You are on page 1of 13

Anlise Preliminar de Risco APR

N: 030 / 2012

Tarefa: Locao de obra, nivelamento, confeco de formas e ferragem, demolio de canaletas, escavao manual da canaleta, aplicao de formas e ferragem, concretagem da canaleta, aplicao da tela, concretagem da rua, desforma, limpeza da rea.

Fiscais do contrato: Engenheiro Resp Tec.: Hoffman Rodrigo Marcus Vinicius Ilson Roberto Hilton Supervisor do Servio: MARCO ANTONIO

REVISO N 02 Pgina 1 de 13 DATA: 12/12/2012

Outras informaes sobre a Tarefa (Ex: local, equipamentos envolvidos, etc.) SERVIO: Arruamento da ETAP. LOCAL: Ao lado da ETA Uso de martelete eltrico, gerador, vibrador, betoneira, F4000, caminho munck, retro escavadeira, caamba. CARACTERSTICAS DA TAREFA E DOS EQUIPAMENTOS ENVOLVIDOS (Marcar um X) Tipo de PT
Ambiente confinado Trabalho a frio Trabalho a quente Radiao ionizante Servios eltricos

S
X X

N A tarefa produz ou realiza:


X Chama aberta, calor ou fasca Movimentao de carga Contato com temperatura extrema X Escavao ou demolio X Trabalhos em altura Raqueteamento / desraqueteamento

S
X X

Contem ou conteve:

N Emanaes e riscos de vizinhana


X X X X X X Prximo a equipamento energizado Prximo a vlvula de segurana Prximo a atividade incompatvel By pass de sistema/equipamento de Segurana Libera vapores nocivos a sade Oferece risco ao meio ambiente RESPONSVEL

X Produto corrosivo Produto txico X Produto irritante Produto inflamvel X Base ou cido forte X Oxidante

N X X X X X X

ITEM N

FASES DA TAREFA

PERIGOS P A R A: PESSOAS, REA EXTERNA, MEIO AMBIENTE

RECOMENDAES E/OU PROCEDIMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES

01

Inspeo visual no local onde ser executada a tarefa Orientao Operacional

- Gerao de acidentes, no cumprimento das recomendaes de Segurana. - Gerao de acidentes por descumprimento do procedimento do servio

- Analisar possveis riscos aos quais os colaboradores podero estar expostos, afim de que seja elaborada esta APR. - Reunir todos trabalhadores antes do incio de cada tarefa, orientando-os na execuo de suas tarefas dirias, identificando reas e operaes de risco, tomando medidas preventivas e corretivas para evitar acidentes.
- Orientar os trabalhadores para manuteno e conservao dos EPI; - Informar a empresa contratante se houver acidente de trabalho, com ou sem afastamento; - Isolamento de rea, usando placas de advertncia e/ou cerquite; - Esta Anlise de Risco dever ser divulgada/ assinada por todos seus executantes; - Uso dos EPI bsicos: Luva de vaqueta e/ou raspa, culos de segurana lente cinza, capacete de segurana com jugular, protetor auricular, bota segurana com biqueira de ao ou similar. - Caso exista a necessidade de estender o horrio de trabalho (trabalho noturno) providenciar iluminao suplementar, culos de segurana lente incolor para os colaboradores e informar a fiscalizao .

Eduarda/rica (TST) Joo Incio (Encarregado) Eduarda/rica (TST) Joo Incio (Encarregado)

02

03

Orientao de Segurana S.M.S.

- No cumprimento das recomendaes de Segurana.

Eduarda/rica (TST) Joo Incio (Encarregado)

ITEM N

FASES DA TAREFA

PERIGOS P A R A: PESSOAS, REA EXTERNA, MEIO AMBIENTE

RECOMENDAES E/OU PROCEDIMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES

RESPONSVEL

- Picada de animais peonhentos (cobras, escorpies, aranhas, abelhas, maribondos, etc.). 04 Topografia (Locao da Obra) - Queda de mesmo nvel. - Picada de animais peonhentos (cobras, escorpies, aranhas, abelhas, maribondos, etc.).

