You are on page 1of 25

CGE 2052

CURSOS TCNICOS

Processo Seletivo 2 semestre 2012

Instrues Gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 23. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a b c d e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. b. c. d. e.

2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE 2052

L N G U A

P O R T U G U E S A

1. Assinale a alternativa que apresenta erro de regncia verbal. a. b. c. d. e. Chamou-me de incompetente. Agradecemos a Deus todos os dias. A obra visa para melhorar o trnsito. Ela sempre prefere ficar em casa durante o dia. Ela sempre diz que quer muito bem a todos seus sobrinhos.

O texto abaixo se refere questo 2. Pesquisadores britnicos esto realizando testes com saliva de morcegos-vampiros para tratar vtimas de derrames. Entre os pioneiros no tratamento esto especialistas do Hospital da Universidade de North Staffordshire que esto desenvolvendo um novo medicamento que utiliza uma protena presente na saliva desses animais para dissolver cogulos no crebro. Os cientistas estudam a saliva dos morcegos devido capacidade que ela tem de tornar o sangue das vtimas dos animais fino o suficiente para que eles possam sorv-lo. O medicamento j foi testado em duas pessoas e j est sendo considerado pelos pesquisadores como o maior avano no tratamento de derrames nos ltimos 20 anos. Atualmente, vtimas de derrames precisam receber injees de drogas capazes de dissolver cogulos em, no mximo, quatro horas aps os ataques terem ocorrido para que o medicamento ainda surta efeito. Mas a nova droga derivada da saliva do morcego, chamada desmoteplase, pode ser dada aos pacientes at nove horas aps os derrames terem sido registrados. De acordo com Christine Roff, pesquisadora da Universidade de North Staffordshire, o medicamento ainda est em fase de testes, mas se estes forem bem-sucedidos, a droga poder ser usada regularmente dentro de trs anos.
Fonte: Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/bbc/970368-vitimas-de-derrame-sao-tratadas-com-saliva-demorcego.shtml>. Acesso em: 05/09/2011.

2. O fragmento que traz a ideia central dessa reportagem : a. se forem bem-sucedidos os testes realizados, a droga poder ser utilizada em trs anos. b. pacientes podero ser medicados com a nova droga at nove horas aps terem ocorridos os derrames. c. a saliva de morcegos torna o sangue das vtimas dos animais muito fino, sendo suficiente para sorv-lo. d. pesquisadores britnicos realizam testes com saliva de morcegos-vampiros para tratar vtimas de derrames. e. vtimas de derrames recebem drogas capazes de dissolver cogulos em apenas quatro horas de tratamento. 3. Leia o texto abaixo. (...) No se podia ver se era bonita, porque trazia um espesso vu sobre o rosto; mas o que se podia sentir era um olhar literalmente de fogo. Mais de um passageiro voltava de quando em quando o rosto para a moa de vu, que alis olhava para o cho, para o mar, para o teto e nunca para ningum. (...)
Fonte: ASSIS, M. Contos de amor e cime. Rio de Janeiro: Rocco, 2008, p. 71.

A regra que determina a concordncia do verbo voltar no texto a mesma que se aplica em: a. b. c. d. e. Cerca de vinte pessoas faltaram votao hoje. 1% dos alunos no aprendeu nada na aula. Tanto o irmo quanto a irm sentiam falta do pai. Rodrigo era um dos alunos mais bonitos da escola. A maioria dos casos de fuga ocorre por causa de maus tratos.
3

CGE 2052

Os textos abaixo se referem questo 4. Texto I S o desejo inquieto, que no passa Faz o encanto da coisa desejada... E terminamos desdenhando a caa Pela doida aventura da caada. Texto II O vendedor dirigindo-se ao patro que tinha os olhos brilhantes vendo a loja cheia de clientes: Parece que hoje ns vamos estourar as vendas! Patro: E desde quando voc se tornou scio?!!!
Fonte: Disponvel em: <www.piadascurtas.net.br>. Acesso em: 08/08/2011.

Fonte: QUINTANA, M. Antologia Potica. L & PM, 1997.

Texto III Meu bem querer segredo, sagrado Est sacramentado Em meu corao (...)
Fonte: Djavan. Alumbramento, EMI-ODEON, 1980.

Texto IV (...) Tendo o marido partido para a guerra, na primeira noite de sua ausncia, a mulher acendeu uma lanterna e pendurou-a do lado de fora da casa. Para traz-lo de volta, murmurou. E foi dormir. (...)
Fonte: COLASSANTI, M. Um espinho de marfim. Porto Alegre: L&PM, 1999.

Texto V

4. Indique qual dos textos apresenta a palavra destacada com sentido denotativo. a. b. c. d. e. II e IV. I e III. Apenas I. Apenas II. Apenas IV.

CGE 2052

O texto abaixo se refere questo 5. Uma noite dessas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheo de vista e de chapu. Cumprimentou-me, sentou-se ao p de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos podem ser que no fossem inteiramente maus. Sucedeu, porm, que, como eu estava cansado, fechei os olhos trs ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso. (...) No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro.
Fonte: ASSIS, M. Dom Casmurro. So Paulo: tica, 26. ed., 1992, p. 13.

