You are on page 1of 17

Universidade UNIP Curso de Cincias Biolgicas Disciplina: Matemtica e Bioestatstica APS (Atividades Prticas Supervisionadas)

Titulo: O Ensino da Matemtica no Brasil

Campi: Tatuap Horrio: Noturno Outubro/2012

Identificao:

Curso de Cincias Biolgicas Disciplina: Matemtica e Bioestatstica APS (Atividades Prticas Supervisionadas)

Alunos do grupo:

Nome

RA

Ana Fernanda Lima Spadoni Valezini Camila Oliveira Carolina Mangolin Fernanda Venturin da Silva Jeniffer Vitorino Jurandi dos Santos Lopes Letcia Guardachoni Manoel Luciana Rodrigues Renata Ferreira Mendona Vanessa Ferreira

B463DG-9 B4232H-4 B4012D-1 B377FF-1 B32GIE-9 B33853-9 B46ACG-0 A99GCF-5 B4148C-8 T650CA-5

Sumrio

Assunto

Pgina

Introduo Objetivos Metodologia Desenvolvimento Histria do ensino de matemtica no Brasil A importncia do conhecimento da MATEMTICA A matemtica atuante no Brasil e os dados de pesquisas Nacionais e Internacionais referentes pontuao do Brasil na disciplina de matemtica Os professores: antes e agora

04 05 06 07 07 08 09 12 13 14 16

Justificativa Concluso Referencias

Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo apontar o quadro em que se encontra o ensino da disciplina de matemtica no Brasil, onde vamos abordar as principais problemticas que vem influenciando no baixo conhecimento de nossos adolescentes em tal disciplina, tal como entre os obstculos que podemos destacar que o Brasil tem enfrentado em relao ao ensino de Matemtica, a falta de uma formao profissional qualificada, as restries ligadas s condies de trabalho, a ausncia de polticas educacionais efetivas. Palavras-chave: ensino da matemtica, educao, matemtica, educao matemtica.

1. Introduo

A Matemtica que surgiu das necessidades de resolver problemas cotidianos principalmente ligados ao comrcio, s construes e s medidas de terras. A Matemtica sempre foi tida como uma cincia difcil, reservada a poucos que ousassem compreend-la. Desde o momento em que a Matemtica comeou a tomar forma como uma rea de conhecimento, ainda na era platnica e pitagrica, j estava associada a uma classe privilegiada sendo considerada uma cincia nobre, desligada dos ofcios e das atividades manuais. Recebeu status de nobreza e ainda hoje ela tratada como tal. Mas por outro lado o ensino dessa disciplina sempre foi rodeado por muitas dificuldades e obstculos quase intransponveis. O quadro tem piorado graas a diversos fatores, um deles, que podemos dar destaque seria a chamada Progresso Continuada onde, normalmente, no est prevista a repetncia, mas sim a recuperao dos contedos por meio de aulas de reforo, assim a aluno passa adiante mediante apenas a presena em tais aulas de reforo. A progresso continuada foi implantada em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB). Com a implantao dessa lei comeou ocorrer muito desinteresse por parte dos alunos, onde os mesmos sabiam que estudando ou no, conhecendo ou no determinada matria os mesmos seriam aprovados, onde juntamente com problemas pessoais que eventualmente podem ocorrer com a criana em idade escolar, a falta de qualificao dos profissionais de ensino e o baixo salrio dos mesmos comprometeram assim, o ensino da matemtica no Brasil.

2. Objetivos

O objetivo deste trabalho informar sobre as diretrizes encontradas atualmente no ensino de matemtica nas escolas atualmente no Brasil, assim como as problemticas que as mesmas vm enfrentando, como a falta de professores, a falta de qualificao dos mesmos ou mesmo as pssimas condies de trabalho a eles impostas e, as solues que vem sendo propostas para a melhoria da qualidade do ensino de tal disciplina no currculo escolar, pois a mesma de grande importncia por complementar o currculo de diversas outras cincias e ser objeto de destaque no s no Brasil como tambm no exterior, onde os dados referentes ao nivel desta disciplina nos ambitos escolares necessitam de uma melhora urgente para a formao de cidados atuantes e responsveis, pois para que haja boas diretrizes precisamos de cidados informados e conhecedores destes assuntos para que os mesmos possam exigi-los de forma adequada.

3. Metodologia

Para a realizao deste trabalho, o grupo realizou diversas pesquisas tanto em bibliotecas quanto na internet com o objetivo de increment-lo e obter o mximo de informaes necessrias para complement-lo e informar o mximo possvel o leito, assim como algumas entrevistas a professores atuantes no mercado que nos apontaram algumas problemticas observadas por eles na sala de aula e at mesmo algumas propostas dos mesmos para o melhoramento do ensino geral e, principalmente da matemtica nos diversos nveis de ensino.

