You are on page 1of 31

Cartilha de Recuperao e Proteo das Nascentes no Contexto da Mata Atlntica Sub-bacias do rio Rolante RS

Rolante, dezembro de 2010

SUMRIO

APRESENTAO 1 INTRODUO 2 O CICLO HIDROLGICO E AS NASCENTES 3 LEGISLAO RELACIONADA S NASCENTES 4 COBERTURA VEGETAL NO ENTORNO DE NASCENTES

5 DA COLETA DE SEMENTES E PRODUO DAS MUDAS 6 CUIDADOS ESSENCIAIS EM RELAO AS NASCENTES E REAS ADJACENTES 6.1 Limpeza e Preparo do Solo 6.2 Plantio 6.3 Proximidade das instalaes rurais 6.4 Qualidade da gua 7 AVALIAO E CONTINUIDADE BIBLIOGRAFIA

APRESENTAO Esta Cartilha rene informaes bsicas sobre conservao e recuperao de nascentes, tambm chamadas de vertentes ou olhos dgua. Informaes sobre o ambiente natural onde elas so encontradas, como tipos de rochas e relevo, bem como da legislao incidente e da vegetao circundante, dentro do bioma Mata Atlntica. A Prefeitura Municipal de Rolante RS, teve aprovado o projeto Recuperao e Proteo de Nascentes na sub-bacia do rio Rolante, no edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) n 02/2005 para Proteo de reas que Margeiam Nascentes e Corpos Dgua. O convnio entre a Prefeitura e o FNMA foi assinado em julho de 2006, quando iniciou-se oficialmente a execuo dos trabalhos. So Instituies parceiras nesse projeto a Emater-Ascar/RS, o Departamento Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rolante, a CORSAN, o Grupo Ecolgico de Rolante e as comunidades rurais. O objetivo geral recuperar e proteger nascentes nessa poro da bacia do rio dos Sinos, em conjunto com aes de educao ambiental, mapeamento digital e produo de material didtico e audiovisual sobre o tema, do qual faz parte este Guia.

1 INTRODUO A Sub-bacia do rio Rolante apresenta um ambiente menos impactado comparativamente grande parte do restante da Bacia Hidrogrfica do Rio dos Sinos. Alguns fatores que contribuem para este cenrio so, por exemplo: abandono da atividade agrcola nas encostas mais ngremes; diversificao da atividades agrcolas com cultivos permanentes (protetores do solo), tais como a fruticultura, pastagens, essncias florestais (eucalipto, accia, pinus), entre outros. Nos ltimos anos algumas polticas pblicas tem contribudo para esta preservao: Projeto de Recuperao da Mata Ciliar Papa-Mel, Projeto de Saneamento Bsico RS RURAL, servio de coleta e destinao do lixo. Apesar de todos os esforos, no entanto, a Sub-bacia do Rio Rolante apresenta impactos mais ou menos graves, de acordo com a forma de ocupao e uso do solo, tecnologias potencialmente agressivas como as queimadas e uso de agrotxicos, falta de tratamento dos resduos slidos e lquidos etc. O avano da urbanizao, por exemplo, tem causado impactos severos devido ao desmatamento generalizado, destruio das margens e\ou canalizao dos arroios, aterro de banhados e nascentes, poluio das guas pelo deficiente tratamento das guas servidas, acessos inadequados aos rios, pontes e estradas mal localizadas, entre outras. A destruio da paisagem natural, tambm gera o desequilbrio da flora e fauna, com a conseqente proliferao de pragas como o simuldeo (borrachudo) e a dengue. Cada bacia hidrogrfica tem seu ciclo hidrolgico, com abundncias ou carncias de gua. Os rios tambm apresentam dinmicas que levam inundaes espordicas em determinadas reas. Caso a interveno humana no leve em conta estes fatores, surgem os impactos, degradaes, perdas materiais e sofrimentos. Estas intervenes podem ocorrer por desconhecimento, mas tambm por desrespeito, ganncia e desconsiderao para com o habitat natural.

2 O CICLO HIDROLGICO E AS NASCENTES O ciclo hidrolgico pode ser definido como sendo o fenmeno de circulao de gua entre a atmosfera e a superfcie terrestre (Figura 1). Este ciclo movido pela energia solar e pela ao da gravidade. De forma simples, no ciclo hidrolgico, a gua evapora no mar e nos continentes e se transforma em vapor dgua. Na atmosfera ela se condensa, se transforma em nuvens e precipita na forma de chuva, neve ou granizo. Quando chega superfcie terrestre, a gua pode infiltrar no solo ou pode escoar superficialmente at encontrar os cursos dgua (sangas, arroios ou rios) e depois o mar. A seguir temos os principais processos que fazem parte do ciclo hidrolgico: Precipitao: consiste no vapor de gua condensado que cai sobre a superfcie terrestre. Infiltrao: consiste no fluxo de gua da superfcie que se infiltra no solo e vai alimentar os lenis subterrneos. Escoamento superficial: o movimento das guas na superfcie terrestre, do continente para os oceanos. Interceptao: parte da precipitao que no atinge diretamente o solo devido vegetao. Evaporao: parte da gua que chega superfcie e volta diretamente para a atmosfera; a transformao da gua no seu estado lquido para o estado gasoso medida que se desloca da superfcie para a atmosfera. Transpirao: o processo pelo qual a gua retirada do solo pelas plantas e transferida para as folhas, de onde ela se evapora. Evapotranspirao: o processo conjunto da transpirao e evaporao direta (quando a gua no absorvida). Condensao: a transformao do vapor de gua em gua lquida, com a criao de nuvens e nevoeiro.

