You are on page 1of 85

ENVELHECIMENTO ATIVO Um Projeto de Poltica de Sade

Organizao Mundial de Sade Grupo de Doenas No-transmissveis e Sade Mental Departamento de Preveno de Doenas No-transmissveis e Promoo de Sade Envelhecimento e Curso de Vida

Este Projeto de Poltica de Sade pretende informar a discusso e a formulao de planos de ao que promovam um envelhecimento saudvel e ativo. Foi desenvolvido pelo Programa de Envelhecimento e Curso de Vida da Organizao Mundial de Sade (OMS) como uma contribuio para o Segundo Encontro Mundial das Naes Unidas sobre Envelhecimento, realizado em abril de 2002, em Madri, na Espanha. A verso preliminar deste projeto, publicada em 2001 e intitulada Sade e Envelhecimento: Um Trabalho de Discusso, foi traduzida para o francs e para o espanhol e, ao longo de 2001, foi amplamente divulgada para recebimento de crticas e sugestes (inclusive em oficinas realizadas no Brasil, Canad, Pases Baixos, Espanha e Reino Unido). Em janeiro de 2002, um encontro de especialistas ocorreu no Centro para Desenvolvimento de Sade da OMS em Kobe, Japo, com 29 participantes originrios de 21 pases. Recomendaes e comentrios detalhados provenientes deste encontro, alm das crticas e sugestes recebidas anteriormente, foram compilados para completar esta verso final. Uma monografia complementar, intitulada Envelhecimento Ativo: da Evidncia Ao, est sendo preparada com a colaborao da Associao Internacional de Gerontologia (AIG) e estar disponvel no stio http://www.who.int/hpr/ageing, onde tambm so fornecidas informaes sobre envelhecimento sob uma perspectiva de curso de vida.

Uma contribuio da Organizao Mundial de Sade para o Segundo Encontro Mundial sobre Envelhecimento, Madri, Espanha, Abril 2002.

Contedo
Introduo 1. Envelhecimento Global: Um Triunfo e um Desafio A Revoluo Demogrfica Envelhecimento Rpido da Populao em Pases em Desenvolvimento 2. Envelhecimento Ativo: O Conceito e o Fundamento O que Envelhecimento Ativo? Uma Abordagem de Curso de Vida para o Envelhecimento Ativo Programas e Polticas para o Envelhecimento Ativo 3. Os Fatores Determinantes do Envelhecimento Ativo:Compreendendo as Evidncias Fatores Determinantes transversais: Cultura e Gnero Fatores Determinantes relacionados aos Sistemas de Sade e Servio Social Fatores Comportamentais Determinantes Fatores Determinantes relacionados a Aspectos Pessoais Fatores Determinantes relacionados ao Ambiente Fsico Fatores Determinantes relacionados ao Ambiente Social Fatores Econmicos Determinantes 4. Desafios de uma Populao em Processo de Envelhecimento Desafio 1: O Duplo Fardo da Doena Desafio 2: O Aumento do Risco da Incapacidade Desafio 3: Proporcionando Cuidado para Populaes em Processo de Envelhecimento Desafio 4: A Feminizao do Envelhecimento Desafio 5: tica e Desigualdades Desafio 6: A Economia de uma Populao em Processo de Envelhecimento Desafio 7: Criando um Paradigma Novo 5. A Resposta desta Poltica de Sade Ao Intersetorial Propostas-chave desta Poltica 1. Sade 2. Participao 3. Segurana OMS e Envelhecimento Colaborao Internacional Concluso 6. Referncias 05 07 07 12 14 14 16 19 23 24 25 27 33 35 37 40 44 44 46 51 54 55 58 60 63 64 65 65 71 74 76 77 78 80

Quem so os mais velhos? Este folheto usa o padro de idade de 60 anos, estabelecido pelas Naes Unidas, para descrever pessoas mais velhas. Esta quantidade de anos pode parecer pouca no mundo desenvolvido e nos pases em desenvolvimento, onde grandes avanos na expectativa de vida tm ocorrido. No entanto, qualquer que seja a idade definida dentro de contextos diferentes, importante ressaltar que a idade cronolgica no um marcador preciso para as mudanas que acompanham o envelhecimento. Existem variaes significativas relacionadas ao estado de sade, participao e nveis de independncia entre pessoas mais velhas que possuem a mesma idade. Aqueles escolhidos por ns para tomar decises precisam considerar essas variaes ao planejarem polticas e programas para suas populaes mais velhas. Fazer vigorar polticas sociais abrangentes baseadas somente na idade cronolgica pode ser discriminatrio e contraproducente para o bem-estar na 3a idade.

As mos que voc v ao fundo na capa deste trabalho esto celebrando o triunfo mundial do envelhecimento da populao. Se voc movimentar estas pginas rapidamente, ver as mos aplaudindo a importante contribuio que as pessoas da 3a idade do para as nossas sociedades, assim como os ganhos cruciais na sade pblica e nos padres de vida, que tm permitido que as pessoas vivam por mais tempo em quase todas as partes do mundo. _____________________________________________________________________ O presente texto e a verso prvia deste trabalho foram esboados por Peggy Edwards, consultora da Health Canada, baseada por seis meses na OMS, sob a orientao do Programa de Envelhecimento e Curso de Vida da OMS. Agradecemos profundamente o apoio da Health Canada em todas as etapas do projeto.

Introduo O envelhecimento da populao levanta vrias questes fundamentais para os legisladores. Como podemos ajudar pessoas a permanecerem independentes e ativas medida que envelhecem? Como podemos encorajar a promoo de sade e as polticas de preveno, especialmente aquelas direcionadas s pessoas mais velhas? J que as pessoas esto vivendo por mais tempo, como a qualidade de vida na 3a idade pode ser melhorada? Um grande nmero de pessoas na 3a idade causar a falncia dos nossos sistemas de sade e de segurana social? Como podemos equilibrar o papel da famlia e o do Estado em termos de assistncia queles que esto envelhecendo e que necessitam de cuidados? Como podemos reconhecer e apoiar o papel importante que as pessoas mais velhas desempenham no cuidado aos outros? Este trabalho pretende abordar essas questes e outras preocupaes relacionadas ao envelhecimento da populao. Seu pblico-alvo so governantes em todos os nveis, entidades no-governamentais e o setor privado, e todos aqueles responsveis pela formulao de polticas e programas ligados ao envelhecimento. Alm disso, aborda a questo da sade a partir de uma perspectiva ampla e reconhece o fato de que a sade s pode ser criada e mantida com a participao de vrios setores. E ainda, sugere que os profissionais da sade e os responsveis por ela liderem o projeto se realmente quisermos que pessoas saudveis na 3a idade continuem a representar um recurso para suas famlias, comunidades e economias, como afirmado na Declarao da OMS sobre Envelhecimento e Sade, em Braslia, 1996. A parte 1 deste trabalho descreve o rpido crescimento mundial da populao acima de 60 anos, especialmente nos pases em desenvolvimento. A parte 2 explora o conceito e o fundamento do envelhecimento ativo como uma meta para a formulao de polticas e programas. A parte 3 resume as evidncias sobre os fatores que determinam se os indivduos e as populaes iro ou no aproveitar uma qualidade de vida positiva medida que envelhecem.

A parte 4 discute sete importantes desafios associados a uma populao em processo de envelhecimento, para os governos e setores no-governamental, acadmico e privado.

A parte 5 fornece um plano de ao para o envelhecimento ativo e sugestes concretas para propostas de ao fundamentais. O plano de ao e as sugestes pretendem servir como base para o desenvolvimento de aes mais especficas em nvel regional, nacional e local, de acordo com o plano de ao adotado pelo Segundo Encontro Mundial das Naes Unidas sobre Envelhecimento de 2002.

1. Envelhecimento Global: Um Triunfo e um Desafio O envelhecimento da populao , antes de tudo, uma estria de sucesso para as polticas de sade pblica, assim como para o desenvolvimento social e econmico. ... Gro Harlem Brundtland, Diretor-Geral, OMS, 1999

O envelhecimento da populao um dos maiores triunfos da humanidade. tambm um dos nossos maiores desafios. Ao entrarmos no sculo XXI, o envelhecimento global causar um aumento das demandas sociais e econmicas em todo o mundo. No entanto, as pessoas da 3a idade so, geralmente, ignoradas como recurso quando, na verdade, constituem recurso importante para a estrutura das nossas sociedades. A Organizao Mundial da Sade argumenta que os pases podem custear o envelhecimento se os governos, as organizaes internacionais e a sociedade civil implementarem polticas e programas de envelhecimento ativo que melhorem a sade, a participao e a segurana dos cidados e cidads mais velhos. A hora de planejar e agir agora.

Em todos os pases, e especialmente nos pases em desenvolvimento, medidas para ajudar pessoas mais velhas a manterem-se saudveis e ativas so uma necessidade, no um luxo.

As polticas e programas a que nos referimos acima devem ser baseados nos direitos, necessidades, preferncias e habilidades das pessoas mais velhas. Devem incluir, tambm, uma perspectiva de curso de vida que reconhea a importante influncia das experincias de vida para a maneira como os indivduos envelhecem. A Revoluo Demogrfica Em todo o mundo, a proporo de pessoas com 60 anos ou mais est crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etria. Entre 1970 e 2025, espera-se um crescimento de 223 por cento, ou em torno de 694 milhes, no nmero de pessoas mais 7

velhas. Em 2025, existir um total de aproximadamente 1,2 bilhes de pessoas com mais de 60 anos. At 2050 haver 2 bilhes, sendo 80 por cento nos pases em desenvolvimento. A composio etria de um pas a quantidade proporcional de crianas, jovens, adultos e idosos um elemento importante a ser considerado pelos governantes. O envelhecimento de uma populao relaciona-se com um declnio no nmero de crianas e jovens e aumento na proporo de pessoas com 60 anos ou mais. medida que as populaes envelhecem, a pirmide populacional triangular de 2002 ser substituda por uma estrutura mais cilndrica em 2025 (ver figura 1). Uma reduo nas taxas de fertilidade e um aumento da longevidade asseguraro o contnuo agrisalhamento da populao mundial, apesar da diminuio da expectativa de vida em alguns pases da frica (devido AIDS) e em alguns Estados recmindependentes (devido ao aumento do nmero de mortes causadas por doenas cardiovasculares e pela violncia). Quedas abruptas das taxas de fertilidade esto sendo observadas em todo o mundo. H estimativas de que at 2025, 120 pases tero alcanado taxas de fertilidade total abaixo do nvel de reposio (mdia de fertilidade de 2,1 crianas por mulher ), um aumento substancial se comparado com 1975, quando somente 22 pases possuam uma taxa de fertilidade total menor ou igual ao nvel de reposio. O nmero atual de 70 pases. At agora, o envelhecimento da populao tem sido largamente associado s regies mais desenvolvidas do mundo. Por exemplo, dos dez pases que possuem mais de 10 milhes de habitantes e onde o nmero de idosos maior do que o nmero de pessoas nas outras faixas etrias, nove esto na Europa (ver tabela 1). Espera-se pouca mudana no ranking at 2025, quando indivduos com 60 anos ou mais constituiro aproximadamente 1/3 da populao de pases como Japo, Alemanha e Itlia, seguidos de perto por outros pases europeus (ver tabela 1).

Figura 1 . Pirmide da populao global em 2002 e em 2025 Faixa etria masculino feminino

Populao em milhes

fonte:

Enquanto a proporo de crianas e pessoas jovens diminui e a proporo de pessoas com 60 anos de idade ou mais aumenta, a pirmide triangular da populao de 2002 ser substituda por uma estrutura mais cilndrica em 2025. Tabela 1. Pases com mais de 10 milhes de habitantes (em 2002) e com maior proporo de pessoas acima de 60 anos 2002 2025 Itlia 24.5% Japo 35.1% Japo 24.3% Itlia 34.0% Alemanha 24.0% Alemanha 33.2% Grcia 23.9% Grcia 31.6% Blgica 22.3% Espanha 31.4% Espanha 22.1% Blgica 31.2% Portugal 21.1% Reino Unido 29.4% Reino Unido 20.8% Pases Baixos 29.4% Ucrnia 20.7% Frana 28.7% Frana 20.5% Canad 27.9% Fonte: Naes Unidas, 2001. Conhece-se pouco, porm, sobre a velocidade e a importncia do envelhecimento da populao em regies menos desenvolvidas. A maioria das pessoas da 3a idade em

torno de 70% vive em pases em desenvolvimento (ver tabela 2). Estes nmeros continuaro a crescer em um ritmo rpido. Em todos os pases, especialmente nos desenvolvidos, a populao mais velha est envelhecendo tambm. Atualmente, o nmero de pessoas com mais de 80 anos de 69 milhes, e a maioria vive em regies mais desenvolvidas. Embora as pessoas de acima de 80 anos constituam, aproximadamente, 1 por cento da populao mundial e 3 por cento da populao em regies desenvolvidas, esta faixa etria o segmento da populao que cresce mais rapidamente.

Tabela 2. Nmero absoluto de pessoas (em milhes) acima de 60 anos de idade em pases com populao total acima de 100 milhes (em 2002) 2002 2025 China 134.2 China 287.5 ndia 81.0 ndia 168.5 Estados Unidos da Amrica 46.9 Estados Unidos da Amrica 86.1 Federao Russa 26.2 Indonsia 35.0 Indonsia 17.1 Brasil 33.4 Brasil 14.1 Federao Russa 32.7 Paquisto 8.6 Paquisto 18.3 Mxico 7.3 Bangladesh 17.7 Bangladesh 7.2 Mxico 17.6 Nigria 5.7 Nigria 11.4 Fonte: Naes Unidas, 2001. Nos pases desenvolvidos e, tambm, nos pases em desenvolvimento, existe a preocupao com o fato de o envelhecimento da populao, possivelmente, no permitir que uma fora de trabalho em reduo ser capaz de manter aquela parte da populao tradicionalmente considerada dependente (ou seja, crianas e idosos). A proporo de dependncia na 3a idade (isto , o total da populao com 60 anos ou mais dividido pelo total da populao entre 15 e 60 anos ver tabela 3) um dado essencial para economistas e aturios que fazem previses quanto s implicaes financeiras das polticas de aposentadorias e penses. Contudo, este dado bastante til para aqueles que se preocupam com o planejamento e a administrao dos servios de assistncia. A proporo de dependncia na 3a idade est mudando rapidamente em todo o mundo. No Japo, por exemplo, existem 39 pessoas acima de 60 anos para cada 100 pessoas entre 15 e 60 anos atualmente. Em 2025 este nmero 10 aumentar para 66.

Ainda assim, a maioria das pessoas mais velhas em todos os pases continuam a representar um recurso vital para suas famlias e comunidades. Muitas dessas pessoas continuam a trabalhar tanto no mercado formal de trabalho quanto no informal. Por essa razo, a proporo de dependncia de uso limitado como indicador para as necessidades de uma populao. Para refletir a dependncia precisamente, so necessrios ndices mais sofisticados que a falsa classificao de pessoas que continuam plenamente capazes e independentes. Ao mesmo tempo, polticas e programas de envelhecimento ativo so necessrios para permitir que as pessoas continuem a trabalhar de acordo com suas capacidades e preferncias medida que envelhecem, e para prevenir e retardar incapacidades e doenas crnicas que so caras para os indivduos, para as famlias e para os sistemas de sade. Este tpico ser discutido mais adiante na seo sobre trabalho (pgina 41), em Desafio 2: O Aumento do Risco da Incapacidade (pgina 46) e em Desafio 6: A Economia de Uma Populao em Processo de Envelhecimento (pgina 58).

Tabela 3. Proporo de dependncia na 3a idade em pases/regies selecionados 2002 2025 Japo 0.39 Japo 0.66 Amrica do Norte 0.26 Amrica do Norte 0.44 Unio Europia 0.36 Unio Europia 0.56 Fonte: Naes Unidas, 2001. Envelhecimento Rpido da Populao nos Pases em Desenvolvimento Em 2002, quase 400 milhes de pessoas com 60 anos ou mais viviam no mundo em desenvolvimento. At 2025, este nmero ter aumentado para aproximadamente 840 milhes, representando 70 por cento das pessoas na 3 a idade em todo o mundo (ver figura 2). Em termos de regies, mais da metade da populao de pessoas mais velhas vive na sia. Nas prximas duas dcadas, este percentual da sia aumentar ainda

11

mais, enquanto a participao da Europa na populao mundial mais velha diminuir (ver figura 3).

Figura 2 . O nmero de pessoas acima de 60 anos de idade em regies subdesenvolvidas e nas mais desenvolvidas, 1970, 2000 e 2025 milhes

RSD: Regies subdesenvolvidas RMD: Regies mais desenvolvidas

mundo

RSD

RMD fonte:

Figura 3 . Distribuio da populao mundial acima de 60 anos de idade por regio, 2002 e 2025

AmN AmLC AmLC

AmN

EUROPA

EUROPA

12

Comparado ao mundo desenvolvido, o desenvolvimento scio-econmico dos pases AmN: Amrica do Norte em
AmLC: Amrica Latina e Caribe fonte:

desenvolvimento no tem acompanhado o ritmo do rpido envelhecimento da populao. Por exemplo, enquanto a Frana levou 115 anos para dobrar a proporo de pessoas mais velhas de 7 para 14 por cento, a China levar somente 27 anos para atingir o mesmo aumento. Na maior parte do mundo desenvolvido, o envelhecimento da populao foi um processo gradual, acompanhado de um crescimento scio-econmico constante durante muitas dcadas e geraes. Nos pases em desenvolvimento este processo de envelhecimento est sendo reduzido h duas ou trs dcadas. Assim, enquanto os pases desenvolvidos tornaram-se ricos antes de envelhecerem, os pases em desenvolvimento esto envelhecendo antes de obterem um aumento substancial em sua riqueza (Kalache e Keller, 2000). O rpido envelhecimento nos pases em desenvolvimento acompanhado por mudanas dramticas nas estruturas e nos papis da famlia, assim como nos padres de trabalho e na migrao. A urbanizao, a migrao de jovens para cidades procura de trabalho, famlias menores, e mais mulheres tornando-se fora de trabalho formal significam que menos pessoas esto disponveis para cuidar de pessoas mais velhas quando necessrio.

