You are on page 1of 9

Introduo 2 partes Contraponto Modal

Como um preldio para a escrita de acordes, 3 - e 4-parte a msica tonal, faremos uma breve exercer a prtica de contraponto modal para duas vozes. Contrapunctus ou "ponto contra ponto" (contraponto) a arte de escrever duas ou mais melodias que trabalham em harmonia uns com os outros, de acordo com certas regras fixas de interao. Desde contraponto modal estrito, tambm conhecido como contraponto espcies , as funes dentro de parmetros bem definidos e facilmente aprendido, um excelente comeo para a arte da composio. Neste semestre, fazemos o mais simples dos comeos. No curso no segundo semestre, o tema abordado em detalhes consideravelmente mais. Contraponto modal uma arte antiga, primeiro desenvolvido nos sculos 12 e 13 e floresceu na Europa durante o perodo da msica medieval e renascentista, eventualmente, dando lugar ao sistema de tonalidade, contraponto e harmonia tonal funcional que ser o foco para o restante do semestre. A antiguidade da embarcao uma das razes para o emprego de suas tcnicas como um primeiro passo em grave-composio a base de toda a msica a seguir.

Parmetros da Contraponto Espcies


Contraponto espcies envolve compor um ou mais novas melodias acima ou abaixo de um cantus firmus , ou voz fixa, que inicialmente eram cantos gregorianos. Vamos utilizar tambm o canto gregoriano como nossa voz fixa. Havia regras rgidas para a criao de tais c ountermelodies , e estas regras podem ser resumidas da forma mais simples da seguinte forma, com base no conceito de consonncias perfeitas, imperfeitas consonncias e dissonncias:

Consonncias perfeitas , que devem vir como nenhuma surpresa, so os unssonos, oitavas e quintas perfeitas, uma vez que estes so baseados em relaes as menores inteiros. (O quarto considerado uma dissonncia neste estilo, por razes que sero explicadas a seguir). Consonncias imperfeitas so os teros e os sextos (que so inverses uma da outra). Dependente da sua posio dentro da escala, estes teros pode ser tanto maior (composto de dois tons inteiros) ou menor (um tom e um tom de metade). Ambos so igualmente "imperfeito", mas ambos so consonncias.Na verdade, estes so considerados os "doces" intervalos neste estilo, e sua sonoridade ser uma parte essencial de nosso estudo de tonalidade.

Todos os outros intervalos so dissonantes:


Segundos so dissonantes devido sua grande proximidade uns dos outros. Stimos so dissonantes, porque eles so apenas um passo de distncia de ser uma oitava.

Trtonos, como sabemos, so os mais dissonante e necessitam de tratamento especial. Todas as dissonncias no pode continuar assim por muito tempo, e deve ser resolvido de forma adequada para consonncias.

Regras de Movimento
Finalmente, h regras de movimento ao escrever contraponto espcies. So eles: movimento diretos resultados quando duas ou mais partes subir ou descer na mesma direo a passo ou saltar:

Contrrias movimento resultados quando uma parte ascende a passo ou salto e outro desce e vice-versa:

Oblique movimento resultados quando uma parte se move a passo ou pular enquanto o outro permanece estacionrio:

Ao escrever contraponto espcies, preocupamo-nos com a forma como nos movemos de um emparelhamento de notas para outro. A regra principal para contraponto espcie estritamente para evitar o seguinte:

Movimento direto em uma consonncia perfeita.

Ou seja, voc no pode ir por movimento direto, seja por etapa ou por saltar, em uma quinta justa, oitava ou unssono. Implcita por esta regra um so quatro regras que tornam o primeiro mais explcito:

De uma consonncia perfeita para outra perfeita consonncia deve-se proceder em movimento contrrio ou oblqua. A partir de uma harmonia perfeita para uma consonncia imperfeita pode-se proceder, em qualquer um dos trs movimentos.

A partir de uma consonncia imperfeita para uma consonncia perfeita deve-se proceder em movimento contrrio ou oblqua. De uma consonncia imperfeita para outro consonncia imperfeito, pode-se proceder, em qualquer um dos trs movimentos. Movimento oblquo, se usado com os devidos cuidados, permitido com todos os quatro progresses.