Dentro de uma bacia hidrogrfica, a gua das chuvas apresenta os seguintes destinos: parte interceptada pelas plantas, evapora-se e volta para a atmosfera, parte escoa superficialmente formando as enxurradas que, atravs de um curso dgua abandona rapidamente a bacia. Outra parte vai se infiltrar no solo. Desta parcela, uma frao fica temporariamente retida nos espaos porosos, outra parte absorvida pelas plantas ou evapora atravs da superfcie do solo, e outra ainda infiltra at partes mais profundas do solo e tambm do substrato rochoso, alimentando os aquferos, que constituem o horizonte saturado do perfil do solo. E esta gua que tem uma grande importncia em relao s nascentes, juntamente com os ndices de precipitao e a temperatura atmosfrica.

Condensao Transpirao Precipitao

Evaporao Escoamento superficial Evaporao Percolao (Infiltrao) gua subterrnea


Oceano

Figura 1 - Ciclo Hidrolgico. (McGeary&Plummer, 1991)

Essa rea saturada com gua pode situar-se prxima superfcie ou a grandes profundidades e a gua pode estar ali presente sob presso ou no. Quando a rea saturada se localiza sobre uma camada impermevel e possui uma superfcie livre sem presso, a no ser a atmosfrica, tem-se o chamado lenol fretico ou lenol no confinado. Quando se localiza entre camadas impermeveis e condies especiais que faam a gua movimentar-se sob presso, tem-se o lenol artesiano ou lenol confinado.

O Lenol fretico uma camada saturada de gua no subsolo, cujo limite inferior outra camada impermevel, geralmente um substrato rochoso. No delimitado pelos contornos da bacia hidrogrfica e origina-se das guas de chuva que se infiltram atravs das camadas permeveis do terreno at encontrar uma camada impermevel ou de permeabilidade muito menor que a superior. Nesse local fica em equilbrio com a gravidade, satura os horizontes de solos porosos logo acima, deslocando-se de acordo com a configurao geomorfolgica do terreno e a permeabilidade do substrato. Quando o lenol fretico intercepta a superfcie do terreno tem-se a nascente ou olho dgua. As nascentes, desta forma, so os pontos de liberao de gua do lenol subterrneo; localizam-se em encostas ou depresses do terreno ou ainda no nvel de base representado pelo curso dgua local; podem ser perenes (de fluxo contnuo), temporrias (de fluxo apenas na estao chuvosa) e ainda efmeras (surgem durante a chuva, permanecendo por apenas alguns dias ou horas).
Arenito As nascentes podem se formar de vrias formas. Como vemos nas Figuras

2, 3, 4 e 5:

Superfcie

Lenol Fretico

Nascentes

Nascentes

Basalto

Figura 2 - A gua se movimenta ao longo de fraturas em rochas cristalinas e, quando estas fraturas atingem a superfcie, as nascentes se formam. (McGeary&Plummer, 1991)

Figura 3 As nascentes, tambm se formam no contato entre uma rocha permevel, como o arenito, e uma rocha no permevel abaixo da permevel, como o basalto. (McGeary&Plummer, 1991)
Arenito
Lenol Fretico

Sinal de falha na superfcie


Nascentes

gua Falha Basalto

Figura 4 - As nascentes, ainda podem se formar em falhas que ocorrem no contato entre rochas permeveis e rochas impermeveis. (McGeary&Plummer, 1991)

Figura 5 Tipos mais comuns de nascentes originrias de lenol no confinado: de fundo de vale e de contato (Linsley e Franzini, 1978).

Elas podem ser do tipo sem acmulo dgua inicial, comum quando o afloramento ocorre em um terreno declivoso, surgindo em um nico ponto em decorrncia da inclinao da camada impermevel ser menor que a da encosta. So exemplos desse tipo as nascentes de encosta e de contato (Figura 6). Por outro lado, quando a superfcie fretica ou um aqfero artesiano interceptar a superfcie do terreno e o escoamento for espraiado numa rea, o afloramento tender a ser difuso formando um grande nmero de pequenas nascentes por todo o terreno, originando as veredas. Se a vazo for pequena poder apenas molhar o terreno, caso contrrio pode originar o tipo com acmulo inicial, comum quando a camada impermevel fica paralela parte mais baixa do terreno e, estando prximo superfcie, acaba por formar um lago (Figura 7).

Figura 6 - Nascente sem acmulo inicial. Fonte: Calheiros et al. 2004.