5. Nesse excerto, observa-se a predominncia de a. b. c. d. e. argumentao, pois h uma tentativa de convencer o leitor de que o rapaz no escreve bem. narrao, pois se apresentam as aes das personagens numa progresso temporal. exposio, pois objetivamente o personagem informa a origem de seu apelido. injuno, pois o leitor orientado sobre como deve agir durante a leitura do texto. descrio, pois o ambiente do trem apresentado com riqueza de detalhes.

O texto abaixo se refere questo 6. Resolvo-me a contar, depois de muita hesitao, casos passados h dez anos e, antes de comear, digo os motivos porque silenciei e porque me decido. No conservo notas: algumas que tomei foram inutilizadas, e assim, com o decorrer do tempo, ia-me parecendo cada vez mais difcil, quase impossvel, redigir esta narrativa. (...) Tambm me afligiu a ideia de jogar no papel criaturas vivas, sem disfarces, com os nomes que tm no registro civil. Repugnava-me deform-las, dar-lhes pseudnimo, fazer do livro uma espcie de romance; mas teria eu o direito de utiliz-las em histria presumivelmente verdadeira?
Fonte: RAMOS, G. Memrias do Crcere. So Paulo: Record, 34. ed., 1998.

6. Este pargrafo o incio do livro Memrias do Crcere, de Graciliano Ramos, no qual h a inteno do autor de relatar histrias de a. b. c. d. e. criaturas deformadas cujos nomes eram falsos. pessoas sem registro civil, mas atuantes na sociedade. amor vivido h tempos pelo autor, baseadas em fatos reais. fatos da sociedade brasileira de sua poca, reescritos em forma de romance. experincias vividas pelo autor em uma determinada poca.

7. Leia o texto abaixo. Ah, talvez valesse a pena dizer que houve um telefonema que no pde haver; entretanto, possvel que no adiantasse nada. Para que explicaes? Esqueamos as pequenas coisas mortificantes; o silncio torna tudo menos penoso; lembremos apenas as coisas douradas e digamos apenas a pequena palavra: adeus. A pequena palavra que se alonga como um canto de cigarra perdido numa tarde de domingo.
Fonte: BRAGA, R. A Tradio das Elegantes. Rio de Janeiro: Sabi, 1967.

A metfora em destaque se refere a que palavra: a. b. c. d. e. adeus. silncio. telefonema. coisas douradas. pequenas coisas.

CGE 2052

O texto abaixo se refere questo 8.

Cantiga, partindo-se
Senhora, partem tam tristes meus olhos por vs, meu bem, que nunca tam tristes vistes outros nenhuns por ningum. Tam tristes, tam saudosos, tam doentes da partida, tam cansados, tam chorosos, da morte mais desejosos cem mil vezes que da vida. Partem tam tristes os tristes, tam fora desperar bem, que nunca tam tristes vistes outros nenhuns por ningum.
Fonte: CASTELO-BRANCO, J. R. In: LAPA, R. As melhores poesias do Cancioneiro de Resende. Lisboa, 1939, p. 17.

8. Assinale qual das seguintes afirmaes apresenta a anlise correta do texto. a. b. c. d. e. Nessa cantiga de amor medieval, o eu lrico masculino e sofre pela mulher amada. O eu lrico feminino chora pela partida do amado nessa cantiga de amigo medieval. Esse poema romntico apresenta uma viso pessimista das relaes amorosas. Essa cantiga de escrnio satiriza as relaes amorosas cantadas pelos trovadores. A expresso meu bem indica certa intimidade entre os amantes nesse poema palaciano.

9. Leia o trecho abaixo. Prefiro ser essa metamorfose ambulante / do que ter aquela velha opinio formada sobre tudo.
Fonte: SEIXAS, R. Metamorfose Ambulante. Krig-h, bandalo! Philips, 1973.

No trecho de cano em destaque, h transgresso das regras-padro de regncia verbal, pois o verbo preferir, quando seguido de objeto a. b. c. d. e. direto, deve ser regido pela preposio a. direto, deve ser regido pela preposio de. indireto, deve ser regido pela preposio a. indireto, no deve ser regido por preposio. indireto, deve ser regido pela preposio de.

10. Assinale a alternativa em que uma mesma regra ocasiona o acento de todas as palavras listadas. a. b. c. d. e. Japons, rabe, irlands e polinsio. Juzes, construdo, fasca e pases. Pneis, anis, pastis e vlei. Par, ch, pssaro e ptria. Mrtir, crtex, pr e rfo.

CGE 2052

11. Observe a tirinha abaixo.

Fonte: ORLANDELI, G. Disponvel em: <http://lpcentrao2009.blogspot.com/2009/03/varias-tirinhas-sobre-novaortografia.html>. Acesso em: 07/09/2011.

De acordo com a regra do novo acordo ortogrfico, assinale a alternativa cuja palavra perde o acento tnico. a. b. c. d. e. Ba. Para. Razes. Baica. Feissimo.