- Inspecionar o local de trabalho antes de iniciar a atividade; - Utilizao dos EPI adequados ao risco da atividade; - Manter ateno no desenvolvimento das atividades; - Limpeza do terreno (retirada da vegetao nas circunvizinhanas do ponto de sondagem). - Retirar todo e qualquer material da rea de circulao para evitar tropeos ou escorreges; - Manter rea de trabalho limpa e organizada; - Realizar o nivelamento do piso. - Manter ateno no desenvolvimento das atividades; - Inspecionar o local de trabalho antes de iniciar a atividade; - Utilizao dos EPI adequados ao risco da atividade. - necessrio manter a distncia de segurana entre a mquina e os demais colaboradores para evitar acidentes; - As atividades devero ser executadas somente por operador habilitado; - No realizar reaterro, nivelamento em perodos noturnos sem iluminao; - Caso o operador necessite sair da mquina /ou equipamento necessrio o mesmo acionar os freios e desligar o motor - A rea deve estar sinalizada e isolada durante a movimentao; - Retirar todo e qualquer material da rea de circulao para evitar tropeos ou escorreges; - Manter rea de trabalho limpa e organizada. - Inspecionar ferramentas antes de iniciar os servios. - A rea deve estar sinalizada e isolada durante a movimentao; - No realizar reaterro, nivelamento em perodos noturnos sem iluminao. - Proteo / barreira fsica com andaime e/ou tapume. - Usar mscara de proteo contra p PFF-1. - Retirar todo e qualquer material da rea de circulao para evitar tropeos ou escorreges; - Manter rea de trabalho limpa e organizada.

Joo Incio (Encarregado) Francinaldo (Topografo)

- Atropelamento Reaterro, nivelamento de rea manual e/ou mecanizado com uso de retroescavadeira - Queda de mesmo nvel. e caamba. - Ferramentas manuais com defeitos. - Batida contra - Contato com tubulao existente - Poeira.

05

Joo Incio (Encarregado) Bruno (Op. da retroescavadeira)

- Queda de mesmo nvel (tropeo)

ITEM N

FASES DA TAREFA

PERIGOS P A R A: PESSOAS, REA EXTERNA, MEIO AMBIENTE

RECOMENDAES E/OU PROCEDIMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES

RESPONSVEL

06

Limpeza de terreno mecanizada com uso de retroescavadeira e caamba. - Atropelamento

- necessrio manter a distncia de segurana entre a mquina e os demais colaboradores para evitar acidentes; - As atividades devero ser executadas somente por operador habilitado; - Somente iniciar os trabalhos aps concluso do isolamento da rea e emisso da PT; - No realizar limpeza de terreno em perodos noturnos sem iluminao; - Manter ateno no desenvolvimento das atividades; - Caso o operador necessite sair da mquina /ou equipamento necessrio o mesmo acionar os freios e desligar o motor. - Uso de protetor solar (para proteo das partes expostas ao sol: face, mos, braos, nuca etc.). - Usar mscara de proteo contra p PFF-1 (poeira) disperso de partculas. - Inspecionar ferramentas antes de iniciar os servios; - As atividades devero ser executadas somente com ferramentas adequadas. - A rea deve estar sinalizada e isolada durante a movimentao; - No realizar limpeza de terreno em perodos noturnos sem iluminao.

Joo Incio (Encarregado) Bruno (Op. da retroescavadeira)

- Exposio radiao no ionizante. - Poeira - Ferramentas manuais com defeitos.

- Batida contra

- Contato com tubulao existente. - Proteo/barreira fsica com andaime e/ou tapume.

- Picada de animais peonhentos (cobras, escorpies, aranhas, abelhas, maribondos, etc.). - Ferramentas manuais com Escavao manual defeitos (rachaduras) e/ou mecanizada com o uso de - Presena de animais retroescavadeira com peonhentos. 1,30 cm de

- Manter ateno no desenvolvimento das atividades; - Inspecionar o local de trabalho antes de iniciar a atividade. - Inspecionar ferramentas antes de iniciar os servios; - As atividades devero ser executadas somente com ferramentas adequadas (p, enxada, picareta, marreta). - Inspecionar o local de trabalho antes de iniciar a atividade.