Figura 7 - Nascente com acmulo inicial. Fonte: Calheiros et al. 2004.

Durante a execuo do projeto so realizados os seguintes procedimentos em relao identificao e cartografia das nascentes: a) Elas so selecionadas pelos proprietrios rurais em funo de sua posio e importncia na propriedade rural, para serem reflorestadas com espcies vegetais arbreas nativas da Mata Atlntica (Figura 8); b) A sua identificao feita com o aparelho conhecido como GPS (Sistema de Posicionamento Global), que armazena as coordenadas geogrficas do local da nascente; c) Os pontos das nascentes so exportados para a imagem de satlite Spot; a partir deste procedimento obtemos a viso da distribuio espacial das nascentes dentro do municpio de Rolante/RS e sua insero de forma diferenciada em distintos contextos de uso/ocupao do solo. (Figura 9).

Figura 8 rea de nascente em propriedade rural no municpio de Rolante/RS selecionada para o plantio de espcies vegetais da Mata Atlntica. Foto: Marcelo B. Haas. Junho/2009.

Figura 9 Posio das nascentes sobre a imagem de satlite Spot no municpio de Rolante/RS. Elaborao: Marcelo B. Haas e Roberto Verdum.

Junto a esse trabalho so elaborados os mapas de solos, uso/ocupao do solo, geologia e de geomorfologia, com a utilizao da imagem de satlite, de visitas a campo, do plano de informao que contm as curvas de nvel e ainda dos pontos de nascentes identificadas em campo e, posteriormente na imagem. Desta forma podemos cruzar informaes e, assim, ter uma viso da localizao das nascentes, juntamente, com os usos do solo no seu entorno, no interior das propriedades rurais, onde grande parte das nascentes se localiza prxima s atividades agrcolas. Outra atividade do projeto referente s nascentes a coleta de dados como: a rea e o permetro da cerca no seu entorno, as espcies vegetais nativas plantadas e a quantidade de cada uma delas. Com todas estas informaes espera-se ter uma boa viso da realidade das nascentes, o contexto natural e social onde esto inseridas, acompanhar a evoluo deste processo de recuperao das reas de entorno, que constituem reas de Preservao Permanente (APP), assim como poder dar uma contribuio para as futuras aes que tenham menos impactos negativos s nascentes da bacia hidrogrfica, beneficiando a todos.

3 LEGISLAO RELACIONADA S NASCENTES No sculo passado, j se reconhecia a importncia das matas ciliares em seu papel de absorver parte da gua do ciclo hidrolgico e, com isso, minimizar os efeitos das enchentes, em contribuir com sua umidade atravs da evapotranspirao para o mesmo ciclo hidrolgico, em servir de abrigo e fornecer alimento para fauna e tambm para a contemplao, lazer e turismo para os humanos (foto 01). As nascentes, por sua vez, alimentam os corpos hdricos superficiais e, alteraes na qualidade e quantidade da gua nesses locais podem afetar negativamente as partes mais baixas dos rios.

Foto 01: interior da mata ciliar na encosta da Serra Geral, Mata Atlntica, Rolante/RS.

Podemos imaginar a contaminao com agrotxicos ou coliformes fecais nas nascentes, com essas guas poludas sendo escorridas rio abaixo e o efeito cascata que isso provoca: perda de gua potvel e doenas no homem ou escassez de gua para os animais de criao, s para citar alguns (foto 02). Ou ainda: o desmatamento e seus efeitos, como assoreamento do rio e enchentes Por isso, para assegurar um meio ambiente sadio, nas reas de Preservao Permanente so impedidas quaisquer intervenes por parte do homem que possam causar danos generalizados ao ambiente. Entretanto, quando a interveno pode trazer, hipoteticamente, mais benefcios que prejuzos, como barragens para gerar eletricidade, o Estado brasileiro pode permitir essa interveno, mediante um processo de licenciamento ambiental, onde, a priori e sem vcios, o estudo de impacto ambiental apontar e qualificar os danos bem como as medidas para minimiza-los e compensa-los.

Foto 02: lixo recolhido em mutiro de limpeza do rio da Areia, Rolante/RS, 2006.

Em 1965 entrou em vigor o Cdigo Florestal Brasileiro (Lei 4771), visando proteger, entre outros aspectos, as reas de Preservao Permanente (APPs), devido a sua importncia ecolgica e socioeconmica. So exemplos de APPs as encostas ngremes com mais de 45 de inclinao, as mata ciliares (aquelas situadas nas vrzeas dos rios), topos de morros, banhados e as nascentes ou olhos dgua. A figura abaixo ilustra as distncias das apps em relao aos diferentes corpos dgua.

Fig. 1: apps nas margens de corpos dgua (Fonte: Preservao e recuperao das nascentes, Comit das bacias do rio Piracicaba, Capivari e Jundia).

