You are on page 1of 16

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATO LOGIA F U N D A M E N T A L

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

Suicdio e sociedade: um estudo comparativo de Durkheim e Marx


Marta M. Assumpo Rodrigues

698

Este artigo trata do suicdio de uma perspectiva sociolgica e comparativa. Salienta as diferenas e similitudes das obras O suicdio. Estudo sociolgico, de mile Durkheim, e Peuchet: sobre o suicdio, de Karl Marx, para mostrar que, apesar de cada um desses autores assumirem uma posio filosfica prpria, o resultado de seus trabalhos mais complementar do que antagnico: ambos buscam delimitar o campo da Sociologia como disciplina cientfica. Palavras-chave: Suicdio, Sociologia, Durkheim, Marx

ARTIGOS

Toda morte um suicdio disfarado Sigmund Freud Cuidado, no desperdice essa vida! (Ditado zen-budista)

Introduo Quando a obra O suicdio. Estudo sociolgico de mile Durkheim (1858-1917) foi publicada pela primeira vez na Frana, em 1897, Karl Marx (1818-1883) j havia publicado na Alemanha, havia mais de 50 anos (1846), o ensaio intitulado Peuchet: sobre o suicdio (Peuchet: vom Selbstmord, Gesellschaftsspiegel, ano II, n. VII, Elberfeldt, janeiro de 1846). Apesar de posteriormente publicada, foi a obra de Durkheim que se consagrou como o estudo sociolgico clssico mais importante sobre o tema do suicdio; a de Marx praticamente caiu no esquecimento, ganhando sua primeira traduo para o ingls em 1975, numa coleo organizada em Moscou (Collected Works) e, para o francs, em 1983 (Gallimard). Com traduo de Rubens Enderle e Francisco Fontanella, o texto de Marx foi publicado em portugus em 2006 (Boitempo Editorial). Este artigo pretende refazer o percurso trilhado por estes dois dos mais influentes socilogos modernos, mile Durkheim e Karl Marx, de uma perspectiva comparada. Nosso objetivo demonstrar que estas duas obras que tratam, cada uma a seu modo, do tema do suicdio, constituem um marco importante na delimitao da Sociologia como disciplina rigorosamente objetiva. Nas duas primeiras partes, o artigo destaca as diferenas do pensamento sociolgico de Durkheim e Marx com relao ao tema. Num terceiro momento, pretende-se demonstrar que, embora os caminhos trilhados por esses autores sejam diversos, pois cada um assume uma posio filosfica prpria, ambos desembocam num resultado mais
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

699

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATO LOGIA F U N D A M E N T A L

complementar do que antagnico. Afinal, motivos pessoais que levam os indivduos a buscarem a morte de maneira deliberada podem funcionar como canais por onde foras coletivas tambm passam. Se a obra de Durkheim enfatiza o suicdio como um fenmeno social, a de Marx desvela uma faceta desconhecida de um dos mais importantes pensadores da humanidade: suas idias sobre as relaes pessoais e sobre o mundo privado.

Primeira Parte Durkheim e o suicdio Se hoje o suicdio se constitui como objeto de estudo importante tanto no campo da psicologia e psicanlise quanto no campo sociolgico, delimitar essa fronteira, no sculo XIX, no foi tarefa fcil. Para se consolidar como uma disciplina rigorosamente objetiva, a Sociologia deveria, antes de mais nada, utilizar uma metodologia cientfica prpria que a distinguisse das outras cincias. Ao analisar o suicdio no como um fenmeno psicolgico individual, mas como um fato social, mile Durkheim (1977) visava, exatamente, fazer essa distino, fundando, ao seu modo, o campo sociolgico.
Assim, se, em vez de vermos neles [nos suicdios] apenas acontecimentos particulares, isolados uns dos outros e que necessitam cada um por si de um exame particular, considerarmos o conjunto dos suicdios cometidos numa sociedade dada durante uma unidade de tempo dada, constatamos que o total assim obtido no uma simples soma de unidades independentes, um todo de coleo, mas que constitui em si um fato novo e sui generis , que possui a sua unidade e a sua individualidade, a sua natureza prpria por conseguinte, e que, alm disso, tal natureza eminentemente social. (p. 14)

700

As expectativas de Durkheim em relao Sociologia como disciplina cientfica eram tremendas. Por isso, a anlise que ele nos oferece do suicdio no como um fato psicolgico individual, 1 mas como fato social , traduz tanto sua busca para delimitar a Sociologia como um campo cientfico autnomo, quanto a oposio que ele pretendia fazer com relao s orientaes positivistas, que transformavam a investigao social numa deduo de fatos particulares a partir de leis supostamente universais como preconizava Augusto Comte, por exemplo. Sabe-se que Durkheim considerava os valores sociais como sendo determinados pela natureza particular das sociedades, e que a crtica desses valores po1. Para uma detalhada crtica sobre as fontes psiquitricas utilizadas por Durkheim, ver Berrios e Mohanna (1990), Lloyd (1990) e Youssef (1990).
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

