You are on page 1of 20

I - Discursos Acadmicos Sobre o conceito de hermenutica, com referncia s indicaes de F.A. Wolf e ao Compndio de Ast SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E.

Hermenutica Arte e tcnica da interpretao. Traduo e apresentao de Celso Reni Braida. 8 ed. Petrpolis, RJ: Vozes; So Paulo, SP: Editora Universitria So Francisco, 2010.

Muitas, talvez a maioria das atividades que compem a vida humana suportam uma grado trplice em relao maneira como elas so executadas: uma, o de modo inteiramente mecnico e sem esprito; outra, se apoia em uma riqueza de experincias e observaes e, finalmente, outra que, no sentido literal da palavra, o segundo as regras da disciplina. Entre estas me parece incluir-se tambm a interpretao, desde que subsumo sob esta expresso toda compreenso ade discurso estranho. (...) A segunda parece ser o estgio no qual ns em geral estamos. Assim praticada a interpretao em nossas escolas e faculdades, e os comentrios esclarecedores dos fillogos e teologos pois ambos tm o campo previamente cultivado -, contm um tesouro de observaes e informaes instrutivas, as quais provam suficientemente o quanto eles so verdadeiros artistas na intepretao, ao passo que seguramente ao lado deles, sobre o mais salvagem arbtrio, em parte a mediocridade pedante insensivelmente omite ou totalmente deturpa o mais belo. Mas, ao lado de todos esses tesouros, aquele que precis aexercer este trabalho sem se colocar no nvel dos artistas indiscutveis e, alm disso, ao mesmo tempo dever na interpretao mostrar o caminho a uma juventude vida de saber e lhe dar as diretivas, este exprimenta o desejo de uma instruao tal que, como metodologia propriamente dita, no somente que ela seja o fruto sempre alcanado dos trabalhos magistrais dos artitas nesse domnio, mas que ela exponha tambm sob uma forma adequada e cientfica toda a extenso e as razes de ser do processo. (...) Os ensaios mencionados no ttulo, desde ento, constituem o que foi editado de mais importante nesse domnio. Uma vez que Wolf representa entre ns o esprito mais sutil da filologia, a sua genialidade mais livre, e que o Sr. Ast se esfora em proeder sempre como um fillogo que opera as combinaoes filosoficamente, deve ser assim mais instrutivo e fecundo justapor os dois auutores. E assim pareceu-me mais til para o presente, seguindo estes guias, associar s suas consideraes minhas prprias ideais sobre o problema.(25-26).

... Como obras-primas do discruso humano, as obras da Antiguidade Clssica so certamente os mais excelentes e os mais venerveis entre os objetos com os quais lida ordinariamente a arte de interpretar. Entretanto, inegvel que muitos daqueles que tm praticado esta arte com grande sucesso provieram sobretudo das Sagradas Escrituras dos cristos, as quais no so de fato muito ricas para o fillogo. Se, para estes estudos, se registrasse tambm uma enciclipdia, nossa arte formaria indiscutivelmente do mesmo modo, em associao com muitos outros estudos preparatrios, um semelhante rganon da teologia crist. Se esta arte uma coisa para a teologia crist e a mesma coisa para a cincia clssica da Antiguidade, ento, nem uma nem a outra constitui a sua essncia, mas esta qualquer coisa maior, ad qual estas so apenas derivaes. Verdade que apenas os fillogos clssicos e os telogos fillogos praticam nossa disciplina. E Ast poderia quase me levar a pretenteder que ela tenha tambm seu verdadeiro assento apenas nesses dois domnios. Pois, desde o comeo, em seus preceitos fundamentais, ali onde ele expe a tarefa da compreenso, ele nos conduz at a este cume mais elevado que a unidade do esprito e conclui com a afirmao de que o fim de toda a nossa atividade espiritual a produo da unidade da vida graga e crist, e que, portanto, a hermenutica no ter, sem dvida, outra coisa a fazer que tratar desses dois objetos. E se, de um lado, ela introduz cincia da Antigudiade e, de outro, teologia crist, as duas coisas se efetuariam unicamente no esprito da unidade de ambas. Se, agora, ela tivesse a ver ainda com o orientalismo, que sabidamente a indeferenciao dos dois antes da separao e, por outro lado, com a literatura romntica, que reside manifestamente na aproximao unidade de ambas, ns chegaramos ao mesmo resultado com grande facilidade. (29)

Wolf (...) declara desde o incio que a hermenutica a arte de descobrir os pensamentos de um autor, de um ponto de vista necessrio, a partir de sua exposio (30) Nesse caso, uma boa parte do que eu esperava poder alcanar apenas no outro guia, solvo e me dado; a hermenutica no se exerce apenas no domnio clssico e no um mero rganon filolfico, mas ela pratica o seu trabalho em toda parte onde existirem escritores e, assim, os sesu princpios devem tambm satisfazer todo este domnio, e no remontar apenas natureza das obras clssicas. O Sr. Ast no me indica isso facilmente com uma explicao to bem redigida, ao contrrio, eu preciso procurar as diversas partes. O primeiro conceito que ele estabelece o de algo estranho, o qual deve