2. Envelhecimento Ativo: O conceito e o fundamento Se queremos que o envelhecimento seja uma experincia positiva, uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidades contnuas para a sade, a participao e a segurana. A Organizao Mundial de Sade tem adotado o termo envelhecimento ativo para expressar o processo de conquista dessa viso. 13

O que Envelhecimento Ativo? Envelhecimento ativo o processo de otimizao das oportunidades para a sade, a participao e a segurana, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida medida que as pessoas envelhecem. O envelhecimento ativo aplica-se tanto a indivduos quanto a grupos populacionais. Ele permite que as pessoas percebam o seu potencial para o bem-estar fsico, social e mental ao longo do curso da vida, e permite que essas pessoas participem da sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e capacidade, protegendo-as e providenciando segurana e cuidados quando necessrios. A palavra ativo refere-se participao contnua nas questes sociais, econmicas, culturais, espirituais e civis, e no somente capacidade de estar fisicamente ativo ou de fazer parte da fora de trabalho. As pessoas mais velhas que se aposentam e aquelas que apresentam alguma doena ou vivem com alguma necessidade especial podem continuar a contribuir ativamente para seus familiares, companheiros, comunidades e naes. O objetivo do envelhecimento ativo aumentar a expectativa de uma vida saudvel e a qualidade de vida para todas as pessoas que esto envelhecendo, inclusive as que so frgeis, incapacitadas fisicamente, e que requerem cuidados. O termo sade refere-se ao bem-estar fsico, mental e social, como definido pela Organizao Mundial de Sade. Por isto, em um projeto de envelhecimento ativo, polticas e programas que promovam sade mental e relaes sociais so to importantes quanto aqueles que melhorem as condies fsicas de sade. Manter a autonomia e a independncia durante o processo de envelhecimento um objetivo chave para indivduos e governantes (veja quadro de definies). Alm disto, o envelhecimento ocorre dentro de um contexto que envolve outras pessoas amigos, colegas de trabalho, vizinhos e membros da famlia. Esta a razo pela qual interdependncia e solidariedade entre geraes (uma via de mo-dupla, com indivduos jovens e velhos, onde se d e se recebe) so princpios relevantes para o envelhecimento ativo. A criana de ontem o adulto de hoje e o av ou av de amanh. A qualidade de vida que as pessoas tero quando avs depende no s dos riscos e oportunidades que 14

experimentam durante a vida, mas tambm da maneira como as geraes posteriores oferecero ajuda e apoio.

Alguns conceitos importantes Autonomia a habilidade de controlar, tomar e arcar com decises pessoais sobre como se deve viver diariamente, de acordo com suas prprias regras e preferncias. Independncia geralmente entendida como a habilidade de executar funes relacionadas vida diria isto , a capacidade de viver independentemente na comunidade com alguma ou nenhuma ajuda de outros. Qualidade de vida a percepo que o indivduo tem de sua posio na vida dentro do contexto de sua cultura e do sistema de valores de onde vive, e em relao a seus objetivos, expectativas, padres e preocupaes. um conceito muito amplo, que incorpora de uma maneira complexa a sade fsica de uma pessoa, seu estado psicolgico, seu nvel de dependncia, suas relaes sociais, suas crenas e relao com caractersticas proeminentes no ambiente (OMS, 1994). medida que um indivduo envelhece, sua qualidade de vida fortemente determinada por sua habilidade de manter a autonomia e a independncia. Expectativa de vida saudvel uma expresso geralmente usada como sinnimo de expectativa de vida sem incapacidades fsicas. Enquanto a expectativa de vida ao nascer permanece uma medida importante do envelhecimento da populao, o tempo de vida que as pessoas podem esperar viver sem precisar de cuidados especiais extremamente importante para uma populao em processo de envelhecimento. Com a exceo da autonomia, sabidamente difcil de mensurar, todos os conceitos acima foram elaborados atravs de tentativas de medir o grau de dificuldade que uma pessoa mais velha tem ao executar atividades relacionadas a sua vida diria (AVDs) e atividades instrumentais da vida diria (AIVDs). AVDs incluem, por exemplo, tomar banho, comer, usar o banheiro e andar pelos cmodos da casa. AIVDs incluem atividades como fazer compras, realizar trabalhos domsticos e preparar refeies. Recentemente, algumas medidas de qualidade de vida relacionadas sade validadas e mais gerais tm sido desenvolvidas. Essas medidas precisam ser compartilhadas e adaptadas para o uso em diversos cenrios e culturas. O termo envelhecimento ativo foi adotado pela Organizao Mundial de Sade no final dos anos 90. Ele procura transmitir uma mensagem mais abrangente do que envelhecimento saudvel, e reconhecer, alm dos cuidados com a sade, outros fatores que afetam o modo como os indivduos e as populaes envelhecem (Katache e Kickbush, 1997). A abordagem do envelhecimento ativo baseada no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas e nos princpios de independncia, participao, 15

dignidade, assistncia e auto-realizao estabelecidos pela Organizao das Naes Unidas. Com esta abordagem, o planejamento estratgico deixa de ter um enfoque baseado nas necessidades (que considera as pessoas mais velhas alvos passivos) e passa ter um enfoque baseado nos direitos, o que permite o reconhecimento dos direitos dos mais velhos igualdade de oportunidades e tratamento em todos os aspectos da vida medida que envelhecem. Esta abordagem apia a responsabilidade dos mais velhos no exerccio de sua participao nos processos polticos e nos outros aspectos da vida em comunidade. Uma Abordagem de Curso de Vida para o Envelhecimento Ativo A perspectiva de curso de vida para o envelhecimento ativo reconhece que os mais velhos no constituem um grupo homogneo e que a diversidade entre os indivduos tende a aumentar com a idade. Intervenes que criam ambientes de apoio e promovem opes saudveis so importantes em todos os estgios da vida (ver figura 4). Conforme os indivduos envelhecem, doenas no-transmissveis (DNTs) transformamse nas principais causas de morbidez, deficincias e mortalidade em todas as regies do mundo, inclusive nos pases desenvolvidos, como mostram as figuras 5 e 6. DNTs, que so tpicas da 3a idade, so caras para os indivduos, para as famlias e para o Estado. Mas muitas DNTs podem ser evitadas, ou pelo menos adiadas. No conseguir prevenir ou controlar as DNTs apropriadamente resultar em enormes custos humanos e sociais que absorvero uma quantidade desproporcional de recursos que poderiam ter sido destinados a problemas de sade de outras faixas etrias.

CAP ACI Figura 4 . Mantendo a capacidade funcional durante o curso de vida DAD E FUN CIO VIDA JUVENIL NAL crescimento e desenvolvimento VIDA ADULTA mantendo o mais alto nvel da funo possvel VELHICE mantendo a independncia e prevenindo a deficincia

alcance da funo nos indivduos

16

Limiar da deficincia*

Reabilitao e verificando a qualidade de vida IDADE fonte:

* Mudanas no ambiente podem diminuir o limiar da deficincia e, com isso, reduzir o nmero de pessoas com incapacidades em uma comunidade. A capacidade funcional (como capacidade ventilatria, vigor muscular e volume de produo cardiovascular) aumenta durante a infncia e atinge seu mximo nos primeiros anos da vida adulta, entrando em declnio em seguida. A velocidade do declnio, no entanto, largamente determinada por fatores relacionados ao estilo de vida na vida adulta como, por exemplo, fumo, consumo de lcool, nvel de atividade fsica e dieta alimentar assim como por fatores externos e ambientais. O declnio pode ser to acentuado que pode resultar em uma deficincia prematura. Contudo, a acelerao no declnio pode sofrer influncias e pode ser reversvel em qualquer idade atravs de medidas individuais e pblicas.

Figura 5 . Principais causas de morte, em ambos os sexos, 1998, em pases de baixa e mdia renda, por idade

anos

anos

anos

anos

anos

Condies no transmissveis

17

Leses Doenas transmissveis, condies materna e perinatal e deficincias nutricionais fonte:

Figura 6 . Principais casos do fardo das doenas, em ambos os sexos, 1998, em pases de baixa e mdia renda, por idade

anos

anos

anos

anos

anos

Condies no transmissveis leses Doenas transmissveis, condies materna e perinatal e deficincias nutricionais fonte:

Principais doenas crnicas que afetam os mais velhos em todo o mundo

Doenas cardiovasculares (tais como doena coronariana) Hipertenso Derrame Diabetes Cncer Doena pulmonar obstrutiva crnica Condies msculo-esquelticas (como artrite e osteoporose) Condies de sade mental (demncia e depresso, majoritariamente) Cegueira e diminuio da viso 18

Nota: As causas de deficincias na 3a idade so semelhantes para homens e mulheres, embora as mulheres estejam mais propensas a apresentar problemas msculoesquelticos. Fonte: OMS, 1998a Nos primeiros anos de vida, doenas transmissveis, doenas maternas e perinatais e deficincias nutricionais so as causas principais de morte e enfermidades. No final da infncia, na adolescncia e no incio da vida adulta, leses e doenas no-transmissveis comeam a assumir um papel muito maior. J a partir dos 45 anos de idade, as doenas no-transmissveis so responsveis pela grande maioria das mortes e enfermidades (ver figuras 5 e 6). Pesquisas tm demonstrado que as origens do risco de doenas crnicas, como diabetes e doenas do corao, comeam na infncia ou at mesmo antes. E este risco subseqentemente definido e modificado por fatores como status scioeconmico e experincias ao longo da vida. Alm disso, o risco de desenvolver DNTs continua a aumentar conforme as pessoas envelhecem. Porm, o que relativamente aumenta o risco de desenvolvimento de DNTs nas idades mais avanadas o uso de tabaco, a falta de atividade fsica, dietas alimentares inadequadas, entre outros fatores de risco da vida adulta (veja figura 7). Por esta razo, importante chamar a ateno para os riscos de doenas no-transmissveis durante toda a vida, desde os primeiros at os ltimos anos. Polticas e Programas de Envelhecimento Ativo Uma abordagem de envelhecimento ativo para o desenvolvimento de polticas e programas tem o potencial de dirigir-se a muitos dos desafios inerentes ao envelhecimento individual e populacional. Quando polticas sociais de sade, de mercado de trabalho, de emprego e de educao apoiarem o envelhecimento ativo, teremos muito provavelmente: menos mortes prematuras em estgios da vida altamente produtivos

menos deficincias associadas a doenas crnicas na 3a idade

mais pessoas aproveitando uma melhor qualidade de vida medida que envelhecem 19

mais pessoas participando ativamente, conforme envelhecem, de aspectos sociais, culturais, econmicos e polticos da sociedade, em atividades remuneradas ou no na vida domstica, familiar e comunitria menos gastos com tratamentos mdicos e servios de assistncia mdica. Programas e polticas de envelhecimento ativo reconhecem a necessidade de incentivar e equilibrar responsabilidade pessoal (cuidado consigo mesmo), ambientes amistosos para a faixa etria e solidariedade entre geraes. As famlias e os indivduos precisam se planejar e se preparar para a velhice, e precisam se esforar pessoalmente para adotar uma postura de prticas saudveis em todas as fases da vida. Ao mesmo tempo, necessrio que os ambientes de apoio faam com que as opes saudveis sejam as mais fceis. Existem boas razes econmicas para se implementar programas e polticas que promovam o envelhecimento ativo, em termos de aumento de participao e reduo de custos com cuidados. As pessoas que se mantm saudveis conforme envelhecem enfrentam menos problemas para continuar a trabalhar. Atualmente, a tendncia para se aposentar cedo em pases industrializados , em grande parte, o resultado de polticas que tm incentivado a aposentadoria antecipada. Mas, medida que as populaes envelhecem, existiro mais presses para que as polticas pblicas (como a mencionada acima) mudem especialmente se mais e mais indivduos atingirem a 3a idade gozando de boa sade, ou seja, ainda aptos para o trabalho. Isto ajudaria a compensar os crescentes custos com penses e aposentadorias, assim como os custos com assistncia
DES ENV OLVI MEN TO da s DNT s

mdica e social. Em relao aos crescentes gastos pblicos com assistncia mdica, alguns dados disponveis indicam que a velhice em si no est associada ao aumento das despesas mdicas. O que encarece os gastos so as deficincias e a sade precria freqentemente associados velhice. Se as pessoas envelhecerem com uma sade melhor, as despesas mdicas, provavelmente, no aumentaro to rapidamente.

Figura 7 . mbito da preveno de doenas no transmissveis, uma abordagem do curso de vida

20

Vida Fetal CSE; Condi o nutriciona l materna e peso ao nascer

Infncia

Adolescncia obesidade falta de AF cigarro

Vida Adulta Fatores de riscos comportamental e biolgicos estabelecidos na vida adulta

CSE taxa de doena e de crescimento

alto

Risco acumulado (extenso)

baixo

IDADE CSE: Condio Scio-Econmica AF: Atividade Fsica fonte:

Os legisladores precisam prestar ateno ao panorama completo e considerar a economia alcanada com as quedas nas taxas de deficincias. Nos Estados Unidos, por exemplo, tais quedas podem diminuir as despesas mdicas em aproximadamente 20 por cento nos prximos 50 anos (Cutler, 2001). Entre 1982 e 1994, nos Estados Unidos, somente a economia nos gastos com clnicas de repouso ultrapassou 17 bilhes de dlares (Singer e Manton, 1998). Alm disso, se um nmero maior de pessoas mais velhas saudveis aumenta sua participao na fora de trabalho (seja atravs de empregos em horrio integral ou em meio-expediente), sua contribuio para as receitas pblicas tambm aumenta. Por fim, , freqentemente, menos dispendioso prevenir a doena do que trat-la. Por exemplo, estimou-se que para cada um dlar investido em medidas para encorajar a atividade fsica moderada houve uma economia de 3,2 dlares em despesas mdicas (Centro para Controle das Doenas dos Estados Unidos, 1999).

21

3. Fatores Determinantes do Envelhecimento Ativo: Compreendendo as evidncias O envelhecimento ativo depende de uma diversidade de fatores determinantes que rodeiam indivduos, famlias e naes. A compreenso destes fatores permitir ento a criao de polticas e programas que obtenham xito nessa rea. A seo que se segue resume o nosso conhecimento sobre como os amplos fatores determinantes da sade atuam no processo de envelhecimento. Estes determinantes se

22

aplicam sade de pessoas de todas as idades, apesar da nossa nfase ser a sade e a qualidade de vida dos idosos. A essa altura, no possvel atribuir uma causa direta a qualquer um dos fatores determinantes; entretanto, nosso conhecimento sobre a sade sugere que todos estes fatores (e a interao entre eles) so bons indcios de como indivduos e populaes envelhecem. Mais pesquisas so necessrias para esclarecer e detalhar o papel de cada fator determinante, assim como da interao entre eles, no processo de envelhecimento ativo. Tambm nos necessrio entender melhor os caminhos que explicam como estes amplos fatores determinantes de fato afetam a sade e o bem estar. Alm disto, til considerar a influncia dos fatores determinantes durante o curso de vida, a fim de se tirar proveito das transies e janelas de oportunidade para estimular a sade, participao e segurana nos seus diferentes estgios. Por exemplo, h evidncias de que o incentivo e relacionamentos seguros na infncia influenciam a capacidade individual de aprendizagem e de convvio em sociedade durante todos os estgios posteriores da vida. O emprego, que um fator determinante por toda a vida adulta, tem grande influncia sobre a preparao, sob o aspecto financeiro, do indivduo para a velhice. O acesso a tratamentos de alta qualidade e de longo prazo dignos particularmente importante nos anos mais avanados. Freqentemente, tal como quando expostos poluio, os jovens e os idosos so os grupos populacionais mais vulnerveis.

Figura 8 . Os determinantes do Envelhecimento Ativo

Gnero Determinantes Econmicos Servios sociais e de sade

ENVELHECIMENTO ATIVO

Determinantes comportamentais

23

Determinantes Sociais Determinantes pessoais

Ambiente Fsico Cultura

Fatores Determinantes Transversais: Cultura e Gnero A cultura um fator determinante transversal dentro do esquema para a compreenso do envelhecimento ativo. A cultura, que abrange todos os indivduos e populaes, formula o modo como ns envelhecemos pois influencia todos os outros fatores determinantes do envelhecimento ativo.