O texto abaixo se refere questo 12.

Cor do Invisvel
Quando nos encontramos Dizemo-nos sempre as ____ palavras que ____ os amantes dizem... Mas que nos importa que as ____ palavras ____ as mesmas de sempre? A msica outra!
Fonte: QUINTANA, M. Disponvel em: <http://crisvassalo.blogspot.com>. Acesso em 16/08/2011.

12. De acordo com a norma-padro, assinale a alternativa que contm as palavras que preenchem corretamente as lacunas do poema. a. b. c. d. e. mesma; todo; nossa; seja. mesma; todo; nossas; seje. mesmas; todo; nossas; seja. mesmas; todos; nossas; sejem. mesmas; todos; nossas; sejam.

13. O Novo Acordo Ortogrfico, vigente desde 2009, modificou a acentuao de algumas palavras da Lngua Portuguesa. Assim, os ditongos abertos i, i e u s devem receber acento em palavras oxtonas. De acordo com a nova regra, a palavra que deve receber acento agudo a. b. c. d. e. assembleia. paranoia. europeia. heroi. boia.

CGE 2052

O texto abaixo se refere questo 14.

As sem-razes do amor
Eu te amo porque te amo. No precisas ser amante, e nem sempre sabes s-lo. Eu te amo porque te amo. Amor estado de graa e com amor no se paga. Amor dado de graa, semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionrios e a regulamentos vrios. Eu te amo porque no amo bastante ou demais a mim. Porque amor no se troca, no se conjuga nem se ama. Porque amor amor a nada, feliz e forte em si mesmo. Amor primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor.
Fonte: ANDRADE, C. D. O Corpo. Rio de Janeiro: Record, 10. ed., 1987.

14. A concepo de que o amor no uma troca e no espera correspondncia, pode ser confirmada nos versos a. b. c. d. e. Eu te amo porque no amo / bastante ou demais a mim. Eu te amo porque te amo / No precisas ser amante. Amor estado de graa / e com amor no se paga. Amor foge a dicionrios / e a regulamentos vrios. Amor primo da morte / e da morte vencedor.

O texto abaixo se refere questo 15.

Ai flores, ai flores do verde pino


Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo! ai Deus, e u ? Ai flores, ai flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado! ai Deus, e u ? Se sabedes novas do meu amigo, aquel que mentiu do que ps comigo! ai Deus, e u ? Se sabedes novas do meu amado, aquel que mentiu do que mi h jurado! ai Deus, e u ? (...)
Fonte: MOISS, M. A literatura portuguesa atravs dos textos. So Paulo, Cultrix, 26. ed., 1999, p. 29.

CGE 2052

15. O poema trovadoresco uma a. cantiga de mal dizer eu lrico feminino, linguagem direta, sem ambiguidades e que trava um dilogo com um amigo. b. cantiga de amor eu lrico masculino, que confessa seu amor a uma dama normalmente inacessvel. c. cantiga de amor eu lrico feminino, que revela fatos da vida popular rural, geralmente dirige-se a uma pessoa prxima e est envolvida por um elemento da natureza. d. cantiga de escrnio eu lrico masculino, apresenta crtica indireta, no revela o nome da pessoa satirizada e caracteriza-se por jogos de palavras e ambiguidades. e. cantiga de amigo eu lrico feminino, que expressa as emoes e esperanas de uma moa separada do namorado que partiu. 16. Leia os textos abaixo. Esse modelo Arthur Sales o garoto mais gato ever!
Fonte: Disponvel em: <http://papelpop.com/hot/2009/11/esse-modelo-arthur-sales-e-o-garoto-mais-gato-que-ja-vi/>. Acesso em: 29/08/2011.

Os neurnios que desencadeiam a reao normal de medo imobilizante dos gatos continuam ativos, porm, a mensagem encoberta por sinais de atrao sexual demasiadamente ativos, suspeitam os pesquisadores.
Fonte: Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/965310-parasita-faz-com-que-rato-hospedeiro-percamedo-de-gato.shtml>. Acesso em: 29/08/2011.

Gato escaldado tem medo de gua fria.


Dito popular.

... escolher o gato certo pode ser uma deciso difcil. Os gatos podem viver at 20 anos, e uma simples adoo pode representar um grande compromisso. (...)
Fonte: Disponvel em: <http://casa.hsw.uol.com.br/como-cuidar-de-gatos.htm>. Acesso em: 29/08/2011.

Nos textos, a palavra gato (s) est empregada, respectivamente, em sentido a. b. c. d. e. conotativo, conotativo, denotativo, denotativo, conotativo, denotativo, conotativo, denotativo, conotativo, conotativo, conotativo denotativo conotativo denotativo conotativo e e e e e denotativo. denotativo. conotativo. conotativo. denotativo.

17. A regncia do verbo assistir est correta em: a. b. c. d. e. Por estar doente, no assisti a missa. O direito livre expresso assiste a todo ser humano. Assistimos um belo espetculo teatral o ms passado. A nova lei, publicada no Dirio Oficial, assiste o inquilino. Os torcedores fanticos assistiram o jogo de basquete com apreenso.

