You are on page 1of 5

GESTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA

SANTOS, LUCIANO SOARES DOS 1 LARA, JULIO CEZAR DE 2

Desde os tempos mais remotos j se faziam presentes na vida do homem modelos de planejamento e controle de situaes, seja de uma forma emprica ou organizada o homem vive planejando. Neste sentido, entende-se que o planejamento e controle da capacidade produtiva nas organizaes, a tarefa responsvel pelo correto funcionamento do setor de produo das empresas. Este planejamento se faz necessrio, como forma de preveno s oscilaes do mercado, visa tambm evitar gastos e desperdcios desnecessrios, bem como o no cumprimento dos prazos estipulados por ela. Quando se fala em oscilaes, deve-se entender como tal a capacidade de demanda da organizao, assim como a necessidade de aumento ou diminuio da capacidade produtiva de acordo com as necessidades. O ato de gerir a capacidade de produo no deve ficar restrito s empresas manufatureiras, mas tambm ser estendido s empresas do setor de servios, uma vez que nestas a capacidade quando identificada se no aproveitada imediatamente se perde para sempre, pois no existe a possibilidade de produzir para estocar. Muitos autores relatam a importncia do planejamento e controle dentro das organizaes, uma vez que se fazem necessrias tais prticas no s no setor produtivo, mas tambm nos demais departamentos a fim de se obter a qualidade total dos produtos e servios oferecidos pela mesma. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo elencar com base em autores renomados como: Slack, Chambers e Johnston, Davis, Aquilano e Chase, Ritzman e Krajewski, ferramentas e tcnicas necessrias para o correto planejamento e controle da capacidade produtiva nas organizaes, enfatizando a relevncia deste fator em relao demanda tanto no sentido de expanso como no sentido de reduo, para que desta forma possa atender melhor seus clientes, fornecedores e sociedade em geral. PALAVRAS-CHAVE: Planejamento, Controle, Produo.

Acadmico do curso de Administrao com nfase em Empreendedorismo do 6 semestre. Contato:lucianu@ig.com.br 2 Professor do curso de Administrao com nfase em Empreendedorismo. Contato: juliocezar.lara@gmail.com

INTRODUO As flutuaes da demanda ocorrem diariamente, mas aqui o interesse discutir as

flutuaes percebidas em certos perodos de tempo, demonstrando sinais, tendncia de crescimento ou declnio, bem como ciclos correspondentes a um comportamento de sazonalidade anual da organizao. Para cada horizonte de tempo, curto, mdio ou longo prazo que se pretende planejar a capacidade os objetivos e perguntas a serem respondidas so diferentes. O planejamento da capacidade est preocupado em responder s questes relevantes para definies das estratgias para manufatura, tais como a determinao de quando e quanto o nvel de capacidade deve ser alterado. Significa tambm planejar os investimentos associados s aquisies e de recursos produtivos, e tambm prever situaes de queda da demanda, com desocupao parcial e gradual dos recursos produtivos. Dessa forma, o presente resumo tem como objetivo apresentar a importncia da gesto da capacidade produtiva. Sendo assim, de suma importncia para a administrao de uma empresa avaliar e conhecer as preferncias dos consumidores, prioridades competitivas apropriadas a cada processo, a fim de apoiar e direcionar suas responsabilidades para com seus consumidores, fornecedores, colaboradores e sociedade em geral.

1.1

Capacidade produtiva A gesto da capacidade organizacional uma das atividades mais subestimadas e,

portanto, mal executada na gesto organizacional. A capacidade de uma organizao representa a sua habilidade de realizar trabalho. Frequentemente o gerenciamento da capacidade no valorizado porque no se compreende sua totalidade. De acordo com Slack, Chambers e Johnston (2009), aps a integrao vertical da rede de operaes e a alocao de suas diversas operaes serem decididas, o prximo conjunto de decises diz respeito ao tamanho ou capacidade de cada parte da rede. Aqui trataremos capacidade em sentido amplo. Ritzman e Krajewski (2004) comentam que a capacidade que uma empresa pode manter economicamente sob condies normais a chamada capacidade efetiva. A capacidade efetiva que utiliza a taxa de produo efetiva e o calendrio padro de dias disponveis por ano para a produo. Deste modo, para analisar os fatores que afetam a eficincia de uma linha de

produo importante utilizar um mtodo para avaliar e medir esta eficincia. Atravs da aplicao desta medida possvel avaliar as perdas por manuteno, variaes no tempo de ciclo, problemas de qualidade e outras interrupes que deduzem a capacidade ou eficincia do sistema

1.2

Nvel timo de capacidade

Nveis de capacidade ou volumes se referem aos ndices de vendas, produo e estoques e se as empresas fizerem um bom planejamento de volume, com revises mensais, os problemas com mix (produtos e pedidos individuais) vo sendo resolvidos com o passar do tempo. As empresas perdem muito tempo se dedicando para prever o mix e deixam pouco tempo para o planejamento de seus volumes. Segundo Slack, Chambers e Johnston (2009), a maioria das organizaes precisa decidir sobre o tamanho (em termos de capacidade) de cada uma de suas instalaes. Ritzman e Krajewski (2004) esclarecem que a poltica de capacidade constante estabelece um nvel constante de capacidade durante todo o perodo de planejamento, sem considerar as flutuaes de demanda, com isso pode-se atingir alta utilizao do processo e normalmente cria-se estoques considerveis, que precisam ser financiados e armazenados.