Valores culturais e tradies determinam, numa larga escala, como uma sociedade encara as pessoas idosas e o processo de envelhecimento. Freqentemente, quando sociedades atribuem sintomas de doena ao processo de envelhecimento, elas, provavelmente, no garantiro preveno, diagnstico rpido ou servios de tratamento apropriados. A cultura um fator chave para que a convivncia com as geraes mais novas na mesma residncia seja ou no o estilo de vida preferido. Por exemplo, em muitos pases asiticos a regra cultural a valorizao de famlias ampliadas e a vida em conjunto em lares com vrias geraes da mesma famlia. Fatores culturais tambm influenciam a busca de comportamentos mais saudveis. Por exemplo, atitudes relacionadas ao fumo esto mudando, gradativamente, em vrios pases. H uma enorme diversidade e complexidade cultural dentro de pases e entre regies e pases do mundo. Por exemplo, etnias diferentes trazem uma variedade de valores, atitudes e tradies para a cultura dominante de um pas. Polticas e programas precisam respeitar culturas e tradies assim como desmistificar esteretipos ultrapassados e informaes falsas. Alm disto, h valores universais que transcendem a cultura, tais como a tica e os direitos humanos. O gnero uma lente atravs da qual considera-se a adequao de vrias opes polticas e o efeito destas sobre o bem estar de homens e mulheres. 24

Em muitas sociedades, mulheres jovens e adultas tm status social inferior e acesso mais restrito a alimentos nutritivos, educao, trabalho significativo e servios de sade. O papel tradicional das mulheres como responsveis pelos cuidados com a famlia tambm pode contribuir para um aumento da pobreza e de problemas de sade quando elas ficam mais velhas. Algumas mulheres so foradas a largar o trabalho remunerado para assumirem os cuidados com a famlia. Outras nunca tm acesso ao trabalho remunerado, j que cuidam de filhos, pais idosos e netos em tempo integral. Por outro lado, homens jovens e adultos esto mais freqentemente sujeitos a ferimentos debilitadores ou morte em funo de violncia, ocupaes de risco e suicdio. Eles tambm assumem comportamentos mais arriscados tais como fumar, consumir bebidas alcolicas e drogas e se expor desnecessariamente ao risco de leses.

Fatores Determinantes Relacionados Sade e a Sistemas de Servio Social

Para promover o envelhecimento ativo, os sistemas de sade necessitam ter uma perspectiva de curso de vida que vise promoo da sade, preveno de doenas e acesso eqitativo a cuidados primrios de qualidade e a tratamentos de longo prazo.

Servios sociais e de sade precisam estar integrados, coordenados e acessveis. No pode haver discriminao de idade na proviso de servios e os provedores destes devem, obrigatoriamente, tratar as pessoas de todas as idades com dignidade e respeito.

Promoo da Sade e Preveno de Doenas

Promoo da sade o processo que possibilita s pessoas controlarem sua sade e melhor-la. A preveno de doenas abrange a preveno e o controle das condies que so particularmente comuns aos indivduos medida em que eles envelhecem: doenas no-transmissveis e leses. A preveno pode ser: primria (absteno do uso do tabaco); secundria (diagnstico precoce, atravs de exames minuciosos, de

25

doenas crnicas); ou ainda, terciria (tratamento clnico de doenas). Todas contribuem para reduzir o risco de deficincias. Estratgias de preveno de doenas que podem ser igualmente direcionadas a doenas infecciosas poupam gastos em qualquer idade. Por exemplo, a vacinao de idosos contra gripe proporciona uma economia de 30 a 60 dlares em tratamento por cada dlar gasto em vacinas (Departamento Norte-Americano de Sade e Servios Humanos, 1999). Servios Curativos Apesar de grandes esforos na promoo da sade e preveno de doenas, as pessoas esto sob um risco cada vez maior de desenvolver doenas conforme elas envelhecem. Por esta razo, servios curativos tornam-se indispensveis. Como a grande maioria da populao idosa de qualquer pas vive em comunidades, a maior parte dos servios curativos deve ser oferecida pelo setor de primrio. Este setor melhor equipado e mantm relaes com os setores secundrio e tercirio, nos quais os tratamentos mais agudos e emergenciais so oferecidos. Fundamentalmente, a alterao nos padres das doenas para doenas crnicas requer uma mudana no modelo ache e conserte para um sistema amplo, coordenado e contnuo de cuidados. Esta mudana provocar uma reorientao dos sistemas de sade que encontram-se atualmente calcados na prtica do tratamento de experincias agudas e episdicas de doenas. Os modelos de servio de sade atuais, baseados nos cuidados s emergncias, so inadequados para responder s necessidades de populaes que esto envelhecendo rapidamente (OMS, 2001). medida que a populao envelhece, a demanda por medicamentos que retardem e tratem doenas crnicas, aliviem a dor e melhorem a qualidade de vida ir continuar a aumentar. Esta situao demanda um esforo renovado para garantir o acesso aos medicamentos essenciais e seguros e para assegurar a utilizao adequada e barata de drogas novas e atuais. A parceria neste esforo precisa incluir governos, profissionais da sade, indstria farmacutica, terapeutas tradicionais, empresas e organizaes que representam os idosos. Tratamento a longo prazo 26

O tratamento a longo prazo definido pela OMS como o sistema de atividades empreendidas por acompanhantes informais (famlia, amigos e/ou vizinhos) e/ou profissionais (de servios sociais e de sade) a uma pessoa no plenamente capaz de se cuidar, para que esta tenha a maior qualidade de vida possvel, de acordo com as suas preferncias individuais, com o maior nvel de independncia, autonomia, participao, satisfao pessoal e dignidade humana (OMS, 2000b). Portanto, o tratamento a longo prazo abrange sistemas de apoio informais e formais. Os ltimos podem incluir uma ampla variedade de servios comunitrios (sade pblica, cuidados bsicos, tratamento domiciliar, servios de reabilitao e tratamento paliativo) assim como tratamento institucional em asilos e hospitais para doentes terminais e, ainda, tratamentos que estacionem ou revertem o curso da doena e da deficincia. Servios de Sade Mental Os servios de sade mental, que desempenham um papel crucial no envelhecimento ativo, deveriam ser uma parte integral do tratamento a longo prazo. Uma ateno especial precisa ser dada aos sub-diagnsticos de doena mental (especialmente depresso) e s taxas de suicdio entre os idosos (OMS, 2001 a). Fatores Comportamentais Determinantes

A adoo de estilos de vida saudveis e a participao ativa no cuidado da prpria sade so importantes em todos os estgios da vida. Um dos mitos do envelhecimento que se torna tarde demais para se adotar tais estilos nos ltimos anos de vida. Pelo contrrio, o envolvimento em atividades fsicas adequadas, alimentao saudvel, a abstinncia do fumo e do lcool e fazer uso de medicamentos sabiamente pode prevenir doenas e o declnio funcional, estender a longevidade e aumentar a qualidade de vida do indivduo. Uso do Tabaco

Fumar o fator de risco de DNTs mais importante e modificvel para jovens e idosos e a causa de morte prematura mais evitvel. Fumar no s aumenta o risco de doenas

27

como o cncer de pulmo, mas tambm est negativamente relacionado a fatores que podem levar a importantes perdas da capacidade funcional. Por exemplo, fumar acelera a taxa de declnio de densidade dos ossos, a fora muscular e a funo respiratria. Pesquisas sobre os efeitos do fumo revelaram que este no apenas um fator de risco para um extenso e cada vez maior nmero de doenas, mas tambm que os efeitos do seu uso so cumulativos e de longa durao. O risco de contrair ao menos uma das doenas associadas ao fumo aumenta com a durao e a quantidade da exposio. Uma mensagem crucial para a juventude seria: se voc quer envelhecer, no fume. Alm disso, se voc quer envelhecer e aumentar as suas chances de envelhecer bem, novamente, no fume. Os benefcios de parar de fumar tm um alcance amplo e se aplicam a todas as faixas etrias. Por exemplo, o risco de derrames decresce aps dois anos de abstinncia do uso do cigarro, e aps cinco anos, o risco se torna igual ao dos indivduos que nunca fumaram. Para outras doenas, como, por exemplo, o cncer de pulmo e a doena crnica pulmonar obstrutiva, parar de fumar faz diminuir o risco, mas vagarosamente. Assim, a exposio atual no um bom indicador dos riscos presentes e futuros, e a exposio do passado deve ser levada em conta tambm; os efeitos do fumo so cumulativos e de longo prazo (Doll, 1999).

Fumar pode interferir no efeito de medicamentos essenciais. A exposio passiva fumaa pode ter um efeito negativo na sade de pessoas idosas, especialmente se elas sofrem de asma ou outros problemas respiratrios. A maioria dos fumantes comea quando jovens e fica rapidamente viciada a nicotina do tabaco. Assim, os esforos para evitar que crianas e jovens comecem a fumar devem ser uma estratgia bsica no controle do tabaco. Ao mesmo tempo, importante reduzir a demanda por tabaco entre adultos (atravs de aes amplas tais como a taxao e restries na propaganda) e ajudar os adultos de todas as idades a pararem de fumar. Estudos tm demonstrado que o controle do tabaco altamente lucrativo em pases de renda mdia e baixa. Na China, por exemplo, estimativas conservadoras sugerem que um aumento de 10 por cento nas taxas sobre o tabaco iria reduzir o consumo em 5 por

28

cento e aumentar o rendimento em 5 por cento. Este aumento de receita seria suficiente para financiar um pacote de servios essenciais para 1/3 dos cidados mais pobres da China (Banco Mundial, 1999). Atividade Fsica A participao em atividades fsicas regulares e moderadas pode retardar declnios funcionais. Pode reduzir o incio de doenas crnicas tanto em idosos saudveis como nos doentes crnicos. Por exemplo, uma atividade fsica regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardacos em 20 e 25 por cento entre pessoas com doena do corao diagnosticada (Merz and Forrester, 1997). Tambm pode reduzir substancialmente a gravidade de deficincias associadas doena cardaca e outras doenas crnicas (U.S Preventive Services Task Force, 1996). Uma vida ativa melhora a sade mental e freqentemente promove contatos sociais. A atividade pode ajudar pessoas idosas a ficarem to independentes quanto possvel por um longo perodo de tempo. Tambm pode reduzir o risco de quedas. Por isso h benefcios economicamente importantes quando os idosos so fisicamente ativos. Custos mdicos so substancialmente menores para pessoas idosas ativas (OMS, 1998).

Apesar de todos esses benefcios, uma grande proporo de idosos na maioria dos pases leva uma vida sedentria. Populaes com baixa renda, minorias tnicas e pessoas idosas com deficincias so freqentemente inativos. Polticas e programas deveriam estimular pessoas inativas a tornarem-se mais ativas medida que envelhecem, garantindo-lhes oportunidades. particularmente importante providenciar reas seguras para caminhadas e apoiar atividades comunitrias culturalmente apropriadas que estimulem a atividade fsica e que sejam organizadas e lideradas pelos prprios idosos. O conselho de profissionais orientando o idoso para a participao gradativa nestas atividades e programas de reabilitao fsica que ajudem as pessoas idosas a se recuperarem de problemas de mobilidade so eficientes e rentveis. Nos pases menos desenvolvidos, o problema contrrio pode ocorrer. Nestes pases, os indivduos freqentemente executam trabalhos fsicos rduos e afazeres que podem acelerar deficincias, causar leses, e agravar problemas anteriores, especialmente medida que se aproximam da 3a idade. Estas tarefas podem incluir responsabilidades 29

pesadas nos cuidados a parentes doentes e terminais. Esforos na promoo da sade nestas reas deveriam enfatizar a proviso de auxlio nas tarefas rduas e repetitivas, e ajustes em movimentos fsicos perigosos no trabalho que possam diminuir a dor e leses. Idosos que praticam regularmente atividades fsicas vigorosas precisam de oportunidades para o descanso e a recreao. Alimentao Saudvel Os problemas de alimentao em todas as idades incluem tanto a subnutrio (mais freqente, mas no exclusivamente, nos pases menos desenvolvidos) como o consumo excessivo de energia. Entre pessoas idosas a m nutrio pode ser causada pelo acesso limitado a alimentos, dificuldades scio econmicas, falta de informao e conhecimento sobre nutrio, escolhas erradas de alimentos (comidas gordurosa, por exemplo) doenas e uso de medicamentos, perda de dentes, isolamento social, deficincias cognitivas ou fsicas que inibem a capacidade de comprar comida e prepar-la, situaes de emergncia e falta de atividade fsica. O consumo excessivo de energia aumenta muito o risco de obesidade, doenas crnicas e deficincias durante o processo de envelhecimento.

Dietas ricas em gordura (saturada) e sal, pobres em frutas e legumes/verduras e que suprem uma quantidade insuficiente de fibras e vitaminas, combinadas ao sedentarismo so os maiores fatores de risco de problemas crnicos como diabetes, doena cardiovascular, presso alta, obesidade, artrite e alguns tipos de cncer. Clcio e vitamina D em quantidades insuficientes esto associados a perda na

densidade dos ossos durante a velhice, e conseqentemente, no aumento da dor, custos e fraturas debilitadoras, especialmente em mulheres idosas. Em populaes com um alto ndice de fraturas, os riscos podem diminuir atravs do consumo adequado de clcio e vitamina D. Sade Oral Sade oral pobre principalmente cries, doenas periodentais, perda de dentes e cncer bucal causa outros problemas orgnicos de sade. Estes problemas criam um

30

fardo financeiro para indivduos e sociedade, e podem reduzir a auto confiana e a qualidade de vida. Estudos demonstram que uma sade oral pobre est associada m nutrio e conseqente aumento do risco de contrao de vrias doenas no transmissveis. A promoo da sade oral e dos programas de preveno de crie criados para estimular as pessoas a manterem seus dentes naturais, precisam comear ainda cedo e continuar ao longo da vida. Em funo da dor e da reduo de qualidade de vida associadas aos problemas de sade oral, servios de tratamento dentrio bsicos e acesso a dentaduras so necessrios. lcool Enquanto os idosos tendem a beber menos do que os jovens, as mudanas de metabolismo que acompanham o processo de envelhecimento aumentam a suscetibilidade dos mais velhos a doenas relacionadas ao lcool, tais como a m nutrio e doenas do pncreas, estmago e fgado. Pessoas idosas tambm correm grandes riscos de leses e quedas por causa do lcool, assim como riscos potenciais associados mistura do lcool com medicamentos. De acordo com uma recente reviso da literatura da OMS, h evidncias de que o lcool usado em pequenas quantidades (at uma dose por dia) pode oferecer alguma forma de proteo contra o derrame e contra doenas coronarianas para pessoas de 45 anos em diante. Entretanto, em termos de mortalidade, os efeitos adversos da bebida prevalecem sobre qualquer proteo contra doena coronariana at mesmo em populaes de alto risco (Jernigam et al, 2000). Medicamentos Em funo de as pessoas idosas serem vtimas freqentes das doenas crnicas, elas geralmente necessitam utilizar mais medicamentos tradicionais, adquiridos sem receita mdica e receitados que pessoas mais jovens. Na maioria dos pases, os idosos de baixa renda tm pouco ou nenhum acesso a subsdios para medicamentos. Assim, muitos deixam de comprar ou gastam uma grande parte de j escassos rendimentos em remdios.

31

Em contrapartida, os medicamentos so s vezes prescritos em demasia aos idosos (especialmente s mulheres idosas) que possuem seguros ou meios de pagar pelos remdios. Reaes adversas e quedas associadas ao uso de medicamentos (especialmente plulas para dormir e tranqilizantes) so razes fortes de sofrimento pessoal e internaes hospitalares caras e evitveis (Gurwitz and Avon, 1991). Iatrognese problemas de sade induzidos por diagnsticos ou tratamentos

causados pelo uso de remdios so comuns na 3a idade, em funo da interao entre os medicamentos, de dosagens inadequadas e da freqncia mais alta de reaes imprevisveis atravs de mecanismos desconhecidos. Com o advento de muitas terapias novas, h uma maior necessidade de se estabelecer sistemas para prevenir reaes adversas drogas e de informar tanto profissionais da sade quanto o pblico idoso sobre os riscos e benefcios das terapias modernas. Adeso O acesso a medicamentos necessrios insuficiente por si s, a no ser que seja grande a adeso a terapias de longo prazo para doenas crnicas relacionadas ao envelhecimento. A adeso inclui a adoo e a manuteno de uma vasta diversidade de comportamentos (por exemplo, dieta saudvel, atividade fsica, abstinncia do fumo) assim como o consumo de medicamentos de acordo com a orientao de um profissional da sade. Estima-se que em pases desenvolvidos a adeso a terapias de longo prazo seja em mdia de, somente, 50 por cento. Em pases em desenvolvimento as taxas so ainda menores, o que compromete gravemente a eficincia dos tratamentos e produz implicaes dramticas na qualidade de vida e na economia para a sade pblica. Os resultados sobre a sade da populao previstos por dados sobre a eficcia de tratamentos s poder ser alcanados se informao sobre a adeso for garantida a todos os profissionais e planejadores da sade. Sem um sistema que enfoque as influncias sobre a adeso, avanos na tecnologia biomdica no realizaro seu potencial de reduzir o fardo das doenas crnicas (Dupollina and Sabate, 2002).

Fatores Determinantes Relacionados a Aspectos Pessoais

32

Biologia e Gentica A biologia e a gentica tm uma grande influncia sobre o processo de envelhecimento. O envelhecimento representa um conjunto de processos geneticamente determinados. O envelhecimento pode ser definido como uma deteriorao funcional progressiva e generalizada, resultando em uma perda de resposta adequada s situaes de estresse e um aumento no risco de doenas relacionadas velhice (Kirkwood, 1996). Em outras palavras, a razo principal para que os idosos fiquem mais freqentemente doentes do que os jovens, que, em funo de uma vida mais longa, eles foram expostos por mais tempo a fatores externos, comportamentais, e ambientais causadores de doenas do que as pessoas jovens (Gray, 1996).

Enquanto os genes podem estar envolvidos na causa de doenas, para muitas destas a causa , com mais freqncia, externa e ambiental do que gentica e interna.

