You are on page 1of 22

Energia

O desenvolvimento da humanidade e conseqentemente o avano da tecnologia, impulsiona os consumos de materiais e energia.

Energia
importante o conhecimento das principais fontes de energia para assim ser capaz de discutir as melhores alternativas, diante do aumento previsto da demanda.

Energia
A energia usualmente definida como a capacidade de realizar trabalho mecnico, deslocando, por exemplo, um objeto de uma posio para outra, pela aplicao de uma fora. De forma geral a energia pode ser definida como a capacidade de produzir transformaes em um sistema. As transformaes podem ser fsicas, qumicas e biolgicas.

Energia
Segundo Miller (1985, apud Braga, 2005) os homens primitivos consumiam em mdia diariamente 2.000 kcal/dia de energia que eram obtidas do alimento consumido. Os primeiros homens caadores aumentaram o consumo para 5.000 Kca l/dia. Os primeiros agricultores utilizando-se do fogo para cozimento e aquecimento pela queima de madeira, alm da trao animal aumentaram o consumo para 12.000 kcal/dia

Energia
Durante a Revoluo Industrial este nmero cresceu para 60.000 Kcal/dia, em pases como Inglaterra e Estados Unidos. A madeira era empregada para movimentar mquinas e locomotivas, para fundir areia em vidro e converter minrio em metais. A partir da comeou um processo de destruio das florestas. Nesta mesma poca descobriu-se que o carvo poderia ser obtido por minerao e substituir a madeira (MILLER, 1985, APUD BRAGA, 2005).

Energia
Em 1869, foi perfurado o primeiro poo de petrleo, juntamente com as descobertas envolvendo destilao refino do petrleo em gasolina, leo combustvel e leo diesel, a partir da as mudanas ocorridas foram significativas em termos de consumo de energia. Em 1985 o consumo per capita mundial dirio era de 125.000 Kcal/dia (MILLER, 1985, APUD BRAGA, 2005).

Energia
Existe um desequilbrio entre pases desenvolvidos e pases subdesenvolvidos, enquanto os Estados Unidos possuem 4,7% da populao mundial e consomem 25% da energia comercial mundial, a ndia, com 16% da populao mundial, consome somente 1,5% da energia mundial (MILLER, 1985, APUD BRAGA, 2005).

Energia
As principais fontes de energia so Renovveis e no- Renovveis.

Fontes Renovveis
Hidroeletricidade Consiste em aproveitar a energia potencial ou cintica da gua, transformando-a em energia mecnica, pela turbina, e finalmente em eletricidade pelo gerador. responsvel por 92% da produo total de energia no Brasil. Tem alto rendimento, porm sua principal desvantagem que provoca impactos ambientais na construo e operao dos reservatrios.

Fontes Renovveis
Energia das Mars obtida dos desnveis criados pelas mars. Os projetos hoje so quase experimentais e se mostraram antieconmicos.

Fontes
Energia Geotrmica Est contida em alguns depsitos (renovveis e no-renovveis). obtida por meio dos depsitos subterrneos de materiais radioativos e do magma no interior da Terra.

Fontes Renovveis
Energia Elica Energia que obtida dos ventos, por meio de cata-ventos gigantes, com 60 m de altura e hlices com 40 m de comprimento. Cada turbina pode abastecer 1.300 casas. As turbinas podem ser instaladas tambm no mar em cima de plataformas de concreto.

Fontes Renovveis
Uma usina elica leva apenas 6 meses para ser construda e operada, porm o investimento muito alto. A grande desvantagem que em perodos de calmaria necessrio uma outra fonte geradora de energia, ainda como desvantagem as turbinas elicas podem interferir na migrao de pssaros, na transmisso de sinais de rdio e TV e na paisagem.

Fontes renovveis
Energia Solar a energia radiante do Sol. So sistemas ineficientes e caros, porm com a vantagem de produzir poucos impactos ambientais.

Fontes Renovveis
Biomassa, Biogs e Biolquido A Biomassa a matria vegetal produzida pelo sol por meio de fotossntese. Ela pode ser queimada e convertida para outros estados (lquido ou gasoso), que so capazes de se transformar em energia.

Fontes Renovveis
Biomassa, Biogs e Biolquido -Esta energia resultado da decomposio de materiais orgnicos como, por exemplo, esterco, madeira, resduos agrcolas, restos de alimentos entre outros.

Fontes Renovveis
Biomassa, Biogs e Biolquido As grandes desvantagens para o meio ambiente do emprego da biomassa so os conflitos do uso da terra para a agricultura, o aumento da eroso, a poluio do solo e da gua e a destruio do habitat.

Fontes no Renovveis
Petrleo - Formado basicamente por hidrocarbonetos e poucos compostos, contm oxignio, enxofre e nitrognio.

Fontes no renovveis
O petrleo e o gs esto geralmente confinados a grandes profundidades, tanto abaixo dos continentes como dos mares, tanto o petrleo, quanto o gs natural e o carvo, formaram-se h milhes de anos pela decomposio de vegetais e animais submetidos a altas temperaturas e presses na crosta terrestre.

Fontes no renovveis
O petrleo retirado do poo e enviado s refinarias. Na refinaria, ele aquecido e destilado para separar a gasolina, o leo combustvel, o leo diesel e outros componentes.

Fontes no renovveis
Energia Nuclear: Fonte de energia polmica, ocorre por meio do choque entre as partculas de urnio, gerando muita energia, as bombas atmicas so feitas desta forma, mas a mesma tecnologia desde que controlada pode ser usada a favor da humanidade. As Usinas Nucleares transformam a fora dos tomos em eletricidade, mas sem emitir gases de efeito estufa, porm geram o lixo radioativo que dura 10 mil anos.

Referncias
BRAGA, B. et al. Introduo Engenharia Ambiental: O desafio do desenvolvimento Sustentvel. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

You might also like