ser compreendido. Na verdade, ele anula este conceito em sua inteira nitidez, e seguramente se o que para ser compreendido fosse completamente estranho quele que deve compreender, e no houvesse nada de comum entre ambos, ento, no haveria ponto de contato para a compreenso. Porm, eu poso obviamente concluir que este conceito subsiste, como algo relativo, e ento seguir-se-ia que, assim como no caso precedente (quando tudo fosse absolutamente estranho) a hermenutica no saberia entabular o seu trabalho. Do mesmo modo no caso oposto, a saber, quando nada fossse estranho entre aquele (que fala e aquele que ouve), ela no precisaria ser entabulada, antes a compreenso seria dada simultanemanete com a leitura e a audio, ou talvez sempre j dada divinatoriamente e, portanto, completamente autocompreendida por si mesma. Eu estou inteirametne de acordo em encerrar a tarefa da hermenutica entre esses dois pontos, porm, confesso tambm que quero reivindicar para ela este domnio em sua totalidade e dizer que, em todo lugar onde houver qualquer cosia de estranho, na expresso do pensamento pelo discurso, para um ouvinte, h ali um problema que epenas pode se resolver com a ajuda da nossa teoria. (...) Todavia, meus dois guias me limitam de vrios modos: um, na medida em que ele fala apenas de escritores, os quais devem ser compreendidos, (como se o mesmo no ocorresse tambm na conversao e no discurso imediatamente ouvido); o outro na medida em que ele logo limita o estranho quilo que est redigido em lngua estrangeira, e, deste modo, s obras do esprito assim redigidas, o que constitui um domnio ainda mais restrito que aquele dos escritores em geral. (32)

A hermenutica no deve estar limitada meramente s produes literrias; pois eu me surpreendo seguidametne no curso de uma conversao (familiar) realizando operaes hermenuticas, quando eu no me satisfao com o nvel ordinrio da compreenso, mas procuro discernir como, em um amigo, pode se dar a pssagem de uma ideaia outra, ou quando questiono acerca das opinies, juzes e tendncias que fazem com que ele se expresse, sobre um assunto de discusso, desde modo e no de outro. (33)

Sim, eu confesso que tenho essa prtica da hermenutica no domnio da lngua materna e no relacionamento imediato com os homens como uma parte muito essencial da vida das gentes cultas, abstraindo de todo estudo filolgico ou teolgico. Quem poderia conviver com pessoas espiritualmente distintas sem que se esforasse para entender

entre as palavras, como ns lemos entre as linhas dos escritos inteligentes e densos, quem no desejaria fazer uma considerao precisa de uma conversao significativa, suscetvel de facilmente tornar-se de vrios modo stambim uma ao importante, quem no procuraria nesse caso colocar em relevo os pontos salientes e apanhar o seu encadeamento inteiror, e seguir todas as discretas insinuaes? (33) (...) Esta arte de observar e interpretar dos homens vividos e experimentados politicamente, quando seu objeto o discurso, (deveria ento) ser inteiramente diferente desta que ns empregamos em nossos livros? To diferente que ela repousaria sobre outros princpios e no seria suscetvel de uma exposio to elaborada e metdica? Eu no creio nisso, mas somente enquanto dois diferentes empregos da mesma arte, de modo que em uns certos motivos so mais ressaltados e outros ofuscados, e inversamente no outro. (34)

Mas a questo essencialmente esta. Se ns vemos diante de ns as diferentes formas da arte da oratria e os diferentes tipos de estilo que se desenvolveram numa lngua, definidas igualmente para as redaes cientficas e prticas, ento, claramente toda a histria da literatura se decompe em dois perodos opostos, cujos caracteres igualmente se repetem depois, porm, de uma maneira subordinada. O primeiro aquele em que estas formas se constituem gradualmente; o outro aquele em que elas dominam, e se a tarefa da hermenutica consiste em reconsturir do modo mais compleot a inteira evoluo interior da atividade compositoria do escritor, ento, tambm extremamente necessrio saber a qual dos dois perodos ele pertente. Pois, se ele pertence ao primeiro, esle estava em toda esta atividade puramente nele mesmo, e ento se deduzir a intensidade de sua fora produtiva e sua fora na lngua, que ele no produziu somente obras isoladas, mas qu eum tipo fixo na lngua nasce em parte com e por ele. O mesmo vale, mas secundariamente, para todos aqueles que ao menos modificaram estas formas de maneira particular, e chegaram a eleemntos novos ou fundaram nelas um outro estilo. Ao contrrio, quanto mais um escritor pertecnce ao segundo perodo, ele no engendra a forma, mas compe e trabalha forma, tanto mais precisamente se deve conhecer estas para o compreender inteiramente em sua atividade. Pois, desde o primeiro esboo para uma determinada obra, tambm se desenvolve nele a fora ordenadora da forma j fixada, ela colabora atravs de suas medidas gerais na ordenao e na repartio do conjunto (39) e, atravs de suas leis particulares, de um lado, fechando para o poeta um domnio da lngua e assim tambm uma determinada modificaodas representaes, bem como abrindo um outro, modificando assim no