A Lei n 6.938/81 estabelece a Poltica Nacional do Meio Ambiente, definindo o SISNAMA Sistema Nacional do Meio Ambiente. Fazem parte desse sistema o CONAMA rgo consultivo e deliberativo, IBAMA rgo executor, Estados rgos seccionais e Municpios rgos locais. Estabelece necessidade de licenciamento ambiental para estabelecimento de atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem assim os empreendimentos capazes, sob qualquer forma, de causar degradao ambiental. A Constituio de 1988 considera a Mata Atlntica, o bioma onde vivemos como patrimnio nacional e assegura no CAPTULO VI - DO MEIO AMBIENTE, que: Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondose ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 4 - A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a

preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Art. 186. A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; III - observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; IV - explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores

Em 1992, o Rio Grande do Sul institui seu Cdigo Estadual Florestal (Lei n 9.519/92), do qual destacamos dois artigos: Art. 1 - As florestas nativas e as demais formas de vegetao natural existentes no territrio estadual, reconhecidas de utilidade s terras que revestem, so consideradas bens de interesse comum a todos os habitantes do Estado, exercendo-se os direitos com as limitaes que a legislao em geral e, especialmente, esta Lei estabelecem. Este artigo juntamente com os citados da Constituio Federal, nos remete a refletir que, alm da propriedade particular onde cada dono pode fazer o que bem entende, h situaes onde o interesse coletivo prevalece, como a conservao da vegetao nativa, em especial as florestas por seu papel no ciclo hidrolgico, na manuteno de processos ecolgicos, ou em outras palavras, nos servios ambientais.

Art. 24 - A fim de possibilitar a identificao da floresta plantada e da nativa existente, deve o produtor apresentar, autoridade florestal, planta da propriedade, indicando sua respectiva localizao atravs de laudo tcnico, sendo averbado no rgo florestal competente. Este artigo desmistifica uma reclamao recorrente na populao rural de que no possvel fazer nada na propriedade, que tudo proibido. Na verdade, falta orientao, especialmente aos agricultores familiares que tm sofrido com a fiscalizao cada vez mais intensa na Mata Atlntica. Os rgos de extenso rural, os sindicatos dos trabalhadores rurais, as secretarias municipais de agricultura e meio ambiente e as organizaes no governamentais precisam estudar e se atualizar para atender esse grupo social carente de informao. Com critrios ecolgicos, legais e considerando as futuras geraes, possvel manejar e se utilizar dos recursos naturais na propriedade rural. Mais recentemente, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, aprovou a Resoluo 369/2006, onde para a recuperao dessas APPs, abre a possibilidade de se implantar agroflorestas, isto , um misto de floresta com espcies nativas do local e outras exticas com potencial de uso econmico de baixo impacto. Trata-se de um sistema capaz de prestar os mesmos servios ambientais que uma floresta promove (absorver gua da chuva, evitar eroso, polinizao, abrigar e alimentar a fauna entre outros) mas, tambm possibilita que o homem tire parte de seu sustento atravs de atividades de baixo impacto, como coleta de frutos, produo de mel, alimentos ou plantas medicinais. A tabela abaixo ilustra a infiltrao da gua de acordo com os diferentes usos de solo, evidenciando o papel das florestas na manuteno da gua no solo.
Tipo de cobertura vegetal Densidade do solo na superfcie g/mm3 Densidade do solo ao 30 cm de profundidade g/mm3 Infiltrao de gua na superfcie mm/min Infiltrao de gua aos 30 cm de profundidade mm/min

Mata Primria Mata Secundria Cultura de cana Cultura Abacaxi Cafezal Solo exposto Pastagem

0,98 1,09 1,29 1,29 1,28 1,31 1,37

1,15 1,18 1,45 1,48 1,46 1,51 1,41

310 204 26 17 12 10 4

200 180 10 8 8 1 2

Tab 1: Infiltrao de gua no solo em diferentes coberturas vegetais (Fonte: Revista Cincia Hoje, n 146, jan /fev-1999- Em O desaparecimento de pequenos crregos- Antonio Paulo)

Em zonas de agricultura familiar, comuns em Rolante, onde as reas costumam ser pequenas, esta uma possibilidade interessante, pois alia a conservao da natureza com a sustentabilidade socioeconmica. Neste sentido espcies como pitanga, guabiroba, palmito juara, figueira, corticeira do banhado ou canjerana so bem vindas, pois so frutferas, medicinais, ornamentais ou ainda ameaadas de extino e, ainda contribuem para o sombreamento, atraem a fauna e recuperam o solo.

Por outro lado, no se pode esquecer que a Lei n 9.065/98 Lei dos Crimes Ambientais assegura que: Art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservao permanente, mesmo que em formao, ou utiliz-la com infringncia das normas de proteo: Pena - deteno, de um a trs anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente Multa de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) a R$ 50.000,00 (cinqenta mil reais), por hectare ou frao.