18. Leia o texto abaixo. Era de fato um lindo quadro, aquele formado pelas irms reunidas no recanto verde, com a luz do sol e as sombras projetando desenhos sobre elas, a brisa perfumada erguendo seus cabelos e refrescando as faces coradas, enquanto animaizinhos do bosque continuavam a cuidar de seus afazeres, como se as meninas no fossem presenas estranhas, mas velhas amigas. (...)
Fonte: ALCOTT, L. M. Mulherzinhas. So Paulo: Nova Cultural, 2003, p. 142.

Nesse texto, a sequncia discursiva predominante a a. b. c. d. e. argumentativa. descritiva. expositiva. injuntiva. narrativa.

CGE 2052

O poema abaixo se refere questo 19.

Separao
Desmontar a casa e o amor. Despregar os sentimentos das paredes e lenis. Recolher as cortinas aps a tempestade das conversas. O amor no resistiram s balas, pragas, flores e corpos de intermeio. Empilhar livros, quadros, discos e remorsos. Esperar o infernal juzo final do desamor. Vizinhos se assusta de manh ante os destroos junto porta: - pareciam se amar tanto! (...)
Affonso Romano de SantaAnna. Fonte: Disponvel em: <http://www.revista.agulha.nom.br/aromano03.html#sep>. Acesso em: 22/08/2011.

19. H dois erros de concordncia verbal no trecho do poema que aparecem, respectivamente, nos versos, a. b. c. d. e. 7 e 14. 1 e 9. 7 e 12. 15 e 3. 14 e 8.

O texto abaixo se refere questo 20.

Aos afetos e lgrimas derramadas na ausncia da Dama a quem queria bem


Gregrio de Matos.

Ardor em firme corao nascido; Pranto por belos olhos derramado; Incndio em mares de gua disfarado; Rio de neve em fogo convertido: Tu, que em um peito abrasas escondido; Tu, que em um rosto corres desatado; Quando fogo, em cristais aprisionado; Quando cristal, em chamas derretido: Se s fogo, como passas brandamente? Se s neve, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, Como quis que aqui fosse a neve ardente, Permitiu parecesse a chama fria.
Fonte: Disponvel em: <www.sonetos.com.br>. Acesso em: 30/08/2011.

10

CGE 2052

20. As palavras destacadas, de acordo com o contexto, assumem o mesmo significado que: a. b. c. d. e. mudado; louco; preso; ferozmente; exatido; crueldade. modificado; livre; prisioneiro; bravamente; empenho; liberdade. transformado; solto; encarcerado; suavemente; persistncia; opresso. alterado; desligado; cativo; delicadamente; perfeio; bondade. derramado; alucinado; escravizado; calmamente; tenacidade; ditadura.

M A T E M T I C A

21. Com relao funo quadrtica f(x) = -x2 + 2x - 1, fato que a. b. c. d. e. as suas razes so iguais. o valor mnimo da funo positivo. o valor mnimo da funo negativo. a concavidade da parbola positiva. as razes so simtricas em relao ao eixo y.

22. A figura fora de escala a seguir representa um tringulo retngulo, em que tg =

3 e AB = 4 cm. 4

A medida, em cm, da altura h desse tringulo igual a a. b. c. d. e. 1,2. 2,4. 3,4. 10,5. 12,5.

23. Numa festa de aniversrio existem 20 bandejas com brigadeiros. Para cada bandeja h um aumento gradativo de brigadeiros em progresso aritmtica de razo 11. Se na primeira bandeja h 50 brigadeiros, o total de brigadeiros ser de a. b. c. d. e. 1.000. 1.220. 2.849. 3.090. 6.180.

11

CGE 2052

24. A distribuio a seguir mostra como a altura de um grupo de jovens atletas varia. Altura (m) 1,55 1,60 1,65 1,70 1,75 1,80 a a a a a a 1,60 1,65 1,70 1,75 1,80 1,85 Frequncia 3 8 9 6 3 1

A frequncia relativa da 4a classe corresponde a a. b. c. d. e. 86%. 63%. 50%. 30%. 20%.

25. Um jovem casal no via a hora de concluir as obras da casa que estavam construindo, para, enfim, irem morar juntos. Eles acompanhavam ativamente o andamento das obras e, numa das ltimas etapas, Marcela (a noiva) quis modificar um pouco o desenho do telhado; ento, pediu ao carpinteiro que fizesse um lado com inclinao maior (30) que o outro para ficar alinhado com a porta. Tambm pediu para que a altura do telhado fosse de 1,20m. Considere: cos 30 0,87; sen 30 0,50; tg 30 0,58.

O carpinteiro, utilizando a altura mxima pedida, informou que as medidas do comprimento de cada uma das faces do telhado, seriam a. b. c. d. e. 1,04 m 1,20 m 1,20 m 2,40 m 2,40 m e e e e e 8,40 m. 9,70 m. 9,93 m. 8,00 m. 9,70 m.