detalhe no somente a expresso, mas tambm a inveno, j que os dois nunca se deixam separar inteiramente um do outro. Aquele que, na empresa de interpretao, no parecebe corretamente como a corrente do pensamento e da poesia de algum modo se choca com as paredes de seu leito e ricocheteia, e ento dirige-se em um sentido diferente daquele que teria tomado espontanemaente, este j no pode compreender corretamente a marcha interna da composio, menos ainda atribuir ao escritor mesmo o seu verdadeiro lugar (e referncia) sua relao com a lngua e suas formas. Ele no perceber como um autor traria llingua, de modo mais forte e completo, imagens e ideais que j atuavam nele, caso ele no estivesse limitado por uma forma que entrava em conflito de vrias maneiras com sua originalidade pessoal; ele no saber tambm aprecisar no seu justo valor aquele que no teria ousado fazer algo de grande nesse ou naquele gnero, caso ele no estivesse sob a potncia protetora e diretora da forma, que o fecundava na mesma medida em que o protegeu, e de ambos ele no acentuar suficientemente aquele que se move na forma estabeleciad sem se chocar, to livremente como se ele prprio fosse agora cri-la pela primeira vez. (40) Esta percepo da relao de um autor com as formas j estabelecidas na sua literatura um momento to importante da interpretao que, sem ele, nem o conjunto nem o detalhe podem ser compreeendidos corretamente. Mas, certamente Wolf tem inteira razo: que quase impossvel adivinhar corretamente, se no se tem experincia pessoal, como se pode mantendo-se sob limites determinados e regras slidas, trabalhar a linguagem e lutar contra ela. Verdade que, como quase em toda aprte, aqui tambm o procedimento divinatrio e o procedimento comparativo esto contrapostos, mas aquele no pode ser substitudo inteiramente por este. De onde proviria, ento, o ponto de partida para o procedimento de comparaa, se ele no fosse dado nas tentativas pessoais? E assim se explica, (40) igualmente, como a mtrica encontra aqui o seu lugar, pois a medida das slabas para toda composio potica uma parte da forma que condiciona de maneira essencial a escolha das expresses, bem como em parte o lugar das ideias e que, na influncia que esta exerce, aquelas relaes se do a conhecer de maneira mais clara. (41) (...) Se em todo exerccio desta arte se tem tambm conscincia dos dois motodos, o divinatrio e o comparativo, e isto, como eu penso, de uma maneira to geral que: de um lado, ns possamos compreender tudo tambm imediatamente, na qual nenhuma das atividades especiais inetrmedirias se distinguem claramente, como uma aplicao e reunio absoluta dos dois, mas quase (sem ocupar tempo perceptvel); de outro lado,

tambm as aplicaes mais complicadas da arte na nos apresentam na diferente do que uma pssagem constante de um mtodo ao outro, a qual deve se aproximar mais e mais de uma coincidncia dos dois mtodos no mesmo resultado, idntico quele instantneo, se deve surgir ao menos alguma satisfao. Quando a diferena acima indicada entre o lado mais gramatica, que visa compreenso do discurso, partindo da totalidade da lngua, e o lado mais psicolgico da interpretao, que visa compreenso do discurso como um ato da produo contnua de ideias, esteja to bme fundada na tarefa mesma, de sorte que em toda compreenso completa ambos devero igualmetne estar

completos, e que cada operao composta, porm, destinada a conduzir a este fim, dever seguir de modo tal que o que acontece de um lado se complete por novos passos no outro lado. Se assim, ento surge a questo, se os dois mtodos tambm valem para os dois lados mencionados, ou se cada motodo apropriado a um nico dos dois. (41) As pesqusias sobre o significado das palavras e o sentido das frases pesquisas estas das quais ele sente falta, embora no dolorosamente -, como elas tratam claramente apenas do lado gramatical da interpretao, no podem fazer avanar este seno por um procedimento comparativo. E isso tambm a tarefa mesma o mestra, quando ns questionamos; pois, todas as dificuldades gramaticais so superadas apenas por um procedimento comparativo, no qual ns aproxiamos (sempre de novo) alguma coisa j compreendida e semelhante ao ainda no compreendido, encerrando assim na no compreenso em limites sempre mais estreitos. Mas do mesmo modo, do outro lado, qual o mais belo fruto de toda a crtica esttica das obras de arte do discurso, seno uma elevada compreenso do processo interno dos poetas e outros artistas do discurso, do desenvolvimento completo da composio depois do primeiro esboo at a execuo final. Sim, se h qualquer coisa de verdadeiro na frmula segundo a qual a mais alta completude da interpretao consistiria em compreender um autor melhor do que ele de si mesmo pode dar conta, ento certamente no se poderia querer dizer seno isso; e ns possumos em nossa literatura uma quantidade no insignificante de trabalhos crticos que trabalharam neste sentido com bons resultaods. Mas, como seria isso possvel, seno por um procedimento comparativo, o qual nos ajuda a perceber corretamente como e por onde um mesmo escritor progrediu mais que um outro e depois foi ultrapassado por um terceiro, e em que o tipo de sua obra se aproxiam ou se afasta dos que lhe so semelhantes. Entretanto, certo que o lado gramatical tambm no poder prescindir do mtodo divinatrio. Pois, o que faramos ns a cada vez que cassemos em

