birman o lugar do jovem na sociedade


Por Blog Acesso Notcias_07.10

Mdico, Mestre em Sade Coletiva e Doutor em Filosofia, Joel Birman conjuga diversas reas do saber para desenvolver seus estudos em Psicanlise. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Psicanaltica da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ e professor adjunto do Mestrado e Doutorado em Sade Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ, Birman tem se dedicado a estudar o comportamento do jovem urbano e suas relaes sociais. Em entrevista exclusiva ao Acesso, ele explica como as conjunturas econmica, social e cultural tendem a estimular e a desenvolver jovens violentos e excludos. Acesso Em seus estudos e palestras, o senhor costuma dissociar juventude e adolescncia. Eles no seriam sinnimos?

Joel Birman Muitas pessoas se espantam com isso. Mas tendemos a acreditar que existe uma justaposio entre ser jovem e ser adolescente. Tendemos a tratar de um e do outro como se fossem sinnimos, parte de um mesmo conceito. No entanto, essa articulao entre juventude e condio adolescente uma construo histrica, desenvolvida no sculo 19, que perdurou at os anos 1970, em torno de uma cultura que podemos denominar de cultura das idades da vida. Michel Foucault [filsofo francs do sculo 20 ] diria que essa concepo trata-se de uma construo biopoltica, na medida em que se baseia em um processo linear, biolgico, dividido em quatro etapas infncia, adolescncia, idade adulta e velhice. A questo central aqui seria a reproduo a ausncia do potencial reprodutivo na infncia; sua emergncia na adolescncia; plenitude na idade adulta; e desaparecimento na velhice. Esse modelo foi, evidentemente, construdo em torno de uma ideologia muito poderosa no sculo 19: o progresso.

Acesso E o que fez esse modelo ruir no sculo passado?

J.B. Foram feitas vrias crticas ao modelo. E pelos menos trs delas nos importam: a psicanaltica, a histrica e a genealgica. A primeira surge com a psicanlise, quando Freud mostra que preciso desarticular sexualidade e reproduo. A segunda desenvolvida pelo historiador francs Philippe Aris, que afirma que os conceitos de criana e de adolescente como os conhecemos so produes do sculo 19, advindas da famlia nuclear burguesa. Depois, Foucault diria que o modelo das idades da vida seria produzido a partir de uma certa concepo biolgica. Acesso Na prtica, o que mudou nos conceitos de adolescncia e juventude? J.B. Segundo o modelo anterior, a adolescncia seria o perodo de experimentao, um ensaio para o ser. Um smbolo forte desse projeto oWerther, de Goethe, que mostra o lado trgico da experimentao, levando o personagem s ltimas consequncias, o suicdio. Com o fim do modelo das idades da vida, na dcada de 70, a cultura da experimentao ultrapassa o plano da adolescncia, se estendendo a outras etapas. O que vemos, hoje, um alongamento da adolescncia, que comea bem mais cedo do que outrora e que se prolonga, tambm, por bastante tempo no campo que se denominava antigamente de idade adulta Acesso A associao entre violncia e juventude est muito presente em estudos conduzidos pelo senhor na rede Juventude, Subjetivao e Violncia/EPOS do Instituto de Medicina Social da UERJ. Como essas duas questes se conectam na atualidade? J.B. Com o trabalho no grupo de pesquisa EPOS Genealogias, subjetivaes e violncias, no Instituto de Medicina Social da UERJ, percebemos que a questo da violncia na juventude brasileira estava presente em diferentes classes sociais. Historicamente ligada juventude de baixa renda no Brasil, a violncia passou a se manifestar no seio da classe mdia, h cerca de 15 anos, com casos como o dos trs jovens que incendiaram um ndio em praa pblica.

Acesso Este foi um dos primeiros casos de violncia envolvendo jovens de classe mdia J.B. Sim. E eram jovens com um alto padro econmico, educados H tambm os exemplos dos jovens cariocas que atacavam mulheres, alegando que eram prostitutas; e dos constantes ataques a homossexuais. Tem ainda um caso emblemtico, o da Suzane von Richthofen, que matou os pais. Vivemos um momento bastante ostensivo, com os jovens se envolvendo cada vez mais em situaes de acidentes de carros e de brigas em bares. H, ainda, o surgimento de uma cultura corporal, uma cultura de academia, voltada exibio da fora; uma espcie de simulacro do poder pela fora.

Acesso O afunilamento do mercado de trabalho, com oportunidades nfimas para os jovens, agrava a situao? J.B. Na Amrica Latina, o jovem entra cada vez mais tarde no mercado de trabalho. Assim, na medida em que no est no mercado, no ganha reconhecimento social, se sente afastado da sociedade e passa a reproduzir o comportamento de jovens das classes mais baixas, a cultuar a fora como recompensa. Acesso Esse quadro visto, tambm, no plano internacional? J.B. So os mesmos sintomas de experincias violentas. H um mal-estar social generalizado, com adultos que no encontram seu lugar na sociedade e com a disseminao de problemas como o buling e a gravidez precoce. Nas classes mais baixas, as meninas engravidam para ganhar o status de mes, teoricamente, pessoas com maior responsabilidade e insero social. Nos Estados Unidos, hoje, 1 de cada 3 jovens tem problemas criminais. H dez anos, essa proporo era de 1 a cada 4 jovens. Acesso Pode-se dizer que no h lugar para o jovem na sociedade atual? J.B. Sim. Do ponto de vista simblico, eles esto fora da sociedade. A relao social muito frgil e, por isso, a violncia se manifesta. Acesso E na relao de apropriao do espao urbano, a violncia tambm funcionaria como uma forma do jovem sentir-se integrado? J.B. No necessariamente. Existe tambm a formao de grupos, a tribalizao. Essa seria uma outra forma de reconhecimento, que passa por uma cultura mais criativa e organizada. Acesso Em sua opinio, seria possvel promover a incluso social e diminuir os ndices de violncia entre os jovens com um processo de democratizao cultural? J.B. Sim, mas somente se as polticas pblicas voltadas aos jovens de todas as classes sociais levassem em conta os processos de democratizao cultural, social e econmica. Para ganhar o reconhecimento social, o jovem precisa ter condies de sair da casa de seus pais em busca de uma vida prpria. Luza Costa / blog Acesso

You might also like