You are on page 1of 2

Sugesto de Estudo Levanta-te e esfora-te, porque no sono da alma que se encontram as mais perigosas tentaes, atravs de pesadelos ou fantasias.

. Emmanuel Captulo 56 da obra Lampadrio Esprita, de Joanna de ngelis, psicografada por Divaldo Franco Temas para reflexo encontram-se aps o texto.

Tentaes
Alma cansada de lutar e sofrer, carregada e batida pelos ventos tempestuosos da paixo, pra na estrada por onde caminhas aflita, arrima-te, abraando a rvore da f, e examina os ouropis mentirosos que voluteiam em derredor: a sede do ouro doou-te o espinho cruel da ambio desequilibrada; a nsia de guardar beleza enclausurou-te na estrita cela do receio sem-termo; o desejo da carne amarrou-te desarmonia da mente, crucificando em madeiro inglrio de aflio e dor; a tormenta do orgulho agasalhou em teu corao serpentes venenosas que te espreiam sem cessar; a loucura do poder arrojou-te ao despenhadeiro do crime, iludindo-te com a imagem de altura fictcia; a insanidade dos prazeres, que o comodismo concede, custou-te o preo da sade e da paz; a incessante busca da glria efmera, no palco terreno, exps-te aos dardos da maldade ultriz que ora te ferem e magoam. No parque onde brincam a mentira agradvel, o dio sorrateiro, a injria delicada, a maledicncia pertinaz, a hipocrisia sorridente, a vaidade brilhante, tambm choram a honradez ultrajada, a dignidade ferida, o carter desrespeitado, o sacrifcio humilhado, o dever combatido pelos atores da comdia da iluso. A alegria ruidosa sacrifica a harmonia das cordas vocais. A bondade muito apregoada, anula-se. Para manuteno da elegncia fsica necessrio o sacrifcio de delicados rgos vitais. A juventude disfarada num semblante cansado gua pura tona e estagnada ao fundo, produzindo envenenamento. S no exemplo do Cordeiro de Deus podes manter a inquebrantvel harmonia interna que brilhar em ti, refletida. Ao invs de sucumbires s tentaes que espalham espinhos pela senda, retira do madeiro, onde Ele agonizou, a coroa

dos testemunhos, pe-na em tua fronte e, embora sofrendo, poders ser feliz e, carregado de dores, penetrars no Reino da Alegria Imperecvel. No temas! NOTA Tema para estudo: L.E. Parte 4 Captulo I Felicidade e infelicidade relativas. Leitura complementar: E. Captulo XVII O homem no mundo. - Item 10.

Temas para reflexo - Quais das situaes refletidas no texto esto presentes em nossas vidas atualmente? - Temos alimentado iluses, tentado parecer o que no somos? - Temos envolvido outras pessoas em nossas iluses, o que um desrespeito? - Tendo reconhecido nossos erros, o que podemos fazer para nos livrar daquilo que sabemos fazer mal a ns e aos outros? - Analisemos as preocupaes que temos tido ultimamente: alguma delas se refere a coisas fteis? - Que medidas so urgentes para a nossa reforma moral (ocupar a mente, etc.)? Peamos o auxlio de Deus para identificar e eliminar as iluses que alimentamos, a fim de que no desperdicemos a existncia presente com frivolidades. Peamos tambm o auxlio divino para identificar tudo aquilo por que vale a pena trabalhar. Vamos orar juntos? Senhor Deus, que sois Todo bondade e Todo misericrdia, em nome de Jesus pedimos o Vosso auxlio, por intermdio dos Bons Espritos, para que nos livremos das iluses deste mundo e possamos buscar o que realmente importa para a verdadeira vida. Ajudai-nos, Senhor, na tarefa do auto-aprimoramento, pois sem a Vossa misericrdia nada somos e nada podemos. Que assim seja.

You might also like