Deve ser notado tambm que h evidncias de que em populaes humanas a longevidade tende a ocorrer em famlias. Porm, considerando-se todas as evidncias, h um consenso geral de que a trajetria de sade e doena de um indivduo por toda a vida o resultado de uma combinao gentica, ambiental, de estilo de vida, nutrio, e em grande parte, de sorte (Kirkwood, 1996). Portanto, a influncia da gentica no desenvolvimento de problemas crnicos tais como a diabetes, doena cardaca, mal de Alzheimer e certos tipos de cncer varia bastante entre os indivduos. Para muitas pessoas, comportamentos como no fumar, capacidade de enfrentar problemas e uma rede de amigos e parentes prximos pode modificar efetivamente a influncia da hereditariedade no declnio funcional e no comeo da doena. Fatores Psicolgicos

33

Os fatores psicolgicos, que incluem a inteligncia e capacidade cognitiva (por exemplo, a capacidade de resolver problemas e de se adaptar a mudanas e perdas), so indcios fortes do envelhecimento ativo e da longevidade (Smits et al., 1999). Durante o processo de envelhecimento normal, algumas capacidades cognitivas (incluindo a rapidez de aprendizagem e memria) diminuem, naturalmente, com a idade. Entretanto, essas perdas podem ser compensadas por ganhos na sabedoria, conhecimento e experincia. Freqentemente, declnios no funcionamento cognitivo so provocados pelo desuso (falta de prtica), doenas (como a depresso), fatores comportamentais (como o uso de lcool e de medicamentos), fatores psicolgicos (como falta de motivao, confiana e baixas expectativas), e fatores sociais (como a solido e o isolamento), mais do que o envelhecimento em si. Outros fatores psicolgicos que so adquiridos ao longo do curso da vida tm uma grande influncia no modo como as pessoas envelhecem. A auto eficincia (a crena na capacidade de exercer controle sobre sua prpria vida) est ligado a escolhas pessoais de comportamento durante o processo de envelhecimento e a preparao para a aposentadoria. Saber superar adversidades determina o nvel de adaptao a mudanas (a aposentadoria) e a crises do processo de envelhecimento (a privao e o incio de doenas). Homens e mulheres que se preparam para a velhice e se adaptam a mudanas fazem um melhor ajuste em suas vidas depois dos 60 anos. A maioria das pessoas fica bem humorada medida que envelhece e, em geral, os idosos no diferem muito dos jovens no que se refere capacidade de solucionar problemas. Fatores Determinantes Relacionados ao Ambiente Fsico Ambientes fsicos age-friendly1 podem representar a diferena entre a independncia e a dependncia para todos os indivduos, mas especialmente para aqueles em processo de envelhecimento. Por exemplo, pessoas idosas que moram em ambientes ou reas de risco com mltiplas barreiras fsicas saem, provavelmente, com menos freqncia, e, por isto, esto mais propenso ao isolamento, depresso, reduo da forma fsica e um aumento de problemas de mobilidade.

Pode ser traduzido como amigos da idade.

34

Ateno especial deve ser dada aos idosos que moram em reas rurais (cerca de 60 por cento em todo o mundo) onde os tipos de doena podem ser diferentes em funo das condies do ambiente e da falta de servio de ajuda disponveis. A urbanizao e a migrao dos jovens em busca de emprego pode deixar os idosos isolados em reas rurais com poucos meios de se manter e pouco ou nenhum acesso a servios sociais e de sade. Servios de transporte pblico acessveis e custeveis so necessrios em reas rurais e urbanas, para que as pessoas de todas as idades possam participar integralmente na vida da famlia e da comunidade. O transporte pblico eficiente e barato especialmente importante para as pessoas idosas com problemas de mobilidade. Riscos no ambiente fsico podem causar deficincias e leses dolorosas entre os idosos. Ferimentos decorrentes de quedas, incndios e batidas de automveis so os mais comuns. Moradia segura Moradia e vizinhanas seguras e apropriadas so essenciais para o bem estar do jovem e do idoso. Para estes, a localizao, incluindo a proximidade de membros da famlia, servios e transporte pode significar a diferena entre uma interao social positiva e o isolamento. A formulao de leis precisa levar em conta as necessidades de sade e de segurana das pessoas idosas. Obstculos nas residncias que aumentam o risco de quedas precisam ser corrigidos ou removidos. Em todo o mundo h uma tendncia maior de que os idosos vivam sozinhos especialmente mulheres livres mais velhas, a maioria vivas e pobres, at mesmo em pases desenvolvidos. Outros podem ser forados a viver em lugares que no so os de sua escolha, como com parentes em lares j cheios. Em muitos pases em desenvolvimento, a proporo de idosos vivendo em bairros pobres e favelas est aumentando rapidamente pois muitos que se mudaram para as cidades h tempos tornaram-se moradores de favelas, enquanto outras pessoas idosas migram para as cidades a fim de se unir a membros mais jovens da famlia que j haviam migrado anteriormente. Pessoas idosas vivendo nestes lugares correm grandes riscos de isolamento social e de uma sade pobre. 35

Em tempos de crises e conflitos, idosos desalojados so particularmente vulnerveis. Freqentemente, eles no conseguem caminhar at os campos de refugiados. Mesmo quando conseguem, pode ser difcil obter abrigo e comida, especialmente para mulheres idosas e idosos com deficincias de um baixo status social e que enfrentam inmeras outras barreiras. Quedas Quedas entre as pessoas idosas so causas cada vez maiores de leses, custos de tratamento e morte. Os obstculos dos ambientes que aumentam os riscos de queda incluem pouca iluminao, pisos irregulares ou escorregadios e a falta de corrimo para apoio. Estas quedas ocorrem, mais freqentemente, no ambiente da casa e podem ser evitadas. As conseqncias de leses sofridas em uma idade mais avanada so mais graves do que entre pessoas mais jovens. Para leses da mesma gravidade, os idosos experimentam mais deficincias, estadias mais longas em hospitais, extensos perodos de reabilitao, riscos maiores de dependncias subseqentes e de morte.

Pode-se prevenir a grande maioria das leses; entretanto, a viso tradicional de que estes sejam acidentes resultou em uma negligncia histrica nessa rea da sade pblica

gua Limpa, Ar Puro e Alimentos Seguros gua limpa, ar limpo e acesso a alimentao segura so particularmente importantes para a maioria dos grupos populacionais vulnerveis, como crianas, idosos e aqueles que possuem doenas crnicas e sistemas imunolgicos comprometidos. Fatores Determinantes Relacionados ao Ambientes Sociais

36

Apoio social, oportunidades de educao e aprendizagem permanente, paz e proteo contra a violncia e abuso so fatores chave do ambiente social que estimulam a sade, participao e segurana conforme as pessoas envelhecem. Solido, isolamento social, analfabetismo e falta de educao, maus tratos e exposio a situaes de conflito aumentam muito os riscos de deficincias e morte precoce. Apoio Social Apoio social inadequado est associado no apenas a um aumento da mortalidade, morbidez, problemas psicolgicos mas tambm a uma diminuio na sade em geral e bem estar. O rompimento de laos pessoais, solido e interaes conflituosas so as maiores fontes de estresse, enquanto relaes sociais animadoras e prximas so fontes de vitais de fora emocional (Gironda and Lubben, no prelo). No Japo, por exemplo, as pessoas idosas que apresentaram uma falta de contato social tinham 1,5 mais chances de morrer nos 3 anos seguintes do que aqueles que tinham um apoio social maior (Sugiswawa et al, 1994). Pessoas idosas apresentam maior probabilidade de perderem membros e amigos da famlia, de serem mais vulnerveis solido, isolamento social e de terem a disponibilidade de um menor grupo social. Isolamento social e solido na velhice esto ligados a um declnio de sade tanto fsica como mental. Em muitas sociedades, homens tm menos chance do que as mulheres de obterem redes de apoio social. Entretanto, em algumas culturas, mulheres idosas que ficam vivas so sistematicamente excludas da sociedade ou at rejeitadas pelas suas comunidades. Governantes, organizaes no governamentais, indstria privada e profissionais do servio social e de sade podem ajudar a promover redes de contatos sociais para as pessoas idosas a partir de sociedades de apoio tradicionais e grupos comunitrios liderados pelos idosos, voluntariado, ajuda da vizinhana, monitoramento e visitas em parceria, acompanhantes da famlia, programas que promovam a interao entre as geraes e servios abrangentes. Violncia e abuso do idoso

37

Idosos frgeis ou que vivam sozinhos podem se sentir particularmente vulnerveis a crimes como furto ou agresso. Uma forma bastante comum de violncia (especialmente contra mulheres) o abuso do idoso, cometido por membros da famlia ou acompanhantes formais bem conhecidos da vtima. Os maus tratos aos idosos ocorrem em famlias de todos os nveis econmicos. Sua escalada aumenta com mais freqncia em sociedades que experimentam problemas econmicos e desorganizao social quando a taxa de crime e explorao tende a crescer.

De acordo com a Rede Internacional para a Preveno do Abuso ao Idoso, este abuso um ato nico ou repetido, ou a falta de uma ao apropriada, que ocorre no mbito de qualquer relacionamento onde haja uma expectativa de confiana, que cause mal ou aflio a uma pessoa mais velha. (Action on Elder Abuse, 1995)

Os maus tratos aos idosos incluem tanto o abuso fsico, sexual, psicolgico e financeiro, quanto a negligncia. Os prprios idosos percebem o abuso como os seguintes fatores sociais: negligncia (excluso social e abandono), violao (dos direitos humanos, legais e mdicos) e privao (de escolhas, decises, status financeiro e respeito) (OMS/ INPEA 2002). O abuso ao idoso uma violao dos direitos humanos e uma causa relevante de leses, doenas, perda de produtividade, isolamento e desespero. Normalmente, em todas as culturas, pouco denunciado.

Combater e reduzir os maus tratos ao idoso demanda uma abordagem multisetorial, multidisciplinar, envolvendo oficiais de justia, funcionrios do poder executivo, trabalhadores do servio social e de sade, lderes trabalhistas, lderes espirituais, instituies religiosas, organismos de defesa e os prprios idosos. Tambm so necessrios esforos sustentados para aumentar a conscincia pblica sobre estes problemas e para mudar valores que perpetuem desigualdades de gnero e atitudes preconceituosas. Educao e Alfabetizao Os baixos nveis de educao e o analfabetismo esto associados a maiores riscos de deficincia e morte durante o processo de envelhecimento, assim como a taxas maiores

38

de desemprego. A educao infantil combinada com oportunidades de aprendizado permanente podem ajudar as pessoas a desenvolverem as habilidades e a confiana que elas precisam para se adaptarem e permanecerem independentes medida em que envelhecem. Estudos demonstraram que problemas de emprego de trabalhadores mais velhos so, s vezes, causados por sua pouca alfabetizao, e no no envelhecimento em si. Se queremos que pessoas mantenham-se envolvidas em atividades fsicas relevantes e produtivas enquanto envelhecem, h a necessidade de um treinamento contnuo no ambiente de trabalho e oportunidades de aprendizado permanente na comunidade (OECD, 1998). Como os mais jovens, cidados mais velhos necessitam de treinamento em novas tecnologias, especialmente na agricultura e comunicao eletrnica. O aprendizado auto-dirigido, mais prtica e ajustes fsicos (como o uso de caracteres impressos grandes) podem compensar redues na acuidade visual, na audio e na memria de curto prazo. Os idosos podem e devem permanecer criativos e flexveis. O aprendizado entre as geraes faz a ponte entre as diferenas de idade, melhora a transmisso de valores culturais e promove o valor de todas as idades. Estudos demonstraram que jovens que aprendem com idosos possuem atitudes mais positivas e realistas quanto gerao mais velha. Infelizmente, disparidades notveis nas taxas de alfabetizao de homens e mulheres continuam a existir. Em 1995, nos pases menos desenvolvidos, 31 por cento das mulheres adultas eram analfabetas, comparadas a 20 por cento dos homens adultos (OMS, 1998a). Fatores Econmicos Determinantes Trs aspectos do ambiente econmico tm um efeito particularmente relevante sobre o envelhecimento ativo: a renda, o trabalho, e a proteo social. Renda

39

As polticas de envelhecimento ativo precisam se cruzar com projetos mais amplos para reduzir a pobreza em todas as idades. Enquanto os pobres de todas as idades encaram um maior risco de doenas e deficincias, os idosos esto particularmente vulnerveis. Muitos idosos, especialmente mulheres, vivem sozinhos ou em reas rurais sem renda confivel ou suficiente. Estes fatores afetam seriamente seu acesso a comidas nutritivas, moradia adequada e cuidados de sade. De fato, estudos demonstraram que idosos com baixa renda tm 1/3 de chance de apresentarem altos nveis funcionais se comparados queles que possuem uma renda alta (Guralnick e Kaplan, 1989). Os mais vulnerveis so idosas e idosos que no possuem bens, pouca ou nenhuma poupana, nenhuma penso ou pagamento de seguro social, ou que faam parte de famlias com renda baixa ou incerta. Particularmente, os que no possuem filhos ou parentes s vezes encaram um futuro incerto e correm maio risco de falta de moradia, abandono e pobreza.

Proteo social Em todo o mundo, as famlias providenciam a maior parte do auxlio para idosos que precisam de ajuda. Contudo, medida em que as sociedades se desenvolvem e a tradio de convivncia entre as geraes no mesmo ambiente comea a diminuir, os pases so cada vez mais chamados a desenvolverem mecanismos que dem proteo social a idosos incapazes de ganhar a vida e que estejam sozinhos e vulnerveis. Nos pases em desenvolvimento, idosos que precisam de assistncia tendem a se apoiar na ajuda da famlia, no servio informal de transporte e em economias pessoais. Programas de servio social so mnimos nesses locais e, em alguns casos, redistribui-se a renda para minorias da populao menos carente. Entretanto, em pases como a frica do Sul e a Nambia, que possuem uma penso nacional para a velhice, esses benefcios so a maior fonte de renda de muitas famlias pobres, assim como de adultos mais velhos que vivem nessas famlias. O dinheiro oriundo dessas pequenas penses usado na compra de comida para o lar, para enviar as crianas para a escola, para investir em tecnologias agrcolas e para garantir a sobrevivncia de muitas famlias pobres da cidade.

40

Nos pases desenvolvidos, as medidas de seguridade social podem incluir penso para a velhice, projetos de penso de aposentadoria, incentivos para a poupana voluntria, fundos compulsrios de poupana e programas de seguro para deficincias, doenas, tratamentos a longo prazo e desemprego. Recentemente, reformas polticas favoreceram uma abordagem multifundamentada que mistura apoio estatal e privado na segurana para a velhice e encoraja o trabalho por mais tempo e a aposentadoria gradual. Trabalho Em todo o mundo, se mais pessoas pudessem dispor, o quanto antes em suas vidas, de oportunidades de trabalho digno (com remunerao adequada, em ambientes adequados, protegidos contra riscos), iriam atingir a velhice ainda capazes de participar de mo-deobra. Assim, toda a sociedade se beneficiaria. Em todas as partes do mundo, h um aumento do reconhecimento da necessidade de se apoiar a contribuio ativa e produtiva que idosos podem e fazem no trabalho formal, informal, nas atividades noremuneradas em casa e em ocupaes voluntrias. Nos pases desenvolvidos, o ganho potencial do incentivo para as pessoas trabalharem mais tempo no est sendo bem entendido. Mas quando a taxa de desemprego est alta, h, s vezes, uma tendncia de se ver reduzir o nmero de trabalhadores mais velhos como meio de se criar empregos para os jovens. Contudo, a experincia tem mostrado que a aposentadoria antecipada sendo usada para dar espao a novos empregos para os desempregados no tem sido uma soluo eficaz (OECD, 1998). Nos pases menos desenvolvidos, idosos tendem a se manter economicamente ativos na velhice pela necessidade ( veja Figura 9). No entanto, a industrializao, a adoo de novas tecnologias e a mobilidade do mercado de trabalho esto ameaando muito do trabalho tradicional dos idosos, particularmente nas reas rurais. Projetos de desenvolvimento precisam garantir que idosos estejam qualificados para esquemas de crdito e plena participao nas oportunidades de gerao de renda.

Figura 9 . Porcentagem da participao da fora trabalhista pelas pessoas com 65 anos de idade e mais velhas, por regio Porcentagem

41

AmLC AmLC: Amrica Latina e Caribe AmN: Amrica do Norte

AmN

Europa fonte:

Concentrando-se somente no trabalho do setor formal, o mercado de trabalho tende a ignorar a valorosa contribuio que idosos fazem no setor informal (por exemplo, escala reduzida, atividades autnomas e servio domstico) e no trabalho no-remunerado em casa. Tanto nos pases em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos, idosos algumas vezes responsabilizam-se pela administrao do lar e pelo cuidado com crianas para que os jovens adultos possam trabalhar fora.

Em todos os pases, idosos habilidosos e experientes atuam como voluntrios em escolas, comunidades, instituies religiosas, negcios e organizaes polticas e de sade. O trabalho voluntrio beneficia os idosos ao aumentar os contatos sociais e o bem-estar psicolgico enquanto faz uma relevante contribuio para suas comunidades e naes.

42

4. Desafios de uma Populao em Processo de Envelhecimento Os desafios de uma populao em processo de envelhecimento so globais, nacionais e locais. Superar esses desafios requer um planejamento inovador e reformas polticas substanciais tanto em pases desenvolvidos como em pases em transio. Pases em desenvolvimento, muitos dos quais ainda no possuem polticas abrangentes para o envelhecimento, enfrentam os maiores desafios. 1o Desafio: O fardo duplo das doenas Conforme as naes se industrializam, mudanas nos padres de vida e trabalho so inevitavelmente acompanhadas por uma transformao nos padres das doenas sofridas. Essas transformaes apresentam maior impacto nos pases em desenvolvimento. Ainda lutando contra doenas infecciosas, desnutrio e complicaes ps-parto, esses pases se deparam com o rpido crescimento das chamadas doenas no

43

transmissveis (DNTs). Este duplo fardo das doenas reduz ao seu limite recursos j escassos. Esta mudana nos padres das doenas (das doenas transmissveis para as doenas no-transmissveis) est ocorrendo rapidamente na maioria dos pases desenvolvidos onde doenas crnicas tais como doenas do corao, cncer e depresso esto rapidamente se tornando as principais causas de morbidez e invalidez. Esta tendncia ir crescer nas prximas dcadas. Em 1990, 51% do nus global de doenas em pases em desenvolvimento e recentemente industrializados era causado por doenas no transmissveis, perturbaes da sade mental e leses. Em 2020, o nus destas doenas ir aumentar para aproximadamente 78% (ver figura 10). Figura 10: nus global das doenas e contribuio por grupo de doenas em 1990 e em 2020 em pases em desenvolvimento e em pases recentemente industrializados.