ARTIGOS

deria abrir espao para que a Sociologia formulasse uma tica que substitusse a moral. No entanto, seu estudo sobre o suicdio no se realiza a partir dessa tica, isto , a partir de uma crtica aos valores sociais estabelecidos. Pelo contrrio. Para realizar a tarefa de dar tratamento sociolgico ao fenmeno do suicdio, Durkheim foi pioneiro em lanar mo da estatstica (Selvin, 1958) como uma maneira eficaz de conceituar de forma direta e no atravs dos pensamentos e emoes individuais o sistema das representaes coletivas (entendido como conscincia coletiva) da sociedade. Ao proceder assim, Durkheim traz a sociologia francesa luz no como um fato isolado, mas como uma forma de integrar-se no amplo esforo do pensamento contemporneo de ressituar a questo da objetividade (Giannotti, 1971, p. 96-97). Nesse sentido, a questo da objetividade no se refere exclusivamente a uma tomada de posio filosfica, mas principalmente forma pela qual o conhecimento sociolgico se produz. Talvez por isso, ao estudar o suicdio como fenmeno social, Durkheim (1977) diz que partimos do exterior, que nos imediatamente acessvel, com o objetivo de atingir o interior (p. 371, n. 12). Embora considerado coisa (ou fato social), o fenmeno do suicdio no cai diretamente sob o olhar do socilogo. preciso, antes de mais nada, construir a especificidade do objeto sociolgico. Por isso, logo na segunda pgina de O suicdio, Durkheim (1977) nos alerta para o fato de que a explicao sociolgica consiste em comparao, e que o primeiro procedimento sobre o qual o investigador deve se debruar o de escolher os fatos que devem ser comparados. Uma investigao cientfica s pode atingir o seu fim, se se debruar sobre fatos comparveis e tem tanto mais hipteses de o conseguir quanto se certificar de ter reunido todos os fatos que podem ser utilmente comparados, diz o autor (p. 8). Posto nesses termos, a primeira tarefa do investigador que quer apresentar uma explicao aos fatos estudados a de estabelecer uma classe de equivalncia que agrupe os fenmenos sociais a partir de uma estratgia de semelhana, descartando, assim, os fenmenos dessemelhantes. Esse procedimento implica uma tomada de posio que carrega enormes consequncias para a prpria compreenso do que venha a ser a coisa a ser explicada ou conhecida. Para ilustrar esse ponto, vejamos um exemplo. Com o objetivo de apresentar uma explicao eminentemente social (e no psicolgica ou biolgica) para o suicdio, necessrio agrupar, dentre os diversos tipos de morte, aquelas cometidas pelas prprias vtimas, desde que estejam conscientes das consequncias de seus atos. Nesse sentido, o autor nos oferece a seguinte definio de suicdio: Chama-se de suicdio todo o caso de morte que resulta direta ou indiretamente de um ato positivo ou negativo praticado pela prpria vtima, ato que a vtima sabia dever produzir este resultado (p. 11).
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

701

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATO LOGIA F U N D A M E N T A L

702

Essa definio precisa nos ajuda a excluir todas as mortes que no se referem ao contedo da palavra aqui definida. Ela se constitui como o primeiro passo para o estabelecimento do suicdio como fato (ou fenmeno) social. A partir da, possvel estabelecer entre os diversos momentos histricos de uma dada sociedade, ou mesmo de sociedades diferentes, os termos de comparao que possibilitem estabelecer uma classe de semelhana. Assim, ao estabelecer o critrio que rege a comparao, Durkheim esclarece sua posio: se cada suicdio constitui um acontecimento particular e insubstituvel; a comparao feita pelo cientista no destri sua singularidade, apenas o integra numa classe de semelhana, na medida em que v em todas essas mortes traos comuns (Giannotti, 1971, p. 52). A partir da, a explicao sociolgica do fenmeno do suicdio como fato social depende da elaborao de uma taxa social de suicdios, que se constitui por uma tendncia, presente em todas as sociedades, de uma aptido definida para o suicdio (Durkheim, 1977, p. 16). Trata-se, agora, no de examinar no que consiste essa tendncia se um estado sui generis da alma coletiva, com sua realidade prpria, ou se representa apenas uma soma de estados individuais (p. 20-21) , mas sim de assumir um critrio que quantifique essa aptido definida para o suicdio por um longo perodo de tempo. Afinal, o enfoque do suicdio como fato social mostra que Cada sociedade est predisposta a fornecer um determinado contingente de mortos voluntrios (p. 21). Esse critrio o que Durkheim denomina de taxa social dos suicdios, que medida a partir do seguinte procedimento:
Mede-se a intensidade relativa desta aptido tomando a relao entre o nmero global de mortos voluntrios e a populao global (todas as idades e ambos os sexos). Designaremos este dado numrico por taxa de mortalidade-suicdio prpria sociedade considerada . Esta taxa geralmente considerada relativamente a um milho ou a cem mil habitantes. (p. 16)

