You are on page 1of 7

As representaes do corpo nas sociedades ocidentais atuais e sua relao com o treinamento do ator.

Gabriela Prez Professora da Facultade de Arte da Universidade Nacional del Centro. Buenos Aires/AR. Mestra em Artes Cnicas pelas UFBA

O presente trabalho analisa uma srie de conceitos abordados por David Le Breton, no seu livro Antropologia do Corpo e Modernidade1, sobre s atuais configuraes do corpo nas sociedades ocidentais. Intenta, ademais, esclarecer quais so as principais caractersticas da relao entre sujeito e corpo vinculando-as s particularidades do treino do ator, sabendo que o treino basicamente uma tarefa de autoconhecimento. Introduo Uma das primeiras questes que se apresenta a quem intenta definir uma metodologia de trabalho corporal para o ator : a que estou me referindo quando falo de corpo? Como afirma Le Breton, o conhecimento do corpo em primeiro lugar cultural. As diversas representaes sociais outorgam ao corpo uma determinada posio dentro do simbolismo geral da sociedade e em base a estas constrem uma definio de pessoa. O corpo uma construo simblica, no uma realidade em se mesmo, ele parece evidente, mas nada mais inatingvel. Partindo desta definio estabelecemos o objetivo do presente trabalho que pretende analisar uma serie de conceitos, vertidos por Le Breton no seu livro Antropologia do Corpo e Modernidade2, vinculando-os pratica teatral e particularmente ao treinamento do ator. Como afirma este socilogo e antroplogo francs, uma cultura um conjunto de smbolos. O smbolo a matria prima da aliana social, estrutura tanto identidade pessoal quanto social, outorgando valor ao intercmbio entre sujeitos. No entanto, nas sociedades atuais, os processos sociais evoluem de forma to acelerada que poucas vezes as construes simblicas culturais conseguem acompanhar o ritmo das mudanas no nvel social. Este defasagem entre sociedade e cultura, gera no sujeito um divorcio entre a sua experincia como ator social e a sua capacidade de integrao simblica de tais atos, produzindo um esvaziamento do sentido da ao social. Frente ao vazio simblico das prticas sociais, os sujeitos empreendem buscas pessoais que lhes outorguem sentido, recorrendo para elo s mais diversas referencias. O corpo, como construo simblica, forma parte dessa diversificao referencial.

Le Bretn, D. Antropologa del cuerpo y modernidad, 1995, Ediciones Nueva Visin, Buenos Aires. Le Bretn, D. Antropologa del cuerpo y modernidad, 1995, Ediciones Nueva Visin, Buenos Aires.

Eis uma resposta para nossa pergunta inicial: o corpo uma construo simblica, a qual hoje se constri da mistura de mltiplos referentes 3, mas esta construo no feita pelo conjunto social, cada indivduo construi a sua prpria. Ento, de qual construo simblica vamos partir para planejar estratgias para o treinamento do ator? Certos conceitos analisados por Le Breton podem servir como orientadores para encontrar algumas respostas a esta dvida. Com certeza um dos mais importantes para entender a relao do homem ocidental com seu corpo, o conceito de dualismo: pensamento que divide mente (essncia do sujeito, todo aquilo que no e palpvel) do corpo. As origens deste pensamento, segundo o autor, podem se achar no medievo, quando, produto de mudanas sociais e econmicas, emergem as sociedades capitalistas e surge o individualismo no seu seio. Produto destes cmbios emerge a burguesia, como classe economicamente diferente do resto do povo, fato que marca uma fratura na unidade do corpo social medieval, ate ento corpo comunitrio. O burgus busca-se diferenciar do conjunto social, rejeitando os comportamentos do vulgo e fechando-se sobre se mesmo 4. Instaura-se o corpo como uma barreira entre o sujeito e o seu entorno e surge a idia do indivduo, independente no seu pensamento e seu agir, tanto do universo social quanto csmico. O homem se descobre possuidor de um corpo, o qual dissociado da pessoa converte-se numa realidade autnoma, em um objeto capaz de ser estudado cientificamente, afastado de qualquer referencia ao sujeito, natureza, sociedade5. O mundo compreendido atravs do calculo e o corpo - reduzido a uma realidade acidental, a uma mquina que gera vida- um desses objetos, fato que marca a primazia do pensamento mecanicista. Assim, o racionalismo, emergente nos sculos XVII e XVIII, muda totalmente os critrios de conhecimento. O saber baseado nas tradies vagarosamente substitudo por um saber de especialistas, os nicos aptos para apreciar os critrios do verdadeiro, partindo de um conjunto de regras que pretendem uma validez independente das culturas e da historia. O desenvolvimento de uma racionalidade do corpo forma parte desta lgica, gerando uma analtica social do seu funcionamento que, como diz Le Bretn, leva ao paroxismo a dualidade entre mente e corpo. Este ltimo alinha-se com as outras mquinas da produo, no que Michel Foucault nomeou como uma tecnologia poltica do corpo que segundo o autor, e a prolongao do pensamento mecanicista nos movimentos corporais, racionalizando a fora de trabalho que o sujeito deve produzir e coordenando as instituies sociais (fabricas, escolas, hospitais, carcis,
3 4