4. Desenvolvimento

Histria do ensino de matemtica no Brasil No Brasil a aplicao da matemtica se inicia pela necessidade da Coroa Portuguesa em defender seu territrio, pois havia a necessidade da construo de fortes e artilharia para esse fim. Nesse perodo o militar portugus Jos Fernandes Pinto Alpoim comeou a criar as primeiras obras do gnero sendo elas baseadas em aritmtica que trata basicamente de questes matemticas referentes ao cotidiano, cincia e negcios; e geometria que se relaciona com forma, tamanho, espao e posio, ou seja, suas publicaes contribuiriam imensamente com os anseios da coroa. Aps a Independncia do Brasil, surgiu o interesse na criao de uma universidade no Brasil, em especial para cursos baseados nos aspectos de direito. Ficou decidido que seria necessrio aplicar exames de geometria nas provas de ingresso para os cursos, neste momento surgiram os cursinhos preparatrios, hoje em dia conhecidos como pr-vestibulares esses cursos se tornaram a principal forma de acesso ao ensino superior j que o curso secundrio ainda no era obrigatrio e os contedos dos exames eram plenamente oferecidos nos cursinhos. Com o surgimento das primeiras faculdades de filosofia para formao de professores, foi sendo implantada a obrigatoriedade do ensino seriado para ingresso nos cursos superiores, onde as matrias de aritmtica, lgebra e geometria foram reunidas se tornando a disciplina de matemtica.

A importncia do conhecimento da MATEMTICA A matemtica no deve ser enxergada apenas como um conjunto de regras e mtodos exatos e imutveis e sim como uma forma de compreenso das realizaes da sociedade, um conhecimento gerado pelo mundo que tem grandes contribuies para o passado, presente e futuro da humanidade, a matemtica no deve estar dissociada do contexto humano. A matemtica regida por contedos amplos e variados e por uma gama de possibilidades, pode ser incorporada em tantas cincias quanto forem imaginadas, ela pode ser aplicadas em todos os seguimentos da vida e da natureza, est sempre em inovao e nunca tem uma aplicao nica para sua prtica, a matemtica ampla e generosa, pois sua configurao proporciona sua utilizao infinitamente. uma disciplina que tem origem em diversas culturas e civilizaes, acredita-se que sua origem seja pr-histrica, ou seja, surgiu desde as primeiras necessidades do homem e contribuiu com seu desenvolvimento individual e social. Com a evoluo tecnolgica, a informatizao, automao, o campo matemtico vem se ampliando e suas possibilidades se tornam ainda mais abrangentes se tornando cada vez mais importantes ao cotidiano humano. O exerccio da prtica matemtica revela sua

importncia no que se refere soluo de problemas, formulao de hipteses, raciocnio lgico e isso se aplica a todas as fases do desenvolvimento educacional e humano. A matemtica no uma cincia que se baseia em demonstraes reais para comprovar alguma coisa, ou seja, no comprova dados cientficos atravs de acontecimentos ou aprendido ou adquirido atravs de experincias. Mas uma cincia conceitual que baseada em demonstraes tericas para comprovar dados cientficos. Dessa forma a matemtica fundamental para as demais cincias, pois colabora com sua aplicao e comprovao. O saber matemtico o motor de arranque para as grandes construes e realizaes humanas, por isso sua aplicao em sala de aula se torna indispensvel.

A matemtica atuante no Brasil e os dados de pesquisas Nacionais e Internacionais referentes pontuao do Brasil na disciplina de matemtica A pesquisa em matemtica no Brasil reconhecida internacionalmente por sua qualidade acadmica. Mas, contraditoriamente, o ensino matemtico nas escolas pblicas deixa muito a desejar. Segundo avaliaes nacionais e internacionais, os alunos brasileiros tm apresentado um baixo desempenho na disciplina. O Brasil que est entre os 20 pases de maior destaque cientfico na matemtica o mesmo que ocupa o penltimo lugar no ranking do ensino de matemtica na escola bsica. Pelo desempenho na Olimpada Internacional de Matemtica, o Brasil ocupa o 15 lugar no ranking de 95 pases. fruto de uma iniciativa de 20 anos de investimento na melhoria da qualidade do ensino de algumas escolas particulares. Outro bom indicador dado pela pesquisa cientfica em matemtica, que coloca o pas entre os 20 melhores do mundo. Mas no nvel do ensino bsico da escola pblica, no ensino mdio e na graduao a situao preocupa, como podemos ver analisando os seguintes dados: AVALIAO SAEB ou PROVA BRASIL EM MATEMTICA 1995 a 2005

Podemos analisar que os dados vm caindo conforme o tempo, tendo uma pequena melhora em 2005, porm o ltimo Saeb (Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica) mostra que apenas 6% dos alunos tm o nvel desejado em matemtica. E a comparao internacional alarmante. No Pisa (Program for International Student Assessment) de 2001, ficamos em ltimo lugar.