uma passagem onde um autor genial pela primeria vez trouxe luz uma locuo, uma composio na lngua? Aqui no h outro procedimento que, partindo de modo divinatrio da situao da produo de pensamentos, na qual o autor est compreendido, reconsturir corretamente aquele ato criador, (e perceber) como a necessidade do momento pode influir justamente assim e no deo utro modo sobre o vocabulrio dado vivamente ao autor; e tambm qui novamente no h nenhuma segurana, no lado psicolgico, sem o emprego de um procecidmento comparativo. Por isso, ns no podemos responder a questo proposta seno assim: se a compreensa segura e completa no se realiza simultnea e imediatamente com a percepa, os dois tipos de mtodos devero ser utilizados em ambos os lados naturalmente em graus diferentes, proporiconais s diferenas do objeto at que surja uma satisfaa to semelahnte quanto possvel da compreensa imediata. (43) Mas, se ns adicionamos o que foi mencionado acima, a saber, que a prpria condio que conduz um mais para o lado psicolgico e o outro para o lado gramatical, e se ns justameten aplicamos o mesmo igualmente queles dois mtodos pois, muitos so virtuoses na interpretaao gramatical, que pouco (pensam) no processo interior no esprito e no corao do compositor; e , assim tamb3m, inversamente, h verdadeiros artisas nessa disciplina que pensam pouco, e somente casos raros, quando precisam recorrer aos dicionrios, na relaa particular de cada escrio com sua lngua. Ento, se levamos tudo isso em conta, ns seguramente devemos dizer que, assim como ns (43) podemos considerar a compreenso imediata e instantna como realizada de um oou de outro modo, e nos considerar a ns mesmos como tendo nossa ateno dirigida seja par a produtividade dautor seja para a titalidade objetivoa da lngua: assim ns podemos dizer e exprimir de modo semelhante o processo metdico da interpretao, quando ele atingiu completamente o seu objetivo. Nesse momento, todos os elementos comparativos, tanto do lado psicolgico como do gramatical, esto to completamente reunidos que ns no precisamos tambm levar em conta os resultados de nosso procedimento divinatrio; porm, inversamente, tambm a realizao exata do divinatrio torna suprfluo o comparativo. Desse modo o processo interno torna-se, graas aos procedimentos dinvinatrio e comparativo, to completamente transparente que, uma vez que o assim intudo claramente um pensamento, e que no se pensa sem palavras, com isso a relao global desta produo de pensamento e configurao para a nossa lngual j esta dada inteiramente ao mesmo tempo; mas tambm de modo inverso. (44).

Porm, uma vez que aqui eu considero a ltima perfeio desta operao, sou reenviado quase involuntariamente aos primeiros comeos desta, para assim abranger o todo por meio dos dois pontos extremos. Estes primeiros comeos no so nada diferentes do momento em que as crianas comeama compreender o que dito. Agora, como as nossas frmulas se adequam a estes comeos? Elas ainda no tm a linguagem e antes a procuram, mas elas tambm no conhecem ainda a atividade do pensamento, porque no h pensamento sem palavra: por qual lado, ento, elas iniciam? Elas ainda no tm pontos de comparao, mas antes os adquirem pouco a pouco, como base para um procedimento comparativo, que se desenvolve, verdade, com uma rapidez inesperada; mas como elas fixam o primeiro? No seria tentador dizer que cada uma produz ambos originariamente e, ou ela bem originariamente encontra o modo que os outros criaram, graas e uma necessidade interior, ou ela bem se aproxima deles pouco a pouco, medida em que ela se torna capaz de um procedimento de comparao. Mas tambm isto j o que ns (44) designamos pela expresso divinatrio, a mobilidade interior para a produo pessoal, mas orientada desde o incio para a colhida dos outros. Este , portanto, o originrio e a alma mostra-se aqui ainda como tal e propriamente um ser divinatrio. (45) (...) Mas, considerando as coisas claramente, ns nos encontramos em cada instante de no compreenso a mesma situaa que elas (as crianas), apenas num grau menor. Mesmo no conhecido, de fato o estranho que a ns se manifesta na lngua, quando uma ligao de palavras (renega-se a tornar-se clara; o estranho que se manifesta na produo do pensamento, mesmo quando ele muito anlogo ao nosso, quando o encademaneto entre as partes isoladas de uma srie ou a extenso destes renega-se a se fixar e ns inseguros vacilamos; e ns poderemos semper apenas iniciar com a mesma ousadia divinatria. Ns no podemos, ento, simplesmente contrapor nossa situao atual aos comeos gigantescos da infncia; esta empretada da compreenso e da interpretao , ao contrrio, um todo continuamente se desenvolvendo pouco a pouco, em juo curso ulterior ns nos apoiamos smpre uns nos outors, na medida em que cada um fornece aos outros pontos de comparao e de analogia, mas em cada ponto ela comea sempre do mesmo modo divinatrio. Trata-se da autodescoberta progressiva do esprito pensamente. Influncia de Ast. Cada particualar apenas pode ser compreendido por meio do todo e, portanto, toda explicao do particular pressupe j a comrpeenso do todo.