No capitulo N. 2, o autor analisa o comportamento popular nas civilizaes medievais e a relao com o corpo, em particular nas festas de carnaval definindo-o como uma ... festa tipicamente comunitria na que o conjunto dos homens tende, provisoriamente, comunho, mais l das tenses da vida social. O corpo grotesco do jbilo carnavalesco ope-se, radicalmente ao corpo moderno. ..O corpo grotesco est formado por salientes, protuberncias, desborda de vitalidade, mistura-se com a multido, indiscernivel, aberto, em contato com o cosmos, insatisfeito com os limites que permanentemente transgride, pp.30/31. 5 Segundo Le breton entre o aparecimento de Vesalio mdico que institui as disees de cadveres como forma de conhecimento do corpo humano -, autor de De Humani Corporis Fbrica, aparecido em 1543, onde o corpo, afastado do sujeito, analisado no seus funcionamentos mecnicos, e o surgimento de Descartes com o Discurso do Mtodo e as Meditaes Metafsicas -onde eleva o pensamento ao mesmo tempo que denigra o corpo- que se produz o duelo no pensamento ocidental, no qual o homem afasta-se do corpo e da idia de pertena natureza, valorizando racionalidade como principio epistemolgico. Posteriormente, as descobertas de Coprnico e Galileo reafirmam o predomnio do racionalismo dando ao pensamento humano a possibilidade de compreender o mundo todo atravs do calculo matemtico.

etc.) segundo um clculo que deve lograr a docilidade dos indivduos e a maior eficcia nas aes empreendidas. Embora muito resumido, este o fundamento ideolgico que Le Breton atribui relaao do homem ocidental com o corpo. Ainda mais, ele afirma que o homem, na inevitvel fascinao que por o corpo sente, chegou a elaborar, sempre dentro de um racionalismo mecanicista, uma conceio de corpo como uma mquina maravilhosa, em um intento por reparar sua dignidade perdida, que pretende outorgar-lhe uma validez que no teria si fosse s um organismo. sobre este reduccionismo metafrico que segundo Le Breton edificou-se o conhecimento do corpo em ocidente. Desta forma o dualismo define nossa relao com o corpo. No entanto, considero que esta anlise to exaustiva ajusta-se realidade europea. Os pases latinoamericanos, ao absorver essa cultura incorporaram tal conceio, mas conservando certa apertura que responde mistura racial e cultural que constitui nossas sociedades. Pelo tanto este dualismo, ao menos em latino-amrica, apresenta variantes, por exemplo, a forte corporalidade da religio ioruba que permeia muitos aspetos da vida Bahiana, exercendo tambm forte influencia na cultura do povo cubano e em certos setores da populao rioplatense6. Mas, nos mbitos reservados para a cultura culta este modelo dualista prevalece. A estrutura institucional de nossas sociedades responde em grande parte ao modelo europeu, institucionalizando a distino entre mente e corpo. De fato como o autor afirma a medicina ocidental responsvel pelo desenvolvimento da conceio dualista do corpo. Ela afasta ao homem do corpo para estudar neste ltimo seus mecanismos de funcionamento. Este saber biomdico do corpo, legitimado pelas instituies, o que os sujeitos incorporam atravs da escolarizao. Essa uma das causas pelas quais o homem vai busca de outros referentes, o hermetismo, com que os saberes biomdicos apresentam-lhe o corpo: espoliado de todo simbolismo, definido por uma linguagem alheia realidade cotidiana, excluindo completamente ao sujeito. Eis a causa da coexistncia numa sociedade de diversos saberes, tradicionais e alternativos, que desenvolvem uma viso integral da existncia humana, restituindo-lhe ao homem sua dimenso simblica, sua posio como integrante de um universo holstico. O sujeito, ento, compe seu prprio saber sobre o corpo, como si fosse um quebra-cabea, incorporando conhecimentos heterogneos sim se preocupar pela contradio que possa existir entre eles. Ele cria, segundo Le Bretn, uma simbologia prpria para seu corpo, semelhante a um traje de Arlequim, na sua busca permanente de um corpo perdido. Assim, nossa idia de corpo vai-se construindo, medida que nos acercarmos a diferentes informaes, acrescentamos ou tiramos certos dados da concepo que sobre o corpo vamos armando. Mas, esta busca referencial, se bem uma apertura a novos comportamentos, no repara a perdida.