Em suma, se o inventrio das condies que determinam os suicdios particulares preocupao dos psiclogos, o que o socilogo
(...) procura so as causas atravs das quais possvel agir, no sobre os indivduos isolados, mas sobre o grupo. Por conseguinte, entre os fatores dos suicdios, os nicos que lhe dizem respeito (ao socilogo) so os que se fazem sentir no conjunto da sociedade. A taxa dos suicdios o produto destes fatores. por isso que nos vamos debruar sobre eles. (p. 21)

Isso significa dizer que j que toda sociedade tem uma aptido definida para o suicdio que parece invarivel e constante durante longos perodos de tempo, tarefa do socilogo responder questo: por que existe em toda e qualquer
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

ARTIGOS

sociedade uma predisposio para oferecer um determinado contingente (constante e invarivel por um razovel perodo de tempo) de mortos voluntrios? Para responder a essa pergunta, Durkheim empreende seu trabalho em trs etapas. Na primeira parte o autor analisa as causas extrassociais de uma grande generalidade para concluir que sua influncia nula ou muito restrita. Na segunda parte, Durkheim (1977) examina as causas propriamente sociais, seus efeitos e suas relaes com os estados individuais que acompanham as diversas espcies de suicdio para concluir que A evoluo do suicdio assim composta por ondas de movimento, distintas e sucessivas, que se verificam por arranques, se desenvolvem durante um tempo, para depois estacionar, para em seguida recomear (p. 16). Por fim, na ltima parte do trabalho, o autor nos esclarece no que consiste essa tendncia coletiva para o suicdio, para concluir que seu fator explicativo a maneira como o tempo age no indivduo sobre a tendncia para o suicdio.
O que explica, julgamos ns, esta temporizao, a maneira como o tempo age sobre a tendncia para o suicdio. um fator auxiliar mas importante desta. Com efeito, do conhecimento geral que esta progride ininterruptamente desde a juventude at a maturidade, e que dez vezes mais elevada no fim da vida do que no princpio. Portanto, a fora coletiva que leva o homem a matar-se vai penetrando nele lentamente. Nas mesmas condies, medida que a idade avana que o homem se torna mais acessvel, sem dvida porque necessita de experincias repetidas para sentir o vazio de uma existncia egosta ou a pobreza das ambies sem limites. Eis a razo por que os suicdios s cumprem o seu destino por camadas sucessivas de geraes. (p. 382-383)

703

Considerando a produo cientfica anterior a Durkheim verificamos que ele no foi o primeiro a reconhecer que taxas de suicdio podem ser explicadas sociologicamente; mas nenhum autor antes dele havia pensado numa teoria que pudesse interpretar, de uma perspectiva sociolgica, as principais correlaes empricas que j haviam sido estabelecidas (Giddens, 1965). Pelo que foi dito at aqui, seria de se esperar que a obra de Durkheim, to conhecida, to abrangente e to consagrada, tivesse imprimido uma metodologia definitiva na constituio do suicdio como objeto de estudo da Sociologia, deixando pouco espao para reflexes de outra ordem de fatos. Entretanto, como se pretende mostrar na prxima sesso, do estudo que Marx nos apresenta sobre o tema do suicdio vem tona uma outra possibilidade de investigao sociolgica. Se Durkheim partiu do exterior para atingir o interior, Marx, por sua vez, parte da anlise da vida privada para realizar uma crtica social contundente.

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATO LOGIA F U N D A M E N T A L