B. Outubro de 1829

O princpio hermenutico, exposto e desenvolvido em vrias direes pelo Sr. Ast., que assim como o todo seguramente compreendido a partir do particular, tambm o particular apenas pode ser compreendido a partir do todo, de tal alcance para esta arte, e to indiscutvel que j as primeiras operaes no podem ser estabelecidas sem o seu emprego, visto que uma grande quantidade de regras hermenuticas repousam mais ou menos sobre ele. Seja uma palavra cujo valor lingstico geral conhecido: a parte desse valor lingstico que se aplica na passagem dada e aquelas que devem ser excludas, apenas ser determinada atravs das outras partes da mesma frase e, primeiramente, quela com as quais ela tem uma relao orgnica mais prxima, o que significa, portanto, que ela compreendida como parte do todo, como elemento do conjunto. E isto no vale apenas para a escolha entre os assim chamados mltiplos significados de uma palavra, mas tambm em todas as palavras que so suscetveis de gradaes diferentes, para esta gradao mesma e, de uma maneira geral, para a maior ou menor nfase atribuda a uma palavra. E quando se toma por regra, no explicar distintamente uma palavra em duas ocorrncias num mesmo contexto, porque no seria verossmil que o escritor a (tivesse) usado em um caso diferentemente do outro: assim, (entretanto isso somente pode valer quando) tambm a frase, onde ocorreu o segundo caso, (possa ainda ser justamente considerada) como uma parte do mesmo contexto. (Pois, em novo pargrafo outros significados podem ter lugar, em certas circunstncias , to legitimamente como em uma obra inteiramente diferente). Agora, se o sentido da palavra na segunda ocorrncia determinado atravs da primeira, ento, o particular sempre compreendido a partir do todo, pois a explicao depende apenas da clara percepo de que aquela parte de um texto seja efetivamente um (47) todo em relao palavra em questo. O procedimento correto com passagens paralelas repousa igualmente sempre no fato de que se escolha aquelas passagens presentes no conjunto semelhante quela a ser explicada, no que se refere palavra duvidosa, (portanto, que poderiam ser tambm partes do

mesmo todo.) Porm, na medida em que isto no pode ser assegurado, a aplicao tambm torna-se incerta. Mas, to evidente quanto isto seja e tambm que possa ser confirmado por muitos exemplos, tanto mias difcil de responder a questo sobre at onde se pode ir no emprego desta regra. Pois, assim como a palavra um elemento e uma parte na frase, assim tambm a frase no contexto mais vasto do discurso. Por causa disso que acontece, to facilmente, de representaes inteiramente falsas serem associadas a frase isoladas de um escritos, quadno se retira as frases de seu contexto original para incorpor-las, como testemunho ou prova, a outro contexto (48) (...) Consideraremos agora, a partir disso, a inteira operao da interpretao: ento, ns deveramos dizer que, progredindo pouco a pouco desde o incio de uma obra, a compreenso gradual, de cada particular e das partes do todo que se organiza a partir delas, sempre apenas provisria; um pouco mais completa, se ns podemos abarcar com a vista uma parte mais extensa, mas tambm comeando com novas incertezas (e como no crepsculo), quando ns passamos a uma outra parte, (porque ento) temos diante de ns um novo comeo, embora subordinado; no entanto, quanto mais ns vanamos, tanto mais tudo o que precede esclarecido pelo que segue, at que no final ento cada particular como que recebe de um golpe sua plena luz e se apresenta como contornos puros e determinados. Mas ns tambm no podemos injustiar o Sr. Ast, quando ele, para nos dispensar desse repetido retornar e dessa retrospeco, d o conselho que ns deveramos comear toda compreenso, de imediato, com um pressentimento do todo. Agora, entretanto, (o problema de onde dever vir esse pressentimento. Quando se delimita a toda a nossa tarefa apenas quelas obras do discurso, o que parecem ter entendido tanto Wolf como o Sr. Ast, as quais) temos inteiras diante de ns, isto , as escritas; ento , resulta uma possibilidade. J os prefcios, que so raramente utilizados em uma exposio oral, so uma ajuda a mais alm do simples ttulo. Depois ns exigimos resumos e ndices, de livros de um certo gnero, no certamente apenas para poder encontrar os elementos facilmente, mas antes por causa da (intuio) da articulao de uma obra que eles nos fornecem, e porque assim ns podemos concatenar desde o incio aquelas palavras principais, as quais dominam as partes maiores e menores. (....) Toda a primeira apreenso apenas provisria e incompleta, (do mesmo modo um

folhear mais regular e completo) apenas suficiente (e cumpre por si mesmo a tarefa) onde ns no encontramos nada de estranho e a compreenso se compreende por si mesma, isto , onde em geral no ocorre (51) nenhuma operao hermenutica com conscincia determinada. Mas ali onde no core assim, ns precisamos retornar seguidamente do fim ao comeo e, completando a apreenso, recomearmos de novo; quanto mais difcil e de apreender a articulao do todo, tanto mais se deve procurar seus traos a partir do particular; quanto mais o singular denso e significativo, tanto mais se deve procurar apreend-lo em todas as suas relaes por meio do todo. (52)

Agora, poderia tambm ser um erro, o que eu contudo no acredito, que eu a esta altura ainda apresente a tarefa do intrprete como dupla; este erro deve ser atribudo unicamente a mim, pois meus guias no adotam este ponto de vista, tampouco aqui como antes. Devo confessar tambm que concebo igualmente o outro lado da tarefa diferentemente que o Sr. Art. Pois, onde ele pretende compreender uma obra na totalidade a partir de algo superior, por outro lado, contudo, o todo da literatura ao qual ela se relaciona inteiramente, para ele, ma massa muito pesada e, por outro, a frmula ainda muito restrita; e, na medida em que ele sempre se refere apenas ao domnio clssico, ele substitui a frmula: deve ser compreendida a partir do esprito da Antiguidade. Isto poderia ser visto como uma abreviao do procedimento indicado por ns. Pois, este esprito seria o habitante comum a todas as produes de um mesmo gnero, o que ento se obteria quando se fizesse abstrao do que particular a cada uma individualmente. Contudo, o Sr. Ast protesta explicitamente contra isso e pretende dizer que no necessrio procurar e compor primeiro este esprito a partir do individual, mas que ele j est dado em toda obra individual, pois cada obra antiga seria apenas uma individuao deste esprito. (59) (...) O Sr. Ast distingue uma trplice compreenso: histrica, gramatical e espiritual. Agora, ele concebe esta ltima, a qual , por sua vez, concebida como dupla em relao ao esprito do escritor e ao esprito de toda a Antiguidade, tal que o todo qudruplo; mas tomando esta ltima como a superior, na qual as duas outras se interprenetram, assim se poderia acreditar que ele quer realmente designar ali apenas os dois degraus que ns (encontramos) por ocasio da frmula segundo a qual o particular apenas por