Art. 48. Impedir ou dificultar a regenerao natural de florestas e demais formas de vegetao: Pena - deteno, de seis meses a um ano, e multa. Multa de R$ 300,00 (trezentos reais), por hectare ou frao. E alm disso, sobre o bioma Mata Atlntica ainda recai o reconhecimento da UNESCO /ONU como Patrimnio da Humanidade. Para essa grande regio geogrfica tambm chamada Domnio da Mata Atlntica o Decreto Lei 750/93, federal, a define como: "O espao que contm aspectos fitogeogrficos e botnicos que tenham influncia das condies climatolgicas peculiares do mar incluindo as reas associadas delimitadas segundo o Mapa de Vegetao do Brasil (IBGE,1993) que inclui as Florestas Ombrfila Densa, Floresta Ombrfila Mista, Floresta Ombrfila Aberta, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Estacional Decidual, manguezais, restingas e campos de altitude associados, brejos interioranos e encraves florestais da Regio Nordeste.

A figura abaixo ilustra a distribuio original dessa vegetao.

E a figura abaixo, ilustra os 7% remanescentes da mesma rea em 1990, aps cerca de 500 anos de explorao de todo tipo: extrao de pau-brasil, desmatamento para plantio de cana de acar, caf e pastagens, hidreltricas, crescimento das cidades, pavimentao etc.

E o Decreto Estadual n 36.636/96 Delimita a Mata Atlntica no RS, conforme mapa abaixo.

COBERTURA VEGETAL NO ENTORNO DE NASCENTES

4. COBERTURA VEGETAL NO ENTORNO DAS NASCENTES Rolante est situado numa rea de contato de diversos tipos de vegetao, todas elas pertencentes Mata Atlntica. Segundo o IBGE, esta rea uma Zona de Tenso Ecolgica, significando uma zona de contato e transio entre fisionomias diferentes de vegetao.Aqui se encontram a Floresta estacional semi-Decidual (ou caduciflia), a floresta Ombrfila Mista (ou floresta com araucria) e a Floresta Ombrfila Densa (ou Mata Atlntica strictu senso). Cada um desses tipos de floresta tem uma composio prpria em termos de espcies vegetais, sendo que muitas dessas espcies so comuns a todas elas e outras tantas so exclusivas. Como exemplos, podemos citar como tpico da floresta estacional o angico e a grpia, da ombrfila mista a araucria e a erva-mate e da ombrfila densa, o embiruu e a embaba (mapa abaixo).

Legenda do mapa de vegetao IBGE.

O mapa abaixo ilustra os diferentes tipos de uso do solo na rea de Rolante. Como pode-se observar, praticamente metade da rea de Rolante ocupada para policultivos agrcolas e pastagens e outro tanto, est coberto por matas em diversos estgios de sucesso ecolgica e plantios de espcies florestais exticas (silvicultura de pnus, accia e eucalipto). At o sculo XIX, a fisionomia era totalmente florestal.
Fig. 3: mapa de uso do solo de Rolante

O fator principal que influencia a distribuio dessas espcies o clima. As espcies da Floresta Estacional Semi-decidual so aquelas oriundas do interior, mais a oeste do estado e esto sujeitas ao efeito da continentalidade, isto , so mais afastadas do litoral mido e apresentam um perodo relativamente mais seco no outono e inverno. Essa seca promove a perda parcial das folhas em aproximadamente 30% da floresta; este o fenmeno da decidualidade nestas estaes do ano e que d origem ao nome desse tipo de mato. J a Floresta Ombrfila Mista, localiza-se no planalto, a mais de 600m de altitude, onde as temperaturas so mais baixas; neste caso, as espcies esto adaptadas ao clima frio; o nome vem da alta pluviosidade e da diversidade de espcies, entre elas, a

araucria, que se sobressai na parte alta da floresta. A Floresta Ombrfila Densa aquela acompanha a faixa litornea desde o Cear at o Rio Grande do Sul, ora mais para dentro do continente, ora em trechos estreitos prximo ao mar. Esta localizao geogrfica implica em temperaturas mais altas e maior umidade devido aos ventos midos oriundos do oceano e sua denominao deve-se a grande quantidade de espcies existentes. Alm disso, de acordo com o relevo, proximidade ou distncia da gua e tipo de solo, h uma distribuio das espcies em cada um dos tipos de floresta. Assim, nas bordas de rios e nascentes de gua h uma composio diferente daquela encontrada em reas mais afastadas das guas ou nas encostas. H ainda espcies que tm preferncia por ambientes sombrios e outras que preferem crescer ao sol. Assim, para reflorestar essas reas, devemos levar essas informaes em considerao: necessidades em termos de solo, umidade, luminosidade. Ou em outras palavras, o processo de sucesso vegetal, isto , aquela sequncia de colonizao pela vegetao que ocorre naturalmente, indo das espcies pioneiras (as que primeiro colonizam, passando pelas intermedirias, at chegar ao clmax com aquelas que s aparecem quando j existe uma capoeira e sombra). As nascentes do rio Rolante ocorrem no Planalto Meridional, conhecido popularmente no Rio Grande do Sul como Campos de Cima da Serra, no municpio de So Francisco de Paula, a cerca de 900m de altitude. Nesta regio, a vegetao dominante de campos, banhados e capes de mata com araucria.