Segunda Parte Marx e o suicdio Se O suicdio de mile Durkheim uma obra rigorosamente cientfica, Sobre o suicdio de Karl Marx , acima de tudo, uma obra curiosa. Primeiro porque ela no faz uso da estatstica para delimitar a fronteira do campo sociolgico. Pelo contrrio, ao analisar o tema do suicdio a partir da metodologia do estudo de caso, Marx acaba por aproximar a Sociologia das outras cincias humanas. E, ao faz-lo, este autor nos apresenta no o que esta Cincia Social tem de especfico , mas, sim, o que ela tem de comum com as outras cincias do homem. Segundo, trata-se de uma obra curiosa tambm porque ela composta de excertos traduzidos para o alemo das memrias (Mmoires tirs des archives de la police de Paris, depuis Louis XIV jusqu nous jours, 1838), de Jacques Peuchet (1758-1830) que no foi nem filsofo, nem historiador, nem mesmo socialista, mas, apenas, um diretor dos Arquivos da Polcia francesa durante a Restaurao. Nela, Marx nos apresenta comentrios informais sobre temas que Peuchet relatou no captulo Du suicide et des ses causes como a vida, a morte, a famlia, o aborto, a escravido, o patriarcado, o feminismo. sabido que Marx costumava preencher cadernos inteiros com excertos desse tipo (Gonzalez, 1984). Mas este foi o nico caderno de notas que ele no s publicou, mas publicou com a sua prpria assinatura. Publicado na revista alem intitulada Gesellschaftsspiegel (Espelho da sociedade ), em 1846, este ensaio foi preparado durante o perodo de exlio que Marx viveu com sua famlia na Blgica (1845-1848). Em Bruxelas, Marx decidiu renunciar cidadania alem e desenvolveu uma intensa atividade intelectual. Preparou com seu amigo Friedrich Engels os manuscritos de A ideologia alem e do Manifesto do Partido Comunista, e escreveu A misria da filosofia e suas Teses contra Feuerbach, que foram encontradas por Engels junto aos manuscritos de A ideologia alem depois de sua morte (Gonzalez, 1984). Durante sua estada na Blgica, Marx demonstrou bastante entusiasmo com a literatura em geral e, em especial, com as obras de Dante e Balzac. Certa vez, ele declarou ter aprendido muito mais sobre a sociedade burguesa nos romances de Balzac do que em centenas de tratados econmicos (Lwy, 2006, p. 15). (Alis, fora exatamente num outro captulo escrito por Peuchet que Alexandre Dumas se inspirou para escrever O conde de Monte Cristo, tomando como base a histria da vida real de Franois Picaud). O valor do texto de Peuchet, como o prprio Marx nos explica na introduo de seu ensaio, que, ao estudar casos de suicdio, Peuchet nos apresenta a crtica francesa da sociedade com respeito s condies da vida moderna. Trata-se, vale enfatizar, da crtica francesa sociedade moderna e no de uma crRev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

704

ARTIGOS

tica da sociedade francesa. Por isso, mais de cento e cinquenta anos depois de sua primeira publicao, Sobre o suicdio uma obra que impressiona pela atualidade. Ao escrever sobre o tema do suicdio, Marx imprime sua marca sem deixar de salientar uma profunda afinidade temtica com seu coautor. Essa afinidade se revela no tom da crtica social (e institucional) que o texto nos apresenta sobre a vida privada. O leitor que se depara com a descrio que Peuchet/Marx fazem da histria de vida desses suicidas fica tentado a refazer o argumento de La Boetie s avessas, em que a vida pode ser pensada no pela tica da servido voluntria, mas pela da servido involuntria. H momentos em que o ensaio chega a soar como uma espcie de arqueologia da alma humana; noutros, soa como um tratado antropolgico da sociedade partida. De qualquer forma, a impresso mais marcante que esse livro provoca no leitor a de que Peuchet ajudou Marx a assumir e explorar temas que ele, s, talvez no enfrentaria. H quem diga que o fato de Marx ter escolhido Jacques Peuchet tenha sido uma forma de protesto contra o verdadeiro socialismo alemo (Bourrinet, 1992, p. 9-27) o que parece muito pouco provvel. Outros, como Kevin Anderson e Eric Plaut (1999), consideraram que a escolha de Marx pelo texto de Peuchet se deveu a uma inconsciente fascinao que ele teria alimentado sobre o suicdio argumento que parece, tambm, sem fundamento ou, pelo menos, de comprovao impossvel. O fato que Marx se impressionou com o texto de Peuchet, porque ele nos apresenta uma sociedade doente que clama por uma transformao radical. Citando Rousseau, Peuchet e Marx descrevem a sociedade moderna como um deserto; um deserto habitado por bestas selvagens. Sem citar Hobbes, descrevem vidas que se deslindam no reino da hostilidade, cuja regra a de todos contra todos. Nesse ambiente, restam aos indivduos apenas duas alternativas: ser vtima ou carrasco (Lwy, 2006, p. 16). Este o contexto social que explica o suicdio e o desespero dessas vtimas. A obra Sobre o suicdio no tem nada a ver com poltica e economia. E, ao mesmo tempo, tem tudo a ver com economia e poltica, na medida em que ela enfatiza males de toda ordem como causa dos suicdios: a misria, o desemprego, os salrios aviltantes, a prostituio, a injustia social.
O nmero anual dos suicdios, aquele que entre ns tido como uma mdia normal e peridica, deve ser considerado um sintoma da organizao deficiente [um vcio constitutivo, diz Peuchet] de nossa sociedade; pois, na poca da paralisao e das crises da indstria, em temporadas de encarecimento dos meios de vida e de invernos rigorosos, esse sintoma sempre mais evidente e assume um carter epidmico. A prostituio e o latrocnio aumentam, ento, na
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