12

CGE 2052

26. Uma loja de doces tem como carro chefe de suas vendas o combinado de doces caseiros que so embalados sempre de 7 em 7, pois os donos acham que isso d sorte. H trs sabores distintos (A, B e C) que so distribudos com as seguintes condies: O doce A no vai em quantidade menor que 3; O doce C nunca vai em quantidade maior que 2; Sempre vo doces dos trs tipos.

Desse modo, o nmero de maneiras diferentes que esses combinados de doces podem ser montados igual a a. b. c. d. e. 5. 6. 7. 8. 12.

27. Muitas rodovias cortam o Brasil interligando vrios estados. Uma das mais utilizadas a BR 101, tambm conhecida como rodovia translitornea e que liga o Brasil a partir de Touros (RN) at So Jos do Norte (RS), em 4.592 km de extenso. Usurios desta rodovia, trs amigos motoristas, fazem os seguintes trajetos: o primeiro sai de Itaja (SC) e vai at Linhares (ES); o segundo do Rio de Janeiro (RJ) at Touros (RN); e o terceiro amigo conduz seu caminho entre Cubato (SP) e Recife (PE). Considerando somente os trechos percorridos utilizando a BR 101, o trecho que possibilita que os trs amigos venham a se encontrar compreende os municpios de

Fonte: Disponvel em: <http://www.dnit.gov.br/mapas-multimodais/mapas-multimodais/mapa-brasil.gif/view>.

a. b. c. d. e.

Itaja (SC) a Recife (PE). Cubato (SP) a Linhares (ES). Rio de Janeiro (RJ) a Recife (PE). Cubato (SP) a Rio de Janeiro (RJ). Rio de Janeiro (RJ) a Linhares (ES).

28. Considere as funes f e g dadas, respectivamente, pelas expresses f(x) = x2 - 3x + 2 e g(x) = 2x - 3. f ( - 2) + g ( 3) Ento, o valor da expresso 2 [ g ( 1) ] a. b. c. d. e. - 5. - 4. 15. 17. 20.
13

CGE 2052

29. Um fantico torcedor de um time de futebol decide revestir uma parede de 2,40 m de altura por 9,60 m de largura, que tem no fundo do seu quintal, com as trs cores do time para o qual torce. A figura a seguir mostra o padro que ele adotou para a colocao das cermicas.

Sabendo que todas as cermicas medem 0,05 m por 0,20 m j colocadas e que o torcedor possui peas suficientes nas cores preta e branca, mas que da cermica cinza ele s possui 30 peas, a quantidade mnima de cermicas na cor cinza que ele dever comprar de modo a revestir toda a parede igual a a. b. c. d. e. 95 peas. 670 peas. 770 peas. 1.500 peas. 2.304 peas.

30. Nove amigos foram pesquisados a respeito da quantidade de livros que eles j leram em toda a sua vida. As respostas esto no diagrama a seguir.

8 3 20

20 9 9

22 31 9

A quantidade de livros que apresentaria a maior frequncia relativa : a. b. c. d. e. 31 livros. 33 livros. 9 livros. 20 livros. 22 livros.

31. A disputa pelo Campeonato Brasileiro de Futebol organizada sob a forma de pontos corridos. Cada time joga duas vezes com cada um dos outros, uma em seu campo e outra no do adversrio, e sagra-se campe a equipe que, ao final, tiver obtido o maior nmero de pontos. Desta forma, considerando n como a quantidade de times de cada diviso, o modelo matemtico que indica quantas partidas o campeonato dever ter em cada uma de suas divises est representado em a. b. c. d. e. 2n. n2 - 1. n (n - 1). 2 (n - 1). 2n - 1.

14

CGE 2052

32. Seja o tringulo representado na figura fora de escala a seguir.

A medida da altura relativa ao lado AB deve ser a. 2 6 . b. 2 5 . c. 2 3 . d. 6 2 . e. 5 2 . 33. Fbio prometeu realizar trs atividades com seu cachorro, em dias diferentes: lev-lo ao pet shop, passear no parque e visitar a v em sua casa. O nmero de maneiras diferentes que ele pode realizar essas atividades, supondo uma escolha aleatria, de a. b. c. d. e. 2 maneiras. 3 maneiras. 4 maneiras. 5 maneiras. 6 maneiras.

34. Uma ponte tem uma estrutura formada por trs tringulos issceles idnticos, tal como demonstra a figura a seguir. Dados: sen 70 = 0,94; cos 70 = 0,34; sen 55 = 0,82; cos 55 = 0,57.

A altura aproximada h dessa ponte igual a a. b. c. d. e. 68 metros. 143 metros. 173 metros. 174 metros. 188 metros.

15

CGE 2052

35. Um terreno de forma triangular mede 12 m, 18 m e 24 m, e um outro tringulo semelhante a este dever ser construdo em seu interior de modo que tenha permetro igual a 18 m. As medidas dos lados do tringulo interno sero, respectivamente, de a. b. c. d. e. 2 m, 4 m, 5 m, 6 m, 7 m, 6m 6m 6m 7m 6m e e e e e 10 m. 8 m. 7 m. 5 m. 5 m.