Foto 03: disperso de sementes atravs de vo livre, saltando do Planalto Meridional

As nascentes so encontradas nos banhados, em meio aos campos. Entretanto, inmeras outras nascentes dos afluentes do rio Rolante aparecem em outros

setores da bacia hidrogrfica, na forma de olhos dgua, em rochas arenticas, em altitude mais baixas na cidade de Rolante. So estas reas que o projeto vem recuperando. Abaixo, a tabela ilustra as espcies que so recomendadas para a

A
S

s regio e de s Rolante p c e similares. i e s n a t i v a s


c h - d e ( -C b a us e g a rr ie a s y l v e s t r i s ) c o r t i c e i r a - d ( E o r y- bt r a i n n a hc ra i s d t ao - g a l l i ) g u a b i( Cr oa mb pa o m a n e s i a x a n t h o c a r p i n g ( I n sg a s p p ) i p - a m ( T aa rb ee bl ou i a p u l c h e r r i m a ) p a t a - d e( B - a v u ah ci n a i a f o r f i c a t a ) s a l s (eS ia r l o i x h u m b o l d t i a n a ) s o b ( rC a o jl iu b r i n a g l a n d u l o s a ) t i m b a( E n v t e ar o l o b i u m c o n t o r t i s i l i q u u a n g i c o v (P e ar rm a p e i p l h t a od e n i a r i g i d a ) a r o e i r a - v ( Se c r h m i n eu sl h t ea r e b i n t h i f o l i u s c h a l - (A c lh l o a p l h y l u s e d u l i s ) c o r t i c e i r a ( E- dr y a t r - i sn ae rf a r l ac a t a ) g u a j u ( P v a it ra ag o n u l a a m e r i c a n a ) t a n h (e A il cr ho o r n e a t r i p l i n e r v e a ) t a r u m ( V - ip t e r x e mt o e g a p o t a m i c a ) a r o e i r a ( S - cm h i on ul e s m o l l e ) c a p o r o ( R r ao p c a an es a s p p ) e m b i (rP u s e u u d o b o m b a x g r a n d i f l o r u m g r i n d ( Ti r e v m a a m i c r a n t h a ) a r a t i c u m - c a g ( A no n / oq n u a a c r a e c s a n m s )a c a m b o a t (M - a b t ar ya b n a c e ol a e a g n o i d e s c a m b o a t (-C v u e p ra mn i ae vl he ro n a l i s ) c e d ( C r eo d r e l a f i s s i l i s ) e s p i n h e i (M r a a -y s t e a n n u ts a i l i c i f o l i a ) p i t a n (E g u ga e n i a u n i f l o r a ) s e t e - c a ( C p a om t p e o s m a n e s i a g u a z u m i f t a r u m - ( Cb i rt ha a n r ec x o y l u m m y r i a n t h u a o i t a - ( cL ua e v h a e la o d i v a r i c a t a ) c a n e l a - f e( N r e r c u t a g n ed m r a o p p o s i t i f o l i a c a n j e ( Cr aa bn r aa l e a c a n j e r a n a ) a r a - p ( E i ru ag n e n g i aa m u l t i c o s t a t a ) b a t i n (E g u ga e n i a r o s t r i f o l i a ) c a n e l a ( O- s c o e t b e ao p u b e r u l a ) l o u r o - (pC ao r r d d i ao t r i c h o t o m a ) b a c o ( Rp h a e r e i d i a g a r d n e r i a n a ) c e r e j( Ee u i rg ae n i a i n v o l u c r a t a ) j a b o r ( Pa i nl o dc ai r p u s p e n n a t i f o l i u s ) p a l m ( E i u t to e r p e e d u l i s ) c a n e l a ( N- pe cr te a t n a d r a m e g a p o t a m i c a
a )

r e c o m

e n d a d a s :

m )

R IN IC IA IS

o m )

l i a )

S E C T A R D IA S

m i d o s I n d i f e r e n P t ei o n e i r a s : s o l S e c o s S e c u n d r i a s : s o m

a lc a l id e s a rte s a n a to b o a p a ra fa u n a b o a p a r a o s o lo c e lu lo s e /p a p e l e n e r g tic a e s p c ie - c h a v e fo r r a g e ir a fr u tfe r a g e r m in a fa c ilm e n te g o m a / le o /r e s in a in s e t ic id a m a d e ir a m e d ic in a l m e lf e r a o rn a m e n ta l q u e b r a d e d o r m n c ia re b ro ta ta n in o tin t o r ia l b r a

5 DA COLETA DE SEMENTES E PRODUO DE MUDAS O reflorestamento da nascente deve ser considerado a partir da situao encontrada, que pode variar de uma rea totalmente desprovida de vegetao at uma rea florestada. De um extremo a outro, a diversidade das espcies a serem plantadas segue a ordem do processo de sucesso ecolgica. Em 08 anos de experincia seguida de reflorestamento em reas nuas, o plantio misto com maioria de espcies pioneiras, que crescem mais rapidamente e uma quantidade menor de espcies intermedirias e climcicas tm mostrado um bom percentual de sobrevivncia. Em reas onde j existe uma capoeira, o plantio ser para adensar e aumentar a diversidade, com espcies intermedirias e climcicas. A produo de mudas deve ser feita com frutos coletados nos remanescentes florestais da prpria regio, por questes de adaptao (fotos abaixo).