Joo Incio (Encarregado)

07

ITEM N

FASES DA TAREFA

PERIGOS P A R A: PESSOAS, REA EXTERNA, MEIO AMBIENTE

RECOMENDAES E/OU PROCEDIMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES

RESPONSVEL

profundidade.

- Manuseio de ferramenta manual com pessoas prximas. - Presena de curiosos. - Queda de mesmo e diferente nvel.

- necessrio manter distncia de segurana entre os usurios das ferramentas para evitar acidente. - Isolar a rea e garantir afastamento de pessoas que no pertenam ao grupo de trabalho - Retirar todo e qualquer material da rea de circulao para evitar tropeos ou escorreges; - Manter a rea limpa e organizada; - Fazer isolamento das escavaes. - necessrio manter a distncia de segurana entre a mquina e os demais colaboradores para evitar acidentes. - As atividades devero ser executadas somente por operador habilitado; - No realizar escavaes em perodos noturnos sem iluminao. - A rea deve estar sinalizada e isolada durante a movimentao; - No realizar escavaes em perodos noturnos sem iluminao. - Uso do protetor auricular tipo plug e/ou concha. - Usar mscara de proteo contra p PFF-1 (poeira) disperso de partculas. - Proteo/barreira fsica com andaime e/ou tapume.

- Atropelamento

- Batida contra

- Rudo - Gerao de partculas e poeiras - Contato com tubulao existente

- Os materiais retirados da escavao devem ser depositados a uma distncia superior metade da profundidade, medida a partir da borda do talude, conforme NR-18; - Escavaes com mais de 1,50 m de profundidade devem, em geral ser protegidas com taludes ou escoramento conforme - Risco de desmoronamento NBR 9061; - As escavaes com mais de 1,25m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, a fim de permitir, em caso de emergncia, a sada rpida dos trabalhadores, conforme NR18; - Seguir recomendaes da NR-18 e NBR-9061 em anexo. - Atingir dutos, eletrodutos e outras - A escavao mecanizada s ser realizada aps emisso do tubulaes existentes no local. CASE e mapeamento das reas mais crticas.

ITEM N

FASES DA TAREFA

PERIGOS P A R A: PESSOAS, REA EXTERNA, MEIO AMBIENTE

RECOMENDAES E/OU PROCEDIMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES

RESPONSVEL

- Queda de pessoas.

- Ferimentos e/ou leses - Perfurao em ponta viva de vergalho - Prensamento no transporte manual das ferragens. - Leso nos membros superiores. - Ferramentas manuais com defeitos (rachaduras) - Perfurao em ponta viva de vergalho. - Leso nos membros superiores. - Prensamento no transporte manual das ferragens.

- Isolar rea com cerquite e fazer sinalizao noturna com iluminarias. - Identificar material perfuro cortante e acondicion-los em local adequado; - Ateno ao movimentar e nivelar as formas; - Recolher pregos depois de retirados. - Luvas de raspas e EPI compatveis. Joo Incio (Encarregado) - Movimentar ferragens de forma segura. - Uso de luva de raspa e/ou vaqueta. - Inspecionar ferramentas antes de iniciar os servios; - As atividades devero ser executadas somente com ferramentas adequadas (p, enxada, picareta, martelo). - Luvas de raspas, culos , botas de biqueira de ao e EPI compatveis. - Deve ser colocadas ponteiras de proteo nas extremidades dos vergalhes. - Uso de luva de raspa e/ou vaqueta. - Movimentar ferragens de forma segura. - Identificar material perfuro cortante e acondicion-los em local adequado; - Uso de EPI compatvel; - Isolamento da rea; - Recolher pregos depois de retirados; - Ateno ao movimentar e nivelar as formas; - Deve ser colocadas ponteiras de proteo nas extremidades dos vergalhes. - Isolar a rea e garantir afastamento de pessoas que no pertenam ao grupo de trabalho. - Uso do protetor auricular (dupla proteo) concha mais plug, para o colaborador que estiver manuseando o martelete e os demais protetor auricular tipo plug. - Uso de mascara contra poeira PFF-1; - Uso de culos de segurana lente cinza. Joo Incio (Encarregado)