Doenas

Doenas neuropsiquitricas Leses


Fonte: Murray&Lopez

transmissveis Doenas no transmissveis

Em 2020, mais de 70% do nus global de doenas em pases em desenvolvimento e em pases recentemente industrializados ser causado por doenas no transmissveis, doenas de ordem mental e leses. No h dvidas de que os governantes e doadores devem continuar a aplicar recursos no controle e erradicao de doenas infecciosas, porm, arriscado implementar polticas, programas e parcerias intersetoriais que poderiam ajudar a deter a expanso em massa

44

de doenas no-transmissveis crnicas. Enquanto no necessariamente fceis de implementar, as polticas que se concentram no desenvolvimento de comunidades, na promoo da sade, preveno de doenas a na participao crescente so freqentemente as mais eficientes no controle do fardo que as doenas representam. Alm disto, outras polticas de longo prazo, que tm como alvo subnutrio e pobreza, ajudaro a reduzir ambas formas de doena: transmissveis e no-transmissveis crnicas. Subsdios para pesquisas neste campo so urgentemente necessrios em pases menos desenvolvidos. Atualmente, pases de mdia e baixa renda englobam 85% da populao mundial e 92% do fardo das doenas, mas apenas 10% dos gastos mundiais para pesquisas na rea de sade. (OMS, 2000)

45

2o Desafio: Aumento do Risco da Incapacidade Nos pases desenvolvidos e em desenvolvimento, doenas crnicas so causas significativas e dispendiosas de invalidez e da baixa qualidade de vida. A independncia de pessoas mais velhas ameaada quando deficincias de ordem fsica ou mental tornam atividades cotidianas difceis de executar. Conforme envelhecem, pessoas portadoras de incapacidades fsicas enfrentam, mais freqentemente, obstculos adicionais relacionados ao processo de envelhecimento. Por exemplo, problemas de mobilidade devidos a poliomielite na infncia podem ser consideravelmente agravados durante o processo de envelhecimento. Atualmente, quando muitos jovens portadores de deficincias intelectuais sobrevivem at idades muito mais elevadas e at mesmo mais que seus pais, este grupo, em especial, requer maior ateno dos governantes.

HIV / AIDS e os idosos


Na frica e em outros pases em processo de desenvolvimento, a AIDS/ HIV tem tido mltiplos impactos sobre os idosos, em termos de convivncia com o vrus, auxlio aos demais infectados e queles que se tornaram rfos ao perderem seus pais para o vrus. Este impacto tem sido, em grande parte, ignorado. Na realidade, a maioria dos dados sobre a taxa de infeco pelo vrus da AIDS / HIV est compilada at a idade de 49 anos. preciso, urgentemente, uma coleta de dados aprimorada (sem limites de idade) que nos ajude a entender melhor o impacto da AIDS / HIV sobre os idosos. Atividades de informao, educao e preveno sobre a AIDS / HIV, bem como servios de tratamento, devem ser dirigidos a todas as idades. Diversos estudos demonstraram que a maior parte dos adultos com o vrus da AIDS deixa o hospital para morrer em casa. Vivas, mes, tias, irms, cunhadas e avs aplicam os cuidados necessrios e, em vrios casos, essas mesmas mulheres tornam-se responsveis por eventuais rfos. Organizaes governamentais e no governamentais e a indstria privada precisam suprir as necessidades financeiras, sociais e de treinamento dos idosos que se dispem a cuidar de membros da famlia e de vizinhos infectados pelo vrus bem como assumir os cuidados das crianas sobreviventes, algumas das quais tambm portadoras do vrus.

Diversas pessoas desenvolvem alguma incapacidade fsica bem mais tarde relacionada ao desgaste do processo de envelhecimento (ex: artrite) ou investida de uma doena crnica, que poderia ter sido evitada (ex: cncer de pulmo, diabetes e doenas vasculares), ou uma doena degenerativa (ex: demncia). A probabilidade de sofrer srias doenas cognitivas e fsicas aumenta dramaticamente em pessoas de idade muita avanada. Significativamente, adultos de mais de 80 anos formam o grupo de crescimento mais rpido em todo o mundo. Entretanto, doenas associadas ao processo de envelhecimento e o incio de doenas crnicas podem ser prevenidos ou adiados. Por exemplo, conforme mencionado anteriormente, nos ltimos 20 anos tem havido uma queda significativa da taxa de doenas numa idade especfica nos EUA ( ver figura 11 ), Inglaterra, Sucia e outros pases desenvolvidos. A figura 10 mostra o declnio das doenas entre americanos de idade mais avanada entre 1982 e 1999 comparado aos nmeros projetados se as taxas de doenas tivessem permanecido estveis durante este perodo de tempo. Parte deste declnio provavelmente devido ao aumento dos nveis de educao, melhoria dos padres de vida e da sade na primeira idade. A adoo de um estilo de vida positivo tambm um fator. Como j mencionado, optar por no fumar e aumentar discretamente a freqncia de atividade fsica pode resultar na reduo do risco de doenas do corao e outras doenas. Mudanas na comunidade tambm so importantes, tanto na preveno como na reduo das restries que pessoas com incapacidades geralmente enfrentam. Alm disso, tem sido observado um progresso no gerenciamento de condies crnicas, incluindo novas tcnicas para diagnstico e tratamento precoces bem como acompanhamento de longo prazo para doenas crnicas como hipertenso e artrite.

Figura 11. Nmeros de cidados americanos cronicamente invlidos de 65 anos em diante (em milhes) entre 1982 e 1999, nmeros concretos e projetados.

Nmeros reais

Nmeros projetados

Nmero total de pessoas idosas nos EUA 1982: 26.9; 1994: 33.1: 1999: 35.3 (milhes)

Fonte: Manton e Gu

Estudos recentes tm enfatizado que o aumento do uso de acessrios desde simples acessrios pessoais tais como bengalas, andadores, corrimos at tecnologias desejadas por toda a populao como telefones podem reduzir a dependncia entre pessoas invlidas. Nos EUA, o uso de tais acessrios por pessoas idosas dependentes cresceu de 76%, em 1984, para mais de 90% em 1999 (Cutler, 2000). Viso e Audio Outras deficincias relacionadas com a idade incluem perdas da viso e da audio. Em todo o mundo, h atualmente 180 milhes de pessoas com deficincia visual, das quais 45 milhes so cegas. Muitos desses so idosos, uma vez que danos na viso e cegueira aumentam drasticamente com a idade. Ao todo, aproximadamente 4% das pessoas com 60 anos ou mais so cegas, e 60% delas vivem na frica sub Sahariana, China e ndia. As mais freqentes causas de cegueira e danos na viso relacionados idade incluem catarata (quase 50% de toda a cegueira), glaucoma, degenerao macular e retinopatia diabtica ( OMS, 1997 ).

H uma necessidade urgente de polticas e programas criados para evitar deficincias visuais e para aumentar a quantidade de servios oftlmicos apropriados, particularmente nos pases em desenvolvimento. Em todos os pases, lentes corretivas e cirurgias de catarata deveriam ser acessveis e baratas para pessoas idosas que necessitem delas. Deterioraes na audio conduzem a uma das deficincias mais difundidas, especialmente entre pessoas idosas. estimado que mais de 50% das pessoas de 65 anos ou mais em todo o mundo apresentam algum grau de perda de audio (OMS, 2002 a ). Perda da audio pode causar dificuldades de comunicao, o que por sua vez pode levar frustrao, baixa auto-estima, recluso e isolamento social ( Pal, 1974, Wilson, 1999 ). Polticas e programas precisam se orientar para reduzir e, eventualmente eliminar, deficincias auditivas que possam ser evitadas e ajudar as pessoas com perda de audio a obterem aparelhos auditivos. A perda de audio pode ser prevenida evitando-se exposio excessiva ao barulho, o uso de drogas potencialmente prejudiciais e pelo tratamento precoce de doenas que possam levar perda da audio, tais como infeces auditivas, diabetes e, possivelmente, hipertenso. A perda de audio pode, s vezes, ser tratada especialmente se a causa estiver relacionada ao canal auditivo ou ao ouvido mdio. Mais freqentemente, entretanto, a deficincia auditiva diminuda atravs da ampliao de sons, normalmente com o uso de um aparelho auditivo. Um ambiente capacitador Conforme as populaes ao redor do mundo vivem mais, polticas e programas que ajudam a prevenir e reduzir o fardo da incapacidade na velhice tornam-se urgentemente necessrios tanto em pases desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Uma forma de iluminar a tomada de decises nesta rea pensar sobre a capacitao ao invs de incapacidade. O processo de invalidez aumenta as necessidades das pessoas idosas e levam ao isolamento social e dependncia. O processo de capacitao restitui a funo e expande a participao de pessoas mais idosas em todos os aspectos da sociedade.

Uma variedade de setores pode decretar polticas amigas da idade que evitem a incapacidade e capacitem aqueles que possuem deficincias a participarem integralmente da vida comunitria. Eis aqui alguns exemplos de programas, ambientes e polticas de capacitao, em diversos setores: locais de trabalho livres de obstculos, horrio de trabalho flexvel, ambientes de trabalho modificados e turnos de meio perodo para pessoas que possuem (indstria privada e empregadores) ruas bem iluminadas para caminhadas seguras, banheiros pblicos acessveis e deficincias ocasionadas pela idade ou que so contratadas para cuidar de outros com deficincias

semforos que permitam s pessoas mais tempo para atravessar as ruas (governos locais) programas de exerccios que ajudem s pessoas idosas a manterem sua mobilidade ou a recuperarem a fora nas pernas que eles precisam para se locomoverem (servios de recreao e agncias no-governamentais) programas permanentes de aprendizagem e alfabetizao (setor educacional e

organizaes no governamentais) aparelhos auditivos ou ensino da linguagem de sinais que habilite pessoas idosas que tm problemas de audio continuar se comunicando com os outros (servio social e organizaes no governamentais) livre-acesso a postos de sade, programas de reabilitao e procedimentos tais como cirurgia de catarata e substituio de quadris (setor de sade) esquemas de crdito e acesso a pequenos negcios e oportunidades de agncias internacionais) desenvolvimento

para que as pessoas mais velhas possam continuar a ganhar suas prprias vidas (governos e

Mudanas na atitude dos provedores dos servios social e de sade so primordiais para assegurar que suas prticas capacitem e potencializem indivduos a permanecerem autnomos e independentes por tanto tempo quanto possvel. Acompanhantes profissionais precisam respeitar a dignidade das pessoas mais velhas o tempo todo e serem cuidadosos para evitar intervenes prematuras que possam, ainda que involuntariamente, induzir a perda da independncia. Pesquisadores precisam definir melhor e padronizar as ferramentas usadas para estabelecer capacitao e deficincia e fornecer aos governantes evidncias adicionais nos processoschave de capacitao em um ambiente mais amplo bem como na medicina e na sade. necessria ateno s diferenas de gnero nessas anlises. 3o Desafio: Proporcionando cuidado para as populaes em processo de envelhecimento Conforme as populaes envelhecem, um dos maiores desafios da poltica de sade alcanar um equilbrio entre o apoio ao auto cuidado (pessoas que cuidam de si mesmas), apoio informal (cuidado por membros da famlia e amigos) e cuidado formal (servios social e de sade). Os cuidados formais incluem cuidados de sade primrios (implementados, em sua maioria, em nvel comunitrio) e cuidado institucional (em hospitais ou casas de repousos). Enquanto fica claro que a maior parte dos cuidados de que os indivduos necessitam pode ser proporcionado por eles mesmos ou por acompanhantes informais, a maioria dos pases distribui seus recursos financeiros inversamente, ou seja, a maior parte das despesas com cuidados institucionais. Ao redor de todo o mundo, membros das famlias, amigos e vizinhos (a maior parte dos quais so mulheres) formam o maior volume de apoio e assistncia para adultos mais idosos que necessitam de cuidados. Alguns legisladores temem que, fornecendo mais cuidado formal, acabaro diminuindo o envolvimento das famlias. Estudos demonstram, porm, que este no o caso. Quando os cuidados formais apropriados so proporcionados, o cuidado informal permanece como parceiro chave (OMS 2000c). So de interesse,

entretanto, tendncias demogrficas recentes, em grande nmero de pases, que apontam o aumento na proporo de mulheres sem filhos, mudanas nos padres de divrcios e de casamentos e o nmero, de maneira geral, muito menor de filhos de futuros idosos, todos contribuindo para uma diminuio da rede de apoio da famlia (Wolf, 2001). Cuidado formal atravs dos servios social e de sade precisa ser igualmente acessvel a todos. Em vrios pases, pessoas idosas que so pobres e vivem em reas rurais tem acesso limitado ou nem mesmo acesso algum aos cuidados de sade necessrios. Um declnio do apoio pbico aos cuidados de sade primrios, em diversas reas, pressionou pessoas mais velhas e suas famlias, nas relaes entre as geraes e financeiramente . A maioria das pessoas idosas que necessitam de cuidados prefere ser atendida em sua prpria casa. Acompanhantes (que geralmente, so pessoas idosas), entretanto, devem ser amparados se queremos que continuem a suprir cuidados sem tornarem-se, eles mesmos, doentes. Acima de tudo, eles precisam estar bem informados sobre as condies que tm de enfrentar, o progresso provvel destas condies e como obter servios de apoio disponveis. Enfermeiras visitantes, casas de amparo, programas de apoio de pares, servios de reabilitao, proviso de recursos de assistncia (desde recursos bsicos tais como aparelhos auditivos at recursos mais sofisticados como sistema de alarme eletrnico), folga e acompanhantes que trabalham somente durante o dia so servios importantes que capacitam acompanhantes informais a continuarem providenciando cuidados aos indivduos que necessitam de ajuda, seja qual for sua idade. Outras formas de ajuda incluem treinamento, taxa de seguro (ex: cobertura de seguro social e penses), ajustes domsticos que permitam que as famlias cuidem de pessoas incapacitadas e pagamentos para ajudar a cobrir custos com cuidados especiais. medida que a proporo de pessoas idosas aumenta em todos os pases, viver em casa at a mais elevada idade com a ajuda de membros da famlia ir se tornar cada vez mais comum. Cuidado domiciliar e servios comunitrios para ajuda dos acompanhantes precisam estar disponveis para todos e no apenas para aqueles que tem conhecimento sobre estes servios e podem pagar por eles.