Espcies escrita Contraponto: exemplos e procedimentos


Nossa ltima tarefa, que servir como uma preparao para o prximo trabalho em harmonia funcional, envolve compor uma segunda melodia acima de um fragmento de um cntico melodia.Isto conhecido, novamente, como contraponto , que vem do termo latino punctum contra punctum ou "nota contra nota." a disciplina de escrever notas que se harmonizam entre si de acordo com regras fixas de consonncia e dissonncia. Estas regras foram listadas na seo acima. O ponto de este estudo no tornar-se fluente em contraponto modal (que naturalmente um semestre em si mesmo, e uma vida de prtica), mas simplesmente para comear a colocar notas juntos na vertical, dimenso de acordo com as regras fixas do estilo, de modo a compreender melhor como as notas devem ser combinados quando comeamos a criar acordes e melodia de acordo com o uso mais moderno. A prtica simples. Em contraponto primeira espcie , basta adicionar uma melodia acima ou abaixo de um dado cantus firmus , e voc ter certeza de que esses intervalos so consonncias perfeita ou imperfeita, e voc ter certeza de que a voz principal , a forma em que se move qualquer intervalo de um para o prximo, segue as regras de movimento na pgina 46. Em essncia, isso significa certificar-se de que voc no se mover em um intervalo perfeito, um quinto ou uma oitava, pelo movimento direto. Aqui esto alguns exemplos de movimento incorreto:

Movimento direto entre consonncias imperfeitas (teras e sextas) so permitidas e, de fato, uma parte importante do estilo. Idealmente, voc quer adicionar um contracanto a um cantus firmus que emprega uma combinao de movimento direta e indireta, com uso ocasional de movimento oblquo quando isso se revelar necessrio. Exemplos desta espcie so abaixo. Emcontraponto segunda espcie, duas notas so criados para cada nota um no cantus

firmus .Isto permite que o compositor um maior grau de liberdade meldica. espcies Third envolve a utilizao de trs para um contraponto, mas no se incomodar com que as espcies, uma vez que uma simples expanso da segunda espcie. contraponto espcies Fourth introduz um uso controlado do dissonncia. Neste modelo, um contracanto o composto em estilo segunda espcie, mas compensado por meio de um compasso. Isso resulta em uma situao em que, por vezes, os cantus firmus move-se para uma relao dissonante com o realizado durante contracanto nota, exigindo que o contracanto para resolver o dissonncia em outra sintonia. Por sua vez, poderia tornar-se uma dissonncia para a prxima nota no cantus firmus , exigindo outra resoluo. Isto ser esclarecido nos exemplos abaixo.

Ao aprender a escrever contraponto modal nesses trs estilos, voc vai estar bem preparado para a tarefa mais complexa da escrita em quatro harmonia pea usando as regras de tonalidade.Estudar os exemplos abaixo. Voc vai dadas atribuies esta semana que vai exigir que voc escreva de acordo com esses modelos. Para todos os exerccios, vamos trabalhar exatamente com o mesmo dois cantus Firmi , um no modo Dorian ea outra no modo mixoldio. Fazemos isso porque estes dois modos de estar na mais clara relao com a escala menor e maior, respectivamente, que informa o nosso trabalho, a partir do prximo captulo. Ao apreciar o modo de Dorian, com sua caracterstica levantada 6 (o natural B), eo modo mixoldio, com sua caracterstica baixou 7 (o F natural), voc vai ganhar uma melhor apreciao para o mundo da tonalidade, o tema do restante captulos. Observe que as notas que do estes dois modos de seu som caracterstico, o B eo C, so as mesmas notas do trtono, e foi atravs de sua alterao (Bb e F #) que o sistema de escalas maiores e menores veio a ser. O Firmi cantus (que so fragmentos de canto gregoriano) so:

Voc vai notar que as notas caractersticas, o B e F, no esto presentes no Firmi cantus. Estes permite que voc adicione-os em seu contracanto e perceber o efeito sobre o som do modo quando voc faz isso. que se segue so exemplos de contraponto espcies primeira, segunda e quarta, com base na estes Firmi cantus. Use-os como exemplos quando voc escreve seus exerccios para atribuies de classe. Em toda a escrita contraponto a sua espcie, sempre escrever no nmero de intervalo entre as notas, de modo que voc assegurado de ter intervalos perfeitos e imperfeitos. NOTA: comum ter um intervalo de um dcimo , que simplesmente um tero mais uma oitava .Certifique-se de entender como, nos

exemplos a seguir, o intervalo de 1/10 de fato apenas um tero mais uma oitava.

Exemplos de Espcies Contraponto


Espcies primeiros Nesta espcie, tambm conhecida como 1:01 contraponto, basta escrever uma melodia acima ou abaixo da voz fixa, que forma uma consonncia perfeita ou imperfeita, nota por nota. Como voc faz isso, voc tenta dar o contracanto emergindo um movimento suave e cantvel. A fim de conseguir isso, siga estas regras simples:

O contracanto deve primeiramente passar por etapas Ao saltar, salta de um tero (para cima ou para baixo) deve ser o mais comum. s vezes, um salto de um quinto aceitvel, e um salto para cima de uma sexta menor aceitvel apenas uma vez dentro de um exerccio.