ser compreendido a partir do todo. Todavia, isto permanece pelo menos muito incerto. Pois, admitindo que ele concebe esta dupla compreenso espiritual como a mais elevada, e a gramatical e histrica como inferiores, como de outra parte elas devem (60) obviamente pertencer a um mesmo nvel para se interpenetrar reciprocamente na superior, segundo sua expresso, porque ento ele no reuniu ambas em uma s e se distinguiu apenas a superior e a inferior? Todavia, a isso acrescenta-se que ele distingue tambm uma trplice hermenutica, o que no seria possvel sob esta pressuposio, a saber, uma hermenutica da letra, do sentido e do esprito. Esta distino de uma trplice compreenso e de uma trplice hermenutica repousa no fato que, para ele, a compreenso, tambm do discurso, e a interpretao no so a mesma coisa, sendo que a interpretao para ele o desenvolvimento da compreenso. Todavia, isto apenas complica o problema, na medida em que ele tem muito antigos com precursores. O desenvolvimento no aqui seno a exposio da gnese da compreenso, a comunicao do modo como algum alcanou a sua compreenso. A interpretao se distingue da compreenso apenas como o discurso em voz alta do discurso interior e se, na tarefa da comunicao, entrasse ainda outra coisa, ento, isto apenas poderia acontecer como aplicao das regras gerais da eloqncia, mas sem que se acrescentasse algo ao contedo ou que qualquer coisa se modifique com isso. (61) (...) Porm, h tambm (e isto de dois modos) uma explicao espiritual da passagem tomada isoladamente, de tal modo que aqui nada parece concatenar. Entretanto, claro que a explicao das palavras e dos temas no ainda interpretao, mas somente os elementos desta, e que a hermenutica comea antes com a determinao do sentido, se bem que por meio desses elementos. E de tal modo que a aplicao (enquanto determinao do sentido) nunca ser correta enquanto ela no resistir confrontao com o esprito do escritos, bem como com o da Antiguidade. Pois, ningum diz ou escreve algo contra seu prprio esprito e assim tambm do outro ponto de vista, quando em um antigo se quiser amitir como correta uma explicao que manifestamente est em contradio com o esprito da Antiguidade, faz-se necessrio provar que o escritor espiritualmente um bastardo (Isto o Sr. Ast mesmo tambm afirma, quando ele fala de explicao do sentido, que aquele que no compreendeu o esprito do autor no est em condies de desvelar o

verdadeiro sentido de passagens isoladas, e que somente o verdadeiro sentido aquele que se adqua a este esprito).

Portanto, mesmo apresentando a sua hermenutica como trplice, o Sr. Ast no nos d seno uma, a hermenutica do sentido, visto que a da letra no o , e a do esprito, na medida em que ela no se reduz quela do sentido, vai alm do domnio hermenutico. Nisto ns devemos permanecer com Wolf, dizendo todavia que, para exercer completamente esta arte a propsito de qualquer discurso, (ns) devemos estar de posse, no somente das explicaes das palavras e dos temas, mas tambm do esprito do escrito. E isto o que, sem dvida, Wolf quer dizer quando distingue uma interpretao gramatical, uma histrica e uma retrica. Pois, a explicao das palavras a gramtica, e a dos temas, a histrica, porm, ele emprega retrica com a mesma significao atual de esttica. Assim, esta seria propriamente apenas a interpretao por referncia ao gnero da arte particular, e conteria apenas uma parte do que o Sr. Ast chama de compreenso espiritual, (na medida em que as diversas formas de arte contribuem, certamente, para constituir o esprito da Antiguidade,) e contudo, para expandir nosso conceito esttico, ele deveria ter acrescentado ainda o potico ao retrico. Se agora, ele toma em considerao o individual ou o esprito particular do escritor (62) sua hermenutica se decomporia em cinco interpretaes diferentes. (63)

(...) Todas estas inovaes, como se houvessem vrios tipos de interpretao, e como se pudesse escolher entre eles, no que no valeria mais a pena falar e escrever, parecem ento residir apenas na expresso, mas, infelizmente claro que elas no permanecem sem influncia nefasta sobre a coisa mesma. (64) Agora, como elas tm seu fundamento no estado ainda catica desta disciplina, elas no desaparecero, mas ento certamente, antes que a hermenutica alcance a forma que lhe cabe como doutrina e que, partindo do simples fato da compreenso, as suas regras sejam desenvolvidas em um conjunto coeso, a partir da natureza da linguagem e das condies fundamentais da relao entre o falante e o ouvinte. (64)

II Hermenutica, Primeiro Projeto (1809-1810)