Figura 12. Proporo de homens e mulheres por regies do mundo, a partir de 60 anos em diante em 2002 e em 2020.
Nmero de homens por 1,000 mulheres Mundo

RSD

RMD

RSD: Regies subdesenvolvidas RMD: Regies mais desenvolvidas Variante mdia de fertilidade

Fonte: ONU, 2001

A proporo de homens e mulheres na populao de 60 anos ou mais reflete a maior proporo de mulheres que homens em todas as regies do mundo, especialmente nas regies mais desenvolvidas. Acompanhantes profissionais tambm necessitam de treinamento e prtica em proporcionar modelos de cuidado que reconheam os pontos fortes das pessoas idosas e encoraje-as a manter mesmo pequenas atitudes independentes quando eles estejam doentes ou frgeis. Atitudes paternalistas ou desrespeitosas dos profissionais podem ter um efeito devastador sobre a auto-estima e independncia de pessoas idosas que requerem seus servios. Informao e educao sobre envelhecimento ativo precisam ser incorporados ao currculo e aos programas de treinamento para todos os trabalhadores das reas sociais, de sade e de recreao bem como aos currculos e programas de planejamento urbano e arquitetura. Princpios bsicos e abordagens nos cuidados de idosos devem ser obrigatrios no

treinamento de todos os estudantes de medicina e enfermagem bem como de outros profissionais da rea de sade. 4o Desafio: A feminizao do envelhecimento As mulheres vivem mais do que os homens em quase todos os lugares. Este fato reflete-se na alta parcela de mulheres por homem em grupos de idade mais avanada. Por exemplo, em 2002, havia 678 homens para cada 1,000 mulheres de 60 anos ou mais na Europa. Em regies menos desenvolvidas, havia 879 homens para cada 1,000 mulheres (ver figura 12). As mulheres formam aproximadamente 2/3 da populao acima de 75 anos em pases como Brasil e frica do sul. Enquanto as mulheres possuem a vantagem da longevidade, elas so vtimas mais freqentes da violncia domstica e de discriminao no acesso educao, salrio, alimentao, trabalho significativo, cuidado da sade, heranas, medidas de seguro social e poder poltico. Essas desvantagens cumulativas significam que as mulheres, mais que os homens, tm maior inclinao para a pobreza e o sofrimento de deficincias em idades mais avanadas.
Figura 13. Pirmide populacional do Japo em 2002 e em 2025
Homens Mulheres

Idade

Populao em milhes

Fonte: ONU,2001

Em contraste com a forma de uma pirmide, a estrutura da populao japonesa vem mudando devido ao envelhecimento da populao que a faz ter uma forma cilndrica. Em 2025, seu formato ser semelhante ao de uma pirmide em posio inversa com indivduos de 80 anos em diante formando o maior grupo na populao. A maior presena feminina na 3a idade evidente. Por causa de sua posio de cidads de segunda-classe, a sade das mulheres mais idosas geralmente negligenciada ou ignorada. Alm disto, muitas mulheres possuem baixa ou nenhuma renda devido aos anos de trabalho no remunerado. O cuidado familiar freqentemente suprido em detrimento da segurana econmica e da boa sade na idade mais avanada. As mulheres, mais provavelmente que os homens, vivem at idades mais avanadas, quando deficincias e mltiplos problemas de sade so mais comuns. De 80 anos em diante, a mdia mundial de menos de 600 homens para cada 1,000 mulheres. Nas regies mais desenvolvidas, as mulheres de 80 anos ou mais representam mais que o dobro do nmero de homens (ver exemplo do Japo na figura 13). Devido maior expectativa de vida das mulheres e a tendncia dos homens para casar com mulheres mais jovens e casar novamente caso suas esposas venham a falecer, o nmero de mulheres vivas significativamente maior que o de homens nesta situao em todos os pases. Por exemplo, nos pases do leste europeu em transio econmica, mais de 70% das mulheres com idade de 70 anos ou mais so vivas (Botev, 1999). Mulheres idosas que vivem sozinhas so altamente vulnerveis pobreza e isolamento social. Em algumas culturas, atitudes aviltantes e destrutivas e prticas em torno dos direitos de enterro e herana podem privar as vivas de suas propriedades e posses, sua sade e independncia e, em alguns casos, at mesmo de suas vidas. 5o Desafio: tica e Desigualdades

medida que as populaes envelhecem, uma variedade de consideraes ticas vm tona. Elas esto freqentemente relacionadas discriminao por causa da idade na alocao de recursos, aos assuntos relacionados morte e a uma poro de dilemas ligados a cuidados de longo prazo e aos direitos humanos de cidados pobres e incapacitados. Avanos cientficos e a medicina moderna suscitaram vrias questes ticas relacionadas pesquisa e manipulao gentica, biotecnologia, pesquisa celular e ao uso de tecnologia para prolongar a vida com o comprometimento da qualidade. Em todas as culturas, consumidores precisam estar integralmente informados sobre falsas declaraes de produtos anti-envelhecimento e programas que so ineficientes ou mesmo prejudiciais. Eles precisam de proteo contra marketing fraudulento e esquemas financeiros, especialmente durante o processo de envelhecimento. Sociedades que valorizam a justia social devem lutar para assegurar que todas as polticas e prticas sejam mantidas e para garantir os direitos de todas as pessoas, independente da idade. Defesa e processos decisrios ticos devem constituir estratgias centrais de todos os programas, prticas, polticas e pesquisas sobre o processo de envelhecimento. A idade avanada freqentemente exacerba outras desigualdades pr-existentes baseadas em raa, etnia ou gnero. Enquanto as mulheres sofrem universalmente a desvantagem em termos de pobreza, os homens tm uma menor expectativa de vida na maioria dos pases. A excluso e o empobrecimento das mulheres e homens mais idosos geralmente produto das injustias estruturais nos pases desenvolvidos e em desenvolvimento. Desigualdades experimentadas na juventude no acesso educao, emprego e cuidados de sade bem como aquelas baseadas em questes de gnero e raa tm uma relao crtica com a posio social e o bem-estar na terceira idade. Para as pessoas idosas e pobres, as conseqncias dessas experincias anteriores so agravadas atravs de outras excluses dos servios de sade, esquemas de crdito, atividades geradoras de renda e processos decisrios. Injustias quanto ateno ocorrem quando pores de populao, pequenas e comparativamente prsperas, em processo de envelhecimento, especialmente em pases desenvolvidos, consomem um montante desproporcional dos recursos pblicos para seus cuidados.

Em diversos casos, os meios para a terceira idade alcanar sua dignidade e independncia, receber cuidados e participar em assuntos cvicos so muito limitados. Essas condies so ainda piores para idosos que vivem em reas rurais, em pases em transio e em situaes de conflito ou desastres humanitrios. Em todas as regies do mundo abundncia e pobreza relativas, gnero, posse de bens, acesso ao trabalho e controle dos recursos so fatores chave na posio socioeconmica. Dados recentes do Banco Mundial revelam que em vrios pases em desenvolvimento bem mais de metade da populao vivem com menos que dois dlares por dia (Ver tabela 4). de conhecimento geral que a posio socioeconmica e a sade esto intimamente relacionados. A cada degrau acima na escala socioeconmica, as pessoas vivem mais e com melhores condies de sade (Wilkinson, 1996). Mais recentemente, a lacuna entre ricos e pobres e as injustias subseqentes com relao sade vem crescendo em pases em todas as partes do mundo (Lynch et al, 2000). Insuficincia ao gerenciar este problema vai gerar srias conseqncias para a economia global e para a ordem social bem como para sociedades individualmente e pessoas de todas as idades.

Tabela 4. Percentagem da populao abaixo da linha de pobreza em pases cuja populao igual ou maior que 100 milhes em 2000.

Pases

Populao em Milhes

Porcentagem com < 1 dlar /dia *

Porcentagem com < 2 dlares/dia *

Brasil Federao Russa

* ajustado para poder de consumo Fonte: Banco Mundial, 2001, # Fonte: ONU 2001.

6o Desafio: A Economia de uma Populao em Processo de Envelhecimento Governantes temem, talvez mais que tudo, que o envelhecimento rpido da populao leve a uma exploso impossvel de ser detida no campo da sade e dos custos de seguro social. Enquanto no h dvidas de que a populao da terceira idade ir aumentar as necessidades nestas reas, h tambm evidncias de que inovao, cooperao de todos os setores, planejamento e construo de polticas baseadas em dados e escolhas culturalmente apropriadas iro permitir aos pases manobrar com sucesso a economia de uma populao em processo de envelhecimento. Pesquisas em pases com populaes idosas demonstraram que o envelhecimento, por si s, no leva a custos incontrolveis com a sade, por duas razes.

Primeiramente, de acordo com dados do OECD, as maiores causas de altos custos com a sade esto relacionadas a circunstncias que nada tm a ver com o envelhecimento demogrfico de determinada populao. Ineficincia na aplicao de cuidados, construo de hospitais em excesso, sistemas de pagamento que estimulam longas estadias em hospitais, nmero excessivo de intervenes mdicas e uso inapropriado de tecnologias de alto custo so fatores chave no aumento com os gastos com sade. Por exemplo, nos EUA e outros pases da OECD, novas tecnologias foram rapidamente apresentadas e introduzidas onde procedimentos alternativos e menos caros j existiam e cuja eficcia era relativamente baixa (Jacobzone and Oxley, 2002). Parece haver espao considervel para que governantes enfoquem estes problemas e melhorem a eficcia do sistema de sade. Em segundo lugar, os custos de um cuidado em longo prazo podem ser manobrados se as polticas e os programas enfatizarem preveno e o papel do cuidado informal. Polticas e programas de promoo da sade que previnem doenas crnicas e diminuem o grau de incapacidade entre cidados idosos permitem que vivam de forma independente por mais tempo. Outro fator importante a capacidade e a boa vontade das famlias em proporcionar ateno e amparo para membros de famlias mais idosos. Isto ir depender largamente da taxa de participao feminina na fora de trabalho, do local de trabalho e das polticas pblicas de reconhecimento e apoio ao papel de acompanhante. Em vrios pases, o volume maior dos gastos com medicina curativa. Ateno a condies crnicas leva a uma melhor qualidade de vida; no entanto, sempre prefervel que essas condies possam ser prevenidas ou retardadas ao mximo possvel. Os legisladores precisam avaliar se tais resultados podem ser atingidos atravs de polticas que se dirijam aos fatores mais abrangentes determinantes do envelhecimento ativo, tais como intervenes para prevenir acidentes, melhorar as dietas e a atividade fsica, aumentar a alfabetizao e a taxa de empregos. Fundamentalmente, o nvel dos fundos alocados para o sistema de sade uma escolha poltica e social sem nenhuma resposta universalmente aplicvel. Entretanto, a OMS sugere que seria melhor realizar pr-pagamentos para o sistema de sade o tanto quanto possvel,

seja em forma de seguro, impostos ou seguro social. O princpio do financiamento justo assegura equidade de acesso independente de idade, sexo ou etnia e que o nus financeiro seja repartido de uma forma justa (OMS, 2000 a). Uma segunda grande preocupao dos criadores de polticas exigir que a populao idosa possa participar dos sistemas de seguro social. Alarmistas apontam para a crescente proporo de populao dependente que se aposentou da fora de trabalho formal. A idia de que todas as pessoas acima de 60 anos so dependentes , entretanto, falsa. Vrias pessoas continuam a trabalhar no mercado de trabalho formal durante a terceira idade ou escolheriam faze-lo se tivessem oportunidade. Muitos outros continuam a contribuir para a economia atravs de trabalho informal ou atividades de voluntariado bem como trocas de dinheiro entre as geraes e apoio familiar. Por exemplo, pessoas idosas que tomam conta de seus netos permitem que adultos jovens participem do mercado de trabalho. Uma populao idosa fornece outras vantagens para a economia em geral. Naes com populaes na idade produtiva em declnio estaro aptas a fornecer trabalhadores mais velhos e mais experientes e indstrias crescero ao atender as necessidades de seus consumidores mais velhos. O envelhecimento global requer que os governos e o setor privado enfoquem os desafios para a segurana social e os sistemas de penso. Uma abordagem balanceada da proviso de proteo social e os objetivos econmicos sugere que as sociedades onde existe um planejamento podem envelhecer. Polticas de mercado de trabalho (por exemplo, incentivos por aposentadoria precoce e prticas de aposentadoria obrigatria) tm um impacto maior na possibilidade da nao de prover proteo social na terceira idade do que o envelhecimento demogrfico por si s. O objetivo deve ser assegurar padres de vida adequados para as pessoas durante o envelhecimento, ao mesmo tempo que reconhece e aproveita suas habilidades e experincia e estimula uma transferncia harmnica entre as geraes. 7o Desafio: Construindo um Paradigma Novo

Tradicionalmente, a terceira idade vem sendo associada aposentadoria, doena e dependncia. Polticas e programas que esto atracados a este paradigma antiquado no refletem a realidade. Na realidade, a maioria das pessoas permanece independente na idade mais avanada. Especialmente nos pases em desenvolvimento, vrias pessoas acima de 60 anos continuam a participar da fora de trabalho. Pessoas idosas so ativas no setor de trabalho informal (ex: trabalho domstico e atividades de pequena escala) embora isto no seja reconhecido nas estatsticas do mercado de trabalho. A contribuio no remunerada das pessoas idosas em casa (tais como tomar conta de crianas ou de pessoas doentes) permite que membros jovens da famlia executem atividades remuneradas. Em todos os pases, as atividades voluntrias dos idosos fornecem uma importante contribuio social e econmica para a sociedade.

tempo de um paradigma novo, que encare os idosos como participantes ativos em uma sociedade integrada pela idade e como contribuintes ativos bem como beneficirios do desenvolvimento.

Isto deve incluir o reconhecimento das contribuies dos idosos que esto doentes, frgeis e vulnerveis e a defesa dos seus direitos de ateno e segurana. Este paradigma exige uma abordagem que reconhea a importncia das relaes e do apoio entre membros da famlia e entre as geraes. Ele refora uma sociedade para todas as idades o foco central do Ano das Pessoas Idosas das Naes Unidas de 1999.

O novo paradigma tambm desafia o ponto de vista tradicional de que aprender funo apenas de crianas e jovens, trabalho a funo da meia idade enquanto aposentadoria a funo da terceira idade. O novo paradigma necessita de programas que apiem a aprendizagem em todas as idades e permitam s pessoas entrar e sair do mercado de trabalho para que possam adotar o papel de acompanhantes em pocas diferentes no curso

de suas vidas. Esta abordagem apia a solidariedade entre as geraes e fornece maior segurana para crianas, seus pais e pessoas idosas. Os prprios idosos e a mdia devem liderar a construo de uma imagem nova e mais positiva da terceira idade. Reconhecimento poltico e social das contribuies que os idosos podem oferecer e a incluso de homens e mulheres idosos em papis de liderana iro amparar esta nova imagem e ajudar a derrubar esteretipos negativos. Educar pessoas jovens sobre o envelhecimento e cuidar da manuteno dos direitos das pessoas mais velhas iro ajudar a reduzir e eliminar discriminao e abuso.

5. A Resposta desta Poltica de Sade O envelhecimento da populao um fenmeno global que exige ao local, internacional, nacional e regional. Em um mundo cada vez mais interligado, a omisso em lidar de um modo sensato, em qualquer parte do mundo, com o imperativo demogrfico e as mudanas rpidas nos tipos de doenas ter conseqncias polticas e socioeconmicas em todos os lugares. Fundamentalmente, a maneira de encarar o envelhecimento e os idosos ir determinar como ns, nossos filhos e nossos netos iro experimentar a vida mais tarde.

A estrutura poltica destinada ao envelhecimento ativo destacada abaixo orientada pelos Princpios das Naes Unidas para idosos (o crculo externo). Estes princpios so: independncia, participao, assistncia, auto-realizao e dignidade. As decises so baseadas na interpretao de como os fatores determinantes do envelhecimento ativo influenciam o modo como populaes e indivduos envelhecem. A estrutura desta poltica requer aes em trs pilares bsicos: Sade. Quando os fatores de risco (comportamentais e ambientais) de doenas crnicas e do declnio funcional forem mantidos baixos e os fatores de proteo forem mantidos elevados, as pessoas iro desfrutar tanto uma maior quantidade como uma maior qualidade de vida, permanecero sadias e capazes de dirigir suas prprias vidas enquanto envelhecem e poucos idosos iro precisar constantemente de tratamento mdico e servios assistenciais. Aqueles que realmente precisam de assistncia devem ter acesso toda uma gama de servios sociais e de sade direcionados s necessidades e direitos das mulheres e dos homens em processo de envelhecimento.

Figura 14 . Os trs pilares da estrutura poltica para o Envelhecimento Ativo

ENVELHECIMENTO ATIVO

participao

sade

segurana

Determinantes do Envelhecimento Ativo Princpios das Naes Unidas para os Idosos

Participao. Quando o mercado de trabalho, emprego, educao, polticas sociais e de sade e programas apiam a total participao em atividades socioeconmicas, culturais e espirituais, conforme seus direitos humanos fundamentais, capacidades, necessidades e preferncias, as pessoas continuaro contribuindo para a sociedade com atividades remuneradas e no remuneradas enquanto envelhecem. Segurana. Quando as polticas e os programas enfocam as necessidades e os direitos das pessoas idosas segurana social, fsica e financeira, ficam asseguradas a proteo, dignidade e assistncia aos mais velhos se no puderem mais se sustentar e se proteger. As famlias e as comunidades so auxiliadas nos cuidados aos seus membros mais velhos. Ao Intersetorial. Atingir o objetivo do envelhecimento ativo requerer aes em vrios setores alm dos servios sociais e de sade, incluindo educao, emprego e trabalho, segurana social e

financeira, habitao, transporte, justia e desenvolvimento rural e urbano. Embora esteja claro que o setor de sade no responsvel diretamente pelas polticas de todos os outros setores, eles esto inseridos, em um sentido mais amplo, no mbito da sade pblica pois defendem os objetivos de melhorarem a sade atravs da ao intersetorial. Esse tipo de abordagem reala a importncia de diferentes e numerosos parceiros da sade pblica e refora o papel do setor de sade como um catalisador para a ao (Yach, 1996). Alm disto, todas as polticas precisam apoiar a solidariedade entre as geraes e incluir alvos especficos para reduzir as desigualdades entre homens e mulheres e entre diferentes subgrupos dentro da populao mais idosa. Ateno especial precisa ser dada s pessoas mais velhas, pobres e marginalizadas, e que vivem nas zonas rurais. Uma abordagem de envelhecimento ativo busca eliminar a discriminao de idade e reconhecer a diversidade das populaes mais velhas. As pessoas mais velhas e seus acompanhantes precisam estar envolvidos ativamente no planejamento, na implementao e na avaliao das polticas, programas e conhecimento das atividades de desenvolvimento relacionadas ao envelhecimento ativo. Propostas-Chave desta Poltica. As seguintes propostas so projetadas para tratar de trs pilares do envelhecimento ativo: sade, participao e segurana. Algumas so amplas e abrangem todas as faixas etrias enquanto outras tm como objetivo, especificamente, aqueles que se aproximam da velhice e/ou pessoas mais velhas. 1. Sade 1.1 Prevenir e reduzir o fardo do excesso de deficincias, doena crnica e da mortalidade prematura.