Estou-me referendo s populaes que habitam ambas as margens do Rio de La Plata, e dizer aos habitantes da Provincia de Buenos Aires, em Argentina e de Montevideu em Uruguai e s zonas de influencia cultural destas cidades.

Em nossa vida cotidiana o corpo permanece relegado a um segundo lugar, detrs da ritualizao das aes cotidianas, que fazem ao comportamento humano inteligvel possibilitando a comunicao social. Os intercmbios cotidianos entre sujeitos sociais encontram-se condicionados pelo que Le Breton qualifica como uma rede de expectativas corporais recprocas. Todas as expresses, gestos, posturas, etc., sa compartilhadas plos sujeitos dentro de uma estreita margem de variao. Existe um sensrio comum que regula as experincias somticas e as faz inteligveis para o outro, convertendo o comportamento do sujeito em um reflexo do comportamento dos outros. Enquanto o corpo funciona como um altere ego do sujeito, no deixa de produzir e registrar sentidos, embora a mente no tenha registro consciente deles. Como afirma o autor, o local do corpo nos rituais da vida cotidiana o do claro-escuro, o da presencia - ausncia. S quando o homem quebra com seu comportamento habitual, rompe o silencio do corpo. A verdadeira densidade fsica e sensria es recuperada em aquelas circunstancias que saem do habitual. Nelas, o indivduo pode perceber seu corpo numa situao orgnica, complexa e diferente que pe todo o organismo em movimento. neste ponto onde se inserem as atividades tais como o teatro a dana e todas aquelas outras que exigem um compromisso integral, orgnico do homem. Atravs delas estabelece-se um vinculo energtico com o mundo, o ele age no tecido csmico por meio da sua vitalidade. Nossa tarefa ento a de recuperar, ou despertar, a percepo da atividade sensorial e cinestsica que o corpo realiza, inclusive dentro dos comportamentos rituais cotidianos, tentando restabelecer a conexo sujeito/corpo, oculta detrs do pensamento dualista. Deve ser este um dos principais objetivos do treinamento atoral, restabelecer a conexao. Realizar uma segunda colonizao do corpo, segundo Eugenio Barba, reconhecendo a sua lgica prpria. Sabemos que so muitas as tcnicas que hoje podem nos ajudar nesta tarefa, o treinamento do ator pode-se nutrir das mais variadas referncias, e segundo o exposto at aqui, quase parece que isto inevitvel. Afortunadamente contamos em nosso dia a dia com outras culturas que convivem com a oficial e nos oferecem diferentes olhares sobre o corpo, acho que no possvel negar esta riqueza simblica e que devem acharse s formas para incorpor-la nos treinamentos atorais. Mas, Le Bretn, lana uma mirada crtica sobre essa chuva de atividades que prometem o retorno ao corpo, fazendo uma anlise que deveramos ter em conta toda vez que definimos uma metodologia de treinamento para o ator. Ele observa que, uma boa parte das diversas tcnicas que hoje circulam, acha-se determinada por um modelo de corpo definido pela autoridade dos meios massivos de comunicao: um corpo sadio, esbelto, jovem. Embora mascarado s vezes detrs de propostas mais interessantes que outras e com algum outro contedo, este modelo de corpo, ideado por e para o consumo, permanece. Muitas das propostas de descobrimento e liberao do corpo mantm, explicitamente ou no, uma luta contra a natureza do corpo, desconhecem a evoluo lgica que como seres mortais enfrentarmos e empreendem uma carreira contra o desgaste natural do corpo, to rejeitado em nossa sociedade, transformando-o numa espcie de suplemento da alma que atinja o verdadeiro gozo de viver, afastando a