705

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATO LOGIA F U N D A M E N T A L

mesma proporo. Embora a misria seja a maior causa do suicdio, encontramo-lo em todas as classes, tanto entre os ricos ociosos como entre os artistas e os polticos. A diversidade das suas causas parece escapar censura uniforme e insensvel dos moralistas. As doenas debilitantes, contra as quais a atual cincia incua e insuficiente, as falsas amizades, os amores trados, os acessos de desnimo, os sofrimentos familiares, as rivalidades sufocantes, o desgosto de uma vida montona, um entusiasmo frustrado e reprimido so muito seguramente razes de suicdio para pessoas de um meio social mais abastado, e at o prprio amor vida, essa fora enrgica que impulsiona a personalidade, frequentemente capaz de levar uma pessoa a livrar-se de uma existncia detestvel. (Marx, 2006, p. 24-25)

706

Pelo que foi dito acima, podemos pensar que a crtica social que esta obra nos oferece no se limita explorao econmica. Ela se refere, fundamentalmente, ao carter (ou falta de carter) tico e social da sociedade moderna. Os casos de que este ensaio se ocupa desvelam o drama cotidiano da vida de todos os indivduos, independentemente da classe social a que pertencem. 2 Afinal, como Durkheim, Marx tambm acreditava que os valores sociais so determinados pela natureza particular das sociedades e, como ele mesmo afirma no texto, uma sociedade de natureza desumana fere a todos, das mais diversas origens sociais. Contudo, um olhar apurado sobre os casos estudados neste ensaio nos mostra que os temas discutidos aqui em especial, o patriarcado, a natureza opressiva da famlia burguesa e a escravido demonstram que a desumanidade da sociedade moderna fere ainda mais as mulheres. Afinal, dentre os quatro suicdios analisados aqui, trs so cometidos por mulheres. Vejamos os casos: Caso 1 Julho de 1816, uma jovem passa a noite anterior ao seu casamento fora de casa com seu noivo e levada ao suicdio pelos pais, que a receberam pela manh furiosamente. Envergonhada, a jovem correu para o rio Sena e jogou-se na gua.
As pessoas mais covardes diz Marx (2006) , (...) tornam-se intolerantes assim que podem lanar mo de sua autoridade absoluta (...) o mau uso dessa autoridade igualmente uma compreenso grosseira para o servilismo e a subordinao aos quais essas pessoas esto submetidas, de bom ou de mau grado, na sociedade burguesa. (p. 32)

2. Talvez por esse motivo, os casos apresentados aqui no incluem socialistas. Mas isso no tem a menor importncia, pois, como afirma o prprio Marx na introduo ao artigo, no preciso ser socialista para criticar a ordem estabelecida. Nem para vivenciar as mazelas humanas.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

ARTIGOS

Caso 2 1816 Uma linda jovem da Martinica afastada do convvio social pelo marido que foi tomado pela loucura e pelo cime. Levada ao desespero, comete suicdio.
Certamente (...) esse suicdio foi um assassinato, praticado pelo esposo; mas foi tambm o resultado de uma extraordinria vertigem de cime. O ciumento necessita de um escravo; o ciumento pode amar, mas o amor para ele apenas um sentimento extravagante; o ciumento antes de tudo um proprietrio privado. (p. 42)

Caso 3 Uma mulher grvida, que no consegue realizar um aborto, pe fim a sua vida depois de deslizar para dentro de um regato na propriedade de seus tutores, em Villemomble (p. 48). Com este caso, V-se que, na ausncia de algo melhor, o suicdio o ltimo recurso contra os males da vida privada (p. 48). Caso 4 Um homem afastado do trabalho, cai em profundo desnimo e se mata.
O suicdio elimina a pior parte da dificuldade, o cadafalso ocupa-se com o resto. Somente com uma reforma no nosso sistema geral de agricultura e indstria pode-se esperar por fontes de recursos e por uma verdadeira riqueza. (p. 50)

707

Pelo que demonstram os casos estudados, a crtica que Marx realizou neste ensaio, com a ajuda de Peuchet, no se dirige exclusivamente sociedade machista, opresso familiar nem ao patriarcado. Na realidade, ele fez uso desses exemplos para atribuir um carter mais amplo a sua crtica social. Tanto que, na concluso final do ensaio, Marx resgata, por exemplo, as instituies sociais como uma forma eficaz de suavizar os males daqueles que almejam ampliar seus direitos de cidadania para todos. Afinal, sociedades no divididas s podem sobreviver no livre exerccio de relaes francas entre iguais.
Nos pergaminhos, podemos facilmente proclamar constituies, o direito de todo cidado educao, ao trabalho e, sobretudo, a um mnimo de meios de subsistncia. Mas, com isso, no se fez tudo; ao se escreverem esses desejos generosos sobre o papel, persiste a verdadeira tarefa de fazer frutificar essas ideias liberais por meio de instituies materiais e inteligentes, por meio de instituies sociais. (p. 50)

Por tudo o que foi dito at aqui, esta publicao traz no s novos ares Sociologia, mas principalmente nos oferece a oportunidade de percebermos uma espcie de reviravolta na forma pela qual concebemos a interpretao do jovem Marx sobre os desafios e limites que a vida enfrenta ao ser vivida na sociedade moderna.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATO LOGIA F U N D A M E N T A L