Foto x: coleta de frutos do Euterpe edulis, o palmito juara ou ripa, espcie a ser introduzida em reas midas e sombreadas. Foto: sementes de Cupania vernalis, camboat-vermelho, espcie pioneira a ser introduzida em maior quantidade nos momento iniciais de recuperao

Identificao e localizao de matrizes florestais para coleta de sementes de espcies diversificadas e adaptadas No momento da coleta, escolher os frutos maduros e bem formados, separando e selecionando as sementes.

De uma maneira geral, as sementes no so estocadas, devido rpida perda do poder de germinao de muitas espcies, (para aproveitar o mximo vigor e poder de germinao e a contaminao e infestao caso no se tenha um sistema de armazenagem com cmaras frias) ex.: Ing, Ips Algumas necessitam da quebra de dormncia para germinao mais rpida.: Flamboian, Guapuruvu, Palmito, Geriv... Os canteiros da sementeira so preparados atravs do revolvimento de uma camada de aproximadamente 20cm, misturando humos com o solo original. Posteriormente so distribudas as sementes sobre os canteiros, as quais so cobertas com areia peneirada ou serragem. Estes procedimentos so efetuados em ambiente protegido (estufas), os quais devem ter um sistema que permita irrigao diria.

Aps a germinao, quando as plantas tiverem entre 8 a 12cm, faz-se a repicagem para sacos plsticos ou laminados, apropriados para mudas. Ainda em ambiente protegido at a pega efetiva e o desenvolvimento desejado em aproximadamente 30 dias aps a repicagem. Em seguida so transferidas para ambiente aberto para desenvolvimento e aclimatao, com irrigao a cada 3 dias caso no ocorram chuvas. Como substrato utilizada uma mistura de 4 partes de hmus para 1 de areia.

Quando as mudas atingem entre 40cm a 50cm de altura, j podem ser transportadas para os locais definitivos das reas em recuperao, escolhendo-se as pocas favorveis, com adequada umidade do solo e menor insolao. Deve-se ter o cuidado constante no transporte e manuseio das mudas, mantendo a formao do torro e a aderncia do solo s razes.

incluir foto transporte de mudas

Importante o cercamento com arame farpado ou eletricidade das reas reflorestadas para evitar que animais de criao, como bois, cavalos ou cabras comam as mudas. Igualmente importante o envolvimento das escolas da regio, seja atravs de palestras ou participao em mutires de plantios em conjunto com educao ambiental (foto abaixo)
Foto: envolvimento das escolas em mutires de plantios e atividades de educao ambiental

6 CUIDADOS ESSENCIAIS EM RELAO AS NASCENTES E REAS ADJACENTES 6.1 Limpeza e Preparo do Solo Em situaes onde no h cobertura vegetal alguma, recomendado promover uma cobertura verde, como aveia para o inverno ou mucuna no vero. Em situaes onde h predomnio de capins, como o elefante, necessrio roada para introduzir mudas de espcies arbreas. Em geral, ao se plantar nas reas degradadas, a adio de um punhado de p de rocha nos beros das mudas, vai auxiliar a planta a procurar nutrientes de uma maneira mais eficaz. Quanto s formigas cortadeiras, o amadurecimento do sistema com o passar do tempo, promover seu controle. 6.2 Plantio De uma maneira geral, seguimos o mesmo padro da natureza de sucesso ecolgica, atravs de agrupamentos de espcies distintas, conectadas entre si por espcies pioneiras.

Fig. X: modelo de reflorestamento atravs da conexo de ilhas de diversidade

As espcies adequadas foram apresentadas anteriormente e as ilhas de lata diversidade seguem a seguinte proporo para se plantar ao mesmo tempo: 1 planta climcica rodeada de 4 secundrias e estas rodeadas de 8 pioneiras. Ao redor de cada muda plantada preciso estabelecer uma pequena bacia para preenchimento com palha e matria orgnica, como forma de melhorar a disponibilidade hdrica no solo, amenizar a temperatura e fornecer nutrientes. O espaamento para esse modelo adensado, podendo ser de 1,5m de distncia entre uma muda e outra. Como complemento ao sistema, pode-se acrescentar cobertura verde, folhio do mato, composto orgnico, troncos e galhos de podas. Este material servir para abafar o crescimento de espcies ruderais como gramneas e tambm providenciar abrigo para pequenos animais, alm de trazer mais carbono, elemento essencial vida (figura abaixo)