idia da velhice e da morte, da queda do corpo7. Mas, entre esse corpo e o corpo do dia a dia do homem comum h uma distancia considervel. por isso que, segundo o autor, todas essas atividades se produzem fora dos mbitos cotidianos, entanto que na vida diria o comportamento no muda. O corpo permanece na sua presencia-ausena. O que acontece tambm dentro de ditas prticas, porque na maioria delas o corpo, nos seus aspetos pulsionais no ouvido, o contato e a relao com os outros corpos, e com o prprio, acham-se pautado por outras regras que codificam e organizam a relao. O contato corporal converte-se na forma de conhecimento permitida na qual um indivduo o objeto de estudo e vice-versa. O contato fsico, ento, no o encontro de dois sujeitos, a repetio duma tcnica de aprendizagem de vivncia. O aspecto relacional est em corto circuito, s se abordam alguns aspetos dele, o corpo altere ego pode outorgar-lhe ao sujeito certos prazeres. Ao referirmos ento ao treinamento do ator visualizamos um rduo caminho por diante, porque no do corpo/objeto de consumo que tem feito a modernidade do qual ele deve aperceber-se, da sua organicidade, que bem mais complexa que o corpo liso e feliz que o mercado oferece. Neste sentido, o autor observa, que se bem o imaginrio do corpo, nas sociedades ocidentais atuais cambiou, o fez sem alterar o paradigma dualista sobre o qual se estruturou. De fato, afastar ao corpo do sujeito para afirmar logo a liberao do primeiro uma figura de estilo de um imaginrio dualista. S poderemos dizer, expressa o autor, que a liberao do corpo h-se efetuado quando desaparea preocupao pelo corpo. por isso que o trabalho do ator no reconhecimento das suas particularidades cintico-sensrio-expressivas deve apelar a uma reconstituio do holismo da sua existncia, a qual se bem inicia-se num espao extra - cotidiano e baseia-se em tcnicas extra - cotidianas tambm , implicar transformaes em toda sua vida. Essa tarefa supe uma mudana na forma de se reconhecer como ser humana, uma mudana na autoimagem, no contato com se mesmo e com os outros. A imagem do corpo, segundo Le Breton a representao que o sujeito faz do corpo; a maneira em que se lhe aparece mais ou menos conscientemente atravs do contexto social e cultural de sua historia pessoal 8. Existem quatro eixos, cujo entrecruzamento estrutura, existencialmente a imagem do corpo, dependendo do contexto social, cultural, interpessoal e pessoal, no qual se insere o sujeito, estes eixos definem-se como: a) forma: sentimento de unidade das diferentes partes do corpo, de apreenso como um todo de seus limites precisos no espao; b) contedo: a imagem do corpo como um universo coerente e familiar no qual se inscrevem sensaes previsveis e reconhecveis; c) saber: o conhecimento que o sujeito possui, acerca da idia que a sociedade que habita tem da espessura do corpo, qual a sua constituio, como se organizam os rgos e as funes. d) valor: a interiorizao que o sujeito faz do juzo social respeito dos atributos fsicos que o caracterizam (lindo/feio, jovem/ velho, longo/baixo, magro/gordo, etc.). De acordo com a classe social e a historia pessoal na que estrutura sua relao com o mundo, o sujeito apropria-se de um juzo que marca com sua estampa a imagem que ele faz do seu corpo e sua autoestima.
7

Neste ponto remito ao captulo nmero 7 do livro, onde Le Breton aborda a problemtica de velhice em nossas sociedades. 8 pp. 146