Terceira Parte Consideraes finais Este artigo pretendeu percorrer o caminho trilhado por dois socilogos clssicos, mile Durkheim e Karl Marx, ao examinarem a questo do suicdio. A ideia que norteou este trabalho teve o propsito de chamar a ateno para o fato de que aprimorar nosso conhecimento sobre a sociedade em que vivemos e sobre quem somos enquanto indivduos e agentes sociais pressupe lanar mo de mltiplos olhares que focalizem a relao que travamos entre interior/exterior. Ao focalizar o suicdio como fato social, Durkheim (1977) buscou descobrir as causas atravs das quais possvel agir, no sobre os indivduos isolados, mas sobre o grupo (p. 21). Assim, a questo que esse autor enfrentou nesse seu trabalho foi: quais as causas sociais do suicdio? Para responder a essa pergunta, lhe interessou examinar, entre os diversos fatores que levam ao suicdio, apenas aqueles que se fazem sentir no conjunto da sociedade (p. 21); por isso, nosso autor dirige seu olhar tambm para a histria. Afinal, Cada sociedade tem, em cada momento de sua histria, uma aptido definida para o suicdio (p. 16). Nesse sentido, se verdade que a sociedade est [sempre] disposta a fornecer um determinado contingente de mortos voluntrios, as oscilaes que a estatstica registra exprimem a tendncia para o suicdio de que cada sociedade est coletivamente afetada (p. 20). No caso da Frana, por exemplo, a tendncia de suicdios, entre 1856-1860, mostrou que mais mulheres puseram fim vida por motivos de perturbaes mentais/loucura religiosa do que homens, enquanto os homens cometeram mais suicdios do que as mulheres por motivo de misria/reveses da sorte (p. 153, Q. XVII). Esses dados nos apresentam algumas pistas importantes sobre o perfil da sociedade francesa do sculo XIX. Durkheim no focaliza, em seu trabalho, as dificuldades que os psiclogos enfrentam para detectar as razes/condies que levam o indivduo isolado a pr fim em sua vida, pois mesmo que elas fossem descobertas, este fato no necessariamente resultaria numa indicao de que a sociedade IN GLOBO tenha uma propenso mais ou menos intensa para o suicdio (p. 21). Mas, ao refletir sobre as dificuldades que o socilogo encontra ao analisar esse tema, o autor enfatiza o risco que corremos quando nos utilizamos das estatsticas dos motivos de suicdio ofertadas por funcionrios, muitas vezes subalternos, encarregados deste tipo de informao; afinal, diz ele, Sabe-se, infelizmente, que as consideraes oficiais so muitas vezes duvidosas (p. 152). De outra perspectiva, Karl Marx, que neste ensaio tomou a deciso deliberada de lanar mo de dados oficiais exatamente porque os considerava (no caso de Peuchet) fidedignos, atribuiu a maior dificuldade que o socilogo enfrenta para
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

708

ARTIGOS

realizar seu trabalho sua capacidade de compreender e interpretar o drama da sociedade partida. Nesse sentido, ao estudar o suicdio a partir de um captulo das memrias do ex-arquivista policial francs, Marx pareceu querer demonstrar que, na verdade, seu interesse sobre esse tema recaa mais sobre a construo de uma crtica radical da sociedade moderna e menos sobre a questo do suicdio propriamente dita. Seu ensaio partiu da premissa de que sociedades diferentes geram diferentes produtos. Os trtaros, por exemplo, no se suicidam, diria Marx (2006, p. 25). Por isso, a natureza de nossa sociedade que gera muitos suicdios. Segundo nosso autor, o reconhecimento desse fato fundamental para trabalharmos na reforma de nossa sociedade e permitir-lhe que se eleve a um patamar mais alto (p. 25). Na tentativa de compreender melhor a natureza de nossa sociedade, Marx dirige seu olhar para as angstias da existncia humana e, ao faz-lo, nos apresenta suas reflexes sobre temas que ainda permanecem, nos dias de hoje, atuais como o direito ao aborto, a questo da mulher e a opresso familiar, entre outros. Assim, ao contrrio de Durkheim, que partiu do exterior para atingir o interior, Marx realizou o caminho inverso: sua crtica social partiu do interior, das relaes da vida privada, pois a crtica da vida privada surge como o necessrio resultado de suas experincias polticas (p. 22). * Hoje o suicdio encarado como um problema de sade pblica. Para o mundo, esta prtica representa 1,5% do custo total das doenas sobre a sociedade.3 Por esse motivo, a Organizao Mundial de Sade (OMS) lanou, em 1999, o SUPRE (Suicide Prevention Program), um programa internacional que composto por uma srie de manuais destinados a profissionais de diversas reas (mdicos, jornalistas, professores) para orient-los na preveno do suicdio. Dados recentes da OMS (www.who.int) mostram que a tendncia em todos os pases (exceto a China) que homens cometem mais suicdios do que as mulheres, e que esta proporo tende a aumentar na medida em que eles envelhecem. Esse achado, que contradiz a impresso de Marx de que as mulheres tendem a se matar mais do que os homens, por sua vez, corrobora com a hiptese durkheiminiana de que a maneira como o tempo age sobre o indivduo um fator explicativo preponderante sobre a tendncia do suicdio como fato social. De outra perspectiva, dados da OMS mostram tambm que, depois da queda do Muro de Berlim, a taxa de suicdios aumentou significativamente em alguns pases da Europa do Leste. A tabela, a seguir, apresenta esses nmeros:
3. Folha de S. Paulo, 9/9/2004, Suicdio mata mais do que a violncia urbana e guerras.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