08

Execuo de formas/desforma da canaleta

09

Execuo de Ferragens da canaleta

- Ferimentos e/ou leses

- Presena de curiosos. Demolio da - Rudo canaleta (uso de matertelete eltrico) - Gerao de poeiras

10

Joo Incio (encarregado)

ITEM N

FASES DA TAREFA

PERIGOS P A R A: PESSOAS, REA EXTERNA, MEIO AMBIENTE

RECOMENDAES E/OU PROCEDIMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES

RESPONSVEL

- Proteo das mos e ps - Ferimentos e/ou leses

- Queda de mesmo nvel.

- Leses Pessoais - Vibrao;

- Uso de luvas especiais para absorverem o impacto, luva antivibrao. - Uso de bota de biqueira de ao. - Identificar material perfuro cortante e acondicion-los em local adequado e identificado. - Retirar todo e qualquer material da rea de circulao para evitar tropeos ou escorreges. - Manter a rea limpa e organizada; - Manter a rea sinalizada e isolada. - Utilizar carrinhos para o transporte do resduo. - Utilizar os EPIs bsicos e quando necessrio os adequados para a funo e atividade a ser realizada. - Dever haver o revezamento dos funcionrios que utilizam o mangote vibratrio, quando a durao da atividade ultrapassar de 4 hora. - Proibida a utilizao de emendas nos cabos eltricos e improvisar instalaes eltrica (gambiarras). - Maquinas e equipamentos eltricos deveram est aterrados antes de iniciar a atividade. - Caso chova PARE todas as atividades, e DESLIGUE todos os equipamentos e maquinas. - Checar as condies de fios e equipamento a ser manuseado quanto a carcaa e fiao. Quaisquer irregularidades observadas que interfira nas condies de segurana da atividade a mesma no dever ser executada; - Verificar as condies operacionais de aterramento do painel eltrico com dispositivo DR, conexes, condies dos cabos quanto existncia de emendas; - Manter cabos suspensos e aterrados na malha de aterramento Petrobras. - Uso do protetor auricular (quando estiver operando o vibrador e betoneira). - Uso de mascara contra poeira PFF-1; - Uso de culos de segurana lente cinza. - Uso de luva de tecido pigmentada e luva de latex; - Uso de bota de PVC (durante a concretagem). - Identificar material perfuro cortante e acondicion-los em local adequado e identificado.

- Choque eltrico;

- Rudo Concretagem da - Gerao de poeiras canaleta de guas pluviais e da rua, com uso de betoneira - Proteo das mos e ps e vibrador - Ferimentos e/ou leses

11

Joo Incio (Encarregado)

ITEM N

FASES DA TAREFA

PERIGOS P A R A: PESSOAS, REA EXTERNA, MEIO AMBIENTE

RECOMENDAES E/OU PROCEDIMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES

RESPONSVEL

- Queda de mesmo nvel.

- Leses Pessoais

- Vibrao

- Choque eltrico. 12 Uso de gerador

- Retirar todo e qualquer material da rea de circulao para evitar tropeos ou escorreges; - Manter a rea limpa e organizada; - Manter a rea sinalizada e isolada. - Utilizar carrinhos para o transporte do concreto; - Utilizar os EPIs bsicos e quando necessrio os adequados para a funo e atividade a ser realizada. - Dever haver o revezamento dos funcionrios que utilizam o mangote vibratrio, quando a durao da atividade ultrapassar de 4 horas. - Proibida a utilizao de emendas nos cabos eltricos e improvisar instalaes eltrica (gambiarras). - Maquinas e equipamentos eltricos deveram est aterrados antes de iniciar a atividade. - Caso chova PARE todas as atividades, e DESLIGUE todos os equipamentos e maquinas. - Checar as condies de fios e equipamento a ser manuseado quanto a carcaa e fiao. Quaisquer irregularidades observadas que interfira nas condies de segurana da atividade a mesma no dever ser executada; - Verificar as condies operacionais de aterramento do painel eltrico com dispositivo DR, conexes, condies dos cabos quanto existncia de emendas; - Manter cabos suspensos e aterrados na malha de aterramento Petrobras. - Gerador com bacia de conteno para ocorrncia de vazamento de leo. - Gerador com dispositivo corta-chama; - Manter extintor PQS prximo ao local de trabalho. - Utilizar a luva de ltex com luva de tecido pigmentada e EPI compatvel. - Usar mscara de proteo contra p PFF-1 (poeira) disperso de partculas.