1.3

Balanceamento da capacidade

Davis, Aquilano e Chase (2003), salientam a importncia de flexibilizar a capacidade e com isso entregar o que os clientes necessitam dentro de um tempo relativamente curto. Para conseguir essa flexibilidade podem-se ter processos flexveis ou equipamentos simples, para tornar possvel troca rpida e de baixo custo de uma linha de produto para outra. Slack, Chambers e Johnston (2009) dizem que, todas as operaes so constitudas de micro operaes e cada micro operao ter sua prpria capacidade.

METODOLOGIA Este resumo prope dois critrios bsicos para diviso de pesquisas, que so

quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, a pesquisa foi descritiva, pois conforme salienta Vergara (2009),

a pesquisa descritiva expe caractersticas de determinada populao ou determinado fenmeno. Pode tambm estabelecer correlaes entre variveis e definir sua natureza. Quanto aos meios se desenvolveu como bibliogrfica sendo que, segundo Vergara (2009), pesquisa bibliogrfica o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrnicas, isto , material acessvel ao pblico em geral. Para esta pesquisa utilizou-se como principais autores, Slack, Chambers e Johnston, Davis, Aquilano e Chase, Ritzman e Krajewski. Para anlise dos dados caracterizou-se atravs da abordagem qualitativa, e no quantitativa. A abordagem qualitativa se difere da quantitativa pelo fato de no empregar dados estatsticos como centro do processo de anlise de um problema. A diferena est no fato de que o mtodo qualitativo no tem pretenso de numerar ou medir unidades ou categorias, se opondo assim ao mtodo quantitativo.

RESULTADOS E DISCUSSES Informaes mal definidas no contribuem para o desempenho da organizao.

Para aprimorar o gerenciamento do processo de demanda, o departamento de vendas e operaes precisa receber dados concretos e corretos de capacidade, visando atualizao das informaes. Percebemos que todos os autores entendem que o planejamento e o controle so muito importantes para que uma organizao se torne produtiva, j que qualquer operao requer planos e controle para que os objetivos sejam alcanados, nos prazos e com a qualidade de produtos e servios desejados. Assim, para Slack, Chambers e Johnston o planejamento e o controle so necessrios, principalmente para garantir que o projeto da operao produtiva se interligue com o andar do sistema organizacional em todas as suas etapas. Planejar e controlar a capacidade de produo de uma organizao, garante que os recursos a serem transformados bem como os de transformao, estejam disponveis na quantidade, no momento e no nvel de qualidade adequada de que a organizao necessita, entendem Davis, Aquilano e Chase. J para Ritzman e Krajewski, esse controle significa fazer quando necessrias alteraes e ou modificaes no plano de produo original da empresa, intervindo positivamente com o objetivo de readequ-lo s metas e objetivos a serem alcanados pela organizao.

CONSIDERAES FINAIS A partir do momento em que se conhece bem seus consumidores internos e

externos, diferentes tipos de gesto de produo podem ser desenvolvidas e aplicadas aos diferentes tipos de clientes. De acordo com os conceitos abordados pelos autores fica evidente que a gesto da capacidade produtiva de fundamental importncia em todas as etapas do processo, no envolvendo apenas a fabricao de um produto, mas sim, tudo que envolve a sua aquisio, trazendo novos desafios para as diversas reas de gesto, porque a capacidade produtiva algo que a empresa necessita ter independentemente do porte ou segmento. Espera-se que as organizaes possam caminhar em busca da competitividade organizacional atravs de uma boa gesto da produo, e que isso as remeta ao pensamento sobre o que se espera da produo na respectiva organizao. O ponto de ateno dessa estratgia decidir quanto produzir para colocar estoque, pois pode ocorrer de no ter demanda no futuro e a empresa arcar com os custos dos produtos em estoque. Para um adequado planejamento da capacidade produtiva a empresa deve considerar as variveis quantidade e tempo em suas decises. Uma perspectiva de balano entre a demanda prevista e o fornecimento de capacidade deve permear a inteno da empresa em prover capacidade extra ou estabelecer uma defasagem da oferta de capacidade. Portanto, se a empresa quer atender os efetivos desejos e necessidades de seus consumidores, deve estar atenta aos demais objetivos de desempenho, para que possa fomentar sua competitividade e manter-se no mercado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DAVIS, Mark M.; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE, Richard B.Fundamentos da Administrao da Produo. 3. ed. So Paulo: Bookman Companhia, 2003. RITZMAN, Larry P.; KRAJEWSKI Lee J. Administrao da Produo e Operaes. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert.Administrao da Produo. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2009. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatrios de Pesquisa em Administrao. 10. ed. So Paulo: Atlas,2009.

You might also like