Introduo 1 A partir do objetivo mais restrito, o da interpretao dos livros sagrados a) Esto os livros sagrados enquanto tais num caso diferente que os profanos? Que eles so sagrados, sabe-se apenas na medida em que os houver compreendido. Os primeiros leitores, ou acreditavam nisto e estavam na mesma situao, ou tormaramnos como inteiramente humanos e puderam compreend-los apenas da maneira habitual. Tudo, em virtude do qual habitualmente se acredita que o esrito sagrado no seja submetido s regras de interpretao apenas opinio equivocada. A doutrina catlica da interpretao inspirada. Por que, entretanto, eles aceitam para isso apenas o clero? Seguramente no se pode compreender o esprito sagrado sem o esprito sagrado. Mas isto algo inteiramente diferente, e baseia-se porm no reto interpretar.

b) No tm os textos sagrados, em virtude de sua natureza particular, tambm uma hermenutica particular? Com certeza. Mas o particular compreendido apenas atravs do universal. Do contrrio, ele sempre apenas agregado. Deve sempre dominar a confuso quando o intrprete mesmo no se levou hermenutica. Isto no pode ser suficiente. As regras mesmas entram em coliso. Da necessidade de uma hermenutica geral.

2 Explicao hermenutica a) A (opinio) habitual une o que no est relacionado e por isso abragne muito. A exposio da compreenso para outro novamente uma apresentao, portanto discurso, portanto, no hermenutica, mas objeto da hermenutica. Este mal entendido decorre do nome.

b) Ao contrrio, ela diz muito pouco quando se refere a uma lngua estranha ou a pasagens que, na lingua prpria, necessita de uma traduo.

Sobre a grande extenso do mal-entendido em todos os domnios. Passagens difcies em uma lngua conhecida surgem apenas porque se no compreendeu corretamente tambm o fcil. Regras singulares sobre a compreenso do particular remetem smrep de novo a este erro. Dupla mxima da compreenso. Tudo compreendido onde nenhum sem-sentido ocorre. Nada compreendido que no seja construdo.

3 Anlise do problema a) Ela parte de dois pontos inteiramente distintos. Compreender na lngua e compreender no falante. A interpretao arte por causa deste duplo compreender. Nenhum deles se completa por si. A compreenso gramatical e compreenso tcnica. Apenas de modo relativo aquela se chama hermenutica inferior e esta superior. Esquecer o escritor na gramatica e a lingaugem na tcnica. At os extermos. Elogio do discurso com um esprito lingustico formador.

b) Discusso sobre a relao. H um mnimo de gramatical e um mnimo de tcnica, cada um ao lado do mximo da oposta. Oscilao varivel entre ambas. Quanto mais objetiva a exposio tanto mais gramatical, quanto mais subjetiva tanto mais tcnica. Sobre a combinao das duas. Uma vez que cada operao pressupe a outra, devem elas estar imediatamente ligadas. Isto vale tambm ali onde uma apneas se realia no mnimo, porque eu no sei isso previamente. O ponto mximo da interpretao gramatical est nos elementos atravs dos quais o objeto central designado; o ponto mximo da tcnica, nas grandes conexes e na sua comparao com as regras gerais de combinao. Por isso se deve igualmente apreender a conexo logo de incio. nica soluo possvel, atravs de lio cursiva. Relao com a filologia. Gramtica invertida. Composio invertida. No melhor que ambas. c) Anlise indireta do mal-entendido. Qualitativo. Falsa parte da esfera inteira pode surgir a partir de ambas as operaes.

Quantitativo. Comprender muito pouco. Comprender muito igualmente de dois modos. Todo erro produtivo. Deve-se compreender to bem e melhor que o escritor.

4 diviso A combinao de ambas as operaes se d na aplicao. Nas prescries se deve separ-las, porque ada uma tem seu centro particular. A diviso principal, portanto, fica assim: primeiro a interpretao gramatical, depois a tcnica. Gramatical sempre, porque obviamente no final tudo o que pressuposto e tudo o que se encontra linguagem. Conduzir cada uma individualmente tanto quanto possvel, mas tambm mostrar os pontos de ligao naturais que uma mantm com a outra. (69) O alvo de cada uma , ento, evitar as incompreensses qualitativas e quantitativas.

Interpretaao gramatical Ela , portanto, a arte de encontrar o sentido determinado, pela linguagem e com o auxlio da linguagem, de um determinado discurso. A primeira regra : construir a partir do inteiro valor prvio da lngua, comum ao escritor e ao leitor, e procurar somente neste a possibilidade de interpretao. Nesta regra a lngua aparece portanto como algo partilhvel. Isto ela tambm . Ningum a posui inteira. Ela divisvel no tempo, e tambm divisvel no espao. No tempo, por meio de acrscimo, isto , assimilao do estranho, composio e diviso do que lhe prprio, e por aliterao. No espao, por provincianismos e dialetos. Aplicao privsria linguagem do N. Test. Jargo da fronteira de duas lnguas e duas pocas. A regra refere-se ao mal-entendido qualitativo e tambm ao quantitativo. Pois a abundncia da significabilidade depende da antiguidade e da proximidade. Quando se aplica s partes individualmente, mais se pode penetrar no particular. Estas so as palavras e as construes.