Objetivos e alvos. Fixar alvos mensurveis de gnero especfico para as melhorias na sade entre pessoas mais velhas e a reduo de doenas crnicas, deficincias e mortalidade prematura durante o processo de envelhecimento. Influncias econmicas na sade. Pr em vigor polticas e programas que enfocam os fatores econmicos que contribuem para o comeo de doenas e deficincias na vida na 3a idade (ex. pobreza, m distribuio de renda e excluso social, nveis baixos de alfabetizao, carncia de educao). Dar prioridade ao desenvolvimento da sade nos grupos da populao pobre e marginalizada. Preveno e tratamentos eficazes. Fazer que exames mdicos, comprovadamente eficazes, estejam disponveis e baratos para homens e mulheres a medida que estes envelhecem. Fazer tratamentos eficazes e baratos que reduzam as deficincias (tais como a remoo de cataratas e a substituio da bacia) mais acessveis s pessoas mais velhas de baixa renda. Ambientes seguros e age-friendly. Criar centros e padres assistenciais de sade age-friendly que ajudem a prevenir o comeo ou a piora das deficincias. Prevenir leses protegendo os pedestres mais velhos no trnsito, fazer a caminhada segura, implementando programas de preveno de quedas, eliminando riscos nos lares e providenciando conselhos para a segurana. Fazer cumprir rigorosamente os padres da segurana no trabalho que protejam os trabalhadores mais velhos de leses. Modificar ambientes de trabalho formais e informais para que as pessoas possam continuar a trabalhar produtiva e seguramente enquanto envelhecem. Audio e Viso. Reduzir a deteriorao da audio evitvel atravs de medidas de preveno apropriadas e apoiar o acesso aparelhos auditivos para as pessoas mais velhas que sofreram perda auditiva. Ter como objetivo a reduo e a eliminao da cegueira evitvel at 2020 (OMS,1997). Providenciar servios oftlmicos apropriados para as pessoas que tem deficincias visuais relacionadas com a idade. Reduzir as injustias no acesso aos culos corretivos para homens e mulheres que esto envelhecendo. Vida sem barreiras. Desenvolver opes de habitao sem barreiras para as pessoas que esto envelhecendo e tm deficincias. Trabalhar para tornar prdios e transportes

pblicos acessveis para todas as pessoas com deficincia. Providenciar banheiros acessveis em lugares pblicos e no ambiente de trabalho.

Qualidade de Vida. Aprovar polticas e programas que melhorem a qualidade de vida de pessoas com deficincias e doenas crnicas. Apoiar sua independncia contnua e sua interdependncia, assistindo-os com mudanas no ambiente, providenciando servios de reabilitao e apoio comunitrio para os familiares, e aumentando o acesso barato aos acessrios de auxlio eficazes (ex. culos corretivos, andadores). Apoio Social. Reduzir os riscos da solido e do isolamento social apoiando os grupos comunitrios dirigidos por pessoas mais velhas, sociedades tradicionais, grupos de autoajuda e de ajuda-mtua, programas de transporte, profissionais ou no, para pessoas que no podem deslocar-se sozinhas, visitas na vizinhana, programas de apoio por telefone, e acompanhantes familiares. Apoiar o contato entre-geraes e providenciar habitaes em comunidades que estimulem a interao social diria e a interdependncia entre jovens e idosos. HIV e AIDS. Eliminar a limitao de idade na coleta de dados relacionados ao HIV/AIDS. Avaliar e enfocar o impacto do HIV/AIDS sobre os idosos, incluindo aqueles que foram infectados e aqueles que cuidam de outros que foram infectados e/ou que ficaram rfos devido AIDS. Sade Mental. Promover sade mental positiva durante o curso da vida, providenciando informaes e desafiando crenas estereotipadas sobre problemas de sade mental e doenas mentais. Ambientes Limpos. Colocar em prticas polticas e programas que assegurem todos acesso gua limpa, alimento seguro e ar puro. Minimizar a exposio poluio durante a vida, principalmente na infncia e na velhice.

1.2 Reduzir os fatores de risco associados s doenas principais e aumentar os fatores que protegem a sade durante a vida.

Tabaco. Exigir ao ampla nos nveis local, nacional e internacional para controlar o
marketing e o uso de produtos derivados do tabaco. Fornecer s pessoas mais velhas ajuda no abandono do vcio.

Atividade fsica. Desenvolver informaes e diretrizes, culturalmente apropriadas e


baseadas na populao, para atividades fsicas para homens e mulheres idosos. Fornecer oportunidades acessveis, baratas e agradveis para os idosos permanecerem ativos (ex. reas para andar e parques seguros). Apoiar grupos e lderes que promovem atividade fsica regular e moderada para pessoas durante o processo de envelhecimento. Informar e educar as pessoas e os profissionais sobre a importncia de permanecer ativo enquanto envelhecem.

Nutrio. Assegurar nutrio adequada durante toda a vida, principalmente na infncia


e entre mulheres que esto nos anos reprodutivos. Assegurar que as polticas de nutrio nacional e os planos de ao reconheam as pessoas idosas como um grupo potencialmente vulnervel. Incluir medidas especiais para prevenir a m-nutrio e assegurar uma alimentao segura conforme as pessoas envelhecem.

Alimentao saudvel. Desenvolver diretrizes, culturalmente adequadas e baseadas na populao, para alimentao saudvel para homens e mulheres conforme envelhecem. Apoiar dietas melhoradas e pesos sadios na velhice atravs da proviso de informaes (incluindo informaes especficas sobre as necessidades nutricionais dos idosos), educao sobre nutrio em todas as idades, e polticas de alimentao que permitam que mulheres, homens e famlias escolham alimentos saudveis. Sade Oral. Promover a sade oral entre os idosos e incentivar mulheres e homens a conservarem seus dentes naturais enquanto for possvel. Fixar polticas e objetivos da sade oral culturalmente apropriados e fornecer servios de tratamento e programas de sade oral adequados durante o curso da vida. Fatores Psicolgicos. Incentivar e permitir que as pessoas construam a auto-eficcia, habilidades cognitivas tais como resolver problemas, comportamento pr-social e habilidades eficazes para lidarem com situaes. Reconhecer e explorar as experincias e o vigor dos idosos para ajud-los a melhorar seu bem estar psicolgico. lcool e Drogas. Determinar a extenso do uso de lcool e de drogas pelas pessoas conforme elas vo envelhecendo e implementar prticas e polticas visando reduzir o uso imprprio e o abuso. Medicamentos. Aumentar o acesso aos medicamentos seguros e essenciais entre os idosos que precisam dos remdios mas no podem pagar por eles. Implementar prticas

e polticas visando reduzir a prescrio inadequada por profissionais da sade e por outros conselheiros da sade. Informar e educar as pessoas sobre o uso prudente de medicamentos.

Adeso. Assegurar medidas amplas para entender melhor e corrigir a pouca adeso terapias, que comprometem seriamente a eficcia dos tratamentos, particularmente as terapias de longo prazo.

1.3. Desenvolver servios sociais e de sade acessveis, baratos, de alta qualidade e amigos da 3a idade que enfoquem as necessidades e os direitos de homens e mulheres em processo de envelhecimento. Uma sria contnua de cuidados durante o curso da vida. Considerar suas opinies e preferncias, fornecer uma srie contnua de cuidados para homens e mulheres durante o envelhecimento. Reorientar os sistemas atuais que so organizados com base em cuidados na fase aguda das doenas para que forneam uma srie contnua de cuidados que incluem a promoo da sade, a preveno de doenas, o tratamento apropriado de doenas crnicas, a proviso imparcial de apoio comunitrio e cuidados dignos paliativos e de longo prazo durante todos os estgios da vida.

Acesso justo e custevel. de longo prazo para todos.

Assegurar o acesso justo e custevel aos cuidados

fundamentais com a sade (intensivos e crnicos), assim como aos servios de cuidados Acompanhantes informais. Reconhecer e observar as diferenas de gnero no fardo do acompanhamento e cuidados e fazer um esforo especial para apoiar os acompanhantes , a maioria, mulheres idosas que cuidam do marido, filhos, netos e outros que esto doentes ou incapacitados. Apoiar os acompanhantes informais atravs de iniciativas tais como folgas, penses, subsdios financeiros, treinamento e servios de enfermagem em domiclio. Reconhecer que os acompanhantes mais velhos podem ficar isolados socialmente, doentes e pobres, e atender s suas necessidades.

Acompanhantes Formais. Proporcionar aos acompanhantes remunerados condies adequadas de trabalho e de remunerao, com uma ateno especial queles que no

so especializados e tm uma posio social e profissional baixa (a maioria deles so mulheres).

Servios de sade mental.

Proporcionar servios de sade mental amplos para

homens e mulheres conforme eles envelhecem, variando da promoo de sade mental aos servios de tratamento para os doentes mentais, reabilitao e reintegrao na comunidade conforme exigido. Prestar uma ateno especial ao aumento da depresso e das tendncias suicidas devido perda e isolamento social. Fornecer cuidados de qualidade para idosos com demncia e outros problemas cognitivos e neurolgicos em suas casas e nas instalaes residenciais quando for apropriado. Prestar uma ateno especial s pessoas que esto envelhecendo e que tem uma deficincia intelectual de longo prazo.

Sistemas ticos de cuidados coordenados. Eliminar a discriminao de idade nos


sistemas de servio social e de sade. Melhorar a coordenao entre servios sociais e de sade e integrar esses sistemas quando vivel. Fixar e manter padres apropriados de cuidados para as pessoas que esto envelhecendo atravs de mecanismos reguladores, diretrizes, educao, colaborao e consulta.

Iatrognese. Prevenir a iatrognese (doena e deficincia que causada pelo processo do diagnstico ou tratamento). Estabelecer um sistema adequado para prevenir reaes adversas com foco especial na velhice. Criar a conscincia sobre riscos relativos e benefcios das terapias modernas entre os profissionais da sade e o pblico em geral. Envelhecendo em casa e na comunidade. Proporcionar polticas, programas e

servios que permitam que as pessoas permaneam em suas casas na velhice, com ou sem outros familiares de acordo com suas circunstncias e preferncias. Apoiar as famlias que incluem idosos e que precisam de cuidados em seus lares. Fornecer ajuda com refeies e o sustento da casa e apoio de enfermagem em domiclio quando requerido.

Parcerias e cuidados de qualidade. Fornecer uma ampla abordagem aos cuidados de longo prazo (por acompanhantes formais e informais) que estimule uma colaborao entre os setores pblico e privado e que envolva todos os nveis do governo, sociedade civil e o instituies em fins lucrativos. Assegurar padres de alta qualidade e incentivar

ambientes nas instalaes residenciais para os homens e as mulheres que requerem cuidados conforme envelhecem. 1.4 Fornecer treinamento e educao para acompanhantes.

Acompanhantes informais.
envelhecendo. Apoiar treinamento.

Fornecer aos

familiares, conselheiros e outros

acompanhantes informaes e treinamento sobre como cuidar das pessoas que esto os curandeiros mais velhos que conhecem medicamentos tradicionais e complementares e ao mesmo tempo avaliar tambm suas necessidades de Acompanhantes formais. Educar os que trabalham com a sade e com servios

sociais sobre modelos capacitadores de cuidados bsicos de sade e cuidados longo prazo que reconhecem a fora e as contribuies de idosos. Incorporar mdulos sobre o envelhecimento progressivo aos currculos de estudos mdicos e de sade em todos os nveis. Fornecer educao especializada sobre geriatria e gerontologia para os Informar profissionais de sade profissionais mdicos, de sade e de servio social.

e de servio social sobre o processo de envelhecimento e os caminhos para otimizar o envelhecimento ativo entre os grupos de indivduos, comunitrios e populacionais. Incentivar e treinar profissionais de sade e de servio social para amparar a auto-ajuda e aconselhamento sobre prticas de estilo de vida sadia entre os homens e mulheres durante o processo de envelhecimento. Aumentar a conscincia e a sensibilidade de todos os profissionais da sade e dos trabalhadores comunitrios sobre a importncia das redes sociais para o bem estar na velhice. Treinar os trabalhadores da sade para identificar os idosos que correm o risco de solido e de isolamento social. 2. Participao 2.1 Fornecer educao e oportunidades de aprendizagem durante o curso da vida.

Educao bsica e instruo sobre sade. Tornar a educao bsica disponvel para
todos durante todo a vida. Visar alcanar a alfabetizao para todos. Promover a

instruo sobre a sade, fornecendo educao sobre sade durante o curso da vida. Ensinar s pessoas sobre como cuidar delas mesmas e de outros medida que envelhecem. Educar e habilitar os idosos na seleo e uso efetivos dos servios de sade e comunitrios.

Aprendizagem permanente. Permitir a participao integral dos idosos,


proporcionando polticas e programas de educao e treinamento que defendem a aprendizagem permanente para homens e mulheres conforme eles envelhecem. Fornecer aos idosos oportunidades de desenvolver novas habilidades, principalmente em reas tais como tecnologia da informao e novas tcnicas agrcolas. 2.2 Reconhecer e permitir a participao ativa de pessoas idosas nas atividades de desenvolvimento econmico, trabalho formal e informal e atividades voluntrias, de acordo com suas necessidades individuais, preferncias e capacidades.

Reduo da pobreza e gerao de renda. Incluir os idosos no planejamento, na


implementao e na avaliao das iniciativas de desenvolvimento social e dos esforos para reduzir a pobreza. Assegurar que os idosos tenham o mesmo acesso aos subsdios para desenvolvimento, projetos de gerao de renda e de crdito que as pessoas mais jovens.

Trabalho formal. Pr em vigor um mercado de trabalho e programas e polticas de emprego que permitam a participao de pessoas idosas em trabalhos significativos, de acordo com suas necessidades individuais, preferncias e capacidades (ex. eliminao da discriminao de idade na contratao e na conservao de trabalhadores mais velhos). Defender reformas nas penses que incentivem a produtividade, um sistema variado de esquemas de penses e opes de aposentadoria mais flexveis (ex. aposentadoria parcial ou gradual).

Trabalho Informal. Implementar polticas e programas que reconheam e apiem a contribuio que mulheres e homens mais velhos fazem em trabalhos no remunerados no setor informal e nos trabalhos domsticos. Atividades Voluntrias. Reconhecer o valor do voluntariado e desenvolver oportunidades para que idosos participem em atividades voluntrias significativas,

especialmente aqueles que querem ser voluntrios mas no podem por causa de impedimentos relativos a sade, renda ou transporte. 2.3 Incentivar a participao integral dos idosos na vida familiar e comunitria. Transporte. Fornecer servios de transporte pblico acessveis e custeveis nas reas rurais e urbanas para que os idosos (especialmente aqueles com mobilidade comprometida) possam participar integralmente na vida familiar e comunitria.

Liderana.

Envolver os idosos nos processos polticos que influenciam os seus

direitos. Incluir as mulheres e os homens mais velhos no planejamento, implementao e avaliao da sade local, no servio social e nos programas de recreao. Incluir os idosos nos esforos para a preveno e educao para reduzir a difuso do HIV/AIDS. Envolver os idosos nas tentativas de desenvolver agendas de pesquisa sobre o envelhecimento progressivo, como consultores e pesquisadores.

Uma sociedade para todas as idades. Prover maior flexibilidade nos perodos
dedicados educao, ao trabalho e s responsabilidades do acompanhamento durante o curso da vida. Desenvolver uma srie de opes de habitao para os idosos que eliminem os obstculos para a independncia e a interdependncia dos familiares e incentivar a participao integral na comunidade e na vida familiar. Promover atividades para todas as geraes nas escolas e nas comunidades. Estimular os idosos a tornarem-se modelos de envelhecimento ativo e mentores para os jovens. Reconhecer e defender o papel importante e as responsabilidades dos avs. Promover a colaborao entre as organizaes no governamentais que trabalham com crianas, jovens e idosos.

Uma imagem positiva do envelhecimento. Trabalhar com grupos que representem


idosos e com a mdia para fornecer imagens realistas e positivas do envelhecimento ativo, bem como informaes educativas sobre o envelhecimento ativo. Confrontar esteretipos negativos e o envelhecimento.

Reduzir as injustias na participao de mulheres. Reconhecer e amparar a


importante contribuio que as mulheres mais velhas fazem nas famlias e nas comunidades atravs dos cuidados e da participao na economia informal. Permitir a participao integral da mulher idosa na vida poltica e nos processos decisrios. Suprir

educao e

oportunidades de aprendizagem vitalcia para as mulheres idosas, do

mesmo modo que elas so supridas aos homens.

Proteger as organizaes que representam os idosos. Fornecer apoio financeiro e em


espcie, alm do treinamento para os membros dessas organizaes para que eles possam defender, promover e intensificar a sade, a segurana e a participao integral das mulheres e dos homens mais velhos em todos os aspectos da vida comunitria. 3. Segurana 3.1 Assegurar a proteo, a segurana e a dignidade dos idosos, enfocando os direitos sociais, financeiros, de segurana fsica e as necessidades das pessoas idosas. Segurana Social. Defender a proviso de uma rede de segurana social para os idosos que so pobres e sozinhos, bem como iniciativas da seguridade social que forneam uma fonte de renda firme e adequada durante a velhice. Incentivar os jovens adultos na preparao para a velhice em suas prticas de sade, sociais e financeiras.

HIV/AIDS. Proteger o bem-estar social, econmico e psicolgico dos idosos que cuidam de pessoas com HIV/AIDS e assumem o papel de pais substitutos dos rfos da AIDS. Fornecer ajuda em espcie, cuidados de sade acessveis e emprstimos aos idosos para ajuda-los a saciar as necessidades das crianas e as dos netos afetados pelo HIV/AIDS. Proteo ao Consumidor. velhice. Proteger os consumidores dos medicamentos e dos

tratamentos arriscados, e de prticas inescrupulosas de marketing, principalmente na Justia Social. Assegurar que as decises que esto sendo tomadas relativas aos cuidados na velhice sejam baseadas nos direitos dos idosos e guiadas pelos Princpios das Naes Unidas para os Idosos. Defender os direitos dos idosos de manter a independncia e a autonomia pelo maior perodo de tempo possvel.

Abrigo.

Reconhecer explicitamente os direitos e as necessidades dos idosos de

segurana, abrigos apropriados, principalmente em tempos de conflito e crise. Fornecer assistncia residencial para os idosos e seus familiares quando requerido ( com ateno

especial s circunstncias daqueles que vivem sozinhos) atravs de subsdios para aluguel, iniciativas de cooperativas habitacionais, apoio para as reformas nas residncias, etc.

Crises.

Defender

os

direitos

dos

idosos

durante

conflitos.