Joo Incio (Encarregado) Jnior (Eletricista)

- Vazamento de leo. - Principio de incndio - Projeo de partculas 13 Acabamento e revestimento de pisos. - Exposio Poeira

Joo Incio (Encarregado)

- Dermatoses de contato - Utilizar os EPI bsicos e especficos aos riscos da atividade: proveniente do cimento e umidade. (Luva de PVC).

ITEM N

FASES DA TAREFA

PERIGOS P A R A: PESSOAS, REA EXTERNA, MEIO AMBIENTE

RECOMENDAES E/OU PROCEDIMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES

RESPONSVEL

- Ferramentas manuais com defeitos (rachaduras)

- Ferimentos e/ou leses - Absoro de contaminantes por tato

- Inspecionar ferramentas antes de iniciar os servios; - As atividades devero ser executadas somente com ferramentas adequadas; - No improvisar ferramentas, utilizar s para os fins adequados. - Identificar material perfuro cortante e acondicion-los em local adequado e identificado. - Uso dos EPI bsicos: Luva de raspa, vaqueta e ou PVC, culos de segurana lente cinza, capacete de segurana com jugular, protetor auricular, bota com biqueira de ao ou similar ou especfico a funo. - Certificar-se da inclinao correta da lana, nunca elevar carga maior que a capacidade do guincho, jamais permitir que a patola suba mais que 5 cm do cho, patolar o Munck em base firme; - Verificar a estabilidade do solo antes de patolar o Munck; - Todas as atividades devem ser acompanhadas pelo encarregado da frente de servio como tambm a responsabilidade da sinalizao e do operador do Munck. - Toda rea de alcance da lana dever estar isolada fisicamente e devidamente sinalizada, jamais ficar embaixo de cargas suspensas; - Manter mos e ps distantes do ponto de apoio das peas a serem montados e dos cabos para iamento da carga; - Devero ser avaliados os estropos, as cintas e demais itens utilizados na movimentao de cargas. - Todas as peas a serem iadas devem ser auxiliadas por cabo guia. - A rea deve estar sinalizada e isolada durante a movimentao; - Todas as peas a serem iadas devem ser auxiliadas por cabo guia - Todas as peas a serem iadas com cumprimento extenso devem ser utilizados dois cabos guias para estabilizar a pea. - Devem ser inspecionadas antes do incio das atividades. - Manter mos e ps distantes do ponto de apoio das peas a serem montados e dos cabos para iamento.

- Tombamento do Munck.

14

Movimentao de cargas com Munck.

- Queda peas e/ou material.

Joo Incio (Encarregado) (Flavio) Operador do Munck

- Batida contra.

- Rompimento das cintas. - Prensamento.