709

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATO LOGIA F U N D A M E N T A L

Tabela 1 Taxa de suicdios (por 100.000), segundo gnero, 1985 e 1995. 1985 Litunia Total Homens Mulheres Rssia Total Homens Mulheres Estnia Total 34,1 58,0 12,9 31,2 52,9 12,3 22,3 Homens Mulheres Brasil Total Homens Mulheres
Fonte: OMS.

1995 45,6 79,1 15,6 41,5 72,9 13,7 40,1 67,6 16,0 4,1 6,5 1,7

710

32,5 12,8 3,2 4,7 1,6

Tomando em considerao o ano de 1987 (queda do Muro de Berlim), podemos considerar que o aumento dos suicdios nos trs pases da Europa do Leste, entre 1985 e 1995, registrado na tabela acima, corrobora com a hiptese que em pocas de crise, o sintoma do suicdio sempre mais evidente e assume carter epidmico (Marx, 2006, p. 24), tomando a forma de ondas que se verificam por arranques e se desenvolvem ao longo do tempo (Durkheim, 1977, p. 14). Em outras palavras, apesar de o nmero de suicdios ser pouco mais ou menos varivel, essas variaes so sempre contemporneas de alguma crise que venha afetar o estado social (p. 14). Nesses contextos, acrescenta Marx (2006), o crime e a violncia aumentam na mesma proporo (p. 24).
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

ARTIGOS

Enquanto alguns pases da Europa do Leste registram taxas alarmantes de suicdio, a Amrica Latina a regio que apresenta a menor incidncia de suicdios. Aqui, o problema social de maior preponderncia se focaliza no fenmeno da violncia urbana. Para ilustrar esse ponto, chamamos a ateno para um estudo de Adorno (2002) que revela que, no Brasil, ao longo da dcada de 1980, enquanto o nmero total de bitos cresceu 20%, o de bitos motivados por causas violentas cresceu 60%. Segundo o autor, dados internacionais para 1995 mostram que, enquanto nos Estados Unidos a taxa de homicdios por 100.000/hab foi da ordem de 8,2 e na Gr-Bretanha, de 2,4, no Brasil alcanou a cifra de 23,83 no mesmo ano. Em 1997, os dados indicavam 65,79 para as capitais do Rio de Janeiro e 56,69 para So Paulo. Bairros de maior vulnerabilidade socioeconmica (como o Jardim ngela, em So Paulo) registram dados assustadores: 111,52/100.000 hab., em 1995. As taxas de homicdios no grupo etrio entre 15-19 anos do sexo masculino, na cidade de So Paulo, saltaram de 9,6 para 186,7/100.000 hab. de 1960-1995. A maior taxa de homicdios cometida com emprego de arma de fogo, que representava 50%, em 1975, ultrapassando 80%, em 1991 (www.nev.prp.usp.br). Se, por um lado, esses dados desvelam pistas sobre uma sociedade que, como diria Marx, clama por transformaes radicais, por outro no podemos desconsiderar a ideia, de Freud, de que a morte nos chega por vontade prpria. Nesse embate, resta-nos apenas, e a partir do aprendizado que adquirimos com nossos autores, formular polticas que, levando em considerao quem somos, ajudem-nos a no desperdiar mais vidas.

711

Referncias
ADORNO, S. Excluso socioeconmica e violncia urbana. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 84-135, jul.-dez. 2002. ANDERSON, K.; PLAUT, E. Marx On Suicide. Evanston: Northwest University Press, 1999. BERRIOS, G.E.; MOHANNA, M. Durkheim and French psychiatric views on suicide during the 19th century, British Journal of Psychiatry, n. 156, p. 1-9, 1990. BOURRINET, P. Prsentation. In: MARX, K.; PEUCHET, J. props du suicide. Castelnaule-Lez: Climats, 1992. DURKHEIM, . O suicdio. Estudo sociolgico. Trad. de Luz Cary, Margarida Garrido e J.Vasconcelos Esteves. 2. ed. Lisboa: Editorial Presena, 1977. FREUD, S. Entrevista a George Sylvester Viereck. Glimpses of the Great. New York/ London/Berlim, 1930.
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATO LOGIA F U N D A M E N T A L