Fig. X: modelo de ilha de alta diversidade

Para os beros, a profundidade depender do tamanho das mudas. Via de regra, o comprimento das razes determinar a profundidade adequada. Deve se ter cuidado para no colocar mudas com razes enroladas ou torcidas; nestes casos, necessrio o corte dessas partes com tesoura. Durante os primeiros anos algumas medidas de manuteno so importantes. Nos perodos de inverno feito o monitoramento para ver o que cresceu e a necessidade de novo plantio para compensar o que no vingou. Tambm deve ser feita a roada seletiva para retirada de capins e ervas que possam estar em demasia no sistema bem como o coroamento e capinas ao redor da cova. Para a regio sul, onde as chuvas so bem distribudas ao longo do ano, no vero, devido alta insolao pode haver dficit hdrico. Em casos severos, a irrigao, especialmente nos primeiros veres, pode ser importante para o crescimento das mudas. O monitoramento deve observar o crescimento dos indivduos e sobrevivncia das espcies, elaborar relatrio fotogrfico peridico (problemas, evoluo do sistema) bem como produzir relatrio tcnico de acompanhamento. Aps 04 anos, o sistema j ter adquirido resistncia e resililncia, necessitando de pouca manuteno. 6.3 Proximidade das instalaes rurais Quando da realizao de alguma obra ou servio temporrio, deve-se construir fossas secas a 30 m, no mnimo, mantendo-se uma vigilncia constante para no haver poluio da rea circundante nascente. Observar a distancia das instalaes rurais como habitaes, galinheiros, estbulos, pocilgas, depsitos de defensivos ou outra construo que possam contaminar o lenol fretico bem como poluir diretamente a nascente, devido infiltrao das excrees e produtos qumicos, ou por carregamento superficial (enxurradas). 6.4 Qualidade da gua

Principalmente no meio rural, as guas de nascentes e de poos rasos so importantes fontes de suprimento de gua potvel sendo necessrio, no entanto, tomarem-se alguns cuidados bsicos para se ter gua de boa qualidade. Caso seja constatada a viabilidade de aproveitamento de uma nascente, pode-se construir pequenas estruturas de captao. Essas estruturas so recomendadas, pois a gua passa a ser coletada e protegida contra contaminaes podendo ser utilizada no local ou canalizada para aproveitamento em outros locais ou armazenada. As guas das nascentes, por aflorarem na superfcie da terra ficam, naturalmente, mais sujeitas contaminao. Assim, o principal cuidado com essas guas consiste em fazer uma boa captao, recomendando-se que, se possvel, faz-la atravs da implantao de um sistema de fonte protegida e conduzi-la em sistema fechado, por meio de tubos ou mangueiras. Nos casos particulares em que isso no for possvel, deve-se fazer a clorao da gua na caixa de abastecimento, utilizando-se cloradores por difuso.

7 AVALIAO E CONTINUIDADE A sociedade humana est em constante transformao, sempre na busca de melhores condies, tanto no aspecto econmico e financeiro, quanto na qualidade de vida. Esta busca gera um cenrio de disputas pelos recursos naturais, seja por um espao para morar, produzir ou para lazer, seja por um recurso especfico, como a gua com qualidade. No raro, nesta mesma sociedade, cresce e fortalece-se a noo e a ambio pelo uso e consumo individual e privado destes recursos, em detrimento do carter pblico e social destes nossos meios de vida.

O Projeto de Recuperao e Proteo das Nascentes da Sub-bacia do rio Rolante, desde o seu incio enfrentou este desafio, por constituir-se de um movimento de adeso e participao voluntria dos proprietrios rurais, para o benefcio da sociedade local e regional. Somente atravs da unio entre as instituies e destas com as famlias e comunidades, que o projeto tornou-se vivel, sob a coordenao de um grupo gestor permanente.

Atravs desta estratgia de diagnsticos e anlises conjuntas, pode-se ajustar constantemente as agendas institucionais e das famlias envolvidas, aos objetivos e metas do Projeto. O caminhar-juntos torna-se mais difcil por ser voluntrio e exigir o respeito aos diferentes tempos de maturao de cada participante, mas trs, ao mesmo tempo, os argumentos e a fora para a sua realizao, com possibilidades de permanncia e ampliao dos resultados.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BEGON, M; TOWSEND, C.R.; HARPER, J. 2006. Ecology from individuals to ecosystems. Blackwell Publishing. CPI Bath Press. United Kingdom. CALHEIROS, R. de Oliveira et al. Preservao e Recuperao das Nascentes (de gua e de vida). Piracicaba, So Paulo. 1 edio, 2004. MARS, R. 2009. As bases do design permacultural. Via Sapiens Editora. Porto Alegre/RS MCGEARY, D., PLUMMER, C. C.. Physical Geology. Fifth Edition. WCB- Wm. C. Brown Publishers: USA. 1991. MOLLINSON, B; SLAY, R.M. 1991. Introduo permacultura.Tagari Publication. Tyalgum, Australia. MOLLINSON, B. 2002. Permaculture a designers manual. Tagari Publication. Tyalgum, Australia. Revista Cincia Hoje, n 146, jan /fev-1999- Em O desaparecimento de pequenos crregos- Antonio Paulo) Stios (visitados em 22 de setembro de 2010): http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/ciclo.asp

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3? base=./agua/doce/index.html&conteudo=./agua/doce/artigos/ciclohidro.html http://www.meioambiente.pro.br/agua/guia/ociclo.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_hidrol%C3%B3gico

You might also like