Outros dados que podemos analisar so os dados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio), que apontam a nota mdia dos alunos em determinados anos, onde podemos analisar uma queda gradativa de 1998 a 2007 embora as notas das provas objetivas dos anos de 1999 e 2007 sejam parecidas.

Resultados to desastrosos mostram muito mais do que a m formao de uma gerao de professores e estudantes: evidenciam o pouco valor dado ao conhecimento matemtico e a ignorncia em que se encontra a esmagadora maioria da populao no que tange matemtica. No por acaso que o Brasil conta com enormes contingentes de pessoas privadas de cidadania por no entenderem fatos simples do seu prprio cotidiano, como juros, grficos, etc. os analfabetos numricos, conforme atesta o recente relatrio Inaf sobre o analfabetismo matemtico de nossa populao. No caso dos licenciandos, que no semestre seguinte estaro com as crianas em sala de aula, a mdia tem ficado prxima de 1, numa escala que vai a 10. O ensino precrio da matemtica, que data de 20 a 30 anos, produziu uma gerao de mal formados, incluindo grande quantidade de professores. Os professores, sados de algumas licenciaturas noturnas de baixa qualidade acadmica, trabalham de 8 a 10 horas por dia e no tm orientadores acadmicos nem livro didtico de qualidade. verdade que, nas boas universidades, temos excelentes alunos nas graduaes de matemtica. Porm, eles formam um grupo to pequeno que pouco influenciam as tristes estatsticas. O Brasil tem condies de mudar o quadro lastimvel em que se encontra o ensino da matemtica. Com satisfao, notamos um movimento importante de nossos professores em busca de aperfeioamento. Muitos esto conscientes dos problemas de sua formao e dos

reflexos que ela tem dentro da sala de aula. H uma enorme massa de professores que querem ser treinados em contedo. O desafio atingir o maior nmero de professores no menor espao de tempo. No verdade que nossas crianas odeiam matemtica, conforme prova a participao voluntria de 150 mil jovens e crianas nas Olimpadas Brasileiras de Matemtica de 2002. Muitos mais eles poderiam ser, se os recursos fossem mais abundantes, como o caso da Argentina, onde 1 milho participam das Olimpadas Argentinas de Matemtica. A principal razo da disparidade entre o ensino pblico e a pesquisa em matemtica no Brasil so as deficincias na rede pblica, que tem uma carga horria insuficiente para a disciplina e conta com professores mal qualificados. No Brasil h uma grande valorizao da parte pedaggica em relao ao contedo matemtico. Se medidas urgentes no forem tomadas, a situao tender a se agravar: h dcadas estamos construindo uma sociedade de indivduos que, ignorando o que matemtica, se mostram incapazes de cobrar das escolas o seu ensino correto ou mesmo apenas constatar as deficincias mais elementares nesse ensino. Medidas imediatas que devem ser tomadas seria primeiramente o cancelamento da lei da Progresso Continuada, que faria com que os alunos se comprometessem com o aprendizado e dessa forma se tornassem cidados atuantes e a valorizao do corpo docente, que exerce vital funo no ensino, onde os mesmos do a base aos alunos, base esta que ser utilizada na conquista de um futuro, onde os mesmos estariam ligados ao mercado de trabalho que exige cada vez mais qualidades de seus futuros empregados.

Os professores: antes e agora

A formao: antes e as consequncias Os professores de matemtica, at o fim da dcada de 1950, tinham formaes diversas. Uma minoria era licenciada em Matemtica ou Fsica. O restante, devido a falta de licenciados, era formado por engenheiros, mdicos, dentistas, pedagogos e at pessoas sem a mnima formao regular na rea. Esse quadro contribua para que, em geral, os professores se limitassem a repetir em sala o que estava escrito nos livros. No ento chamado ginsio, por exemplo, o que se via, a partir da terceira srie, era uma competio entre professores da mesma regio para saber qual deles conseguia escrever no quadro negro o maior numero de demonstraes de teoremas. Era como dizer-se que um ginsio era bom porque o professor de matemtica daquele ano dera 85 teoremas. Alem disso, a maioria dos professores, na nsia de ministrar todo o programa, se limitava a ministrar somente a teoria, deixando os exerccios, que so o fundamento da Matemtica, por conta do aluno. Este, por sua vez, no tendo que apresentar a sua parte, simplesmente a abandonava.