ITEM N

FASES DA TAREFA

PERIGOS P A R A: PESSOAS, REA EXTERNA, MEIO AMBIENTE

RECOMENDAES E/OU PROCEDIMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES

RESPONSVEL

- Retirar todo e qualquer material da rea de circulao para evitar tropeos ou escorreges; - Queda de mesmo Nvel (tropeo) - Manter rea de trabalho limpa e organizada. - Exposio radiao no - Uso de protetores solares (filtro solar, para proteo das ionizante; partes expostas ao sol: face, mos, braos, nuca etc.). - Poeira 15 Limpeza de rea - Ferramentas manuais com defeitos (rachaduras). - Picada de animais peonhentos (cobras, escorpies, aranhas, abelhas, maribondos, etc.). - Ferimentos e/ou leses. - Utilizao dos EPI adequados ao risco da atividade; - Manter ateno no desenvolvimento das atividades; - Usar mscara de proteo contra p PFF-1 (poeira) disperso de partculas. - Inspecionar ferramentas antes de iniciar os servios; - As atividades devero ser executadas somente com ferramentas adequadas (p, enxada, picareta, marreta de tecnil). - Manter ateno no desenvolvimento das atividades; - Inspecionar o local de trabalho antes de iniciar a atividade. - Recolher ou identificar materiais perfuro cortantes. - A Equipe dever possuir rdio para comunicao de eventuais emergncias utilizarem canal 4 / ramal 8800; - Rota de fuga indicada ser portaria principal do Plo Guamar; - Acessos e/ou atividades paralelas devero ser previamente interrompidas; - Portar mascara contra vapores orgnicos. - Recolher todas as sobras de material e encaminhe aos seus devidos locais de armazenagem, conforme Programa de Gerenciamento de Resduos. - Em caso de vazamento comunicar imediatamente ao SMS PETROBRAS para que medidas de controle sejam tomadas; - A Equipe de montagem dever possuir rdio para comunicao de eventuais emergncias utilizarem canal 4 / ramal 8800.

Joo Incio (Encarregado)

- Evases / emergncias. 16 Observaes Gerais

Eduarda/rica (TST) Joo Incio (Encarregado)

- Poluio Ambiental.

ITEM N

FASES DA TAREFA

PERIGOS P A R A: PESSOAS, REA EXTERNA, MEIO AMBIENTE

RECOMENDAES E/OU PROCEDIMENTOS PARA EVITAR ACIDENTES

RESPONSVEL

- Equipamentos inadequados / defeituosos.

- Inspecionar mquinas, cabos eltricos e equipamentos utilizados, verificando suas condies normais de uso; - Qualquer irregularidade observada que interfira nas condies de segurana da atividade a mesma devera ser paralisada. - Ramais: SMS-5222; DPCM-5521; Emergncia 8800 e rdio canal 4.

- Comunicao/Divulgao

10

CROQUIS: N/A EPI PARA: Membros superiores: Membros inferiores: Face / olhos: Aparelho respiratrio: Tronco: Contra quedas de diferente nvel: Ferramentas / equipamentos Marreta Ante retrocesso (Tecnil) Gerador Maretelete Betoneira EPIs diversos

Luvas de segurana de raspa e/ou vaqueta. Bota de segurana com biqueira especfica para a atividade a ser desenvolvida. culos de segurana lente incolor para ambientes com auxilio de iluminao e escuro durante o dia. Proteo facial para o uso do marteleteiro. Mscara semi-facial c/ filtro para vapores e gases cidos Camisa manga comprida. (Fardamento completo) Isolamento de escavaes com cerquite.

culos com lente branca e escura, capacete, bota de segurana e luvas de raspa, vaqueta, PVC so os EPI bsicos para toda e qualquer tarefa.

Cuidados Utiliz-la em perfeitas condies de uso sem que as mesmas apresentem desconformidades. (A Marreta dever ter a cabea de Tecnil com sua alma de ao). Gerador com conteno e extintor prximo. Operadores utilizar dupla proteo auditiva. S operadas por pessoas qualificadas e treinadas, o equipamento deve estar aterrada. Todos com CA e adequados ao tipo de trabalho a ser realizado e que estejam em bom estado de conservao atendendo as recomendaes dos fabricantes.

LOCAL DO TRABALHO

Isolamento de rea Sinalizao Ventilao Iluminao suplementar Montar maloca / cabana Montar andaime Fixar ancoragens 0% de explosividade 19,5 a 23,5% de oxignio

AES NECESSRIAS ANTES DO INCIO DOS TRABALHOS: (Marcar um X) SISTEMA ELTRICO TUBULAES RISCOS VIZINHOS S N S N S N S N X Desligado X Despressurizado X Manuteno de purga X X Gaveta sacada X Raqueteado X Neblina de gua X X Sinalizada com etiquetas X Drenado X Extintor de incndio X X Bloqueado com cadeados X Lavado X Tamponar drenos X Limpeza da canaleta X Testar ausncia de energia X Desconectado X X X Equipamento aterrado X Purgado com nitrognio X Isolar canaleta X X Uso de DR (30 mA) X Proteo trmica X Proteger canaleta X X Bloqueio de botoeira X Vlvulas fechadas X Superfcie quente isolada X X Vlvulas raqueteadas X Vlvulas bloqueadas X