36. Pedro quer pintar uma porta e para isso precisa saber a rea de sua superfcie para comprar as tintas. Usar duas cores, uma para a semicircunferncia e outra para o restante da porta. A rea da semicircunferncia ser de

a. b. c. d. e.

m. 3,0 m. 2,25 m. 1,50 m. 1,125 m.

37. A tabela abaixo indica em que perodo, relativamente, uma determinada ferramenta eltrica apresenta o primeiro defeito. Prazo (meses) que ocorre o 1o defeito. 0 |------ 3 3 |------ 6 6 |------ 9 9 |------ 12 12 |------ 15 15 |------ 18 Frequncia relativa 0,02 0,05 0,11 0,20 0,30 0,32

Supondo que tais dados retratem fielmente o comportamento do equipamento e admitindo que os produtos tm at um ano de garantia (dentro do qual os equipamentos so encaminhados rede de assistncia tcnica e os que apresentam defeitos antes dos trs primeiros meses de uso so trocados por outro na prpria loja e devolvidos diretamente ao fabricante) correto afirmar que, em um lote de 500 peas a probabilidade de que a. b. c. d. e. menos de 5 unidades sejam trocadas nas lojas. em torno de 180 equipamentos sejam enviados s assistncias tcnicas. menos de 30% do lote apresente algum defeito antes do final da garantia. menos de 5% dos equipamentos apresentem defeitos nos seis meses iniciais. em torno de 20% do lote necessite de algum conserto antes do trmino da garantia.

16

CGE 2052

38. Em 2009, as autoridades brasileiras alertaram a populao para o risco de uma pandemia por conta da propagao do vrus da gripe Influenza. Admita que uma pessoa contaminada pelo vrus durante uma viagem demore um dia para ser diagnosticada e durante este perodo contamine exatamente outras trs pessoas. Se tal pessoa chegasse a uma determinada localidade com mais de 20 mil habitantes, em que no houvesse sequer um registro do tal vrus, ao final do stimo dia aps a chegada dela, seguindo o padro de contaminao alertado, e considerando que todos as pessoas contaminadas demorem exatamente um dia para serem colocadas em isolamento, a quantidade de pessoas infectadas na localidade chegaria a a. b. c. d. e. 67 casos. 133 casos. 2.187 casos. 3.280 casos. 7.658 casos.

39. Em 04/09/2011, um trabalhador possui saldo de R$ 924,89 em sua conta corrente. No dia seguinte, na mesma conta, recebe seu pagamento. Suas nicas despesas, ao longo do respectivo ms, esto registradas na tabela a seguir. Despesa Medicamentos Alimentao Transporte Valor R$ 252,49 R$ 899,50 R$ 567,94

Aps o dbito de todas essas despesas em sua conta corrente, o trabalhador ficou com um saldo de R$ 324,63. O salrio recebido por esse trabalhador foi de a. b. c. d. e. R$ 1.719,93. R$ 1.249,52. R$ 1.119,67. R$ 600,26. R$ 1.119,76.

40. A figura a seguir representa trs quadrados cuja soma das reas igual a 50 e que, quando encostados, formam um tringulo retngulo.

Podemos concluir que o valor do lado b : a. b. c. d. e. b = 5. b = 10. b = 2a. b = a + c. b = 2c - a.


17

CGE 2052

F S I C A

41. Desde os primrdios, a humanidade buscou conhecer seu lugar no universo e, ao longo dos sculos, desenvolveu a Astronomia. Leia duas afirmaes dessa cincia a seguir. I. Os planetas esto movendo-se em crculos e epiciclos. Por meio dessa representao geomtrica foi possvel prever os movimentos dos planetas com considervel preciso. II. O Sol est no centro do sistema solar, sendo a sucesso de dias e noites causada pelo movimento da rotao da Terra sobre seu prprio eixo. Assinale a alternativa a seguir que relaciona corretamente cada afirmativa. a. b. c. d. e. Coprnico o autor da primeira teoria e a segunda chama-se teoria geocntrica. Ptolomeu o autor da primeira teoria e a segunda chama-se teoria heliocntrica. Doppler o autor da primeira teoria e a segunda chama-se teoria dos feixes. Hubble o autor da primeira teoria e a segunda chama-se teoria do Big Bang. Kepler o autor da primeira teoria e a segunda chama-se teoria heliocntrica.

42. Um mergulhador est no mar a uma profundidade h em relao superfcie da gua e a presso sofrida por ele de 2,5 atm. Considerando a densidade da gua de 1,0 . 103 x kg/m3 e 1 atm = 1,0 x 105 N/m2, h igual a a. b. c. d. e. 50 metros. 25 metros. 20 metros. 15 metros. 10 metros.

43. O grfico a seguir representa a velocidade em funo do tempo de um corpo de massa 4 kg que desliza sobre uma superfcie plana e horizontal.

Entre os instantes 16 segundos e 30 segundos, o trabalho da fora resultante, em Joules, de a. b. c. d. e. -1.260. -1.250. 1.250. 1.260. 1.620.