GIANNOTTI, J. A. A sociedade como tcnica da razo. Um ensaio sobre Durkheim. Estudos Cebrap, So Paulo, n. 1, p. 48-98, 1971. GIDDENS, A. The suicide problem in French sociology. British Journal of Sociology, v. 16, n. 1, p. 3-18, 1965. GONZALEZ, H. Marx. O apanhador de sinais. So Paulo: Brasiliense, 1984. LA BOETIE, E. Discurso da servido voluntria. Trad. de Laymert Garcia dos Santos. So Paulo: Brasiliense, 1982. LLOYD, K. Le suicide. British Journal of Psychiatry, n. 156, p. 593-594, 1990. LWY, M. Um Marx inslito. In: MARX, K. Sobre o suicdio. So Paulo: Boitempo, 2006. MARX, K. Entrevista a R. Landor. The World, Londres, 18 de julho de 1871. ____ . Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1978. ____ . Sobre o suicdio. So Paulo: Boitempo, 2006. NUNES, E.D. O suicdio reavaliando um clssico da literatura sociolgica do sculo XIX. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 7-34, jan-mar. 1998. PEUCHET, J. Du suicide et ds ss causes. Mmoires tirs des archives de la police de Paris, depuis Louis XIV jusqu nous jours, 6 tomos (Paris: A. Levavasseur et Cia, 1838). Elibron Classics Replica edition (a trademark of Adamant Media Corporation) is an unabridged facsimile of this edition, 2006. SELVIN, H.C. Durkheims suicide and problems of empirical research. American Journal of Sociology, n. 63, p. 607-619, 1958. YOUSSEF, H. Durkheims views on suicide. British Journal of Psychiatry, n. 156, p. 750, 1990.

712

Resumos
(Suicidio y sociedad: un estudio comparativo de Durkheim y Marx) El presente artculo trata del suicidio desde una perspectiva sociolgica y comparativa. Subraya las diferencias y similitudes de las obras El suicidio, estudio sociolgico, de mile Durkheim, e Peuchet: sobre el suicidio, de Karl Marx, para mostrar que, a pesar de que cada uno de ellos asumieran una posicin filosfica propia, el resultado de sus trabajos es ms complementario de lo que antagnico: ambos buscan delimitar el campo de la Sociologa como disciplina cientfica. Palabras clave: Suicidio, sociologa, Durkheim, Marx

Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

ARTIGOS (Suicide et socit. Une tude comparative de Durkheim et Marx) Cet article traite du suicide dun point de vue sociologique et comparatif. Il met en relief les diffrences et les similitudes entre le oeuvres Le suicide, une tude sociologique, dmile Durkheim et Peuchet: a propos du suicide, de Karl Marx pour montrer que, bien que chaque auteur dfend une position philosophique propre, le rsultat de leurs travaux sont plutt complmentaires quantagonistes: ils cherchent tous deux dfinir le champ de la sociologie comme discipline scientifique. Mots cls: Suicide, sociologie, Durkheim, Marx (Suicide and society A comparative study of Durkheim and Marx) This article discusses suicide from a sociological and comparative perspective. It emphasizes differences and similarities of two books, namely, Suicide. A Study in Sociology, by Emile Durkheim and Peuchet: On Suicide, by Karl Marx. The text shows that, although the above authors start off from different philosophical premises, their works are complementary, as they both aim to demarcate the sociological field. Key words: Suicide, sociology, Durkheim, Marx
Citao/Citation: RODRIGUES, M.M.A. Suicdio e sociedade. Um estudo comparativo de Durkheim e Marx. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dez. 2009. Editor do artigo/Editor: Prof. Dr. Manoel Tosta Berlinck Recebido/Received: 27.07.2008 / 7.27.2008 Aceito/Accepted: 6.10.2008 / 10.6.2008 Copyright: 2009 Associao Universitria de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental/ University Association for Research in Fundamental Psychopathology. Este um artigo de livre acesso, que permite uso irrestrito, distribuio e reproduo em qualquer meio, desde que o autor e a fonte sejam citados/This is an open-access article, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original author and source are credited. Financiamento/Funding: A autora declara no ter sido financiada ou apoiada/The author has no support or funding to report. Conflito de interesses: A autora declara que no h conflito de interesses/The author declares that has no conflict of interest. MARTA MARIA ASSUMPO RODRIGUES Ph.D em Cincia Poltica pela Universidade de Notre Dame (EUA); professora de Gesto de Polticas Pblicas na Escola de Artes, Cincias e Humanidades da Universidade de So Paulo EACH/USP (So Paulo, SP, Brasil); pesquisadora do Ncleo de Pesquisa de Polticas Pblicas da Universidade de So Paulo NUPPs/USP. e-mail: mmar@usp.br
Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., So Paulo, v. 12, n. 4, p. 698-713, dezembro 2009

713

You might also like