Os professores, agora. Atualmente o numero de licenciados em matemtica tem aumentado bastante. Isso se deve ao fato de, durante a expanso do ensino superior, muitos donos de escolas tem optado por abrir cursos que no necessitassem de laboratrios e salas especiais. Assim, um dos cursos mais autorizados a funcionar foi o de matemtica. Para seu inicio, bastava ter professores, salas grandes, quadro-negro e giz. S que, se por um lado a Matemtica Moderna se impunha, com suas vantagens e desvantagens, por outro lado a formao de professores de matemtica, se bem que numerosa, ia piorando a olhos vistos.

5. Justificativa

O trabalho nos apresenta dados do surgimento da matemtica, sua evoluo e seu uso como disciplina atualmente assim como seu uso no nosso cotidiano, onde temos por justificativa entender tais dados e as problemticas que o seguem para propor e estudar as propostas j existentes para a melhoria da qualidade do ensino da matemtica, pois necessitamos desta como disciplina para as diversas carreiras que seguiremos em nossos futuros, ou mesmo em uma simples compra de supermercado, no calculo de juros onde fazemos o uso da matemtica para entender preos, dados etc.

6. Concluso

A matemtica est presente em diversos campos da atividade humana nos tempos atuais, por isso necessrio que o ensino da matemtica nas escolas esteja adequado a essas necessidades. A matemtica pode ser incorporada em tantas cincias quanto forem imaginadas, ela pode ser aplicada em todos os seguimentos da vida e da natureza, est sempre em inovao e nunca tem uma aplicao nica para sua prtica, a matemtica ampla e generosa, pois sua configurao proporciona sua utilizao infinitamente. uma disciplina que tem origem em diversas culturas e civilizaes, acredita-se que sua origem seja pr-histrica, ou seja, surgiu desde as primeiras necessidades do homem e contribuiu com seu desenvolvimento individual e social. A matemtica claramente uma disciplina que tem aplicaes em todas as outras disciplinas, assim como tambm em nosso cotidiano, por isso a necessidade de aprend-la e domina-la em todos os nveis escolares, pois precisamos disso para formar pessoas competentes capazes de suprir as necessidades dos contratantes. Com a evoluo tecnolgica, a informatizao, automao, o campo matemtico vem se ampliando e suas possibilidades se tornam ainda mais abrangentes se tornando cada vez mais importantes ao cotidiano humano. O exerccio da prtica matemtica revela sua

importncia no que se refere soluo de problemas, formulao de hipteses, raciocnio lgico e isso se aplica a todas as fases do desenvolvimento educacional e humano, porm como podemos analisar nos dados que nos foram apresentados, a qualidade do ensino de tal disciplina vem caindo por diversos fatores, incluindo a falta qualificao dos docentes e as pssimas condies de trabalhos dos mesmos. Este trabalho vem com o objetivo de nos contar a histria dessa disciplina, a importncia da mesma, assim como suas problemticas e possveis solues para o melhoramento do ensino da matemtica no Brasil. A matemtica no uma cincia que se baseia em demonstraes reais para comprovar alguma coisa, ou seja, no comprova dados cientficos atravs de acontecimentos ou aprendido ou adquirido atravs de experincias. Mas uma cincia conceitual que baseada em demonstraes tericas para comprovar dados cientficos. Dessa forma a matemtica fundamental para as demais cincias, pois colabora com sua aplicao e comprovao. O

saber matemtico o motor de arranque para as grandes construes e realizaes humanas, por isso sua aplicao em sala de aula se torna indispensvel.

7. Referencias Bibliogrficas
Histria do ensino de matemtica no Brasil <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_ensino_de_matem%C3%A1tica_no_Brasil> acesso em 12/10/2012. http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=11323 https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/BSAPQADCVBPG.pdf http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u343.shtml http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/reformulando-ensino-matematica.htm http://pt.scribd.com/doc/18195993/3/Quadro-atual-do-ensino-de-Matematica-no-Brasil http://books.google.com.br/books?id=3U_oNKlp9OAC&pg=PA161&lpg=PA161&dq=O+ensino+da+Matem%C3%A1tica+no+Brasil.&source=bl&ots=j8FmnlwVam&sig=U4geB3rvh AJAYFMEtNqyTFAhXYs&hl=ptBR&sa=X&ei=g8J4UKyQOInq8wTOlIGgAQ&ved=0CDQQ6AEwAA#v=onepage&q=O%20ensino%20da%20Matem%C3%A1tica%20no%20Brasil.&f=false http://blogs.facef.br/matematica/?p=71 http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada6/trabalhos/617/617.pdf http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/13064/perguntas-erespostas-o-que-e-progressao-continuada/ BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: Matemtica/Secretaria de Educao Fundamental. - Braslia: MEC/SEF, 1998.

You might also like