You are on page 1of 10

Gravador para o microcontrolador PIC16F84A Aprender a lidar com microcontroladores quase uma exigncia para quem pretende investir

r em projetos de alta tecnologia, ou que atuem como se fossem inteligentes. Neste artigo propomos a montagem de um pequeno gravador para o PIC16F84A e que trabalha com o Ponyprog2000 Wellington Rocha Domingos Os microcontroladores da Microchip vem fazendo sucesso e em vrios equipamentos digitais possvel encontrar seus chips. A Editora Saber desde o incio da publicao das revistas Eletrnica Total e Mecatrnica Fcil, vem apresentando diversos projetos com esses componentes, a exemplo do artigo : Gravador ProPic 2, com a comunicao paralela. Por isso, este artigo traz a montagem do gravador de PIC PGB-1 com comunicao serial. O gravador de PIC PGB-1 foi criado para trabalhar com o Ponyprog2000, o mesmo software usado para o gravador de AVR publicado na revista Eletrnica Total edio n 113. Para este gravador no ser necessria a instalao do Userport pois a comunicao com o PC atravs da porta serial, o gravador de PIC PGB-1 uma tima opo para os iniciantes em microcontroladores uma vez que ele bem simples e fcil de montar. J o PIC16F84A foi o escolhido para atuar nesse gravador pela facilidade de programar e ser encontrado no mercado. O Circuito O circuito eltrico de nosso gravador apresentado na figura 1. O leitor deve prestar ateno para a fonte de alimentao e observar que a alimentao de 9 V somente para o LED2 e a de 5 V apenas para o PIC, o LED2 foi empregado neste circuito para indicar quando o PIC gravado e a sua visualizao no muito visvel, observe que ele fica fracamente aceso com a conexo do PIC no soquete. Se o leitor resolver ignorar o LED2 basta apenas soldar um jumper no lugar dele e substituir o resistor de 1 K R2 por outro de 10 K.

O LED1 serve apenas para indicar quando o gravador est ligado, CI1 um regulador de tenso para 5 V e ele precisa de um radiador de calor pois em alguns casos ele esquenta (isso acontece por causa da corrente drenada pela fonte que no pode passar de 100 mA). Os resistores R4 e R5 servem de proteo para a porta serial do PC e no podem ter seus valores alterados. R1 serve de proteo para o LED1 e aconselhamos tambm que o soquete para o PIC seja do tipo Torneado para evitar que os pinos do PIC se entortem quando conectados no gravador. Montagem em PCI

A montagem em PCI (Placa de Circuito Impresso) mostrada na figura 2. A placa de face simples e tanto o leitor iniciante quanto o profissional podero confeccion-la sem problemas, s chamamos a ateno para que os componentes polarizados no sejam invertidos pois um curto pode ser fatal para o circuito e devemos dobrar a ateno visto que estamos trabalhando com portas do PC e, na maioria das vezes, um erro pode ser fatal para a placa-me. Por isso o leitor s deve conectar o gravador ao PC quando tiver certeza de que tudo saiu bem.

Chegou a hora de ligarmos o nosso gravador, mas antes disso devemos fazer alguns testes (antes de conectar o gravador ao PC e o PIC no soquete). Certifique-se de que a fonte est ligada de maneira correta tomada de energia com a voltagem selecionada de acordo com a rede de energia, aps feito isso ligue a fonte de alimentao ao gravador e, com a ajuda de um multmetro, selecione a escala para medir tenso contnua: encoste a ponte de prova positiva no pino 14 do soquete do PIC e a negativa no pino 5 e veja se a tenso exercida de 5 V (uma tenso menor que 4,9V pode no ligar o PIC e uma tenso maior que 5 V pode danific-lo ou resultar na sua queima). Se alguma coisa no saiu conforme dito, d mais uma verificada rpida e se possvel remonte o circuito, se tudo tiver corrido bem com os testes, conecte o gravador ao PC como ilustra a figura 3.

Instale o Ponyprog2000 e depois abra-o e configure-o como revela a figura 4, em seguida localize o arquivo HEX que tem seu download feito no site da revista e clique no boto Write Diverce.

Se tudo correr bem vai aparecer uma mensagem de sucesso como exibe a figura 5,

em seqncia monte o circuito apresentado na figura 6: neste caso o cristal de quartzo Q1 e o resistor R1 so importantes e no podem ser ignorados. Aps feita a montagem, alimente o circuito com uma tenso de 5 V, os dois LEDs devem piscar como se fosse uma sinaleira de garagem.

Para o cabo serial, temos o seu diagrama dado na figura 7 os dois conectores so fmeas e o conector da placa macho.

Concluso Este artigo teve como objetivo o assunto microcontroladores e apresentou a montagem de um gravador para atuar com ambiente do Ponyprog2000, sendo uma montagem simples e fcil de realizar. Continuaremos a trazer projetos com microcontroladores, desejo uma boa montagem a todos e at a prxima. _________________ Marcio R. Ortolan

Visitem...

You might also like