11

IDENTIFICAO DE ASPECTOS AMBIENTAIS EM APRS


Marque um X se aplicvel ao servio a ser realizado
N 1 2 3 4 5 6 7 TEM
Possibilidade de derrames de petrleo, derivados e gua oleosa em canaletas de guas pluviais? Ao: comunicao para a Brigada ou SEG atravs do Ramal 8800 ou rdio canal 4 Existe vazamento de gua industrial ou potvel na sua rea de atuao? Ao: comunicar ao o supervisor da rea/servio. Vazamento de leo combustvel ou lubrificante em equipamentos mveis e veculos? Ao: solicitar a substituio imediata Faltam tambores de coleta de resduos, identificados, com tampa e de fcil acesso? Ao: providenciar a adequao antes do incio da atividade. Os resduos esto misturados entre os diversos tipos de tambores de coleta? Ao: solicitar a equipe de trabalho que promova a adequao antes do envio a UAT. Possibilidade de gerar efluentes lquidos? Ao: garantir descarte nos drenos adequados ou acumulao provisria para descarte final, via caminho vcuo, na ETE ou ETO (a critrio da Operao). Possibilidade de utilizar banheiros qumicos? Ao: manter a limpeza e assegurar a retirada dos efluentes, sempre que necessrio, pela empresa responsvel. Possibilidade de utilizar caminho vcuo? Ao: certificar-se da compatibilidade qumica do produto a ser sugado e o que est dentro do tanque (PROIBIDO SUCCIONAR EFLUENTE DE PERXIDOS), realizar aterramento quando necessrio e durante o transporte: o mangote de suco estar vazio e adequadamente guardado. Possibilidade de contato entre produtos qumicos incompatveis? Ao: garantir separao plena e absoluta entre os produtos e realizar a coleta dos resduos separadamente. Produtos qumicos sem rotulagem de identificao? Ao: garantir rotulagem, removendo os recipientes de produtos que no possuam identificao do produto e do risco principal. Possibilidade emisso de fumaa preta por veculos e equipamentos mveis movidos a leo diesel? Ao: paralisar veculo e avaliar a emisso (solicitar ao SEG para que realize o teste com a escala Ringelman). Se reprovado, o veculo/equipamento deve ser retirado de operao. Possibilidade de liberao de gases/vapores poluentes durante realizao do servio? Ao: adotar medida especfica de controle/neutralizao para cada tipo de emisso. Existem insumos de construo civil (areia, brita, tijolos, metralhas, cimento, etc.)? Ao: Armazenar adequadamente e prover destinao final adequada do resduo. Gerao de rudo acima do nvel de rudo do local de realizao do servio? Ao: Controlar o rudo na fonte: enclausuramento, reduo de atritos, lubrificao adequada e demais medidas. Possibilidade de disperso de poeira e granulados de solo ou de metais? Ao: Nas movimentaes de solo ou trabalhos a assemelhados, reduzir a disperso de poeira: molhando o solo e cobrindo as caambas dos caminhes que transportam o solo com lona. Nas atividades de jatos abrasivos enclausurar e garantir recolhimento do material utilizado.

N X X X X X X X

8 9 10 11 12 13 14

X X X X X X X

15

Encarregado da G&E Aprovado por:

Tcnico de Segurana G&E Elaborado por:

Supervisor da G&E Aprovado por:

Fiscalizao Visto por:

SMS / UTPF Aprovado por:

SMS / RPCC Aprovado por:

12

TREINAMENTO DOS EXECUTANTES Declaro que tomei conhecimento do contedo deste documento e comprometo-me a seguir as recomendaes/procedimentos contidos no mesmo.

N
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

NOME / MATRCULA

MATRICULA

ASSINATURA

13

You might also like