44. Um automvel descreve uma trajetria circular de raio constante e igual a 100 m. A velocidade escalar do carro em cada instante descrita pela funo v = 10 + 2t (em unidades do Sistema Internacional). No instante 10 s, as aceleraes tangencial e centrpeta so, respectivamente, a. b. c. d. e. 2 m/s2 e 9 m/s2. 2 m/s2 e 10 m/s2. 9 m/s2 e 10 m/s2. 9 m/s2 e 30 m/s2. 10 m/s2 e 30 m/s2.

18

CGE 2052

45. Dois blocos A e B, de massas 8,0 kg e 16,0 kg, respectivamente, ligados por um fio, esto em repouso sobre uma superfcie plana, horizontal e sem atrito, quando so puxados por uma fora horizontal F, de intensidade igual a 85 N.

Nessas condies, correto afirmar que o valor da acelerao adquirida pelos blocos , aproximadamente, igual a a. b. c. d. e. 2,5 m/s2. 3,0 m/s2. 3,5 m/s2. 4,0 m/s2. 5,5 m/s2.

46. A energia elica j utilizada por muitos agricultores em moinhos para bombear gua ou moer milho. Mas existe um grande potencial em transformar esse tipo de energia em energia eltrica.

Fonte: Disponvel em <http://energiacieac304.blogspot.com/2010/11/energia-eolica.html> Acessado em: 21/07/2011.

Considere que cada turbina pode produzir energia com uma potncia de at 300 kW. Essa energia suficiente para fazer funcionar a. b. c. d. e. 10.000 lmpadas de 300 W. 1.000 lmpadas de 30 W. 100 lmpadas de 300 W. 300 lmpadas de 100 W. 3.000 lmpadas de 100 W.

47. Em um parque de diverses, uma montanha-russa tem o ponto mais alto a 15 m do cho. O carrinho do brinquedo solto do ponto mais alto. Desprezando os atritos e considerando g = 10 m/s, a intensidade da velocidade do carrinho quando ele passar pelo ponto a 5 m do cho igual a a. 15 2 . b. 13 2 . c. 10 2 . d. 5 3 . e. 2 3 .

19

CGE 2052

Q U M I C A

48. Preparo de um bolo de micro-ondas. A receita simples. Basta usar farinha com fermento (125 gramas), acar (150 gramas) e cacau (25 gramas), poro para trs canecas. Depois, cada caneca leva ainda um ovo, uma colher de leite e outra de leo.
Fonte: Disponvel em: <http://www.cienciaviva.pt/imprensa/index.asp?accao=showartigo&id_media_artigo=71>. Acesso em: 06/09/2011 (adaptado).

As transformaes encontradas durante o preparo do bolo so: I. II. III. IV. Adio da farinha ao fermento, acar e cacau; Produo de gs carbnico na fermentao; Mistura do ovo com leite e leo; Produtos de degradao responsveis pelo aroma.

Representam transformaes qumicas apenas, a. b. c. d. e. I. II. I e III. II e IV. I, II e IV.

49. Durante a ebulio, a passagem da gua do estado lquido para o gasoso ocorre pelo rompimento de uma fora de atrao conhecida como a. b. c. d. e. ligaes inicas. foras de London. pontes de hidrognio. ligaes covalentes polares. ligaes covalentes apolares.

50. Analise as informaes a seguir. I. II . III. IV. Em um mesmo perodo, os elementos apresentam o mesmo nmero de nveis; Em uma mesma famlia, os elementos apresentam o mesmo nmero de camadas; Os elementos da famlia 4A apresentam 4 eltrons na ltima camada; A famlia 7A a famlia dos metais alcalinos-terrosos.

So verdadeiras as afirmaes: a. b. c. d. e. I, II, III e IV. I e III, apenas. II e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas.

51. Dada a frmula do brax: Na2B4O5(OH)4 . 8H2O e as massas atmicas dos elementos Na = 23u; B = 11u; H = 1u; O = 16u. A massa molecular do brax igual a a. b. c. d. e. 170u. 234u. 238u. 366u. 382u.
20

CGE 2052

52. Podem-se definir as misturas azeotrpicas e eutticas, respectivamente, como a. misturas de lquidos que ebulem ou evaporam temperatura constante e misturas de slidos que se fundem temperatura constante. b. misturas de slidos que se fundem temperatura constante e substncias slidas que se fundem em temperaturas constantes. c. substncias lquidas que fervem temperatura constante e substncias slidas que se fundem temperaturas constante. d. misturas de slidos que se fundem temperatura constante e lquidos que evaporam em temperaturas variadas. e. substncias que fervem temperatura constante e substncias que se fundem temperatura constante. 53. Os elementos Ca, Ba, Mg e Sr so classificados como a. b. c. d. e. halognios. calcognios. gases nobres. metais alcalinos. metais alcalinos-terrosos.