Contanto que voc mantenha dentro dessas regras e se esforam tanto quanto possvel para o movimento gradual ou saltos de um terceiro, a melodia ser musical e servir como um contracanto bom para a voz fixa. A cadncia H um item final a considerar, que a cadncia de cada exerccio. A cadncia refere-se a como uma pea de msica, ou uma frase musical, chega ao fim. No caso de estes exerccio, todos eles com uma extremidade unssono ou oitava e ser precedido por um ou outro ou de 1/6 de um tero, movendo-se em movimento contrrio para a medida final. Estude os exemplos para esclarecer este ponto. tambm estudar estes exemplos (e os exemplos das outras espcies) para ver que o quinto nunca abordado por movimento direto, mas sempre por movimento contrrio ou oblqua.

Exemplos Aqui um exemplo de contraponto primeira espcie de Dorian, um acima do cantus firmus , e um abaixo. (Note, h um erro no grfico: a medida 9 do primeiro exemplo deve, evidentemente, ser rotulada 1/6, e no uma 10.)

E aqui est um exemplo em mixoldio.

Segunda espcie Temos agora levam os mesmos cnticos e criar outro contracanto que se move em uma relao de 2:1 para os cantus firmus. Aqui, a nota que cai dentro da meia-medida, na batida fraca, pode ser dissonante voz fixa, desde que os intervalos que se enquadram nos tempos fortes das medidas so consonncias. Estas notas de meia-medida pode, naturalmente, ser tambm compatveis.

Observe mais uma vez que quintas e oitavas nunca so abordados em movimento direto, e aviso que a cadncia final abordado em movimento contrrio em uma oitava ou unssono.

Nestes cadncias, voc vai notar que o contracanto dado um acentuado entre parnteses (#) na nota penltimo. Isso porque neste estilo sempre oportuno levantar o tom de liderana na cadncia final, embora no absolutamente necessrio. Eu pessoalmente prefiro o tom baixou lder, como parece mais "modal" e extico, mas eu incluir o forte aqui no caso, mais a seu gosto, e porque em tratados mais teoria em contraponto, espera-se a faz-lo.

Dorian:

Quarta espcie Esta espcie introduz o conceito de sncope e suspenso. A segunda nota de cada medida est ligada seguinte medida, s vezes criando uma dissonncia com a prxima nota do cantus firmus, exigindo resoluo. O que est em trabalho um retardamento da prxima nota, que torna-se uma dissonncia que resolve em uma consonncia. Sem o atraso, voc teria um simples movimento de consonncias. O contraste pode ser visto nos dois exemplos seguintes.

As quatro primeiras medidas envolvem atraso, criando uma suspenso que resolve em uma dissonncia. O segundo quatro medidas mostram que, sem a suspenso.

O primeiro exemplo conhecido genericamente como uma suspenso 4-3, enquanto que o segundo exemplo mostra uma suspenso de 3-2 (ou, neste caso, com a oitava adicionado, um 10-9), seguido de uma suspenso de 7-6.

Esta espcie essencial a formao de msicos e compositores, porque aqui ns comeamos a aprender a arte de dissonncia controlada, o que resulta em uma capacidade de criar tenso e resoluo dentro de uma pea de msica. Sem tal tenso, a msica possui pouco interesse ao ouvinte, embora, naturalmente, com a dissonncia muito, ele pode tornar-se irresistvel e impossvel de se ouvir. Observe a tenso e resoluo nestes exemplos, especialmente nas medidas em que existe uma sequncia contnua de dissonncias caem consonncias. Um exemplo de Dorian ser suficiente para entender esta espcie:

Aqui est outro exemplo de espcies quarta. Ele indica como a voz sobre o tempo forte uma preparao de (P) e a forma como o que no tem sido ligada sobre a barras de compasso , a suspenso (S). Quando o S por si s, uma suspenso dissonante e, quando o S entre parnteses, uma suspenso consoante.

Atribuies
Voc ser convidado a escrever alguns exemplos dessas espcies de contraponto, e voc deve se referir a esses exemplos, muitas vezes de orientao, tentando fazer o melhor que puder para ouvir o que voc est escrevendo. Embora isso possa ser um exerccio um tanto mecnica, ele ainda pode fazer maravilhas para treinar seu ouvido se voc estiver ouvindo atentamente o que voc est colocando na pgina, e uma prtica essencial para escrever msica boa parte quatro, uma tarefa que ir ocup-lo durante a maior parte do resto do curso. Aqui esto algumas diretrizes para fazer este trabalho.

Diretrizes para Contraponto Espcies Compondo


Estas directrizes foram movidos para uma nova pgina, com informaes atualizadas sobre o material sobre as espcies quarta:

http://legacy.earlham.edu/~tobeyfo/musictheory/Book1/FFH1_CH4_OLD/4G_ ModalCounterpoint.html

You might also like