A regra , por isso, a principal, porque cada determinao e fixao do particular individual deve ser uma operao progressiva que, a partir da interpretao do particular, determina por fim o sentido preciso do singular atravs de toda a sua circunvizinhana. Isto, prm, s possvel quando os diversos usos dos mesmos

elementos se relaiconam entre si tal como as modificaes da lngua no conjunto. Isto , quando todos os significados particulares podem ser tratados sob um esquema comum, assim (70) como todas as variaes e alteraes da lngua em geral apresentam um padro. Isto vale para os elementos formais bem como para os materiais. Ao contrrio, discute-se agora priemiramente a opinio habital sobre a multiplicidade de significados, segundo a qual, seguidamente, o original resta por fim apenas como um motivo afastado. A no validade desta opinio se esclarece em primeiro lugar quando se combina ambas as doutrinas opostas do significado mltimo de uma palavra e do significado quase idntico de palavra inteiramente diferente. V-se, por isso, que toda a formao da linguagem seria algo extremamente deturpado. Torna-se evidente com isso, porm, que esta opinio combina o que a lngua afasta e, inversamente, que por conseguinte ela parte de um ponto de vista inetiramente distinto. A saber, aquela opinio parte do ponto de vista da lgica do conceito, ao passo que a lngua mesma, na sua formao, se baseia na intuio: cada desfera verbal determinada por uma inutio. Os nomes de conceitos orgnicos, verbos e advrbios que partem todos de um esquema.

Assim se explica, antes de tudo, tanto o significado mltiplo das palavras, poqrue, com efeito, a multiplicade que se depreende da mesma intuio pode ser subsumida sob conceitos muito diferentes, como tambm a sinonmia pela relao inversa. Alm disso, explica-se assim a individualidade das lnguas, porque os pontos de vita pelo quais se determinam as intuies podem ser muito diferentes, e o que assim construdo a partir disso no pode mais ser harmonizado. Ao contrrio, os coceitos precisam se deixar resolver puramente um no outro. Por isso, em regra, quando se trata de lnguas primitvas, nenhuma palavra de uma corresponde completamente a uma de outra. (71) ... Que se confunda o que pertence interpretao tcnica com o que percente interpretao gramatical. Para isso: a maioria das metforas que so epexegeses, como coma arborum, tela solisi, onde as palavras transpostas mantm inteiramente o seu prprio significado e seu efeito atua apenas por uma combinao de ideias com a qual conta o escritor. Precisamente da as aluses tcncias os jogos de palavras, o uso de provrbios, as alegorias, onde a interpretao gramatical concerne ao sentido literal e a

questo (sobre) o que o escritor propriamente disse pertence tcnica. O mais gerai aqui que o pensamento mesmo, assim como ele se d pela interpretao gramatical, no percente ao representado, mas apenas representao, por sua vez de novo signo. Agora, onde e como isto se d, somente pode ser encontrado pela interpretao tcnica. (73) Se, agora, o princpio da unidade do significado tambm vale para o elemento formal, a estrutura. Em e por si mesmo improvvel, porque sempre h oposio entre ambos, e as palavras sempre designam (algo) objetivo fixo; a estrutura, ao contriro, (designa) a mera referncia do eterno fluxo. improvvel tambm na experincia, porque a estrutura de cada lngua intervm em quase todas as estruturas homogneas de todas as outras.

Esta pressuposio altera-se quando se considera:


1. Que a oposia entre o elemento material e o formal comunicada pelas palavras formais ou partculas, as quais sempre designam apenas relaes e, contudo, tm o carter de palavras autnomas; portanto, bme deveriam estar sob suas leis. 2. Que em algumas lnguas, o que em outras designado pelas particulas, designa-se somente pela estrutura, e inversametne, que em algumas tambm a mesma coisa designada pelas duas, o que denota uma identidade. Como tambm em geral uma parte intrnseca da caracterstica individual das diversas lnguas que uma seja pobre em partculas e rica em processos de flexo, p. ex., o hebraico; outras ricas em partciulas e pobres em flexes, p. ex., o alemo; e uma terceira, rica em ambas, p. ex., o grego. 3. Que nem sempre as partculas so termos que servem de relao, mas uma grande parte dos problems e adjetivos podem ser tambm e so substitudas pela estrutura. 4. Se considerarmos a coisa em si mesma e aceitarmos o que foi afirmado a propsito da significao das palavras, a saber, que os elementos materiais no apreendem o que considerado como seu objeto enquanto algo objetivo, fixo, mas como vivo, qualquer coisa que evolui, e que entretanto muitos dos elementos materiais no exprimem seno relaes, veramos que a oposio certamente existe, na lngua e seu domnio, entre o eterno e o inconstante, mas que ela no , (sofregamente justo exceptuar as palavras Deus e eterno,) repartida entre os elementos separados da lngua real; nestes, os dois apsectos so, ao contrrio, sempre reunidaos com uma diferena relativa.

Agora, disto segue-se o princpio da uniadde do significado vale sempre tanto para o elemento formal como para o material. Cada partcula e cada flexo tem um nico significado verdadeiro, em relao ao qual cada emprego se relaciona como o particular

para com o universal e, portanto, cada emprego em relao a outro como um particular aos outros (particualres).

Cada emprego, portanto, apenas um particular, onde a unidade essencial misturada com um acidental. A unidade essencial, ento, no se apresenta jamais como tal em si. No se pode, ento, determinar um particular atravs de um caso determinado de outro particular, nem um emprego a partir de outro, por causa da intuio prvia a contida. Mas, pode-se determinar um emprego desconhecido apenas com a ajuda da unidade essencial. Esta, porm, jamais se encontra em si; portanto, no tambm pressuposio que se a tenha, mas ela pertence ao que deve ser buscado. Por isso divide-se a tarefa da interpretao gramaticam em duas partes: 1) determinar o significado a partir do emprego dado; 2) encontrar o emprego posto como desconhecido a partir do significado.

You might also like