54. Molculas formadas por trs tomos possuem geometria linear, se no houver par eletrnico livre no tomo central e se forem formadas por quatro tomos com par eletrnico livre, apresentam geometria piramidal. Dados: Elemento qumico S O C F N B As molculas e suas respectivas polaridades esto representadas na alternativa a. b. c. d. e. CO2 apolar e BF3 apolar. CO2 apolar e NH3 apolar. CO2 polar e NH3 polar. SO2 apolar e BF3 polar. SO2 polar e SO3 polar. Nmero atmico 16 8 6 9 7 5

B I O L O G I A
55. O nitrognio um elemento de vital importncia para todos os organismos, visto que est presente nos aminocidos, protenas e cidos nuclicos. Sobre o ciclo do nitrognio, conclui-se que as bactrias do gnero a. b. c. d. e. nitrobacter realizam a transformao de nitrato em nitrito. nitrosomas realizam a transformao de nitrito em nitrato. nitrobacter realizam a transformao de amnia em nitrito. nitrosomas realizam a transformao da amnia em nitrito. nitrosomas realizam a transformao de amnia em nitrato.

21

CGE 2052

56. Eutrofizao um processo causado pelo aumento excessivo de compostos nitrogenados (nitrato) e fosforados (fosfato) na gua, que promove a proliferao de bactrias aerbias. Sobre o processo de eutrofizao, conclui-se que a. um processo natural, benfico ao ambiente por facilitar a proliferao de vegetais. b. as bactrias, por serem fotossintetizantes, melhoram a qualidade do ar na regio onde se encontram. c. pode ser causada pelo despejo de esgoto domstico e responsvel pela morte de muitos peixes por asfixia. d. o processo provoca danos ao meio ambiente, porm elimina apenas espcies de pequeno porte. e. a proliferao de bactrias aerbias constitui uma nova fonte de alimento fauna da regio, promovendo o aumento da comunidade. 57. A Serra da Canastra uma cadeia de montanhas localizadas no centro-sul de Minas Gerais. Ela abriga o Parque Nacional da Serra da Canastra, um cenrio de rara beleza que abriga inmeras espcies de seres vivos tpicos do cerrado, como, por exemplo, o lobo guar, o tamandu bandeira, o tatu canastra e o veado campeiro, entre outras. Para os animais citados, a Serra da Canastra constitui-se em seu a. b. c. d. e. habitat. produtor. ecossistema. nicho ecolgico. fluxo energtico.

58. Leia as afirmaes abaixo. I. II. III. IV. V. A pirmide de energia representa o nmero de indivduos de cada nvel trfico, bem como a biomassa que o compe. A pirmide de energia possui o vrtice voltado para cima, pois os seres perdem energia de um nvel trfico por meio da respirao e sob a forma de calor. A pirmide de energia a melhor representao do fluxo de energia contido em uma cadeia alimentar. possvel encontrarmos, em ecossistemas especficos, pirmides de energia com formas diversas. Os ecologistas pouco utilizam as pirmides de energia, visto que sua representao no muito precisa em relao ao fluxo de energia de um ecossistema.

A pirmide ecolgica de energia expressa a quantidade de energia acumulada em cada nvel trfico. Sobre essa representao, so verdadeiras as afirmaes a. b. c. d. e. I, IV e V, apenas. I, II e V, apenas. III e IV, apenas. II e III, apenas. I, II, III, IV e V.

22

CGE 2052

59. Leia as afirmaes abaixo. I. II. III. IV. V. Aumento no uso de combustveis fsseis. Reduo da emisso de gs carbnico. Reduo de reas florestadas. Aumento do descarte de mercrio em rios. Aumento das estaes de tratamento de efluentes.

Dos itens acima, indique qual(is) pode(m) causar o desequilbrio ambiental. a. b. c. d. e. I, II, III, IV e V. I e V, apenas. II e IV, apenas. II, III e V, apenas. I, III e IV, apenas.

60. Os seres vivos, de maneira geral, vivem em associaes que podem ocorrer dentro de sua espcie ou com diferentes espcies. A seguir, esto alguns exemplos de organizao destas associaes. I. As abelhas podem formar colmeias com cerca de 80 mil indivduos, sendo estes divididos em 3 castas: operrias (fmeas estreis), rainha (fmea reprodutora) e zanges (machos encarregados da reproduo). II. Os corais so formados por antozorios (classe dos Cnidrios) que apresentam esqueleto externo ptreo ou crneo. III. A caravela, cnidrio da famlia dos antozorios, constituda por vrios tipos de indivduos que atuam na proteo, alimentao e reproduo. IV. Os seres humanos, assim como as formigas e os cupins, tambm formam associaes complexas de diviso de trabalho.

Assinale a alternativa que contm a classificao correta das afirmaes acima. I a. b. c. sociedade isomorfa sociedade heteromorfa colnia isomorfa II sociedade heteromorfa colnia isomorfa colnia heteromorfa III colnia isomorfa colnia heteromorfa sociedade isomorfa IV colnia heteromorfa sociedade isomorfa sociedade heteromorfa colnia isomorfa

d.

colnia heteromorfa

sociedade isomorfa

sociedade heteromorfa colnia isomorfa

e.

sociedade heteromorfa

colnia heteromorfa

sociedade isomorfa

23

You might also like