Reconhecer

especificadamente e agir na necessidade de proteger os idosos em situaes de emergncia (ex. fornecendo transporte para os centros alternativos para aqueles que no podem andar at l). Reconhecer a contribuio que os idosos podem fazer para esforos de recuperao depois de uma emergncia e inclu-los nas iniciativas de recuperao.

Abuso do idoso. Reconhecer o abuso (fsico, psicolgico, financeiro e abandono) do idoso e incentivar a denncia dos infratores. Treinar policiais, profissionais de servio social e de sade, lderes espirituais, organizaes de defesa e grupos de idosos para reconhecer e lidar com o abuso ao idoso. Aumentar a conscincia sobre a injustia dos maus tratos aos idosos atravs da informao pblica e de campanhas de conscientizao. Envolver a mdia e os jovens, bem como os idosos, nesses esforos.

3.2 Reduzir as injustias nos direitos de segurana e nas necessidades das mulheres mais velhas. Aprovar e executar leis que protejam as vivas do furto da propriedade e dos bens e de prticas nocivas tais como rituais de sepultamento que comprometam a sade e acusaes de bruxaria.

Aprovar e executar leis que protejam as mulheres da violncia domstica e de outras formas de violncia na 3a idade. Fornecer segurana social (ajuda na renda) para as senhoras que no recebem penso, nem uma escassa renda de aposentadoria por que trabalharam toda ou a maior parte de suas vidas em casa ou no setor informal.

A OMS e o Envelhecimento Em 1995, quando a OMS renomeou o seu Programa de Sade do Idoso para o Envelhecimento e Sade, sinalizava uma mudana importante de orientao. Em vez de compartimentalizar os idosos, o nome novo abrangeu uma perspectiva do curso de vida: todos ns estamos envelhecendo e a melhor maneira de assegurar uma boa sade para o futuro dos grupos de pessoas mais velhas prevenindo doenas e promovendo a sade durante a vida. A sade daqueles que j esto mais velhos, pelo contrrio, s pode ser integralmente entendida se os eventos da vida que passaram forem considerados. A meta do Programa do Envelhecimento e Sade tem sido desenvolver polticas que assegurem a obteno da melhor qualidade de vida possvel, pelo maior tempo possvel e para o maior nmero de pessoas possvel. Para isto ser alcanado, a OMS precisa promover a base do conhecimento de gerontologia e da medicina geritrica atravs de tentativas de treinamento e de pesquisa. preciso enfatizar a adoo de iniciativas interdisciplinares e intersetoriais, principalmente aquelas direcionadas aos pases em desenvolvimento, voltadas para os ndices rpidos e sem precedentes da populao que est envelhecendo dentro de um contexto de pobreza predominante e de problemas de infra-estrutura no solucionados. Alm disto, o Programa ressalta a importncia de: adotar abordagens baseadas na comunidade, enfatizando a comunidade como um cenrio chave para as intervenes; respeitar os contextos e as influncias culturais; reconhecer a importncia das diferenas de gnero; fortalecer o vnculo entre as geraes; respeitar e entender as questes ticas relacionadas sade e ao bem estar na velhice. O Ano Internacional dos Idosos (1999) foi um marco na evoluo do trabalho da OMS sobre o Envelhecimento e a Sade. Neste ano, o tema do Dia Mundial da Sade foi o envelhecimento ativo faz a diferena e o Movimento Global pelo Envelhecimento Ativo foi lanado pelo o diretorgeral da OMS, Dr. Gro Harlem Brundtland. Nessa ocasio, o Dr Brundtland afirmou: preservar a sade e a qualidade de vida ao longo da mesma far muito pela construo de vidas realizadas, a uma comunidade de geraes que convivem harmoniosamente e a uma economia dinmica. A OMS encarregada de promover o Envelhecimento Ativo como um componente indispensvel de todos os programas de desenvolvimento. Em 2002, o nome do programa da OMS mudou novamente para Envelhecimento e o Curso de Vida para refletir a importncia da perspectiva do curso de vida. Os vrios focos do programa anterior e a nfase nas atividades de desenvolvimento com parceiros mltiplos de todos os setores e de vrias disciplinas foram mantidas. Um apuro adicional do conceito do envelhecimento progressivo foi adicionado e traduzido para todas as atividades do programa, incluindo a pesquisa e o treinamento, a disseminao da informao e o desenvolvimento da defesa e da poltica. Alm do Programa de Envelhecimento e Curso de Vida nas Sedes da OMS, cada um dos seis escritrios regionais da OMS tem seu prprio conselheiro sobre o envelhecimento a fim de enfocar questes especficas a partir de uma perspectiva regional.

Colaborao Internacional Com o lanamento do Plano Internacional da Ao sobre o Envelhecimento, a Assemblia Mundial sobre o Envelhecimento de 2002 marca um momento decisivo, enfocando os desafios e celebrando os triunfos de um mundo em processo de envelhecimento. A medida que nos envolvemos na fase de implementao, a partilha das opes de polticas e da pesquisa nos nveis nacional, regional e global ser crtica. Os estados-membros, as organizaes no-governamentais, as instituies acadmicas e o setor privado sero chamados a desenvolver solues sensveis a idade para os desafios de um mundo em processo de envelhecimento. Esses setores precisaro levar em considerao as conseqncias de uma transio epidemiolgica, as rpidas mudanas no setor de sade, a globalizao, a urbanizao, as mudanas dos padres familiares, a degradao ambiental, bem como as persistentes injustias e a pobreza, principalmente nos pases em desenvolvimento onde j vivem a maioria dos idosos. Para avanar o movimento pelo envelhecimento ativo, todos os responsveis precisaro esclarecer e popularizar o termo ``envelhecimento ativo`` atravs do dilogo, discusso e debate na arena poltica, no setor educacional, em frum pblico e na imprensa (em programas de rdio e de televiso, por exemplo). A ao nos trs pilares do envelhecimento ativo precisa ser apoiada pelas as atividades de desenvolvimento do conhecimento, incluindo a avaliao, a pesquisa , a vigilncia e a disseminao dos resultados de pesquisas. Os resultados das pesquisas precisam ser partilhados em linguagem clara e em formatos prticos e acessveis com os governantes, as organizaes no-governamentais que representam os idosos, o setor privado e o pblico em geral. Agncias internacionais, pases e regies precisaro trabalhar colaborativamente para desenvolver uma agenda de pesquisa relevante para o envelhecimento ativo.

A OMS compromete-se com o trabalho em colaborao com outras organizaes intergovernamentais, ONGs e o setor acadmico para o desenvolvimento de um esquema global para a pesquisa sobre o envelhecimento. Tal sistema deve refletir as prioridades manifestadas no Plano de Ao Internacional sobre o Envelhecimento de 2002 e aquelas expressas nesse documento.

Concluso Neste documento, a OMS oferece um esquema de ao para os governantes. Junto com o recentemente adotado Plano de Ao sobre o Envelhecimento das Naes Unidas (UN Plan of Action on Ageing), este sistema fornece um mapa para projetar as polticas multisetoriais do envelhecimento ativo que iro aumentar a sade e a participao entre as populaes que esto envelhecendo e ao mesmo tempo assegurar que os idosos tenham segurana , proteo e cuidados adequados quando eles precisarem de assistncia. A OMS reconhece que a sade pblica envolve uma gama variada de aes para melhorar a sade da populao e essa sade vai alm da proviso de servios bsicos. Portanto, ela compromete-se com o trabalho em cooperao com outras agncias internacionais e com as Naes Unidas para incentivar a implementao de polticas do envelhecimento ativo nos nveis global, regional e nacional. Devido natureza especializada de seu trabalho, a OMS fornecer conselhos tcnicos e desempenhar um papel catalisador para o desenvolvimento da sade. Entretanto, isto s pode ser feito como um trabalho conjunto. Juntos, ns devemos fornecer a evidncia e demonstrar a eficcia dos vrios cursos de ao propostos. Fundamentalmente, entretanto, caber s naes e s comunidades locais desenvolver objetivos e alvos possveis, de gnero especfico e culturalmente sensveis e implementar as polticas e os programas adaptados s suas circunstncias nicas. A abordagem do envelhecimento ativo fornece um esquema para o desenvolvimento de estratgias nos nveis global, nacional e local sobre a populao que est envelhecendo. Recompondo os trs pilares para a ao da sade, participao e segurana, o esquema

oferece uma plataforma para uma construo consensual que enfoca as preocupaes de setores diversos e de todas as regies. As propostas de polticas e as recomendaes so de pouca utilidade, a no ser que aes subseqentes sejam implementadas. A hora de agir agora.

6. Referncias ABODERIN, I. ; KALACHE, A. ; BEN-SHLOMO, Y., LYNCH, J.W. ; YAJNIK C. S, ; KUH, D. ; YACH, D. (2002). Life Course Perspectives on Coronary Heart Disease, Stroke and Diabetes: Key Issues and Implications for Policy and Research. Genebra: Organizao Mundial de Sade. Action on Elder Abuse (AEA) (1995) Boletim (11) Maio-Junho. Londres. BOTEV, N. (1999). Older persons in countries with economies in transitions. Population Ageing: Challenges for Policies and Programmes in Developed and Developing Countries. Fundo Populacional das Naes Unidas e Centro de Estudos da Populao e da Famlia (CBGS). Nova York: Fundo Populacional das Naes Unidas. CUTLER, D. (2001). Declining Disability Among The Elderly. Health Affairs Vol 20. (6):11-27. DIPOLLINA, L. ; SABATE, E. (2002) Medication adherence to long term treatments in the elderly. Em SABATE, E. (org.) WHO Adherence Report: A review of the evidence. Genebra: Organizao Mundial de Sade. ( no prelo) DOLL, R. (1999) Risk from tobacco and potentials for health gain. International Journal of Tuberculosis and Lung Disease. 3 (2): 90-9. GIRONDA, M. e LUBBEN, J. (no prelo). Preventing loneliness and isolation in older adulthood. In GULLOTTA, T. & BLOOM, M. (orgs.) Encyclopedia of Primary Prevention and Health Promotion. Nova Iorque: Kluwer Academic / Plenum Publishers. GRAY, M.J.A. (1996) Preventive Medicine. em: Epidemiology in Old Age. EBRAHIM, S. e KALACHE, A. (orgs.) Londres: BMJ Publishing Group. GURALNICK, J.M. e KAPLAN, G. (1989). Predictors of healthy aging: prospective evidence from the Almeda County Study. American Journal of Public Health, 79: 703-8. GURWITZ, J.H. e AVORN, J. (1991). The ambiguous relationship between aging and adverse drug reactions. Annals of Internal Medicine, 114: 956-66. Escritrio Internacional do Trabalho (ILO) (2000). Income security and social protection in a changing world. World Labour Report. Geneva: ILO. JACOBZONE, S. e OXLEY, H. (2002). Ageing and Health Care Costs. International Politics and Society (1). http://www.fes.de/ipg/ONLINE2_2002/INDEXE.HTM

JERNIGAN, D.H. ; MONTEIRO, M; ROOM, R. e SAXENA, S. (2000). Toward a global alcohol policy: alcohol, public health and the role of WHO. Boletim da organizao Mundial de Sade, 78 (4), 491. KALACHE, A. e KELLER, I. (2000). The greying world: a challenge for the 21st century. Science Progress 83 (1), 33-54. KALACHE, A. e KICKBUSCH, I. (1997) A global strategy for healthy ageing. World Health. (4) Julho-Agosto, 4-5. KIRKWOOD, T. (1996) Mechanisms of Ageing. Em: Epidemiology in Old Age. EBRAHIM, S. e KALACHE, A. (orgs.). Londres: BMJ Publishing Group. LYNCH, J.W.; SMITH, G.D. ; KAPLAN, G.A. e HOUSE, J.S. (2000). Income inequality and mortality: importance to health of individual income, psychosocial environment and material conditions. British Medical Journal, 320: 1200-04. MANTON, K. e GU, X. (2001). Changes in the prevalence of chronic disability in the United States, black and nonblack population above age 65 from 1982 to 1999. Proceedings of the National Academy of Sciences, 22: 6354-9. MERZ, C.N. e FORRESTER, J.S. (1997). The secondary prevention of coronary heart disease. American Journal of Medicine, 102: 573-80. MURRAY, C. e LOPEZ, A. (1996). The Global Burden of Disease. Oxford University Press. OECD (1998). Maintaining Prosperity in an Ageing Society. Paris: Organizao para Cooperao Econmica e Desenvolvimento. PAL, J. et al. (1974) Deafness among the urban community an epidemiological survey at Lucknow (U.P.). Indian J Med Res 62; 857-868. SINGER, B. e MANTON, K. (1998). The effects of health changes on projections of health service needs for the elderly population of the United States. Proceedings of the National Academy of Sciences , 23: 321-35. SMITS, C.H.; DEEG, D.M. e SCHMAND, B. (1999). Cognitive functioning and health as determinants of mortality in an older population. American Journal Epidemiology, 150 (9): 978-86. SUGISWAWA, S. ; LIANG, J. e LIU, X. (1994). Social networks, social support and mortality among older people in Japan. Journals of Gerontology, 49: S3-13. Organizao das Naes Unidas (ONU) (2001). World Population Prospects. The 2000 Revision.

Centro para o Controle de Doenas dos Estados Unidos (1999). Lower Direct Medical Costs Associated with Physical Activity. Atlanta: CDC. Ver:
http://www.cdc.gov/nccdphp/dnpa/pr-cost.htm

Departamento de Sade e Servios Humanos dos Estados Unidos (1999). An Ounce of Prevention ... What Are the Returns? Atlanta: Departamento de Sade e Servios Humanos dos Estados Unidos, Centros para o Controle e a Preveno de Doenas. U.S Preventive Services Task Force, (1996). Guide to Clinical Preventive Services, 2a edio. Baltimore: Williams e Wilkins. OMS (1994). Declarao desenvolvida pelo grupo de trabalho da qualidade de Vida da OMS. Publicado no glossrio de Promoo da Sade da OMS de 1998. OMS/HPR/HEP/ 98.1 Genebra: Organizao Mundial de Sade OMS (1997). Global Elimination of Avoidable Blindness. OMS/PBL/97.61 Rev.2. Genebra: Organizao Mundial de Sade. OMS (1998) Growing Older. Staying well. Ageing and Physical Activity in Everyday Life.. Preparado por Heikkinen RL. Genebra: Organizao Mundial de Sade. OMS (1998a). Life in the 21st Century: A Vision for All (Relatrio Mundial de Sade). Genebra: Organizao Mundial de Sade. OMS (1999) Relatrio Mundial de Sade, Banco de Dados. Genebra:Organizao Mundial de Sade. OMS (2000). Global Forum for Health Research: The10/90 Report on Health Research. Genebra: Organizao Mundial de Sade. OMS (2000a). Health Systems: Improving Performance (Relatrio Mundial de Sade). Genebra: Organizao Mundial de Sade. OMS (2000b). Home-Based and Long-term Care, Report of a WHO Study Group. Srie de Relatrios Tcnicos 898. Genebra: Organizao Mundial de Sade. OMS (2000c). Long-Term Care Laws in Five Developed Countries: A Review. OMS/NMH/CCL/00.2. Genebra: Organizao Mundial de Sade. OMS (2001). Innovative Care for Chronic Conditions. Meeting Report, 30-31 Maio 2001, OMS/MNC/CCH/ 01.01. Genebra: Organizao Mundial de Sade. OMS (2001a) Mental Health: New Understanding, New Hope (Relatrio Mundial de Sade). Genebra: Organizao Mundial de Sade.

OMS (2002) Developing and validating a methodology to examine the impact of HIV/AIDS on older caregivers Zimbabwe case study. Genebra: Organizao Mundial de Sade. (no prelo) OMS (2002a) Global Burden of Disease. Review. Genebra:Organizao Mundial de Sade. (a ser publicado) OMS/INPEA (2002). Missing Voices: Views of Older Persons on Elder Abuse. OMS/NMH/NPH/02.2 Genebra: Organizao Mundial de Sade. WILKINSON, R.G. (1996). Unhealthy Societies: The Affliction of Inequality. Londres: Routledge. WILSON, D.H. et al. (1999) The epidemiology of hearing impairment in the Australian adult population. Int J Epidemiol. 28:247-252 WOLF, D.A. (2001) Population change: friend or foe of the chronic care system Health Affairs Vol.20 (6) 28-42 Banco Mundial (1999). Curbing the Epidemic: Governments and the Economics of Tobacco Control. Washington: Banco Mundial. Banco Mundial (2001). Banco de Dados Indicadores do Desenvolvimento Mundial, Washington: Banco Mundial.
http://www.worldbank.org/data/wdi2001/pdfs/tab2_6.pdf

YACH, D. (1996) Redefining the scope of public health beyond the year 2000. Current Issues in Public Health, 2: 247-252.

Reconhecemos agradecidamente o apoio suprido pela Health Canada. UNFPA contribuiu para a impresso da brochura atravs da Geneva International Network on Ageing (GINA). Design Grfico: Marilyn Langfeld Copyright World Health Organization, 2002 Este documento no uma publicao formal da Organizao Mundial de Sade (OMS), e todos os direitos esto reservados pela Organizao. O trabalho pode, contudo, ser resenhado, resumido, reproduzido e traduzido, em parte ou por completo, mas no para venda ou para propsitos comerciais. As opinies expressas em documentos com os nomes dos autores so de responsabilidade nica de seus autores.

Organizao Mundial de Sade Preveno de Doenas No Transmissveis e Promoo de Sade Envelhecimento e Curso de Vida 20 Avenue Appia, CH 1211 Geneva 27, Switzerland Fax: +41-22-791 4839 Email: activeageing@who.int

You might also like