Entre os trs primeiros eixos no h maiores conflitos, so pontos de referncia que mudam medida que o homem vive e outorgam-lhe uma sensao de harmonia. Com esta imagem do corpo, podem-se medir as aes feitas no passado e as que se faro numa relao familiar com o mundo. Mas, o quarto eixo quem maiores conflitos acarreta ao sujeito porque representa o ponto de vista do outro e obriga ao sujeito a ver-se desde uma ptica mais ou menos favorvel. Assim, a construo da imagem do corpo est numa estreita vinculao com o imaginrio social do corpo. O novo imaginrio, cujo surgimento Le Breton situa a partir dos anos sessenta, impese como o tema redileto no discurso social: o corpo como local geomtrico da reconquista do ser, territrio a explorar indefinidamente, ao espreito das incontveis sensaes que oculta, espao privilegiado do bem-estar. Produto do processo cada vez mais acelerado de individuao social que se caracteriza pela inverso da esfera privada, a preocupao pelo eu, a obsolescncia rpida das referencias e dos valores e a incerteza, entre outras, este novo imaginrio apresenta modificaes, mas sem alterar o paradigma dualista sobre o qual se estruturou. De fato, afastar ao corpo do sujeito para afirmar logo a liberao do primeiro uma figura de estilo de um imaginrio dualista. Os papeis trocaram-se, agora o corpo o encarregado de salvar pessoa. Mas, para o autor, s poderemos dizer que a liberao do corpo h-se efetuado quando desaparea a preocupao pelo corpo. Na atual vontade por resgatar os aspetos inapreensveis do sujeito, por borrar sua alteridade, o imaginrio social converte ao corpo no local da verdade ontolgica, da transparncia, o corpo como suplemento da alma o que, como diz Le Breton, no mais do que um suplemento do smbolo perdido. Quando se desfaz a trama simblica social, quando todos os valores podem ser efmeros, quando os outros desaparecem como referentes lembremos o valor da mirada do outro na conformao da imagem corporal- o corpo e o nico referente que permanece. O sujeito tende, ento, a cobrir seu corpo de signos, mas so signos efmeros que buscam suprir o vazio simblico social. Neste sentido, a ecloso de prticas corporais atuais situa-se num cruze de caminhos entre a necessidade antropolgica de lutar contra o fracionamento do sujeito e o jogo dos signos que cobrem ao corpo. Paradoxalmente, afirma Le Breton, o sujeito libera-se por meio da apreenso de normas para se liberar, em locais fisicamente afastados da cotidianidade e sometiendo-se guia de um maestro experimentado que lhe indica qual o caminho do retorno ao corpo liberado; reproduzindo, nessa relao, o que autor entende como a submisso ao mesmo tipo de autoridade que eles esto acostumados no seus trabalhos e na sua vida cotidiana em geral. Mas, isto no implica um retorno ao corpo, em termos de recuperao sensorial, cintica e fsica , mais bem, um esforo do sujeito pela busca de uma identidade pessoal que, cada vez mais, fraciona-se dentro de uma sociedade que divide. O fato de praticar uma determinada atividade corporal tambm um suplemento social decisivo. Ao escolher alguma das variadas ofertas de atividades corporais, o homem esta definindo sua pertencia a um conjunto de prticas e discursos que o situam dentro de um grupo social, de uma modalidade de consumo determinada. Ao contrario de ser parte do tecido simblico social, construindo e compartilhando entre todos os atores

sociais essa simbologa, o indivduo, agora incorpora, consume, uma mistura de signos, que contribuem a sua identificao dentro de um setor da sociedade, o qual situa-se quase exclusivamente dentro dos setores meios e privilegiados. O sujeito, ento, transforma-se num operador que faz da sua existncia e seu corpo uma tela, na qual ordena da melhor maneira os signos escolhidos. Ele cr que volta a se apropriar da sustncia olvidada do corpo, mas na realidade trata-se s da restituio de um relato, o corpo uma metfora que muda seus signos de acordo com as flutuaes do ambiente que habita. Neste imaginrio o corpo uma superfcie de projeo na qual se ordenam os fragmentos de um sentimento de identidade pessoal fracionado plos ritmos sociais. Por meio da composio desta tela o sujeito busca agir simbolicamente no mundo que o rodeia, procura sua unidade como in-dividuo, compondo signos ao tentar produzir sua identidade pessoal e social. Trata-se de se converter numa escritura atravs dos signos de consumo, numa sinal de reconhecimento. Esta descrio do atual imaginrio do corpo de grande importncia para poder empreender um aprofundamento no reconhecimento das capacidades pessoais, porque contem as principais caractersticas que o corpo assume na sociedade, as quais, se o trabalho bem feito, iram-se descobrindo no decorrer da tarefa. Isto , reconhecer alguns dos signos culturais que definem o corpo e o comportamento, atravs da sensibilizao e percepo das capacidades orgnicas, entendendo que no se trata de borrar a identidade do sujeito, seno de encher buracos, desatar ns, desatascar zonas obstrudas e, nesse decorrer, reconhecer as particularidades, habilidades e riquezas que habitam ao ser humano. Por outra parte, a noo de corpo como superfcie de projeo, que Le Bretn define, pode ser utilizada para enriquecer o trabalho de composio do ator. Se pensarmos e analisamos as identidades sociais atuais como uma colagem de signos, tambm podemos compor personagens como um colagem e, neste sentido, valermos das mais variadas referencias que posam enriquecer a proposta, emprestando ateno a que a escolha signica esteja baseada na escolha simblica do que ser quer comunicar.

You might also like